Transmissão endémica de sarampo em 18 países europeus

por RTP
A Roménia é o caso mais preocupante, tendo registado mais de quatro mil casos em seis meses. Valentin Flauraud - Reuters

A informação foi divulgada este domingo pela Direção-Geral de Saúde, e tem por base as informações transmitidas pelo Centro Europeu para Prevenção e Controlo de Doenças.

Dezoito países europeus foram incluídos numa lista de regiões com transmissão endémica de sarampo, quando na informação anterior divulgada no passado domingo, o registo era de 14 países com surto da doença.

A Roménia lidera a lista, ao indicar mais quatro mil doentes em seis meses, registados desde meados do ano passado.

Continuando a ter a Roménia como líder, a lista mais recente inclui ainda Alemanha, França, Itália, Áustria, Bélgica, Polónia, Roménia, Suíça, Rússia, Turquia, Ucrânia, Irlanda, Bósnia e Herzegovina, Geórgia, Cazaquistão, Quirguistão, Sérvia e Macedónia.

Na lista divulgada hoje, a Roménia continua a protagonizar o maior surto na Europa, com 4793 casos confirmados e um total de 21 mortes.

Neste país, a faixa dos 0 aos 14 anos a mais atingida (82,1%). Em grande parte dos casos registados entre janeiro de 2016 e abril de 2017, os doentes não tinham sido vacinados.Situação em Portugal

Em Portugal, até quarta-feira, foram notificados "46 casos de sarampo, dos quais 21 confirmados e 15 em investigação", tendo a dez casos sido excluído o diagnóstico de sarampo, segundo a DGS.

Nos primeiros quatro meses do ano houve mais casos de sarampo em Portugal do que na última década anterior.

De acordo com os vários relatórios sobre doenças de declaração obrigatória, entre elas o sarampo, Portugal registou 19 casos de sarampo entre 2006 e 2014 - quase todos importados. Desde janeiro deste ano até hoje já houve 23 casos notificados.

Em 2016, Portugal recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS), um diploma que oficializava o país como estando livre de sarampo, até porque os poucos casos registados nos últimos anos tinham sido contraídos noutros países.

O sarampo é uma das infeções virais mais contagiosas, habitualmente é benigna mas pode ser grave e até levar à morte.

A vacinação é a principal medida de prevenção contra o sarampo e a vacina é gratuita e está incluída no Programa Nacional de Vacinação (PNV). As crianças devem ser vacinadas aos 12 meses e repetir a vacina aos cinco anos.

c/ Lusa

Tópicos
pub