Política
Entrevista RTP. Montenegro sublinha contributos de Pinto Balsemão para a democracia
Em entrevista à RTP, o primeiro-ministro e líder do PSD salienta que Francisco Pinto Balsemão deixou muitas marcas no partido e no país, tendo sido um dos inspiradores da matriz identitária e ideológica do PPD.
Luís Montenegro destaca a sua visão "cosmopolita" e "universalista" do pensamento político e, em concreto, os contributos da revisão constitucional de 1982 e papel que desempenhou no processo de adesão de Portugal na CEE.
Para o chefe de Governo, a liderança de Pinto Balsemão antecipou uma das décadas mais prósperas de Portugal, já sob a liderança de Cavaco Silva.
Luís Montenegro assinala que lhe é devido o reconhecimento pelo seu contributo na construção dos "alicerces" do atual regime.
O primeiro-ministro e o Presidente da República chegaram juntos esta quarta-feira ao Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, pelas 19h00, onde marcaram presença no velório de Francisco Pinto Balsemão.
O velório do fundador da SIC e do Expresso aberto ao público decorreu ao final do dia desta quarta-feira. Na quinta-feira, às 13h00, realiza-se uma missa, nos Jerónimos. Segue-se depois o funeral que será reservado à família.