Marcelo recebe Rio com polémica de Elina Fraga na sombra

por Antena 1
Elina Fraga foi apupada ao ser chamada ao palco do 37.º Congresso do PSD Miguel A. Lopes - Lusa

Marcelo Rebelo de Sousa recebe esta segunda-feira o novo presidente do PSD, um dia depois de Rui Rio ter sido consagrado no 37.º Congresso do partido, durante o qual prometeu uma "cooperação institucional séria e leal" ao Presidente da República. Do último dia da reunião magna sobressai ainda o eco dos apupos a Elina Fraga, integrada na nova direção.

A audiência de Rui Rio no Palácio de Belém tinha sido agendada após o resultado das eleições diretas de 13 de janeiro no PSD, que ditaram a vitória do antigo autarca do Porto face a Pedro Santana Lopes.Rio propôs o fortalecimento da classe média como "o principal foco de ação" do Partido Social Democrata, a par do combate à pobreza.


O encontro está marcado para as 14h30, segundo uma nota do PSD enviada às redações.

A delegação social-democrata inclui, além de Rio, o novo secretário-geral do partido, Feliciano Barreiras Duarte, e os vice-presidentes Isabel Meirelles, Nuno Morais Sarmento e Manuel Castro de Almeida.

Na intervenção no final do Congresso do PSD, no domingo, Rui Rio defendeu debates alargados no país sobre descentralização e a reforma do sistema da Segurança Social, embora sem apontar propostas concretas.

Mas foi a vaia à ex-bastonária da Ordem dos Advogados Elina Fraga - a mais controversa das escolhas do líder para a nova direção - o que acabou por toldar derradeiro dia de trabalhos, como descreve a editora de Política da Antena 1, Maria Flor Pedroso.

Marques Mendes questionou também a escolha da ex-bastonária para a vice-presidência do partido. No habitual espaço de comentário da SIC Notícias, o antigo líder do PSD classificou mesmo a escolha de Rui Rio como uma cedência ao populismo.

Um erro do sucessor de Passos Coelho num congresso que, na opinião de Marques Mendes, correu globalmente bem a Rio.

A ex-ministra da Justiça Paula Teixeira da Cruz chegou mesmo a classificar a nomeação de Elina Fraga como uma "traição" de Rui Rio ao PSD.

Na base do desconforto laranja está a queixa-crime que a Ordem dos Advogados interpôs em 2014 contra os membros do Executivo de PSD e CDS-PP que aprovaram o mapa judiciário.
pub