EM DIRETO
Eleições Presidenciais 2026. Acompanhe ao minuto todas as atualizações
pulse-iconDireto

Presidenciais 2026. Portugueses escolhem o sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa

Mais de 11 milhões de portugueses vão às urnas este domingo para escolher o próximo Presidente da República, após dez anos de Marcelo Rebelo de Sousa. A escolha do próximo inquilino do Palácio de Belém conta este ano um recorde de 11 candidatos.

Andreia Martins - RTP /

Acompanhe a emissão da RTP Notícias


Acompanhe a emissão da Antena 1


Foto: Sara Piteira - RTP

Mais atualizações Voltar ao topo
RTP /

"É um dia feliz", diz o secretário-geral do PCP

Paulo Raimundo votou na Moita afirmou que este é "um dia feliz" porque se vota.

"Hoje é um dia importante. Estamos a eleger o Presidente da República, que tem o dever constitucional de defender e fazer cumprir a Constituição. Não é uma coisa qualquer. É o órgão unipessoal mais importante do país", destacou.

Reconheceu ainda que estas eleições são de "grande imprevisibilidade". 
PUB
Momento-Chave
RTP /

Candidato Humberto Correia votou em Olhão

É o primeiro dos candidatos presidenciais a votar. Em declarações aos jornalistas, Humberto Correia afirmou que atingiu o seu objetivo ao conseguir concorrer a este ato eleitoral. O candidato fez o balanço da experiência nestas eleições e mostrou-se orgulhoso do seu percurso.
PUB
Momento-Chave
RTP /

2021. O ano da maior abstenção de sempre

Há cinco anos, em janeiro de 2021, as eleições presidenciais atingiram o maior valor de sempre: 60,76% dos inscritos não votaram nas eleições em que Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito. 

Na altura, o país atravessava o momento mais grave da propagação da covid-19 em Portugal. De acordo com a Acta Médica Portuguesa, a revista científica da Ordem de Médicos, o mês de janeiro de 2021 foi o mais mortal desde 1919.

Mas o baixo número de votantes deveu-se também ao recenseamento eleitoral automático dos emigrantes com cartão de cidadão válido, que decorreu de uma mudança à lei em 2018. Dos 1.549.380 inscritos no estrangeiro, apenas 29.153 votaram (1,88%). 

Antes de 2021, a maior taxa de abstenção tinha sido registada em 2011, aquando da reeleição de Aníbal Cavaco Silva. Na altura, 53,56% dos eleitores não se dirigiram às urnas.
PUB
Momento-Chave
RTP /

Mais de 200 mil eleitores já votaram no passado domingo

A 3 de janeiro de 2026, estavam inscritos 11.039.672 eleitores nos cadernos eleitorais, segundo os dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).

Destes, 218.481 dos votantes recenseados no território nacional inscreveram-se no voto antecipado em mobilidade, no passado domingo.

Um desses eleitores foi o próprio Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
PUB
Momento-Chave
Momento-Chave
RTP /

Quem será o próximo Presidente da República?

Se a escolha do presidente da República dependesse de uma análise de currículo, quem reuniria as melhores condições? A RTP reuniu os perfis, curiosidades e outras informações sobre os 11 candidatos que se apresentam este domingo à votação. Pode conhecer os seus percursos e experiência aqui.
PUB
Momento-Chave
RTP /

Boletins de voto podem incluir nomes de candidaturas excluídas

Os boletins de voto das eleições presidenciais de 18 de janeiro poderão incluir nomes de candidatos que não estão na corrida, já que as suas candidaturas não foram validadas pelo Tribunal Constitucional. 

André Wemans, da Comissão Nacional de Eleições (CNE), explicou à Antena 1 em finais de dezembro que os boletins de voto têm de ser impressos ainda antes da decisão final do tribunal, já que existem prazos legais para fazer chegar os boletins ao estrangeiro ou a locais onde se vote antecipadamente.

A situação não é inédita, tendo já acontecido em eleições anteriores. Desta vez, os nomes em causa são os de Joana Amaral Dias, José Cardoso e Ricardo Sousa, cujas candidaturas não foram aceites pelo Tribunal Constitucional devido a irregularidades processuais. Os votos nestas candidaturas serão considerados nulos
PUB
RTP /

Urnas abrem dentro de minutos

As mesas de voto abrem às 8h00 e encerram às 19h00, em Portugal Continental e na Madeira. Nos Açores, as urnas fecham uma hora depois devido à diferença horária.
PUB