DOP

Azeite|Ep. 314 jun. 2016

Play - DOP

Ep. 3

Duração: 52min

Género: Cultura

Class.: Todos

RTP2

A produção de azeite em Portugal conhece uma fase sem precedentes na sua história. Dois mundos que parecem estar em oposição, por um lado, os olivais tradicionais, por outro, os olivais super intensivos, introduzidos há pouco mais de dez anos por empresários espanhóis. O modelo veio para ficar, em particular, na área do perímetro de rega do Alqueva e permitiu relançar as exportações nacionais de azeite. As regiões de Trás-os-Montes e do Alentejo representam as duas faces da olivicultura portuguesa numa altura em que a qualidade do azeite tem valorizado a imagem do mundo rural. Importa agora conhecer, saber provar, distinguir defeitos e virtudes do azeite, dar valor às variedades regionais de azeitona, algumas delas pouco produtivas e, por isso, ameaçadas.
No documentário participam alguns dos principais protagonistas do setor como José Gouveia, Ana Carrilho, Francisco Pavão, José Maria Falcão e Vasco Martins, bem como representantes das cooperativas de olivicultores de Valpaços e de Moura.
Uma viagem ao mundo do azeite português num documentário produzido pela RTP, com autoria de Anabela Saint- Maurice.
MAIS INFODOP Azeite Um projeto documental, da autoria de Anabela Saint-Maurice, que alerta para a importância do DOP (Denominação de Origem Protegida) nos produtos tradicionais portugueses. Vivemos uma época em que se atribui grande importância à exportação de produtos tradicionais portugueses. Para competir no mercado externo, o produtor sabe da vantagem em obter a certificação de origem para o seu produto. Por outro lado, aos olhos do consumidor, o produto "DOP" (com Denominação de Origem Protegida) apresenta-se como um artigo seguro, específico, produzido segundo determinadas regras numa dada região de Portugal.
O "DOP" - utilizado como símbolo e marca de uma zona - ganhou importância por razões várias. Nada "é tradicional" por acaso. As tradições remetem-nos para a geografia, a economia e para as circunstâncias da História. Foi a globalização da economia, a pressão da distribuição (sobre o produtor) e do fator preço (sobre o mercado) que em contracorrente despoletou a necessidade de proteger antigos modos de fazer. O "DOP" é assim reflexo do nosso tempo.
Tema vasto, o "DOP" é neste projeto o ponto de partida para se falar da tradição e da cultura portuguesas mas também do consumo (a moda) e da produção (economia).

Play - DOP
Género: Cultura Class.: Todos RTP2

Um projeto documental, da autoria de Anabela Saint-Maurice, que alerta para a importância do DOP (Denominação de Origem Protegida) nos produtos tradicionais portugueses. Vivemos uma época em que se atribui grande importância à exportação de produtos tradicionais portugueses. Para competir no mercado externo, o produtor sabe da vantagem em obter a certificação de origem para o seu produto. Por outro lado, aos olhos do consumidor, o produto "DOP" (com Denominação de Origem Protegida) apresenta-se como um artigo seguro, específico, produzido segundo determinadas regras numa dada região de Portugal. O "DOP" - utilizado como símbolo e marca de uma zona - ganhou importância por razões várias. Nada "é tradicional" por acaso. As tradições remetem-nos para a geografia, a economia e para as circunstâncias da História. Foi a globalização da economia, a pressão da distribuição (sobre o produtor) e do fator preço (sobre o mercado) que em contracorrente despoletou a necessidade de proteger antigos modos de fazer. O "DOP" é assim reflexo do nosso tempo. Tema vasto, o "DOP" é neste projeto o ponto de partida para se falar da tradição e da cultura portuguesas mas também do consumo (a moda) e da produção (economia).

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