Programas tv

Causa e Efeito

Avisos Ignorados - Variante Ómicron / Alterações Climáticas África Austral / Angola MPLA-UNITA / Amílcar Geração

Géneros

  • Informação - Entrevista e Debate

Informação Adicional

Avisos Ignorados - Variante Ómicron / Alterações Climáticas ...

Episódio 42 de 48 Duração: 55 min

Primeiro foi o vírus da China (Coronavírus SARS-CoV-2), depois foi a variante da Índia (Delta), e agora a variante da África do Sul (Ómicron). No entanto, já há notícias de casos da variante Ómicron, registados na Europa, uma semana antes desta ter sido identificada pelos cientistas sul-africanos. Todas a nomeações do novo coronavírus são feitas como se fosse um mal que vem de fora da Europa e das Américas. Uma visão que atribui nacionalidade ao vírus, como se isso fosse, por si, uma característica tão importante como as de ordem científica. A consequência imediata é a estigmatização. No caso mais recente, é uma espécie de cerca sanitária a um conjunto de países de África que incluem Moçambique, a África do Sul, Namíbia, Botswana, Zâmbia e Malawi. Foram cortadas as ligações aéreas com estas nações. Mas também Angola está a ser afetada com a suspensão dos voos para Portugal. Miguel Prudêncio, investigador do Instituto Medicina Molecular, e Osvaldo Mboco, especialista em relações internacionais, analisam.
Angola, Moçambique e a Zâmbia são os países com mais incêndios na África Austral e o aumento da intensidade e da frequência dos fogos tem consequências para a biodiversidade e as alterações climáticas. O que acontece é que a atividade humana pode estar a fazer aumentar os riscos da degradação. Os incêndios são provocados para limpar os solos para a agricultura ou como método de caça. Carlos Serra (ambientalista) e José Miguel Pereira (professor e investigador do Instituto Superior de Agronomia) analisam.
Em Angola, é dado o tiro de partida para a corrida às eleições gerais do próximo ano. A UNITA está a realizar o seu XIII congresso e prevê-se que Adalberto Costa Júnior seja eleito, uma vez mais, presidente do partido. Na próxima semana é o MPLA que se reúne em congresso para voltar a legitimar João Lourenço como presidente e candidato do partido à corrida presidencial. Conversamos com o jornalista e analista político, Carlos Gonçalves.
O resgate do legado de Amílcar Cabral tem uma nova interpretação. E a palavra não é escolhida ao acaso. O ator Ângelo Torres leva à cena a peça "Amílcar Geração", um monólogo em que o ator é Cabral durante uma hora. Teve ponto alto no festival Mindelact, na ilha de S. Vicente, em Cabo Verde.
Para o habitual espaço da nossa opinião da semana, recordamos as declarações do Secretário-Geral da ONU, António Guterres, que apelou ao senso comum perante a descoberta da nova variante.

Ficha Técnica

Título Original
Causa e Efeito 2021
Intérpretes
Apresentação: João do Rosário
Produção
RTP - Centro de Produção de Lisboa
Ano
2021
Duração
55 minutos
Série
5