Linha da Frente
A Viagem do Virginal
Depois de anos de incerteza, o Museu Nacional da Música instalou-se no Palácio Nacional de Mafra. Para trás, ficaram três décadas na estação de metro de Alto dos Moinhos, uma localização inicialmente provisória.
O tempo deixou marcas e a mudança para as novas instalações obrigou ao restauro de várias peças da coleção.
Entre os instrumentos recuperados, há um misterioso virginal. Um instrumento de cordas construído há mais de quatro séculos na Flandres.
O Linha da Frente acompanhou a viagem deste objeto discreto, que se revelou um tesouro raro à escala internacional.
"A Viagem do Virginal" é uma reportagem de Diogo Louçã Rodrigues, com imagem de Rodrigo Lobo, edição de Sara Cravina e grafismo de Luís M. Bernardo.
Próximas emissões deste episódio
-
-
RTP Internacional
Rever últimos episódios na RTP Play
-
A Viagem do Virginal VídeoA Viagem do Virginal
02 Abr 2026
-
De Portas Abertas VídeoDe Portas Abertas
26 Mar 2026
-
A Guerra Que Não Se Vê VídeoA Guerra Que Não Se Vê
19 Mar 2026
-
Vozes de Burro Chegam ao Coração VídeoVozes de Burro Chegam ao Coração
08 Mar 2026
-
Quantos Anos Cabem Numa Cela VídeoQuantos Anos Cabem Numa Cela
26 Fev 2026
-
A Ilha do Espaço VídeoA Ilha do Espaço
19 Fev 2026
-
A Magia de Saber Dar VídeoA Magia de Saber Dar
12 Fev 2026
-
As Contrabandistas VídeoAs Contrabandistas
22 Jan 2026
Ficha Técnica
- Título Original
- Linha da Frente 2026
- Autoria
- Coordenação: Mafalda Gameiro
- Ano
- 2026
- Duração
- 30 minutos
- Série
- 18