Afeganistão encerra embaixada no Paquistão após rapto da filha do embaixador

por RTP
Reuters

O Afeganistão encerrou a sua representação na capital pasquistanesa ordenando o regresso do embaixador e restante corpo diplomatico, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros este domingo, num novo golpe para as relações entre os Estados vizinhos e para as negociações de paz entre o Governo afegao de Cabul e o movimento taliban.

O rapto da filha do embaixador, sexta-feira, é o motivo invocado para o encerramento da embaixada. O embaixador e os principais diplomatas foram mandados regressar "até que sejam eliminadas todas as ameaças à segurança, incluindo a detenção e punição dos responsáveis", referiu o comunicado do Ministério.

A filha do embaixador foi mantida refém durante várias horas por desconhecidos que a libertaram com ferimentos e marcas de corda. As autoridades paquistanesas anunciaram a abertura de uma investigação à qual o primeiro-ministro paquistanes, Imran Khan, deu prioridade absoluta.

O Paquistão é considerado um pais chave no processo de paz do Afeganistão, onde os taliban ameaçam regressar ao poder pela via da força após a retirada militar do Ocidente.
pub