Reportagem

Ataque junto ao Parlamento britânico: acompanhe ao minuto

por RTP

Um homem esfaqueou esta quarta-feira um polícia no Parlamento britânico antes de ser abatido pelas autoridades. Na ponte de Westminster, um veículo abalroou dezenas de pessoas. A polícia confirma que quatro pessoas morreram, incluindo o atacante.

Mais atualizações


Terminamos aqui o acompanhamento ao minuto do ataque em Londres. O resumo dos acontecimentos e os principais vídeos do dia podem ser vistos neste artigo.

 


21h15: Português foi atropelado, sofreu cortes profundos mas está bem

Um jovem português foi atropelado no ataque terrorista em Londres sofrendo cortes profundos num joelho e numa mão, mas já teve alta hospitalar e encontra-se bem.

O jovem, de 26 anos, foi atropelado quando atravessava a rua para apanhar o metro, tendo sido colhido por um carro, e rebolou por cima do capô, relatou à Lusa José Luís Carneiro.

O português, que vive em Londres com a mãe, sofreu "dois cortes profundos, um no joelho e outro numa mão", tendo sido assistido no hospital de Chelsea-Westminster.

O jovem já recebeu entretanto alta hospitalar e "encontra-se bem de saúde", referiu o governante.


20h57: May pede aos londrinos que não cedam e não deixem que o terror os divida

À porta de Downing Street, Theresa May expressou solidariedade às vítimas do atentado e garantiu que o terrorismo não vencerá.

“O Parlamento voltará amanhã ao normal e os londrinos e irão levantar-se e seguir o dia de forma normal. Irão caminhar por estas ruas, irão viver as suas vidas sem nunca desistir perante o terrorismo e nunca permitindo que as vozes do ódio e do mal nos dividam”, afirma.

A primeira-ministra considera que a localização do ataque não foi uma coincidência, sublinhando que o Parlamento é o local da democracia, da liberdade e da lei. May fala num ataque “doente e depravado”.

May elogia o trabalho e a coragem das forças políciais e de segurança e o perigo que estas correram para proteger os outros. A chefe do Governo britânico prestou ainda homenagem ao agente da polícia que faleceu depois de ter sido esfaqueado pelo atacante.

O Reino Unido não vai aumentar o nível de alerta, que se mantém em “severo”.


20h26: Torre Eiffel apaga-se em homenagem às vítimas

O município de Paris anunciou que as luzes da Torre Eiffel se apagarão à meia-noite em homenagem às vítimas do ataque de Londres.


20h10: PSD "repudia veementemente" ataques "cobardes e desumanos"

O PSD repudiou veementemente os ataques ocorridos em Londres, que classificou como "cobardes e desumanos", e lamentou as "ameaças à liberdade e à integridade dos cidadãos britânicos e europeus".

"O PSD solidariza-se com o povo britânico que sempre soube acolher milhões de cidadãos independentemente da origem, da sua orientação política ou crença religiosa numa sociedade norteada pela liberdade e tolerância", afirma o PSD, numa nota na sua newsletter diária.

Os sociais-democratas salientam que "esta é a hora de endereçar as condolências às famílias das vítimas mortais deste ataque e de fazer votos de uma rápida recuperação dos feridos" mas também de reafirmar os valores da "sociedade democrática, aberta e livre que o terrorismo ameaça".


20h08: Trump apresenta condolências

O Presidente norte-americano apresentou condolências a Theresa May e ao povo britânico. Em comunicado, a Casa Branca indica que Donald Trump falou com a primeira-ministra britânica, tendo oferecido o apoio dos Estados Unidos para responder ao ataque e levar os responsáveis à justiça.


20H00: Ponto de Situação

- Pelo menos quatro pessoas morreram no atentado desta quarta-feira em Londres, incluindo o próprio atacante. Há 20 feridos, segundo os últimos números avançados pela polícia.

- O homem começou por investir contra os peões que seguiam na ponte de Westminster, antes de embater contra as Casas do Parlamento, matando duas pessoas.

- O homem terá então saído da viatura para prosseguir o ataque, tendo esfaqueado mortalmente um dos agentes encarregues da proteção do Parlamento. Foi posteriormente abatido pelas autoridades policiais.

- A polícia está a investigar estes acontecimentos como ataque terrorista. Pede a quem tenha informações e imagens para que contactem as autoridades britânicas.

- Os trabalhos no Parlamento foram interrompidos perante os acontecimentos e serão retomados na quinta-feira. Os deputados ficaram fechados no Parlamento até ao início da noite, quando foi dada autorização para que pudessem sair.

- A primeira-ministra Theresa May também estava no Parlamento mas foi imediatamente retirada do local. Em comunicado, indica que os seus pensamentos estão com as vítimas do atentado.

- O Gabinete de crise interministerial COBRA, presidido pela primeira-ministra britânica, reúne-se esta quarta-feira.

19h58: Deputados autorizados a sair

Depois de horas fechados no Parlamento, o lockdown foi levantado. Os deputados e quem se encontravam na casa da democracia britânica foram autorizados a sair ao início da noite.

19h56: Londrinos nunca vão ficar intimidados

O presidente da câmara de Londres manifestou apoio a todos os que perderam alguém ou foram afetados pelo ataque desta quarta-feira.

Sadiq Khan garantiu que haverá reforço policial na capital britânica já a partir desta noite e pediu aos londrinos para que não cedam a alarmismos. O autarca garante que a cidade permanece uma das mais seguras no mundo.

“Os londrinos nunca vão ficar intimidados pelo terrorismo”, afirma Khan.


19h50: Federação inglesa promete homenagem às vítimas

O presidente da federação inglesa de futebol, Greg Clarke, lamentou hoje o atentado junto ao Parlamento britânico, em Londres, e prometeu uma homenagem às vítimas no jogo de domingo com a Lituânia.

"Os nossos pensamentos estão com todos aqueles que foram afetados por este incidente horrível", lamentou Grek Clark, pouco antes do jogo particular da Inglaterra com a Alemanha, em Dortmund.


19h44: Trudeau condena “atentado cobarde” em Londres


O primeiro-ministro canadiano condenou o “atentado cobarde” de Londres, recordando o ataque que ocorreu no Canadá em outubro de 2014.

“A cena é demasiado familiar para os membros desta câmara que estavam aqui há dois anos e meio”, enfatizou juntos dos deputados canadianos.

Em outubro de 2014, um soldado canadiano foi assassinado por um jovem radicalizado que foi posteriormente abatido pelas autoridades.


19h30: O governante que tentou reanimar o polícia

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros é hoje figura de destaque em Londres. Tobias Ellwood tentou reanimar o polícia que foi esfaqueado no Parlamento britânico e que acabou por falecer.

Segundo o jornal The Guardian, o governante executou técnicas de reanimação para tentar salvar a vida do agente.

Ellwood foi depois fotografado sendo reconfortado pela polícia britânica. O diário britânico sublinha que Ellwood serviu como soldado no Koweit. O seu próprio irmão morreu em 2002 no ataque de Bali.


19h22: Costa reage ao ataque

Em direto para a RTP, António Costa expressou solidariedade ao povo e parlamento britânico. O primeiro-ministro considera que estes eventos realçam a necessidade de os povos se manterem unidos.

O chefe de Governo considera ser necessário apostar na cooperação policial e na prevenção contra a radicalização. O primeiro-ministro diz não ter qualquer informação que aponte para a existência de vítimas de nacionalidade portuguesa.



19h00: Ponto de Situação

- Pelo menos quatro pessoas morreram no atentado desta quarta-feira em Londres, incluindo o próprio atacante. Há 20 feridos, segundo os últimos números avançados pela polícia.

- O homem começou por investir contra os peões que seguiam na ponte de Westminster, antes de embater contra as Casas do Parlamento, matando duas pessoas.

- O homem terá então saído da viatura para prosseguir o ataque, tendo esfaqueado mortalmente um dos agentes encarregues da proteção do Parlamento. Foi posteriormente abatido pelas autoridades policiais.

- O Porto de Londres revelou que uma mulher ferida foi retirada do rio Tamisa perto da Ponte de Westminster. O tráfego no rio está condicionado.

- A polícia está a investigar estes acontecimentos como ataque terrorista. Pede a quem tenha informações e imagens para que contactem as autoridades britânicas.

- Os trabalhos no Parlamento foram interrompidos perante os acontecimentos e serão retomados na quinta-feira.

- A primeira-ministra Theresa May foi retirada do local e está atualmente em Downing Street. Em comunicado, indica que os seus pensamentos estão com as vítimas do atentado.

- O Gabinete de crise interministerial COBRA, presidido pela primeira-ministra britânica, reúne-se esta quarta-feira.


18h48: Deputados continuam no Parlamento

Os deputados e jornalistas que se encontravam no Parlamento britânico continuam impedidos de sair do local. Através do twitter, vários parlamentares têm revelado o que vai acontecendo neste período de espera.



18h41: Santos Silva condena ataque e expressa solidariedade

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse hoje em Washington que "tudo leva a crer que seja um ataque de natureza terrorista".

"Infelizmente, temos a registar um ataque realizado no centro de Londres. Tudo leva a crer que seja um ataque de natureza terrorista, mas a informação que tenho é que ainda não está confirmado. Também ainda não se sabe a nacionalidade das vítimas", disse o ministro.

Augusto Santos Silva participa esta quarta-feira numa sessão plenária dos ministros dos Negócios Estrangeiros da coligação que combate o grupo jihadista Estado Islâmico, composta por 68 países e organizações internacionais.

"Queria condenar, em nome do governo português, este ataque, e exprimir ao povo inglês e às autoridades britânicas os nossos sentimentos e solidariedade", acrescentou o chefe da diplomacia portuguesa.

18h31: Juncker solidário com as vítimas

O Presidente da Comissão Europeia diz que espera por mais informação sobre o que se passou em Londres, esta tarde, mas, sublinha, desde já, que está solidário com as vítimas.


18h29: "Tudo indica que estamos perante um atentado terrorista"

O comentador Filipe Pathé Duarte considera que "tudo indica que estamos perante um atentado terrorista".

"Trata-se de um padrão, padrão esse que podemos ver nos últimos acontecimentos na Europa, quer na Alemanha, quer em França, quer inclusivamente em alguns acontecimentos que também houve no Reino Unido”, explicou na RTP3.

“Portanto, tudo indica que seja um atentado terrorista, muito embora não tenha ouvido qualquer tipo de declaração de cariz político ou religioso a reivindicar esta ação violenta", frisou.

Para o comentador da RTP, "tudo indica, pelo modus operandi, que haja uma forte motivação jihadista neste tipo de ação".


18h25: BE e PCP expressam preocupação com acontecimentos de Londres
 
Os líderes do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, e do PCP, Jerónimo de Sousa, expressaram esta quarta-feira uma palavra de solidariedade e uma "nota de preocupação" com os acontecimentos desta tarde em Londres.


18h20: O que aconteceu?

Na segunda declaração pública da Polícia britânica, o responsável pela secção de combate ao terrorismo confirmou que quatro pessoas morreram, entre os quais se encontram o atacante e o agente policial que foi esfaqueado no Parlamento.

As autoridades britânicas acreditam que o atacante começou por investir contra os peões que seguiam na ponte de Westminster, antes de embater contra o corrimão das Casas do Parlamento.

O homem terá então saído da viatura para prosseguir o ataque, tendo esfaqueado um dos agentes encarregues da proteção do Parlamento. Foi posteriormente abatido pelas autoridades policiais.


18h02: Polícia confirma quatro mortos nos ataques de hoje.

A polícia britânica confirma que pelo menos quatro pessoas morreram. Um dos mortos é o atacante que esfaqueou mortalmente um agente da polícia no Parlamento britânico. Há pelo menos 20 feridos.

As autoridades britânicas acreditam que os ataques foram levados a cabo por apenas uma pessoa.


17h50: O que já sabemos


Continuamos neste artigo o acompanhamento ao minuto dos acontecimentos em Londres. Pode rever os principais momentos da tarde aqui.

- Um carro abalroou várias pessoas na ponte de Westminster provocando vários feridos. Pelo menos uma mulher morreu, havendo várias pessoas em estado grave. Três estudantes franceses estão entre os feridos.

- O Porto de Londres revelou que uma mulher ferida foi retirada do rio Tamisa perto da Ponte de Westminster. O tráfego no rio está condicionado.

- Um polícia morreu depois de ter sido esfaqueado junto ao Parlamento britânico. As autoridades abateram o atacante.

- A polícia está a investigar estes acontecimentos como ataque terrorista. Pede a quem tenha informações e imagens para que contactem as autoridades britânicas.

- Os trabalhos no Parlamento foram interrompidos perante os acontecimentos. A primeira-ministra Theresa May foi retirada do local e está já em Downing Street. O Gabinete de Crise interministerial COBRA reúne-se esta quarta-feira.

Pode rever os principais momentos da tarde no seguinte artigo: