Reportagem
|

Coronavírus. A situação no mundo ao minuto

por RTP

Há neste momento em todo o mundo mais de 79 mil pessoas infetadas e mais de 2.500 pessoas morreram. Na Europa, todas as atenções viradas agora para Itália. Em Portugal, deram negativos os últimos casos suspeitos. No Japão, o português infetado a bordo do Diamond Princess vai ser transferido para um hospital durante a madrugada.

Mais atualizações

21h02 - Coronavírus. DGS garante que Portugal está a fazer tudo o que é suposto

No Telejornal, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, garantiu que Portugal está a fazer tudo o que é suposto perante os perigos do novo coronavírus, mas que não pode evitar totalmente ter casos no território nacional.

“Estes vírus não conhecem fronteiras e a prova é que a partir do epicentro na China, apesar de todas as medidas de contenção que a China tomou, neste momento há focos em vários países do mundo”, salientou a responsável.

Em declarações ao Telejornal da RTP
, Graça Freitas disse que as medidas de prevenção ao alcance as autoridades de saúde “devem estar de acordo com o risco”.

Sobre a falta de controlos nos voos de ligação entre Portugal e Itália - país onde há neste momento um foco importante do novo coronavírus – a diretora-geral da Saúde esclarece que “não há evidência que esse controlo à entrada e à partida seja muito eficaz”.

“As pessoas que adoecem têm um período de 14 dias para desenvolver sintomas, o chamado período de incubação da doença. Muito dificilmente se detetam casos exatamente no momento em que desembarcam”, explica.

As medidas devem ser neste momento, informar os passageiros. No entanto, admite que esse tipo de controlo, com recurso aos testes de temperatura, poderá ser feito “em situações muito mais gravosas do que esta”.

“Eventualmente, só como recurso muito extremo” se irá recorrer à vigilância da temperatura, diz Graça Freitas.

“Mas é um método que pode à mesma deixar muitas pessoas que possam estar infetadas mas ainda sem sinais de sintomas. Dá uma falsa sensação de segurança”, acrescenta a responsável.

Sobre a evolução da situação em Itália, a diretora-geral da Saúde salienta que o novo coronavírus “é uma doença que se propaga de forma relativamente fácil mas que não tem uma letalidade tão grande quanto outras doenças”.

Por isso, o maior esforço deve ser feito no sentido de detetar casos precocemente. Nesse sentido, uma das maiores dificuldades pode estar nos doentes assintomáticos, que não são identificados num rastreio de temperatura e que nem sequer sabem que podem estar a transmitir a doença.

“A nossa principal missão é reforçar a deteção precoce de casos sintomáticos. Esses casos, se tiverem nos últimos dias uma história compatível com presença numa área afetada (…) ou uma história de contacto com doentes, devem ser rapidamente sinalizados para um hospital de referência”, frisa a diretora-geral da Saúde.

Ainda há várias dúvidas quanto a este vírus e por isso as autoridades de saúde podem impedir as autoridades de saúde de tomar medidas tão efetivas quanto seria desejável, admite.

“Nós não sabemos durante quanto tempo as pessoas estão contagiosas, mesmo depois de terminarem os sintomas, uma vez recuperadas”, acrescenta.

Sobre o português infetado no Japão, a DGS garante que está a acompanhar a situação com o Regulamento Sanitário Internacional, coordenado pela Organização Mundial de Saúde.

Mas neste caso em particular, o melhor canal de informação são mesmo os serviços da Embaixada em Tóquio e do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O português infetado vai sair de madrugada do navio e será conduzido a um hospital de referência no Japão onde será acompanhado, numa situação de isolamento.

A Organização Mundial de Saúde admite que a atual situação de aproxima mais de uma pandemia, até porque a doença começou por estar contida na China mas apresenta já alguns focos em vários países do mundo.

A situação aproxima-se de pandemia “à medida que a doença se começa a espalhar e a dar cadeias de transmissão e novos casos noutros países”.

Neste momento é muito difícil de saber se o pico da doença já foi atingido, uma vez que não se conhecem todas as características deste vírus. “Não é como o vírus da gripe que tem um comportamento que nós conhecemos”, acrescenta.

O fim do Inverno pode ser uma ajuda, uma vez que o coronavírus é sazonal. No entanto, os vírus não costumam respeitar a sazonalidade quando surgem pela primeira vez, explica Graça Freitas.

“Pode propagar-se mais lentamente com temperaturas elevadas mas não quer dizer que desapareça totalmente nos meses mais quentes”, acrescenta a responsável, lembrando que a pandemia da gripe A ocorreu entre abril e agosto de 2009, meses em que foram registados milhares de casos.
Graça Freitas recomenda aos portugueses que apostem no distanciamento social e que se tomem medidas de higiene com preocupação sobretudo com as mãos.

20h55 - Bolsas mundiais em pânico

As bolsas mundiais registaram um dia de pânico com receio do impacto do novo coronavírus nas economias. A bolsa italiana teve a maior queda desde o referendo do Brexit. As empresas ligadas ao turismo e transporte aéreo estão entre as mais penalizadas.

O petróleo também desvalorizou, ao contrário do ouro, que se tornou de novo na melhor opção para os investidores.


20h45 - OMS alerta contra iminência de pandemia

A Organização Mundial de Saúde admite que o novo coronavírus pode transformar-se numa pandemia. Os casos na China começam a cair mas os novos focos de preocupação passaram agora em Itália, Irão e Coreia do Sul.


20h40 - Portugal não aperta controlo de passageiros vindos de Itália

Nos aeroportos, e apesar do grande foco de coronavírus em Itália, não foram nem vão ser alteradas as medidas de controlo dos passageiros que chegam de território italiano.

Portugal está pronto para ativar os hospitais de segunda linha se houver um aumento de casos suspeitos no nosso país.

20h34 - Português infetado com coronavírus vai ser transferido para um hospital

O português infetado com coronavírus no paquete Diamond Princess vai ser transferido amanhã para um hospital no Japão. Adriano Maranhão já manifesta agora alguns sintomas e esteve muitas horas sem comer.

O internamento que começa amanhã deverá durar entre duas a três semanas.

19h47 - Caso suspeito de Covid-19 dá negativo

Era um falso alarme o caso suspeito de Coronavírus que hoje entrou no Centro Hospitalar Universitário de São João.

Tratava-se de uma pessoa acabada de chegar de Itália, o segundo caso suspeito em 24 horas proveniente daquele país. O resultado das análises foi negativo.

O Hospital de São João, no Porto, fez as análises de despiste para estes dois casos. Até agora, os testes aos casos suspeitos tinham sido sempre realizados no Instituto Ricardo Jorge.

18h57 - Português no Japão. Sintomas indicam que situação "não seja grave"

Sobre o português infetado que está no barco a bordo do Japão, a DGS confirma que recebeu informação por parte do Ministério português dos Negócios Estrangeiros que o doente será transportado para o hospital na terça-feira. O português está a ter sintomas, mas nada indica que se encontre em estado grave, refere a responsável.

A diretora-geral de Saúde explicou que os sintomas do tripulante do navio de cruzeiros Diamond Princess indicam que a situação "não seja grave" e expressou a sua "empatia e simpatia" para com a família do trabalhador português, cuja mulher tem manifestado, em declarações à comunicação social, queixas de falta de acompanhamento da situação do marido.

Graça Freitas afirmou que inicialmente havia suspeitas de infeção entre oito portugueses que estavam no navio - três passageiros e cinco tripulantes.

Os passageiros não acusaram a doença e, dos tripulantes, quatro tiveram resultados negativos.

Quanto a Adriano Maranhão, canalizador no Diamond Princess, não tinha inicialmente sintomas, mas o exame revelou-se positivo. Será transferido na terça-feira para um hospital de referência no Japão.

Já em relação ao novo caso suspeito que deu entrada no Hospital de São João, no Porto, de um doente proveninente de Milão, Graça Freitas esclarece que ainda não há novidades e que os testes deste paciente já estão a ser feitos a norte.

18h45 - Comunidade chinesa em Portugal angariou 350 mil euros

A comunidade chinesa em Portugal recolheu e enviou para a China cerca de 350 mil euros entre dinheiro e material e proteção para o coronavírus.

A informação foi confirmada à Agência Lusa pelo presidente da Liga dos Chineses, Y Ping Chow.

18h06 - DGS anuncia diversificação de hospitais e laboratórios e reforço do INEM

Em conferência de imprensa, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, confirmou que foi aumentada a capacidade laboratorial para fazer testes para além do Instituto Ricardo Jorge, em Lisboa.

"Temos identificados hospitais de segunda linha que estão ativáveis de momento. No pior cenário, teríamos mais hospitais capazes de receber doentes", salienta.

"Estamos a diversificar hospitais e laboratórios para, em caso de necessidade, termos uma segunda linha", confirmou a responsável, acrescentando que também o INEM reforçou o número de ambulâncias.

No entanto, Graça Freitas admite que, tal como qualquer outro país, Portugal não está livre de registar casos a nível internacional.

A Direção-Geral da Saúde assume que a situação em Itália é motivo de preocupação. "Quer dizer que o vírus saiu da China, chegou a outro país e teve capacidade de dar origem a um surto ou epidemia", salienta.

Com a situação de Itália, a DGS reconhece que "teoricamente, a probabilidade de contacto aumenta" devido à maior proximidade daquele país com Portugal.

Quanto às medidas de segurança previstas nos aeroportos, Graça Freitas esclarece que, para já, prevê-se apenas o reforço da informação que é dada aos passageiros que chegam a Portugal.

Não está prevista qualquer mudança em relação aos voos que chegam de Itália. Graça Freitas diz mesmo que não se prevê o controlo térmico dos passageiros nos aeroportos.

17h35 - Família de português com coronavírus exige manter contacto

A mulher do português infetado diz que não há qualquer garantia de transferência do doente para um hospital no Japão. No entanto, foi pedido ao cidadão português que esteja pronto para sair do barco de forma a ser transferido.

De acordo com a família, o português está febril e com dores. "Disseram-lhe que não pode tomar nada", disse a mulher à RTP.


A família quer saber para que unidade hospitalar vão transferir o português infetado e exige que o marido continue a estar contactável.

16h55 - Federação italiana de Futebol pede realização de jogo à porta fechada

O presidente da Federação Italiana de Futebol (FIGC) pediu esta segunda-feira autorização ao Governo para que o encontro da Liga Europa entre Inter de Milão e Ludogorets se realize à porta fechada, devido ao surto de coronavírus Covid-19.

O jogo dos 16 avos de final da Liga Europa realiza-se na quinta-feira. No último fim de semana, quatro encontros da liga italiana (Torino-Parma, Atalanta-Sassuolo, Verona-Cagliari e Inter Milão-Sampdoria) foram adiados devido ao surto

Itália é o país da Europa com mais casos de infeção pela nova estirpe de coronavírus e o quarto a nível global.

16h06 - Português infetado com coronavírus vai ser transferido para hospital

O português infetado com coronavírus retido no navio Diamond Princess, no Japão, vai ser transferido às 11h00 de terça-feira (hora local, 1h00 em Lisboa) para um hospital no Japão.

15h30 - Wall Street segue em queda acentuada por receios sobre epidemia

A bolsa de Nova Iorque registava hoje uma descida acentuada no início da sessão, devido aos receios de um enfraquecimento da economia mundial com o aumento de casos de coronavírus em vários países.

Na Europa, os mercados negociavam igualmente em terreno negativo, com quedas bastante significativas, em particular na bolsa de Milão, que perdia 5,69%. Paris baixava 4,08%, Frankfurt 4,03% e Madrid 4%.

15h28 - Federação italiana de motociclismo suspende competições até março

A Federação Italiana de Motociclismo (FMI) suspendeu até 1 de março todas as competições agendadas em várias regiões no país como medida de precaução, devido ao surto do coronavírus Covid-19, anunciou hoje o organismo.

Pelo menos até final do mês, Lombardia, Veneto, Emília-Romanha, Piemonte e Lácio, todas regiões no norte de Itália, não irão receber qualquer prova de motociclismo.

"Esta paragem irá durar até ao próximo dia 1 de março como medida de prevenção e como forma de proteger e vigiar a saúde de todos os participantes", lê-se no comunicado da FMI.

15h22 - Novo caso suspeito em Portugal

Trata-se de um homem que chegou de Milão e que está a ser transportado de Santa Maria da Feira para o Hospital de São João, no Porto. Os resultados dos exames deverão ser conhecidos ao final da tarde desta segunda-feira.

15h19 – OMS ainda não classifica vírus de “pandemia”

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, considerou esta segunda-feira que “a palavra pandemia não corresponde aos factos” atuais.

Disse, no entanto, que “devemos focar-nos na contenção enquanto nos preparamos para uma potencial pandemia”.

14h37 – Tajiquistão suspende voos de e para Irão

O Governo do Tajiquistão, país da Ásia central, também decidiu suspender os voos de e para o Irão devido ao coronavírus.

14h29 - Sétima pessoa morre em Itália

A Itália anunciou a morte da sétima pessoa infetada por coronavírus. Trata-se de um homem de 80 anos que estava hospitalizado em Milão.

O homem tinha sido levado para o hospital na semana passada devido a um ataque cardíaco e os médicos acreditam que apanhou entretanto o coronavírus no hospital.

14h15 - Omã regista dois casos de infeção

O Ministério da Saúde de Omã revelou os dois primeiros casos confirmados de coronavírus.

As duas mulheres diagnosticadas com a doença tinham regressado do Irão e estão em condição estável.

Entretanto, Omã decidiu suspender os voos destinados ao Irão.

14h10 - Wuhan isolada e sem comida

Na cidade chinesa de Wuhan, onde foi detetado inicialmente o coronavírus Covid-19 e que foi isolada do mundo, tudo começa a escassear, nomeadamente os alimentos, contaram alguns dos habitantes à AFP.

"Temos a impressão de sermos refugiados", admitiram alguns moradores de Wuhan em conversa telefónica ou por mensagem.

Wuhan, considerado o berço do coronavírus, está isolada do mundo há um mês. Os moradores estão confinados e lutam para se alimentar, já que as provisões são cada vez mais escassas e há restrições de compra, além de aumentos de preços sobretudo dos vegetais.

14h05 - Petróleo baixa 4% devido a receios sobre a epidemia

O preço do barril de petróleo está a negociar em queda devido aos riscos de propagação da epidemia de pneumonia viral fora da China que deve afetar a procura mundial, num mercado já excedentário.

Cerca das 11h55 (hora de Lisboa) o barril de Brent do mar do Norte para entrega em abril negociava a 56,05 dólares no mercado de Londres, uma descida de 4,19% em relação ao preço de encerramento na sexta-feira.

Em Nova Iorque, o barril norte-americano de WTI para entrega no mesmo mês perdia 3,97% para 51,26 dólares.

"A propagação da epidemia em Itália e na Coreia do Sul coloca os preços do petróleo sob pressão", resumiu Carsten Fritsch, analista do Commerzbank.

14h00 - Portugal mantém plano de prevenção

A Direção-Geral da Saúde admite maior vigilância de passageiros com outras origens, nomeadamente Itália.

Está também operacional o segundo laboratório do país para despiste de coronavírus, no Hospital de São João, no Porto, onde esta segunda-feira foi descartado mais um caso suspeito.

13h56 - Coronavírus preocupa no Médio Oriente

O número de mortos no Irão triplicou: são já 12 e há 61 casos declarados.

Vários outros países da região assinalam entretanto os primeiros infetados.

13h55 - O alarme chegou à Europa

A Comissão Europeia diz que não há razões para medidas drásticas, mas os países vizinhos de Itália, como a França e a Áustria, já começaram a apertar o controlo de fronteiras.


13h50 Passageiros chegam de Itália sem rastreio

Os passageiros que chegaram de Itália ao aeroporto do Porto não foram sujeitos a nenhum rastreio.

A saída, nos aeroportos italianos, também não está a ser controlada. Apenas é medida a temperatura na zona das chegadas.

13h48 - Irão "nega categoricamente" notícias sobre 50 mortes em Qom

O Ministério da Saúde do Irão negou hoje "categoricamente" informações segundo as quais 50 pessoas teriam morrido em Qom devido ao novo coronavírus, frisando que até ao momento só estão registadas 12 mortes em todo o país.

"Nego categoricamente essa informação" disse à imprensa o vice-ministro da Saúde, Iraj Harirtchi, sobre a informação avançada pelo deputado Ahmad Amirabadi Farahani, que acusou o governo de Teerão de "mentir ao povo".

O vice-ministro frisou que os casos registados pelas autoridades são de 61 pessoas infetadas com o Covid-19, das quais 12 morreram.

Ahmad Amirabadi Farahani, eleito por Qom, onde foram anunciados, a 19 de fevereiro, os primeiros casos de mortes provocadas pela nova pneumonia viral, afirmou que o número de mortos se elevava a 50 na cidade santa, capital da região com o mesmo nome, situada 150 quilómetros a sul de Teerão.

"Peço ao nosso irmão que declara esse número de 50 mortos que nos forneça a lista dos respetivos nomes. Se os mortos em Qom forem metade ou um quarto desse número, demito-me", assegurou o vice-ministro da Saúde.

"Comprometemo-nos a ser transparentes na publicação dos números. Anunciaremos todos os números relativos às mortes no conjunto do país", disse por seu lado o porta-voz do governo, Ali Rabii.

13h45 - Sexta vítima mortal em Itália

Segundo a RAI, uma sexta pessoa morreu em Itália devido ao coronavírus. Trata-se de uma doente com cancro que morreu em Brescia.

13h35 - Hong Kong interdita entradas a não residentes oriundos da Coreia do Sul

Hong Kong vai proibir, a partir de terça-feira, a entrada a não residentes vindos da Coreia do Sul.

"Tendo em conta o desenvolvimento do surto na Coreia do Sul, o gabinete de Segurança vai emitir um alerta vermelho para viajantes", afirmou o secretário da Segurança de Hong Kong, John Lee, em conferência de imprensa.

"Pedimos aos moradores de Hong Kong que evitem viagens desnecessárias", aconselhou.

13h30 - O alarme chegou à Europa

A Comissão Europeia diz que não há razões para medidas drásticas, mas os países vizinhos de Itália, como a França e a Áustria, já começaram a apertar o controlo de fronteiras.


13h20 - Coronavírus fez cinco vítimas mortais em Itália

Dois idosos, um de 84 e outro de 88, são as mais recentes vítimas da pneumonia viral.

Itália é já o terceiro país com mais casos no mundo, depois da China e da Coreia do Sul, e só esta segunda-feira já foram confirmados 53 novos casos na região da Lombardia.

13h15 - Transferência de português a bordo de navio ainda sem confirmação

A informação, avançada pelo próprio à RTP, não foi confirmada à família pela Presidência da República.

O português, de 41 anos, tem estado fechado numa cabina do navio de cruzeiro onde trabalha e apresenta agora os primeiros sintomas da doença.

13h10 - Ouro dispara e sobe para novos máximos desde março de 2013

O ouro atingiu hoje um novo máximo dos últimos sete anos, estando a consolidar-se como ativo de refúgio devido aos receios da rápida propagação do coronavírus fora da China, em regiões como a Coreia do Sul, Itália e Irão.

13h10 - Cerca das 12h00 em Lisboa, a onça de ouro estava a cotar-se acima dos 1.680 dólares, o valor mais alto desde março de 2013 e acima de 1.643,69 dólares na sexta-feira.

13h03 - Governo mantém contacto com autoridades para transferir português

O ministro português dos Negócios Estrangeiros avançou que o Governo continua a insistir com as autoridades japoneses para que o português infetado com o novo coronavírus, retido no navio no Japão, seja transferido para uma unidade hospitalar.

"O nosso concidadão continua no navio em quarentena e ainda não foi transferido para um hospital de referência. Continuamos a insistir com as autoridades japoneses para que o seja. Esperamos que venha a ser nas próximas horas ou dias", disse Augusto Santos Silva à agência Lusa.

De acordo com o ministro, os contactos estão a ser feitos em primeiro lugar no Japão através da embaixada portuguesa com o ministro japonês dos Negócios Estrangeiros, que é o canal de contacto e também através de diligências em Lisboa com a embaixada do Japão em Lisboa.

"Continuamos a usar os meios diplomáticos ao nosso dispor para conseguir o mais depressa possível este objetivo, que o nosso concidadão seja transferido para um hospital de referência para que o seu estado de saúde seja mais bem acompanhado", disse.

Augusto Santos Silva frisou não ter ainda conhecimento de quando o cidadão será transferido, mas adiantou que essa informação será divulgada em primeiro lugar à família.

12h41 - Hong Kong desaconselha deslocações até à Coreia do Sul

O governo de Hong Kong pediu à sua população que evite deslocações não essenciais à Coreia do Sul. O apelo chega depois de Seoul ter anunciado 231 novos casos de coronavírus, elevando o número total do país para mais de 800.

12h31 - Turquia cancela voos para Irão

A companhia aérea Turkish Airlines decidiu cancelar os voos com destino a quatro cidades iranianas e diminuir a frequência dos voos para Teerão até quinta-feira, 27 de fevereiro.

No domingo, a Turquia fechou a fronteira terrestre com o Irão e decidiu suspender a entrada de voos vindos desse país como precaução devido ao surto de coronavírus.

12h11 - Mais de três mil profissionais da saúde infetados na China

A China avançou que mais de três mil profissionais da saúde estão infetados com coronavírus. De acordo com a Comissão Nacional Chinesa da Saúde, a maioria dessas infeções ocorreu em Hubei e deve-se à falta de materiais de proteção.

11h46 - O português infetado com coronavírus, isolado no navio no Japão, deverá ser transferido para um hospital na terça-feira, segundo a confirmação dada à RTP pelo próprio Adriano Maranhão. No entanto, Emmanuelle, casada com este cidadão português, diz que essa realidade não está ainda confirmada.
11h30 - A Direção-Regional de Saúde de Lyon mandou reter até ordem em contrário um autocarro com origem em Milão. O veículo está imobilizado desde esta manhã na gare de Lyon Perrache depois de ter sido identificado um caso suspeito de coronavírus entre os passageiros. As autoridades de saúde, bombeiros e INEM estão no local.

11h17 - Oficial. Quinta vítima mortal do coronavírus em Itália. De acordo com o jornal Corriere della Sera trata-se de um homem que tinha 88 anos. Há nesta altura mais de 200 casos no país de pessoas infetadas com coronavírus.

11h15 - Médico de Saúde Pública não vê benefícios em trazer português isolado no navio no Japão. No Bom Dia Portugal, Guilherme Duarte afirmou esclareceu que trazer o português infetado com coronavírus para Portugal será "uma decisão coletiva", mas não é claro que haja "ganhos" com essa decisão, uma vez que o sistema de saúde japonês é "robusto" e pode dar resposta ao doente português. 
10h50 - O português que está infetado com o novo coronavírus, retido no navio Diamond Princess, no Japão, foi visto pelo médico do barco. Foi medicado para a febre, disse à Lusa a sua mulher Emmanuelle Maranhão. "A situação dele tinha piorado hoje com mais febre e dor. Na sequência do agravamento do estado de saúde foi visto pelo médico do navio que lhe deu Ben-u-ron para a febre". Contudo, o médico não soube dizer quando vai ser possível transferi-lo para um hospital", avançou.

10h45 - A agência de notícias da France Press diz que há um avião da companhia italiana Alitalia que foi bloqueado nas ilhas Maurícias. O avião que descolou de Roma transporta cerca de 300 pessoas das quais 60 originárias da Lombardia e de Vêneto.

O aparelho foi bloqueado depois de ter aterrado, avançou o Ministério dos Negócios Estrangeiros. As autoridades italianas dizem que estão em constante contacto com a Alitalia a fim se "assegurar a assistência aos italianos que estão a bordo".

10h28 - Primeiro caso detetado no Iraque. Trata-se de um cidadão iraniano.

10h21 -  A cidade santa de Qom, 140 quilómetros a sul de Teerão, no Irão, tem já registadas 50 mortes provocadas pelo novo coronavírus, reportou hoje a agência semioficial iraniana ILNA. Citado pela ILNA, o deputado Ahmad Amiriabadi Farahani disse que mais de 250 pessoas estão de quarentena na cidade, o mais importante destino de peregrinação xiita no Irão.

Oficialmente, a imprensa iraniana apenas atualizou o total de mortos provocados pelo novo coronavírus no país de oito para 12.

09h33 - Comissão Europeia vai mobilizar 230 milhões de euros para apoiar a luta global contra o coronavírus Covid-19. Face aos desenvolvimentos em Itália, a CE solicitou ao Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças uma reavaliação de risco.

09h27 - China proíbe o comércio e consumo de animais selvagens.

09h14 - Fonte oficial iraniana diz que 12 pessoas morreram por causa do coronavírus. Há pelo menos 61 pessoas infetadas.

09h10 - Principais bolsas europeias abriram em forte baixa, devido aos receios da rápida propagação do coronavírus fora da China. 

08h40 - China vai adiar a reunião anual no Parlamento por causa do coronavírus. Estava marcada para 5 de Março. Será realizada em data posterior a anunciar. Trata-se de um decisão inédita.

08h25 - A mulher do português que está infetado no navio cruzeiro, no Japão, diz que o marido piorou nas últimas horas, "está febril, pior, abatido, sozinho e mais doente".


08h22 - A província de Guangdong, que faz fronteira com Macau, reduziu o nível de alerta para a propagação do coronavírus Covid-19, após informações recentes apontarem para uma contenção do surto na maior parte da China.

08h18 - Coreia do Sul com 70 novos casos. No total, o país tem 833 casos de infeções por coronavírus. 

08h16 - Kuwait e Bahrain com os primeiro casos de coronavírus. Detetado em pessoas que estiveram no Irão.

08h15 - Primeiro caso detetado no Afeganistão, informou o ministro afegão da Saúde.

08h07 - Caso suspeito de paciente proveniente de Itália, que foi internado no Porto, deu negativo, informou esta manhã a DGS.

Em comunicado publicado na página oficial, a DGS informa que "o caso suspeito de infeção por novo Coronavírus (COVID-19),o de um cidadão proveniente de Milão, que foi ontem encaminhado para o Centro Hospitalar Universitário de São João, resultou negativo após realização de análises laboratoriais pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), com duas amostras biológicas negativas.

Nas últimas horas, a informação de que em Itália uma quarta pessoa morreu por causa do vírus que se espalhou no Norte do país. A informação A informação foi confirmada pelo responsável de saúde do país. A vítima mortal tinha 80 anos e estava internada quando foi infetada. De acordo com as autoridades italianas, as outras três pessoas que morreram no país por causa do vírus tinham idade avançada e pelos menos duas sofriam de problemas graves de saúde.