Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Foto: Muhammad Hamed - Reuters

Em Portugal são já seis os casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus: quatro estão hospitalizados no Porto e dois em Lisboa. A nível global são mais de 95 mil as pessoas contagiadas, das quais cerca de 51 mil já conseguiram recuperar da infeção. As mortes superam as três mil.

Mais atualizações


22h30 - EUA deverão aprovar financiamento para combate contra o Covid-19

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou uma proposta de financiamento de 8,3 mil milhões de dólares para combater o surto do novo coronavírus. A legislação seguirá agora para o Senado.

A medida teve 415 votos a favor e apenas dois contra e destina-se a financiar uma série de iniciativas governamentais, incluindo a que propõe expandir a realização de testes ao Covid-19.

O Senado deverá aprovar a proposta e enviá-la ao Presidente Donald Trump para que este a assine ainda esta semana.

22h23 - Turismo de Portugal e entidades regionais cancelam participação presencial na BTL

O Turismo de Portugal anunciou o cancelamento da sua participação presencial na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), tal como as estruturas regionais de turismo do continente, Açores e Madeira e de outras sete associações do setor.

De acordo com um comunicado a que a agência Lusa teve acesso, aquelas entidades "entendem que, atentas as últimas recomendações da Direção-Geral da Saúde no que toca à organização de grandes eventos e ponderadas todas as condicionantes, não estão reunidas as condições para manter a sua participação na BTL 2020 na data prevista para a sua realização, seja através de stand próprio seja através dos diversos eventos inicialmente programados".

21h40 - China descobriu que há duas estirpes que produzem sintomas diferentes

A China descobriu que existem dois tipos de novo coronavírus. Um estudo preliminar detetou uma estirpe mais agressiva em 70 por cento das amostras, e uma outra com efeitos mais ligeiros nos seres humanos.

Pequim revelou também o tempo médio de incubação do novo coronavírus no país.

21h36 - Salão Internacional do AgroAlimentar termina com quebra de afluência

Centenas de compradores e de expositores estrangeiros cancelaram a presença por causa do novo coronavírus.


21h31 - O ponto de situação em Itália
21h15 - Mais um caso confirmado em Portugal

Trata-se de uma mulher com entre 40 a 49 anos que se encontra em Lisboa.

Esta é a sexta pessoa infetada no país.

Dois seis casos, quatro tiveram origem em cidadãos provenientes de Itália (três) e de Espanha e há dois casos com ligação a caso confirmado.

21h13 - Primeiro-ministro reitera a confiança na diretora-geral da Saúde

Os partidos questionaram esta quarta-feira António Costa sobre as medidas de controlo do novo coronavírus e Rui Rio disse esperar que o chefe do Governo não esteja a ser "otimista".

O primeiro-ministro reiterou a confiança em Graça Freitas e anunciou uma reserva estratégica de dois milhões de máscaras prontas para serem usadas, a que se soma o stock de mais de um milhão da Cruz Vermelha Portuguesa, destinadas ao uso dos profissionais de saúde, pessoas infetadas ou em avaliação.
20h56 - Eslovénia confirma primeiro caso de infeção.

20h54 - Linha de atendimento ao médico demora até sete horas a validar casos suspeitos

A linha de atendimento médico que ajuda os profissionais de Saúde a validar novos casos de Covid-19 entrou num caos.

A situação foi denunciada no grande Porto mas o problema é generalizado em todo o país. A Linha de Apoio ao Médico que ajuda os especialistas em medicina geral e familiar a validar casos suspeitos de coronavírus chega a demorar cinco a sete horas a responder.

Os centros de saúde têm dificuldade em encontrar espaços para manter estas pessoas em isolamento durante tanto tempo, sendo muitas vezes utilizados consultórios médicos, necessários durante o dia para atender outros doentes.

A ministra da Saúde já reconheceu esta dificuldade.

20h51 – Covid-19 faz adiar participação de estudantes portugueses no programa Erasmus

Estudantes portugueses que queriam ir para Itália adiaram o programa Erasmus por causa do novo coronavírus. Na Universidade de Évora, a primeira sala de isolamento para suspeitos de infeção está pronta a ser usada.

20h49 – António Costa admite que coronavírus pode desacelerar crescimento económico

O Governo admitiu rever em baixa o crescimento da economia portuguesa este ano e nos próximos. O Executivo alegou os efeitos negativos do novo coronavírus, com o primeiro-ministro a dizer que o setor do turismo tem sentido mais impacto.

António Costa anunciou que poderá haver uma linha de financiamento de 100 milhões de euros para as empresas mais afetadas pela crise do coronavírus.

20h47 – A Irlanda tem mais quatro casos: dois homens e duas mulheres que visitaram recentemente o norte de Itália. São agora seis os infetados na Irlanda.

20h45 – Terceira e quarta mortes no Senegal

As autoridades senegalesas confirmaram mais dois casos de infeção por coronavírus, elevando para quatro o número total. Uma das novas pacientes tem 68 anos e é casada com outro infetado, que tem 80 anos. Ambos estiveram em Paris.

A quarta pessoa contagiada é uma mulher britânica de 33 anos que veio de Londres até ao Senegal a 24 de fevereiro.

Os dois mais recentes pacientes estão em condição estável num hospital em Dakar. Já a condição dos outros dois doentes está a “evoluir favoravelmente”.

20h40 – Uma segunda pessoa morreu em Bagdade, no Iraque, por infeção pelo novo coronavírus. O Ministério iraquiano da Saúde avançou que a vítima tinha várias doenças crónicas.

20h35 – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo suspende aulas

A Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no porto, vai suspender as aulas por "ter dezenas" de pessoas em isolamento social.

Uma pessoa desta escola está infetada com o novo coronavírus, naquele que é o quinto caso da doença em Portugal.

João Rocha, o presidente do instituto, entrevistado esta tarde pelo jornalista da Antena 1 Nuno Moura Brás, explica que vai suspender as atividades por causa do número de pessoas que estão nesta altura em isolamento.

20h33 – Governo brasileiro confirma terceiro caso

O Governo brasileiro confirmou o terceiro caso positivo de contágio pelo novo coronavírus (Covid-19) no país, em São Paulo, acrescentando que aguarda os resultados da contra-análise de um possível quarto infetado.

"O Ministério da Saúde, a secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e a secretaria municipal da Saúde de São Paulo confirmaram um terceiro caso importado de [novo] coronavírus no Brasil. Além desse, investigam outro possível caso confirmado de coronavírus na capital paulista. Os exames de contraprova estão a ser realizados", informou a pasta da Saúde na rede social Twitter.

19h24 – A Arábia Saudita anunciou o segundo caso de Covid-19. Trata-se de um cidadão saudita que esteve no Irão.

19h21 – Mais nove casos na Argélia

A Argélia confirmou mais nove casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando para 17 o número total nesse país.

De acordo com o Ministério da Saúde da Argélia, 16 dos casos são pessoas da mesma família e vivem na província de Blida, a cerca de 30 quilómetros a sul da capital Argel.

O outro caso corresponde a um homem italiano.

19h17 – Agricultores em Itália já sentem impacto económico

Em Itália, o impacto económico da epidemia está a causar preocupações na agricultura, devido à falta de trabalhadores na preparação dos campos para a primavera e à queda das vendas.

Os vitivinicultores de Vo, uma zona 70 quilómetros a oeste de Veneza, estão particularmente preocupados. A vila é umas das 11 localidades italianas colocadas sob a quarentena que desde dia 23 de fevereiro abrange cerca de 50 mil pessoas.

"A minha cabeça está turva. Todos os dias, penso no que vamos fazer. Mas o meu cérebro não está no vinho mas no coronavírus", lamenta-se Michael Toniolo. Não vendeu nada nos últimos 15 dias e inquieta-se com o futuro da sua família e da sua quinta, que os sustenta há 50 anos.

"Para uma quinta gerida de forma familiar, 15 dias sem negócios é um enorme problema", afirmou à agência Reuters.

Cerca de 60 outros vitivinicultores de Vo estão numa situação semelhante. A região é fértil e acolhe meio milhão de pequenas quintas e produções, incluindo de 100.000 cabeças de gado e porcos.

Apesar de não haver provas de que o vírus possa ser transmitido através de produtos alimentares, muitas encomendas foram devolvidas ou canceladas desde o surto, afirmam os meios de comunicação da região.

19h12 – Estocolmo regista 16 novos casos

A capital da Suécia registou hoje 16 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando para 52 o número total nesse país.

“Os pacientes infetados estão hospitalizados em isolamento de modo a reduzir o risco de transmissão”, adiantaram as autoridades suecas de Saúde.

Dos 52 infetados na Suécia, 31 estão em Estocolmo e quatro não estiveram em contacto com pessoas vindas do estrangeiro nem realizaram viagens recentemente, pelo que não se sabe como ficaram infetadas.

19h06 - Eurogrupo considera flexibilidade orçamental para atenuar impacto económico

Os ministros das Finanças da zona euro consideram tomar todas as medidas necessárias para atenuar o impacto do novo coronavírus na economia, incluindo uma flexibilização das regras orçamentais.

"Estamos a seguir a situação com muita atenção e deixem-me assegurar-vos que não vamos poupar esforços para conter a doença, apoiar os serviços de saúde e os sistemas de proteção civil na assistência à população nas áreas mais afetadas, e para proteger as nossas economias de danos suplementares", declarou Mário Centeno.

 
18h41 – Iraque anuncia a primeira morte por infeção pelo novo coronavírus, na capital Bagdade.

18h40 – França tem já 285 casos confirmados, mais 73 do que no dia anterior, de acordo com as autoridades de Saúde desse país.

18h39 - Homem com 82 anos é a segunda vítima mortal em Espanha, que tem já mais de 200 pessoas infetadas.

18h23 – Macron e Trump combinam coordenação de esforços

Emmanuel Macron e Donald Trump concordaram, durante uma chamada telefónica, em coordenar os esforços no combate ao surto do novo coronavírus. Os dois países pertencem ao grupo dos países mais industrializados do mundo, o chamado G7.

“Excelente conversa com Donald Trump”, escreveu o Presidente francês no Twitter. “Para lidarmos melhor com o Covid-19, estamos prontos para coordenar a nossa resposta científica, económica e de saúde dentro do quarto da presidência do G7”.


18h18 – FMI vai responder rapidamente a pedidos de ajuda

Kristalina Georgieva, diretora do Fundo Monetário Internacional, assegurou que a organização vai responder muito rapidamente aos pedidos de empréstimos com baixos ou zero juros feitos por parte de países afetados pelo novo coronavírus.

Georgieva garantiu que o FMI possui 50 mil milhões de dólares disponíveis para tal assistência, frisando a necessidade de concentrar esforços e tomar medidas imediatas nos países de todo o mundo para conter o surto.

“Agora é o momento de colocar em prática medidas de precaução, para evitar que o surto se torne ainda mais severo”, considerou, acrescentando que os trabalhadores de pequenas e médias empresas poderão precisar de ajuda caso não possam regressar ao trabalho.

18h03 – COP aconselha e recomenda a ausência em situações potenciais de risco

A direção de Medicina Desportiva do Comité Olímpico de Portugal (COP) divulgou hoje um conjunto de conselhos a seguir a propósito da propagação do surto de Covid-19 e recomenda a ausência em situações potenciais de risco.

O organismo refere, em comunicado, que deve ser "evitada a realização de reuniões, que, pelo envolvimento de intervenientes internacionais ou pela elevada acumulação de participantes, possam constituir risco de focos de transmissão".

"Devem ser canceladas ou adiadas as deslocações, em especial às regiões onde exista transmissão ativa do Covid-19 na comunidade, sendo dada prioridade à utilização de meios de trabalho à distância", refere ainda a nota informativa.

18h00 – Primeiros casos confirmados na Hungria

A Hungria confirmou os primeiros casos de infeção pelo novo coronavírus. Os contagiados são dois iranianos que se encontram a estudar na Hungria, de acordo com o primeiro-ministro desse país.

17h57 – Resposta não pode ficar "na gaveta"

A coordenadora do BE considerou que a resposta ao Covid-19 não pode ficar presa "nos vetos de gaveta" do ministro Mário Centeno. Catarina Martins salientou que são necessários para já "mais meios e mais profissionais" nos serviços de saúde.

A líder bloquista disse que a ministra da Saúde, Marta Temido, já deu conta desses reforços no Parlamento, mas que também "deu conta de que esses reforços dependem da autorização do Ministério das Finanças".

"Senhor primeiro-ministro, a resposta ao Covid-19 não pode ficar presa nos atrasos costumeiros ou nos vetos de gaveta de Mário Centeno. A saúde não só precisa dos meios como de completa autonomia", avisou.

Na resposta, o primeiro-ministro, António Costa, assegurou que "quanto à articulação entre o Ministério das Finanças e o Ministério da Saúde, nada há a temer".

"Até julgava que ia elogiar o facto do ministro das Finanças, na sua qualidade de presidente do Eurogrupo, hoje ter obtido uma decisão muito importante do Eurogrupo de utilizar toda a margem disponível dentro dos limites do Pacto de Estabilidade e Crescimento para que haja uma resposta coordenada da União Europeia para prevenir qualquer risco de recessão económica na Europa", desafiou o primeiro-ministro.

17h55 – PCP contra revisão constitucional

Ainda sobre o Covid-19, Jerónimo de Sousa recusou a ideia de uma revisão constitucional como a que foi proposta pelo Chega, considerando que a Constituição e a lei já preveem as medidas para proteger os portugueses do surto.

"Entendemos que temos Constituição e lei que chegue para tomar as medidas necessárias para proteger os portugueses", afirmou o secretário-geral do PCP durante o debate quinzenal. O primeiro-ministro concordou genericamente com o líder comunista, em uníssono contra a proposta de André Ventura.

Jerónimo de Sousa fez ainda a defesa do reforço dos meios públicos no combate ao surto da doença e questionou António Costa se serão dadas condições para centros de saúde e hospitais não terem de ficar "dependentes de centros de compras", por exemplo, para a aquisição de máscaras.

Na resposta, o chefe do Governo afirmou que não haverá "obstáculos" e "não será por carência de meios" orçamentais que faltará resposta ao surto da doença.

17h53 – "Faltam materiais nos hospitais", acusa o PSD

Após a intervenção inicial do primeiro-ministro, o líder do PSD disse que a questão em causa "não é matéria sobre a qual valha fazer oposição a sério".

"O PSD está disponível para, se puder, ajudar nalguma coisa e não colaborará com o alarme público", assegurou Rui Rio, acrescentando ainda esperar que o primeiro-ministro não esteja a ser "otimista irritante" na situação atual.

O líder dos social-democratas sublinhou ainda que "faltam materiais nos hospitais" e alertou para "uma certa descoordenação e incapacidade de resposta da linha SNS24", dando como exemplo que pessoas que contactaram em Portugal com o escritor Luís Sepúlveda, um dos infetados em Espanha, foram apenas aconselhadas a medir regularmente a temperatura.

Na resposta, António Costa fez questão de dizer que a sua intervenção inicial não foi otimista, mas "puramente factual", e defendeu que o PSD pode dar "uma ajuda enorme" no combate à epidemia, que passa por "alertar sempre que houver algo que esteja a correr mal".

"Obviamente, nós políticos temos sempre a tentação de nos querermos sobrepor a quem efetivamente sabe, com as nossas opiniões, mas em matérias desta natureza devemos ter a humildade de ouvir quem sabe", considerou o primeiro-ministro.

17h40 – "Salvaguardar direitos laborais"

No discurso que marcou o início do debate quinzenal, António Costa alertou para o facto de vários domínios terem de estar preparados para o impacto do coronavírus.

"Na passada segunda-feira foi publicado um despacho determinando que todos os serviços públicos elaborem, no prazo de cinco dias úteis, planos de contingência específicos à luz das orientações técnicas definidas pela Direção-Geral da Saúde", salientou o primeiro-ministro.

A Comissão Nacional de Proteção Civil também já reuniu para "avaliar o nível de prontidão e definir as ações de prevenção, preparação e de resposta que todas as autoridades competentes devem adotar nos diversos cenários possíveis de evolução desta epidemia".

O Governo quis ainda "salvaguardar os direitos laborais daqueles que por razões de saúde pública, não possam ou não devam comparecer nos respetivos locais de trabalho por decisão de uma autoridade de saúde pública".

Como já tinha sido anunciado, estes doentes vão continuar "a receber o seu salário por inteiro, tanto no setor público como no setor privado".

17h36 - Itália confirma encerramento de escolas e universidades

A Itália confirmou o encerramento das escolas e universidades do país desde a próxima quinta-feira até dia 15 de março.

“Espero que os alunos possam voltar às aulas assim que possível. O meu compromisso é assegurar que o serviço público essencial, ainda que à distância, seja fornecido a todos os nossos estudantes”, frisou o ministro italiano da Educação.

Nas últimas 24 horas, 28 pessoas morreram em Itália na sequência de infeção pelo novo coronavírus. O número de mortos já alcançou os 107.

São já mais de três mil as pessoas infetadas nesse país.

17h30 – Stock de máscaras e medicamentos

O primeiro-ministro garantiu que o Serviço Nacional de Saúde dispõe de uma reserva estratégica de dois milhões de máscaras e outros equipamentos de proteção individual, a que se soma o stock de 1,6 milhões de máscaras da Cruz Vermelha Portuguesa e que se destinam a ser usadas essencialmente por profissionais de saúde e pessoas infetadas ou em estado de avaliação, uma vez que a sua utilização generalizada pela população não é aconselhada.

"O stock de medicamentos do SNS foi também reforçado em cerca de 20 por cento", acrescentou.

No debate quinzenal sobre a prevenção e contenção do Covid-19, António Costa apelou "à vigilância e adoção de comportamentos responsáveis" pelos portugueses, deixando também "uma mensagem de serenidade e de confiança nas nossas autoridades de saúde pública e no SNS".

17h27 – São já 129 os casos confirmados nos EUA

O Centro norte-americano de Controlo e Prevenção de Doenças confirmou um total de 129 casos de infeção pelo novo coronavírus nos Estados Unidos. Outros 13 casos suspeitos estão a ser avaliados.

Só no Estado de Los Angeles, os casos confirmados subiram hoje de um para seis.

Já o número de cidadãos norte-americanos infetados depois de terem estado a bordo do navio de cruzeiro Diamond Princess subiu para 46.

O número de mortes nos EUA devido ao contágio está fixado nos nove.

16h57 – Liga dos Bombeiros pede reunião de urgência

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) solicitou uma reunião com carácter de urgência aos presidentes da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) com o intuito de definir estratégias e meios na resposta a uma eventual situação de emergência provocada pelo novo coronavírus.

“Considera a Confederação existir uma indefinição de objetivos a curto e a médio prazo quanto à participação dos Bombeiros na resposta a eventuais emergências relacionadas com o Covid-19. Recorda que os Bombeiros asseguram 98% do socorro em Portugal, e são responsáveis por 85% a 90% da prestação de serviços urgentes INEM”, esclarece a Liga em comunicado.

“A LBP quer que fique claro que a sua preocupação é de confiança, não pretendendo fazer qualquer alarmismo, mas antes, o de prevenir, com rigor e objetividade, o que a cada um cabe de responsabilidade no processo”, acrescenta.

16h46 – EUA oferecem ajuda à China

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Mark Esper, ofereceu ajuda à China para prevenir e controlar o surto do novo coronaívurs. Segundo o Pentágono, a ajudar foi oferecida através de um telefonema entre Esper e o seu homólogo chinês.

“O secretário Esper transmitiu a preocupação dos Estados Unidos quanto ao impacto global do Covid-19 e reafirmou a oferta dos EUA de continuarem a apoiar a China”, refere um comunicado do Pentágono.

16h18 – Israel ordena a viajantes que fiquem em quarentena domiciliária

Israel ordenou aos passageiros que venham da Alemanha, França, Espanha, Áustria e Suíça que fiquem em quarentena domiciliária por 14 dias para prevenir a propagação do novo coronavírus.

Israel já tinha dado a mesma ordem a passageiros vindos de Itália, China e Singapura.

Para além desta medida, o Ministério israelita da Saúde pediu que todas as conferências internacionais que estavam planeadas no país sejam canceladas e proibiu eventos que reúnam mais de cinco mil pessoas.

Até ao momento, Israel possui 15 casos confirmados de infeção e cerca de cinco mil israelitas estão em quarentena nas suas casas, depois de terem viajado para países onde existem infeções.

15h58 - Novas estimativas de crescimento divulgadas até 15 de abril

O primeiro-ministro anunciou que serão divulgadas novas estimativas de crescimento para 2020 e anos seguintes até ao dia 15 de abril, que já refletirão o risco do impacto negativo da epidemia do novo coronavírus.

"Em Portugal, divulgaremos até 15 de abril as novas estimativas de crescimento para 2020 e anos seguintes, e não deixaremos de refletir este risco na projeção a apresentar", anunciou António Costa na sua intervenção inicial no debate quinzenal no parlamento, inteiramente dedicada à epidemia de Covid-19.

O chefe do executivo ressalvou, contudo, "que a economia portuguesa foi a que melhor resistiu à desaceleração económica de 2019, tendo mesmo sido a economia cujo crescimento mais acelerou na parte final do ano", o que permite ao Governo, disse, "encarar a situação atual com serenidade".

"Estamos conscientes do impacto negativo que a epidemia em curso poderá também vir a ter no comportamento da economia mundial, em particular no setor do turismo", afirmou.

15h55 - Portugal tem meios para reagir, diz Centeno

O ministro das Finanças, Mário Centeno, garantiu que Portugal tem meios para reagir ao impacto económico do novo coronavírus sem comprometer a sustentabilidade das contas públicas, afirmando que o excedente orçamental "não é uma preocupação".

Mário Centeno falava aos jornalistas no Ministério das Finanças, após uma reunião por teleconferência do Eurogrupo, ao qual preside, sobre o surto de Covid-19.

O ministro considerou que "ainda é cedo para fazer contas" ao impacto na economia portuguesa relacionado com o surto de Covid-19 e sublinhou que o trajeto de consolidação das contas públicas "é uma realidade" que permite a Portugal "ter capacidade para reagir" a situações imprevistas "sem comprometer de maneira nenhuma a sustentabilidade" das finanças públicas.

Porém, Centeno disse que Portugal não hesitará em definir políticas se tal for necessário.

Questionado sobre se o excedente orçamental poderá estar em causa, o ministro respondeu: "Não é uma preocupação neste momento do ministro das Finanças nem do Governo, nós estamos certos que temos os meios para responder".

15h50 - Costa anuncia linha de crédito de 100 milhões de euros a empresas

O primeiro-ministro anunciou o lançamento de uma linha de crédito para apoio de tesouraria a empresas afetadas pelo impacto económico do surto do novo coronavírus, caso seja necessário, no valor inicial de 100 milhões de euros.

No debate quinzenal no parlamento, António Costa dedicou a sua intervenção inicial à epidemia de Covid-19, ressalvando que "o impacto económico para as empresas portuguesas tem sido moderado ou reduzido".

"Não se esperam quebras significativas nas cadeias de fornecimento de componentes, até porque a China está já a retomar a sua atividade industrial. Apenas no setor do turismo, viagens e eventos, tem havido uma quebra de procura e alguns cancelamentos, cujo impacto verdadeiramente dependerá da duração e da gravidade do surto epidémico", afirmou o chefe de Governo.

O primeiro-ministro salientou que o Governo continuará "monitorizar a situação e, se necessário", estará "em condições de lançar uma linha de crédito para apoio de tesouraria às empresas no valor inicial de 100 milhões de Euros".

15h49 - Lufthansa vai parar 150 aviões devido a queda no tráfego aéreo

A companhia aérea anunciou que vai imobilizar 150 dos seus aviões devido à queda no tráfego aéreo causada pelo surto do novo coronavírus, o Covid-19, segundo a agência France-Presse.

"Por causa da epidemia de coronavírus", o grupo deixará em terra "25 aeronaves de longo curso" e "125 aeronaves de curto e médio curso", disse um porta-voz do grupo aéreo à agência de notícias francesa.

Com uma frota de mais de 750 aeronaves, a Lufthansa, que opera várias de e para Portugal, já tinha decidido na sexta-feira a imobilização de 23 aviões de longo curso.

15h47 - Crescimento mundial em 2020 será inferior ao de 2019

O crescimento mundial será inferior em 2020 ao de 2019 devido ao impacto da epidemia do novo coronavírus, mas é "difícil prever quanto", afirmou hoje a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva.

A dirigente do FMI, que falava numa conferência de imprensa conjunta com David Malpass, seu homólogo do Banco Mundial, considerou que o contágio que atinge os circuitos de oferta e a procura "exige uma resposta a nível mundial".

Em janeiro, o FMI previa para 2020 um crescimento de 3,3%, acima dos 2,9% de 2019.

Os 189 países-membros do FMI prometeram hoje dar "todo o apoio necessário para limitar o impacto" da epidemia, em particular nos países mais vulneráveis, após uma teleconferência do comité monetário e financeiro internacional do Fundo.

"Pedimos ao FMI para utilizar todos os instrumentos financeiros à sua disposição para ajudar os países-membros que necessitem", refere um comunicado, no qual se diz também que há "confiança" em poder ultrapassar a crise e "restaurar o crescimento".

15h45 - Mais de 200 pessoas já abandonaram hotel em quarentena nas Canárias

As autoridades das Ilhas Canárias anunciaram que, até hoje ao meio-dia, 215 pessoas abandonaram o hotel no sul de Tenerife onde a totalidade dos hóspedes foi colocada de quarentena depois de detetado um caso de coronavírus.

Dos sete casos de pessoas infetadas nas Ilhas Canárias, seis estavam hospedadas no hotel, que tem estado isolado, com os hóspedes em quarentena, e o sétimo é uma mulher que reside em La Gomera (Espanha) e que deu positivo no teste após regressar à ilha depois de uma viagem à Itália.

Desde há duas semanas que os sete estavam hospitalizados, conforme o protocolo médico previsto, sendo testados periodicamente e, uma vez que tenham dois testes negativos, terão alta do hospital e poderão levar uma vida normal.

Mais de 700 clientes de 25 nacionalidades foram colocados em quarentena em 24 de fevereiro naquele estabelecimento hoteleiro de Tenerife, quando um médico italiano foi confirmado como estando infetado com o novo coronavírus.

Entretanto, o presidente do Governo regional das Canárias, Ángel Víctor Torres, disse na terça-feira que o arquipélago espanhol não voltará a colocar um hotel em quarentena por acolher uma pessoa infetada pelo coronavírus, considerando que "serão tomadas outras medidas".

15h30 - PM: "O pior vírus é o do alarme social"

O primeiro-ministro afirma que o país está dotado de enquadramento legal para tomar "medidas que se revelem necessárias para prevenir o contágio" num cenário de "transmissão comunitária" do COVID-19.

"Quer a Lei de Bases da Saúde, na sua base 34, quer a Lei 81/2009, preveem a possibilidade, a título excecional, de 'separação de pessoas que não estejam doentes (...) de forma a evitar a eventual disseminação da infeção ou contaminação'. Existe, pois, enquadramento legal para a adoção das medidas que se revelem necessárias para prevenir o contágio num cenário de transmissão comunitária do vírus", defendeu António Costa, no início do debate quinzenal Assembleia da República dedicado à epidemia do novo coronavírus.

Essas "medidas devem sempre observar o princípio da proporcionalidade, sendo adotadas de forma gradual e apenas em caso de necessidade", "até porque o pior vírus é mesmo o do alarme social", acrescentou.

"Quero, a este respeito, louvar o civismo que os portugueses têm demonstrado e o sentido de responsabilidade com que têm sabido lidar com este fenómeno. Quero também agradecer todo o empenho e mobilização dos profissionais de saúde, que pude testemunhar diretamente em várias ocasiões ao longo dos últimos dias, e manifestar plena confiança no seu trabalho", sublinhou o primeiro-ministro.

15h24 - OMS diz que novo coronavírus é mais mortal que a gripe regular

O diretor da Organização Mundial de Saúde revelou que o novo coronavírus é mais mortal que a gripe regular, já que ainda não há registos de alguém ter criado imunidade para o covid-19. De acordo com Tedros Adhanom Ghebreyesus, a taxa de mortalidade deste novo coronavírus é de 3,4 por cento, valor superior aos dois por cento que foram reportados recentemente.

"Enquanto várias pessoas conseguiram ganhar imunidade para a gripe regular, o Covid-19 é um vírus novo para o qual ninguém tem imunidade. Isso significa que muitas mais pessoas são susceptíveis à infeção e algumas vão sofrer de doença severa".

"Globalmente, 3,4 por cento dos casos reportados redundaram em vítimas mortais. Em comparação, a gripe regular mata menos de um por cento dos que são afetados", concluiu Ghebreyesus.

15h07 - Nova Iorque regista seis casos pelo novo coronavírus

Andrew Cuomo, governador de Nova Iorque, anunciou esta quarta-feira que o estado regista seis novos casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus.

Trata-se de uma mulher que trabalha no setor da saúde e que esteve em viagem pelo Irão, um advogado do condado de Westchester, a sua mulher, um filho e uma filha e o vizinho que conduziu o advogado ao hospital.

14h48 - Número de casos sobe no Reino Unido

O número de casos confirmados no Reino Unido por infeção pelo novo coronavírus subiu para os 85 esta quarta-feira. Este é o maior aumento no número de casos de um dia para o outro no país, desde que o surto foi identificado.

O Reino Unido contabilizava ontem 51 casos. Ainda não foram registadas vítimas mortais.

14h33 - Museu do Louvre reabre ao público

O museu mais visitado do mundo voltou a reabrir depois de ter estado fechado durante dois dias. Os empregados do edifício mostraram preocupações e não trabalharam nos últimos dias devido à disseminação do novo coronavírus.

No entanto, os empregados regressaram depois de os responsáveis pelo museu terem apresentado um plano de contingência.

14h28 - Segundo caso de infeção em instituições europeias

Uma fonte europeia anunciou esta quarta-feira que existe um segundo caso de infeção pelo novo coronavírus em instituições europeias.

Trata-se um funcionário do Conselho Europeu que contraiu o vírus na Bélgica. O caso foi detetado há alguns dias e o paciente está a receber tratamento médico.

14h08 - Governo garante que há reservas de equipamento de proteção individual

O Governo português garante que há reservas de equipamento de proteção individual. Uma reação que acontece depois de, ontem, a Organização Mundial de Saúde ter alertado para o esgotamento rápido do stock de produtos, como máscaras e luvas, por causa do novo coronavírus.
14h06 - Novo coronavírus atinge quase 70 países

Os números atualizados na manhã desta quarta-feira revelam 94.204 casos de infeção. Destes, 51187 casos são de doentes que já recuperaram da Covid-19. A doença já provocou 3219 mortos em todo o mundo, a maioria na China.

Na Coreia do Sul há mais de 500 novos casos só nas últimas 24 horas. Espanha superou a barreira dos 150 infetados.

A Organização Mundial de Saúde já confirmou que a taxa de mortalidade do coronavírus é superior à gripe sazonal.
 
14h04 - Novo coronavírus vai dominar debate quinzenal

As empresas públicas e as escolas têm até segunda feira para definirem os planos de contingência. O mesmo acontece na Assembleia da República, onde o coronavírus vai contaminar o debate quinzenal. António Costa vai revelar o plano de contingência do Governo.
14h02 - Portugal em fase de prevenção e contenção

O ministro da Administração Interna garante que a Comissão Nacional de Proteção Civil fica a funcionar em permanência. A prioridade do Governo é a rápida atualização dos planos de contingência. O plano de atuação pode vir a envolver os militares.
14h00 - Portugal regista cinco casos positivos

São agora cinco os casos positivos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal. O último foi detetado num homem de 44 anos que esteve em Itália e encontra-se internado no Hospital de São João, no Porto.
13h58 - Equipas de ciclismo em quarentena nos Emirados

As equipas francesas de ciclismo Cofidis e Groupama-FDJ vão ter de ficar de quarentena até 14 de março, num hotel dos Emirados Árabes Unidos, por suspeita de infeção pelo novo coronavírus numa prova de ciclismo.

13h55 - República Checa proíbe venda de máscaras ao público

O governo da República Checa proibiu a venda de máscaras ao público. A excepção é feita ao setor da saúde e instalações de cuidados sociais do país. De acordo com o executivo checo, a medida é uma tentativa para parar as pessoas de comprarem máscaras como um reflexo do pânico que sentem pelo surto do novo coronavírus.

A República Checa conta até agora com cinco casos confirmados.

13h33 - Israel pede quarentena para adeptos de futebol

O ministro da Saúde de Israel pediu que milhares de adeptos que estiveram na partida entre Hapoel Telavive e Maccabi Telavive se coloquem em quarentena nas próximas duas semanas.

Já foram confirmados 15 casos no país. Um dos adeptos que esteve na partida testou positivo para o novo coronavírus e as autoridades de saúde israelitas pedem que todas as pessoas que entraram pela mesma porta que o adepto infetado fiquem em quarentena.

A televisão israelita avançou que podem estar em causa mais de 5000 pessoas.

13h09 - Governo italiano vai fechar escolas e universidades

O governo italiano anunciou esta quarta-feira que todas as escolas e universidades no país vão fechar a partir de amanhã até ao meio do mês março, de acordo com notícias avançadas pela agência noticiosa ANSA.

A Itália, país europeu mais afetado pelo surto, já conta com mais de 2500 casos de pessoas infetados e tem 79 vítimas mortais devido ao novo coronavírus.

12h50 - Primeiro caso positivo nas instituições europeias sedeadas em Bruxelas

Um funcionário da Agência Europeia de Defesa é o primeiro caso confirmado de infeção pelo novo coronavírus nas instituições europeias sedeadas em Bruxelas.

O funcionário, o 25.º caso positivo por Covid-19 contabilizado na Bélgica, regressou de Itália em 23 de fevereiro passado, após passagens por Milão e Cortina. Está em auto- isolamento em casa, revelou a agência em comunicado.

12h45 - Plano de contingência na Presidência da República

A Presidência da República revelou já ter um plano de contingência para o Covid-19.

O plano inclui a disponibilização de dispensadores para fricção antisséptica das mãos (cerca de 90). Foram divulgadas ainda nos locais as normas de comportamento sanitário e de prevenção.

Estão já definidos os espaços que funcionam como áreas de isolamento.

Foi ainda criada uma estrutura de acompanhamento, encarregue de monitorizar a situação e propor as ações e procedimentos se houver necessidade.

12h30 -Ministro alemão da Saúde considera que novo coronavírus transformou-se em “pandemia mundial”

O governo alemão considera que o mundo está confrontado com uma “pandemia” de coronavírus e afirma que a situação é “muito séria”, agora que o número de infetados não para de crescer.

“A epidemia de coronavírus na China transformou-se em pandemia mundial”, declarou o ministro Jens Spahn perante o parlamento alemão.

12h18 - Reunião diária analisou reforço de stocks em 20%

A reunião diária sobre o Covid-19 analisou a forma de operacionalizar o reforço dos stocks de medicamentos, dispositivos médicos e equipamentos de proteção individual (EPI) em 20%.Os serviços do Ministério da Saúde discutiram ainda a adoção de procedimentos de aquisição mais céleres e a atualização permanente das listas dos produtos que as unidades de saúde necessitam.

Foi decidido que a Direção-Geral da Saúde e o Infarmed emitirão orientações relacionadas com a utilização da reserva de medicamentos, dispositivos médicos e EPI.

Foi ainda decidido reforçar os meios de comunicação da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Na reunião participaram responsáveis da Direção-Geral da Saúde (DGS), INFARMED, Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e da SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.

11h59 - Não há intenção de cancelar os Jogos Olímpicos

O presidente do comité organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio revelou que não há intenção de cancelar o maior evento desportivo à escala mundial, devido às preocupações mundiais com o novo coronavírus.

Yoshiro Mori declarou que não está a considerar a possibilidade de cancelar os Jogos Olímpicos e que ficou feliz pelas palavras de Thomas Bach, presidente do Comité Olímpico Internacional.

Bach mostrou confiança de que os Jogos Olímpicos se vão realizar e pede aos atletas que continuem a treinar para estar em Tóquio no verão.

11h50 - Ministro da economia diz não haver preocupações com abastecimento de medicamentos

O ministro da Economia afirmou não existirem "preocupações" ao nível do abastecimento e 'stocks' de produtos no setor farmacêutico.

"Tive ainda anteontem uma reunião com um conjunto de setores da economia portuguesa e do lado do setor farmacêutico e desta matéria, não há, neste momento, preocupações relativamente a abastecimento e stocks'", garantiu Pedro Siza Vieira.

11h42 - Irão. Número de mortos está perto da centena

O porta-voz do ministério da Saúde iraniano, Kianush Jahanpur, anunciou esta quarta-feira na televisão estatal que o Irão regista já 92 vítimas mortais e tem perto de 3000 infetados no país.

11h38 - Poluição na China diminui

Os níveis de poluição do ar na China diminuíram em fevereiro. Esta diminuição deve-se às medidas do governo chinês para conter o novo coronavírus.

A informação foi avançada pelo Serviço Copérnico de Monitorização da Atmosfera, que explicou a observação uma diminuição de partículas durante o mês de fevereiro em relação aos últimos três.

A análise realizada pelo Serviço mostra que existiu uma redução de 20 a 30 por cento na maior parte da China.

11h29 - Índia restringe exportação de ingredientes farmacêuticos

A Índia, o principal fornecedor mundial de medicamentos genéricos, restringiu a exportação de 26 ingredientes farmacêuticos e os medicamentos feitos a partir deles. A decisão foi tomada devido aos estragos que a disseminação do novo coronavírus pode causar nas cadeias de suplementos.

Os medicamentos restritos incluem o paracetamol, um dos analgésicos mais utilizados. Foram impostas restrições semelhantes relativamente ao antibiótico metronidazol, várias versões da vitamina B e oito outros produtos medicinais, anunciou o Governo indiano, citado pela agência Bloomberg.

11h27 - Alemanha proíbe exportações de material médico

A Alemanha anunciou esta quarta-feira que baniu as exportações de material médico para evitar escassez de máscaras, luvas e fatos, numa altura em que as autoridades médicas tentam conter a disseminação do novo coronavírus no país.

A decisão foi tomada pelo Gabinente de Emergência do governo, com a proibição a entrar em vigor de forma imediata.

11h20 - Putin não quer 'Fake News' na Rússia

Vladimir Putin acusou que várias notícias falsas sobre o o novo coronavírus estão a ser enviadas para a Rússia para causar o pânico no país.

O presidente russo instou o governo para que informe de forma correta os cidadãos sobre a situação do novo coronavírus na Rússia.

11h17 - Espanha. Menina de quatro anos infetada em Madrid

Uma menina de quatro anos em Espanha teve um teste positivo, de acordo com o La Vanguardia. Aconteceu na cidade de Madrid, depois de o seu pai ter sido diagnosticado com o novo coronavírus. O pai contraiu o vírus numa viagem a Bergamo, na Itália, no mês de feveireiro. Trata-se da primeira criança infetada no país vizinho.

A menina está sem sintomas e em quarentena com os pais e com evolução positiva. São mais de 150 casos registados em Espanha, sendo que pelo menos 56 estão na comunidade de Madrid.

10h45 - Feira em Hannover, Alemanha, cancelada

A Feira de comércio em Hannover, Alemanha, foi cancelada devido a preocupações com a disseminação do novo coronavírus. A organização anunciou esta quarta-feira que a feira foi adiada para julho, entre os dias 13 e 17.

10h39 - Irão. Casos em quase todas as províncias

O novo coronavírus já chegou a quase todas as províncias do Irão, anunciou o presidente Hassan Rouhani, no site da presidência.

"Esta doença é uma doença que alastra rápido. Já chegou a quase todas as províncias e num sentido é uma doença global".

10h32 - Novos casos confirmados na Índia

A ministra da Saúde indiana, Harsh Vardhan, anunciou em conferência de imprensa que existem 28 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. 

10h28 - Planos de contingência no setor público

Serviços públicos em Portugal vão ter cinco dias úteis para realizarem planos de contigência, de acordo com o semanário Expresso.

O Governo fez saber isto mesmo num despacho publicado para todos os funcionários públicos na segunda-feira e admite a suspensão de funcionamento de bares, cantinas, refeitórios e outros espaços comuns.

A ideia é conter a disseminação do novo coronavírus em Portugal, dando prioridade ao teletrabalho. Todos os planos de contigência têm de seguir as orientações da Direção-Geral de Saúde.

09h59 - Espanha. Congresso de oftalmologia cancelado em Burgos

A Sociedade Espanhola da Retina e Vítreo suspendeu o seu 24.º congresso, que deveria começar na quinta-feira em Burgos com a presença de mil oftalmologistas, para evitar a propagação do novo coronavírus entre os profissionais de saúde.

A decisão, anunciada hoje, segue as recomendações feitas na terça-feira pelo Ministério da Saúde espanhol na sequência do aumento dos casos de pessoas infetadas com o novo coronavírus.

Muitos dos participantes já tinham comunicado a sua impossibilidade de participar na reunião, em que estava prevista a presença de especialistas de Espanha e de países como os Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Bélgica e Egito, para apresentar os últimos avanços nos tratamentos em oftalmologia.

O conselho de administração da Sociedade Espanhola da Retina e Vítreo espanhola também comunicou a sua decisão de manter Burgos (norte interior de Espanha) como o local da reunião, que será realizada numa nova data a comunicar em breve.

09h30 - DGS confirma quinta caso positivo em Portugal

A Direção-Geral de Saúde confirmou a existência de um quinto caso positivo por infeção do novo coronavírus em Portugal.

Trata-se de um homem de 44 anos, com ligação epidemiológica a Itália e encontra-se no Hospital de São João. DGS avaçou que a situação clínica do paciente é estável.

09h27 - Alemanha. Número de casos confirmados sobe

A Alemanha reportou esta quarta-feira 44 novos casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus. A informação foi avançado pelo Instituto Robert Koch. Quinze dos 16 estados federais da Alemanha já têm casos registados, sendo que o estado da Renânia do Norte-Vestfália é o mais afetado.

A Alemanha já tem 240 casos confirmados do novo coronavírus, sendo que ainda não foi reportada uma vítima mortal.

09h22 - Coreia do Sul vai ter aplicação par controlar pessoas em quarentena

A Coreia do Sul vai criar uma aplicação para telemóveis baseada em registos de GPS para poder controlar todos os cidadãos que se encontrem em quarentena. A aplicação vai permitir saber se as pessoas que se encontram em quarentena saem do local designado e o sistema lançará um alarme sobre essa mudança.

A implementação da aplicação será feita até ao fim desta semana, especialmente na região de Daegu e na província de Gyeonsang, locais onde foram registados 90 por cento dos casos de infeção na Coreia do Sul. Estima-se que perto de 2300 pessoas estejam em quarentena só na região de Daegu.

09h10 - Iraque. Um morto no Curdistão Iraquiano

Um por