Reportagem
|

Covid 19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Luís Forra - Lusa

Os últimos dados da Direção-Geral da Saúde referem 14 vítimas mortais da Covid-19 em Portugal. O número de infectados subiu para mil e 600 - mais 320 que no sábado. Em todo o mundo estão registadas pelo menos 14.396 mortes e detetados mais de 324.290 casos de infeção em 171 países e territórios.

Mais atualizações


23h04 - Papa Francisco diz às empresas que despedir não é solução

O despedimento de trabalhadores "não é a solução" para salvar as empresas das dificuldades causadas a nível mundial pela pandemia do novo coronavírus, advertiu hoje em entrevista à televisão espanhola La Sexta o Papa Francisco.

"Uma empresa que despede para se salvar, não é a solução", realçou o pontífice, dizendo que não consegue imaginar as dificuldades pelas quais vão passar os empresários, devido à paralisação da atividade comercial provocada pela propagação à escala global do novo coronavírus.

Porém, o Papa disse que sabe "as dificuldades que vão passar o empregado, o operário, a empregada ou a operária" que forem despedidos devido à esperada acentuada quebra da atividade económica em todo o mundo.

O Papa Francisco, que falava por videoconferência, vincou que "mais do que despedir, há que acolher e fazer sentir que há uma sociedade solidária".

23h02 - Açores tentam evitar entrada de 15 açorianos que estiveram com infetados

A Autoridade de Saúde Regional dos Açores disse hoje estar em articulação com as autoridades nacionais para evitar a deslocação para a região de 15 açorianos que estiveram em contacto com pessoas com covid-19 num cruzeiro.

"Temos estado em articulação com as autoridades de saúde do continente, de modo a que, entretanto, estas pessoas sejam sinalizadas e identificadas a montante e consigamos evitar a sua deslocação para a Região Autónoma dos Açores. Esse trabalho está a ser feito e acredito que terá um bom desfecho", adiantou hoje o responsável pela Autoridade de Saúde Regional, Tiago Lopes, numa conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo.

23h00 - Brasil com 418 novos casos e sete mortos em 24 horas

As autoridades brasileiras anunciaram hoje que detetaram 418 novos casos nas últimas 24 horas, elevando o número total de contágios para 1.546, enquanto o número de mortos subiu para 25, depois de sete novas fatalidades pela covid-19.

O anúncio foi hoje feito pelo Ministério da Saúde brasileiro, em conferência de imprensa, expondo um aumento relativo de 37% das infeções totais face aos dados de sábado e de 39% face ao número de mortos anunciado no mesmo dia.

Os estados de São Paulo (631 casos) e Rio de Janeiro (186) continuam a ser os mais afetados, sendo os únicos a registar vítimas mortais.

São Paulo soma 22 das 25 mortes e todas as sete novas mortes, tratando-se de cinco homens e duas mulheres com idades entre os 76 e os 96 anos, segundo a Secretaria de Estado da Saúde.

O estado de Roraima, na região norte, registou os seus primeiros casos (dois), o que significa que todos os 27 estados brasileiros detetaram agora a covid-19.

22h42 - Número de infetados sobe para nove na Madeira

A Madeira tem nove casos confirmados de covid-19, mais um do que no sábado, informou hoje o Instituto de Administração da Saúde da região autónoma (IASAÚDE), indicando que os doentes se encontram estáveis.

"Os casos confirmados são três doentes do género masculino e seis doentes do género feminino", disse a vice-presidente do IASAÚDE, Bruna Gouveia, em videoconferência, no Funchal, referindo que têm idades compreendidas entre os 60 e os 79 anos.

Quatro doentes são cidadãos dos Países Baixos e cinco são portugueses residentes na Madeira.

22h36 - República Checa anuncia a primeira vítima do novo coronavírus

A República Checa registou hoje a primeira morte devido ao novo coronavírus, anunciou o ministro da Saúde, Adam Vojtech, numa mensagem na rede social Twitter.

"O primeiro doente do novo coronavírus morreu na República Checa", disse Vojtech.

O ministro acrescentou: "O homem de 95 anos foi hospitalizado em 18 de março quando deu positivo. Ele também sofria igualmente de outros problemas de saúde".

A República Checa, país membro da União Europeia com 10,7 milhões de habitantes, registou até agora 1.120 casos confirmados de covid-19, dos quais seis já estão curados.

Vojtech afirmou hoje que 74 pessoas com covid-19 foram internadas, das quais 19 nos cuidados intensivos.

22h30 - Câmara da Feira lança linhas telefónicas de apoio psicológico e social

O Município de Santa Maria da Feira, contíguo ao de Ovar, que se encontra desde quarta-feira sob cerco sanitário, anunciou hoje a abertura de linhas telefónicas de apoio psicológico e social à população.

Segundo o presidente da Câmara da Feira, que regista já mais de 40 casos de infeção por covid-19 entre quase 140.000 habitantes, as duas linhas estarão operacionais a partir das 09:00 desta segunda-feira e visam garantir à comunidade acompanhamento profissional por técnicos especializados.

"Há pessoas mais fortes, umas que ficam em pânico, outras que perdem o controlo e a situação mais delicada é a da população idosa, que, de repente, se vê sem as suas pequenas rotinas, que eram a única coisa que tinham no seu dia-a-dia", diz Emídio Sousa citado pela Lusa.

O novo serviço da autarquia pretende assim dar algum conforto "às pessoas que se sentem mais isoladas e amedrontadas, ajudando-as a sentirem-se socialmente integradas enquanto esta crise durar".

22h12 - Madeira cria linha de apoio às empresas regionais no valor de 100 milhões de euros

O Governo da Madeira anunciou hoje a criação de uma linha de apoio às empresas regionais no valor de 100 milhões de euros, bem como a isenção do pagamento de rendas habitacionais e de mensalidades nos estabelecimentos de ensino.

22h02 - Coronavírus já causou mais de 14.300 mortes em todo o mundo

Segundo o novo balanço da agência France-Presse,já há pelo menos 14.396 mortes em todo o mundo, depois de ter sido identificado pela primeira vez em dezembro o novo coronavírus, e detetados mais de 324.290 casos de infeção em 171 países e territórios.

21h52 - TAP vai reduzir a atividade a partir desta segunda-feira

A TAP reduz a partir de amanhã a atividade. Com a pandemia a companhia cortou nos destinos. A redução vai ser maior do que os 15 previstos já que países como Angola, Cabo Verde, São Tomé ou Brasil não estão a aceitar voos.


21h51 - Quem entra por via terrestre ainda não faz qualquer tipo de registo sanitário

Nas fronteiras terrestres, quem entra em Portugal não está a ser alvo de controlo sanitário. Os motoristas de transportes e mercadorias que entram em Vilar Formoso estão preocupados. Dizem que passam por países com muitos casos e receiam regressar a casa infectados.


21h50 - Isolamento social foi quebrado por muitos para passear junto às praias

Em pleno estado de emergência e com as restrições impostas para combater a propagação do novo coronavírus, algumas marginais do norte do país estiveram repletas de pessoas este domingo. Como medida radical, na Póvoa de Varzim, a marginal foi fechada ao trânsito e a PSP controlou a entrada de pessoas na cidade.


21h48 - Fármaco para a malária vai ser usado num ensaio clínico

Um fármaco usado para a malária vai ser testado num ensaio clínico europeu. Em Portugal, a cloroquina e a hidroxicloroquina também estão a ser utilizadas como tratamento em alguns doentes em estado grave infetados com a Covid-19.

21h46 - Cruz Vermelha criou movimento para combate à pandemia

A Cruz Vermelha criou um movimento para ajudar neste combate à pandemia. Chama-se Eu apoio Quem Ajuda. O hospital da Cruz Vermelha está totalmente reservado para receber doentes com covid-19.

21h45 - Algarve instala centro de despistagem

No Algarve, foi instalado um centro de despistagem para suspeitos de Covid-19. Por dia, podem ser feitas trezentas recolhas que depois serão analisadas no laboratório de saúde pública.


21h43 - Mundo regista mais de 320 mil infetados pelo novo coronavírus

Em todo o mundo, estão registados cerca de 340 mil casos de infecção com o novo coronavírus. Quase 14 mil e quinhentas pessoas já morreram. Da Ásia às Américas, apertam-se as medidas de contenção. A Coreia do Sul, registou nas últimas 24 horas menos casos. Já os Estados Unidos da América aprovaram um novo teste cujos resultados são mais rápidos.


21h41 - Número de infetados e mortos continua a subir na Europa

Angela Merkel está em quarentena depois ter estado em contacto com um médico infetado. A Grécia, apertou as regras. A partir de amanhã o isolamento é obrigatório e só se poderá sair com justificação. Em Itália, este domingo, morreram mais 651 pessoas. São agora 5476 as vítimas mortais do novo coronavírus.

Em Espanha morreram mais 394 pessoas elevando para mil 1720 as mortes. E em França há de novo, este domingo, mais 112 mortos para um total de 674 óbitos.

21h39 - Portugueses que saíram do navio de cruzeiro já foram testados

Todos os cidadãos portugueses e com autorização para residir em Portugal já foram testados e encontram-se à espera dos resultados. Quem não tiver teste positivo ao novo coronavírus poderá desembarcar. Todos as outras pessoas que estão no navio serão repatriadas.


21h31 - Navio de cruzeiro com destino a Itália aportou em Lisboa

Atracou no Porto de Lisboa um navio cruzeiro com1300 passageiros. Os 27 portugueses que estavam a bordo regressam a casa depois dos testes à Covid-19. Os restantes passageiros, de 38 nacionalidades, vão ser repatriados. viagem nem chegou a meio.
O destino final era itália.

21h27 - Situação em Portugal

O novo coronavírus já provocou 14 vítimas mortais em Portugal. O número de infectados subiu para mil e 600. São mais 320 que ontem.
Estão internadas 169 pessoas, 41 estão nos cuidados intensivos.

O Norte e Lisboa e Vale do Tejo são as regiões com mais casos.

As autoridades avisam que disciplina do isolamento associada ao estado de emergência, tem de ser respeitada.

21h23 - Marrocos decreta um mês de confinamento domiciliário

O Governo de Marrocos, reunido em conselho extraordinário, decretou hoje um mês de confinamento domiciliário como medida de combate ao novo coronavírus, que infetou já 109 pessoas no país, sendo que duas delas morreram.

O confinamento arrancou na sexta-feira, 20 de março, e termina em 20 de abril, período durante o qual somente uma pessoa por família pode sair de casa, desde que tenha consigo uma permissão assinada pela autoridade do seu bairro.

20h59 - Detidas sete pessoas por desobediência às medidas de emergência nacional

Sete pessoas foram detidas hoje pelas forças de segurança por crime de desobediência no âmbito do estado de emergência, disse o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

"Verificaram-se sete detenções por constatação de factos que constituem crime de desobediência", anunciou o governante, em conferência de imprensa após a primeira reunião da Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência.

Uma das detenções "foi um caso particularmente grave de violação do dever de confinamento", enquanto os restantes seis casos "deveram-se a situações de incumprimento das indicações das forças de segurança relativamente a comportamentos ou relativamente a situações de circulação ou de prática de ajuntamentos não admissíveis", concretizou Eduardo Cabrita.

20h48 - GNR chamada a aldeia de Mangualde por causa de missa

A GNR foi hoje chamada a uma aldeia de Mangualde por ter sido celebrada uma missa durante a manhã e alertou o padre para suspender as celebrações face à pandemia da covid-19, informou o Comando Territorial de Viseu.

20h44 - Utentes de lar de Famalicão transferidos para hospital militar do Porto

Os utentes do lar de Famalicão que no sábado ficou sem funcionários devido à covid-19 vão hoje ser transferidos para o Hospital Militar do Porto, revelou à Lusa fonte oficial da autarquia famalicense.

20h00 - Repatriamento de cabo-verdianos começa na segunda-feira

Os cabo-verdianos retidos em Portugal, no Brasil e nos Estados Unidos começam na segunda-feira a ser repatriados para Cabo Verde em voos fretados pelo Estado, anunciou hoje o Governo, que prevê até quarta-feira o repatriamento dos turistas estrangeiros no arquipélago.

19h58 - Isolamento profilático de enfermeiros descontado nas horas extras

A Ordem dos Enfermeiros (OE) denunciou hoje que há instituições de saúde que estão a obrigar os enfermeiros que se encontram em isolamento profilático a converter esses dias em férias ou a descontar no banco de horas extraordinárias.

"Isto é inadmissível. Estamos em estado de emergência devido a uma pandemia e a organização passa por equipas de enfermeiros que estão de prevenção renderem os outros que estão trabalhar. Não pode haver contagem de horas ou desconto de dias de férias", criticou o vice-presidente da Ordem dos Enfermeiros Luís Filipe Barreira, em declarações à agência Lusa.

"Neste período de pandemia, os enfermeiros são obrigados a ter total disponibilidade. Pedimos organização de equipas de trabalho para que a segurança dos profissionais esteja garantida e evitar-se o risco de muitos profissionais ficarem infetados. Os enfermeiros que estão em casa não estão de férias", disse este responsável à agência Lusa.

19h51 - Câmara de Coimbra pediu intervenção da PSP face a aglomerado de pessoas no Choupal

A Câmara de Coimbra pediu hoje a intervenção da PSP depois de ter tido conhecimento de um aglomerado de pessoas na Mata Nacional do Choupal e apelou à população para se recolher face à pandemia de Covid-19.

"Tendo chegado ao conhecimento da Câmara Municipal de Coimbra de um grande aglomerado de pessoas na Mata Nacional do Choupal, informa-se que o presidente da Câmara solicitou a intervenção das autoridades policiais, tendo em consideração as regras determinadas pelo Estado de Emergência que foi decretado", informou hoje a autarquia, na sua página de Facebook.


Segundo fonte oficial do município, a autarquia tomou conhecimento da situação durante a tarde, através das redes sociais e de alguns contactos diretos, tendo chamado a PSP para "dar cumprimento às regras do Estado de Emergência".

19H40 - Comité Olímpico Internacional decide em quatro semanas se adia Tóquio2020

O Comité Olímpico Internacional (COI) vai deliberar num período de quatro semanas sobre a realização dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, devido à pandemia de Covid-19, com o adiamento na agenda, mas não o cancelamento, revelou hoje o organismo.



19h34 - França ultrapassa 16 mil casos e regista 674 mortos

O diretor-geral da Saúde francês, Jérôme Salomon, anunciou hoje que o país tem 16.018 casos de covid-19, 674 mortos e que uma destas vítimas mortais é um médico infetado com o vírus.

Há 7.240 pessoas hospitalizadas e 1.746 destes pacientes estão nos cuidados intensivos, um número que Salomon compara ao nível total de um pico de gripe durante cerca de três a quatro meses.

19h27 - Mais de 100 mortos nas últimas 24 horas nos Estados Unidos

Mais de 100 pessoas morreram devido ao novo coronavírus nos Estados Unidos nas últimas 24 horas, elevando para 389 o número de óbitos, contra 278 à mesma hora de sábado, de acordo com a universidade Johns Hopkins.

Os Estados de Nova Iorque (114 mortos), de Washington (94) e da Califórnia (28) são o centro da epidemia de covid-19 que já infetou cerca de 30.000 pessoas nos Estados Unidos.

19h26 - Senador do Kentucky dá positivo no teste do novo coronavírus

O senador do Kentucky, Rand Paul, revelou hoje que acusou positivo no teste feito à covid-19, sendo o primeiro membro do Senado norte-americano a assumir que foi infetado pelo novo coronavírus.

O republicano fez o anúncio na rede social Twitter, realçando que está em quarentena e se sente bem.

19h25 - "Até ao momento" não há infetados ou casos suspeitos em navio atracado em Lisboa

Até ao momento não existe qualquer passageiro do navio de cruzeiro que chegou a Lisboa com covid-19, ou algum caso suspeito, e depois de desembarcados os portugueses ficarão em quarentena, indicou hoje o Porto de Lisboa.

"Até ao momento, e já a navegar há 10 dias em alto mar, não existe nenhum passageiro com Covid-19 a bordo, ou mesmo algum caso suspeito", é referido num comunicado do Porto de Lisboa.

19h22 - Primeira vítima mortal em Andorra e 122 casos confirmados

Andorra registou hoje a primeira morte devido ao novo coronavírus, um homem de 88 anos com patologias prévias de "extrema gravidade".

O número de infetados subiu hoje para os 112, estando 15 pessoas hospitalizadas.

19h17 - Angela Merkel contactou com médico infetado e vai ficar em quarentena

A chanceler alemã, Ângela Merkel, esteve em contacto na sexta-feira com um médico que testou positivo para o novo coronavírus e "decidiu ficar imediatamente em quarentena" em casa, anunciou hoje o porta-voz do governo alemão.

A chanceler foi "informada que um médico que lhe tinha dado uma vacina contra infeções pneumocócicas na sexta-feira à tarde estava positivo" para o novo coronavírus, indicou Steffen Seibert num comunicado.

Merkel "será testada nos próximos dias" para saber se foi contagiada, adiantou o porta-voz.

A chanceler, 65 anos e à frente do governo alemão desde 2005, "prosseguirá as suas atividades oficiais em quarentena no domicílio" em Berlim, disse ainda Seibert.

19h15 - Mónaco impõe recolher obrigatório a partir das 22 horas

O governo do Mónaco revelou hoje que, a partir das 22h00 e "até nova ordem", impõe um toque de recolher noturno até às 05h00 locais para travar o avanço do coronavírus no principado, onde já existem 18 casos confirmados.

18h58 - Pousada da Juventude de Ovar vai acolher centro de vigilância para infetados

A Câmara Municipal de Ovar anunciou hoje que a Pousada da Juventude local funcionará como centro de vigilância ativa para infetados com a Covid-19 que não precisem de internamento hospitalar e que não possam garantir o devido isolamento doméstico.

18h56 - Alemanha proíbe durante 15 dias que se juntem na rua mais de duas pessoas

A chanceler alemã, Angela Merkel, e os líderes dos estados federados do país decidiram hoje proibir durante duas semanas os ajuntamentos na rua de mais de duas pessoas, uma medida que visa conter a propagação da covid-19.

"Há que reduzir absolutamente aos mínimos todos os contactos", realçou Merkel à imprensa, alertando que festas ou outro tipo de convívios são "absolutamente inaceitáveis".

Os alemães podem sair à rua com outra pessoa, mas, caso se trate de um agregado familiar, o número de pessoas pode ser ampliado.

De resto, continua a ser possível seguir "para o trabalho ou ao médico", informou a líder alemã, bem como praticar desportos ao ar livre de forma individual.

18h54 - Unidade de cuidados continuados de Resende em isolamento após caso positivo

Uma mulher internada na unidade de cuidados continuados da Santa Casa da Misericórdia de Resende está infetada com o novo coronavírus, facto que levou ao isolamento da instituição, anunciou hoje o município.

O caso foi confirmado no sábado, depois de a mulher, com falência respiratória, ter sido encaminhada na sexta-feira para o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, referindo que este foi o primeiro caso no concelho.

Segundo o autarca, assim que foi confirmado o caso, procedeu-se ao isolamento da unidade, havendo um acompanhamento dos restantes 13 doentes, que farão na segunda-feira os testes laboratoriais para determinar se também estarão infetados.

18h53 - Vinte e três mortos e 83 feridos na cadeia colombiana de Modelo

Pelo menos 23 presos morreram e 83 ficaram feridos na prisão de Modelo, em Bogotá, durante os motins que decorreram em várias cadeias colombianas em protesto contra a falta de proteção contra o novo coronavírus.

Segundo a ministra da justiça, o resultado da tentativa de fuga da cadeia de Modelo provocou a morte a 23 presos e ferimentos em outros 83.

Dos 83 feridos, 32 estão em estado grave e estão internados no hospital.

As primeiras mortes na Colômbia por covid-19 foram anunciadas no sábado e os últimos dados apontam para pouco mais de 230 casos da covid-19.

18h49 - Macau anuncia mais cinco casos e eleva total para 22

As autoridades de Macau anunciaram hoje cinco novos casos da covid-19 no território, entre eles um estudante português de 20 anos, aumentando para 22 o número de infetados, com dez pessoas a receberam alta hospitalar.

18h43 - Tenor espanhol Plácido Domingo está infetado

O tenor espanhol Plácido Domingo anunciou hoje que está infetado com o novo coronavírus, disse que ficará em isolamento "o tempo que for necessário" e apelou à adoção de medidas que impeçam a propagação da pandemia.

Numa publicação na rede social Facebook, Plácido Domingo considerou ser "uma obrigação moral anunciar" que está infetado pela covid-19.

"Eu e a minha família vamos continuar, individualmente, isolados, o tempo que for necessário", lê-se no texto divulgado pelo tenor espanhol.

18h37 - Grécia em confinamento geral a partir de segunda-feira

A Grécia entrará em isolamento geral "a partir de segunda-feira" para tentar conter a disseminação do novo coronavírus, anunciou hoje o primeiro-ministro, Kyriakos Mitsotakis.

"Ordenei que todas as medidas apropriadas fossem tomadas para impor a proibição de movimento desnecessário em todo o país a partir das 06h00 (04h00 em Lisboa) de segunda-feira", indicou o chefe do governo numa mensagem dirigida à nação transmitida pela televisão.

"Nas ruas, só poderão circular os que vão trabalhar, ao médico, ou ter com alguém que precise de ajuda, comprar comida ou medicamentos, passear os animais domésticos ou fazer exercício físico sozinhos ou com mais uma pessoa", precisou Mitsotakis.

À semelhança de outros países que impuseram o confinamento geral, os cidadãos gregos que se desloquem devem ter consigo o bilhete de identidade ou passaporte e um justificativo da deslocação.

18h33 - Portugal avança com ajudas estatais de 3 mil milhões de euros para PME afetadas

A Comissão Europeia deu hoje `luz verde` a ajudas estatais de Portugal, no valor de três mil milhões de euros, para pequenas e médias empresas de setores como turismo e restauração, afetadas pela pandemia de Covid-19.

18h30 - PSP com abordagem pedagógica e a evitar contactos a menos de cinco metros

Os agentes da PSP que fiscalizam o cumprimento das medidas restritivas, impostas pelo estado de emergência, têm ordens para abordar os cidadãos de forma pedagógica e evitar o contacto a menos de cinco metros.

18h28 - Região de Coimbra apela a mais testes de despistagem

residente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra mostrou-se hoje preocupado com o aumento do número de casos da covid-19 e instou a Administração Regional de Saúde do Centro a realizar mais testes de despistagem.

Em comunicado, a CIM de Coimbra informa que o seu presidente, José Carlos Alexandrino, "tem estado em contacto permanente com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, com as entidades de proteção civil e com os 19 presidentes dos municípios desta região", advogando que, "face ao aumento registado de casos positivos, é urgente tomar medidas no que toca a aumentar a capacidade de realização de testes".

Citado na nota, o responsável defende que "se deve seguir a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que, através do seu diretor geral, Tedros Ghebreyesus, no dia 16 de março, deu a indicação de que só com testes de despistagem em massa e com medidas de isolamento será possível conter a pandemia" da covid-19.

Apelou, por isso, à ARS do Centro, para alargar os testes de deteção do novo coronavírus.

18h18 - Lojas CTT em funcionamento mas com horário reduzido

As lojas CTT vão funcionar nos dias úteis entre as 09h00 e as 13h30, com exceção das que estão inseridas nos espaços comerciais e aeroportos, assegurando a prestação de serviços, mas mitigando as hipóteses de contágio, foi anunciado.

"Esta alteração visa a proteção dos colaboradores e dos clientes, mitigando as hipóteses de contágio, não obstante estarem a ser seguidas as recomendações da Direção-Geral da Saúde", explicaram, em comunicado, os Correios.

Porém, nos centros comerciais e nos aeroportos, as lojas vão funcionar de acordo com o horário aplicável no espaço em causa.

Segundo os CTT, a loja do Aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, nos Açores, do El Corte Inglês, em Lisboa, da Loja do Cidadão de Lisboa e de Odivelas estarão fechadas.

18h05 - Itália aloca 50 milhões de euros para fabrico imediato de ventiladores e máscaras

A Comissão Europeia aprovou hoje uma ajuda estatal de Itália, o país europeu mais afetado pela covid-19, de 50 milhões de euros para apoiar o fabrico imediato de dispositivos médicos como ventiladores e equipamentos de proteção como máscaras.

"A Comissão Europeia aprovou um auxílio estatal de Itália de 50 milhões de euros para apoiar a produção e o fornecimento de dispositivos médicos, como ventiladores, e equipamentos de proteção individual, como máscaras, óculos, aventais e roupas de segurança", anunciou o executivo comunitário numa informação hoje divulgada no seu `site`.

De acordo com Bruxelas, esta ajuda estatal de Roma visa "fornecer o tratamento médico necessário para os infetados, enquanto protege os operadores de saúde e os cidadãos".

17h55 - Chefe da diplomacia da República Dominicana está infetado

O chefe da diplomacia da República Dominicana, Miguel Vargas, anunciou hoje que foi infetado com o novo coronavírus, tendo o país registado mais 80 por cento de casos nas últimas 24 horas.

"Hoje recebi os resultados do teste para a covid-19 e deu positivo, embora não tenha sintomas. Exorto os dominicanos a seguirem as instruções de saúde e o protocolo estabelecido, com Deus seguiremos em frente", disse Vargas através da rede social Twitter.

17h51 - Irão recusa ajuda dos Estados Unidos da América para combater pandemia

O Guia Supremo do Irão recusou hoje a ajuda dos Estados Unidos da América no combate à pandemia de covid-19, justificando a posição com uma teoria da conspiração de que o vírus poderá ter sido fabricado pelos norte-americanos.

17h29 - Valença preparada para receber emigrantes em "segurança"


17h26 - Plataforma "Estamos abertos" mostra o comércio que está a funcionar em Lisboa

Uma plataforma com informação sobre os estabelecimentos comerciais que estão abertos em Lisboa durante o estado de emergência foi hoje lançada pela Câmara da capital, que também articulou um serviço de entregas em colaboração com a Autocoope e a Kapten.

A plataforma de restauração e comércio "Estamos abertos", que estará em permanente atualização, foi criada pela Câmara de Lisboa, em parceria com a AHRESP - Associação da hotelaria, restauração e similares de Portugal, a UACS - União de Associações do Comércio e Serviços e as Juntas de Freguesia.

Segundo informações disponíveis no 'site' da autarquia, para apoiar as entregas ao domicílio pelo comércio local, o município também articulou com a Autocoope (táxis) e a plataforma Kapten (TVDE - transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica) um serviço de entregas que irá vigorar durante o estado de emergência decretado devido à pandemia da covid-19.

17h22 - UE acompanha desenvolvimento do surto em África

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, garantiu hoje que a União Europeia (UE) está a acompanhar os desenvolvimentos do surto de Covid-19 no continente africano, assegurando solidariedade perante um "vírus sem fronteiras".

"Assegurei aos meus homólogos mauritano e nigeriano a atenção que a UE está a prestar ao desenvolvimento da pandemia de Covid-19 em África", indica o responsável, numa publicação feita na rede social Twitter.

Segundo Charles Michel, "perante um vírus sem fronteiras, a ação faz tem sentido se for coordenada, assim como a solidariedade só tem sentido se for global".

17h15 - Itália registou 651 mortos em 24 horas

A Itália registou mais 651 mortos pela covid-19 nas últimas 24 horas, elevando o número total de vítimas mortais para 5.764, segundo os números indicados hoje pela proteção civil italiana.

As autoridades italianas anunciaram mais 5.560 casos positivos pelo novo coronavírus, o que representa um aumento de cerca de 10% do número de infetados, que agora se cifra em 59.158.

17h04 - Polícia sul-africana impede entrada de turistas na fronteira com Moçambique

A polícia sul-africana impediu hoje a entrada na África do Sul de um grupo de turistas provenientes de Moçambique através da fronteira comum na província de Mpumalanga.

17h00 - Suspensa circulação de comboios de longo curso em Moçambique

A empresa dos Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) vai suspender a circulação de comboios de longo curso a partir de segunda-feira, para prevenir a Covid-19, anunciou em comunicado.

"A partir de segunda-feira, dia 23 de março, ficam cancelados todos os comboios de passageiros de longo curso" entre Maputo e as estações de Ressano Garcia, Goba e Chicualacuala, bem como entre a Beira e as estações de Moatize e Marromeu.

Vão continuar a circular composições interurbanas, mas com a lotação máxima de 50 pessoas por carruagem.

16h58 - Freguesias apelam às famílias para evitarem deslocações para o interior

O presidente da Associação Nacional de Freguesias (Anafre), Jorge Veloso, considera que as pessoas dos grandes centros urbanos e emigrantes devem evitar, neste momento, deslocações para o interior.

"Terá que haver bom senso e cuidado. As pessoas que estão nos centros urbanos, onde haverá maior concentração de pessoas infetadas, não sendo uma situação de extrema urgência, devem permanecer em casa e não se deslocar para outros locais, especialmente para o interior", disse Jorge Veloso, citado pela agência Lusa.

Para o presidente da Anafre, quer emigrantes quer pessoas do centro urbano devem evitar deslocar-se para as aldeias do interior, onde há uma maior percentagem de população envelhecida e, por conseguinte, de risco.

16h55 - Ministro francês da Saúde pouco favorável a enviar atletas para Tóquio2020

O ministro francês da Saúde, Olivier Véran, expressou a sua vontade contrária à ideia de enviar atletas para o Japão, para participarem nos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

"Se, como ministro da Saúde, me compete pedir o adiamento dos Jogos Olímpicos? Não. Se me vejo a enviar os atletas (franceses) para o Japão e a pedir-lhes que se preparem o melhor possível? A resposta é não", afirmou Véran.

A voz do governante francês juntou-se hoje à de outros responsáveis e organizações, não apenas do meio desportivo, que já se manifestaram favoráveis ao adiamento de Tóquio2020, apesar de governo japonês e COI manterem a intenção de organizar os Jogos nas datas previstas.

16h49 - Estados Unidos autorizam teste que permite resultados em 45 minutos

A agência norte-americana do medicamento (FDA, em inglês) autorizou hoje o uso de um teste ao novo coronavírus cujos resultados estão prontos em cerca de 45 minutos, esperando-se que este chegue ao mercado nos próximos dias.

De acordo com a agência EFE, que cita um comunicado da Food and Drug Administration (FDA), o secretário de Saúde e Serviços Humanos norte-americano, Alex Azar, refere que este teste vai ser capaz de permitir aos cidadãos dos Estados Unidos da América "resultados em questão de horas, em vez de dias".

Segundo esta empresa, passa a ser possível fazer o teste, e respetivo diagnóstico, no local onde os cidadãos são atendidos, o que reduz consideravelmente o tempo de espera dos resultado, que será de "aproximadamente 45 minutos".


16h47 - Lares estão a maximizar capacidade para admitir utentes

A Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade (CNIS) revelou que os lares estão a maximizar e potenciar "o mais que podem" a sua capacidade para admitir ou acolher utentes de instituições com casos positivos de Covid-19.

16h40 - Presidente do Brescia diz que "época acabou" e que importante é "sobreviver"

O presidente do Brescia, Massimo Cellino, afirmou que a "época (2019/20) de futebol acabou" em Itália, o país mais afetado pela pandemia de covid-19, e sublinhou que o mais importante neste momento é "sobreviver".

"Não podemos pensar quando vamos recomeçar, mas sim em sobreviver. E quando falamos de futebol, tudo deve ser adiado para a próxima temporada. Vamos ser realistas, porque este vírus é a peste", disse Cellino, de 63 anos, em entrevista ao jornal desportivo transalpino Corriere dello Sport.

16h35 - Emirates suspende todos os voos de passageiros a partir de quarta-feira

A companhia aérea Emirates vai suspender todos os voos de passageiros a partir de quarta-feira, devido à pandemia de covid-19, só devendo voltar a operar quando as fronteiras foram reabertas e a "confiança regressar".

16h28 - Bolsonaro anula ordens de governos estaduais que implementava restrições aeroportuárias

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, anulou as ordens dos governos estaduais de restringir os voos nos aeroportos e as ligações rodoviárias entre estados. Só em São Paulo há 1200 infetados e 18 mortos por Covid-19.
Bolsonaro acusa os governadores de aproveitamento politico.

A maioria dos brasileiros aprova o isolamento temporário em casa devido à covid-19, revela uma sondagem hoje divulgada, um dia depois da quarentena decretada para o Estado de São Paulo, que entra em vigor na terça-feira.


16h25 - Maioria dos brasileiros a favor do isolamento em casa

A maioria dos brasileiros aprova o isolamento temporário em casa devido à covid-19, revela uma sondagem hoje divulgada, um dia depois da quarentena decretada para o Estado de São Paulo, que entra em vigor na terça-feira.

16h10 - Moçambique anuncia primeiro caso de infeção

O ministro da Saúde moçambicano revelou este domingo que foi confirmdado o primeiro caso positivo de Covid-19 em Moçambique.

Trata-se de um homem com mais de 65 anos, moçambicano que chegou ao país, em meados deste mês de março vindo do Reino Unido.

15h55 - Acessos à Póvoa de Varzim controlados pela PSP

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim anunciou hoje que todos os acessos à cidade através de automóvel estão a ser controlados pela PSP, após "desrespeito ao Estado de Emergência".

"Face ao comportamento inconsciente que assistimos esta manhã na cidade, num desrespeito do Estado de Emergência que vigora em todo o país, o município é obrigado a atuar de forma rigorosa para que todos adotem comportamentos adequados com a imposição declarada de isolamento social, salvo as exceções estipuladas pelo decreto governamental", pode ler-se num comunicado da Câmara da Póvoa de Varzi, divulgado nas redes sociais.



15h46 - O calor elimina o novo coronavírus?

A pneumologista Raquel Duarte responde a perguntas sobre o novo coronavírus, na RTP.


15h31 - Atletas do projeto olímpico podem treinar ao abrigo de "quadro de exceção"

Os atletas de alto rendimento, incluindo os integrados no programa olímpico para Tóquio2020, poderão treinar ao ar livre ou em instalações já testadas, ao abrigo de um "quadro de exceção", anunciou hoje o Comité Olímpico de Portugal (COP).


Os treinos, que eram uma reivindicação do COP e dos atletas perante a situação atual, provocada pela pandemia de covid-19, devem agora decorrer na via pública, sendo de curta duração, ou em algumas instalações preparadas para o efeito.

15h23 - Despiste não é obrigatório para óbitos certificados em casa

A realização de testes de despiste da covid-19 não é obrigatória nas autópsias das pessoas que morrem em casa, ficando esta à consideração do médico que certifica o óbito, esclareceu hoje a diretora-geral da Saúde.

Quando se trata de uma pessoa que morreu em casa e estava "acamada há muito tempo, com uma doença terminal e que não tinha nenhum dos sintomas, não será obrigatório", explicou Graça Freitas, que falava aos jornalistas, em Lisboa.

Porém, se a pessoa em causa morreu com uma sintomatologia compatível à provocada pelo novo coronavírus, "caberá ao médico que certifica o óbito decidir se é necessário ou não fazer".

15h09 - Ministro da Educação agradece a professores, famílias e pessoal não docente

O ministro da Educação recorda que só passaram cinco dias desde que foi feita a interrupção das atividades letivas e não letivas presenciais. Tiago Brandão Rodrigues deixa um agradecimento aos professores, pessoal não docente e famílias pela forma como está a enfrentar a situação.

Em relação ao facto de a interrupção do ano letivo se prolongar até junho, uma hipótese colocada em cima da mesa pelo primeiro-ministro, Tiago Brandão Rodrigues frisa que quem norteia as atividades humanas "são as autoridades de saúde".
"Não nos podemos esquecer que tido o que fazemos está norteado pelo conhecimento cientifico e pelo que vai acontecendo no dia a dia. Obviamente que o Ministério da Educação e cada uma das escolas tem-se feito cenários", acrescentou o ministro da Educação em entrevista à RTP.

Para o governante, "seria completamente irresponsável dar agira indicações relativamente o que aí vem".

O ministro da Educação deixou um agradecimento aos professores, pais, alunos e pessoal não docente pelo "seu compromisso, sentido de missão e solidariedade como enfrentaram todo isto".

"As escolas têm estado a trabalhar para se adaptarem às novas condições impostas por este surto".

O ministro recorda que as escolas forneceram alimentação a todos os alunos carenciados.

Tiago Brandão Rodrigues sublinha que é muito importante terminar o segundo período e atribui as notas.

"O maior desafio das escolas é tentar não deixar ninguém para trás".

Sobre o facto de existirem muitos professores e alunos sem acesso a um computador ou à internet em casa. O governante afirma que "nada é fácil nesta situação".

"Não é fácil para quem está em isolamento social. Nada é fácil para quem tem de enfrentar uma pandemia generalizada de um vírus (...) mas todas as decisões têm de ser tomadas em função de factos objetivos", frisou.

O ministro sublinha que "no mundo da Educação se procedeu a uma grande transformação num curto espaço de tempo".

"E temos tentado dar as condições para que as nossas escolas (...) com os recursos possíveis se possam adaptar".

14h48 - Praga envia para Itália máscaras e ventiladores apreendidos

O Governo checo vai remeter a Itália cerca de 100 mil máscaras e ventiladores que estavam entre as centenas de milhares de material que tinha sido apreendido no país no início da semana.

14h45 - Novos números internacionais

A Covid-19 já provocou pelo menos 13.444 mortos no mundo desde que apareceu em dezembro, segundo um balanço feito hoje pela agência France Presse.

Mais de 308.130 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados em 170 países e territórios desde o início da epidemia.

14h43 - Pequim desvia voos internacionais

O recrudescimento de novos casos de Covid-19 importados levou as autoridades da China a desviar os voos com destino a Pequim para outras 12 cidades, onde os passageiros serão submetidos a controlo sanitário antes de prosseguirem viagem.

De acordo com a agência de notícias EFE, após três dias sem um único contágio a nível local, não pára de crescer o número de casos importados no país, tendo a Comissão Nacional de Saúde informado que no sábado detetou um doente infetado por um viajante do exterior, o primeiro caso deste tipo na China.

14h31 - Associação Académica de Coimbra pede suspensão de propinas

A Associação Académica de Coimbra pede ao ministro do Ensino Superior a suspensão imediata do pagamento das propinas. Os estudantes pedem ainda o reforço das bolsas.
A estrutura está preocupada com os impactos da pandemia entre alunos e famílias.

14h29 - Aeroporto do Porto com sensores de temperatura corporal

A partir de agora a quem chegar de fora do país é recomendada a quarentena. Na manhã deste domingo, quem aterrou no aeroporto Francisco Sá Carneiro estava já consciente desta medida.
Quem chega tem igualmente um meio de diagnóstico ao novo coronavírus: a medição da temperatura corporal.

14h19 - Apenas serviços prioritários abrem nos centros comerciais

A partir de hoje, regra geral, as lojas dos Centros Comerciais estão fechadas. Mas há serviços essenciais que poderão continuar a funcionar.
É o caso das farmácias e parafarmácias e todas as lojas e superfícies relacionadas com a alimentação, mas sem consumo dentro das superfícies comerciais.

14h05 - Propagação "a acelerar" no Reino Unido

A propagação da Covid-19 está "a acelerar" no Reino Unido, país ameaçado por uma crise semelhante à de Itália, caso as regras de distanciamento social não sejam respeitadas, avisou o primeiro-ministro Boris Johnson.

"Os números são impressionantes e estão a acelerar. Estamos a apenas algumas semanas, duas ou três, da Itália. Os italianos têm um excelente sistema de saúde. E, no entanto, os seus médicos e enfermeiros estão completamente ultrapassados pela procura", advertiu o governante.

13h57 - Recolher obrigatório no Iraque

As autoridades iraquianas anunciaram a imposição do recolher obrigatório nas 18 províncias do país, depois de terem morrido 20 pessoas com Covid-19 e de o número de infeções pelo novo coronavírus continuar a aumentar.

13h51 - Despiste de coronovírus em cruzeiro pode demorar dias

Os passageiros que estão a bordo do navio de cruzeiro que atracou este domingo em Lisboa vão ser submetidos a testes de despiste do novo coranavírus antes de serem repatriados.

Cristina Gatões, diretora nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, afirmou que o processo deve demorar vários dias.
"Isto é uma operação coordenada por muitas entidades. Há uma coordenação pormenorizada para que esta operação ocorra com tranquilidade e garantido o que são as diretivas e orientações da DGS", esclareceu.

Segundo a diretora nacional do SEF, "não haverá uma saída em massa destes cidadãos que estão no navio".

"A saída será apenas e quando estiverem reunidas todas as condições".

13h46 - Balanço ao início da tarde

Morreram mais duas pessoas em Portugal vítimas do novo coronavírus. Passam a ser 14 os mortos desde o início da epidemia. Os números atualizados este domingo revelam 1600 casos confirmados, mais 320 em 24 horas.
Há ainda 1152 pessoas a aguardar o resultado das análises.

Aumentou também o número de pessoas internadas. São 169, sendo que 41 estão em cuidados intensivos.

O número de recuperados continua a ser cinco.

13h43 - Reunião no Porto

A Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto vai reunir-se de urgência, durante a tarde, para decidir se ativa o plano de emergência distrital.

"Equacionamos muito fortemente, porque achamos que as circunstâncias exigem, ativar o plano de emergência distrital, o qual dá às forças e entidades que compõem a CDPC do Porto uma capacidade de atuação mais ampla do que a que foi determinada com a ativação do plano de emergência nacional", afirmou o presidente da entidade e autarca de Gondomar, Marco Martins, em declarações à agência Lusa.

13h26 - 11 casos nos Açores

A Autoridade de Saúde dos Açores confirma que foram diagnosticados sete casos positivos de Covid-19, elevando para 11 o número de casos detetados na Região Autónoma.

13h22 - BPI abre moratória

O BPI anunciou este domingo que vai disponibilizar uma moratória de crédito a empresas e famílias, com carência de capital em operações de crédito, e eliminar a comissão aplicada aos comerciantes no pagamento automático, tendo em conta o impacto da pandemia de Covid-19.

"O BPI anunciou hoje um novo pacote de medidas para apoiar as famílias e as empresas portuguesas, no quadro da crise gerada pela pandemia Covid-19. Para as empresas e particulares, o BPI está disponível para aceitar moratórias de crédito que permitam mitigar os impactos na economia das famílias e na atividade das empresas, de todos os setores de atividade", escreve o banco em comunicado.

13h02 - Primeira morte no Kosovo

As autoridades do Kosovo anunciaram este domingo a primeira morte causada pela Covid-19. Trata-se de um idoso de 82 anos que vivia em Dubnica, nos arredores da capital, Pristina.

O homem, hospitalizado há uma semana com complicações pulmonares e pneumonia, sofria de doenças cardíacas e respiratórias crónicas, tendo contraído o coranavírus através dos filhos.

O país tem neste momento 28 casos de infeção.

12h41 - O caso do lar em Famalicão

Questionada pela repórter da RTP Patrícia Machado sobre a situação vivida num lar de Vila Nova de Famalicão, que está a operar sem funcionários por causa de infeções pelo novo coronavírus, a ministra da Saúde adiantou que o INEM esteve, durante a manhã deste domingo, a proceder à recolha de amostras biológicas no local.

Marta Temido recordou que as instituições devem possuir planos de contingência para responder à pandemia.

A Câmara Municipal de Famalicão garante que será feito o fornecimento das refeições aos utentes do lar privado Residência Pratinha, em Cavalões, que está sem funcionários depois de oito terem testado positivo para o novo coronavírus.

12h35 - "Vamos ter semanas difíceis"

Na conferência de imprensa deste domingo, a ministra da Saúde sublinhou que 80 por cento dos casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus são ligeiros e estão em internamento domiciliários. Dez por cento estão internados em hospitais e dois por cento em unidades de cuidados intensivos.

Marta Temido deixou depois um agradecimento a todo os profissionais de saúde, em particular aos médicos que têm assegurado o registo na plataforma epidemiológica.

Por sua vez, a diretora-geral da Saúde sublinhou o trabalho desenvolvido pelos médicos da linha de apoio ao médico, que tem permitido uma triagem eficaz de doentes.

"Estamos a agir em várias frentes. Vamos ter semanas difíceis", admitiu a Graça Freitas.

12h09 - 14 vítimas mortais em Portugal

O último boletim da Direção-Geral da Saúde refere 14 vítimas mortais de infeção pelo novo coronavírus em Portugal. São mais dois casos mortais face à véspera.

Estão confirmadas cinco mortes na região Norte, quatro na região Centro, quatro na região de Lisboa e Vale do Tejo e uma no Algarve.

O número de casos confirmados é de 1600 - há mais 320 casos confirmados o que no sábado.

O total de casos suspeitos, registados desde 1 de janeiro de 2020, é de 11.779.

Aguardam, neste momento, resultado laboratorial 1152 pessoas. Há registo de cinco pessoas recuperadas da infeção.

O número de contactos em vigilância pelas autoridades de saúde é de 12.562. Estão internadas 169 pessoas, das quais 41 em cuidados intensivos.

11h28 - Estrutura de Monitorização reúne-se na Administração Interna

Tem hoje lugar, pelas 17h00, a primeira reunião da Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência, coordenada pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

"Esta estrutura, criada no âmbito do Decreto N.º 2-A/2020, fará o acompanhamento e produzirá informação regular sobre o Estado de Emergência", lê-se numa nota do Ministério.

A estrutura é composta por "representantes das Forças e Serviços de Segurança e Secretários de Estado das áreas governativas da Economia, dos Negócios Estrangeiros, da Presidência do Conselho de Ministros, da Defesa Nacional, da Administração Pública, da Saúde, do Ambiente, das Infraestruturas e Habitação e da Agricultura".

11h24 - Roménia regista primeira morte e fecha fronteiras

A Roménia registou este domingo a primeira morte causada pela Covid-19, num dia em que fecha as fronteiras a estrangeiros, conforme decretado pelo Ministério do Interior.

A vítima mortal, um homem de 67 anos, tinha uma doença oncológica e estava em estado terminal, internado num hospital de Craiova, no sudoeste da Roménia, onde em 18 de março testou positivo para o novo coronavírus.

A Roménia regista 367 pessoas infetadas com a Covid-19.

11h06 - Números disparam em Espanha

Em Espanha morreram mais 394 pessoas nas últimas 24 horas. O total de casos mortais de infeção pelo novo coronavírus é agora de 1720.

Ao todo, há 28.572 pessoas infetadas. Recuperaram 2575.

Recorde-se que o Governo de Pedro Sánchez decidiu prolongar o estado de emergência por mais duas semanas.

10h57 - Alemanha com quase dois mil novos casos num dia

A Alemanha registou quase dois mil casos novos de coronavirus, atingindo agora os 18.610 e com 55 vítimas mortais, segundo o Instituto Robert Koch, entidade responsável pela prevenção e controlo de doenças naquele país europeu.

O país registou um aumento de 1948 casos do novo coronavírus face ao dia anterior, com os Estados federados da Renânia do Norte-Vestefália, Baviera e Bade-Vurtemberga a serem os mais afetados.

No sábado, a Alemanha tinha confirmado um aumento de 2.958 face a sexta-feira.

10h48 - MAI deixa mensagem de solidariedade a forças de segurança

O Ministério da Administração Interna divulgou este domingo uma mensagem de Eduardo Cabrita sobre o estado de emergência e "o papel decisivo" das forças de segurança e de Proteção Civil" para "salvar vidas".
"Juntos venceremos", conclui o ministro da Administração Interna.

10h38 - Governo de Espanha dilata estado de emergência

O Governo de Pedro Sánchez decidiu estender o estado de emergência por mais 15 dias.

10h35 - Israel apela à proteção dos mais idosos

Multiplicam-se os alertas e conselhos, em todo o mundo, para combater o novo coronavírus.
De Israel, chega o apelo do ministro da Defesa para se dar prioridade à proteção dos mais idosos.

10h24 - Mais de 300 mil casos em todo o mundo

Desde o início da pandemia, foram registados mais de 300 mil casos de infeção pelo novo coronavírus.

Segundo uma contagem da agência France Presse, até às 9h00 deste domingo existiam pelo menos 300.097 pessoas infetadas. Morreram 12.895 em 169 países e territórios.

Na China, onde surgiu a pandemia, foram registados 81.054 casos de infetados, dos quais 3261 morreram.

Em Itália, foram verificados 53.578 casos de pessoas infetadas, registando 4825 mortos.

O número de casos de Covid-19 apurado pela AFP reflete uma fração real de contaminações. Isto porque um extenso número de países apenas realiza o teste de despiste da doença aos doentes que careçam de hospitalização.

10h14 - Cruzeiro no Porto de Lisboa obriga a operação de repatriamento

O navio de cruzeiro MSC Fantasia, proveniente do Brasil, está nesta altura no Porto de Lisboa e as autoridades têm em marcha uma operação de repatriamento dos passageiros a bordo.
"Tendo em conta o Estado de Emergência e fazendo cumprir as determinações vigentes, de modo a assegurar a saúde pública, a Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, a Autoridade Nacional da Aviação Civil, a Direção-Geral da Saúde, a Polícia de Segurança Pública, a Polícia Marítima, a Autoridade Tributária e a ANA - Aeroportos de Portugal, iniciam hoje uma operação conjunta, que decorrerá ao longo dos próximos dias, para o repatriamento de 1.338 passageiros que se encontram no navio de cruzeiro MSC Fantasia, proveniente do Brasil", lê-se num comunicado do Ministério da Administração Interna.

"A bordo estão 27 passageiros de nacionalidade portuguesa, sendo os restantes provenientes de 38 países (maioritariamente da União Europeia, Reino Unido, Brasil e Austrália)", prossegue o texto.

"A operação decorre em articulação com diversas embaixadas destes países".

Ainda de acordo com a nota do Governo, "esta tarde, os cidadãos portugueses e os titulares de autorização de residência em Portugal farão os testes de despistagem de vírus SARS-CoV-2, podendo desembarcar se os resultados forem negativos".

"As autoridades de saúde prestarão localmente todas as informações sobre o Estado de Emergência em vigor e a necessidade de quarentena".

"A partir de terça-feira, e depois de verificados todos os procedimentos de autorização por parte da autoridade de saúde, desembarcarão os restantes passageiros do navio, que, em trânsito, serão escoltados ao aeroporto Humberto Delgado para voos humanitários de regresso aos seus países de origem", conclui.

10h08 - Números sobem no Irão

As autoridades do Irão anunciam 129 novas mortes causadas pelo novo coronavírus. O número de vítimas mortais na República Islâmica é agora de 1685.

9h52 - Rússia ajuda Itália

O Ministério russo da Defesa vai destacar este domingo para Itália uma centena de médicos militares especialistas em epidemias e virologia, assim como equipamento médico, para ajudar o país a conter a pandemia do novo coronavírus.

"Está pronto para partir um grupo de uma centena de médicos que inclui importantes especialistas do Ministério da Defesa da Rússia em virologia e epidemiologia, que têm uma considerável experiência internacional na luta contra epidemias, junto com equipamento moderno de diagnóstico e desinfeção", adiantou o Ministério, em comunicado.

9h41 - DGS quer registo diário

Os profissionais de saúde que estão a prestar cuidados a doentes com Covid-19 devem registar diariamente a presença ou ausência de sintomas compatíveis com a doença, como febre ou tosse, nos termos de uma orientação da Direção-Geral da Saúde.

"A identificação precoce de sintomas nos profissionais de saúde permite assegurar o seu adequado encaminhamento clínico e definir as medidas de controlo da infeção e de prevenção adequadas, para todas as pessoas que se encontram nas instituições de saúde", lê-se na orientação da DGS, publicada no sábado e dirigida aos "profissionais de saúde com exposição a SARS-CoV2".

O risco de exposição profissional ao novo coronavírus deve ser minimizado pela adoção de todas as recomendações de prevenção e controlo de infeção, incluindo o uso do equipamento de proteção individual, ainda de acordo com a Direção-Geral.

"Os profissionais de saúde estão na linha da frente da prestação de cuidados a doentes com Covid-19, pelo que têm um maior risco de exposição profissional ao coronavírus SARS-CoV-2", sendo "indispensável assegurar a sua saúde e segurança".

9h36 - Mais de 550 vítimas do novo coronavírus em França

França tem já registo de 562 mortos. Em 24 horas, morreram 112 pessoas. O número de infetados chega perto dos 14.500.
Entre as mais de seis mil pessoas internadas, 1525 estão em estado grave.

9h34 - Espanha regista mais de 1400 mortes

Só na capital espanhola, há 804 vítimas mortais. O número de infetados em Espanha já ultrapassou os 25 mil.


9h24 - Itália reduzida a atividades de produção essenciais

O primeiro-ministro de Itália ordenou no sábado o encerramento de todos os serviços, negócios e atividade de produção até ao dia 3 de abril. Giuseppe Conte determinou que apenas se mantêm abertos os serviços essenciais.
Itália soma mais de 4800 mortos e mais de 53.500 infetados. Em 24 horas, voltou a registar-se uma subida de 13 por cento no número de casos de Covid-19.

A Região da Lomabardia, no norte do país, continua a ser a mais afetada pela pandemia.

9h00 - Escolas encerradas em Timor-Leste

O Ministério da Educação de Timor-Leste decidiu fechar todas as escolas do país a partir de segunda-feira e pelo menos durante uma semana, com a decisão a poder ser dilatada no tempo.

"Vamos fechar todas as escolas desde o ensino pré-escolar até ao secundário e técnico vocacional até ao final da semana e depois, revemos o progresso da situação. Uma decisão mais ampla depende do Conselho de Ministros", disse a ministra timorense da Educação, Dulce Soares, ouvida pela agência Lusa.

"Faremos isso em todos os níveis. No total são mais de 300 mil crianças em todo o país", acrescentou.

8h56 - Coreia do Sul impõe quarentena a quem chega da Europa

As autoridades da Coreia do Sul impõem a partir de hoje uma quarentena obrigatória a todos os viajantes da Europa, no dia em que registou 98 novas infeções com o novo coronavírus covid-19.

O número de casos confirmados do novo coronavírus na Coreia do Sul atinge os 8.897. O país asiático registou também um aumento de mortes para 104, segundo o Centro Coreano de Controle e Prevenção de Doenças.

8h53 - Em Macau

Um jovem de 19 anos, estudante nos Estados Unidos e que chegou a Macau no sábado, foi diagnosticado com Covid-19, elevando para 19 o número total de casos na Região Administrativa Especial.

O Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus indicou tratar-se do filho do 18.º caso, anunciado no sábado, que chegou a Hong Kong num voo da Cathay Pacific vindo de Nova Iorque.

8h44 - Números da China

Ao cabo de três dias sem infeções locais da Covid-19, a China registou nas últimas 24 horas um novo caso de contágio interno, a que se somam 45 análises positivas a viajantes que chegam do exterior.

A Comissão Nacional de Saúde da China refere seis novas mortes, cinco delas na província de Hubei e quatro delas na sua capital, Wuhan, o foco da pandemia.

O número de casos graves caiu 118, enquanto 540 pacientes tiveram alta dos hospitais, segundo a comissão, que relatou 45 novos casos suspeitos, ainda por confirmar.

O número total de casos confirmados em todo o país subiu para 81.054 e o número de mortes para 3261, enquanto 72.440 pacientes tiveram alta desde o início do surto.

Desde então, foram monitorizados 687.680 contactos próximos dos infetados, dos quais 1071 ainda se encontram sob observação médica.

Entre os 45 novos casos com origem no exterior, 13 foram registrados em Pequim, 14 em Xangai (leste), sete na província de Cantão (sul), quatro em Fujian (sudeste), dois em Jiangsu (leste) e um cada em Hebei (nordeste), Zheijang (leste), Jiangxi (sudeste), Shandong (nordeste) e Sichuan (sudoeste).

O número total de infeções detetadas em viajantes chineses e estrangeiros residentes que voltaram ao país é de 314.

8h25 - "Vamos mesmo abandonar o barco"

Ouvida esta manhã no Bom Dia Portugal, a diretora técnica de um lar de Famalicão atingido pelo novo coronavírus, Alexandra Vieira, que está grávida, admitiu que os escassos profissionais que ali continuam admitem "abandonar o barco", caso não haja respostas por parte das autoridades.


8h01 - Timor-Leste fecha escolas

O Ministério da Educação timorense decidiu fechar todas as escolas do país a partir de segunda-feira e pelo menos durante uma semana, com a decisão a poder ser dilatada no tempo, adiantou a ministra da tutela, citada pela Lusa.

7h55 - Primeira vítima na Colômbia

As autoridades da Colômbia confirmaram a primeira vítima mortal do novo coronavírus, um taxista de Cartagena de Índias que morreu a 16 de março, e elevou para 210 o número de casos de Covid-19.

Apesar de o primeiro teste no taxista ter dado resultado negativo, "três contactos próximos do paciente deram positivo para Covid-19", o que levou as autoridades a efetuarem um segundo teste que também foi negativo, por não ter sido realizado adequadamente, segundo o Ministério.

"Devido aos sintomas apresentados pelo paciente", o "Instituto Nacional de Saúde decidiu manter a investigação aberta e um novo exame foi realizado, que concluiu que o motorista estava mesmo infetado.

7h00 - Ponto de situação

Há um lar em Vila Nova de Famalicão com 33 utentes que está sem funcionários. Oito destes profissionais estão infetados com o novo coronavírus.

A proprietária do espaço privado diz estar desesperada - 18 dos seus funcionários estão com teste positivo ou em quarentena.

Os utentes estão a ser acompanhados pela própria proprietária, por uma enfermeira e pela diretora técnica, que está grávida.

A responsável pelo lar privado já pediu assistência à Segurança Social, à delegada de Saúde e à autarquia de Famalicão, mas não obteve, até ao momento, qualquer solução.
Há outros casos em lares de idosos, noutras regiões do país.

Dez utentes de uma instituição em Sintra estão infetados com o novo coronavírus. Em Santarém, a presidente e a diretora de dois lares também estão com Covid-19.
No norte do país, as autoridades demoraram dez dias a retirar uma pessoa infetada de um lar. A mulher acabou por morrer, no dia seguinte.
Modelo muda
O último balanço das autoridades sanitárias portuguesas refere 280 casos de Covid-19 em Portugal e 12 vítimas mortais.
A partir da próxima semana, anunciou ontem a ministra da Saúde, Marta Temido, os idosos admitidos em lares e os profissionais de saúde vão começar a ser testados de forma prioritária.

Os doentes com sintomas ligeiros passa a ser tratados em casa.

Baseando-se em estimativas, a titular da pasta da Saúde apontou o pico da pandemia para o dia 14 de abril.
Quadro internacional
Em Itália, já são mais de 53.500 os infetados. Em 24 horas voltou a registar-se subida uma de 13 por cento no número de casos.

O novo coronavírus já provocou, entre os transalpinos, 4825 mortos.

A região da Lomabardia, no norte do país, continua a ser a mais afetada.

No sábado, o primeiro-ministro italiano ordenou o encerramento de todos os serviços, negócios e atividades de produção não essenciais até ao dia 3 de abril.

Giuseppe Conte determinou que, a partir dessa data, apenas se mantêm abertos os serviços essenciais.
É na Europa que está a surgir o maior número de casos, com a Itália como o país do mundo com maior número de vítimas mortais.

A China, excluindo as regiões administrativas especiais de Hong Kong e Macau, tem um total de 81.008 casos, tendo sido registadas 3255 mortes e 71.740 pessoas curadas.

Os países mais atingidos, depois de Itália e China, são o Irão, com 1556 mortes num total de 20.610 casos, a Espanha, com 1236 mortes (24.926 casos), França, com 562 mortes (14.459 casos), e os Estados Unidos, com 260 mortes (19.624 casos).