Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23H59 - Brasil totaliza 117.665 mortos e ultrapassa os 3.7 milhões de infetados

O Brasil totaliza 117.665 mortos devido à covid-19 e ultrapassou hoje os 3,7 milhões de infetados (3.717.156) pelo novo coronavírus, informou o Ministério da Saúde do país.

Desse total, 1.085 óbitos e 47.161 novos casos de infeção foram registados nas últimas 24 horas, estando o Governo ainda a investigar a possibilidade de 2.889 mortes estarem relacionadas com a doença.

Dos 1.085 óbitos notificados em 24 horas, 377 ocorreram nos últimos três dias, de acordo com a tutela.

O Brasil, segundo país do mundo mais afetado pela pandemia, é também a segunda nação com maior número de pacientes recuperados: 2.908.848. Por outro lado, 690.642 infetados continuam sob acompanhamento médico.

A taxa de incidência da doença em território brasileiro é de 56 óbitos e de 1.768,8 casos por cada 100 mil habitantes, sendo que a taxa de letalidade está fixada em 3,2%.

O estado de São Paulo (sudeste) é o foco da pandemia no país, totalizando 776.135 pessoas diagnosticadas e 29.194 vítimas mortais devido ao novo coronavírus. (Lusa)

23h19 - Investigação indica que políticos brasileiros tiveram prioridade em testes

Uma investigação a supostas irregularidades na compra de testes para deteção da covid-19 no Brasil apontou que determinadas pessoas, inclusive políticos, tiveram prioridade na realização desses exames no Distrito Federal, que inclui a capital, Brasília.

Segundo o portal de notícias G1, em causa está uma alegada "lista VIP" (expressão inglesa de 'Very Important Person', cuja tradução literal para português é "pessoa muito importante"), em que mais de 170 pessoas terão sido beneficiadas.

O secretário de saúde do Distrito Federal foi detido na terça-feira no âmbito desta investigação, denominada Operação Falso Negativo. 

23h06 - Hospital de Vila Franca de Xira pede encaminhamento de doentes através do CODU para outras urgências

O Hospital de Vila Franca de Xira, com mais de 40 pessoas infetadas com covid-19, pediu hoje o encaminhamento temporário de doentes que chegam às urgências desta unidade através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes para outros hospitais.

"O Hospital Vila Franca de Xira (distrito de Lisboa) solicitou (...) o encaminhamento dos doentes orientados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) para serviços de urgência de outras unidades hospitalares", explicita a informação enviada à agência Lusa pela unidade hospitalar.

A mesma informação acrescenta que a medida é "temporária" e "decorre da necessidade de garantir resposta nos serviços de internamento que, atualmente, se encontram com capacidade limitada".

Contudo, o serviço de urgência do hospital "mantém-se disponível aos utentes que se desloquem pelos próprios meios".

O Hospital de Vila Franca de Xira registou hoje 19 doentes e 23 trabalhadores contagiados com o SARS-CoV-2, disse à Lusa fonte hospitalar.

A existência deste surto foi divulgada na terça-feira. (Lusa)

22h22 - Segurança Social com défice de 448,4 ME em julho

O saldo da Segurança Social caiu 127,8% em julho face ao mesmo mês do ano passado, registando um défice de 448,4 milhões de euros, depois de um excedente de 352,2 milhões de euros em junho.

De acordo com a síntese de execução orçamental, hoje divulgada pela Direção-Geral do Orçamento (DGO), o saldo global da Segurança Social caiu de 1.611,3 milhões de euros em julho de 2019 para um valor negativo de 448,4 milhões de euros em julho deste ano, traduzindo uma variação de -2.059 milhões de euros em termos homólogos.

Em comunicado, o gabinete da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social sublinha que este resultado é explicado “pelo aumento considerável da despesa efetiva, em 1.943,9 milhões de euros, ou 12,7%, devido às medidas extraordinárias adotadas para responder à pandemia por Covid-19”, bem como por uma redução da receita.

21h46 - Von der Leyen aceita demissão de comissário europeu do Comércio

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse hoje aceitar a demissão do comissário europeu do Comércio, o irlandês Phil Hogan, que esteve envolvido em polémica por ter violado regras de contenção para a covid-19.

"O comissário europeu Phil Hogan apresentou a sua demissão. Respeito a sua decisão", informou Ursula von der Leyen numa declaração divulgada esta noite em Bruxelas.

A reação surgiu minutos depois de Phil Hogan ter tornado público que pediu a Von der Leyen a sua demissão, após ter violado regras de contenção contra a covid-19, ao ter participado num jantar na Irlanda com mais de 80 pessoas.

"Esta noite apresentei a minha demissão como comissário europeu para o Comércio à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen", anunciou Phil Hogan num discurso publicado pelo executivo comunitário.

"Estava a tornar-se cada vez mais claro que a controvérsia relativa à minha recente visita à Irlanda estava a ser uma distração do meu trabalho como comissário europeu e iria afetar o meu papel nos importantes meses que se seguiriam", justificou o responsável irlandês.

21h34 - Pandemia custou 2.316 ME ao Estado até julho

A pandemia de Covid-19 custou 2.316 milhões de euros (ME) ao Estado até ao final de julho, devido a quebras de receita de 672,1 ME e aumentos de despesa de 1.643,9 ME, divulgou hoje a Direção-Geral do Orçamento (DGO).

"Até julho, a execução das medidas adotadas no âmbito do combate e da prevenção da Covid-19, bem como aquelas que têm por objetivo repor a normalidade, conduziu a uma redução da receita de 672,1 milhões de euros e a um aumento da despesa em 1.643,9 milhões de euros", pode ler-se na Síntese da Execução Orçamental hoje divulgada pela DGO.

O valor registado até julho relativo à pandemia de Covid-19 é inferior aos 3.774 milhões de euros de perdas relativas a aumento da despesa e redução da receita registados até junho.

"Do lado da receita, destaca-se as prorrogações de pagamento de impostos, a pagar a partir do 2.º semestre, por um período de até seis meses (379,3 milhões de euros para o IVA e 122,9 milhões de euros para as retenções na fonte de IRS e IRC) e a suspensão do pagamento de planos prestacionais e de processos de execução contributiva (99,4 milhões de euros)", indica a DGO na sua síntese.

20h57 - Avante!: PCP rejeita “quaisquer decisões discricionárias e arbitrárias” da DGS

O PCP rejeitou hoje “quaisquer atitudes e decisões discricionárias e arbitrárias” quanto à Festa do Avante!, depois de a diretora-geral da Saúde ter considerado um “evento complexo” por juntar “vários setores” com regras distintas contra a Covid-19.

Numa nota enviada à comunicação social “sobre o parecer” da Direção-geral da Saúde (DGS), o partido começa por assinalar que “cabe à DGS dar a conhecer os relatórios, pareceres ou outras reflexões que tenha produzido, esteja a produzir ou venha a produzir”.

“O PCP, não reclamando tratamentos de exceção mas rejeitando veementemente quaisquer atitudes e decisões discricionárias e arbitrárias, prosseguirá a preparação da Festa do Avante! garantindo as medidas de proteção e prevenção sanitária que permitam a todos os visitantes usufrui-la em condições de segurança”, vincam os comunistas.

Na ótica do PCP, “a realização da Festa do Avante! é um contributo importante para a fruição da vida em condições de bem-estar físico e mental, e garantindo que os direitos invioláveis consagrados na Constituição da República Portuguesa sejam respeitados”.

20h17 - Noruega impõe quarentena a alemães que cheguem ao país

A Noruega anunciou hoje que desaconselha as viagens não essenciais à Alemanha devido ao ressurgimento de novos casos do novo coronavírus no país, que até agora tinha sido considerado um modelo na gestão da pandemia de Covid-19.

Para além da recomendação oficial feita pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros deste país nórdico, a Noruega vai também, a partir de sábado, obrigar os viajantes da Alemanha e do Liechtenstein a ficarem em quarentena durante dez dias quando entrarem no país.

20h00 - Angola registou 49 novas infeções e mais um óbito

Angola registou hoje 49 casos positivos e um óbito devido ao novo coronavírus, atingindo o cumulativo de 2.332 infeções e 103 mortes, informaram as autoridades sanitárias do país.

Segundo o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, seis do total de casos registados nas últimas 24 horas foram notificados no município do Soyo, província do Zaire, e os restantes na capital do país, Luanda.

Franco Mufinda referiu ainda que os novos casos de Covid-19 dizem respeito a 32 homens e 17 mulheres, com idades entre os 12 e 91 anos.

Relativamente ao óbito, trata-se de uma mulher angolana, de 66 anos.

O secretário de Estado para a Saúde Pública destacou também a recuperação de 35 pessoas, totalizando agora 946 pacientes recuperados, estando ainda ativos 1.283 casos.

19h27 - França ultrapassa 5.000 novos casos nas últimas 24 horas

França registou 5.429 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o fim do confinamento, segundo as autoridades francesas.

No total, desde o início da pandemia, já foram identificados 253.587 casos positivos em França.

Nas últimas 24 horas foram registadas 22 mortes em meio hospitalar, elevando o total de óbitos para 30.544.

Os focos de contaminação no país continuam também a aumentar, com 27 novos focos identificados desde terça-feira, havendo agora 340 focos de contaminação a serem investigados em todo o território francês. Estes focos de contaminação não incluem os lares de idosos.

19h08 - Cabo Verde com mais 62 infetados e um morto em 24 horas

Cabo Verde registou mais 62 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, bem como a primeira morte na ilha do Fogo, elevando o total acumulado a 3.630 casos da doença, revelou hoje o Ministério da Saúde.

Em comunicado, o ministério referiu que os laboratórios de virologia processaram 340 amostras, 34 das quais deram resultado positivo para o novo coronavírus no concelho da Praia, capital do país. Contudo, deste total, 19 casos correspondem a amostras recolhidas em 18 de agosto, agora confirmadas.

Nas últimas 24 horas foram dados como recuperados da doença 40 casos em todo o país.

18h50 - Ucrânia volta a encerrar fronteiras a estrangeiros

O Governo ucraniano decidiu hoje voltar a encerrar as fronteiras aos cidadãos estrangeiros por um período de 30 dias, devido ao aumento de novos casos da Covid-19 em vários países do mundo.

No final de uma reunião do Conselho de Ministros, em Kiev, o ministro do Interior, Arsen Avakov, adiantou que a medida entrará em vigor às 00h00 de quinta-feira.

A interdição não afetará, porém, certas categorias de viajantes, entre eles pessoas com autorização de residência na Ucrânia ou em trânsito, membros de missões internacionais e humanitárias e camionistas.

A Ucrânia já tinha encerrado o acesso ao país para a maior parte dos estrangeiros entre meados de março e fins de junho, antes de abandonar a medida, passando os viajantes a serem obrigados, à chegada de países com uma forte propagação do vírus, a permanecer em confinamento durante 14 dias ou a fazer um teste de despistagem.

18h45 - Três casos positivos na ilha do Porto Santo

Na Madeira, estão confirmados três casos positivos de Covid-19 na ilha do Porto Santo. São pessoas do mesmo núcleo familiar que tiveram um contacto próximo com uma turista que esteve na ilha com um teste negativo, mas que ao voltar ao continente testou positivo.

Dos onze contactos testados ontem, oito deram negativo.

O delegado de saúde do Porto Santo, Rogério Correia, diz que foram entretanto realizados mais seis testes a contactos próximos dos três infetados.

Rogério Correia confessa que estava à espera de uma situação pior, atendendo ao grande número de pessoas que tem passado pelo Porto Santo.

18h15 - Reino Unido registou 16 mortes pelo segundo dia consecutivo

O Reino Unido registou 16 mortes pelo segundo dia consecutivo e 1.048 novas infeções por Covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico.

O número acumulado passa assim para 41.465 mortes e 328.846 casos de contágio desde o início da pandemia.

De acordo com os dados oficiais, estão atualmente hospitalizados 782 pacientes devido ao coronavírus.

18h03 – Pandemia agrava défice das contas públicas para 8.332 ME até julho

O défice das contas públicas portuguesas agravou-se em 7.853 milhões de euros até julho, chegando aos 8.332 milhões de euros (ME), divulgou hoje o Ministério das Finanças, em comunicado.

"A execução orçamental em contabilidade pública das Administrações Públicas (AP) registou até julho um défice de 8.332 ME, um agravamento em resultado da pandemia de 7.853 ME face ao período homólogo pelo efeito combinado de contração da receita (-10,5%) e de crescimento da despesa (5,3%)", pode ler-se no comunicado das Finanças que antecede a Síntese de Execução Orçamental da Direção-Geral do Orçamento (DGO).

Segundo o ministério liderado por João Leão, "a execução evidencia os efeitos da pandemia da Covid-19 na economia e nos serviços públicos também na sequência de adoção de medidas de política de mitigação".

18h01 – Morreu mais um utente de um lar de Setúbal

Nas últimas 24 horas, mais um residente de um lar de Setúbal morreu devido à Covid-19, existindo 76 casos ativos relacionados com o surto na instituição, indicou hoje a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.

Ainda segundo a Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLTV), entre os casos ativos, 54 são utentes do MHAS Centro Geriátrico e 22 são funcionários.

Nove residentes do lar de Setúbal estão internados.

Na segunda-feira tinha morrido outro utente do MHAS Centro Geriátrico.

17h33 – Espanha com 3594 novos casos em 24 horas

Espanha registou 3594 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo dados do Ministério da Saúde desse país. O número é, ainda assim, inferior ao da véspera, quando se registaram cerca de quatro mil casos.

O total de casos confirmados em Espanha desde o início da pandemia é agora de 419.849 e o de óbitos de 28.971.

Também nas últimas 24 horas, acrescentaram as autoridades sanitárias espanholas, 922 pessoas foram hospitalizadas, mais 15 do que as contabilizadas terça-feira, elevando o total de internados para 5.903, 697 deles nas unidades de cuidados intensivos, mais 20 do que no dia anterior.

17h30 - Procura por viagens aéreas no Brasil cresce 22% em julho

A procura por viagens aéreas no Brasil cresceu 22% em julho face ao mês anterior, segundo Dany Oliveira, diretor para o Brasil da International Air Transport Association (IATA).

O responsável, em entrevista à agência Efe, frisou que as empresas áreas começam a normalizar as suas atividades no Brasil e estimam que até ao final deste ano já estarão operando 70% dos voos que realizavam antes da pandemia de Covid-19, à frente dos restantes países da América do Sul.

Segundo a IATA, após uma queda esperada de 55% no número de passageiros este ano, as companhias aéreas do continente americano só vão recuperar os níveis antes da pandemia em 2023 nos voos domésticos, e em 2024 nos internacionais.

17h27 - Mais 82 casos em Moçambique elevam total para 3.590

Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais 82 casos positivos de Covid-19, elevando o total para 3.590 e mantendo-se com 21 óbitos, informou hoje em comunicado o Ministério da Saúde.

Os novos casos estão distribuídos entre as províncias de Maputo (03), Nampula (01), Tete (01), Sofala (15), Gaza (01) e cidade de Maputo (61).

"Os casos hoje reportados encontram-se em isolamento domiciliar. Neste momento decorre o processo de mapeamento dos seus contactos", acrescenta o comunicado.

O Ministério da Saúde contabiliza 1.927 indivíduos (53%) totalmente recuperados, havendo também o registo de 21 óbitos.

17h22 - Itália com mais de 1.300 novos casos após número recorde de testes

Itália registou nas últimas 24 horas um forte aumento de casos de Covid-19, 1.367 contra os 878 da véspera, atribuído a um número recorde de testes, cerca de 94.000, anunciou o Ministério da Saúde italiano.

De terça-feira para hoje, registaram-se também três vezes mais mortes, 13 contra quatro na véspera, 11 das quais na região de Veneto (norte), região cuja capital é Veneza e que é uma das mais atingidas desde o princípio da pandemia.

Itália totaliza, assim, 35.458 mortes e 262.540 casos de infeção pelo novo coronavírus.

As regiões com mais novos casos da doença são a Lombardia (norte), com 269, seguida da Lácio, região da capital, Roma, menos afetada durante o pico da pandemia mas que ao longo do verão tem registado um forte crescimento de casos, com 162 nas últimas 24 horas, 121 dos quais em Roma.

Segundo o conselheiro regional de saúde, Alessio D`Amato, a maioria dos contágios regista-se em pessoas que regressaram de férias noutros países ou regiões, quase metade das quais (45%) estiveram na Sardenha, o novo grande foco da pandemia em Itália.

Regista-se também um importante surto na Toscânia (centro), região cuja capital é Florença, com 161 novos casos nas últimas 24 horas, face a 34 no dia anterior.

17h14 - Canceladas Festas de Barrancos deste ano

A edição deste ano das Festas de Barrancos, no Alentejo, que incluem touradas de morte legais graças a um regime de exceção, foi cancelada, por não haver condições para se realizar em segurança devido à pandemia de Covid-19.

Em comunicado, a comissão organizadora refere que "não há condições para a realização em segurança" das festas, previstas decorrer entre sexta e segunda-feira, "sem colocar em risco a saúde da população" do concelho raiano de Barrancos, no distrito de Beja.

16h27 - Ordem dos Médicos admite novas auditorias e critica primeiro-ministro

A Ordem dos Médicos (OM) pode vir a fazer mais auditorias como a que efetuou ao lar de Reguengos de Monsaraz, admitiu hoje o organismo numa carta enviada aos profissionais, na qual deixou também críticas ao primeiro-ministro.

“A Ordem dos Médicos não deixará (…) de continuar a defender a honra e a dignidade dos médicos e dos doentes, e a verificar por vários mecanismos, nomeadamente inquéritos e auditorias, aquilo que são os cuidados de saúde prestados e as boas práticas médicas”, pode ler-se na mensagem que chegou hoje aos médicos, na sequência da audiência de terça-feira da OM em São Bento, realizada após a escalada da tensão dos últimos dias com o governo.

De acordo com o documento, assinado pelo bastonário Miguel Guimarães e pelos presidentes dos conselhos regionais do Centro e do Sul da OM, que estiveram também na audiência, António Costa “não transmitiu integralmente e fielmente” aos jornalistas o teor da conversa, uma vez que “não relevou a mensagem de retratamento da mesma forma enfática que aconteceu na reunião” em relação às críticas aos profissionais.

“Em vários momentos da reunião, foi reconhecido pelo primeiro-ministro que os médicos cumpriram a sua missão no lar de Reguengos de Monsaraz e em todo o país e que as declarações à margem de uma entrevista ao Expresso (…) não correspondem ao que pensa sobre os médicos”, refere a carta.

Em causa está um pequeno vídeo, de sete segundos, que circula nas redes sociais, que mostra António Costa numa conversa privada com jornalistas alegadamente chamando “cobardes” aos médicos envolvidos no caso do surto de Covid-19 em Reguengos de Monsaraz.

15h46 - Comité Paralímpico diz que DGS se esqueceu do desporto para deficientes

O Comité Paralímpico de Portugal (CPP) considerou hoje que as normas divulgadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) para a retoma de parte da atividade desportiva "não respondem às necessidades" e ignoram o desporto para pessoas com deficiência".

"As normas ignoram completamente o desporto para deficientes, a maioria das quais estão em grupos de risco", afirmou o presidente do CPP, José Lourenço, à agência Lusa, lamentando que o documento divulgado na terça-feira pela DGS "não faça qualquer menção ao desporto adaptado".

José Lourenço lembrou que as normas que agrupam as várias modalidades tendo em conta o risco de contágio do novo coronavírus não consideram qualquer modalidade adaptada, dando como exemplo o boccia, o goalball e o râguebi em cadeira de rodas, que estão sob a alçada da Federação Portuguesa para Pessoas com Deficiência.

15h43 - Dois restaurantes encerrados em Grândola devido a surto que já infetou 18 pessoas

Dois restaurantes na freguesia do Carvalhal, concelho de Grândola, foram encerrados, no espaço de uma semana, devido a um surto de Covid-19 que já infetou 18 pessoas, disse hoje à agência Lusa o delegado de saúde.

"O primeiro estabelecimento foi encerrado, no dia 20 deste mês, quando verificámos a existência de casos positivos. Depois, surgiu outro estabelecimento, na mesma zona, com casos positivos, que foi encerrado hoje", referiu Ismael Selemane, delegado de saúde de Grândola, no distrito de Setúbal.

O surto "foi despoletado a partir de um caso positivo, diagnosticado na última quinta-feira (20 de agosto), entre os funcionários dos estabelecimentos, pertencentes ao mesmo proprietário", adiantou o responsável.

As 18 pessoas infetadas residem no concelho vizinho de Alcácer do Sal.

15h40 - Taxas de contágio de crianças em campos de férias muito inferior à média, diz estudo

A taxa de contágio de Covid-19 em crianças em campos de férias é muito inferior à média, com uma taxa de transmissibilidade (Rt) do vírus de 0,3, enquanto em populações vizinhas a média é de entre 1,7 e 2.

Os resultados fazem parte de um estudo, divulgado hoje, denominado "Kids Corona", do Hospital "Sant Joan de Deu", de Barcelona, no qual participaram mais de 1.900 pessoas, entre crianças e monitores dos acampamentos de verão da área de Barcelona.

Durante as cinco semanas do estudo os investigadores detetaram um total de 39 novos casos do novo coronavírus, 30 deles em crianças que tiveram um total de 253 contactos, dos quais só houve transmissão em 12 casos.

Os autores do estudo disseram, citados pela agência espanhola EFE, que os resultados do mesmo não são, no entanto, "diretamente extrapoláveis" para o ambiente escolar, porque as atividades dos campos de férias fazem-se na maior parte das vezes ao ar livre e em grupos de menos de 10 crianças.

15h36 - Açores com quatro novos casos e duas recuperações

Os Açores registaram quatro novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, bem como dois novos recuperados, indicou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

De acordo com a Autoridade de Saúde, desses quatro novos infetados, dois regressaram ao continente, pelo que o arquipélago se mantém com 27 casos ativos de Covid-19.

"Foram diagnosticados dois casos na ilha de São Miguel, na sequência de teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2 realizado à chegada à região", que dizem respeito a um homem de 31 anos e uma mulher de 29 anos, ambos "provenientes de ligações aéreas com o território continental", lê-se no comunicado diário da Autoridade de Saúde Regional.

Quanto aos outros dois casos positivos, foram detetados na ilha do Pico e são de um homem de 28 anos e uma mulher de 24, "que obtiveram resultado negativo no teste de despiste ao vírus SARS-CoV-2 realizado à chegada e resultado positivo no rastreio efetuado no sexto dia, tendo este sido conhecido após o seu regresso a território continental".

As 1.474 análises realizadas na região nas últimas 24 horas revelaram ainda duas recuperações, de dois homens de 13 e 45 anos.

15h21 - Fórum de Davos adiado para o verão em 2021

O Fórum Económico Mundial de Davos, na Suíça, decorrerá "no início do verão" em 2021 dado que não há condições para o organizar de forma segura em janeiro, devido à pandemia de Covid-19, anunciou hoje a direção.

Em comunicado, um porta-voz da organização referiu que "a opinião de especialistas" indicou que não era possível organizar o fórum "de forma segura em janeiro".

O encontro anual de Davos de 2021 foi, por isso, reprogramado "para o início do próximo verão", acrescentou.

15h18 - Conferência em Boston poderá ter originado 20 mil casos

Uma conferência da Biogen, que decorreu em fevereiro num hotel de Boston, poderá estar relacionada com o aparecimento de 20 mil casos de Covid-19 em quatro condados do estado norte-americano de Massachusetts, no início de maio, muito mais dos que os 90 identificados anteriormente, revelaram três cientistas envolvidos num novo estudo.

“No final de contas, mais de 90 casos foram diagnosticados em pessoas associadas a esta conferência e aos seus contactos, levantando a suspeita que se trate de um evento de super-propagação”, escrevem os cientistas no seu estudo.

O estudo, de 64 páginas, que ainda não foi revisto para publicação, envolveu o impacto dos primeiros eventos de super-propagação na área de Boston (Estado norte-americano de Massachusetts) fornece “evidências diretas” de que a super-propagação pode alterar profundamente o curso de uma pandemia.

14h50 - Mora. Duas pessoas dadas como recuperadas

O surto de Covid-19 em Mora, no Alentejo, está identificado há pouco mais de quinze dias e já há duas pessoas dadas como recuperadas. O número de infetados é agora de 61, numa altura em que reabrem alguns estabelecimentos e a população volta a sair à rua.


14h30 – “Isolamento não é abandono”

Relativamente à regra de isolamento das crianças e idosos que entram em instituições, Marta Temido reforçou as palavras de Graça Freitas e sublinhou que “isolamento não é abandono”. “Aquilo que se preconiza é que as pessoas possam fazer um período de afastamento físico, não é para que sejam prostergadas para um local onde não são vistas nem cuidadas, nem acompanhadas e acarinhadas”, reforçou a ministra da Saúde.

“Não quero que em momento nenhum se confunda isolamento com abandono ou com não prestação de cuidados”, afirmou Marta Temido, relembrando que “estar em isolamento não significa que não lhes são prestados os cuidados ou os apoios de alimentação. O que exige é um esforço redobrado em relação aos cuidadores”.

14h23- Não há evidências que permitam reduzir o período de quarentena

Graça Freitas reafirma que não há evidências que permitam reduzir as medidas de isolamento de 14 dias.

“Quando começarem a sair estudos a dizer que ao 10º dia a probabilidade de transmissão é ínfima, poderemos aliviar algumas medidas”.

A diretora-geral da Saúde realçou que “as normas estão sempre a ser revistas. Mas temos que ter em atenção aquilo que sabemos sobre a doença e, até agora, ainda não houve nenhum alívio no período que se considera de contágio. Que pode nunca haver”.

“Muitas doenças que nós conhecemos têm um período de contágio que se altera ao longo do tempo”.

14h18- Avante já tem documento com orientações

A organização da Festa do Avante já tem um primeiro documento com as regras sanitárias que devem ser seguidas.

“Estamos a fazer exatamente o que fazemos nas outras circunstâncias. Temos orientações genéricas para os espetáculos, para a restauração, para todos os setores. E estas orientações serão utilizadas para a Festa do Avante”.

No entanto, Graça Freitas reconhece que a Festa do Avante “tem uma cateterística especial, porque a sua tipologia é diferente dos outros eventos”, porque tem vários setores, que vão da restauração aos espetáculos.

A diretora-geral da Saúde acrescenta que dependendo do setor as normas são para ser cumpridas.

O que é necessário é evitar “aglomerações”.

“Para a circulação de pessoas, nós contamos com a organização”.

O parecer, “se todas as partes estiveram de acordo” será tornado público.

14h17 – Centro geriátrico em Setúbal com 76 casos ativos e dois óbitos

Relativamente ao surto num centro geriátrico em Setúbal, a ministra da Saúde refere que existem dois óbitos a registar e 76 casos ativos entre residentes e funcionários. Há ainda residentes internados no hospital.

Marta Temido refere que este é um dos surtos associados aos números desta quarta-feira.

14h15 – Lar em Santarém com 26 infetados

Um centro de repouso em Santarém tem neste momento 20 utentes infetados com Covid-19 e seis funcionários. Marta Temido adianta que todos os utentes já foram testados e existem alguns internados no hospital de Santarém.

Os utentes que não estavam infetados (36) foram transferidos para outras instalações. A ministra da Saúde refere que o lar está a ser desinfetados e prevê-se que seja possível o retorno dos utentes até ao final desta semana.

14h10 – Modalidades não são todas tratadas da mesma maneira

Graça Freitas recorda que há modalidades que são consideradas de alto risco e mobilidades que são de baixo risco e entre estas o médio risco.

“A tendência é que nas de alto risco se façam testes (…) e as de baixo risco não há indicação para fazer teste”.

“Temos de ter muita ponderação, entre o que exequível e o que é a proteção de terceiros”.

14h07- Quem entra numa comunidade terapêutica carece de período de isolamento

Em relação às situação das crianças e jovens que são retiradas aos pais e que têm de fazer quarentena antes de serem acolhidas, Graça Freitas explica que “quando é necessário entrar numa comunidade terapêutica carece de um período de isolamento”. E acrescenta que o mesmo se passa nos lares de idosos.

“Quem está dentro da instituição vive como se fosse numa bolha, isolada o exterior e está protegida”.

A diretora-geral da Saúde recorda que a “possibilidade de entrar o vírus é de quem vem de fora. Os profissionais dessas instituições utilizam os equipamentos de proteção individual”.

Graça Freitas frisa que estão a ser seguidas as determinações da OMS que recomenda uma quarentena de 14 dias nessas situações, o que corresponde ao período de incubação.

O objetivo “é tentar evitar que o vírus seja introduzido” nessas instalações.

No entanto, a diretora-geral da Saúde reconhece que para uma criança, um jovem ou um idoso isso pode provocar problemas.
“Isolar não é abandonar. Uma pessoa institucionalizada não é uma pessoa abandonada”, frisa.

Este isolamento é para proteger quem está na instituição.

14h06 – Muitas das transmissões em lares “têm origem nos movimentos” dos trabalhadores

Questionada sobre a situação nos lares, Marta Temido admitiu que muitas das situações de transmissão de Covid-19 nestas residências “têm origem naquilo que são os movimentos de quem trabalha nessas entidades”. “É natural que assim seja”, disse a ministra da Saúde.

Marta Temido explica que a “a forma de contágio é decorrente de profissionais que vão e vêm” e é por isso que se tem feito “uma política de testagem regular destes profissionais com caráter aleatório”.

A ministra sublinhou a importância das técnicas de proteção individual, afirmando que “continuam a ser a melhor salvaguarda”.

13h58 – "Fragilidade daquilo que são as nossas conquistas”.

Esta quarta-feira, Portugal registou 362 novos casos – um número “claramente acima do que têm sido os números dos últimos dias”, refere Marta Temido. A ministra da Saúde admite que este aumento “poderá significar algum atraso nos registos dos últimos dias que estavam artificialmente mais baixos do que aquilo que era a realidade”.

Para este atraso, terão contribuído os surtos já referidos pela ministra. “Esperamos que sejam números que se esbatem nos próximos dias”, afirmou Marta Temido.

A ministra refere que os números de hoje, assim como os anteriores, “sublinham a fragilidade daquilo que são as nossas conquistas”.

13h55 – “Ligeiro decréscimo” no RT para 1

Marta Temido avança ainda que o índice de transmissibilidade (RT) é agora de 1 nos dias 17 a 21 de agosto, o que representa “um ligeiro decréscimo” face ao último valor.

O país apresenta agora uma média de 297 novos casos por dia. “Isto mostra uma trajetória de crescimento que foi interrompida no início de agosto e está agora numa tendência constante”, sublinha a ministra da Saúde.

13h52 – Novos casos na região norte associados a infeções em centros de saúde

A região norte do país registou o maior aumento diário de novas infeções desde início de maio. Durante a conferência de imprensa desta quarta-feira, a ministra da Saúde Marta Temido explicou que os novos casos nesta região têm maioritariamente a situação de transmissão identificada e estão associados a casos que surgiram em alguns agrupamentos de centros de saúde.

Lisboa e Vale do Tejo registou hoje 59 por cento dos novos casos e estão associados a casos já noticiados, nomeadamente ao Hospital de Vila Franca de Xira e a duas estruturas residenciais para idosos, em Santarém e em Setúbal.

Os dois óbitos identificados no boletim de hoje são na região de Lisboa e Vale do Tejo e a ministra da Saúde avança que são relativos a pessoas com mais de 80 anos.

A taxa de letalidade global é agora de 3,2 por cento e acima dos 70 anos é de 15,4 por cento.

Existem atualmente 154 surtos ativos: 60 na região norte, seis no centro, 66 na região de Lisboa e Vale do Tejo, dez no Alentejo e 12 no Algarve.

13h51 - Começou a conferência de imprensa de atualização dos dados epidemiológicos

13h45 - Idosa faleceu na sequência de surto no surto do hospital de Vila Franca de Xira

A senhora veio a falecer devido ao agravamento do estado de saúde. A mulher, de cerca de 90 anos, sofria de múltiplas patologias graves associadas.

Outros 3 doentes inspiram cuidados devido a patologias graves e à idade avançada.

Hospital de Vila Franca de Xira regista surto com 42 pessoas.

De acordo com informação veiculada pelo hospital, há 19 doentes infetados e 23 profissionais. Os profissionais estão em isolamento no domicílio.

Foram realizados 290 testes de despistagem e 238 resultaram negativos. 


O Hospital continua com as medidas de reforço e segurança, implementados nas últimas horas, com a suspensão de acompanhantes e visitas no serviço de medicina interna.

13h34 - Dois mortos, 362 novos casos e 163 pessoas recuperadas em Portugal em 24 horas

Dos novos casos, 214 registaram-se em Lisboa e Vale do Tejo. As duas mortes ocorreram nesta região.

Há mais 197 casos ativos nas últimas 24 horas, revela o mais recente boletim epidemiológico. Há mais de um mês que não havia tantos casos novos num dia.

Há, no total, 1807 mortes por covid-19 em Portugal, 56.274 casos registados e 41.184 casos de recuperação.

Há menos 14 pessoas internadas (há 311 pessoas internadas). Há 38 pessoas em unidades de cuidados intensios, menos três do que no anterior balanço.

12h47 - Von der Leyen avalia "cuidadosamente" futuro do comissário do Comércio

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, está a "avaliar cuidadosamente" o futuro do comissário europeu do Comércio, Phil Hogan, envolvido num escândalo por violação de regras contra a covid-19, e emitirá em breve uma decisão.

"A presidente da Comissão está a analisar e a estudar cuidadosamente o relatório enviado ontem [terça-feira] pelo comissário Hogan. [...] Ela irá completar a sua avaliação quando entender que dispõe do panorama geral", declarou a porta-voz do executivo comunitário Dana Spinant.

Questionada na conferência de imprensa diária da instituição, em Bruxelas, sobre as polémicas que envolvem o responsável irlandês, Dana Spinant assegurou que Ursula von der Leyen "está em contacto com Hogan sobre isto", tendo ainda recebido informação das autoridades irlandesas.

12h30 - Confederação do Desporto pede audiência urgente à Secretaria de Estado

A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) pediu uma audiência urgente à Secretaria de Estado da Juventude e Desporto (SEJD) para analisar as últimas orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) para o desporto e competições desportivas.

Numa nota publicada na página oficial, a Confederação explica que reagiu “com surpresa e preocupação” à publicação da Orientação n.º 36/2020 da DGS, que estabelece as condições de retoma da prática desportiva, em face das “dificuldades de aplicação das normas nele inseridas”.

“Não estão em sintonia com o que tinha recentemente sido prometido e cuja aplicabilidade (das orientações) será, em muitos casos, senão impossível, pelo menos muito difícil”, explica a CDP.

12h00 -Bastonário escreve carta em que acusa PM por falta de defesa pública enfática dos médicos

O Bastonário da Ordem dos Médicos acusa o primeiro-ministro de não ter revelado uma mensagem de retratamento tão enfática aos jornalistas como a que transmitiu na reunião que tiveram em São Bento.

Numa carta enviada aos colegas da Ordem dos Médicos, a que a RTP teve acesso, Miguel Guimarães considera que António Costa não transmitiu de forma integral e fiel aquilo que minutos antes tinha reconhecido.

O bastonário escreve que não foi possível esclarecer aos jornalistas o apoio prestado pelos médicos em lares de cuidados continuados pois não teve oportunidade de voltar a falar depois de António Costa.

O primeiro-ministro e o bastonário dos médicos estiveram reunidos ontem durante três horas para tentar acabar com o conflito das últimas semanas.

Para António Costa foi uma conversa franca e útil para esclarecer mal entendidos.

11h53 – Proteção Civil faz ponto de situação em Póvoa de Santarém

Na sequência do surto que envolve o lar e o hospital, a Proteção Civil faz o ponto de situação. Faltam transferir nove dos 34 utentes que devem ser transferidos para novas instalações.



11h28 - Ryanair adiciona 14 voos semanais do Reino Unido para Faro em setembro e outubro

A Ryanair vai reforçar as ligações semanais entre o Reino Unido e Portugal, de 11 de setembro a 24 de outubro, com mais 14 voos para Faro, no Algarve, anunciou hoje a companhia aérea 'low-cost'.

A notícia surge depois da inclusão de Portugal na lista de destinos seguros para viajar do Reino Unido, face à pandemia de covid-19.

A Ryanair decidiu, assim, reforçar as ligações aéreas entre os dois países, "introduzindo 14 voos adicionais para Faro desde 12 aeroportos do Reino Unido", informou a empresa, em comunicado.

11h17 - Comunidades espanholas acusam Sánchez de "falta de lealdade"

As comunidades espanholas acusam o chefe do Governo de "abandonar os seus deveres", de "falta de lealdade" e de "baixar os braços" perante o estado de emergência regional.

Terça-feira, Pedro Sánchez ofereceu o apoio do Governo às regiões que decretem o estado de emergência para combater a pandemia do novo coronavírus e a mobilização de dois mil militares para as auxiliar no rastreio de contágios.

11h05 - África ultrapassa os 1,2 milhões de casos que quase duplicam desde julho

África ultrapassou nas últimas 24 horas os 1,2 milhões de infetados pelo novo coronavírus, quase duplicando as infeções em pouco mais de um mês, e contabilizando mais 342 mortos em relação ao dia anterior, segundo dados oficiais.

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), que reúne os dados dos 55 membros desta organização, refere que a região conta agora com 1.202.918 infetados, mais 7.621 que terça-feira.

A meio de julho, os casos de covid-19 em África eram sensivelmente metade (625.702 a 15 de julho).

Em relação às vítimas mortais, elas ascendem agora a 28.934, mais 342 que no dia anterior.

10h52 - Alemanha quer intensificar monitorização de quem regressa ao país

O país quer intensificar a monitorização de quem regressa ao país, para garantir que cumprem as regras.

O ministro da Saúde Jens Spahn refere que análises mostram que mais de 40 por cento das infeções são contraídas no exterior. “Num momento em que a transmissão local é baixa, é importante prevenir que o vírus se espalhe no país através de viajantes de regresso”, afirmou Spahn.

10h26 - Regresso do turismo inglês é positivo, mas é preciso esperar para perceber impacto

A Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve reage com satisfação o regresso às reservas por parte dos britânicos. Depois do levantamento das restrições impostas pelo governo inglês, os súbditos de Sua Majestade voltaram a procurar Portugal.

Apesar do aumento do número de reservas, na casa dos 700 por cento, revela esta manhã o Jornal de Notícias, o presidente da Associação, Elidérico Viegas diz que ainda é preciso esperar para perceber o verdadeiro impacto destes números.

Elidérico Viegas explica que o mercado hoteleiro não tão linear como se pensa, pois se hoje se aluga um quarto, amanhã esse mesmo quarto não se pode alugar duas vezes.

Para este representante, mesmo com este enorme aumento, as novas reservas não vão salvar o ano.

9h50 - Utentes de lar de Póvoa de Santarém transferidos

Proteção civil e GNR transferem utentes do lar para um edifício diferente de onde estavam, mas parte ainda da instituição.Vão ficar em zona de isolamento.

A descontaminação será feita ainda hoje e os utentes depois vão regressar às instalações.

9h38 - Plano de Recuperação Económica é insuficiente

A associação ambientalista Zero analisou o documento elaborado por António Costa e Silva, que considera que não contemplo o necessário para colocar o país na rota da sustentabilidade. A Zero defende que a maioria das medidas do documento não se enquadra nessa política.


9h36 - Papa denuncia que pandemia agravou problemas sociais e desigualdades

O Papa denunciou hoje que a pandemia agravou problemas sociais, especialmente a desigualdade, e criticou uma "economia doente" que o permite, durante uma audiência geral que continua a ser realizada sem fiéis devido às medidas de segurança.

Francisco deu como exemplo que "alguns podem trabalhar de casa, enquanto para muitos outros isso é impossível" e que "certas crianças, apesar das dificuldades, podem continuar a receber educação escolar, enquanto para muitas outras isto foi interrompido abruptamente".

"Algumas nações poderosas podem emitir moeda para atender à emergência, enquanto para outras isso significaria hipotecar o futuro", acrescentou.

Para o chefe da Igreja Católica, esses sintomas de desigualdade "revelam uma doença social, um vírus que vem de uma economia doente". "É fruto de um crescimento económico injusto, que dispensa valores humanos fundamentais", disse.

9h34 - África pode perder quase 240 mil milhões de dólares neste e no próximo ano

O economista-chefe do Banco Africano de Desenvolvimento considerou hoje que África pode perder quase 240 mil milhões de dólares neste e no próximo ano devido à pandemia, que torna provável uma crise da dívida.

"As perdas cumulativas no Produto Interno Bruto no continente podem oscilar entre os 173,1 mil milhões de dólares [147 mil milhões de euros] e os 236,7 mil milhões de dólares [200 mil milhões de euros] em 2020 e 2021, e a pandemia da covid-19 ameaça aumentar o fardo da dívida dos países de 60 para 70% do PIB, aumentando a probabilidade de uma crise da dívida soberana", escreve Charles Leyeka Lufumpa.

9h20 - Índia regista 1.059 mortos e mais de 67 mil casos nas últimas 24 horas

A Índia registou 1.059 mortos e mais de 67 mil infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, aumentando o número de óbitos para 59.449 e o de casos para 3,2 milhões.

Cerca de 1,5 milhão de infeções ocorreram somente em agosto.

A Índia registou mais de 60 mil infeções diárias nas últimas duas semanas, atingindo um pico de 69.652 casos a 19 de agosto. Os novos casos caíram para cerca de 61 mil na segunda e terça-feira, mas cresceram novamente nas últimas 24 horas.

O ministério da Saúde informou que a taxa de recuperação da Índia ronda os 76%, com uma taxa de mortalidade de 1,84%.

8h55 – Governo irlandês diz que atitude de comissário Hogan minou a confiança

O governo irlandês considera que houve quebras evidentes das regras de segurança na viagem do comissário europeu Phil Hogan ao país natal, a Irlanda, que colocam em causa a confiança das pessoas nas autoridades na luta contra a pandemia.

Os três responsáveis dos partidos dos partidos do executivo Micheál Martin, Leo Varadkar e Eamon Ryan emitiram um comunicado conjunto, em que acrescentam que o pedido de desculpas apresentado é bem vindo.

Os três reforçam que “a divulgação de informação atrasada e hesitante minou a confiança pública”.

O comissário Phil Hogan apresentou explicações a Presidente da Comissão Europeia sobre evento em que participou esta terça-feira, depois de Ursula von der Leyen ter solicitado informações.

O comissário Europeu para o Comércio admitiu, na terça-feira, que a presença num jantar na Irlanda sem cumprimento das restrições contra a pandemia de covid-19 foi um "erro" que o enfraqueceu em Bruxelas.

Phil Hogan visitou o seu país entre 31 de julho e 21 de agosto e, na quarta-feira da semana passada, participou num jantar de comemoração dos 50 anos do clube de golfe do parlamento irlandês, com 82 convidados, entre os quais o então ministro da Agricultura, Dara Calleary, que se demitiu do cargo na sexta-feira.

Em entrevista ao canal público irlandês RTE, Phil Hogan disse sentir-se "envergonhado" após o "erro cometido", apesar de ter testado negativo para a covid-19 e de ter feito "tudo o que era possível para não colocar ninguém em risco".

"As pessoas têm razão em ficar irritadas com essas ações, dados os sacrifícios que muitas delas fizeram para cumprir as regras de saúde pública", frisou.

8h30 - DGS vai esclarecer se vão ou não ser obrigatórios testes covid-19 antes das competições desportivas

A Direção Geral de Saúde publicou ontem as normas para o regresso das atividades desportivas, mas as federações das modalidades consideradas de alto risco não ficaram esclarecidas sobre a obrigatoriedade ou não dos testes. É o caso do presidente da Federação Portuguesa de Râguebi, Carlos Amado.

A DGS disse que nas modalidades com contacto físico como por exemplo o râguebi o judo ou o polo aquático os atletas devem fazer testes dois dias antes de entrarem em competição alguns dirigentes desportivos alertaram que a realização dos testes é impossível de suportar e a secretaria de Estado do Desporto veio depois dizer que devem ser as federações a avaliar essa obrigatoriedade.

O gabinete da secretaria de Estado enviou inclusive uma carta às federações a esclarecer.

O presidente da Federação Portuguesa de Natação, António José Silva fala de descoordenação entre a Direção Geral de Saúde e a secretaria de Estado.


8h20 - Poucos pais ficaram satisfeitos com o ensino à distância no primeiro ciclo

Apenas três em cada dez pais manifestaram satisfação com o ensino à distância imposto pela pandemia. A maioria também disse que os filhos tiveram saudades da escola durante o confinamento. São os resultados de um inquérito feito no final de junho pela associação de defesa do consumidor DECO.


7h37 - Quase todas as empresas isentas do pagamento por conta

A cinco dias do prazo limite para a realização do primeiro pagamento por conta, surge o esclarecimento da secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais de que quase todas as empresas ficam isentas desse pagamento.

Uma dupla legislação sobre esse assunto introduziu alguma confusão mas agora um despacho da secretaria de Estado citado pelo Jornal de Negócios veio clarificar a questão.

7h25 - Marcações de viagens de britânicos para o Algarve aumentaram mais de 700%

Desde que Portugal passou a fazer parte do chamado corredor seguro do Reino Unido, há uma semana, as marcações de viagens dispararam. Os hotéis e o alojamento local começaram logo a notar mais procura e há companhias aéreas já a querer aumentar os voos com destino a Faro. São informações avançadas esta manhã pelo Jornal de Notícias.


Lar de Póvoa de Santarém vai ser descontaminado
Há 31 casos de Covid-19 na instituição: 25 utentes e 6 funcionários. Pelo menos dez utentes já foram retirados do edifício e transferidos para o Hospital de Santarém.

Ainda não é conhecido o local para onde vão os restantes idosos. O coordenador da proteção civil municipal de Santarém explicou à RTP porque é que nesta primeira fase só está prevista a retirada de 10 utentes.


Há ainda um utente que está de férias com a família se por isso vai manter-se em casa em isolamento profilático. Os funcionários também estão em isolamento.

A origem do surto está a ser investigada.

No hospital de Santarém há uma médica infetada com o novo coronavírus. É a médica que dá apoio ao lar de Póvoa de Santarém onde se registou o surto.

Para conter o número de casos na unidade hospitalar, outros nove clínicos que tiveram contacto com a profissional de saúde também estão a cumprir quarentena.

Noutro foco da doença, no hospital de Vila Franca de Xira, há 16 casos de Covid-19. Estão infetados nove doentes e sete funcionários.

Os doentes que testaram positivo estão estáveis, e os funcionários estão a recuperar em casa.

O Hospital Vila Franca suspendeu as visitas no serviço de medicina interna, que abrange três pisos da unidade hospitalar. A suspensão vai manter-se durante os próximos dias. Já foram realizados mais de 160 testes a doentes e funcionários.

Em Mora, no Alentejo uma das pessoas que estava infetada já conseguiu recuperar. Foi entretanto detetado um novo caso, um filho de um casal que já tinha testado positivo. O número de infetados mantém-se assim nos 62.

Há cinco pessoas internadas nos cuidados intensivos do hospital de Évora.
Pandemia cresce mais lentamente
Em Portugal, o número de novas infeções voltou a subir. Foram registados mais 192 novos casos. Há mais quatro mortos: três na região de Lisboa e uma no Norte.

Em Lisboa e Vale do Tejo, surgiram mais 116 casos, representando 60% do total nacional. No Norte são 49 novas infeções.

Há agora no total 13.086 pessoas com a doença ativa, mais 47 que no boletim anterior.

A pandemia continua a crescer em número de casos e mortos, mas a um ritmo agora mais baixo, revela a Organização Mundial de Saúde.

Três pessoas terão sido reinfectadas pelo vírus, meses depois da primeira infeção, levantando questões sobre a imunidade criada pelo novo coronavírus.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 813 mil mortos e infetou mais de 23,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).