Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

José Sena Goulão - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



19h59 - Cabo Verde com mais 60 infetados em 24 horas

Segundo o Ministério da Saúde cabo-verdiano, citado pela agência Lusa, Cabo Verde diagnosticou mais 60 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, elevando o total acumulado para 4.711 casos da doença, desde 19 de março.


19h09 - Vaticano quer regresso às missas presenciais

Em carta dirigida aos presidentes das conferências episcopais de todo o mundo e aprovada pelo Papa Francisco, o prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, cardeal Robert Sarah, afirma que, "assim que as circunstâncias o permitirem, é necessário e urgente regressar à normalidade da vida cristã, que tem o edifício da Igreja como casa e a celebração da liturgia, em particular a Eucaristia, como meta para a qual se encaminha a ação da Igreja e a fonte de onde promana toda a sua força".

18h53 - Moçambique contabiliza mais quarto mortes

Com estes quatro óbitos, Moçambique vê elevar para 35 o seu total acumulado, divulgou o Ministério da Saúde (Misau), citado pela Lusa.

Há entretanto 122 novas infeções, elevando o total acumulado para 5.040.

O número de pessoas que superaram a infeção corresponde a 58% do total de casos.


18h37 - Madeira regista mais um caso e totaliza até agora 181 infetados

Segundo o boletim epidemiológico do Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), citado pela Lusa, "até ao dia 12 de setembro, foram contabilizadas na Região Autónoma da Madeira 1.641 notificações de casos suspeitos de covid-19, dos quais 1.460 não se confirmaram".


18h24 - Bolsonaro: "Brasil foi um dos países que menos sofreram com a pandemia"

O presidente brasileiro anuncia que o pior já passou graças às políticas do Governo. Este terá conseguido que os efeitos da pandemia fossem minimizados, graças ao auxílio emergencial, aos créditos a pequenas e microempresas e a investimentos de meios colocados à disposição de governadores e prefeitos

Segundo Bolsonaro, a imprensa internacional reconhecer que "o Brasil foi um dos países que menos sofreu com a pandemia, dada as medidas tomadas pelo Governo Federal".

17h01 - México ultrapass 70.000 mortes

O México continua a ser o quarto país do mundo com mais mortes devido à covid-19, num total de 70.183, depois de Estados Unidos, Brasil e Índia. O país é ainda o sétimo em número de infeções, com 658.299.

Em abril, o subsecretário de Prevenção e Promoção da Saúde, Hugo López-Gatell, tinha admitido apenas um cenário de 6.000 mortes. Dois meses depois, em 4 de junho, a projeção subia para 60.000, no que aquele responsável classificou como um cenário "muito catastrófico". Neste momento mesmo esse cenário se encontra já ultrapassado.



15h48 - Autoridades avaliam idosos e lar em Évora para decidir evacuação do espaço

As autoridades estão a avaliar os 29 idosos com covid-19 de um lar ilegal, situado na periferia de Évora, e as condições da instituição para decidir sobre uma eventual evacuação do espaço, revelou hoje o presidente do município.

"Está a ser feita uma avaliação por parte da Saúde Pública à situação de cada um dos utentes, se há condições ou não no lar e se terá de haver uma evacuação", afirmou o presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá.

O autarca, que falava aos jornalistas no final de uma reunião da Subcomissão de Saúde da Proteção Civil Municipal, indicou que as autoridades estão a "avaliar locais" para onde possam eventualmente ser transferidos os utentes do lar.

Uma decisão "provavelmente só será tomada hoje ao final da tarde ou amanhã (domingo)", adiantou, referindo que há "vários espaços", como "uma residência da Universidade de Évora e um pavilhão, que estão em condições de receber os idosos".

15h25 - Ensaios para vacina voltam ao ativo

Os ensaios para a vacina contra a covid-19 da Universidade de Oxford voltaram ao ativo depois de terem sido cancelados devido a uma reação adversa de um dos voluntários, que levou a uma investigação exaustiva.

As autoridades de regulação de saúde revelaram que não há perigo de continuar os ensaios, de acordo com informações prestadas à agência de notícias Reuters.

Num comunicado publicado, a Universidade explicou que mais de 18 mil pessoas já participaram nos ensaios e que haverá sempre alguém que terá reações adversas aos produtos criados.

Seguindo todos os procedimentos necessários, os ensaios para uma vacina contra a covid-19 vão regressar.

14h06 - Mais cinco vítimas mortais em Portugal

O boletim epidemiológico deste sábado regista mais cinco vítimas mortais da covid-19 em Portugal. Existem mais 497 novos casos da doença, sendo que foram notificados mais 250 casos de pessoas recuperadas.

Com os números deste sábado, Portugal tem agora mais de 63 mil casos de covid-19 confirmados e 1860 vítimas mortais. São já perto de 44 mil as pessoas que recuperaram da doença. Encontram-se internadas mais 34 pessoas (num total de 438) e mais cinco pessoas estão nos Cuidados Intensivos (num total de 59).

A DGS indicou que quatro mortes foram registadas na região de Lisboa e Vale do Tejo e outra na região do Norte.

13h56 - Herdeira do trono espanhol está de quarentena

A princesa Leonor está de quarentena depois de um colega de escola ter testado positivo. A Casa Real Espanhola esclarece que os reis vão continuar a desempenhar as funções com normalidade.


13h55 - Mais 6 mil mortes do que em 2019 e a covid-19 não explica tudo

Em meio ano morreram em Portugal quase mais 6 mil pessoas do que no mesmo período de 2019. A variação resulta do aumento de mortes em pessoas com mais de 75 anos, mas a Covid-19 explica apenas 30 por cento dessa mortalidade. E se até agora morreram em Portugal 1855 pessoas por Covid-19, isto significa que há um excesso de mortalidade, da ordem dos 4 mil óbitos por outras causas.


13h55 - Primeiro-ministro afasta novo confinamento

António Costa diz que voltar a parar o país teria um custo "insuportável" para as empresas e para todos os portugueses.


13h54 - Especialistas antevêm continuação da escalada de casos de covid

Os especialistas acreditam que o número de casos de infeção em Portugal vai continuar a subir. Apontam a urgência de reforçar os meios de saúde pública e a necessidade de quebrar o contágio no interior das famílias.


13h53 - Número de casos está a crescer em Viseu

O presidente da câmara de Viseu diz que há um aumento de 40 por cento do número de casos na região. António Almeida Henriques afirma que a câmara não teve participação ativa nos casos no futebol, no Académico de Viseu, e defende o uso de máscara na via pública.


13h52 - Volta a aumentar número de infectados nos lares de idosos



13h51 - Concentrações dispersadas pela PSP na zona do Porto

Só na última noite, a PSP teve de dispersar um total de 3500 pessoas em vários ajuntamentos na zona do Porto. A operação visou particularmente grupos de jovens e foram levantadas 23 contra-ordenações por consumo de bebidas alcoólicas na via pública.


13h25 - Mais de 915 mil mortos e 28,5 milhões de infetados em todo o mundo

A pandemia do novo coronavírus já matou mais de 915 mil pessoas em todo o mundo e infetou mais de 28,5 milhões, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

De acordo com os dados recolhidos pela agência francesa de notícias, já morreram pelo menos 916.372 pessoas e 28.534.330 foram infetadas em 196 países e territórios desde o início da epidemia de covid-19, em dezembro de 2019, na cidade chinesa de Wuhan.

Pelo menos 19.016.500 casos já foram considerados curados pelas autoridades de saúde.

A AFP adverte que o número de casos diagnosticados reflete apenas uma fração do total real de infeções, já que alguns países estão a testar apenas casos graves, outros usam o teste como uma prioridade para rastreamento e muitos países pobres têm apenas capacidade limitada de rastreamento.

Nas últimas 24 horas foram registadas 6.012 novas mortes e 316.377 novos casos em todo o mundo. Os países que registaram o maior número de novas mortes são os Estados Unidos (1.289), Índia (1.201) e Brasil (874).

13h00 - Seis novos casos em Santiago do Cacém elevam total para 31

O número de casos ativos de covid-19 no concelho de Santiago do Cacém subiu hoje para 31, após seis novos testes positivos naquele concelho do litoral alentejano, disse à agência Lusa o presidente da Câmara, Álvaro Beijinha.

"Ontem [sexta-feira] foram feitos cerca de 450 testes e vamos na segunda-feira continuar a fazer testes, não num número tão significativo, mas vamos continuar a fazer testes", disse.

Álvaro Beijinha explicou que ainda não são conhecidos todos os resultados dos cerca de 450 testes que foram efetuados na sexta-feira, devendo até ao final do dia de hoje, mas principalmente no domingo, conhecer os resultados e a "dimensão do problema".

O autarca indicou ainda que a comissão municipal de Proteção Civil reúne-se na segunda-feira para delinear um conjunto de medidas a adotar nos próximos dias.

Na sequência desta situação, o Agrupamento de Escolas de Santiago do Cacém também decidiu cancelar a reabertura das aulas na segunda-feira para os alunos do primeiro ciclo.

12h28 - Todos os testes em lar de Vimioso deram negativo após deteção de um positivo

O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vimioso disse hoje que os 114 testes realizados nos últimos dias à covid-19 na instituição "deram todos negativos para o novo coronavírus" após a deteção de um caso positivo.

"Fomos hoje contactados pela Saúde Pública de Bragança, em que formos informados que os 114 testes realizados nos últimos dois dias a utentes e funcionários do Lar de São José deram todos negativo", indicou Francisco Machado.

Segundo o provedor, o primeiro caso positivo para o novo coronavírus foi detetado num colaborador do lar, há 10 dias, que "de imediato foi colocado em isolamento profilático".

12h13 - Portalegre sem registo de novos casos mantém total de 21 infeções ativas

O número de infetados com covid-19 no concelho de Portalegre estabilizou hoje em 21, estando cerca de 180 pessoas em quarentena, disse à agência Lusa a presidente do município, Adelaide Teixeira.

"Os testes efetuados na sexta-feira deram todos negativos. As informações que tenho é que foram efetuados cerca de 150 testes", disse.

A autarca garantiu ainda que as autoridades de saúde vão continuar a efetuar testes "durante todo o fim de semana", esperando que a situação "estabilize" nos próximos dias.

11h36 - Trinta e seis utentes e funcionários de lar ilegal em Évora testam positivo

O número de infetados pela covid-19 num lar ilegal situado perto de Évora subiu para 36, depois de um utente ter testado positivo na sexta-feira, disse hoje à agência Lusa fonte do município.

O presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá adiantou na sexta-feira à Lusa que o lar está ilegal porque se localiza numa zona da cidade cujo plano de urbanização não permite a instalação de lares, assinalando que a proprietária "está a procurar legalizar" a instituição.

10h42 - PSP dispersou 3500 pessoas em vários ajuntamentos no Porto

A operação visou, especialmente, grupos de jovens, muito dos quais consumiam álcool. Começou na zona da Ribeira e terminou na Cordoaria, onde a maioria estava concentrada depois do horário do fecho dos bares.

A polícia passou 22 contra-ordenações por consumo de bebidas alcoólicas na via pública depois das 11 da noite, o que implica coimas entre 100 e 500 euros.

A PSP está a fazer grandes operações deste género nas noites consideradas de maior risco, como sextas e sábados.

09h53 - PSP faz 362 detenções desde março por incumprimento das regras da DGS

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou hoje que, entre 20 de março e 10 de setembro, realizou 362 detenções por situações de incumprimento das regras vinculadas pela Direção Geral da Saúde (DGS) a nível nacional.

"Da atividade policial em apoio às autoridades de saúde resultou, entre 20 de março e 10 de setembro e a nível nacional, a deteção de 362 situações de incumprimento, com a consequente detenção desses cidadãos", adianta a PSP num comunicado.

No documento explica-se que, no "contexto da situação especial de saúde pública vivenciada em Portugal, a PSP tem sido chamada a apoiar a população e assegurar o cumprimento da legislação especial aprovada".

"Uma das medidas excecionais legalmente aprovadas para alavancar o esforço de contenção do alastramento pandémico foi o confinamento domiciliário obrigatório, determinado pela autoridade de saúde, medida sanitária que ainda se encontra em vigor", segundo o comunicado.

Esta autoridade policial diz que "tem cabido à PSP proceder à confirmação sistemática do cumprimento da medida decretada em 20 de março de 2020, em estreita coordenação com as autoridades de saúde".

9h47 - Índia ultrapassa 4,6 milhões de casos

A Índia registou 97.570 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, um novo máximo diário, ultrapassando os 4,6 milhões de infetados desde o início da pandemia, de acordo com o Ministério da Saúde.

No último dia, o país contabilizou ainda 1.201 mortes provocadas pelo novo coronavírus, com o número de mortes provocadas pela doença a subir 77.472 desde o início da epidemia.

O total de contágios em Maharashtra, o estado indiano mais afetado, já ultrapassou um milhão. Aquele estado indiano, onde fica situada a capital financeira, Mumbai, registou ainda mais de 28 mil vítimas mortais da doença desde que o novo coronavírus chegou ao país.

A Índia é o segundo país do mundo com o maior número de casos no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, e o terceiro com mais mortos, precedida por aquele país e Brasil.

9h05 - África com 239 mortos e 9.133 novos casos em 24 horas

África registou 239 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, passando a um total de 32.356 em 1.339.171 casos de infeção, de acordo com os números mais recentes da pandemia no continente.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), nas últimas 24 horas registaram-se, nos 55 Estados-membros da organização, mais 9.133 novos casos de infeção com o novo coronavírus, metade dos quais registados no norte de África, e houve mais 7.714 recuperados, para um total de 1.076.207.

O maior número de casos e mortos continua a registar-se na África Austral, com 699.025 infeções e 16.486 mortos. Só a África do Sul, o país mais afetado do continente, contabiliza 646.398 casos e 15.378 mortos.

O norte de África, a segunda zona mais afetada pela pandemia, tem agora 266.074 pessoas infetadas e 9.348 mortos e na África Ocidental o número de infeções subiu para 167.562 e o de vítimas mortais para 2.503.

Na região da África Oriental, o número de casos de covid-19 passou hoje os 150 mil (150.368) e há 2.961 mortos, e na África Central estão contabilizados 56.142 casos e 1.058 óbitos.

O Egito, que é o segundo país africano com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, regista 5.607 mortos e 100.708, seguindo-se a Argélia, com 1.599 mortos e 47.755 casos.

Marrocos contabiliza 82.197 infetados e 1.524 vítimas mortais.

Nos seis países mais afetados estão também a Nigéria, com 56.017 infetados e 1.076 mortos, e a Etiópia, com 63.367 infetados e 986 mortos.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, Angola lidera em número de mortos e a Guiné Equatorial em número de casos.

Angola regista 131 mortos e 3.279 casos, seguindo-se a Guiné Equatorial (83 mortos e 4.996 casos), Cabo Verde (44 mortos e 4.651 casos), Guiné-Bissau (39 mortos e 2.275 casos), Moçambique (31 mortos e 4.918 casos) e São Tomé e Príncipe (15 mortos e 906 casos).

9h01 - ONU aprova resolução sobre combate à pandemia

A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou sexta-feira uma resolução sobre o combate à covid-19, apesar das objeções dos Estados Unidos e de Israel contra uma emenda cubana que insta fortemente os países a oporem-se a sanções unilaterais.

O organismo mundial adotou a resolução na sexta-feira, de uma forma esmagadora, por uma votação de 169-2.

Tratou-se de uma forte demonstração de unidade, por parte do organismo mais representativo da ONU, na abordagem do novo coronavírus, embora muitos países tivessem esperado a sua adoção por consenso.

A resolução não é juridicamente vinculativa, mas "apela à intensificação da cooperação e solidariedade internacionais para conter, mitigar e superar a pandemia".

Insta ainda os Estados-membros "a permitirem que todos os países tenham acesso atempado e sem entraves a um diagnóstico, terapêutica, medicamentos e vacinas de qualidade, seguros, eficazes e acessíveis".

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 910.300 mortos e mais de 28,2 milhões de casos de infeção em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.



Esta sexta-feira foi o dia em que se atingiram os seis meses de pandemia no mundo. A Organização Mundial de Saúde declarou a 11 de março que o surto de Covid-19 se tornou global. Em meio ano, o novo coronavírus infetou mais de 28 milhões de pessoas por todo o planeta e matou mais de 900 mil, impondo o confinamento a uma parte importante da humanidade.

Portugal termina agora uma semana em que os números da covid-19 entraram de novo num patamar que não era visto há cinco meses, na ordem das seis centenas de novos casos por dia, apesar de se manterem estabilizados os óbitos diários.

A semana trouxe ainda uma má notícia para o setor do turismo, com o executivo de Londres a fazer o nosso país regressar à lista de destinos que exige uma quarentena de 14 dias no regresso a casa. De fora ficaram as regiões da Madeira e dos Açores.