Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Rafael Marchante - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações


23h14 - Colômbia supera 1,2 milhões de casos positivos

A Colômbia atingiu hoje mais de 1,2 milhões de contágios de covid-19 com 6.471 novos casos nas últimas 24 horas, e registou 192 mortos para um total de 34.223 vítimas mortais da pandemia, informou o ministério da Saúde. De acordo com os dados da autoridade sanitária, o país regista 1.205.217 infeções, sendo a região da capital Bogotá a que apresenta um maior número de casos, com 1.186 contágios desde domingo.

22h34 - Brasil ultrapassa 166 mil mortos após somar 216 óbitos em 24 horas

O Brasil ultrapassou hoje as 166 mil mortes (166.014) devido à covid-19, após ter contabilizado 216 óbitos das últimas 24 horas, informou o Ministério da Saúde no seu boletim epidemiológico.

Em relação ao número de infeções, o país sul-americano somou 13.371 novos casos entre domingo e hoje, num total de 5.876.464 pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus desde o início da pandemia.

22h12 - Infeções por covid-19 voltaram a aumentar na Europa

Vários governos endureceram as medidas de confinamento e avisaram que as regras podem manter-se no próximo ano. A França lidera as estatísticas europeias: dois milhões de infecções, mais de 44 mil mortos, 33 mil internados, quase 5 mil nos cuidados intensivos.


21h49 - Número de testes voltou a aumentar em Portugal

Desde o inicio da pandemia já se fizeram quatro milhões de análises à Covid 19. Deram positivo 15 por cento dos testes realizados.


21h42 - Lagos em confinamento, cidade deserta

Em Lagos, uma das cidades mais turísticas do Algarve, as ruas estão desertas e a fisionomia da cidade está irreconhecível, apesar de haver vários restaurantes abertos.

Mesmo para o mês de novembro, estação baixa, os números de ocupação encontram-se muito abaixo do que é habitual.

21h31 - Madeira com mais 13 doentes eleva para 613 os casos positivos

A Madeira registou hoje 13 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, cinco importados e oito de transmissão local, indicou o Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE), adiantando que existem 160 infeções ativas.

"Hoje há 13 novos casos positivos a reportar, pelo que a região passa a contabilizar 613 casos confirmados de covid-19 no território regional, tratando-se de cinco casos importados (três provenientes da Polónia, um da Holanda e um do Reino Unido) e oito casos de transmissão local (associados a contactos de casos positivos anteriormente identificados)", refere o boletim do IASAÚDE sobre a situação epidemiológica da covid-19 no arquipélago da Madeira.

21h10 - Entraram hoje em confinamento mais 77 concelhos em todo o país

Dos 121 municípios com risco elevado de contágio já abrangidos pelas medidas do governo, passamos agora para 191. São concelhos onde há mais de 240 casos por 100 mil habitantes, o critério europeu que define alto risco de transmissibilidade da covid-19.


20h50 - António Costa esperançado no surgimento de nova vacina

António Costa considerou exemplar o comportamento dos portugueses no fim-de-semana. O primeiro-ministro considerou a iminência do aparecimento de uma vacina uma luz ao fundo do túnel.


20h43 - Moderna. Mais uma vacina norte-americana contra a Covid-19

É uma nova vacina contra a covid-19. A farmacêutica americana Moderna anunciou que a sua vacina tem uma eficácia de 94,5 por cento. Até ao final do ano a Moderna espera ter já disponíveis para distribuição cerca de 20 milhões de doses.


20h35 - Aumenta para três o número de mortes em lar de Ourém

O número de mortes associadas à covid-19 num lar em Alburitel, concelho de Ourém (Santarém), aumentou para três, num surto que infetou 49 pessoas, entre utentes e funcionários, disse hoje à Lusa a Autoridade de Saúde.

"Temos a lamentar o óbito de duas pessoas idosas com várias comorbilidades cardíacas e pulmonares que, após o quinto dia da doença covid-19, tiveram um agravamento súbito dos sintomas e necessidade de cuidados hospitalares, tendo falecido no hospital", afirmou Ana San-Bento, delegada de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde do Médio Tejo.

Segundo a médica, uma outra pessoa do Lar Residencial Abrigo Nossa Senhora da Ajuda foi internada.

"Trata-se de uma pessoa com várias patologias que está a ser devidamente acompanhada em meio hospitalar", explicou Ana San-Bento, acrescentando que, "entretanto, ocorreram mais dois casos positivos entre colaboradoras da instituição que desenvolveram sintomas ligeiros da doença".

A delegada de saúde esclareceu que "houve um reforço por parte da Segurança Social de funcionários por conta do protocolo das equipas de intervenção rápida".

"Já da parte da Proteção Civil houve um apoio à instituição com camas para albergar os colaboradores que escolheram cumprir o isolamento no lar, além de material de proteção", continuou.

De acordo com a médica, "a situação está a ser acompanhada".

20h23 - França ultrapassa 45.000 mortos devido ao vírus

A França registou 508 mortes nas últimas 24 horas devido à covid-19, elevando assim o número total de mortos no país para 45.054 pessoas desde o início da pandemia, anunciaram hoje as autoridades francesas.

Apesar dos indicadores da disseminação do vírus estarem a melhorar no país, o primeiro-ministro indicou esta segunda-feira a vários líderes religiosos que as celebrações religiosas só devem voltar a ser autorizadas a partir de 01 de dezembro, data da possível reabertura de todos os estabelecimentos comerciais.

"O primeiro-ministro disse que estava pronto a aligeirar o regime em vigor a partir de 01 de dezembro", disse Eric de Moulins-Beaufort, presidente da Conferência de Bispos de França, em declarações à AFP, acrescentando que haverá um protocolo sanitário ainda mais restrito para este género de celebrações.

20h12 - Joe Biden criou equipa de combate à pandemia e aguarda "luz verde" de Donald Trump

Nos Estados Unidos, os especialistas em saúde pública insistem que a equipa de combate à pandemia criada pelo presidente eleito Joe Biden tem que começar a trabalhar com o Ministério da Saúde, apesar de ainda não ter havido transição de poder na Casa Branca.


19h55 - Alemanha adia decisão sobre novas medidas de contenção da pandemia

Os líderes federais e estaduais alemães concordaram em adiar até 25 de novembro uma decisão sobre a imposição de novas restrições para desacelerar a segunda onda de infeções pelo novo coronavírus, afirmou a chanceler Angela Merkel esta segunda-feira.

Merkel pressionou para se defenir medidas mais duras, incluindo o uso obrigatório de máscaras nas escolas, turmas mais pequenas e limites mais rígidos no contacto social, mas disse que a maioria dos líderes dos 16 estados federais da Alemanha recuou.

"Eu poderia ter imaginado a imposição de mais restrições de contacto hoje", disse Merkel aos jornalistas numa conferência de imprensa. "As restrições atuais ainda não reverteram a tendência, mas quebramos a dinâmica de novas infeções".

A Alemanha no início deste mês impôs um "confinamento parcial" para conter a segunda onda que está assombrar grande parte da Europa. Bares e restaurantes estão fechados, mas as escolas e as lojas permanecem abertas. As reuniões privadas são limitadas a um máximo de dez pessoas de duas famílias, e Merkel tinha como objetivo encorajar os cidadãos a evitar completamente as festas privadas e a limitar ainda mais as reuniões privadas.

"As restrições de contacto são a fórmula para o sucesso", disse. "Precisamos de mais disso. Precisamos restringir ainda mais os contactos para alcançar os nossos objetivos".

19h33 - Angola anuncia mais 164 casos e duas mortes

Angola registou hoje 164 novos casos positivos de covid-19 e dois óbitos, somando 13.615 infeções e 324 mortes, anunciaram as autoridades sanitárias do país.

19h30 - Portugal arrecada 37,5 milhões de euros de Fundo de Solidariedade da UE

A comissão de Orçamentos do Parlamento Europeu aprovou hoje a alocação de 37,5 milhões de euros do Fundo de Solidariedade da União Europeia (FSUE) para Portugal como “resposta à grave emergência de saúde pública” gerada pela covid-19.

Em causa está um pacote de ajuda de mais de 132,7 milhões de euros “em pagamentos antecipados [do FSUE] à Alemanha, Croácia, Espanha, Grécia, Hungria, Irlanda e Portugal, como resposta à grave emergência de saúde pública provocada pela pandemia de covid-19 no início do ano”, explica a assembleia europeia em comunicado.

Entre estes, Portugal é o Estado-membro que vai receber mais verbas do FSUE por causa da covid-19, num total de 37,5 milhões de euros.

19h25 - França atinge novo recorde de internamentos

As autoridades de saúde francesas relataram esta segunda-feira que o número de pessoas hospitalizadas devido ao novo coronavírus aumentou em 416, atingindo um novo recorde histórico de 33.497.

As mortes por Covid-10 aumentaram em 506.

19h20 - 368 casos positivos entre reclusos, trabalhadores das prisões e jovens em centros educativos

Um total de 368 casos positivos à Covid-19 entre trabalhadores, reclusos e jovens internados em centros educativos já foram registados em cerca de 20.000 pessoas da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, informou hoje a instituição.

Segundo informação enviada pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), contabilizam-se 368 casos positivos ao novo coronavírus repartidos por 81 de trabalhadores (54 guardas prisionais, 15 profissionais de saúde, seis técnicos profissionais de reinserção social, dois auxiliares técnicos, dois professores, um auxiliar de cozinha e um segurança de empresa privada) e 285 reclusos e duas crianças filhas de reclusas do Estabelecimento Prisional de Tires.

Há ainda a registar, de acordo com a DGRSP, 152 casos recuperados, sendo 83 de trabalhadores, 65 de reclusos e quatro de jovens internados em Centros Educativos. Assim, e ainda segundo informação da DGRSP, existem 93 reclusos e seis trabalhadores do Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL) que testaram positivo, faltando ainda conhecer resultados de 31 reclusos.

19h16 - Cabo Verde com 18 novos casos em Santiago e Fogo e 166 recuperados em 24 horas

Cabo Verde registou mais 18 novos casos de covid-19, distribuídos pelas ilhas de Santiago e Fogo, aumentando para 9.840 casos acumulados no país, que contabilizou mais 166 casos recuperados em 24 horas, informou hoje fonte oficial.

19h13 - Reino Unido registou 21.363 novas infeções e 213 mortes

O Reino Unido registou 21.363 novas infeções e 213 mortes de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde britânico. No domingo tinham sido registados 24.962 novos casos de covid-19 e 168 mortes, porém a média dos últimos sete dias foi sido de 25.331 infeções e de 416 mortes por dia.

O total acumulado desde o início da pandemia de Covid-19 no Reino Unido é agora de 1.390.681 contágios confirmados e de 52.147 óbitos registados num período de 28 dias após as vítimas terem recebido um teste positivo.

Hoje o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse estar a sentir-se "muito bem", um dia após entrar em isolamento profilático por ter estado em contacto com uma pessoa infetada pelo novo coronavírus, o deputado Lee Anderson, com quem se reuniu na residência oficial em Downing Street. O chefe do executivo foi contactado pelo serviço de deteção e rastreamento de casos de SARS-CoV-2 dos serviços de saúde pública britânicos e vai ter de permanecer pelo menos 14 dias em quarentena, apesar de não ter sintomas e ter sido infetado em abril, quando passou uma semana hospitalizado.

Entretanto, o Governo britânico revelou ter garantido junto da biotecnologia norte-americana Moderna cinco milhões de doses da sua vacina contra a covid-19 cujos resultados preliminares publicados hoje mostram uma eficácia de cerca de 95 por cento. Até agora, o Reino Unido fez encomendas de 350 milhões de doses de seis outros projetos de vacina, três dos quais na fase final de testes clínicos.

19h07 - Paços de Ferreira e Lousada ultrapassaram os três mil casos por 100 mil habitantes

Os concelhos de Paços de Ferreira e Lousada registaram mais de três mil casos de infeção por 100 mil habitantes, segundo a taxa de incidência de casos acumulados nos últimos 14 dias hoje divulgados pela DGS.

O boletim da Direção Geral de Saúde (DGS) mostra, no capítulo da distribuição geográfica dos casos confirmados por concelho e com base na incidência cumulativa a 14 dias (28 de outubro a 10 de novembro), que o concelho de Paços de Ferreira registou 3.698 casos de infeção por 100 mil habitantes e o de Lousada 3.362. Na nota explicativa dos dados por concelhos é referido que a incidência cumulativa "corresponde ao quociente entre o número de novos casos confirmados nos 14 dias anteriores ao momento de análise e a população residente estimada".

Na conferência de imprensa de atualização da informação sobre a pandemia por covid-19, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, revelou que a taxa de incidência a 14 dias é globalmente de 760 casos por 100 mil habitantes, sendo a região Norte a mais afetada, com 1.304 registos/100 mil pessoas. A seguir a Paços de Ferreira e Lousada como os locais mais fustigados pelo número de infeções, estão, também situados na região norte do país, os concelhos de Vizela, com 2.653 casos por 100 mil habitantes, Paredes com 2.132 registos e Penafiel com 2.055 casos.

19h04 - Espanha teve 38.273 casos no fim de semana e 484 óbitos

Espanha registou desde sexta-feira 38.273 casos de Covid-19, o que indica uma tendência para a descida de novos casos, mas que faz subir o número total de infetados para 1.496.864, segundo números divulgados hoje pelo Ministério da Saúde espanhol.

O país tem ainda mais 484 mortos devido à doença notificados durante o fim de semana, aumentando o total de óbitos para 41.253.

19h00 - "Este não é o tempo para a complacência", disse o Diretor-geral da OMS

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, saudou hoje as "notícias encorajadoras" sobre possíveis vacinas para a Covid-19, mas lembrou que "este não é o tempo para a complacência". Tedros Adhanom Ghebreyesus falava na habitual videoconferência de imprensa da OMS, a partir da sede, em Genebra, na Suíça, pela primeira vez presencialmente depois de ter cumprido um período de quarentena em casa na sequência de um contacto com uma pessoa infetada.

O dirigente da organização disse que a OMS acompanha com "cautela otimista" as "notícias encorajadoras" sobre a eficácia de vacinas candidatas para a Covid-19, como as dos laboratórios Pfizer e Moderna, mas assinalou que "este não é o tempo para a complacência", manifestando preocupação com o aumento de infeções na Europa e na América, que deixa em "ponto crítico" os sistemas e profissionais de saúde.

"Este vírus é perigosíssimo, pode atacar qualquer órgão do corpo", frisou, assinalando os efeitos a longo prazo da infeção.

Segundo Tedros Adhanom Ghebreyesus, "os países que deixam o vírus circular livremente estão a brincar com o fogo".

"Não há desculpas para a passividade", vincou, defendendo que é preciso "atuar rápido" e "de forma decisiva", sob pena de haver "mais mortes e sofrimento sem necessidade".

18h55 - Seleção irlandesa tem mais dois futebolistas infetados

Os irlandeses Matt Doherty e James McClean tiveram testes positivos para o novo coronavírus, que provoca a covid-19, e vão falhar o jogo com a Bulgária, da Liga das Nações, informou hoje a Federação Irlandesa de Futebol (FAI).

Em comunicado, a FAI revelou que o lateral do Tottenham e o extremo do Stoke, que no domingo foram titulares diante do País de Gales, "foram isolados do grupo, de acordo com o protocolo definido" e que "as autoridades sanitárias foram informadas da situação". Os dois jogadores terão agora de ficar em quarentena durante 10 dias, seguindo as diretrizes do governo britânico, pelo que vão desfalcar a República da Irlanda diante da Bulgária, na quarta-feira, em jogo decisivo da sexta e última jornada do grupo 4 da Liga das Nações B, em Dublin.

18h51 - Vinte e três infetados em explorações agrícolas de freguesia de Torres Vedras

Vinte e três trabalhadores de explorações agrícolas de empresas hortofrutícolas da freguesia de A-dos-Cunhados, no concelho de Torres Vedras, estão infetados com covid-19, informou hoje fonte oficial do município. Todos os casos ativos e contactos encontram-se a ser acompanhados pelas autoridades de saúde, acrescentou a mesma fonte.

Naquele concelho dos distrito de Lisboa existem 73 casos suspeitos a aguardar os resultados laboratoriais e 573 contactos sob vigilância ativa das autoridades de saúde.

Desde o início da pandemia, Torres Vedras, no distrito de Lisboa, contabiliza 895 casos confirmados, dos quais 174 estão ativos, 704 recuperados e 17 morreram.

18h48 - Bares, discotecas e restaurantes de Vila Real pedem para trabalhar

Empresários e trabalhadores das áreas da restauração, eventos, bares e discotecas manifestaram-se hoje em Vila Real para alertar para o “funeral” destes setores "fortemente" afetados pela pandemia de covid-19 desde março. À chamada do "Movimento a Pão e Água" responderam dezenas de empresários e trabalhadores provenientes de vários concelhos do distrito de Vila Real.

Na praça do município foram colocados cartazes e tarjas onde se podia ler "Estão a matar quem não tem covid", "oito meses impedidos de trabalhar e de sustentar a nossa família", "nove meses para nascer, nove meses para morrer – bares/ discotecas/ restauração" e "A saúde mental também é saúde senhor primeiro-ministro". No chão foi também colocado um grande pano branco com pratos, talhares e copos.

Alberto Cabral, porta-voz do movimento e empresário com cinco bares e discotecas, colocou uma gaiola na cabeça para simbolizar "os nove meses" em que não pode "voar".

Este é um dos setores, na sua opinião, mais prejudicado com as medidas de impostas pelo Governo para conter a Covid-19.

"Estamos há nove meses sem conseguir sustentar as nossas famílias porque estamos proibidos de trabalhar (…) Mais de 50 por cento das grandes discotecas já não vão abrir porque não há condições, nem confiança do mercado", referiu.

18h40 - Costa diz que "esforço" no combate à pandemia "tem luz ao fundo do túnel"

O primeiro-ministro sublinhou hoje o "esforço" que o país tem vindo a fazer no combate ao novo coronavírus e que tem agora "uma luz ao fundo do túnel", que será "no próximo ano" uma vacina contra a covid-19.

António Costa, que discursava em Vila Verde, distrito de Braga, durante uma cerimónia de assinatura de um protocolo com 10 Misericórdias, reconheceu que as medidas de combate ao novo coronavírus "são duras", mas também "são essenciais".

"Este [o confinamento do fim de semana] é um esforço que tem uma luz ao fundo do túnel, não sabemos ainda a extensão do túnel. Se é por meses, ou se é por um ano. Sabemos, seguramente, que durante o próximo ano, hoje todas as entidades oficias já o reconhecem, teremos disponível uma vacina para enfrentar este covid", afirmou.

António Costa afirmou que todos querem "acreditar que a ciência vai ser capaz de disponibilizar e a indústria de produzir uma vacina efetivamente eficaz".

18h37 - Governo anuncia mais de 230 camas de cuidados intensivos para o Norte

O Governo anunciou hoje a abertura de mais de 230 camas de cuidados intensivos para o Norte, que resultam da "reorganização" de serviços, adaptação de espaços e que provam o "esforço" do Serviço Nacional de Saúde para "dar respostas". O anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Marta Temido, em Vila Verde, distrito de Braga, durante a cerimónia de assinatura de acordos com 10 Santas Casa da Misericórdia, presidida pelo primeiro-ministro, António Costa.

No discurso, Marta Temido fez questão de "dar nota clara sobre o esforço" do Serviço Nacional de Saúde (SNS) "em cada um dos seus núcleos, em cada uma das suas instituições, de ampliar as suas respostas". .

Aquele "esforço", descreveu a ministra, concretiza-se na abertura de mais camas de Medicina Intensiva: "O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa terá disponíveis mais nove camas de cuidados intensivos, fruto de uma reorganização que fez, saliento que o Centro Hospitalar de Entre o Douro e o Vouga tem a decorrer uma adaptação de um antigo refeitório, que estará pronta esta quarta-feira e que terá mais uma unidade de cuidados intensivos, e Vila nova de Gaia Espinho terá mais 28 camas de cuidados intensivos até ao final deste mês", enumerou.

A governante deu ainda conta de cerca de mais de 200 camas que vão estar disponíveis em Lousada e na Póvoa de Lanhoso, sendo que neste concelho estarão 40 já disponíveis "esta semana". Marta Temido sublinhou que "estes são exemplos do que é o esforço de adaptação contínua para responder às necessidades dos portugueses" e deixou um aviso.

"Que ninguém pense que isto é fácil ou que vai ser fácil enfrentar tudo aquilo que temos pela frente, pois não é", alertou.

18h30 - Itália soma 504 óbitos e 27.354 novos contágios nas últimas 24 horas

A Itália registou 504 óbitos associados à doença covid-19 nas últimas 24 horas, divulgaram hoje as autoridades italianas, que também confirmaram o diagnóstico de 27.354 novas infeções pelo novo coronavírus no mesmo período. Este indicador de novos contágios é o valor mais baixo em uma semana, mas também reflete a habitual contração verificada às segundas-feiras devido ao número de testes de diagnóstico realizados no país.

No domingo, foram realizados cerca de 152.000 testes, contra os 200.000 contabilizados no dia anterior.

Em termos totais, Itália contabiliza, até à data, 1.205.881 casos de pessoas que ficaram infetadas pelo novo coronavírus, de acordo com os dados fornecidos pelas autoridades italianas.
Com a contabilização destas 504 novas vítimas mortais, o número total de mortes registadas no país desde o início da crise pandémica, em 21 de fevereiro, sobe para 45.733, segundo o boletim informativo do Ministério da Saúde italiano.

18h26 - Região norte concentra maior número de novos casos na última semana

Portugal tem mais 91 vítimas mortais de covid-19 e mais 3996 novos casos de infeção. O boletim da DGS revelado há pouco dá ainda conta de mais 111 pessoas internadas em hospitais e mais 11 em unidades de cuidados intensivos.
A região norte do pais concentra o maior número de casos e de vítimas mortais. Mais pormenores sobre os dados do boletim da Direção-Geral da Saúde com o jornalista da Antena 1 João Torgal.

18h21 - Novos casos de infeção diminuem em 16 concelhos da região Norte

O número de novos casos de infeção pelo SARS-Cov-2 diminuiu entre a primeira e segunda semana de novembro em 16 concelhos do Norte, seis dos quais no distrito do Porto, revela um relatório da Administração Regional de Saúde. O documento, a que a Lusa teve hoje acesso, reporta a evolução epidemiológica nos concelhos da região Norte entre a última semana de outubro [25 a 31 outubro] e a segunda semana de novembro [08 a 14 novembro].

Dos 16 concelhos da região Norte que registaram uma diminuição do número de novos casos de infeção, seis situam-se no distrito do Porto: Amarante (-6% de crescimento), Lousada (-17%), Matosinhos (-14%), Paços de Ferreira (-34%), Paredes (-17%) e Porto (-7%).

Destes concelhos, Paços de Ferreira foi o que registou a maior redução, sendo que o número de novos casos passou de 1.202 na primeira semana de novembro para 798 na segunda semana, de acordo com o relatório da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N)

A Paços de Ferreira, sucede-se Lousada, onde o número de novos casos passou de 894 para 745 entre as duas semanas, e Paredes, que passou de 1.007 casos na primeira semana de novembro para 831 casos na segunda. Paços de Ferreira e Lousada foram, juntamente com Felgueiras, os primeiros concelhos do país a ficar semiconfinados na segunda vaga da pandemia.

18h15 - Almada investiu mais de dois milhões de euros na resposta à pandemia

A Câmara de Almada informou hoje que já investiu mais de dois milhões de euros na resposta à pandemia da covid-19 no concelho, no distrito de Setúbal, com a disponibilização de alimentos, medicação ou apoios financeiros. Em comunicado, a autarquia, liderada pelo PS, explicou que, "perante o cenário de uma crise económica decorrente de uma crise sanitária", tem tentado aplicar "medidas de continuidade que permitam uma resposta social a curto, médio e longo prazo".

Nesse sentido, adiantou, uma das iniciativas dinamizadas permitiu ajudar mais de 300 famílias e 660 pessoas com a "distribuição de mais de 14.600 refeições e 185 cabazes alimentares". Segundo o município, também foi disponibilizado um "apoio financeiro excecional aos agregados familiares, em parceria com as instituições particulares de solidariedade social (IPSS), para pagamento de rendas habitacionais, como forma de minimizar situações de precariedade económica".

18h10 - Proteção de dados quer mais confidencialidade nos testes e rastreios

A Comissão Proteção de Dados recomenda mais confidencialidade no controlo de temperatura, testes de diagnóstico e no rastreio de contactos Covid-19 por quem não é profissional de saúde, através de contratos ou declarações com esse dever específico.

A nova orientação da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) sobre dados pessoais de saúde no âmbito da pandemia da doença Covid-19, de sexta-feira, surge em resposta às novas medidas de prevenção da covid-19 durante o estado de emergência, como medir a temperatura corporal em vários locais, impor testes de diagnóstico ao novo coronavírus e reforçar a capacidade de rastreio recorrendo a quem não é profissional de saúde.

18h05 - Castanheira de Pera com linha telefónica de apoio

A Câmara de Castanheira de Pera anunciou hoje que tem disponível uma linha telefónica para os cidadãos que necessitem de apoio dos serviços municipais de Proteção Civil, mas também para a entrega de medicamentos ou bens essenciais.

Numa nota de imprensa, este município do norte do distrito de Leiria refere que a linha telefónica – 913807281 – funciona 24 horas e pode ser utilizada "caso qualquer munícipe necessite de apoio dos serviços da Proteção Civil" da Câmara, no âmbito da covid-19.

"Os serviços da autarquia podem igualmente ajudar na entrega de bens essenciais, medicamentos e no apoio social ou na orientação de pessoas em isolamento, com sintomas ou que tenham testado positivo", adianta a mesma nota.

18h00 - GNR acaba com três festas no Algarve frequentadas por 310 pessoas

As autoridades policiais acabaram com três festas frequentadas por mais de 300 pessoas em desrespeito pelas regras de combate à pandemia de covid-19, no sábado, no Algarve, anunciou hoje a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Segundo a GNR, em Albufeira foram detetadas 150 pessoas que estavam "vestidas a rigor" para um casamento e outras 60 num restaurante - que celebravam também um casamento –, enquanto que em Faro as autoridades foi encerrada uma festa de aniversário com 100 pessoas, lê-se num comunicado.

A GNR revelou que, numa das festas, ocorrida em Albufeira, foram detetados "diversos ajuntamentos de pessoas vestidas a rigor para uma cerimónia, tendo sido possível apurar que estava a decorrer uma festa de casamento numa unidade hoteleira".

A mesma fonte precisou, em comunicado, que esta celebração contava com a "presença de cerca de 150 pessoas" e a GNR deu "indicação às pessoas para desmobilizar do local".

Também em Albufeira, mas na noite de sábado, "os militares detetaram um grande número de pessoas num restaurante" e, quando procedeu à "fiscalização" registou "a presença de 60 pessoas que celebravam também um casamento", prosseguiu a GNR.

Neste caso, as autoridades deram "indicação de encerramento ao estabelecimento por ter excedido a lotação permitida", esclareceu a o Comando Territorial de Faro da força de segurança.

"Na terceira situação, na localidade de Faro, os militares deslocaram-se a uma festa de aniversário depois da denúncia de música alta no início da noite. Estavam 100 pessoas no espaço, tendo sido cessado o evento e desmobilizados os participantes sem que tivessem oferecido qualquer resistência", acrescentou a mesma fonte.

17h49 - Bruxelas assina acordo com CureVac para garantir 5.ª vacina para UE

A Comissão Europeia anunciou hoje um contrato com a farmacêutica alemã CureVac para assegurar a aquisição de 405 milhões de doses de uma potencial vacina para a União Europeia (UE), sendo esta a quinta no portefólio de Bruxelas.

"Alguns dias depois da assinatura do nosso contrato com [as farmacêuticas] BioNTech e Pfizer, estou feliz por anunciar um novo acordo: amanhã vamos autorizar um novo contrato para assegurar mais uma vacina para a covid-19 para os cidadãos europeus, que nos vai permitir adquirir até 405 milhões de doses da vacina produzida pela empresa europeia CureVac", anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Num anúncio sem direito a perguntas em Bruxelas, a responsável observou que "este é o quinto contrato com uma empresa farmacêutica para o portefólio de vacinas" da UE.

"E estamos a trabalhar num sexto [contrato de compra antecipada] com a Moderna", apontou Ursula von der Leyen, indicando que esse acordo também deverá ser oficializado "em breve".

"O coronavírus continua a espalhar-se rapidamente na Europa e precisamos de uma vacina segura e eficaz para acabar com esta pandemia", concluiu a líder do executivo comunitário.

17h40 - Moçambique anuncia mais três mortes e 66 novos casos

O Ministério da Saúde moçambicano anunciou hoje a morte de mais três pacientes devido à covid-19, elevando o total de óbitos para 116, havendo ainda 66 novos casos de infeções pelo novo coronavírus. O responsável refere ainda que, nas últimas 24 horas, registaram-se mais 66 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, que sobem o total para 14.514, dos quais 14.210 casos são de transmissão local e 304 são importados.

17h34 - Mulher de 101 anos é a terceira vítima mortal de surto na Misericórdia de Portalegre

O número de vítimas mortais do surto de covid-19 associado a valências da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre subiu hoje para três, com a morte de uma utente, de 101 anos, revelou fonte da instituição.

De acordo com a fonte da comissão administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre (SCMP), a utente estava internada no hospital de Portalegre.

17h22 - Fundação Sophia de Coimbra tem 22 infetados

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Fundação Sophia, em Coimbra, regista um surto de covid-19 com 22 casos, quase todos assintomáticos e apenas dois com sintomas ligeiros, disse hoje o diretor da estrutura, Costa Fernandes. Segundo o responsável, 12 dos infetados são utentes e 10 são trabalhadores da instituição, num universo de 23 doentes daquela unidade, que tem capacidade para 25 utentes.

"No lar de idosos, que tem pessoas muito idosas, não se registam, até ao momento, casos de infeção", salientou Costa Fernandes, adiantando que a unidade residencial está ocupada com 59 pessoas.

O diretor da Fundação Sophia adiantou que os utentes estão em "absoluto isolamento nos seus quartos", num dos setores da Unidade de Cuidados Continuados Integrados, que será desinfetado pelos Serviços Municipais de Proteção Civil de Coimbra na quinta-feira.

Por seu turno, os trabalhadores sinalizados mantêm-se em regime de isolamento domiciliário.

17h11 - Transferências de doentes entre hospitais ajudam a reduzir pressão

As transferências de doentes entre hospitais aumentaram nos últimos dias como forma de reduzir a pressão sobre as unidades de saúde, atualmente com 80 por cento de ocupação, afirmou hoje a Associação Portuguesa dos administradores Hospitalares (APAH).

"Atualmente existe um melhor funcionamento em rede dos hospitais e tem ajudado a diminuir a pressão hospitalar", disse o dirigente da APAH Eduardo Castela.

Um trabalho ao qual ajudou o despacho de 04 de novembro da ministra da Saúde, Marta Temido, que visa garantir a melhor coordenação e articulação de resposta às necessidades, equilibrando a assistência regional e inter-regional.

Segundo Eduardo Castela, as unidades hospitalares têm transferido alguns doentes quando sentem maior pressão para unidades que têm menos pressão.

17h05 - IPO de Coimbra com 20 profissionais de saúde infetados

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra regista 20 profissionais de saúde e seis doentes infetados com covid-19. Em declarações à agência Lusa, o IPO refere que duas dezenas de profissionais de saúde - entre eles um médico, um enfermeiro, um técnico superior de diagnóstico e terapêutica, três assistentes técnicos e 14 assistentes operacionais - estão em isolamento profilático depois de testarem positivo.

"Não está de modo algum colocado em causa o normal funcionamento dos serviços. A atividade assistencial encontra-se assegurada", refere a unidade de saúde.

Segundo o IPO, o serviço mais afetado foi a cozinha, "que se encontra encerrada há uma semana, tendo de imediato sido implementada uma alternativa, fruto da parceria já existente com o Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH)".

"Neste serviço não existiu qualquer linha de contágio entre os profissionais da cozinha e outros profissionais ou doentes. Acresce que os serviços têm recorrido sempre que possível ao teletrabalho no sentido de garantir toda a atividade e que o IPO de Coimbra já contratou, desde o início da pandemia, 51 profissionais", salienta.

Desde o início da pandemia, em março, o IPO de Coimbra contabilizou 34 profissionais de saúde infetados, dos quais 14 já estão curados, num universo de cerca de 1.100 colaboradores aos serviços. Neste momento, segundo a unidade hospitalar, encontram-se também em isolamento domiciliário seis doentes infetados, que foram diagnosticados numa ação de rastreio.

"No que respeita aos doentes, desde o início da pandemia foram identificados 44 casos, que atendendo à implementação precoce do rastreio generalizado de doentes assintomáticos como garante da continuidade dos tratamentos em segurança, a maioria destes doentes já estão curados", acrescenta.

O IPO reconhece "o trabalho dos profissionais da instituição, que diariamente contribuem para a implementação de medidas de prevenção, rastreio sistemático de Serviços e isolamento dos profissionais e doentes diagnosticados com covid-19, numa relação de proximidade e confiança".

"Esta foi a estratégia institucional adotada e que tem garantido a continuidade da atividade assistencial. Aos doentes acompanhados na instituição, o IPO de Coimbra reitera o compromisso de uma instituição segura comprometida com a segurança de todos", sublinha a unidade hospitalar.

16h35 – "Não vai ser o preço que vai decidir a vacina que vamos utilizar", diz DGS

Ainda sobre as vacinas, Graça Freitas garantiu que a aquisição de uma futura vacina não irá depender do preço, mas sim da qualidade, eficácia, segurança, disponibilidade no mercado e as das suas características.

"Tem de haver um perfil de segurança muito bom. Têm de ser vacinas, obviamente, com eficácia e todos os seus componentes têm de ter qualidade", explicou a diretora-geral da Saúde.

"O preço não vai ser, de certeza, o fator determinante", reiterou Graça Freitas.

16h29 – DGS espera que medidas e comportamentos dos cidadãos mudem "dinâmica da epidemia"

Relativamente aos dados nos municípios, André Peralta Santos esclareceu que há "uma grande heterogeneidade nas incidências ao nível do concelho", o que justifica ser "fruto da própria dinâmica da epidemia".

"A região Norte é a região que tem uma incidência mais alta", começou por frisar, acrescentando que há outros concelhos em situação semelhante no resto do país e "o que é esperado é que as medidas implementadas e o comportamento individual de cada um possa mudar a dinâmica de transmissão", explicou o diretor de Serviços de Informação e Análise da DGS.

16h20 – "Há ainda muitas incógnitas", diz DGS sobre vacinas

No dia em que a empresa de biotecnologia Moderna avançou que a sua vacina provou ter 94,5 por cento de eficácia, Graça Freitas sublinha que "estamos ainda numa fase muito prematura dos ensaios e temos que estar muito atentos".

"Há ainda muitas incógnitas, nomeadamente qual vai ser o comportamento da vacina em relação a diferentes grupos de pessoas", explicou a diretora-geral da Saúde.

Graça Freitas sublinha, porém, que "quanto mais vacinas existirem no mercado, sejam elas seguras, eficazes e de qualidade, melhor será, porque melhor oferta teremos e haverá uma maior capacidade de países ricos ou pobres comprarem vacinas".

16h12 – Estão em curso projetos piloto para melhorar o atendimento telefónico e digital nos centros de saúde

Sobre as centrais telefónicas, Luís Goes Pinheiro afirmou que está em curso um projeto piloto no âmbito dos centros de saúde da região Norte e que está a correr "de forma muito positiva".

"Está neste momento em curso o alargamento a todos os centros de saúde da região abrangida pela ARS Norte do novo modelo de centrais telefónicas digitais, de forma a podermos introduzir um sistema de automatismos no atendimento que agilizem o atendimento dos utentes que liguem para os centros de saúde", explicou o presidente do SPMS, comparando sistema de atendimento ao utilizado no SNS24.

Também na região Centro está em curso um projeto piloto semelhante para os centros de saúde e, "se correr bem, será igualmente estendido a toda a região centro". Goes Pinheiro adiantou ainda que em Lisboa também vão dar início a um projeto piloto semelhante.

"Este tem sido um trabalho conjunto com as ARS e tem corrido a bom ritmo", declarou ainda, acrescentando que o desafio é melhorar o atendimento nestas instituições.

16h11 – ARS já distribuíram mais de 10 mil telemóveis aos profissionais de saúde para contacto com os utentes

Questionado sobre os telemóveis enviados às ARS, Luís Goes Pinheiro começou por afirmar que foram já distribuídos 10.248 aparelhos.

"Esse processo de distribuição aos diversos profissionais de saúde que trabalham nos cuidados de saúde primários é um trabalho que está a ser feito pelas ARS e está a correr a um bom ritmo", afirmou o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). "Sabemos que já um número muito significativo já foi entregue aos profissionais de saúde".

"A nossa expectativa é que, nas próximas semanas, os 30 mil telemóveis sejam entregues às ARS", continuou Luís Goes Pinheiro.

Contudo, os telemóveis têm "sido entregues em função do grau de necessidade dos mesmos", por isso, tem sido "dada prioridade aos profissionais de saúde que carecem de forma mais urgente de um meio de contacto com os utentes".

O presidente do SPMS garantiu, novamente, que foram já entregues mais de 10 mil telemóveis e que espera que nas próximas semanas "sejam entregues os outros que estão em falta".

16h09 – "Tudo correu de forma expectável", diz Graça Freitas sobre confinamento

Num comentário sobre o comportamento da população no passado fim-de-semana, Graça Freitas considera que "de um modo geral, tudo correu de forma expectável" e demonstra a "adaptação da população a uma nova forma de estarmos nas próximas semanas".

"Não me parece que tenha ocorrido nenhuma situação que tenha colocado a população em risco. De um modo geral, as cosias correram bastante bem e mais uma vez fomos capazes de interiorizar medidas relativamente simples e cumprir com o que estava estipulado", concluiu a diretora-geral da Saúde.

16h08 – Indicador "novo" revela dados dos municípios

Questionado sobre os dados relativos aos concelhos e municípios, André Peralta Santos começou por explicar que se trata de um indicador "relativamente novo", no sentido em que já era utilizado em vários países europeus, mas só agora começou a ser uma ferramenta em Portugal.

O diretor de Serviços de Informação e Análise da Direção-Geral da Saúde explicou que estes dados já eram atualizados antes, mas agora há duas equipas a recolher e a calcular os valores, o que "demora algum tempo" e por isso os números só foram divulgados hoje.


15h55 – Taxa de mortalidade global é de 1,6%

A diretora-geral da Saúde avançou ainda que a taxa de mortalidade global é de 1,6 por cento e a taxa de mortalidade acima dos 70 anos é de 9,7 por cento.

15h52 – Taxa de incidência a 14 dias é de 760 casos por 100 mil habitantes

A taxa de incidência cumulativa a 14 dias é, atualmente, de 760 casos por 100 mil habitantes, o que coloca Portugal em décimo lugar na lista de países europeus.

"Há, como todos sabem, assimetrias regionais. A região norte, com 1304 casos por 100 mil habitantes, é a mais afetada", esclareceu Graça Freitas.

15h49 - Portugal atingiu os quatro milhões de testes

Graça Freitas afirmou que "o número de testes tem aumentado" em Portugal, sendo que o país atingiu os quatro milhões de testes no passado dia 14. Deste total, um milhão dos testes foram realizados no último mês.

Segundo a diretora-geral da Saúde, a proporção de positividade destes testes é de 15,3 por cento.

15h48 - 19% dos internados tem menos de 60 anos

No início da conferência de imprensa, a diretora-geral da Saúde esclareceu que, relativamente aos números atuais de internados em Portugal com Covid-19, dois por cento tem menos de 30 anos, oito por cento menos de 50 anos e 19 por cento menos de 60 anos.


15h45 - Mais 91 mortos e 3.996 casos confirmados nas últimas 24 horas

Portugal registou mais 3.996 casos de Covid-19 e 91 óbitos nas últimas 24 horas. O boletim da Direção-Geral da Saúde desta terça-feira, contudo, apresenta valores cumulativos que foram atualizados, resultando assim em mais 4.375 casos confirmados, não tendo sido possível registá-los no sistema anteriormente.

Há a registar mais 345 casos ativos e mais 3.560 doentes recuperados. Estão ainda em vigilância 750 contactos.

Dos novos casos contabilizados desde domingo, o Norte confirmou 2.063 infeções, Lisboa e Vale do Tejo mais 1.350, no Centro 462 novos casos, no Algarve mais 56 e no Alentejo mais 39. Foram ainda contabilizados mais 10 casos nos Açores e mas 16 na Madeira.

Dos óbitos registados, o maior número foi confirmado no Norte (44 mortos) e em Lisboa e Vale do Tejo (33).

Nas últimas 24 horas os internamentos também aumentaram. Desde domingo há mais 111 doentes internados em enfermarias e mais 11 em Unidades de Cuidados Intensivos.

15h20 - Suécia limita reuniões a oito pessoas

A Suécia, que tem mantido uma estratégia menos estrita do que a maioria dos países europeus face à covid-19, anunciou esta segunda-feira que vai limitar as reuniões públicas a um máximo de oito pessoas devido ao aumento dos contágios.

14h30 - Presidente da Moderna fala em "marco muito importante"

O presidente da empresa de biotecnologia Moderna considera a eficácia de 94,5 por cento da vacina um "marco muito importante na luta contra a pandemia".

"Demonstra que a nossa vacina consegue evitar a doença Covid-19, incluindo a doença severa, em pessoas a quem a vacina for administrada", adiantou Stephen Hoge.

O presidente da Moderna refere, no entanto, que há ainda "muito trabalho pela frente" e que é preciso "completar o processo regulamentar".

13h59 - Hospital de Évora aumenta capacidade de resposta em cuidados intensivos

O Hospital de Évora está a aumentar a capacidade de resposta em cuidados intensivos. Vai passar das atuais oito camas para 19 até ao final do ano.

Para já, reforçou o número de camas em enfermaria com a criação de dois quartos de pressão negativa. Até agora tem sido suficiente para dar resposta às necessidades da região.

13h56 - PM elogia "sentido cívico exemplar" dos portugueses

António Costa elogiou a adesão dos portugueses às medidas de contenção da pandemia.


13h25 - Aviação prepara-se para distribuição de vacinas

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) divulgou hoje orientações para a indústria de carga aérea se preparar para a "distribuição em grande escala" de vacinas para a Covid-19, tendo em conta os "desafios logísticos" que esta entrega vai acarretar.

Em concreto, as diretrizes apontam a necessidade de "os governos restabelecerem a conectividade aérea para assegurar a disponibilidade de capacidade adequada para a distribuição de vacinas" e de assegurar "instalações ultracongeladas em toda a cadeia de abastecimento", que terão de ser geridas por "pessoal treinado para lidar com vacinas sensíveis ao tempo e à temperatura".

"A entrega de milhares de milhões de doses de uma vacina que deve ser transportada e armazenada num estado ultracongelado para todo o mundo de forma eficiente vai envolver desafios logísticos extremamente complexos em toda a cadeia de abastecimento", reconhece o presidente executivo da IATA, Alexandre de Juniac.

13h14 - Especialistas pedem ativação de todas as camas de Cuidados Intensivos

Médicos e administradores apelam a que se ativem todas as camas de cuidados intensivos do país.

A Norte, o número de vagas pode esgotar já esta semana, com os hospitais de Lisboa a admitirem não ter capacidade para receber doentes de outras regiões durante muitos mais dias.

12h44 – Moderna anuncia 94,5 por cento de eficácia da vacina contra a Covid-19

A empresa de biotecnologia Moderna avançou que a sua vacina possui 94,5 por cento de eficácia contra a Covid-19.

O número baseia-se nos dados de uma das fases finais do ensaio, disse esta segunda-feira a empresa norte-americana.

A Moderna torna-se, assim, a segunda entidade a anunciar resultados que superam as expetativas, depois de a farmacêutica Pfizer ter avançado que a sua vacina possui mais de 90 por cento de eficácia.

Apesar de ambas as vacinas precisarem ainda de ser revistas por mais especialistas, os Estados Unidos poderão vir a ter duas vacinas autorizadas para uso de emergência já em dezembro.

No próximo ano, o Governo norte-americano poderá ter acesso a mais de mil milhões de doses apenas destes dois fornecedores de vacinas.

12h21 - Hospitais de Coimbra no limite

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) está prestes a atingir o limite de camas para internamento de doentes com covid-19 previsto no Plano de Contingência, disse à agência Lusa fonte hospitalar.

Segundo o gabinete de comunicação e imagem, estão internadas 83 pessoas na enfermaria dedicada a doentes com Covid-19, existindo apenas sete camas disponíveis.

12h05 - Açores com uso obrigatório de máscara na via pública

Os Açores implementam a partir desta terça-feira a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços e vias públicas por pessoas com idade a partir dos 10 anos.

11h52 - BE alerta para situação no setor da restauração

Catarina Martins, coordenadora do Bloco de Esquerda, sublinha que grande parte do setor é composto por empresas familiares ou microempresas. Num cenário em que o SNS está sob pressão e as medidas de restrição são inevitáveis, a responsável do Bloco de Esquerda considera que estas medidas devem ser acompanhadas de apoios.

11h16 - Boris Johnson em quarentena mas sem sintomas

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, está em quarentena depois de ter entrado em contacto com uma pessoa infetada pelo novo coronavírus.

Num vídeo publicado este domingo, o governante diz que se está a sentir "muito bem". De recordar que Boris Johnson adoeceu e esteve mesmo internado com Covid-19 em abril último.

11h01 - Mais de 40 infetados em dois lares no Sabugal

Um surto de Covid-19 em dois lares de idosos do concelho do Sabugal, no distrito da Guarda, infetou 42 pessoas, entre utentes e funcionários.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo, referiu que os casos positivos de infeção pelo novo coronavírus dizem respeito a 30 utentes e a cinco funcionários do lar de Aldeia do Bispo, e a seis utentes e uma funcionária do lar da Santa Casa da Misericórdia do Soito.

10h55 - Irão com novo recorde diário de novos casos

O Irão registou esta segunda-feira um novo recorde diário de novos casos, com 13.053 novas infeções só nas últimas 24 horas. O número total de infetados desde o início da pandemia atinge os 775.121.

Quanto ao número de óbitos, o país contabiliza 41.979 óbitos desde o início da pandemia.

10h30 - Distúrbios neurológicos

A Covid-19 pode causa distúrbios neurológicos, mesmo em pessoas com sintomas ligeiros. Um estudo britânico indica que mesmo em doentes recuperados podem surgir estas complicações.

O médico neurologista José Vale explicou no Bom Dia Portugal que a capacidade do SARS-CoV-2 para invadir o sistema nervoso central "gera a maior parte do problema".

10h26 - Vinte e cinco infetados em lar em vias de legalização no Cadaval

Vinte e cinco pessoas, das quais 18 são utentes e sete são funcionários, estão infetadas pela covid-19 num lar em processo de legalização na Vermelha, concelho do Cadaval.

10h23 - Malásia com mais 1.103 casos e quatro mortes

A Malásia contabiliza um total de 48.520 infeções e 313 mortos desde o início da pandemia.

10h14 - Testes rápidos disponíveis nas administrações regionais de saúde

A utilização dos testes rápidos para diagnóstico do novo coronavírus arranca esta segunda-feira nas administrações regionais de saúde.

No Bom Dia Portugal, Válter Fonseca, diretor dos Serviços da Qualidade na Saúde, explicou como vão ser distribuídos os testes e como serão aplicados.

9h49 - África com mais 271 mortos

O continente africano registou nas últimas 24 horas mais 271 mortos devido à Covid-19, tendo um total de 47.375 óbitos, e contabiliza agora 1.977.165 de pessoas infetadas.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o novo coronavírus infetou nas últimas 24 horas mais 13.463 pessoas nos 55 Estados-membros da organização.

9h10 - Mais 3.535 casos na Indonésia

A Indonésia registou 3.535 casos e 85 mortes nas últimas 24 horas. No total, o país conta com 470.648 casos e infeção e 15.296 mortes desde o início da pandemia.

8h52 - Alemanha com mais 10.824 casos

Nas últimas 24 horas houve mais 10.824 novas infeções na Alemanha, longe do máximo atingido na sexta-feira (23.542).

Foram ainda registadas mas 62 mortes nas últimas 24 horas. No total já morreram 12.547 pessoas na Alemanha devido à pandemia.

8h25 - Reino Unido espera distribuir vacina ainda antes do Natal

Em declarações à BBC, o ministro britânico da Saúde, Matt Hancock, disse esta segunda-feira que o Governo espera disponibilizar doses a vacina da Pfizer contra a Covid-19 ainda antes do Natal, se esta for declarada "segura e eficaz".

8h20 - Rússia regista novo recorde de casos

A Rússia contabilizou mais 22.778 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Houve ainda registo de mais 303 óbitos.

No total, desde o início da pandemia, houve 1.948.603 casos e 33.489 mortes na Rússia.

7h44 - Ponto da situação

A lista de concelhos com maior risco de transmissão do SARS-CoV-2 foi alargada. Desde a a meia-noite, ficam abrangidos 191. São mais 77. Estão distribuídos de norte a sul do país.

Mais de 80 por cento da população está sujeita a medidas mais apertadas de controle da pandemia.

A Região Centro regista o maior número de novas entradas.

As medidas nos 191 concelhos mantêm-se em vigor pelo menos até dia 23 de novembro.
Consulte aqui as medidas implementadas ao abrigo do estado de emergência e a lista de concelhos de risco.
Restrições à circulação
Durante a semana, nos concelhos considerados de risco, o recolher obrigatório é entre as 23h00 e as 5h00. As exceções que permitem circular na via pública incluem o regresso a casa do trabalho e deslocações por motivos de saúde.

Ao fim de semana o recolher obrigatório entra em vigor às 13h00. Também só é possível sair por motivos laborais, de saúde, passeios higiénicos ou comprar bens de primeira necessidade.

Por isso, farmácias e pequeno comércio mantêm as portas abertas durante a tarde.
Processos da ASAE
No último fim de semana, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica instaurou oito processos em centros comerciais e grandes superfícies.

Algumas das infrações tiveram a ver com o número de pessoas dentro dos estabelecimentos e a falta de distanciamento físico.

Os alvos desta operação foram hipermercados e supermercados, lojas de grande dimensão, restaurantes e similares.

No terreno estiveram 35 inspetores da ASAE.
Surto no Centro Hospitalar do Oeste
No Centro Hospitalar do Oeste há registo de dez pessoas infetadas com o novo coronavírus. O surto e afeta funcionários e doentes.

O primeiro caso foi detetado na sexta-feira num doente internado no hospital O surto começou no serviço de Medicina do Hospital de Caldas da Rainha.

O Centro Hospitalar do Oeste inclui ainda os hospitais de Peniche e Torres Vedras.

Funcionários e doentes dos serviços afetados já realizaram os testes e estão agora à espera dos resultados.
Pressão nos cuidados intensivos

A Associação dos Administradores Hospitalares prevê, no pior cenário, um total de 4500 internamentos na próxima semana.

Deixa também um alerta para as consequências da pressão nas unidades de cuidados intensivos.
O Hospital São João, no Porto, esgotou a capacidade de resposta a doentes que com insuficiências respiratórias e cardíacas graves. Quatro tiveram de ser transferidos para Lisboa.

Ao longo da próxima semana, o hospital deve aumentar o plano de contingência para o nível 4, o mais grave de todos.
Por outro lado, os portugueses estão a recorrer cada vez menos às urgências.

No Centro Hospitalar Lisboa Central, que inclui o Hospital de São José, houve uma redução de 30 por cento só no mês de outubro. Agora as pessoas só se dirigem ao serviço em situações mais complicadas.
"Começamos a ver os recursos a esgotarem-se"
Em declarações ao 360º, na RTP3, João Gouveia, presidente da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos, salienta a situação vivida com stress psicológico e dificuldades de comunicação em contexto de cuidados intensivos. O responsável diz mesmo que se começa a ter "recursos a esgotarem-se perante a procura".

Já o médico pneumologista António Diniz apela aos portugueses para que cumpram as medidas em vigor, alertando que a situação não consegue ser resolvida ou controlável "a montante", ou seja, nos hospitais. No entanto, considera que as medidas aplicadas pelo Governo não são suficientes e vieram tarde.
Ambos os médicos criticaram a falta de clareza de comunicação e discurso por parte dos governantes e alertam que a escassez de recursos no SNS aplica-se não só no combate à Covid-19, mas também na resposta a todas as outras patologias.
O quadro em Portugal
Morreram mais 76 pessoas vítimas da Covid-19 entre sábado e domingo. O país voltou a ultrapassar a barreira das seis mil novas infeções: o boletim epidemiológico reportou mais 6035 casos.

Estão internadas 2929 pessoas nos hospitais portugueses, mais 131 do que no sábado. Há 415 doentes nos cuidados intensivos.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou já pelo menos 1.313.471 mortos resultantes de mais de 54 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

Europa regista números cada vez mais preocupantes.
A Áustria vai entrar em confinamento total e a Espanha começou com os testes rápidos em larga escala à Covid-19.

A Covid-19 é a doença causada por um novo coronavírus, o SARS-CoV-2, identificado no final de dezembro em Wuhan, cidade do centro da China.