Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Pedro A. Pina - RTP

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h58 - Órgão regulador do Brasil define requisitos para uso de emergência de vacina

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador do Brasil, informou hoje que vai aceitar que farmacêuticas que desenvolvam potenciais vacinas contra a covid-19 solicitem o "uso emergencial" no país sul-americano.

Na regulamentação hoje divulgada, o órgão regulador esclarece que a informação "visa orientar as empresas desenvolvedoras de vacinas sobre os dados e as informações necessárias para autorização temporária para vacinas experimentais".

Em conferência de imprensa, o órgão frisou que a autorização de uso de emergência só poderá ser utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e que a aprovação pode ser suspensa a qualquer momento caso seja verificado algum evento adverso.

Na prática, essa autorização significa que podem ser emitidas autorizações para a aplicação de determinadas vacinas em alguns grupos da população, mesmo que essas imunizações ainda não tenham registo na Anvisa.

"Essas vacinas não poderão ser comercializadas, então só poderão ser utilizadas no que chamamos de uso institucional. Só poderão ser destinadas a programas de Governo, para que se possa ter um controlo e para que esteja claro que isso não é um registo, é uma autorização com uso emergencial com foco muito específico", explicou o gerente-geral de medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes.

O órgão esclareceu que o protocolo será restrito a vacinas que já estão em teste no Brasil e que, até ao momento, não foi feito nenhum pedido de uso de emergência de imunizantes no país.

Entre os requisitos para o uso de emergência está a obrigação de a empresa interessada comprovar que a fabricação e a estabilidade do produto garantem a qualidade da vacina e que apenas um público previamente definido e testado poderá ser abrangido.

A agência sublinhou ainda que a autorização não irá substituir o registo sanitário no Brasil, que será exigido para a ampliação do produto a toda a população.

"Uma diferença importante entre o registo e a autorização de uso de emergência é justamente que, no registo, o medicamente já precisa ter dados completos dos estudos necessários para um balanço de risco-benefício. No caso de autorização de uso de emergência, estamos a falar de uma vacina que ainda está em fase experimental, ainda existe a necessidade de gerar esses dados", acrescentou Mendes.

"Essa autorização (de emergência) implica a possibilidade da interrupção e retirada a qualquer momento, o que não acontece no registo. Uma vez que o registo é concedido, as empresas detentoras podem disponibilizar a vacina", advogou.

Os pacientes que decidam submeter-se a esse tipo de vacinação com um imunizante experimental deverão assinar um termo de consentimento afirmando que reconhecem os riscos que correm.

Desta forma, a Anvisa segue o exemplo de outros órgãos internacionais, como a norte-americana 'Food and Drug Administration' (FDA).

23h07 - Brasil totaliza mais de 174 mil mortes e 6,4 milhões de infetados

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 174 mil mortes (174.515) e dos 6,4 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus (6.436.650), informou hoje o Ministério brasileiro da Saúde.

Desse total, 698 óbitos e 49.863 novas infeções foram contabilizadas nas últimas 24 horas, momento em que a taxa de letalidade da doença no país está em 2,8%.

São Paulo é o foco da pandemia no país, com 1.259.704 casos diagnosticados, seguido pelos Estados de Minas Gerais (424.155), Bahia (409.417) e Rio de Janeiro (361.397).

22h45 - Pfizer alerta que Brasil tem poucos dias para definir compra de vacina

A farmacêutica norte-americana Pfizer indicou hoje que o estoque da sua potencial vacina contra a Covid-19 diminui a cada dia e alertou o Brasil para que decida rapidamente sobre a compra do imunizante.

"A cada dia o número de doses disponíveis para os países diminui consideravelmente. Diversos países da América Latina, como Peru e Chile, já fecharam acordos com a Pfizer. Eu não posso compartilhar a data, mas o Brasil tem alguns dias ou semanas para fazer o pedido, e entregarmos a vacina no primeiro trimestre de 2021", disse ao canal televisivo CNN o diretor de vacinas da Pfizer Brasil, Alejandro Lizarraga.

A vacina da Pfizer/BioNTech é uma das quatro que estão a ser testadas no Brasil. Contudo, o país sul-americano ainda não fez um acordo para adquirir a vacina.

22h33 - DGS confirma três casos positivos na sede

A Direção-Geral da Saúde anunciou hoje que há, “até ao momento”, três pessoas infetadas com o SARS-CoV-2 na sede da organização, e que a diretora-geral, Graça Freitas, “mantém sintomas ligeiros”.

A DGS “informa que foram confirmados três casos positivos de Covid-19 na sua sede, até ao momento, ficando dez trabalhadores em isolamento profilático”, dá conta uma nota divulgada durante a noite de hoje às redações.

A Direção-Geral da Saúde garante que a “operacionalidade será mantida neste período crítico da pandemia por Covid-19, através dos seus subdiretores-gerais, dos seus dirigentes e trabalhadores”.

Uma vez que “grande parte da equipa” estava em teletrabalho, vai ser possível assegurar “a substituição dos trabalhadores” que vão ficar em isolamento profilático.

22h27 - Rede de saúde do Rio de Janeiro dá “sinais de colapso”

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), reconhecido centro de investigação médica brasileiro, alertou hoje que a rede de saúde pública da cidade do Rio de Janeiro "voltou a apresentar sinais de colapso", situação agravada pela Covid-19.

Um dos pontos apontados pela fundação é a lotação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), quer na rede pública, quer na privada.

Também as mortes em domicílios na cidade do Rio de Janeiro aumentaram este ano e, segundo a nota técnica, "provavelmente ocorreram sem assistência médica".

"Continua a acontecer um número alto de mortes nos domicílios, sem atenção à saúde. O Município do Rio de Janeiro teve um excesso de óbitos de 27.000 pessoas desde abril, comparado à média de anos anteriores, sendo 13.000 causados pela Covid-19 e 14.000 ligados a outras causas, muitas delas evitáveis", diz o texto.

Segundo a Fiocruz, esses números mostram que o sistema de saúde da cidade do Rio de Janeiro "voltou a apresentar sinais de colapso, tanto para as causas de mortalidade diretamente, quanto para as indiretamente relacionadas à pandemia de Covid-19".

Uma das preocupações do grupo técnico é que um novo aumento de casos da doença no Rio de Janeiro aconteça perto do período do Natal e das comemorações de fim de ano, alertando que o quadro de falta de assistência se poderá agravar em breve, caso não haja um reforço na estrutura hospitalar.

22h16 - Alemanha mantém restrições até 10 de janeiro

As restrições decididas pelas autoridades alemãs para lutar contra a pandemia do novo coronavirus, como o encerramento de restaurantes e locais culturais, vão vigorar até 10 de janeiro, anunciou hoje a chanceler Ângela Merkel.

“Os Estados federados vão manter as suas regulamentações até 10 de janeiro, o que significa que em princípio a situação ficará como está, com exceção da regulamentação (para o período) em torno do Natal”, declarou Merkel, durante uma conferência de imprensa.

A Alemanha ainda está “muito longe” dos números a atingir para combater a pandemia, considerou, sublinhando que em vários locais do país “o número de mortes diárias é ainda muito elevado”.

As regras sobre contactos sociais vão ser aliviadas entre 23 de dezembro e 1 de janeiro. As reuniões privadas, até agora limitadas a cinco pessoas, durante esse período vão poder atingir as dez pessoas, excluindo menores com menos de 14 anos, mas com algumas exceções, como Berlim, onde o máximo de participantes se mantém nos cinco.

21h48 - Moderna agradece contribuição portuguesa para vacina

21h39 - Surto de Alcanena já fez 14 mortos

21h38 - Administrador da Pfizer apela que não se reabram economias demasiado depressa

O administrador executivo da Pfizer, Albert Bourla, apelou hoje a que os governos de todo o mundo não reabram as suas economias demasiado depressa devido ao otimismo gerado pelas vacinas contra a Covid-19.

Bourla admitiu que as primeiras campanhas de vacinação poderão ter um impacto significativo, porque serão direcionados para os grupos de população mais vulneráveis, como os idosos e os trabalhadores da área da saúde, mas apelou a que não haja uma descompressão imediata.

“Pela pressão para reabrir a economia, [os governos] não devem cometer este erro e descomprimir imediatamente. A vacina é uma ferramenta no controlo desta doença. O momento em que vamos voltar à normalidade não está longe, mas definitivamente não é já”, alertou.

21h35 - Hospital de Coimbra afasta para já cenário de rotura

21h35 - Pfizer prevê vacinar 300 mil portugueses numa primeira fase

21h04 - Açores reabrem 15 escolas e mantêm sete encerradas

Os Açores mantêm sete estabelecimentos de ensino encerrados e outros seis com turmas em isolamento profilático, mas hoje já reabriram 15 escolas na região, informou o Governo Regional, em nota de imprensa.

20h54 - Trabalhadores da restauração e hotelaria juntam-se em protesto no dia 10

Os trabalhadores da restauração, hotelaria e similares irão juntar-se num protesto, em Lisboa, no próximo dia 10 de dezembro, garantido que são os “mais afetados” pela pandemia, segundo um comunicado da Fesaht.

Na nota, a Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (Fesaht) disse que os “trabalhadores dos hotéis, restaurantes, cafés, pastelarias e similares têm sido os mais afetados pela pandemia e tudo indica que continuarão a sê-lo ainda por um largo período”.

De acordo com a organização, “desde o início da pandemia que milhares de trabalhadores deixaram de receber o seu salário, viram os seus direitos serem postos em causa e os rendimentos mensais reduzidos drasticamente, incluindo o direito a tomar as suas refeições em espécie”.

A Fesaht acredita que é “tempo de o Governo apoiar os trabalhadores diretamente”, garantindo que “as vítimas são os trabalhadores e não aqueles que tiveram elevados proveitos durante muitos anos à custa do aumento exponencial do turismo, de dormidas, receitas e da exploração de quem trabalha”.

20h26 - Cabo Verde com mais 51 casos positivos e 56 recuperados em 24 horas

20h23 - França registou 313 mortes num dia

A França registou nas últimas 24 horas 313 mortes em meio hospitalar devido a Covid-19, elevando o número total de mortos desde o início da pandemia para 53.816, anunciaram hoje as autoridades de saúde.

O número de novos casos diários no país foi de 14.064 nas últimas 24 horas, uma subida face aos números dos dois dias anteriores, tendo sido já confirmados 2.244.635 casos de Covid-19 em França desde o início da pandemia.

Há atualmente 27.013 pessoas hospitalizadas devido ao vírus e 3.488 destes pacientes estão internados nos cuidados intensivos. O número de pessoas hospitalizadas e pessoas em estado grave continua a descer no país.

20h10 - Vacina será gratuita, facultativa e administrada no SNS

A ministra da Saúde disse hoje que a vacina contra a Covid-19, que poderá chegar a Portugal já em janeiro, será gratuita, facultativa e administrada no Serviço Nacional de Saúde.

"Será obviamente uma vacinação gratuita, facultativa e a realizar no Serviço Nacional de Saúde", adiantou Marta Temido sobre o plano de vacinação contra a Covid-19 que será apresentado na quinta-feira.

Questionada sobre a hipótese de a vacina ser dada nos centros de saúde ou em grandes centros de vacinação menos descentralizados, Marta Temido disse apenas que seria através do SNS, apontando dois cenários possíveis.

"Um primeiro momento em que haverá um contexto de maior escassez no acesso a vacinas e, portanto, também à semelhança daquilo que outros países têm estado a planear será um cenário mais controlado, mas depois admitimos que ao longo do ano de 2021 passemos para um cenário de maior abrangência com mais doses disponíveis e também maior expansão dos pontos de administração", explicou.

19h59 - Mais 68 novos casos, um óbito e 207 recuperados em Angola

19h39 - Espanha proíbe viagens entre comunidades no Natal exceto para reuniões familiares

O Governo central e as comunidades autónomas espanholas chegaram hoje a acordo sobre o plano para travar os contágios de Covid-19 durante o Natal, que inclui a proibição de viajar entre regiões, com exceção das reuniões familiares.

As medidas preveem também que as refeições não podem ter mais do que dez pessoas e que o início do atual recolher obrigatório diário é atrasado para as 01h30 da madrugada no dia de Natal e no de Ano Novo.

Estas medidas mínimas são de aplicação obrigatória, podendo as 17 comunidades autónomas acrescentar outras mais rígidas.

Todos os representantes regionais, exceto o de Madrid, que votou contra, e o da Catalunha, que se absteve, apoiaram as medidas propostas pelo Ministério da Saúde.

19h34 - Portugal vai comprar 22 milhões de doses de vacinas

Portugal vai comprar mais de 22 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, o que representa um custo de 200 milhões de euros, anunciou hoje a ministra da Saúde, Marta Temido.

A governante falava aos jornalistas no final de uma reunião de trabalho sobre o plano de vacinação de combate à Covid-19 que será apresentado na quinta-feira pelo primeiro-ministro, António Costa.

Marta Temido realçou que o processo de vacinação será longo e que os portugueses não se poderão "afastar das regras" a que se têm habituado em tempo de pandemia.

A reunião de hoje teve também a participação dos membros da task-force criada para elaborar o plano de vacinação e que é liderada pelo antigo secretário de Estado da Saúde, Francisco Ramos.

19h18 - São Tomé e Príncipe regista seis novas infeções nas últimas 48 horas

18h40 - Espanha tem 9.331 novos casos e 273 mortes

Espanha registou hoje 9.331 novos casos de Covid-19, elevando para 1.665.775 o total de infetados no país desde o início da pandemia, segundo números divulgados pelo Ministério espanhol da Saúde.

As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 273 mortes nas últimas 24 horas atribuídas à Covid-19, passando o total de óbitos para 45.784.

O nível de incidência acumulada (pessoas contagiadas) em Espanha continua a descer, sendo hoje de 252 casos diagnosticados (menos 14 do que na terça-feira) por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, sendo as regiões com os níveis mais elevados a de La Rioja (389), Castela e Leão (358), País Basco (377) e Astúrias (377).

Deram entrada nos hospitais com a doença nas últimas 24 horas 1.256 pessoas, das quais 198 na Catalunha, 192 na Andaluzia, 186 em Madrid e 114 em Castela e Leão.

Em todo o país há 13.567 pessoas hospitalizadas com a covid-19, o que corresponde a 10,96% das camas, das quais 2.485 pacientes em unidades de cuidados intensivos, o que corresponde a 25,66% das camas desse serviço, números que estão a decrescer há várias semanas.

18h21 - BE diz que é tempo de Governo “deixar as recusas” e fazer acordo para salvar SNS

A coordenadora do BE desafiou hoje o Governo a “deixar as recusas” e fazer um acordo essencial para salvar o Serviço Nacional de Saúde, assegurando que "fará tudo" para que este seja possível.

A líder bloquista, Catarina Martins, reuniu-se esta tarde com um grupo de profissionais de saúde sobre a criação do Estatuto do SNS, no âmbito da regulamentação da nova Lei de Bases da Saúde.

“Este é o tempo de deixar as recusas e de fazer os acordos que são essenciais para o país e o Bloco de Esquerda é nisso que está centrado. Todo o país consideraria uma irresponsabilidade se o Governo e o PS não quisessem fazer um acordo para o SNS e para garantir o acesso à saúde a toda a população”, disse no final do encontro.

Apesar de acusar o Governo de ainda não ter dado estes passos, a coordenador bloquista acredita que “dará porque, em nome do país e da resposta aos portugueses, às portuguesas, a toda a população é fundamental um acordo para salvar o SNS”.

18h16 - Pandemia faz Brasil cair 5,8% este ano mas cresce 2,8% em 2021

O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse hoje que o impacto da pandemia de Covid-19 no Brasil deve fazer a economia contrair 5,8% este ano e recuperar para um crescimento de 2,8% em 2021.

De acordo com a análise anual da economia brasileira, feita ao abrigo do artigo 4.º do acordo de adesão do Brasil ao FMI, os peritos do Fundo dizem que "a economia caiu 7% na primeira metade de 2020, com o desemprego a subir para os 14,4% em setembro e 11 milhões de pessoas a saírem do mercado laboral".

A análise feita com dados até meados de novembro aponta para uma recessão de 7% no conjunto do ano e antevê uma recuperação do crescimento económico para 2,8% no próximo ano, salientando que "a resposta política rápida e abrangente evitou uma crise económica ainda maior, estabilizou os mercados financeiros e amparou a perda de rendimento para os cidadãos mais pobres".

18h02 - Pandemia tira 371 milhões de euros ao contributo do desporto para PIB português

Um estudo da Comissão Europeia sobre o impacto económico da Covid-19 no setor do desporto dos 28 Estados-membros em 2020 aponta, no caso português, para uma redução de 371 milhões de euros do contributo para o PIB nacional.

"Todos os Estados-Membros (com exceção da República Checa) vão ver reduzido em pelo menos 10% o contributo do desporto para o PIB nacional. Para Portugal as previsões apontam para quebras diretas de 371 milhões de euros, correspondentes a 14,9%", segundo o documento.

"Os dados recolhidos vieram confirmar que o setor do desporto será severamente afetado durante o ano de 2020, e que os efeitos negativos aumentam quanto mais restritivas forem as medidas impostas", lê-se no estudo.

17h58 - Galiza em confinamento de 4 a 9 de dezembro para evitar deslocações a Portugal

O Governo Regional da Galiza decidiu hoje que toda a comunidade vai estar em confinamento entre as 12h01 de sexta-feira, 4 de dezembro, e a mesma hora de quarta-feira, dia 9, para restringir a mobilidade com território português.

Segundo fontes do executivo galego citadas pela agência Efe, esta decisão é adotada porque o comité clínico considera prioritário restringir a mobilidade com Portugal, dada a alta incidência de casos de Covid-19 em território português.

O Governo Regional informou o executivo de Madrid que "não é oportuno fazê-lo [o confinamento] por partes", pelo que será decretado o encerramento de toda a comunidade.

17h55 - Itália regista 20 mil novas infeções e confirma achatamento da curva

A Itália registou 20.709 novas infeções com o novo coronavírus e 684 mortes atribuídas a Covid-19 nas últimas 24 horas, em linha com os últimos dias, confirmando o achatamento da curva, segundo dados do Ministério italiano da Saúde.

Desde o início da pandemia em Itália, em fevereiro, já morreram 57.045 pessoas, registando-se 1.641.610 casos de contaminação.

Mais de 800.000 pessoas que estiveram contagiadas foram curadas e já existem mais pessoas recuperadas do que as que estão ativas, pouco mais de 761.000.

17h21 - Reino Unido regista mais 648 mortes e aproxima-se das 60 mil

O Reino Unido registou 648 mortes atribuídas à Covid-19 e 16.170 contágios pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, um aumento relativamente à véspera, segundo o Ministério britânico da Saúde.

Desde o início da pandemia Covid-19, o Reino Unido contabilizou oficialmente 59.699 mortes por Covid-19 e 1.659.256 casos.

17h19 - Baixo Alentejo pede reforço de brigadas e criação de outras equipas para lares com surtos

Autarcas do Baixo Alentejo pediram hoje ao Governo para "reforçar" as brigadas da Segurança Social e criar outras equipas maiores para substituírem "por mais tempo" funcionários infetados em lares de idosos com surtos de Covid-19.

O pedido foi feito numa reunião, que decorreu através de videoconferência, entre a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, o secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, e autarcas da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL).

16h49 - Bragança, Braga, Porto, Aveiro e Viana registam diminuição de novos casos

Os distritos de Bragança, Braga, Porto, Aveiro e Viana do Castelo diminuíram o número de novos casos de infeção entre a terceira e a última semana de novembro e apenas Vila Real aumentou, segundo o relatório da ARS-N.

Dos seis distritos abrangidos pela ARS-N, apenas o distrito de Vila Real registou um aumento.

O distrito que mais se destaca no relatório é o de Bragança, que registou uma diminuição de 39% do número de novos casos de infeção, passando de 611 novos casos na segunda semana para 372 na última semana de novembro.

16h40 - PM britânico tenta moderar expectativas sobre velocidade de vacinação

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, procurou hoje moderar as expectativas dos britânicos sobre a velocidade de distribuição da vacina contra a Covid-19 aprovada hoje pela agência reguladora britânico.

"Penso que, nesta fase, é muito, muito importante que as pessoas não tenham esperanças muito altas sobre a velocidade com que seremos capazes de implementar esta vacina”, avisou, durante o debate semanal no parlamento.

A campanha de vacinação, disse Johnson, vai começar “a partir da próxima semana” com 800 mil doses da vacina Pfizer/BioNTech, suficientes para 400 mil pessoas (cada pessoa precisa de duas doses), e o governo britânico aguarda mais "vários milhões de doses" antes do final do ano.

Porém, o primeiro-ministro britânico deu a entender que a ordem de prioridade poderá ser afetada pela necessidade de armazenar a vacina Pfizer/BioNTech a temperaturas muito baixas, limitando o seu transporte e distribuição.

Boris Johnson prometeu avançar com a vacinação "o mais rápido possível” mas vincou que a atual estratégia de restrições locais e testes rápidos durante os "meses difíceis de inverno”, indicando que a operação deverá prolongar-se pelo menos até à primavera de 2021.

16h26 - Angola prepara plano de vacinação com apoio da OMS

A Organização Mundial de Saúde está a apoiar o Governo angolano na preparação da campanha de vacinação contra a Covid-19, que poderá acontecer a partir do segundo trimestre de 2021, afirmou a representante da organização no país.

Djamila Cabral assinalou que foi abordado o mecanismo COVAX - que conta, entre outros parceiros, com a Aliança Global de Vacinas, GAVI - estando também a ser já preparado um plano de vacinação.

O COVAX visa adquirir dois mil milhões de doses de vacinas para a Covid-19 até ao fim de 2021 para 92 países beneficiários. Angola, sendo um dos países subscritores do mecanismo, vai beneficiar deste apoio no acesso às vacinas.

"Neste momento, o trabalho que está a ser feito é juntar todos os fundos necessários para se comprar vacinas para cobrir pelo menos 20% da população dos países africanos", adiantou Djamila Cabral.

"Estamos a trabalhar com o Ministério da Saúde para preparar o plano de vacinação", prosseguiu, dizendo que já existem instrumentos que permitem fazer uma avaliação da capacidade de vacinação e da cadeia de frio - um dos desafios a resolver -- bem como a definição das populações prioritárias.

A responsável da OMS sublinhou que "ainda não há vacinas para mandar para Angola" e que o próprio mecanismo prevê uma hierarquização, consoante as necessidades de cada país.

16h22 - Maioria dos destinos abrandou restrições de viagem

A maioria dos destinos globais (70%) reduziu as limitações de viagem introduzidas face à pandemia de Covid-19, enquanto um em cada quatro ainda mantém as fronteiras fechadas para turistas internacionais, segundo um relatório da Organização Mundial do Turismo.

No sentido contrário, um em cada quatro destinos mantém as fronteiras completamente fechadas para os turistas internacionais.

A partir de 1 de novembro, 152 destinos reduziram as limitações ao turismo internacional, acima dos 115 registados no primeiro dia de setembro.

Por outro lado, 59 mantiveram as fronteiras encerradas, menos 34 do que em setembro.

"O levantamento das restrições às viagens é essencial para impulsionar uma recuperação mais ampla do impacto social e económico da pandemia", afirmou o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili.

O estudo revelou ainda que os destinos que apresentam melhores resultados ao nível da saúde, higiene e desempenho ambiental estão entre os que abrandaram, mais rapidamente, as restrições.

Por região, a Europa continua a liderar no que se refere ao levantamento ou redução das limitações de viagens, seguida pela América, África e Médio Oriente.

A Ásia e o Pacífico continuam a ser as regiões onde as restrições foram menos suavizadas, bem como as que apresentam um encerramento de fronteiras "mais completos".

15h58 - Putin quer iniciar vacinação "em larga escala" já na próxima semana na Rússia

O Presidente russo, Vladimir Putin, pediu hoje às autoridades de saúde que comecem já no final da próxima semana a vacinação contra o novo coronavírus em “larga escala” na Rússia.

“Peço que organizem o trabalho para que, no final da próxima semana, comecemos a vacinação em larga escala”, declarou, durante uma videoconferência com a vice-primeira-ministra encarregada da saúde, Tatiana Golikova, afirmando que a “indústria e as infraestruturas estão prontas”.

“Sei que mais de dois milhões de doses já foram produzidas ou serão produzidas nos próximos dias”, acrescentou o Presidente russo, especificando que os “grupos de risco, médicos e professores” serão vacinados primeiro.

A vacina Sputnik V, desenvolvida pelo centro de investigação Gamaleia, em Moscovo, está atualmente na terceira e última fase de testes clínicos com 40.000 voluntários, e os cientistas que a desenvolveram afirmam que é 95% eficaz.

As vacinas, que não serão obrigatórias, serão gratuitas para os cidadãos russos, indicaram as autoridades.

15h45 - Parlamento francês condena Governo pela gestão da crise sanitária

Uma comissão de inquérito no parlamento francês denunciou hoje uma "gestão deficiente da crise" de Covid-19 por parte do Governo, depois de seis meses de audiências sobre a pandemia, que já matou mais de 53.000 pessoas em França.

O partido do Presidente, A República em Marcha (LREM, na sigla francesa) denunciou imediatamente o relatório "parcial e tendencioso" desta comissão de inquérito da Assembleia Nacional, liderada pela oposição de direita.

A França estava "mal armada" perante a pandemia que começou no início do ano, afirmou o líder dos deputados Republicanos (LR, na sigla francesa) Damien Abad.

A gestão da crise foi "caótica" e revelou "falhas estruturais", acrescentou à imprensa Eric Ciotti, redator da LR da comissão de inquérito.

A comissão de inquérito aprovou hoje de manhã o relatório, que aponta para uma série de falhas das autoridades públicas antes e durante a crise de saúde, mas sem os votos dos deputados LREM, que se abstiveram. Todos os outros membros votaram a favor.

15h41 - Bélgica pronta para iniciar vacinação a 5 de janeiro

O primeiro-ministro belga, Alexander De Croo, anunciou hoje que a vacinação nacional contra o novo coronavírus SARS-Cov-2 irá iniciar-se a 5 de janeiro, sublinhando que “assim que as vacinas estiverem prontas, o país está pronto”.

De Croo acrescentou que haverá “protocolos claros sobre quem será vacinado primeiro e como isso irá acontecer”, estando planeado o início da imunização da população para 5 de janeiro de 2021.

O primeiro-ministro, que falou à imprensa belga, salientou que o plano está delineado desde terça-feira mas deverá ainda ser aprovado pelos diferentes decisores governamentais: o Governo federal e os das regiões e comunidades.

15h38 - Passageiros aéreos não podem ser considerados como de alto risco

As novas recomendações europeias para os passageiros aéreos, hoje divulgadas, indicam que estes não devem ser considerados como de alto risco de propagação da Covid-19, salientando que as medidas em vigor na aviação minimizam os riscos.

As recomendações, publicadas pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) e pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) destacam que as medidas adotadas na aviação – nomeadamente a renovação do ar - minimizam a possibilidade de transmissão durante as viagens.

Defendem por isso que os passageiros devem ser tratados da mesma forma que qualquer outra pessoa que não tenha tido contacto direto com alguém infetado com Covid-19, não devendo ser estigmatizados.

15h25 - Moçambique regista mais um óbito e 96 novos casos

15h17 - Interpol alerta países para ameaça do crime organizado ligado às vacinas

A Interpol emitiu um alerta global aos seus 194 países membros, incluindo Portugal, alertando-os para se prepararem para os ataques das redes de crime organizado que em breve vão atuar nas vacinas contra a Covid-19.

O "aviso laranja" da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) descreve possíveis atividades criminosas como falsificação, roubo e publicidade ilegal sobre as futuras vacinas contra a Covid-19 e contra a gripe, comportamentos criminosos que já foram detetados durante o período pandémico com outros produtos.

O aviso também abrange exemplos criminosos nos quais as pessoas que os cometem anunciam, vendem e administram vacinas falsas.

"Enquanto os governos se preparam para lançar as vacinas, as organizações criminosas planeiam infiltrar-se ou interromper as cadeias de abastecimento", alertou o secretário-geral da Interpol, Jürgen Stock.

Para o responsável da organização internacional de polícia criminal, "as redes criminosas também terão como alvo o grande público, através de sites falsos e curas falsas, o que pode representar um risco significativo para a saúde e até mesmo para a vida".

15h11 - Açores com 18 novos casos e 71 recuperações nas últimas 24 horas

Os Açores registaram nas últimas 24 horas 18 novos casos de Covid-19, sendo 13 em São Miguel e cinco na ilha Terceira, e 71 recuperações, estando atualmente 16 pessoas internadas.

Nas últimas 24 horas foram registadas 71 recuperações, sendo duas na ilha Terceira, uma no Faial, uma em Santa Maria e 67 em São Miguel.

A região conta agora com 38 cadeias de transmissão ativas, sendo 27 em São Miguel, uma partilhada entre São Miguel e São Jorge, nove na Terceira e uma no Pico.

15h00 - Rede Expressos ajusta horários no próximo fim de semana prolongado

A Rede Expressos decidiu ajustar o horário de transporte de passageiros no próximo fim de semana, ponte e feriado, num período em que há restrições nas deslocações entre concelhos determinadas pelo Governo, anunciou hoje a empresa.

“A Rede Expressos está consciente da importância do serviço público que presta às populações, pelo que decidiu manter a atividade de transporte no próximo fim de semana prolongado, ainda que ajustando os horários, as frequências e os trajetos a realizar”, adiantou em comunicado a empresa de transporte rodoviário.

Neste sentido, a Rede Expressos mantém a atividade entre 5 e 8 de dezembro, inclusive. No dia 8 de dezembro, irá operar os serviços habituais de dia de feriado.

A empresa justificou o ajuste de horário com “razões internas”, acrescentando que “há procura e necessidade de as pessoas se deslocarem”.

14h50 - Oito doentes em unidade de retaguarda estabilizam hospital de Viana do Castelo

A administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) disse hoje que a capacidade do hospital de Santa Luzia está "estável", após a transferência de oito doentes para a unidade de retaguarda de Viana do Castelo.

"A capacidade está estável. Já esteve pior. Hoje de manhã, a situação estava bem, mas a evolução da doença é sempre imprevisível. Nesta altura, há vagas quer na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), quer na enfermaria destinada aos doentes covid", afirmou à agência Lusa Franklim Ramos.

14h41 - Fim do ano vai ser sem festas na rua ou em discotecas

O primeiro-ministro já fez saber que não haverá espetáculos que levem a ajuntamentos.
Os bares e discotecas, que estavam a contar conseguir abrir nessa noite com medidas especiais, dizem que é mais uma machadada nas contas de 2020.
 
14h38 - Itália vai fornecer gratuitamente 202 milhões de doses de vacinas

A vacina contra a covid-19 será gratuita em Itália, cujo Governo prevê distribuir 202,6 milhões de doses em 2021 "num esforço sem precedentes que irá requerer um enorme compromisso coletivo", anunciou o ministro da Saúde.

O ministro, Roberto Speranza, interveio hoje no Senado sobre as medidas contra o novo coronavírus a serem implementadas durante as festas de fim de ano e como será o plano de vacinação contra a covid-19 no país.

14h29 - Áustria mantém restaurantes e hotéis encerrados até 6 de janeiro

A Áustria manterá o recolher obrigatório e o encerramento de restaurantes e hotéis até 6 de janeiro, embora comece a desconfinar na segunda-feira, e o ski apenas está autorizado depois da véspera de Natal.

Por causa da pandemia de covid-19, o Governo austríaco determinou que cinemas e teatros permanecerão encerrados, mas os museus e as bibliotecas abrirão a partir da próxima segunda-feira e os desportos individuais, como o popular ski, poderão voltar a ser praticados ao ar livre a partir do dia 24 de dezembro.

14h16 - Vários países europeus anunciam medidas restritivas para o Natal

Na Bélgica é permitido convidar pessoas para a ceia desde que não se ultrapasse o ajuntamento. Em Itália fica proibida a circulação entre municípios.
Em Inglaterra aprovaram-se novas medidas que vão substituir o confinamento.

14h02 - Portugal com mais 3384 casos de infeção e 68 óbitos

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 3384 casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando para 303.849 616 o total acumulado desde o início da pandemia no país. Foram ainda contados 68 novos óbitos no último dia, para um total de 2569.

Segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, dos novos casos detetados, o Norte continua a ser a região com um maior aumento diário (1857 novos casos), seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo (939), a região centro (401), Alentejo (85). Algarve (74). Os Açores registaram mais 22 novos casos e a Madeira registou também seis.

Dos 68 óbitos, 36 foram registados na Região Norte, 23 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, sete na região Centro e dois no Alentejo.

Foram dadas como recuperadas da doença mais 5269 pessoas no último dia, passando o total acumulado para 223.446.

Há hoje mais 63 pessoas internadas em hospitais do país, num total de 3338. Mais quatro estão em unidades de cuidados intensivos, elevando para 525 no total.

Há mais 747 casos ativos, passando o total acumulado para 75.755.

14h00 - Autarca de Chaves preocupado com aumento de casos quer mais informação

O presidente da Câmara de Chaves, Nuno Vaz, considerou hoje preocupante o aumento de infetados com covid-19 e voltou a pedir mais informação sobre a realidade pandémica no concelho com mais de 800 casos ativos.

“Nos últimos dias, tem havido um crescente aumento dos números de infetados com covid-19, o que faz com que a situação seja particularmente preocupante”, disse à agência Lusa o autarca de Chaves, no distrito de Vila Real.

O autarca flaviense voltou a destacar a falta de “informação desagregada” sobre os casos de covid-19 no concelho que permita uma ação “mais proativa, preventiva e útil” por parte do município.

13h50 - Subiu para 14 o número de mortes em lar em Alcanena

O novo coronavírus terá chegado à instituição no início do mês de novembro através de uma funcionária que testou positivo.

O último balanço feito pela direção do lar de Minde dá conta de 101 utentes e 47 funcionários infetados. Esta manhã todos voltaram a ser testados.

13h40 - Rabo de Peixe prepara-se para cerca sanitária

A freguesia de Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande, tem dez mil habitantes e regista neste momento 61 infetados. Todos os habitantes vão ser testados.

Jaime Vieira, presidente da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, diz que o objetivo é proteger a população.

13h33 - Serviços de saúde devem ser reforçados e "fadiga pandémica" acautelada na UE

Os 27 países da União Europeia (UE) devem assegurar o reforço dos serviços de saúde, antecipando a possibilidade de aumentarem os internamentos em hospitais e nos cuidados intensivos e alertando para a “fadiga pandémica”, recomenda hoje a Comissão Europeia.

Na estratégia “Ficar a salvo da covid-19 durante o inverno”, hoje apresentada, a Comissão Europeia recomenda aos Estados-membros que assegurem que os serviços de saúde são reforçados, preparando-se para o aumento das admissões nos hospitais e unidades de cuidados intensivos, nomeadamente “tendo em vista a próxima época festiva”.

13h23 - Pandemia já matou pelo menos 1.482.240 pessoas no mundo

O novo coronavírus já matou pelo menos 1.482.240 pessoas no mundo desde que a OMS relatou o início da doença em dezembro, segundo um levantamento realizado hoje pela agência de notícias AFP, a partir de fontes oficiais.

Mais de 63.865.770 casos de infeção pelo SARS-CoV-2 foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia, dos quais pelo menos 40.695.700 pessoas já foram consideradas curadas.

13h18 - Bruxelas sugere "bolhas domésticas" para Natal e celebrações `online`

A Comissão Europeia pediu hoje aos países da União Europeia (UE) para definirem "critérios claros" relativamente ao Natal, devendo estipular um número máximo de pessoas por ajuntamento, incentivar "bolhas domésticas" para passar as festividades e estimular celebrações `online`.

13h17 - Bruxelas encoraja quem viaja no Natal na UE a vacinar-se contra gripe

A Comissão Europeia instou hoje os países da União Europeia (UE) a encorajarem quem queira viajar nas próximas semanas, nomeadamente no Natal, a vacinar-se contra a gripe sazonal, e que não haja discriminações nas restrições aplicadas aos viajantes.

13h16 - Bruxelas diz que acesso a testes deve ser fácil e gratuito

Os Estados-membros da União Europeia (UE) devem assegurar o acesso fácil e gratuito a testes rápidos, de modo a identificar com celeridade casos positivos de covid-19, recomenda hoje a Comissão Europeia na estratégia para o inverno.

13h13 - Lar de Gavião regista um óbito com morte de utente de 84 anos

Uma utente de um dos três lares da Santa Casa da Misericórdia de Gavião (distrito de Portalegre) é a primeira vítima mortal do surto de covid-19 na instituição, disse hoje à agência Lusa o presidente do município, José Pio.

13h08 - Suécia com número recorde de 5.400 casos de Covid-19 e 174 vítimas mortais

13h03 - Vinte infetados em empresa do ramo alimentar do Carregado

O surto de covid-19 numa empresa do ramo alimentar do Carregado, no concelho de Alenquer, regista 20 trabalhadores infetados, confirmou hoje o delegado de saúde local.

12h46 - Ministra da Saúde e secretários de Estado Lacerda Sales e Diogo Serras Lopes com resultados negativos nos testes à Covid-19, soube a RTP

Os governantes não foram considerados contactos de alto risco após a infeção de Graça Freitas e podem sair do isolamento preventivo.

12h40 - Governo dos Açores consciente de que números em Rabo de Peixe vão "disparar"

O secretário da Saúde do Governo dos Açores, Clélio Meneses, reconheceu hoje que, com a testagem de todos os moradores na vila de Rabo de Peixe, os casos de covid-19 nesta freguesia da Ribeira Grande vão "disparar".

De todo o modo, declarou Clélio Meneses em conferência de imprensa, esta é uma medida "adequada, necessária e responsável" nesta fase, sendo necessário o "envolvimento de todos", entre responsáveis políticos, médicos e população em geral.

12h32 - Sobe para 10 o número de mortos no Centro Social do Pego em Abrantes

Dez mortos é o novo balanço do surto de covid-19 no Centro Social do Pego, concelho de Abrantes, disse hoje a delegada de Saúde, dando ainda conta de um total de 16 utentes e sete profissionais infetados.

"Os dados atualizados do surto no lar do Pego indicam que temos, infelizmente, 10 óbitos a lamentar e 16 utentes ainda positivos, dos quais quatro estão hospitalizados e 12 estão em ERPI [estrutura residencial para pessoas idosas]”, disse à Lusa a delegada de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Médio Tejo.

12h20 - Regulador britânico diz que aprovou vacina Pfizer/BioNTech após "análises rigorosas"

A agência de medicamentos britânica anunciou hoje que aprovou a vacina Pfizer/BioNTech contra a Covid-19 após “análises rigorosas”, tornando-se a primeira autoridade sanitária ocidental a aprovar uma vacina contra a doença.

"Equipas separadas trabalharam em paralelo para fazer a revisão mais rigorosa desta vacina, sem descurar nenhum aspeto", assegurou em conferência de imprensa a diretora da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA, sigla em inglês), June Raine.

12h14 - Tóquio2020. Atletas vão realizar testes ao novo coronavíurus a cada quatro dias

Os atletas que vão participar nos Jogos Olímpicos Tóquio2020 devem realizar testes ao novo coronavírus a cada quatro ou cinco dias durante a competição, prevê o plano de medidas sanitárias hoje anunciado pelas autoridades japonesas.

O plano, que foi trabalhado pelo governo nipónico e pelo comité organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, prevê que cada visitante que chegue ao Japão realize um teste 72 horas antes da partida e outro à chegada ao país.

As medidas hoje divulgadas não obrigam os visitantes a cumprir uma quarentena de duas semanas e não definem a política a adotar sobre a utilização de uma futura vacina.

12h05 - PM da antiga Suazilândia transferido para tratamento na África do Sul

O primeiro-ministro de Essuatíni (antiga Suazilândia e a última monarquia absoluta em África), Ambrose Dlamini, foi transferido para a vizinha África do Sul para receber tratamento contra a covid-19.

Dlamini está “estável” e responde “bem” ao tratamento, noticia hoje a imprensa do pequeno reino da África Austral, referindo que a medida visou “acelerar a recuperação” do governante.

O primeiro-ministro, 52 anos, está infetado com o novo coronavírus desde meados de novembro.

11h50 - OMS recomenda uso de máscara em áreas de alto risco de contágio

A Organização Mundial da Saúde recomenda o uso generalizado de máscara a toda a população que vive em áreas com elevado risco de contágio.

A OMS defende a utilização de máscara em lojas, escolas e locais de trabalho se a ventilação não for adequada.

A OMS frisa que existem agora provas científicas que reconhecem evidências na prevenção de infeções em áreas com alto risco de contágio.

11h30 - Natal e Fim de Ano na Noruega restringidos a dez pessoas por casa

Noruegueses podem juntar até dez pessoas nas suas casas durante o Natal e Ano Novo, afirmou a primeira-ministra.

11h20 - Aprovada por unanimidade a audição urgente de Francisco Ramos na comissão parlamentar de Saúde

O pedido de esclarecimentos sobre o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 foi feito pelo CDS-PP

11h10 - Mortes de surto em lar do concelho de Mora aumentam para cinco

O número de mortes associadas à covid-19 do surto num lar do concelho de Mora, no distrito de Évora, subiu para cinco, mais quatro do que no anterior balanço, disse hoje o presidente da câmara municipal.

Em declarações à agência Lusa, o autarca de Mora, Luís Simão, indicou que a mais recente morte do surto de covid-19 no lar do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Purificação, em Cabeção, ocorreu na terça-feira em Évora.

As cinco vítimas mortais deste surto são utentes do lar "na casa dos 70 e dos 80 anos", indicou, referindo que os óbitos ocorreram na residência universitária de Évora onde estão instalados os idosos infetados e no hospital da cidade.

Segundo o presidente do município, a primeira morte deste surto, ocorrida no dia 25 de novembro na residência universitária, foi a de uma utente "na casa dos 80 anos".

Luís Simão adiantou que na residência de Évora continuam 18 utentes do lar com covid-19 e que uma das duas funcionárias infetadas já recuperou da doença provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2.

Já o elemento da direção do lar também infetado que esteve internado na unidade de cuidados intensivos do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) encontra-se ainda na unidade hospitalar, mas em enfermaria, acrescentou.

10h53 - Utentes do lar de Vilar de Maçada em Alijó estão recuperados

Vinte e quatro utentes recuperaram da infeção pelo novo coronavírus no Centro Social, Recreativo e Cultural de Vilar de Maçada, no concelho de Alijó, disse hoje à agência Lusa fonte da instituição.

Igor Nóbrega, elemento daquela Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), afirmou que o surto "está resolvido" naquele lar, onde o primeiro caso entre os utentes da estrutura residencial para idosos (ERPI) foi detetado no dia 10 de novembro.

Na instituição do concelho de Alijó, distrito de Vila Real, foram contabilizados 25 utentes positivos, num total de 60 idosos que ali residem, e nove funcionários, entre os 60 que trabalham naquela IPSS.

Um dos utentes positivo ao novo coronavírus e que sofria de outras patologias faleceu.

10h46 - Polónia ultrapassa um milhão de casos

Nas últimas 24 horas foram confirmados mais 13.855 novos casos e 609 óbitos. Desde o início da pandemia, a Polónia já registou 1.013.747 infetados e 18.208 mortos associados à Covid-19.

Cerca de 20.855 camas hospitalares, das 39.501 disponíveis, estão ocupadas.

O país está a passar uma segunda vaga da pandemia mais grave do que a primeira.

A Polónia tem uma das taxas de testes mais baixas da União Europeia e uma das maiores proporções de testes positivos.

10h29 - Desemprego aumenta em Espanha e sobem inscritos na Segurança Social

O número de desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego em Espanha aumentou em 25.269 pessoas em novembro em relação a outubro, atingindo um total de 3.851.312, revelou hoje o Ministério do Trabalho espanhol.

Por outro lado, o número de pessoas inscritas na Segurança Social (pessoas a descontar) subiu 31.638 no mesmo período, superando os 19 milhões de ocupados pela primeira vez desde o início da pandemia de covid-19 em março último.

10h10 - Vacinas devem chegar a Macau no primeiro semestre de 2021

A secretária para os Assuntos Sociais e Cultura de Macau afirmou hoje que 1,4 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 devem chegar ao território no primeiro semestre de 2021.

A responsável disse que as restantes 1,4 milhões de doses, para a população em geral, devem chegar ao território "em princípio, no primeiro semestre" de 2021, sendo administradas de acordo com um calendário a divulgar posteriormente.

10h00 - Governo mantém contacto permanente com todos os setores de atividade

O primeiro-ministro afirmou hoje que o Governo continua a dialogar com representantes dos setores da restauração e animação noturna, salientou medidas de apoio em curso e pediu o fim do "impasse" com empresários em greve de fome.

Questionado sobre o grupo de empresários da restauração e da animação noturna que se encontra em greve de fome em frente à Assembleia da República, exigindo ser recebidos pelo primeiro-ministro ou pelo ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, António Costa pediu para que seja "ultrapassado o impasse criado" e recusou a tese de que este protesto resulta da ausência de diálogo por parte do seu executivo.


"Isso não corresponde à realidade, porque ainda no passado dia 18 houve uma reunião em que esteve o senhor José Gouveia", que é um dos principais representantes do chamado setor da noite - "e outra reunião já tinha acontecido em julho", reagiu.

9h35 - África com mais 316 mortes e mais 13.366 casos de infeção

África registou 316 mortes devido à covid-19 e mais 13.366 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, contabilizando agora 52.231 óbitos causados pelo novo coronavírus, segundo dados oficiais.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o continente africano conta agora com 2.184.209 casos de pessoas infetadas nos 55 membros da União Africana.

O número de recuperados nas últimas 24 horas foi de 12.688, para um total de 1.853.263.

9h28 - Graça Freitas infetada com Covid-19

A Direção-Geral da Saúde informa que a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, testou ontem positivo para a infeção por SARS-CoV-2.  Segundo a DGS, Graça Freitas manifesta sintomas ligeiros da doença e está "neste momento em isolamento".

O rastreio de contactos pela Autoridade de Saúde Regional está atualmente em curso, para identificar todas as pessoas potencialmente expostas.

A conferência de imprensa que estava hoje prevista na DGS fica cancelada.

A ministra da Saúde, Marta Temido, foi igualmente testada, tendo-se deslocado uma equipa ao seu domicílio. Ainda durante a madrugada, outro grupo de profissionais encarregue de testar altas individualidades viajou até Leiria para fazer a análise Covid-19 ao secretário de Estado adjunto e da Saúde, António Sales.

A RTP sabe que os motoristas e restante família estão também a ser submetidos a testes.

9h15 - Alemanha regista 487 mortos, novo máximo diário

A Alemanha registou um novo recorde de mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, com 487 óbitos, e contabilizou ainda 17.720 novos casos, informou hoje o Instituto Robert Koch (RKI).

Este número de óbitos, que ultrapassa as 426 mortes da última sexta-feira, ocorre cerca de duas semanas após o pico de novos casos diários registados no país mais populoso da União Europeia, que ultrapassou os 23.500 nos dias 13 e 20 de novembro.

O número de novas infeções identificadas nas últimas 24 horas foi de 17.720, o que representa cerca de menos mil casos em relação a terça-feira.

9h06 - Piloto de F1 Lewis Hamilton substituído por George Russel

O britânico George Russel, piloto da Williams em Fórmula 1 e membro da Mercedes, vai substituir Lewis Hamilton, infetado com covid-19, no Grande Prémio de Sakhir no Bahrein, anunciaram hoje as equipas.

8h53 - China soma dois casos por contágio local e sete oriundos do exterior

A Comissão de Saúde da China anunciou hoje ter identificado nove casos de covid-19 nas últimas 24 horas, incluindo dois por contágio local e os restantes oriundos do exterior.

Os casos locais foram diagnosticados na região da Mongólia Interior, no norte do país. A região, que faz fronteira com a Rússia e a Mongólia, diagnosticou um total de nove casos nos últimos três dias.

Os casos importados foram diagnosticados no município de Xangai (leste) e nas províncias de Guangdong (sudeste), Fujian (leste), Henan (centro) e Shaanxi (noroeste).

8h40 - EUA vão encurtar isolamento profilático de 14 para 10 dias ou mesmo sete

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças norte-americano vai encurtar o isolamento profilático, devido à covid-19, de 14 para 10 dias, ou sete em caso de teste negativo, indicou fonte oficial citada pela agência AP.

De acordo com a fonte, as novas orientações, que deverão ser divulgadas em breve, permitem que pessoas que estiveram em contacto com infetados possam sair do isolamento profilático ao fim 10 dias, ou mesmo sete dias em caso de teste à covid-19 negativo.

8h28 - Japão vai distribuir vacinas gratuitas aos 126 milhões de habitantes

O Japão vai distribuir gratuitamente vacinas contra o novo coronavírus aos 126 milhões de habitantes, ao abrigo de uma lei aprovada hoje, quando o arquipélago enfrenta um aumento de casos.

O projeto de lei, que estipula que o Governo vai cobrir todos os custos das vacinas, foi aprovado pela câmara alta do parlamento, já depois de ter passado na câmara baixa.

8h18 - Rússia com 25.345 novos casos e 589 vítimas mortais

8h14 - Surto de Covid 19 num lar em Alcanena, no distrito de Santarém, já fez 15 mortos

Nesta altura há 99 utentes e 47 funcionários infectados, no Centro de Bem-Estar Social de Minde.

14 idosos mantêm-se hospitalizados.

8h13 - Cerca sanitária em Rabo de Peixe, em São Miguel, nos Açores. Saiba mais aqui

7h26 - Reino Unido é o primeiro país no Mundo a aprovar a vacina da Pfizer-BioNTech para a Covid-19

A vacinação vai começar na próxima semana.
"O Governo aceitou hoje a recomendação da MHRA para aprovar a vacina Pfizer-BioNTech. A vacina estará disponível para uso em todo o Reino Unido a partir da próxima semana".

As autoridades britânicas dizem que a vacina, que oferece uma proteção de até 95 por cento contra a Covid-19, é segura para começar a ser administrada na próxima semana.
 
A imunização vai começar muito em breve para as pessoas dos grupos prioritários. Saiba mais aqui.

O Reino Unido tem encomendado 40 milhões de doses, que dá para vacinar 20 milhões de pessoas (duas doses).

De acordo com a BBC, cerca de 10 milhões de doses devem ficar disponíveis muito em breve.

Esta foi a vacina mais rápida alguma aprovada desde que começou a ser criada até à vacinação. Foram necessários apenas 10 meses.

Já esta manhã o secretário britâncico da Saúde escreveu no Twitter que a "Ajuda está a caminho".
De recordar que apesar da vacinação será necessário continuar a manter nesta fase as regras até agora aplicadas, de distanciamento, desinfeção das mãos, etc.

Covid. Plano de vacinação conhecido na quinta-feira
Festejos de passagem de ano "com todas as restrições"