Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Rafael Marchante, Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h50 - Mais 376 mortos e 20.2371 infetados nas últimas 24 horas no Brasil

O Brasil contabilizou 376 mortes e 20.371 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, informou hoje o Ministério da Saúde no seu último boletim epidemiológico.

Com os novos dados, o país sul-americano passou a totalizar 177.317 óbitos e 6.623.911 casos confirmados desde o início da pandemia, registada oficialmente no país no final de fevereiro.

Das 27 unidades federativas do Brasil, São Paulo (1.288.878), Minas Gerais (442.186), Bahia (424.704) e Rio de Janeiro (371.376) são as que concentram maior número de infeções.

Já os Estados com mais mortes são São Paulo, (43.040), Rio de Janeiro (23.151), Minas Gerais (10.341) e Ceará (9.704).

A taxa de letalidade da Covid-19 no Brasil está fixada em 2,7% e taxa de incidência é agora de 84,4 mortes e 3.152 casos por cada 100 mil habitantes.

23h28 - ONU aprova 27 de dezembro como Dia Internacional da Preparação para Epidemias

A Assembleia Geral da ONU aprovou hoje uma resolução que torna 27 de dezembro no "Dia Internacional da Preparação para Epidemias", após a Covid-19 evidenciar a falta de preparação global nesta matéria.

O texto "convida todos os Estados Membros, entidades das Nações Unidas e outras organizações mundiais, regionais e sub-regionais, o setor privado e a sociedade civil, incluindo organizações não-governamentais a celebrar a cada ano o Dia Internacional de Preparação para Epidemias" naquela data.

A resolução encoraja todos os 193 países membros das Nações Unidas a organizar "atividades de informação e sensibilização para enfatizar a importância da prevenção de epidemias, a preparação e o estabelecimento de parcerias para enfrentá-las".

Solicita, também, à Organização Mundial da Saúde, criticada pelos Estados Unidos pela alegada falta de transparência na gestão da pandemia, para "que contribua para a celebração" deste dia internacional.

O texto, sem valor vinculativo, foi proposto conjuntamente por Camboja, Canadá, Espanha, Palestina, Guiné Equatorial, Nicarágua, Níger, Qatar, Coreia do Sul, São Vicente e Granadinas, Senegal, Singapura, Tajiquistão e Vietname.

23h12 - Órgão regulador do Brasil diz que faltam passos para aprovar Coronavac

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador do Brasil, indicou hoje que ainda faltam vários passos para que a Coronavac, vacina chinesa contra a Covid-19, seja aprovada no país.

O comunicado da Anvisa surge algumas horas após as autoridades de São Paulo, o Estado mais populoso do Brasil, terem anunciado que pretendem iniciar a vacinação em massa contra a Covid-19, de forma gratuita, com a Coronavac, em 25 de janeiro, antecipando-se ao plano do Governo central.

O órgão regulador frisou que o Butantan, instituto vinculado ao estado de São Paulo e que tem uma parceria com a chinesa Sinovac, ainda não encaminhou os dados da fase três dos testes clínicos do imunizante, que é a etapa final antes do registo da vacina.

"Esse dado é essencial para a avaliação tanto de pedidos autorização de uso emergencial quanto pedidos de registo", diz o documento.

22h31 - Lar da Misericórdia de Alcanede com 22 casos

O Lar da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede, no concelho e distrito de Santarém, tem 22 pessoas infetadas com o novo coronavírus, havendo ainda 25 casos ativos no lar da Misericórdia de Pernes.

O boletim diário divulgado pela Câmara Municipal de Santarém revela o aparecimento, no domingo, de um novo surto no concelho, no lar da Misericórdia de Alcanede, com 22 casos confirmados, enquanto o lar da Misericórdia de Pernes, que chegou a ter 57 infetados com o novo coronavírus no passado dia 26 de novembro, reduziu o número de casos para os 25, mantendo-se ainda como o surto de maior dimensão numa instituição do concelho.

O número de óbitos por covid-19 no concelho subiu para 39, sendo que 12 deles ocorreram na comunidade e os restantes em instituições de acolhimento de idosos - as casas de repouso Idoso Feliz (oito) e Fonte Serrã (sete), o lar da Santa Casa da Misericórdia de Santarém (seis), a residência sénior Quinta Valmonte (quatro), o Centro Social Serra do Alecrim, em Alcanede (um), e o lar da Misericórdia de Pernes (um).

22h27 - São Tomé e Príncipe regista cinco novos casos e infeção aumenta para 1002

São Tomé e Príncipe registou, entre sábado e hoje, cinco novos casos de covid-19, aumentando as infeções acumuladas para 1002, disse a porta-voz do Ministério da Saúde, Isabel dos Santos.

A mesma fonte precisou que hoje foram registados três novas infeções pelo coronavírus.

A porta-voz do ministério são-tomense da Saúde sublinhou ainda que 940 pessoas são dadas como recuperadas da doença, 42 encontram-se em isolamento domiciliário, mantendo-se o numero de óbitos em 17, nos últimos dez meses da pandemia.

22h25 - Coronavírus e Black Lives matter foram temas mais comentados no Twitter em 2020

O novo coronavírus e o movimento "Black lives matter" foram os temas mais comentados no Twitter em 2020, de acordo com uma listagem divulgada pela rede social.

A 'hashtag' #Covid-19 e suas variantes "foi utilizada quase 400 milhões de vezes em todo o mundo", tornando a pandemia, "sem surpresa", no evento mais significativo do ano, referiu o Twitter em comunicado.

A segunda palavra-chave mais utilizada em todo o mundo foi #BlackLivesmatter, relacionada com o movimento norte-americano com o mesmo nome que denuncia a violência policial contra afro-americanos.

O movimento expandiu-se nas redes sociais nos Estados Unidos e por todo o mundo após a morte de George Floyd, um afro-americano de 46 anos que morreu sufocado por um polícia durante a sua detenção.

"Os assuntos políticos e sociais tiveram um reflexo importante na plataforma", referiu o Twitter, que notou também uma forte mobilização em torno da hashtag #UighursLivesMatter, sem revelar números, que foi "particularmente retransmitida" para manifestar o apoio aos uigures, na China.

Quanto à metodologia na elaboração da lista, a rede social norte-americana indica que não considerou "conteúdo que oferece recompensas em troca de assinaturas, 'retweets' ou 'gostos'".

A nível mundial, o 'tweet' mais partilhado e também o que obteve mais 'gostos' desde a criação desta rede social foi o publicado pela conta do ator norte-americano Chadwick Boseman a anunciar a sua morte, vítima de cancro.

22h23 - Governo do Brasil destina 9,5 milhões de euros para refrigeração de vacinas

O Ministério da Saúde destinou hoje 59,4 milhões de reais (9,5 milhões de euros) para que os estados invistam no sistema de refrigeração de vacinas, para receberem o imunizante contra a covid-19.

A medida foi publicada hoje em Diário Oficial da União e destina-se à denominada "rede de frio", visando fortalecer nas 27 unidades federativas brasileiras o "Programa Nacional de Imunizações, promovendo resposta qualificada e efetiva ao serviço de imunização nacional para o combate à covid-19".

A distribuição do valor para a compra de equipamentos de refrigeração varia conforme o tamanho da população, sendo São Paulo e Rio de Janeiro os estados que receberão as quantias mais elevadas: 11,3 milhões de reais (1,82 milhões de euros) e 4,8 milhões de reais (770 mil euros), respetivamente.

Apesar de o Ministério da Saúde brasileiro ainda não ter divulgado um plano de vacinação definitivo, na semana passada informou que a vacina contra a covid-19 preferencial para o país sul-americano seria de dose única e termo estável, com armazenamento a temperaturas entre os 2º a 8º graus.

"Desejamos que idealmente ela seja feita em dose única, embora muitas vezes isso talvez não seja possível, só seja possível em mais de uma dose, mas fundamentalmente que ela seja termo estável por longos períodos, em temperaturas de 2º a 8º graus, porque a nossa rede de frios é montada e estabelecida com essa temperatura", disse na terça-feira o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros.

Apesar de não ter referido nenhuma farmacêutica em particular, quer a Pfizer, quer a Moderna, precisam de temperaturas negativas para armazenar os seus imunizantes por longos períodos.

As duas vacinas das farmacêuticas norte-americanas precisam de ser armazenadas a -70º e -20ºC, respetivamente, e ambas exigem duas doses.

22h20 - Madeira com 257 infeções ativas e 17 doentes hospitalizados

A região assinalou hoje 29 casos de covid-19, 14 recuperações e 143 situações suspeitas, totalizando agora 257 infeções ativas, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que 17 pessoas estão hospitalizadas, três delas nos cuidados intensivos.

Dos novos casos reportados, um é oriundo da Roménia e 28 são de transmissão local, entre os quais estão sete crianças que frequentam estabelecimentos de ensino nos concelhos de Câmara de Lobos, Funchal e Machico, onde os planos de contingência foram ativados.

A Direção Regional de Saúde refere também três profissionais das forças de segurança e militares infetados.

"Hoje há mais 14 casos recuperados a reportar e região passa a contabilizar 662 casos recuperados de covid-19", sublinha, indicando que assinalou dois óbitos desde o início da pandemia.

No total, estão ativos 257 casos, dos quais 47 são importados e 210 de transmissão local.

22h15 - Lar do Centro Social do Pego em Abrantes com 11 mortes

Onze mortos é o novo balanço do surto de covid-19 no Centro Social do Pego, concelho de Abrantes, disse a delegada de Saúde, adiantando que a última testagem relativa a este surto vai ser realizada na quarta-feira.

"Há a confirmar mais um óbito no Lar do Pego e vamos fazer a última testagem na instituição na quarta-feira, dia 09 de dezembro, uma vez que a capacidade de contágio terá diminuído, face ao tempo que já passou desde o início de um surto que foi detetado a 29 de outubro, e que no dia 02 de dezembro apresentava ainda um total de 16 utentes infetados", disse Maria dos Anjos Esperança.

Acrescentou que dos 16 doentes infetados, "quatro estavam hospitalizados e 12 em ERPI (Estrutura Residencial para Pessoas Idosas)", a par de sete profissionais também infetados.

A delegada de Saúde Pública do Médio Tejo afirmou que "ao fim deste tempo, as pessoas, mesmo que positivas, já não são infetantes, e poderão fazer a sua vida normal", reportando-se ao surto que foi detetado em 29 de outubro naquela instituição em Pego, no distrito de Santarém, e que afetou inicialmente 35 pessoas, entre utentes e funcionários, e que no dia 02 de dezembro contabilizava 10 mortes associadas ao vírus SARS-CoV-2.

"O surto está estabilizado e sem casos novos nos últimos dias", sustentou, destacando a recuperação da doença de vários utentes com mais de 90 anos.

A responsável disse ainda que "já estão a ser feitas algumas alterações no Lar do Pego para tornar a vivência dentro da instituição o mais normal possível, o mais parecido com aquilo que era antes deste surto".

Com 65 utentes e 71 funcionários, a ERPI registou um total de pelo menos 87 pessoas infetadas, dos quais resultaram 11 óbitos entre utentes.

21h18 - Serra da Estrela. Natal e Fim de Ano preocupam sector hoteleiro


21h15 - Estados Unidos. Emigrantes lusos temem 2021 complicado para os negócios


21h12 - Vacinação. Cardiologistas discordam de critérios que excluem doentes abaixo dos 50


20h49 - Compras de Natal reanimam moderadamente o comércio


20h48 - França. Fim do confinamento está em risco


20h46 - Reino Unido vai começar amanhã a vacinação contra a Covid-19


20h45 - Governo britânico aposta na vacinação de figuras públicas para dissipar receios


20h44 - Gaia aprova medidas de valor superior a 1,5 miçhões de euros

A câmara de Vila Nova de Gaia aprovou um pacote de medidas económicas e sociais no valor de cerca de 1,5 milhões de euros para fazer face às dificuldades causadas a vários setores pela pandemia da covid-19.

"Não será o último (pacote desta natureza), infelizmente. Porque esta situação (pandemia da covid-19) terá repercussões no próximo ano (...). Este é um documento muito significativo que revela uma preocupação económica e social", disse o presidente da câmara de Gaia, o socialista Eduardo Vítor Rodrigues que falava numa reunião camarária que decorreu esta tarde por videoconferência.

No final da sessão, em declarações aos jornalistas, o autarca apontou que este pacote corresponde a cerca de 1,5 milhões de euros de investimento da autarquia, não conseguindo "para já" precisar qual será a perda de receita com medidas como isenções ou redução de taxas e tarifas municipais.

Eduardo Vítor Rodrigues também precisou que este valor não inclui o que poderá resultar da entrada em vigor do passe gratuito para transportes públicos para jovens entre os 13 e os 18 anos, medida já aprovada anteriormente e que entrará em vigor "até ao final do segundo período letivo em 2021".

O autarca destacou que "o pacote atual contém medidas dedicadas às classes médias", mostrando-se "muito preocupado" com os impactos da pandemia em famílias que "não preenchem os requisitos de candidaturas a apoios sociais, mas também se veem a braços com perda de rendimento".

O pacote, aprovado por unanimidade, inclui medidas como a isenção de pagamento das taxas aplicáveis aos direitos de ocupação da via pública, até 31 de março de 2021, para feirantes e vendedores ambulantes ou de publicidade para atividades económicas locais.

Os comerciantes de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, também vão ficar isentos das taxas e tarifas municipais nos anos 2020 e 2021.

20h41 - Portugal está entre os países que mais recorreram a apoios como o lay-off


20h37 - Profissionais de Saúde apontam insuficiências do plano de vacinação


20h35 - OMS defende não obrigatoriedade das vacinas

Especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS) defenderam a não obrigatoriedade das vacinas contra a covid-19, preferindo a persuasão e o diálogo com as populações.

Numa conferência de imprensa `online` a partir da sede da organização, em Genebra, o caráter facultativo das futuras vacinas foi defendido pelo diretor para as emergências em saúde, Michael Ryan, e pela diretora do programa de vacinas da organização, Kate O´Brien.

"Não creio que a obrigatoriedade seja o caminho a seguir", disse a responsável aos jornalistas, tendo Michael Ryan acrescentado que os benefícios das vacinas precisam de ser mais bem explicados, em vez de tornar a vacinação obrigatória.

Kate O`Brien, que defendeu a segurança das vacinas atualmente em processo de aprovação, notou que a experiência tem mostrado que quando os países quiseram tornar certas vacinas obrigatórias não tiveram o efeito pretendido, mas alertou que nalgumas situações e países a administração da vacina deve ser "fortemente recomendada".

"Precisamos persuadir, dialogar com as pessoas, e os que têm trabalhado em saúde pública preferem evitar esse tipo de medidas", adiantou a propósito Michael Ryan, acrescentando: "Estamos preparados para apresentar os dados, os benefícios decorrentes da vacina, para que as pessoas tomem as suas decisões".

O responsável adiantou que quando as vacinas estiverem disponíveis para todos, o que poderá demorar até um ano, já que no início de 2021 haverá poucas e serão inicialmente para grupos de risco, muitas pessoas irão perceber que a vacinação será um "ato de responsabilidade".

20h01 - Surto em lar da Misericórdia de Coruche fez 17 mortos

O surto da covid-19 no lar da Misericórdia de Coruche, que chegou a ter 95 pessoas infetadas, entre utentes e funcionários, provocou a morte a 17 idosos, estando agora praticamente resolvido, disse hoje o presidente do município.

Francisco Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Coruche (no distrito de Santarém), afirmou que apenas permanecem "dois ou três utentes e cinco funcionárias" infetados com o novo coronavirus, tendo recuperado da doença a quase totalidade dos idosos e dos cerca de 40 funcionários que tiveram de ficar em isolamento.

O surto no lar do Monte da Barca da Misericórdia de Coruche, que teve início no final de outubro, acabou por provocar a morte a 17 idosos, pessoas que tinham outras morbilidades, fazendo com que o número de óbitos no concelho devido à covid-19 seja atualmente de 23, disse.

19h47 - São assintomáticos quase metade dos casos em Moçambique

Um total de 45% de moçambicanos infetados pelo novo coronavírus não apresenta sintomas da doença, revela um relatório da análise da situação epidemiológica divulgada pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o relatório, do total de 16.326 casos positivos já registados no país, 45% são assintomáticos, 35% apresentam sintomas leves, 16% tem sintomatologia moderada, havendo ainda 3% de positivos sem informações e 1% com sintomas graves.

De acordo com o documento, todas as províncias moçambicanas têm casos de internamento por covid-19, sendo a cidade de Maputo, capital do país, a que tem o maior número, com 564, e a província de Niassa, no norte, o menor número, com apenas um caso.

Segundo os dados das autoridades de saúde, entre alguns países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Moçambique tem o menor número de óbitos por milhão de habitantes, com 5,31, numa lista que continua liderada pela África do Sul, com 408,63.

Desde o anúncio do primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus, Moçambique registou um cumulativo de 16.326 casos positivos, 136 óbitos e 14.429 (88%) pessoas dadas como recuperadas da infeção.

19h41 - Incidência acumulada em Espanha baixa para 215,1 casos por 100 mil habitantes

O Ministério da Saúde de Espanha contabilizou hoje 17.681 novos contágios pelo novo coronavírus desde sexta-feira, que elevam o número oficial para 1.702.328, com uma incidência acumulada nos últimos 14 dias de 215,1 casos por 100.00 habitantes.

De acordo com este último balanço, registaram-se no mesmo período mais 394 mortes, num total de 46.646 desde o início do surto epidémico.

De acordo com os dados do ministério, as comunidades com mais casos diagnosticados nas últimas 24 horas foram o País Basco (282), Galiza (239), Madrid (216) e Catalunha (206). No total, foram indicados 1.800 novos casos desde domingo.

O Ministério da Saúde não facultou desta vez os dados sobre a pressão hospitalar, relacionada com a percentagem de camas ocupadas por doentes da covid-19, nem a situação nas Unidades de cuidados intensivos (UCI).

19h35 - Angola reporta 57 novos casos e mais 15 recuperados

O país registou mais 57 infeções pelo novo coronavírus, acumulando um total de 15.648 casos, e recuperou 15 pacientes nas últimas 24 horas, anunciou hoje a diretora nacional angolana de Saúde Pública, Helga Freitas.

Segundo a responsável da saúde, os novos casos foram registados em Luanda (30), Zaire (21), Lunda Norte (2), Huíla (2), Moxico (1) e Cuanza Sul (1).

A doença foi diagnosticada em 35 pessoas de sexo masculino e 22 do sexo feminino, com idades de 4 aos 78 anos.

Pelo segundo dia, não houve registo de mortes. Foram ainda anunciados 15 recuperados.

No total, foram já notificados 15.648 casos de covid-19 em Angola, dos quais 354 óbitos, 8.353 foram considerados recuperados e 6.941 ativos, dos quais três em estado crítico e oito graves.

19h31 - França registou 366 mortos nas últimas 24 horas

França registou nas últimas 24 horas 366 novas mortes em meio hospitalar devido ao vírus, elevando o número total de mortos desde o início da pandemia para 55.521, anunciaram hoje as autoridades de saúde.

Atualmente há 26.356 pessoas hospitalizadas em França devido à covid-19 e desses pacientes, 3.198 estão internados nos cuidados intensivos.

O número de novos casos diários no país foi de 3.411 nas últimas 24 horas, tendo assim sido já confirmados 2.295.908 casos de covid-19 em França desde o início da pandemia.

19h17 - Cabo Verde com mais 35 casos positivos

O país registou mais 35 novas infeções pelo novo coronavírus e mais do dobro de recuperados (80) nas últimas 24 horas, elevando para 10.676 as pessoas que já tiveram alta da doença, informou o Ministério da Saúde.

Em comunicado, aquele ministério cabo-verdiano referiu que das 142 amostras analisadas nas últimas 24 horas pelos laboratórios de virologia do país, 35 deram resultado positivo para a covid-19, a maioria na ilha de São Vicente (28).

Os restantes sete casos foram registados em São Miguel (2), na ilha de Santiago, em São Filipe (3), Fogo, e Ribeira Grande de Santo Antão (2), num dia em que o destaque também vai para a cidade da Praia, que voltou a não ter registo de qualquer caso, em 40 amostras analisadas.

Nas últimas 24 horas, as autoridades deram alta a mais 80 pessoas, passando a registar um total de 10.676 casos recuperados, correspondendo a 96% do total de casos acumulados já notificados.

Com os novos dados, o país elevou para 11.098 os casos positivos acumulados desde 19 de março, mantém 109 óbitos, dois transferidos e reduziu para 310 o número de casos ativos, representando 2,8% do total de casos já notificados no país.

18h49 - Autarcas elogiam responsabilidade da população de Rabo de Peixe

Os presidentes da Câmara Municipal da Ribeira Grande e da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe elogiaram a responsabilidade do povo daquela freguesia, após sete mil residentes terem sido testados voluntariamente à covid-19.

"Queria agradecer de forma muito sincera, e que me tornou extremamente orgulhoso, à população desta vila. Foi um exemplo de cidadania, exemplo de grande responsabilidade social", declarou o presidente da Junta de Freguesia, Jaime Vieira, referindo-se ao voluntarismo dos cidadãos para serem testados.

O autarca falava numa conferência de imprensa realizada esta tarde na sede da Junta de Freguesia de Rabo de Peixe, onde esteve acompanhado pelo presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio.

18h41 - Portugal prefere acordo mas disponível para alternativas ao bloqueio no fundo da UE

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia analisaram a questão do veto da Hungria e da Polónia que compromete o plano de recuperação económico depois da pandemia, e o Brexit ainda sem acordo à vista.


18h34 - Guiné-Bissau com mais três casos na última semana

A Guiné-Bissau registou na última semana mais três casos positivos para o novo coronavírus, elevando o total acumulado para 2.444 desde o início da pandemia, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19. Entre 30 de novembro e 6 de dezembro, foram registados dois casos nas regiões de Oio e um na região Quinara.

No país, segundo os dados, permanecem ativos 57 casos, 40 dos quais no Setor Autónomo de Bissau. Os restantes 17 casos ativos estão espalhados pelas regiões de Bafatá (3), Biombo (1), Cacheu (2), Farim (5), Gabu (1), Oio (3) e Quinara (2).

O número de vítimas mortais provocadas pela covid-19 manteve-se em 44, enquanto o número de recuperados subiu para 2.337.

Na última semana, foram realizados na Guiné-Bissau 1.464 testes, 836 dos quais a viajantes e os restantes em unidades de saúde.

Os primeiros casos de covid-19 foram registados no país em março, tendo as autoridades decretado o estado de emergência por vários meses.

Em setembro, as autoridades guineenses declararam, até 8 de dezembro, a situação de calamidade e de emergência de saúde.

18h19 - Gaia atribui 654 computadores portáteis a professores

A câmara de Vila Nova de Gaia vai entregar 645 computadores aos agrupamentos escolares para serem distribuídos por professores e educadores do 1.º Ciclo e Jardim de Infância. O investimento ronda os 490 mil euros e a medida foi aprovada por unanimidade.

"É justo apetrechar os agrupamentos, porque sabemos que os programas anunciados pelo Ministério (da Educação) ainda não abrangem todos. Este é um instrumento de trabalho justo e vai enriquecer o património dos agrupamentos. São os agrupamentos que vão gerir os equipamentos, mas esses destinam-se aos professores", descreveu o presidente da câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.

O autarca justificou o porquê da distribuição estar centrada nos professores do 1.º ciclo e educadores de infância do concelho, lembrando que esses são os níveis de ensino da responsabilidade da autarquia.

"O objetivo, num tempo em que há recurso frequente a aulas à distância (devido à pandemia da covid-19) é dar aos professores as ferramentas necessárias para o seu trabalho. Fizemos um levantamento pelos agrupamentos e temos relatos de professores a comprar computadores em segunda mão, a dividir com o filho ou pedir emprestado ao marido", contou o autarca.

18h10 - Junta de Freguesia de Arroios criou o programa “Não Saia de Casa”

Junta de freguesia lisboeta criou um programa de apoio para compras essenciais com o objetivo de evitar que a população mais idosa saia de casa.

No âmbito do contexto de pandemia e da consequente criação de medidas que apoiem a comunidade, a Junta de Freguesia de Arroios pretende apoiar a população mais idosa e vulnerável ao novo coronavírus.

De acordo com a junta de freguesia, esta iniciativa destina-se “especialmente à população mais idosa, com mais de 60 anos, e a pessoas em situação de isolamento profilático ou de mobilidade reduzida”.

“A Junta de Freguesia de Arroios dá continuidade ao seu serviço de entregas ao domicílio, que assegura os bens essenciais e de farmácia aos grupos mais vulneráveis residentes em Arroios”.

17h34 - Itália soma 13.270 novos casos e mais 528 mortes

Itália registou 13.720 casos de covid-19 e 528 mortes, nas últimas 24 horas, em consequência da pandemia de covid-19, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

Desde 21 de fevereiro, quando se verificaram os primeiros casos da pandemia em Itália, já foram contabilizados 1.728.878 infeções e 60.606 mortes neste país.

Tal como sucedeu no nos últimos dois dias, Veneto (norte da Itália) é a região com mais casos em 24 horas (2.550), enquanto as restantes zonas de Itália apresentam números abaixo das 2.000 novas infeções por dia.

No segundo lugar, surge a região Emilia-Romagna (1.891), seguida pela Lombardia (1.562) e Lazio (1.372).

O Governo italiano repartiu as regiões por cores (amarelo, laranja e vermelho) dependendo do nível de casos de infeção e tem aplicado um conjunto de medidas de restrições, de acordo com o risco.

Por enquanto, a única região que permanece vermelha é Abruzzo (centro), enquanto o resto do país mudou para laranja ou amarelo.

17h31 - São Paulo anuncia vacinação a partir de 25 de janeiro

As autoridades de São Paulo, o estado mais populoso do Brasil, pretendem iniciar a vacinação gratuita e em massa contra a covid-19 com o imunizante `CoronaVac` em 25 de janeiro, antecipando-se ao plano do Governo central.

"No estado de São Paulo, a vacinação contra o coronavírus está programada para começar no dia 25 de janeiro de 2021. A fase 1, que começa no dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, e estará destinada a profissionais de saúde e de pessoas com idade acima de 60 anos", disse o governador de São Paulo, João Doria, numa conferência de imprensa.

Naquele que é o estado brasileiro mais afetado pela pandemia, a primeira fase do plano, que ainda depende da aprovação do imunizante que foi desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac pela Agência de Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil, prevê a vacinação de nove milhões de pessoas, que incluem a população do estado com idade superior a 60 anos, profissionais de saúde, `quilombolas` (descendentes de antigos escravos africanos) e indígenas.

"A escolha levou em consideração a incidência de óbitos no estado de São Paulo, onde 77% das mortes foi concentrada em pessoas acima de 60 anos. Além disso, serão imunizados também os profissionais de saúde", justificou o governador.

O governo de São Paulo informou que disponibilizará a outros estados do Brasil quatro milhões de doses da `CoronaVac` a partir do dia 25 de janeiro.

"O objetivo é que os estados que solicitarem a vacina possam iniciar a vacinação dos profissionais da área da saúde da forma mais rápida possível, reconhecendo o sacrifício daqueles que arriscam as suas vidas todos os dias para salvarem vidas", disse Doria.

A primeira fase do plano de imunização do governo regional de São Paulo será executada em 10 mil postos de vacinação, incluindo 5.200 postos de saúde do estado e outros espaços que serão usados para o atendimento da população.

A logística total de distribuição da vacina deverá custar 100 milhões de reais (16,2 milhões de euros), segundo o governo `paulista`.

A campanha contará com uma estrutura que envolverá 54 mil profissionais de saúde e 25 mil agentes de segurança, entre polícias militares, polícias civis e guardas dos municípios durante todo o período de vacinação.

"Não estamos virando as costas para o plano nacional de vacinação, mas precisamos ser mais ágeis por isto estamos nos antecipando. Por que iniciar a vacinação em março se podemos fazer isto em janeiro?", questionou Doria ao comentar os planos do Ministério da Saúde do país, que prevê o início da vacinação contra a covid-19 em março quando o imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca deverá estar disponível.

"Neste momento a união de todos deve se sobrepor à guerra ideológica", frisou Doria.

O governador `paulista` lembrou que "600 pessoas perdem as suas vidas todos os dias no Brasil".

"Esta é uma realidade que não pode ser ignorada. A realidade que não pode ser adiada", sublinhou.

17h16 - Dia V no Reino Unido

O ministro britânico da Saúde, Matt Hancock, declarou terça-feira o Dia V [uma referência ao Dia da Vitória da II Guerra Mundial] devido ao início da vacinação contra a covid-19 no Reino Unido, o primeiro país a aprovar o uso da vacina Pfizer/BioNTech.

As primeiras doses estão a ser distribuídas por cerca de 50 hospitais do país para serem dadas primeiro a residentes e funcionários de lares de idosos, idosos com mais de 80 anos e profissionais de saúde.

A lista continua depois em contagem decrescente em termos de grupos etários e pessoas vulneráveis em termos de risco ou problemas de saúde.

O Reino Unido garantiu 40 milhões doses da Pfizer/BioNTech, mas só uma pequena parte vai estar disponível este ano.

17h15 - Reino Unido regista 189 mortes e prepara "Dia V"

O Reino Unido registou 189 mortes e 14.718 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, uma redução relativamente à véspera, segundo o Ministério da Saúde britânico.

No domingo tinham sido notificadas 231 e 17.272 novos casos, mas os dados do fim de semana são normalmente mais baixos devido ao atraso no processamento.

Atualmente, a média diária dos últimos sete dias é atualmente de 427 mortes e 15.472 infeções.

Desde o início da pandemia covid-19, o Reino Unido contabilizou oficialmente 61.434 mortes de covid-19 e 1.737.960 casos.

16h41 - Portugal desce em infeções mas ultrapassa barreira dos 5 mil mortos

16h32 - Comércio na Áustria reabre após três semanas com relaxamento de restrições

O comércio não essencial reabriu hoje na Áustria com muitas filas, ao fim de três semanas, embora muitas restrições permaneçam ainda em vigor e o primeiro-ministro Sebastian Kurz apelou à calma e cautela no acesso às lojas.

As rígidas restrições entraram em vigor a 17 de novembro, mas na semana passada o Governo decidiu que tinha sido feito progresso suficiente na queda de infeções para relaxar algumas restrições.

As escolas foram reabertas, exceto para os anos de escolaridade mais avançados, assim como museus, bibliotecas e alguns outros comércios, como cabeleireiros, mas os restaurantes permanecem fechados, exceto para 'take-away' e entrega ao domicílio, assim como os bares, e a hotelaria está apenas em funcionamento para viagens de negócios.

"Ainda faltam muitos dias até ao Natal. O sol continua a nascer e as lojas abrem nos dias seguintes", aconselhou Sebastian Kurz, que relaxou também o recolher obrigatório de 24 horas por dia para entre as 20h00 e as 6h00, alertando que os setores do turismo e gastronomia não vão reabrir até 7 de janeiro.

16h27 - Mais três óbitos e 82 novos casos em Moçambique

Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais três óbitos devido à covid-19, elevando o número para 136, havendo ainda 82 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, anunciou o Ministério da Saúde.

Três cidadãos moçambicanos, de 43, 63 e 75 anos, perderam a vida, entre domingo e segunda-feira, durante o internamento em unidades hospitalares da cidade de Maputo, disse Benigna Matsinhe, diretora adjunta de Saúde Pública, na atualização de dados sobre a pandemia no Ministério da Saúde, na capital moçambicana.

Com os 82 novos infetados anunciados hoje, o total de casos registados no país subiu para 16.326, dos quais 16.013 são de transmissão local e 313 são importados.

O país contabiliza um total de 14.429 (88%) pessoas dadas como recuperadas da infeção.

Do total de 1.757 casos ativos em Moçambique, a cidade de Maputo, capital do país, tem 1.459, o maior número.

Moçambique testou cumulativamente 239.164 casos suspeitos de infeção, desde o anúncio do primeiro caso, em 22 de março.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.535.987 mortos resultantes de mais de 67 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em África, há 53.853 mortos confirmados em mais de 2,2 milhões de infetados em 55 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia no continente.

Angola regista 354 óbitos e 15.591 casos, seguindo-se Moçambique (136 mortos e 16.326 casos), Cabo Verde (109 mortos e 11.063 casos), Guiné Equatorial (85 mortos e 5.159 casos), Guiné-Bissau (44 mortos e 2.441 casos) e São Tomé e Príncipe (17 mortos e 997 casos).

16h15 - Hospital de Ovar com cirurgias ao sábado para recuperar atrasos

A direção do Hospital Francisco Zagalo, em Ovar, anunciou que está a realizar intervenções cirúrgicas também ao sábado, para recuperar o atraso nas listas de espera motivado pela pandemia de covid-19.

De acordo com aquela unidade de saúde do distrito de Aveiro, a medida visa assegurar mais produção cirúrgica em especialidades como urologia, ortopedia, otorrinolaringologia e oftalmologia, que no equipamento foram das mais prejudicadas pela suspensão da atividade assistencial não-urgente.

Luís Miguel Ferreira, presidente do conselho diretivo do Hospital Francisco Zagalo, disse que a reorganização interna necessária para garantir operações ao sábado só foi possível graças à "disponibilidade" para o efeito demonstrada pelos profissionais da casa, que se predispuseram a aumentar a capacidade de resposta da unidade precisamente "nos seus dias de descanso semanal".

Sem referir dados quanto à produção adiada, o mesmo responsável esclareceu que o novo calendário de intervenções cirúrgicas é "muito importante" para a unidade de Ovar encurtar a lista de espera - cujos tempos acabaram "por se agravar" devido à priorização do atendimento a casos de covid-19.

Luís Miguel Ferreira realçou que esse esforço de recuperação se irá verificar com recurso a "apenas uma sala de cirurgias", já que a empreitada prevista para reabilitação e ampliação desse bloco operatório ainda aguarda "a viabilização da tutela para que se proceda à abertura de concurso público".

15h49 - Principais medidas de confinamento prolongadas na Grécia até 7 de janeiro

O governo grego anunciou a extensão até 7 de janeiro das principais de medidas de confinamento, incluindo o encerramento das escolas, para conter a propagação do novo coronavírus, particularmente elevada em novembro.

"O regresso à normalidade deve ser gradual e seguro", afirmou o porta-voz do governo, Stelios Petsas, em conferência de imprensa, acrescentando que "escolas, tribunais, restaurantes e recintos desportivos, de entretenimento e estâncias de esqui vão estar encerradas até 07 de janeiro".

A proibição de todas as viagens para fora dos concelhos de residência "também será prolongada", prosseguiu.

Hoje, porém, as lojas de decoração de Natal foram reabertas, uma primeira exceção do rígido confinamento imposto desde 7 de novembro, o segundo na Grécia desde o final da primavera.

15h35 - Comerciantes de Lisboa devendem abertura ao sábado e encerramento ao domingo

Comerciantes de Lisboa defenderam que os estabelecimentos devem estar abertos durante todo o dia de sábado e encerrados ao domingo, uma vez que as compras de Natal são feitas na tarde do primeiro dia do fim de semana.

Em declarações hoje à agência Lusa, o presidente da Associação de Valorização do Chiado e a presidente da Associação de Comerciantes de Alvalade concordaram que as medidas restritivas por causa da pandemia trouxeram deceção ao setor e que as manhãs de sábado e de domingo provocam ajuntamentos de pessoas "sem resultados práticos".

"Se houvesse um sábado todo dia aberto, então, se calhar, não havia tanta gente em simultâneo, mas havia conversão de vendas. As pessoas estão habituadas a vir comprar ao sábado", apontou presidente da Associação de Valorização do Chiado, Victor Silva.

De acordo com o responsável, muitas lojas já fecharam na Baixa de Lisboa devido a problemas financeiros e muitas apresentam quebras na faturação na ordem dos 80%.

"Na minha opinião, seria preferível fechar o domingo. Se querem fazer limitações, que fechassem um dia, mas que o sábado corresse normalmente", disse, ressalvando que "está a ser muito mau do ponto de vista da economia.

Observando um cenário desolador, Victor Silva atentou que os comerciantes esperavam por um bom mês de dezembro, realçando que a manutenção do recolher obrigatório às 13h00, em Lisboa, nos dois próximos fins de semana "não está bem pensado".

"Não é solução nenhuma. Foi a pior notícia. Depois de termos perdido todos os feriados, vésperas de feriados, sábado e agora, na parte final, ficarmos sem os últimos sábados, não se percebe", salientou, sustentando que as medidas apenas vêm "potenciar as vendas `online`".

Na Área Metropolitana de Lisboa (AML) apenas quatro concelhos, Almada, Barreiro, Lisboa e Loures, continuam com "risco muito elevado" de contágio pelo novo coronavírus.

Nesses quatro municípios também continuará em vigor a obrigatoriedade de encerramento do comércio e da restauração a partir das 13:00 aos fins de semana.

15h19 - Portugal ultrapassa cinco mil mortes por covid

Portugal ultrapassou hoje cinco mil mortos relacionadas com a pandemia de covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

Portugal contabiliza hoje mais 78 mortes relacionadas com a covid-19 e 2.597 novos casos de infeção com o novo coronavírus, o número mais baixo da última semana.

Em 1 de dezembro haviam sido registados 2.401 novos casos.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 5.041 mortes e 325.071 casos de infeção pelo novo coronavírus, estando hoje ativos 74.187 casos, menos 269 do que no domingo.

Relativamente aos internamentos hospitalares, o boletim epidemiológico da DGS revela que estão internados 3.367 doentes (novo máximo), mais 99 do que no dia anterior, dos quais 513 em cuidados intensivos, menos um do que na véspera.

As autoridades de saúde têm em vigilância 77.498 contactos, mais 78 relativamente a domingo, mostram os dados, que apontam para mais 2.788 doentes recuperados. Desde o início da epidemia em Portugal, em março, já recuperaram 245.843 pessoas.

Das 78 mortes registadas nas últimas 24 horas, 38 ocorreram na região Norte, 24 na região de Lisboa e Vale do Tejo, 14 na região Centro e duas no Alentejo.

15h11 - Açores prolongam calamidade pública em cinco ilhas até 23 de dezembro

O Governo regional anunciou a prorrogação até ao dia 23 deste mês da situação de calamidade pública nas ilhas de Santa Maria, São Miguel, Terceira, Pico e Faial por causa da covid-19. A informação consta de nota enviada à imprensa no seguimento de uma reunião do Conselho de Governo ocorrida na noite de segunda-feira.

Além da prorrogação da declaração da situação de calamidade pública naquelas cinco ilhas - com ligação direta ao exterior da região -, foi prolongada a situação de contingência na Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo.

A calamidade é o mais alto de três níveis de intervenção previstos na Lei de Bases da Proteção Civil, acima da contingência e do alerta.

A situação de calamidade pode ser declarada quando, face à ocorrência a que está associada e à sua previsível intensidade, é reconhecida a necessidade de adotar medidas de caráter excecional destinadas a prevenir, reagir ou repor a normalidade das condições de vida nas áreas atingidas pelos seus efeitos.

Os Açores registaram nas últimas 24 horas 22 novos casos de covid-19, 18 em São Miguel e quatro na ilha Terceira, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

15h05 - Medidas de contenção prolongadas na Hungria até 11 de janeiro

A Hungria vai manter as restrições contra a covid-19 até 11 de janeiro, incluindo recolher obrigatório noturno efetivo que vai ser aplicado também na véspera de Ano Novo, enquanto avalia como vai ser comemorado o Natal.

O anúncio foi feito hoje pelo primeiro-ministro, Viktor Orbán, que apelou à população para respeitar as medidas, enquanto aguarda a possibilidade de se vacinar e esclareceu que só "no dia 21 de dezembro" podem decidir se "haverá exceções no Natal".

Orbán garantiu ainda que o Governo está a fazer todos os esforços para facilitar a vacinação da população o mais rápido possível, estando a negociar "com todos" e que "só importa a receção da vacina da maneira mais segura e rápida".

Nas últimas 24 horas, a Hungria, de 9,7 milhões de habitantes, registou 3.879 novas infeções e 116 mortes por covid-19, números menores que os mais recentes (6.819 casos diários em 29 de novembro e 193 mortes no último sábado).

15h01 - Quatro províncias da Cisjordânia encerradas devido a aumento de casos suspeitos

O primeiro-ministro palestiniano, Mohamed Shtayeh, anunciou o encerramento total das províncias de Nablus, Hebron, Belém e Tulkarem, na Cisjordânia ocupada, por sete dias a partir de quinta-feira, depois de um aumento de infeções.

Além disso, de acordo com a agência de notícias oficial Wafa, a movimentação entre as províncias vai ser proibida durante o mesmo período, que também vai ser mantido o recolher obrigatório noturno, que está em vigor há semanas em todo a Cisjordânia.

As províncias em confinamento total devem fechar todos os comércios, exceto supermercados, farmácias e padarias, e encerrar também todas as escolas, com os alunos a regressarem novamente às aulas virtuais.

A Cisjordânia registou hoje 1.249 casos em quase 7.000 testes realizados, elevando a percentagem de positivos para quase 20%, e aumentando o total para 75.000, dos quais 15.000 são ativos.

14h40 - Supermercado online que combate desperdício aumentou vendas em 250%

A plataforma vende apenas produtos descontinuados que estão perto ou fora de validade, mas em perfeito estado e a um preço muito mais baixo.


14h24 - Portugal com mais 2597 casos e 78 mortos

O boletim epidemiológico de hoje confirma 2597 novos casos de Covid-19, mais 78 mortos e 2788 recuperados.

O Norte continua a ser a região com um maior aumento diário (1231 novos casos), seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo (917), a região centro (292), Alentejo (95) e Algarve (35). Os Açores mais 21, na Madeira não foram registados novos casos.

Do total de óbitos, 38 foram registados no norte do país, 24 na região de Lisboa e Vale do Tejo, 14 na região centro e dois no Alentejo.

Há mais 99 doentes internados em enfermaria e menos um nos cuidados intensivos. No total, Portugal tem 3367 doentes com Covid-19 internados, dos quais 513 em unidades de cuidados intensivos.

Desde o início da pandemia, Portugal contabiliza agora 325.071 casos confirmados, 5041 óbitos e 245.843 recuperados. Há 74.187 casos ativos, menos 269 do que no dia anterior.

As autoridades de saúde têm 77.498 pessoas em vigilância, mais 78 do que ontem.

14h20 - Ações da Moderna sobem 410% e as da BioNTech 258% desde março

As ações das empresas desenvolvedoras de vacinas para a covid-19 Moderna e BioNTech subiram 410,4% e 258,4%, respetivamente, desde o início de março até à passada sexta-feira, segundo dados da Bloomberg consultados pela Lusa.

14h06 - Covid-19, Miguel Oliveira e papa entre os mais falados no Facebook e Instagram

A covid-19, o piloto Miguel Oliveira e o papa Francisco foram alguns dos temas mais falados nas redes sociais Facebook e Instagram em 2020, divulgou hoje a empresa de Mark Zuckerberg.

De acordo com o "Facebook: Year in Review", os temas mais comentados este ano em Portugal estão divididos em categorias: covid-19, ícones, 'pop-culture', comunidade e fé.

No que respeita à covid-19, "em circunstâncias extraordinárias, as comunidades encontraram formas de se manterem conectadas e falarem sobre os vários assuntos em torno da pandemia", refere a rede social.

13h49 - Surto resolvido no Lar de Malhadas em Miranda do Douro

O surto de covid-19 que afetou o lar de Malhadas, em Miranda do Douro, infetando 42 utentes e 18 colaboradores, provocando a morte a um idoso, foi dado como sanado, indicou hoje a direção do lar.

"Todos os utentes [41 no total] e 17 funcionários estão curados da infeção provocada pelo novo coronavírus. Temos a lamentar a morte de um utente de 85 anos que tinha outras patologias associadas", explicou à Lusa Sónia Neto, diretora do lar particular Casa de Repouso Livro de Memórias.

De acordo com a responsável, há ainda uma funcionária em fase de recuperação no domicílio e que apresenta "sintomas ligeiros" para a infeção provocada pelo SARS-CoV-2.

13h32 - Açores com 22 novos casos

Os Açores registaram nas últimas 24 horas 22 novos casos de covid-19, 18 em São Miguel e quatro na ilha Terceira, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

Em nota à imprensa, a autoridade frisa que o resultado decorre de 563 análises realizadas nos dois laboratórios de referência da região e do rastreio em massa que decorreu em Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande, que “por si só apurou cinco novos casos positivos".

A região conta agora com 48 cadeias de transmissão ativas, sendo 35 em São Miguel (com o surgimento de uma nova cadeia entre São Miguel e Lagoa e duas novas cadeias entre São Miguel e Ribeira Grande), uma cadeia entre São Miguel e São Jorge, e 12 na Terceira (com três novas cadeias em Angra do Heroísmo).

Existem à data de hoje 488 casos positivos ativos de covid-19, sendo 367 em S. Miguel, 119 na Terceira, um no Pico e um no Faial.

Estão internadas 17 pessoas nos três hospitais açorianos, três dos quais em cuidados intensivos.

13h24 - Sobe para quatro número de mortos na Santa Casa da Misericórdia de Chaves

A Santa Casa da Misericórdia de Chaves, que tem mais de 150 casos de infeção por SARS-CoV-2 entre funcionários e utentes, regista mais três mortes de utentes, num total de quatro, adiantou hoje à Lusa o provedor.

Duas das vítimas, ambas de 92 anos, eram utentes no lar de Vidago. Uma delas estava internada desde 23 de novembro e outra mantinha-se no lar, explicou Jorge Pinto de Almeida.

Já a outra vítima mortal era um homem de 90 anos, que estava no lar de Vilar de Nantes, acrescentou, apresentando condolências à família.

Em 29 de novembro, o provedor tinha revelado a primeira morte de um utente infetado com o novo coronavírus, uma mulher de 77 anos.

Em 27 de novembro, o responsável tinha já indicado que três dos cinco lares da Santa Casa da Misericórdia registavam 157 casos confirmados, 111 utentes e 46 funcionários.

13h15 - Vacinas e ‘kits’ de teste isentos de cobrança de IVA na UE

O Conselho da União Europeia (UE) decidiu hoje isentar da cobrança do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) as futuras vacinas para a covid-19 e ‘kits’ de despiste ao novo coronavírus, medidas em vigor até final de 2022.

Em comunicado, a estrutura onde estão representados os países da UE explica que “adotou hoje alterações à diretiva sobre o sistema comum do IVA para permitir aos Estados-membros isentar temporariamente as vacinas e ‘kits’ de teste covid-19, bem como os serviços estreitamente relacionados”.

Acresce que “os Estados-membros podem igualmente aplicar uma taxa reduzida de IVA aos ‘kits’ de teste e serviços estreitamente relacionados, se assim o desejarem”, aponta o Conselho da UE.

Na prática, passa então a ser permitido aos países da UE instituir uma isenção temporária do IVA para as vacinas e os ‘kits’ de teste vendidos a hospitais, médicos e particulares, bem como para serviços estreitamente conexos.

13h08 - Quase 60% portugueses fica com menos de 20% de rendimento após pagar contas

Mais de metade (59%) dos portugueses fica com menos de 20% do rendimento após pagar as contas, na sequência da pandemia de covid-19, segundo um estudo da Intrum, realizado entre agosto e e outubro, hoje divulgado.

"Devido à pandemia covid-19, 59% dos portugueses inquiridos afirma ficar com menos de 20% do seu rendimento após pagar as suas contas", um valor que é "superior à média europeia, de 41%", refere o estudo ECPR - European Consumer Payment Report 2020, realizado em plena pandemia, entre agosto e outubro, da Intrum.

O estudo tem "por objetivo a partilha de informação sobre a vida quotidiana dos consumidores europeus, os seus hábitos de despesa e a capacidade de gerir as suas finanças domésticas mensalmente", refere.

12h55 - Surto em lar da Misericórdia de Castelo de Vide com 36 infetados

Um surto de Covid-19 num dos lares da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide (Portalegre) infetou pelo menos 36 utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa o presidente do município, António Pita.

“Estão infetados todos os utentes [25 utentes] e 11 funcionários do Lar João José Le Cocq, da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide”, disse.

De acordo com o autarca, o surto foi detetado no domingo e os utentes vão permanecer isolados na instituição a aguardar nova bateria de testes.

“Uma vez que estão todos [utentes] infetados, optou-se por não serem retirados da instituição”, acrescentou.

12h45 - Estudantes de medicina alertam para efeitos na formação

A qualidade da formação médica poderá ser afetada por um projeto de portaria do Governo que prevê menos tempo, alteração de conteúdos e desvio de internos para combater a Covid-19, adverte a Associação Nacional de Estudantes de Medicina.

Em comunicado, a direção da ANEM diz compreender a "excecionalidade do momento" que a pandemia impôs e a "necessidade de reforçar os recursos humanos do Serviço Nacional de Saúde" (SNS), mas manifesta "extrema preocupação com a qualidade do futuro do ensino médico em Portugal".

"A formação geral é um momento formativo por excelência que habilita o médico ao exercício autónomo da Medicina. Não havendo acesso à especialidade para todos, este é, aliás, o único momento de prática tutorada que os futuros médicos têm antes de prestarem cuidados de saúde de forma autónoma e sem qualquer tipo de supervisão", lê-se na nota, que reitera que "o ano da formação geral não pode ser menosprezado".

12h38 - Novos materiais de referência melhoram testes a anticorpos

O centro de investigação da Comissão Europeia anunciou o lançamento de dois novos materiais de referência que melhoram a qualidade de testes de anticorpos da Covid-19.

Os materiais de referência constituem também um primeiro passo para assegurar que os resultados obtidos com vários testes são comparáveis.

"O correto funcionamento dos testes de anticorpos é particularmente importante nas investigações epidemiológicas para descrever a prevalência da infeção e na investigação sobre imunidade contra a Covid-19. O material de referência desenvolvido pelo CCI é mais uma peça do puzzle que pode apoiar estes esforços", afirmou a comissária europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Mariya Gabriel.

12h35 - Centro europeu de doenças apoia homólogo africano

O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) vai apoiar o seu homólogo Centro Africano de Controlo e Prevenção das Doenças (CDC África) para se "preparar e responder" às ameaças à saúde pública em África.

Em comunicado, a Comissão Europeia anuncia este novo projeto de parceria para quatro anos, financiado pela UE. O objetivo é "facilitar a vigilância harmonizada e a informação sobre doenças e apoiar a implementação da estratégia da força de trabalho de saúde pública do CDC África", tendo em conta as necessidades geradas pela pandemia da Covid-19.

12h24 - Grécia estende confinamento parcial até início de janeiro

A Grécia estendeu o confinamento parcial até 7 de janeiro. Escolas e restaurantes vão permanecer fechados duante as próximas semanas, após um grande aumento do número de casos em novembro.

12h10 - Quase 1,54 milhões de mortos em todo o mundo

A pandemia de Covid-19 já provocou a morte de pelo menos 1.535.987 pessoas em todo o mundo.

Segundo o balanço da agência France Presse, houve até hoje mais de 67.009.760 casos de infeção, dos quais pelo menos 42.678.900 já foram considerados curados.

11h31 - Dinamarca em confinamento parcial para fazer face à subida de casos

A Dinamarca vai implementar novas medidas em algumas partes do país de forma a fazer frente à recente subida do número de casos. O primeiro-ministro anunciou que vão fechar bares, restaurantes, museus e salas de cinema de 38 municípios do país a partir de 9 de dezembro.

Estas medidas incluem a capital do país, Copenhaga. Os alunos que frequentem acima da escola primária, do ensino secundário e universidades vão ter as aulas interrompidas. As novas restrições estarão em vigor até 3 de janeiro.

11h00 - "Call center" para vigilância ativa no Douro Norte

Começa a laborar já na próxima quarta-feira, em Vila Real, o call center que fará a vigilância ativa de casos de infeção pelo novo coronavírus. Conta com 14 técnicos disponibilizados pelos municípios e 13 profissionais de saúde.

O call center do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Douro Norte foi criado em parceria com as sete câmaras municipais da sua área de influência. Visa "apoiar a atividade da Saúde no âmbito da resposta à pandemia de Covid-19".

10h49 - Empresários portugueses nos Estados Unidos procuram respostas à crise

Os efeitos da pandemia têm provocado muitas preocupações no mundo das empresas e dos negócios. Nos Estados Unidos, com avanços e recuos nas políticas adotadas, a crise acentua-se.
O correspondente da Antena 1 João Ricardo de Vasconcelos dá a conhecer o caso de um empresário português ligado ao setor do vinho que procura agora uma saída para enfrentar a crise pandémica.

10h27 - Vacinação em Macau voluntária e gratuita

O Governo de Macau veio assegurar esta segunda-feira que a vacina contra a Covid-19 será administrada no território de forma voluntária e que será gratuita para a população.

"Não iremos tomar medidas compulsórias para que todos administrem a vacina", afiançaram as autoridades de saúde em conferência de imprensa.

O território registou apenas 46 casos da doença e desde 26 de junho que não é detetado qualquer caso.

10h17 - Pandemia deixa Vila Real de Santo António vazia e sem negócios

O comércio e a restauração em Vila Real de Santo António, no Algarve, vivem tempos conturbados.
Antena 1

A oferta está muito direcionada para os visitantes espanhóis que, nesta altura do ano, costumavam encher lojas e cafés.

10h01 - Cerca sanitária em Rabo de Peixe vai ser prolongada

O Governo Regional dos Açores decidiu prolongar a cerca sanitária em Rabo de Peixe para tentar conter a propagação dos casos de Covid-19.
Antena 1

Este confinamento deveria ser levantado na terça-feira, mas os testes realizados à população contrariam tal medida.

9h55 - África soma 310 mortes e 13.320 casos em 24 horas

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, o continente conta agora com 2.261.589 casos de pessoas infetadas nos 55 membros da União Africana.

O número de recuperados nas últimas 24 horas foi de 11.470, para um total de 1.927.697.

O maior número de casos de infeção e de mortos regista-se na África Austral, com 914.769 casos e 23.885 vítimas mortais.

Nesta região, a África do Sul, o país mais afetado do continente, tem 814.565 casos de infeção e contabiliza 22.206 mortes.

O Norte de África é a segunda zona mais afetada pela pandemia, com 786.467 pessoas infetadas e 20.497 vítimas mortais.

A África Oriental soma 283.097 casos e 5362 mortos, na África Ocidental o número de infeções é de 210.450, com 2902 mortos, e a África Central regista 66.806 casos e 1207 óbitos.

9h17 - Associação de diabéticos quer clareza na definição de grupos prioritários

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal considera que é fundamental que as pessoas com doenças crónicas se sintam protegidas e acompanhadas.

A estrutura alerta ainda para o conhecimento científico sobre a nova vacina contra a Covid-19, que diz ser escasso.
Em entrevista ao Bom Dia Portugal, José Manuel Boavida, médico endocrinologista e presidente da associação, apelou ao Governo no sentido de uma definição dos grupos prioritários com mais transparência.

9h02 - Virologista assegura que não há que ter medo da vacina

O virologista Pedro Simas diz que não há razão para as pessoas terem medo da vacina.
Este especialista explica que a rapidez na produção do injetável não é motivo para dúvidas ou inseguranças.

8h55 - China deteta SARS-CoV-2 em produtos do Brasil e do Uruguai

As autoridades sanitárias de Wuhan, a cidade chinesa onde foram diagnosticados os primeiros casos de Covid-19, voltaram esta segunda-feira a detetar vestígios do novo coronavírus em embalagens de produtos congelados importados do Brasil e do Uruguai.

A comissão local de saúde diz ter detetado vestígios do vírus em embalagens de carne suína brasileira e bovina uruguaia congeladas, após ter realizado testes de ácido nucleico, no passado sábado.

No caso da carne de porco oriunda do Brasil, foram detetados vestígios em contentores de um lote de carne suína da empresa Seaa Alimentos, que entrou na cidade de Xangai a 28 de junho e foi posteriormente transportado para Wuhan a 27 de julho.

Quanto à vitela uruguaia, a exportadora é a Breeders and Packers Uruguay, cujo lote afetado chegou primeiro à Malásia e, desde 2 de março, estava armazenado na cidade portuária de Tianjin, no norte da China.

8h47 - Novos números norte-americanos

Os Estados Unidos registaram 1110 mortes provocadas pelo novo coronavírus e 181.309 novos casos de Covid-19 em 24 horas, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

De acordo com os números contabilizados pela instituição norte-americana até às 20h00 de domingo (1h00 desta segunda-feira em Lisboa), o país acumulou mais de 14,7 milhões de casos desde o início da pandemia, contando ainda 282.231 mortes.

8h42 - Rússia com mais 28.142 infetados e 456 óbitos

A Rússia conformou mais 28.142 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, das quais 7.279 em Moscovo, elevando o total para 2.488.912.

Morreram mais 456 pessoas, o que elevou o número total de óbitos para 45.597.

8h30 - Índia com 391 mortos e 32.981 casos nas últimas 24 horas

A Índia registou 391 mortos por Covid-19 e 32.981 casos da doença nas últimas 24 horas, segundo os dados do Ministério da Saúde indiano.

Desde o início da pandemia, a Índia contabilizou mais de 9,6 milhões de casos do novo coronavírus (9.677.203), mantendo-se como o segundo país com mais infeções, atrás dos Estados Unidos, que no último balanço contava com mais de 14,7 milhões.

Com 140.573 mortes desde o início da pandemia, a Índia é o terceiro país do mundo com mais óbitos, a seguir aos Estados Unidos e Brasil, segundo a contagem da Universidade Johns Hopkins.

O país tem atualmente 396.729 casos ativos da doença.

8h19- Alemanha reporta mais 12.332 novas infeções e 147 mortos

O número de casos de infeção por SARS-CoV-2 na Alemanha nas últimas 24 horas aumentou em 12.332 para 1.183.655. segundo dados do Instituto Ricardo Koch. Foram ainda registados mais 147 óbitos, o que eleva o total para 18.919.

8h10 - Sinovac assegura investimento de 424 milhões de euros para produzir vacina

A farmacêutica chinesa Sino Biopharmaceutical anunciou hoje que vai investir o equivalente a 424 milhões de euros no desenvolvimento e produção da vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo grupo chinês Sinovac, chamada CoronaVac.

7h59 - Edição virtual da Festa Literária de Paraty chega ao fim com 60 mil visualizações

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), o maior evento literário brasileiro, que este ano se realizou virtualmente devido à covid-19, chegou ao fim no domingo, com mais de 60 mil visualizações, informou a organização.

A 18.ª edição da Flip, cuja programação teve início na quinta-feira e terminou no domingo, foi palco de 12 mesas virtuais, sendo oito realizadas ao vivo e quatro gravadas antecipadamente, reunindo 22 autores, como os brasileiros Caetano Veloso e Itamar Vieira Júnior, a romancista britânica Bernardine Evaristo ou o nigeriano Chigozie Obioma.

7h46 - Biden designa procurador latino da Califórnia para dirigir a Saúde

O Presidente eleito dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, escolheu o procurador-geral da Califórnia, o latino Xavier Becerra, para dirigir o Departamento de Saúde e Serviços Humanos, pasta fundamental no combate à Covid-19, anunciou a imprensa.

7h17 - Ponto de situação

Esta segunda-feira há condicionamentos nos horários. Nos concelhos com risco muito elevado e extremamente elevado, os estabelecimentos comerciais encerram às 15h00.

Em causa estão os concelhos com mais de 480 casos por 100 mil habitantes.

A maior parte das empresas de transporte cumpre horários de período não escolar.
Circulação
Mantém-se a proibição de circulação entre concelhos. Aplica-se a todo o país.

As pessoas só podem circular entre concelhos por motivos de saúde ou trabalho e quem for trabalhar tem de possuir uma declaração da entidade empregadora.

A medida que impede a circulação entre concelhos termina às 5h00 da manhã de quarta-feira.
Tolerância de ponto

O Governo deu tolerância de ponto aos funcionários públicos, apelando ao setor privado para que seguisse o mesmo caminho.

Quem faltar ao trabalho para cuidar de filhos menores de 12 anos ou com deficiência ou doença crónica terá as faltas justificadas, mas não ganha.

Quem não quiser perder um dia de salário pode pôr um dia de férias, mesmo sem acordo do empregador.

A medida serve para facilitar a vida aos encaregados de educação, uma vez que escolas e creches estão encerradas.
Novo mapa de risco
A Área Metropolitana de Lisboa mostra uma evolução positiva.

Desceram para risco elevado oito concelhos: Amadora, Cascais, Odivelas, Oeiras, Seixal, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.

Nestes concelhos acaba o recolher obrigatório às 13h00 ao fim de semana, o que significa também que os horários do comércio também se alteram.
Em risco muito elevado mantêm-se os concelhos de Lisboa, Loures, Almada e Barreiro, ou seja, mantém-se aí o recolher obrigatório às 13h00 ao fim de semana.
O quadro em Portugal
Morreram mais 87 pessoas em Portugal em 24 horas, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Há registo de mais 3834 casos confirmados de infeção.

Estão internadas mais 39 pessoas. Nos cuidados intensivos estão menos três, para um total de 514.

Sete em cada dez portugueses dizem que não vão tomar a vacina da Covid-19.
Há medo dos efeitos secundários.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 1.529.324 mortes resultantes de mais de 66,4 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

A vacina para a Covid-19 já está a ser distribuída nos hospitais do Reino Unido. O Governo britânico criou mil centros de vacinação em todo o país.
São as primeiras doses da vacina da Pfizer, que começam a ser dadas à população já na terça-feira.

No total, o Reino Unido encomendou 40 milhões de doses da vacina e foram criados mil centros de vacinação em todo o país.