Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Pedro Nunes - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


22h47 - Brasil excede 6,7 milhões de infeções após somar 53.453 casos em 24 horas

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 6,7 milhões de infeções pelo novo coronavírus (6.728.452), após ter contabilizado 53.453 novos casos nas últimas 24 horas, informou hoje o Ministério da Saúde.

Em relação ao número de mortes, o país sul-americano somou 836 óbitos entre terça-feira e hoje, totalizando 178.995 vítimas mortais devido à covid-19.

Pelo segundo dia consecutivo, o Brasil, país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, registou mais de 800 óbitos e de 50 mil novos diagnósticos positivos.

Geograficamente, São Paulo (1.306.585), Minas Gerais (444.800), Bahia (431.786) e Rio de Janeiro (378.084) são os Estados que concentram maior número absoluto de infetados.

Por outro lado, as unidades federativas com mais mortes são São Paulo, (43.461), Rio de Janeiro (23.430), Minas Gerais (10.429) e Ceará (9.762).

Ainda segundo dados do Governo, a taxa de incidência da covid-19 no país está em 85 mortes e 3.202 casos por cada 100 mil habitantes.

No Brasil, país com cerca de 212 milhões de habitantes, mais de 5,9 milhões de pacientes recuperaram da doença causada pelo novo coronavírus, enquanto que 647.946 infetados estão sob acompanhamento médico, quer em hospitais, quer nas suas residências.

21h35 - Madeira com mais 29 casos todos de transmissão local

A Madeira regista esta quarta-feira 29 novos casos de covid-19, todos de transmissão local, passando a contabilizar 963 situações de infeção, das quais 268 são ativas, revelou a Direção Regional da Saúde (DRS).

De acordo com o boletim da DRS sobre a situação epidemiológica no território do arquipélago da Madeira, até hoje foram contabilizados 2.394 notificações de casos suspeitos de covid-19, das quais 1.460 não se confirmaram.

"Hoje há 29 novos casos positivos a reportar, pelo que a Região Autónoma da Madeira (RAM) passa a contabilizar 963 casos confirmados de covid-19 no território regional, tratando-se de casos de transmissão local, associados a contactos ou contextos de casos positivos anteriormente identificados", refere a DRS.

A DRS assinala que nos casos hoje confirmados, cinco são na área da educação, nomeadamente crianças, com idades entre 8 e 15 anos, que frequentam estabelecimentos de ensino no Funchal, em Machico e em Santa Cruz; um profissional de saúde, com atividade no SESARAM, EPERAM; um profissional afeto ao ISSM, IP-RAM, com atividade no concelho de Santa Cruz, um funcionário de um equipamento social particular; três pessoas com atividade numa instituição comunitária de caráter social e dois adultos com atividade profissional num serviço municipal, todos estes no concelho do Funchal.

Em todas estas instituições foram ativados os respetivos planos de contingência, estando igualmente em curso as investigações epidemiológicas.

20h57 - Pandemia agrava a situação de milhões de refugiados

Há mais de 80 milhões de refugiados e deslocados no mundo inteiro - um número recorde registado em plena pandemia. A Covid-19, o fecho de fronteiras e os conflitos armados agravaram a situação.


20h54 - Líder do CDS em isolamento profilático até ao dia 18

Francisco Rodrigues dos Santos esteve em contacto com o líder dos jovens centristas que testou positivo à Covid-19. Os dois estiveram juntos sexta feira numa cerimónia de homenagem a Adelino Amaro da Costa.

À RTP Francisco Rodrigues dos Santos disse que contactou a linha Saúde 24 e lhe foi dito para estar vigilante a possíveis sintomas.

Hoje voltou a ser contactado pelas autoridades de saúde, que determinaram que ficasse em isolamento profilático a partir de agora.

Este sábado reúne o Conselho nacional do CDS para decidir o apoio à candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa.

20h51 - Vila de Rabo de Peixe continua isolada por cerca sanitária

Subiu para 198 o número de casos ativos Covid-19 em Rabo de Peixe nos Açores. A partir de amanhã deve começar a ser feito o rastreio de contactos de alto risco - ou seja a pessoas que estiveram próximas de outras que testaram positivo.

As autoridades consideram existir aqui um elevado potencial de transmissão comunitária ativa de covid-19.

A cerca sanitária vai manter-se até ao próximo domingo.

20h50 - Estão a ficar para trás mais doentes não-Covid

Diariamente ficam por fazer 37 mil consultas presenciais no Serviço Nacional de Saúde. Até Outubro, 22 milhões de exames não se realizaram. Este é um resultado preocupante da pandemia com consequências graves em muitos doentes não-Covid.


20h49 - Posto em causa o provedor de lar de idosos em Canha

Um surto num lar da Santa Casa da Misericórdia de Canha no Montijo está a gerar um conflito entre o provedor e os familiares dos utentes. As famílias são apenas informados pelas redes sociais do estado de saúde dos idosos e no lar ninguém atende os telefones para dar informações.


20h48 - Quantidade de vacinas disponíveis pode fazer alterar os planos

O centro europeu para a prevenção e controlo de doenças avisa que vai ser preciso alterar os planos de vacinação já entregues pelos governos. Em entrevista exclusiva à RTP, a directora deste centro avisa que, numa primeira fase, as vacinas disponíveis podem não ser suficientes sequer para os grupos prioritários.


20h46 - Reino Unido. Dois casos de reações alérgicas à vacina ocasionam precauções

O Canadá é o terceiro país do mundo a aprovar a vacina da Pfizer/Biontech contra a Covid-19. No Reino Unido um dia depois do inicio da vacinação foram detetados dois casos de reação alérgica grave à vacina.

A todos aqueles que já tiveram reações alérgicas a medicamentos, alimentos ou outras vacinas foi recomendado o adiamento da imunização contra a covid-19.

Dois profissionais de saúde britânicos sofreram uma reação adversa, anafilaxia não imune depois de lhes ter sido administrada a vacina da Pfizer/Biontech.

20h45 - Primeiro lote de vacinas chegará a Portugal em janeiro

O coordenador do plano nacional de vacinação contra covid-19 garante que Portugal deve receber as primeiras doses em Janeiro. Francisco Ramos esclarece que há ainda muitas dúvidas quanto ao calendário e à quantidade de vacinas que podem chegar ao nosso país.


20h43 - Ciberataque à agência europeia pirateou documentos ligados a vacinas, anuncia Pfizer

Documentação relacionada com as vacinas contra a covid-19 da Pfizer e da BioNTech foi hoje pirateadas num ataque cibernético contra a Agência Europeia do Medicamento (AEM), anunciou a farmacêutica norte-americana Pfizer.

"É importante referir que nem o sistema da BioNTech nem o da Pfizer foram violados nesse incidente e não temos conhecimento de dados pessoais que tenham sido pirateados", lê-se num comunicado.

"Estamos a aguardar mais informações sobre a investigação do AEM e iremos reagir da maneira apropriada, de acordo com a legislação europeia. Dadas as considerações críticas de saúde pública e a importância da transparência, continuamos a fornecer evidências claras sobre todos os aspetos do desenvolvimento de vacinas e do processo regulatório", lê-se no documento.

Hoje, em Haia, a AEM denunciou que foi objeto de um "ciberataque" e anunciou a abertura de uma investigação, em colaboração com a polícia holandesa.

"A AEM foi objeto de um ciberataque. A agência abriu imediatamente um inquérito completo, em estreita colaboração com a polícia", declarou num comunicado a agência europeia, com sede em Amesterdão desde 2019, após o anúncio da saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

A agência não avançou pormenores sobre se o incidente afetou os testes, em curso, para dar autorização de comercialização das vacinas para o novo coronavírus desenvolvidas pelas farmacêuticas Pfizer, BioNTech e Moderna.

20h42 - África do Sul anuncia que enfrenta "segunda vaga"

A África do Sul, país mais afetado do continente africano, anunciou que enfrenta uma "segunda vaga" de covid-19, de acordo com um comunicado emitido esta quarta-feira pelo ministro da Saúde, Zweli Mkhize.

"Esta noite estamos a anunciar que a África do Sul está a viver uma segunda vaga", afirmou Mkhize, acrescentando que os números registados recentemente "correspondem aos critérios".

De acordo com o ministro, "é importante destacar" as províncias de Cabo Ocidental, Cabo Oriental, Kwazulu-Natal e Gauteng, que são as "principais forças motrizes desta nova vaga".

Segundo o comunicado, a província do Cabo Ocidental representa 30% das novas infeções diárias, seguindo-se Cabo Oriental (24%), Kwazulu-Natal (23%) e Gauteng (17%).

"Desde o fim de setembro vimos a maioria dos nossos números a baixarem até perto de mil, mas agora esses números estão a crescer", disse o ministro, que apontou que no dia de hoje foram registados 6.079 novos casos.

Zweli Mkhize mostrou-se preocupado com a taxa de positividade, cuja média nacional é de 18%.

19h47 - Surto em lar de freguesia do Crato com 40 infetados

Crato, Portalegre, 09 dez 2020 (Lusa) - Um surto de covid-19 num lar de uma freguesia rural do Crato, no distrito de Portalegre, infetou, pelo menos, 40 utentes e funcionários, disse hoje à agência Lusa fonte da instituição.

De acordo com o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Gáfete (SCMG), José Marquito Vinagre, estão infetados "32 utentes e oito funcionários", estando nesta altura hospitalizada uma das utentes.

O provedor da SCMG, também infetado, indicou que a instituição conta com 43 residentes e 35 funcionários, estando "alguns" funcionários de baixa e "outros infetados", o que torna "difícil" gerir aquela Misericórdia.

"Não tem sido fácil ultimamente", lamentou.

Em comunicado publicado hoje na sua página na rede social Facebook, a mesa da SCMG revelava surpresa em relação aos resultados dos testes efetuados.

19h25 - França regista quase 15 mil novos casos em 24 horas

A França registou nas últimas 24 horas 14.595 novos casos, tendo no total sido já confirmados 2.324.216 casos da doença covid-19 no país desde o início da pandemia, segundo dados avançados esta quarta-feira pelas autoridades de saúde.

Este número está ainda muito acima do máximo de 5 mil novos casos estabelecido pelo Governo de forma a poder haver um desconfinamento no país a partir de 15 de dezembro.

Os meios de comunicação franceses antecipam que a comunicação do primeiro-ministro, Jean Castex, na quinta-feira deve servir para anunciar a continuação das medidas restritivas e, possivelmente, a proibição de viagens entre regiões nos períodos do Natal e de Ano Novo.

Ainda nas últimas 24 horas, houve 296 novas mortes em meio hospitalar devido ao vírus, elevando o número total de mortos desde o início da pandemia para 56.648.

18h34 - CPLP quer solidariedade entre Estados-membros na distribuição de vacinas

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) apelou à solidariedade, cooperação e colaboração entre todos os nove Estados-membros da comunidade na distribuição e aplicação das vacinas contra a covid-19, disse hoje fonte oficial.

O desafio foi lançado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, no final do Conselho de Ministros da CPLP, que esteve reunido por videoconferência, e que foi presidido a partir da cidade da Praia por Cabo Verde, país que detém a presidência rotativa da CPLP.

Durante a reunião, o ministro cabo-verdiano disse que todos os homólogos tiveram a oportunidade de apresentar a situação da pandemia nos respetivos países e as informações são "encorajadoras" e mesmo os países mais afetados estão a fazer "progressos consideráveis", como o Brasil.

Neste sentido, disse que a comunidade encorajou o Governo brasileiro a continuar a trabalhar para combater a covid-19.

Durante o encontro, que decorreu sob o tema "Reafirmação da Cooperação na CPLP no contexto da pandemia Covid-19" e foi a primeira após o início da pandemia, os ministros abordaram ainda a questão das vacinas, ponto a tónica na necessidade de solidariedade entre os Estados-membros na sua distribuição.

18h26 - Espanha tem 9.773 novos casos mas contágios estão a baixar

A Espanha registou desde segunda-feira 9.773 novos casos de covid-19, elevando para 1.712.101 o total de infetados no país, com o nível de contágios a continuar a descer, segundo números divulgados hoje pelo Ministério da Saúde espanhol.

As autoridades sanitárias também contabilizaram nos últimos dois dias 373 mortes atribuídas à covid-19, passando o total de óbitos no para 47.019.

Na terça-feira foi feriado nacional em Espanha (Imaculada Conceição), não tendo sido publicados os dados que normalmente são divulgados diariamente, com exceção do fim de semana.

O nível de incidência acumulada (pessoas contagiadas) em Espanha continua a descer, sendo hoje de 193,2 casos diagnosticados (menos 22 do que na segunda-feira) por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, sendo as regiões com os níveis mais elevados a do País Basco (296,7), La Rioja (268,0), Cantábria (270,0) e Astúrias (264,2).

"A pandemia está a evoluir relativamente bem", mas no dia de "hoje estamos longe de onde temos de chegar", um nível de cerca de 25 contágios por 100.000 habitantes em duas semanas, alertou o ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa.

18h16 - Cabo Verde reporta mais 74 novos casos nas últimas 24 horas

Cabo Verde reportou mais 74 novos casos positivos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 11.192 o total de infeções acumuladas desde 19 de março, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

Em comunicado, aquele ministério cabo-verdiano adiantou que das 460 amostras analisadas, 74 deram resultado positivo para a covid-19, a maioria (31) no concelho de São Filipe, na ilha do Fogo, atualmente o principal foco de transmissão da doença.

Ainda na ilha do Fogo, foram contabilizados 12 novos casos nos municípios dos Mosteiros.

As autoridades de saúde registaram mais casos em São Vicente (11) e em Santo Antão (13), distribuídos pelos concelhos do Paul (7), Porto Novo (5) e Ribeira Grande (1).

Já a ilha de Santiago, tem mais sete novas infeções, repartidas pelos concelhos de Santa Cruz (4), São Miguel (2) e Praia (1).

Nas últimas 24 horas, as autoridades de saúde deram alta a mais 48 doentes, elevando para 10.760 o número de casos considerados recuperados.

Com os novos dados, Cabo Verde aumentou para 11.192 o total de infeções acumuladas desde 19 de março, mantém 109 óbitos, dois transferidos e tem atualmente 320 casos ativos da doença.

18h15 - Lar da Misericórdia de Marvão com 35 infetados e um óbito

Um surto de covid- 19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Marvão (Portalegre), infetou, pelo menos, 35 utentes e funcionários, tendo também já sido registado um óbito, disse esta quarta-feira De acordo com a diretora do lar da Santa Casa da Misericórdia de Marvão (SCMM), Filipa Tavares, estão infetados "26 utentes e nove colaboradores", tendo sido detetado o primeiro caso deste surto no dia 30 de novembro.

"O óbito foi registado no início deste mês, uma senhora bastante depende e acamada", referiu a responsável daquela instituição que conta com um total de 91 utentes e 60 colaboradores.

Desde que o surto foi identificado, a direção da instituição criou uma ala "só para covid", estando também todas as restantes alas da instituição em isolamento. à agência Lusa fonte da instituição.

18h10 - Surto na Misericórdia de Mondim de Basto atinge 80 utentes e 18 funcionários

O lar da Santa Casa da Misericórdia de Mondim de Basto tem 80 utentes e 18 funcionários infetados pelo novo coronavírus, sendo o "principal foco" da pandemia no concelho, segundo informações divulgadas pelo município.

A Câmara de Mondim de Basto informou que a Comissão Municipal de Proteção Civil reuniu hoje tendo como único ponto da ordem de trabalhos a análise da situação do lar da Santa Casa da Misericórdia local.

De acordo com os dados divulgados, até ao momento realizaram-se quatro testagens, entre rastreios gerais e testagens de despiste a utentes e funcionários daquela Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS).

"Os resultados do último teste foram conhecidos no dia de ontem (terça-feira) e revelaram mais 57 utentes positivos. Este número, a somar aos 23 existentes, totaliza 80 utentes e 18 funcionários positivos, naquela instituição", refere o comunicado enviado à comunicação social.

17h40 - Cimeira de Bruxelas determinará se plano de recuperação avança a 27 ou a 25

O Conselho Europeu de quinta e sexta-feira, o último do ano, vai determinar se o pacote de recuperação para fazer face à crise da covid-19 avança a 27 ou sem os Estados-membros que o estão a bloquear, Hungria e Polónia.

Embora assumam o desejo de o pacote acordado em julho passado, constituído por um orçamento para 2021-2027 de 1,08 biliões de euros e um Fundo de Recuperação pós-pandemia que lhe está associado, de 750 mil milhões, avançar a 27, o impasse criado pela oposição de Budapeste e Varsóvia ao mecanismo de condicionalidade no acesso aos fundos ao respeito pelo Estado de direito abriu o debate sobre "soluções alternativas", designadamente um Fundo «NextGenerationEU» a 25.

Um cenário que deixe dois Estados-membros de fora para não sacrificar o conjunto da UE, a necessitar de fundos "como de pão para a boca" para superar a crise, como apontou recentemente o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, é possível em termos práticos, mas constituiria um desastre político para a União, pelo que é encarado mesmo como o último recurso para ultrapassar o impasse.

O Presidente polaco anunciou hoje que foi alcançado um compromisso "preliminar" com a presidência rotativa alemã do Conselho da UE, que está a conduzir as negociações com Budapeste e Varsóvia.

Berlim, contudo, não confirma e insiste que qualquer acordo tem de ser validado pelos 27, sendo que vários Estados-membros já advertiram que não aceitarão qualquer "enfraquecimento" do mecanismo do Estado de direito.

17h13 - Mortes em Itália baixaram para 499 nas últimas 24 horas e há menos novos casos

A Itália registou 499 mortes atribuídas à covid-19 nas últimas 24 horas, o número mais baixo desde 09 de novembro, e as novas infeções continuam a diminuir, com 12.756 desde terça-feira, informou o Ministério da Saúde.

O número total de mortes com covid-19, desde o início da pandemia em Itália, é agora 61.739, e o número de pessoas que já foram infetadas de 1.770.149.

Os números diários foram obtidos com menos testes do que o normal, pouco mais de 118.000, como geralmente acontece nos finais de semana ou após feriados, como sucedeu com o 08 de dezembro.

A taxa de positividade no total dos testes foi de 10,8%.

A pressão sobre os hospitais continua a diminuir, existindo atualmente 710.515 pessoas infetadas com o novo coronavírus em Itália, com a maioria a permanecer isolada em casa com sintomas leves ou sem sintomas.

Um total de 32.973 pacientes permanece internado, 453 a menos que na terça-feira, e 3.320 requerem tratamento em cuidados intensivos, 25 a menos.

Nas últimas 24 horas, a região mais afetada foi Veneto (nordeste), com 2.427 casos positivos, seguida por Campânia (sul), com 1.361; Lazio (centro), com 1.297 e Lombardia (norte), com 1.233 infeções.

17h11 - Reino Unido regista menos mortes mas mais contágios

O Reino Unido registou 533 mortes, uma descida em relação à véspera, e 16.578 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, quatro mil a mais do que no dia anterior, segundo o Ministério da Saúde britânico.

Na terça-feira tinham sido notificadas 616 mortes e 12.282 novos casos.

Atualmente, a média diária dos últimos sete dias é atualmente de 412 mortes e 15.367 infeções.

Desde o início da pandemia covid-19, o Reino Unido contabilizou oficialmente 62.566 mortes de covid-19 e 1.766.819 casos.

Hoje, um dia após o início da vacinação no país vacinas contra a covid-19, a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA, na sigla em inglês) recomendou que não sejam administradas a pessoas que já tiveram reações alérgicas graves a medicamentos, alguns alimentos ou outra vacina no passado.

16h40 - Mais dois mortos e 67 novas infeções em Moçambique

Moçambique registou, nas últimas 24 horas, mais dois óbitos devido à covid-19, elevando o total para 138, havendo ainda 67 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, anunciou o Ministério da Saúde.

"Trata-se de dois pacientes do sexo masculino, de 70 e 78 anos, de nacionalidade moçambicana e indiana, respetivamente, que evoluíram para óbito após o agravamento dos seus estados de saúde durante o período de internamento em unidades hospitalares da Cidade de Maputo", refere-se na nota do Ministério da Saúde distribuída hoje à comunicação social.

No mesmo dia, as autoridades anunciaram mais 67 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, subindo o total de casos registados no país para 16.440, dos quais 16.127 casos são de transmissão local e 313 casos são importados.

O país contabiliza um total de 14.684 (89%) pessoas dadas como recuperadas da infeção.

16h32 - Loures pretende que seja revista situação de risco muito elevado

A Câmara de Loures pretende que seja revista a situação de risco muito elevado atribuída ao município, apontando para a existência de uma discrepância do número que é reportado pelas autoridades locais e pela DGS.

Esta tarde, no início da reunião do executivo municipal, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares (CDU), informou os vereadores que escreveu à ministra da Saúde, Marta Temido, alertando-a para discrepâncias nos números que são divulgados pela Direção-Geral da Saúde e as que são reportadas pelas autoridades locais.

"Sempre houve uma discrepância que andava sempre entre os 10% e os 20%, mas neste momento os dados que a Direção-Geral da Saúde (DGS) publica são mais do dobro daqueles que temos aqui", afirmou Bernardino Soares.

Por esse motivo, o autarca sublinhou a necessidade de confrontar o Ministério da Saúde com essa diferença, que coloca o município de Loures (distrito de Lisboa) na lista dos concelhos com risco muito elevado e, portanto, com maiores restrições.

16h16 - Ordem dos enfermeiros diz que vacinação deve ser feita exclusivamente por enfermeiros em unidades de saúde

A Ordem dos Enfermeiros reiterou esta quarta-feira a necessidade de a vacinação contra a covid ser realizada por enfermeiros em unidades de saúde face à possibilidade de ocorrerem reações alérgicas como as registadas em dois casos no Reino Unido.

As autoridades de Saúde britânicas emitiram hoje um alerta para que pessoas com um histórico de alergias severas não tomem a vacina da Pfizer contra a covid-19, depois de dois profissionais terem sofrido uma reação anafilática após a toma de vacina.

Segundo a Ordem dos Enfermeiros (OE), esta situação, que é conhecida apenas um dia após o Reino Unido ter iniciado a administração a vacina a idosos e profissionais de saúde, vem reiterar a sua posição sobre a necessidade de esta nova vacina ser administrada apenas por enfermeiros.

Para a Ordem dos Enfermeiros, qualquer profissional que não seja enfermeiro ou médico deve ser afastado do plano de vacinação contra a covid-19 ou de qualquer outra vacina.

"Trata-se de uma vacina nova que, tal como a OE tem vindo a alertar, é geradora de potenciais reações adversas. Os espaços físicos para a administração de vacinas não podem ser, por exemplo, farmácias", defende a Ordem dos Enfermeiros em comunicado, adiantando que as reações anafiláticas são uma consequência possível de qualquer vacina, e não apenas desta nova vacina em particular, pois qualquer pessoa pode sofrer de alergias não conhecidas.

16h14 - Estudo avisa que cerca de 70 países conseguirão vacinar apenas uma em cada dez pessoas

Cerca de 70 países em desenvolvimento, onde se incluem seis lusófonos, só terão vacinas suficientes para imunizar uma em cada dez pessoas contra a covid-19 em 2021, alertou esta quarta-feira uma coligação de organizações internacionais.

"Enquanto os países mais ricos, que representam 14% da população global, já garantiram 53% de todas as vacinas mais promissoras, 67 países em desenvolvimento - alguns dos quais estão entre os mais pobres do mundo - só terão vacinas suficientes para imunizar uma em cada dez pessoas em 2021", estima uma análise divulgada hoje pela Peoples Vaccine Alliance.

A aliança, que integra as organizações Amnistia Internacional, a Frontline AIDS, a Global Justice Now e Oxfam, analisou os negócios já feitos entre os países e as oito principais vacinas candidatas a certificação.

As conclusões apontam que, enquanto países ricos como o Canadá conseguiram já garantir vacinas para imunizar cinco vezes a sua população, 67 países de baixo e médio rendimento arriscam "ficar para trás" no acesso às vacinas, a menos que "sejam tomadas medidas urgentes" pelos governos e pela indústria farmacêutica para garantir a produção de doses suficientes para todos.

A maioria destes países localizam-se no continente africano e na Ásia e entre eles contam-se os lusófonos Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Cinco países - Quénia, Mianmar, Nigéria, Paquistão e Ucrânia - registam, no seu conjunto, 1.5 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus.

16h03 - Igreja Católica congratula-se com medidas que permitem celebrar o Natal

A Igreja Católica congratulou-se esta quarta-feira com as medidas anunciadas pelo Governo que permitem a celebração do Natal, mas apelou para que o reencontro de famílias seja acompanhado de todas as cautelas.

"É, naturalmente, uma satisfação aliada à responsabilidade e à prudência", afirmou o porta-voz e secretário da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), padre Manuel Barbosa, em Fátima, distrito de Santarém, apelando às famílias que "tenham todo o cuidado e sejam responsáveis"

O sacerdote falava aos jornalistas após mais uma reunião do Conselho Permanente da CEP, referindo ser "uma satisfação" poder haver "esses tempos de celebração".

"Dentro das orientações, faremos as devidas celebrações, com responsabilidade, com todos os cuidados, para que seja uma celebração de alegria, de festa, de paz", declarou Manuel Barbosa, manifestando o desejo de que "isso contribua, com todos os cuidados, para que haja segurança e não haja contágios nem haja um agravar da situação".

Referindo não haver indicações para os horários das celebrações natalícias nas igrejas, Manuel Barbosa remeteu ainda para uma nota do Conselho Permanente da CEP, intitulada "Celebrar o Natal em tempo de pandemia".

15h49 - Líder do CDS-PP em isolamento profilático

O líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, esteve em contacto com Francisco Mota, líder da JP,na última sexta-feira na Basílica da Estrela e em Oeiras no descerramento de uma placa em homenagem a Amaro da Costa, e que testou positivo no domingo.

À RTP, Francisco Rodrigues dos Santos disse que contactou a linha Saúde 24 e que lhe foi dito para estar vigilante a possíveis sintomas.

Na tarde desta quarta-feira foi contactado pelas autoridades de saúde de Braga, sendo determinado que ficasse em isolamento profilático.

15h27 - Lar da Misericórdia de Castelo de Vide com 38 infetados

O número de infetados pelo surto de covid-19 num lar da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, subiu de 36 para 38, encontrando-se quatro utentes hospitalizados, divulgou a instituição.

Numa nota publicada na terça-feira na página da Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Vide (SCMCV) na rede social Facebook é explicado que, além dos 25 residentes e 11 funcionários inicialmente infetados, surgiram mais dois casos: um numa funcionária e um outro num utente afeto ao serviço de apoio domiciliário.

Na nota é também explicado que estão internados desde segunda-feira, data em que foi detetado o surto no lar João José Le Cocq, da SCMCV, quatro dos 26 utentes, nomeadamente três residentes e o utente afeto ao apoio domiciliário.

No mesmo documento é referido que 15 dos 25 utentes inicialmente infetados encontram-se com "sintomas ligeiros" e que os 11 colaboradores também inicialmente infetados por este surto "encontram-se todos bem, apenas com sintomas ligeiros".

15h10 - Hospital em Vila Nova de Gaia tem um novo serviço de medicina intensiva

O Hospital Santos Silva, em Vila Nova de Gaia, tem um novo serviço de medicina intensiva, com capacidade para 28 utentes e que vai ser usado numa primeira fase, apenas para doentes Covid.
A diretora do serviço assegura que essa capacidade do hospital não se esgota aqui, porque há outras áreas do edifício que estão a ser preparadas.

15h00 - ONU pede ao Governo do Brasil que dê o exemplo na luta contra a pandemia

A Alta-Comissária da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, pediu hoje ao Governo do Brasil que dê o exemplo à população no combate à pandemia.

“Espero que as lideranças do Brasil sirvam de exemplo para o povo (...) Em qualquer país do mundo onde as lideranças negam a existência da covid-19, o efeito tem sido devastador. Isso já aconteceu em muitos países, não apenas no Brasil”, disse Bachelet.

A alta-comissária disse que os políticos têm uma grande responsabilidade em orientar os cidadãos no que diz respeito às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da ciência em geral.

Bachelet destacou a necessidade de os governos alertarem cidadãos sobre a necessidade de usar máscara, de manter distância física e fazer higiene constante das mãos.

“Isso ajuda a prevenir a propagação do vírus e, se os dirigentes não o fizerem, não estão a dar o melhor exemplo. Os relatos das autoridades subestimando a gravidade do vírus tiveram um impacto negativo na resposta à pandemia”, insistiu a representante da ONU.

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, recusou-se desde o início da pandemia a aceitar a gravidade da doença e várias vezes desvalorizou as medidas de prevenção, e o próprio acabou por contrair o novo coronavírus.

14h53 - Quase metade dos hotéis em Portugal estão encerrados por causa da pandemia

Sem hóspedes, o setor estima perdas de 80 por cento nas receitas. No entanto, a maioria das unidades pensa reabrir em março.


14h40 - Açores com 27 novos casos e três novas cadeias de transmissão

Os Açores registaram nas últimas 24 horas 27 novos casos positivos de covid-19, sendo 16 em São Miguel e 11 na ilha Terceira, e foram detetadas três novas cadeias de transmissão da doença.

14h24 - Vários surtos em lares e instituições particulares de solidariedade social

Os números continuam a aumentar na pequena freguesia de Canha, no concelho do Montijo, perto de uma centena de pessoas estão infetadas.
O foco que começou no interior do lar da Santa Casa da Misericórdia já alastrou à população.

14h25 - Dúvidas de Seul sobre pandemia na Coreia do Norte motivam ameaças

A influente irmã do líder norte-coreano alertou hoje a ministra dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Sul para as potenciais consequências dos comentários que a chefe da diplomacia de Seul fez sobre a situação da pandemia na Coreia do Norte.

A ministra dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Sul, Kang Kyung-wha, disse durante o fim de semana que é difícil acreditar que a Coreia do Norte não tenha sido afetada pela pandemia de covid-19, duvidando frontalmente das mensagens de Pyongyang de que não existe um único caso de SARS CoV-2 no país.

A ministra sul coreana acrescentou que a Coreia do Norte tem-se mostrado indiferente em relação às propostas de cooperação de Seul na luta contra a pandemia.

As dúvidas manifestadas pela ministra dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Sul foram alvo das críticas de Kim Yo Jong, a influente irmã do líder norte coreano.

"Tudo isto pode ser encarado como sendo declarações imprudentes por parte dela (Kang Kyung-wha) que não considerou que pode congelar as relações entre o Norte e a Coreia do Sul", disse a irmã de Kim Jong-Un num texto publicado pela imprensa (oficial) de Pyongyang.

"A intenção dela (da ministra da Coreia do Sul), é clara. Nós nunca esqueceremos as palavras dela e pode ser que ela tenha de 'pagar' pelo que disse", acrescentou Kim Yo Jong.

14h18 - Há novos relatórios a reforçar a eficácia e a segurança das primeiras vacinas

A Oxford e AstraZeneca publicaram os resultados dos últimos ensaios, que apontam para uma proteção pode chegar aos 90 por cento.
A vacina da Pfizer e da BioNTech aguarda luz verde da agência norte-americana do medicamento, depois de ter começado ontem a ser ministrada no Reino Unido.

14h02 - Portugal com mais 4097 casos de infeção e 70 óbitos

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 4097 casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando 332.073 o total acumulado desde o início da pandemia no país. Foram ainda contados 70 novos óbitos no último dia, para um total de 5192.

Segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, dos novos casos detetados, o Norte continua a ser a região com um maior aumento diário (2076 novos casos), seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo (1157), a região centro (555), Alentejo (163). Algarve (97). Os Açores registaram mais 28 novos casos e a Madeira mais 21.

Dos 70 óbitos, 30 foram registados na Região Norte, 21 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, 13 na Região Centro, e os outros seis no Alentejo.

Foram dadas como recuperadas da doença mais 2272 pessoas nas últimas 24 horas, passando o total acumulado para 254.700.

Estão internadas mais 69 pessoas em hospitais do país, num total de 3332, das quais 504 em unidades de cuidados intensivos, mais cinco que na véspera.

Há mais 1755 casos ativos, passando o total acumulado para 72.181.

Estão sob vigilância por parte das autoridades de saúde menos 1360 pessoas do que ontem. São agora 76.405 os contactos em vigilância.

13h55 - Governo mantém apoio extraordinário a instituições até final do ano

O Governo vai prolongar até ao final do ano o pagamento extraordinário das comparticipações financeiras às instituições de solidariedade social que têm respostas sociais suspensas por causa da covid-19, ou que tiveram de as adaptar.

A decisão foi publicada hoje em Diário da República, entra em vigor na quinta-feira, mas tem efeitos a partir do dia 1 de outubro, e vem alterar a portaria que define e regulamenta os termos e as condições de atribuição dos apoios de caráter extraordinário destinados ao setor social e solidário, na sequência da atual pandemia.

13h36 - Terminado surto em lar do concelho de Ourém que infetou 56 pessoas

O surto de covid-19 que infetou 56 pessoas, entre utentes e funcionários, de um lar em Casal dos Bernardos, concelho de Ourém, está terminado, disse hoje à agência Lusa o gerente.

“Está terminado. Não registámos, felizmente, nenhuma vítima mortal”, afirmou Faustino Lopes, gerente do lar Geração de Elite, onde, em 05 de novembro, foi conhecido que um surto do novo coronavírus tinha infetado 56 pessoas, todos os 41 utentes e mais 15 funcionários.

Segundo o gerente, os utentes “foram testados na segunda-feira e mantêm-se todos negativos”, o mesmo sucedendo com os funcionários que ainda em novembro também testaram negativo ao novo coronavírus. Então, em 15 dos 18 trabalhadores foi confirmada a infeção.

13h24 - Vila Real quer criar centro de vacinação

A Câmara de Vila Real tenciona criar um centro de vacinação contra a Covid-19 e disponibiliza salas, equipamento para armazenamento a 80 graus negativos e uma unidade móvel para auxiliar na campanha.

"Eu julgo que é melhor prevenir do que remediar e, desde já, estamos a disponibilizar ao Ministério da Saúde, ao Estado português, todas as condições para que no distrito de Vila Real, na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, possamos desenvolver um processo que leve a que o público alvo prioritário possa ser vacinado logo no início", adiantou o presidente da Câmara, Rui Santos.

13h19 - Votações no Parlamento

A Assembleia da República debaterá e votará a próxima renovação do estado de emergência a 17 de dezembro. Se houver novo prolongamento, fará o mesmo no plenário de 6 de janeiro de 2021.

A informação foi transmitida pela porta-voz da conferência de líderes, a socialista Maria da Luz Rosinha, no final da reunião deste órgão, que fez os agendamentos parlamentares até 8 de janeiro.

12h55 - Mais de 23.200 pessoas contactadas pelas equipas multidisciplinares de Lisboa e Vale do Tejo

As equipas multidisciplinares criadas no âmbito do combate à Covid-19 na área Metropolitana de Lisboa contactaram, entre 30 de junho e 7 de dezembro, um total de 23.238 pessoas nos concelhos da Amadora, Lisboa, Loures, Odivelas, Sintra, Almada, Seixal, Barreiro, Moita e Setúbal.

12h47 - Pandemia expôs fragilidades e danificou direitos humanos

A pandemia “expôs todas as fissuras e fragilidades” da sociedade e danificou os direitos humanos, afirmou hoje, a alta comissária para os Direitos Humanos da ONU, Michelle Bachelet, criticando a gestão da crise sanitária.

“O ano de 2020 causou estragos, não apenas em todas as regiões e países, mas também em todos os nossos direitos, quer os económicos, os sociais, os culturais, os civis e os políticos”, disse Bachelet em Genebra.

A pandemia de covid-19 “mostrou a fraqueza dos sistemas, que não conseguiram dar prioridade ao respeito pelos direitos humanos”, acrescentou.

“A covid-19 expôs a nossa incapacidade de fazer cumprir, da melhor forma, esses direitos, não apenas porque não podíamos, mas também porque os negligenciámos - ou escolhemos não os cumprir”, sublinhou Michele Bachelet, no discurso de abertura da conferência anual sobre perspetivas dos direitos humanos no mundo.

12h33 - Santuário de Fátima retoma programa oficial completo

O Santuário de Fátima retoma no fim de semana o programa oficial completo, com o regresso de todas as missas de tarde na Basílica da Santíssima Trindade nos dias 12, 13, 19 e 20, após a suspensão devido à pandemia.

"Nos próximos dois fins de semana antes do Natal - terceiro e quarto domingos do Advento -, o Santuário de Fátima vai retomar as seis celebrações que nos últimos quatro fins de semana estiveram suspensas devido ao recolher obrigatório a que Fátima esteva sujeita no âmbito do estado de emergência", lê-se numa informação disponibilizada no seu 'site'.

Segundo a Pfiizer, as pessoas com histórico de reações alérgicas foram excluídas dos estudos para a aprovação da vacina.

12h23 - Pandemia já matou pelo menos 1.557.814 pessoas no mundo

A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 1.557.814 pessoas no mundo desde que a OMS relatou o início da doença em dezembro, segundo um levantamento realizado pela agência France Presse junto de fontes oficiais às 11:00.

Mais de 68.208.890 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia e pelo menos 43.341.100 pessoas já foram consideradas curadas.

12h10 - Conselho da Europa apela à transparência nas política públicas de saúde

O presidente do Grupo de Estados contra a Corrupção do Conselho da Europa apelou hoje à transparência e responsabilidade nas políticas de saúde pública perante as "notícias promissoras" sobre a vacina contra a Covid-19.

Por ocasião do Dia Internacional de Combate à Corrupção, Marin Mrcela afirmou que "a corrupção não deve ter lugar na área da saúde" e que "não há quartel para a corrupção na assistência médica", portanto "os governos devem liderar pelo exemplo".

11h55 - Reino Unido pede a pessoas com alergias graves para evitarem vacina da Pfizer

O regulador de medicamento da Grã-Bretanha aconselhou as pessoas com histórico de reações alérgicas significativas a não tomarem a vacina da Pfizer/BioNTech, depois de duas pessoas relatarem efeitos adversos no primeiro dia de vacinação.

O regulador agência emitiu mesmo um aviso para que pessoas com história de alergias a alimentos, medicamentos ou vacinas evitem tomar esta vacina específica.

As duas pessoas que ontem levaram a vacina e manifestaram reações são dois profissionais do Sistema Nacional de Saúde. Estão, segundo as últimas informações, a recuperar bem.

11h46 - Rússia envia à OMS documentação da segunda vacina do país

A Rússia enviou à Organização Mundial da Saúde (OMS) a documentação referente à segunda vacina do país contra a covid-19 - a EpiVacCorona - anunciou hoje Anna Popova, chefe dos serviços sanitários russos.

A vacina EpiVacCorona foi desenvolvida pelo centro científico Véktor, da Sibéria, dependente da Agência Russa para a Defesa do Consumidor (Rospotrebnadzor), dirigido por Anna Popova.

11h40 - Portugueses optam por viajar em trabalho atráves de plataformas móveis

Os portugueses em viagens de trabalho optaram, 73% das vezes, pelo uso de uma aplicação móvel de serviço de transporte de passageiros, apenas 2% menos do que antes da pandemia, de acordo com um estudo.

O Inquérito Transporte Terrestre na Europa, desenvolvido pela Global Business Travel Association (GTBA) Europa, cuja recolha de dados ocorreu entre 03 e 20 de setembro de 2020, foi realizado a nível europeu para analisar a situação atual da mobilidade urbana e as suas implicações nas viagens de negócios após o aparecimento da covid-19.

Em análise esteve a situação em Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Itália e Polónia.

11h03 - Suíça com mais 87 vítimas mortais da Covid-19 e 5086 casos

10h50 - Menos nove milhões de consultas nos centros de Saúde até outubro

Os centros de saúde realizaram menos nove milhões de consultas até ao mês de outubro, em comparação com o mesmo período do ano passado. Uma descida que ronda os 40 por cento.

s dados foram divulgados esta quarta-feira pelo Movimento Saúde em Dia, criado no verão passado pela Ordem dos Médicos e pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, em parceria com uma farmacêutica.

Segundo este movimento, também nos hospitais as consultas presenciais sofreram uma redução de 2,7 milhões.

As urgências hospitalares mantêm a tendência de redução em comparação com 2019, com menos 27 por cento de episódios.

Várias associações que representam pacientes com cancro ou problemas cardíacos deixam tambem esta quarta-feira o alerta de que os doentes sem Covid-19 estão a ficar para trás.

Estas entidades pedem ao Governo que a pandemia não continue a colocar em causa o acompanhamento de outros doentes.
Miriam Brice, presidente da Associação Careca Power, de doentes oncológicos, dá exemplos para os problemas que estas pessoas enfrentam diariamente.

10h13 - Não abrandamento da Covid-19 em França pode obrigar a mais medidas em época natalícia. Reportagem da correspondente da RTP Rosário Salgueiro
 

10h12 - Só uma em cada dez pessoas de países pobres será vacinada em 2021. Leia aqui

10h11 - Covid-19. Biden promete 100 milhões de vacinas nos primeiros 100 dias. Leia aqui

09h51 - Menos 9 milhões de consultas presenciais nos centros de saúde até outubro

Os cuidados de saúde primários registaram nos primeiros 10 meses deste ano menos nove milhões de contactos presenciais médicos e de enfermagem relativamente ao mesmo período de 2019, segundo dados hoje divulgados pelo Movimento Saúde em Dia.

09h50 - África com mais 463 mortes e mais 13.098 infetados em 24 horas

09h22 - Governo sueco quer mais poderes para combater a Covid-19

O Governo sueco propôs esta quarta-feira uma nova legislação, com efeitos temporários, para obter mais poderes para combater a pandemia no país.

O Executivo quer implementar e aplicar medidas de confinamento, fechar centro comerciais e ginásios.

A legislação terá que ser votada e aprovada no parlamento.

09h09 - Indonésia com número recorde de vítimas mortais, mas 171 em 24 horas

08h55 - Merkel apela a mais restrições face ao aumento dos casos

Perante o parlamento, a chanceler Angela Merkel defendeu novas restrições até meados de janeiro na Alemanha, considerando que as medidas se têm revelado insuficientes para fazer baixar o número de casos.

“O número de contactos entre as pessoas é muito elevado. A redução do número de contactos é insuficiente”, declarou Merkel, defendendo o encerramento das lojas depois do Natal e até 10 de janeiro.

08h53 - Rússia regista mais 26.190 casos em 24 horas e 562 vítimas mortais

08h23 - Emirados Árabes Unidos afirmam que vacina chinesa tem 86% de eficácia

08h19 - Chanceler alemã disse esta manhã que a pandemia está a mudar o equilíbrio da economia mundial

Merkel afirmou ainda que as economias que têm sob controlo o vírus são as mais resilientes.

08h16 - Exclusivo RTP.  Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças aconselha revisão dos planos de vacinação 
 07h55 - Alemanha com mais 20.815 casos e 590 vítimas mortais

07h54 - Israel vai receber as primeiras vacinas da Pfizer hoje

07h53 - Coreia do Norte com 686 novos casos no que as autoridades já consideram uma terceira vaga da pandemia

07h52 - Porta-voz do Governo francês diz que há a possibilidade de existir uma terceira vaga

07h51- Passageiros de um navio cruzeiro confinados nos quartos depois de ter sido detetado um caso de Covid-19. O navio está em Singapura

07h50 - Surto em lar do concelho da Covilhã com 28 pessoas infetadas

07h49 - Brasil e a Covid-19

O Brasil contabilizou, nas últimas 24 horas, 842 mortes e voltou a ultrapassar os 50 mil casos diários de infeção (51.088), informou hoje o Ministério da Saúde brasileiro.

7h33 - Ponto de situação

Entrou em vigor à meia-noite novo período do estado de emergência. Vai vigorar durante 15 dias, até ao fim de 23 de dezembro.

Não está proibida a circulação entre concelhos. Mas mantêm-se em vigor as regras mais restritivas para os municípios que apresentam risco de transmissão extremamente elevado e muito elevado.

No total, são 113 concelhos. Têm mais de 480 casos de infeção por 100 mil habitantes. Nestes municípios, está proibida a circulação na via pública entre as 13h00 e as 5h00 ao fim de semana. Durante a semana está proibida a circulação a partir das 23h00.
Concelhos e infeções
A Direção-Geral da Saúde atualizou os dados relativos aos concelhos com maior percentagem de população infetada. São números recolhidos entre os dias 19 de novembro e 2 de dezembro, num rácio de casos positivos por cada 100 mil habitantes.

Freixo de Espada à Cinta mantém-se no topo da lista, com 2153 casos.

Entre as subidas mais preocupantes está Mondim de Basto, no distrito de Vila Real, com mais de dois mil casos. Há ainda Gavião, no Alto Alentejo, distrito de Portalegre, com mais de 1900 casos.

Trofa e Guimarães são concelhos mais populosos e estão também no topo da lista, mas, em qualquer dos casos, com redução do número de infetados.
Alerta do bastonários dos médicos
O bastonário da Ordem dos Médicos considera que é preciso reforçar as medidas para o ano novo. E pede ao Governo que recomende um número máximo de pessoas para os encontros de Natal.
O quadro em Portugal
De acordo com o último boletim epidemiológico, conhecido ao início da tarde de terça-feira, foram confirmados mais 2905 casos de Covid-19 e 81 vítimas mortais em 24 horas. Houve registo de menos 3761 casos ativos, comparativamente ao dia anterior.

Registaram-se ainda mais 6585 recuperados.

Nos arquipélagos dos Açores e da Madeira foram reportados mais 15 casos em cada uma das regiões (30 no total).

Quanto ao número de mortos, o relatório indica que foram confirmados 44 na região Norte, 22 em Lisboa e Vale do Tejo, 13 na região Centro, um no Alentejo e um nos Açores.

O número de internamentos parece mais animador, registando-se menos 104 casos de internamento em enfermarias e menos 14 casos em unidades de cuidados intensivos.

Desde o inicío da pandemia, Portugal acumula um total de 327.976 casos de infeção e 5122 mortes.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 1.545.320 mortos resultantes de mais de 67 milhões de casos de infeção, segundo o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

A Covid-19 é a doença causada por um novo coronavírus, o SARS-CoV-2, identificado no final de dezembro de 2019 em Wuhan, no centro da China.

No Reino Unido, esta quarta-feira é o segundo dia da vacinação contra a Covid-19. Nas próximas duas semanas, o país vai ter 800 mil doses da vacina da Pfizer.
É uma campanha sem precedentes para imunizar a população. O Reino Unido tem mil postos de vacinação.
Os enfermeiros são dos primeiros a ser vacinados e, neste grupo, há muitos portugueses.

A vacina da Astrazeneca é a primeira a ser validada por uma revista científica. A revista Lancet confirma os resultados dos ensaios clínicos que decorreram no Reino Unido, Brasil e África do Sul.

A vacina teve uma eficácia de 62 por cento entre os voluntários que tomaram duas doses. Em dose e meia, menos, portanto, a meis da vacina foi 90 por cento eficaz.A farmacêutica já admitiu que vai fazer ensaios em mais países e com mais pessoas com a dosagem que obteve melhores resultados.