Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Manuel de Almeida – Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. Esta segunda-feira, Portugal registou 2194 novas infeções e 90 mortes.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


22h14 - Brasil regista 25.193 novos casos e 433 mortes

Nas últimas 24 horas, o Brasil registou 25.193 novos casos confirmados de Covid-19 e 433 vítimas mortais.

O país da América do Sul regista agora, desde o início da pandemia, 181.835 mortes por Covid-19 e um total de 6.927.145 casos de infeção.

21h48 - Foi identificada uma nova variante do SARS-CoV-2 no Reino Unido

Mais de mil casos de uma nova variante do SARS-CoV-2 detectados em 60 locais no Sul de Inglaterra colocaram as autoridades britânicas em estado de alerta. A partir de quarta-feira mais de 10 milhões de pessoas passam a estar sujeitas ao nível máximo das medidas restritivas.


21h32 - Estados Unidos ultrapassam a barreira das 300 mil mortes

As mortes por covid-19 nos Estados Unidos ultrapassaram as 300 mil, no dia em que foi lançada uma campanha de vacinação massiva, segundo dados recolhido hoje pela Universidade Johns Hopkins.

Os EUA são o país com mais mortes provocadas pelo coronavírus SARS-Cov-2, que provoca a doença covid-19, e também com mais casos de infeção confirmados, ultrapassando regularmente os 200 mil novos casos diários e 2.500, 3.000 óbitos por dia.

Com estas 300.000 mortes, o país perdeu o equivalente à população da cidade de Cincinnati, no estado de Ohio, refere a agência de notícias AFP.

Mais de 16 milhões de pessoas contraíram o vírus em solo norte-americano desde o início da pandemia, mas o número real está subestimado devido à falta de testes no início da pandemia.

Por outro lado, mais de 109.000 pessoas estão atualmente hospitalizadas com esta infeção no país, um número sem precedentes, segundo dados do ‘Covid Tracking Project’.

21h15 - Incumprimento de prazos complica entrega de ventiladores ao SNS

Os hospitais ficaram sem receber centenas de ventiladores comprados pelo Estado desde o início da pandemia. Alguns contratos tiveram de ser cancelados e está também em falta um adaptador de oxigénio.

Mesmo assim, há neste momento quase o dobro de ventiladores disponíveis no Serviço Nacional de Saúde.

21h08 - Madeira assinala 20 novos casos e um total de 293 infeções ativas

A Madeira assinalou hoje 20 casos de covid-19, elevando as infeções ativas para 293, indicou a Direção Regional de Saúde, sublinhando que foi registado mais um óbito no arquipélago, que totaliza agora seis mortes associadas ao novo coronavírus.

Entre os novos casos positivos, 12 são de transmissão local e oito importados, oriundos do Reino Unido (cinco), Polónia (um) e Região de Lisboa e Vale do Tejo (dois).

20h55 - Ministra da Saúde apela a precauções extraordinárias no Natal

A ministra da Saúde voltou a apelar à responsabilidade individual no combate à Covid-19. Marta Temido avisou que este Natal vai ter de ser vivido de uma forma muito cautelosa e refletida.


20h26 - Surto com 24 infetados em lar de Torres Vedras

Vinte e quatro pessoas estão infetadas no Lar Vida Maior, na Maceira, no concelho de Torres Vedras, confirmou hoje o delegado de saúde na Assembleia Municipal.

"Temos um cluster num lar com mais de 20 pessoas infetadas", disse Nuno Rodrigues.

No boletim epidemiológico municipal, datado de domingo, este município do distrito de Lisboa reportava a existência de 24 casos no Lar Vida Maior, dos quais 16 são utentes e seis são funcionários.

O delegado de saúde adiantou que existe "transmissão em tudo o que são contextos", estando Torres Vedras. no distrito de Lisboa, entre os "concelhos de risco muito elevado".

Desde o início da pandemia, Torres Vedras contabiliza 1662 casos confirmados, dos quais 296 estão ativos, 1342 recuperaram e 24 morreram.

20h17 - Países Baixos entram em confinamento até 19 de janeiro

As creches e as escolas dos Países Baixos, bem como todas as atividades consideradas não essenciais, vão encerrar até 19 de janeiro para se tentarem conter as infeções pelo novo coronavírus, anunciou hoje o primeiro-ministro, Mark Rutte.

O chefe de Governo confirmou o confinamento de cinco semanas num discurso interrompido com assobios e gritos, durante um protesto contra as restrições, em frente ao seu gabinete, em Haia, capital administrativa do país.

"Não estamos a lidar com uma simples gripe, como pensam as pessoas que estão atrás de nós", disse, referindo-se aos manifestantes.

Na semana entre 02 e 08 de dezembro, o número de infeções confirmadas pelo novo coronavírus fixou-se acima de 43 mil, segundo a informação divulgada pelo Instituto Nacional para a Saúde Pública e Ambiente dos Países Baixos.

À exceção de supermercados, mercearias e farmácias, todos os estabelecimentos vão encerrar a partir de terça-feira, incluindo museus, cinemas, salas de espetáculos e jardins zoológicos.

A população holandesa foi ainda aconselhada a permanecer em casa e a receber, no máximo, duas pessoas por dia e três no Natal.

19h55 - Repúbica Checa retoma o recolher obrigatório a partir de sexta-feira

O Governo checo decidiu hoje encerrar bares e restaurantes reabertos no último mês, limitar a movimentação e reintroduzir o recolher obrigatório noturno entre as 23:00 e as 07:00, depois de um grande aumento de contágios.

As lojas e serviços vão continuar abertos, embora devam obedecer a estritas medidas de higiene, e os familiares podem continuar a visitar residentes de lares de idosos, embora os visitantes devam submeter-se a testes rápidos de antígenos.

Desde que as restrições foram relaxadas há um mês, com a reabertura de escolas, lojas, bares, restaurantes e ginásios, o aumento de infeções registado forçou o Governo checo a impor novas limitações, que entram em vigor na sexta-feira.

Desde o relaxamento de restrições, a taxa de reprodução (número de pessoas infetadas por caso positivo) subiu para 1,2, nível semelhante desde meados de outubro, quando os checos lideravam o ‘ranking’ de contágios da União Europeia.

“Os números estão a aumentar e temos de agir. Lamentamos imenso”, afirmou o primeiro-ministro, Andrej Babis, depois de uma reunião governamental.

Porém, afirmou Babis, “há estabilidade no número de pacientes internados”, atualmente 4.203, mas ao mesmo tempo a incidência do novo coronavírus tem aumentado “também na população idosa”.

O país da Europa central, no qual 9.609 pessoas morreram devido ao vírus desde o início da pandemia, tem uma taxa de contágio cumulativa de 576 por cada 100.000 habitantes.

19h40 - Reino Unido regista 20.263 novos casos e 232 mortes

Nas últimas 24 horas, o Reino Unido contabilizou 20.263 novas infeções por Covid-19, elevando o total de novos casos nos últimos sete dias para 131.708, um aumento de 21,6 por cento face aos sete dias anteriores.

O país registou ainda 232 vítimas mortais, para um total de 2.984 nos últimos sete dias.

19h28 - Hospital das Caldas da Rainha com 36 pessoas infetadas

Hospital das Caldas da Rainha regista hoje um total de 36 infetados com covid-19, no âmbito de dois surtos que têm associadas três mortes de doentes com pluripatologias, informou o Centro Hospitalar do Oeste (CHO).

Dos dois surtos detetados na semana passada, no Hospital das Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, o mais recente é aquele que resultou num maior número de casos de infeção pelo novo coronavírus, registando-se hoje 22 doentes infetados (mais seis do que na sexta-feira) e quatro profissionais.

No âmbito deste surto há ainda a registar dois óbitos, “um [de um doente] com 78 anos e outro com 86 anos, ambos com pluripatologias”, informou o Conselho de Administração (CA) do CHO numa resposta às questões colocadas pela agência Lusa.

Em relação ao primeiro surto, detetado na segunda-feira, o número de infetados aumentou de quatro doentes e três profissionais, registados na sexta-feira, para seis doentes e quatro profissionais com resultados positivos no teste à covid-19.

19h10 - Lar em Leiria tem 40 utentes e 27 funcionários infetados

O lar da ADESBA - Associação de Desenvolvimento e Bem Estar Social da Freguesia da Barreira, concelho de Leiria, tem 40 utentes e 27 funcionários infetados, disse hoje à Lusa a coordenadora da Saúde Pública.

Segundo Odete Mendes, assim que o surto foi detetado "rapidamente houve intervenção de todas as valências orgânicas e o espaço já foi descontaminado".

O lar tem 55 utentes, dos quais 44 foram infetados pelo SARS-CoV-2, estando na sua maioria “assintomáticos”.

Dos 56 funcionários, 27 também testaram positivo. “Há que realçar o sofrimento destes trabalhadores, que querem muito ajudar e sentem culpa por estarem infetados. É terrível ver o seu sofrimento”, destacou Odete Mendes.

A responsável da Saúde Pública de Leiria adiantou ainda que a “situação está controlada” e estão a ser testadas de novo todas pessoas, sendo que alguns funcionários já deram negativo.

18h50 - Enfermeira recebe a primeira vacina para a covid-19 nos EUA

Uma enfermeira de Nova Iorque foi a primeira a ser vacinada contra o novo vírus nos Estados Unidos. Ela foi a primeira a receber a vacina da Pfizer.

Sandra Lindsay tratou alguns dos pacientes mais graves com covid-19 por meses, no bairro do Queens, um epicentro inicial da pandemia de coronavírus nos Esta dos Unidos, o que provocou aplausos durante uma transmissão ao vivo com o governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo.

18h40 - OMS reconhece "impacto desproporcional" a longo prazo nos jovens

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu hoje o "impacto desproporcional" a longo prazo da pandemia de covid-19 em "mil milhões de jovens" afetados pelo encerramento de escolas, lançando uma iniciativa global para os ajudar a lidar com as consequências.

"Apesar de as consequências diretas da pandemia na saúde dos jovens serem menos graves, a juventude é desproporcionadamente afetada pelas consequências a longo prazo", afirmou o diretor geral daquela agência das Nações Unidas, Tedros Ghebreyesus, em conferência de imprensa a partir da sede da organização, em Genebra.

A OMS estima que um em cada seis jovens tenha perdido o emprego por causa da covid-19 e vai investir cinco milhões de dólares para apoiar programas locais e nacionais de organizações de jovens, incluindo bolsas para iniciativas de resposta às consequências da pandemia.

Além disso, a organização identificou sintomas de ansiedade provocada pela pandemia, que afeta cerca de 90% da população jovem mundial.

18h25 - Total de mortes no surto no lar da Misericórdia de Serpa sobe para sete

O número de vítimas mortais do surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, distrito de Beja, subiu para sete, com a morte de mais um idoso, disse hoje à agência Lusa o provedor.

O idoso, utente do Lar de S. Francisco, morreu no hospital de Beja, onde estava internado, precisou o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Serpa (SCMS), António Sargento.

O surto de covid-19 identificado no lar, propriedade da SCMS, já infetou 89 pessoas, nomeadamente 75 utentes - sete dos quais morreram - e 14 funcionários.

Atualmente, há 68 utentes infetados com o vírus que provoca a doença covid-19, sendo que 10 estão internados no hospital de Beja e os restantes no lar.

18h17 - Bragança com mais 94% de novos casos em duas semanas

O distrito de Bragança registou, entre a primeira e segunda semana deste mês, um crescimento de 94% de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, segundo o relatório da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).

O documento da ARS-N, a que a Lusa teve hoje acesso, reporta a evolução da situação epidemiológica a Norte entre a última semana de novembro (de 22 a 28) e a segunda semana de dezembro (de 06 a 12).

Dos seis distritos abrangidos pela ARS-N, Bragança foi o único que registou um crescimento de novos casos de infeção entre a primeira e segunda semana deste mês, de 94%, tendo passado de 258 para 501 novos casos.

Neste distrito, o concelho de Vimioso foi o que mais cresceu, registando um aumento de 579% entre as duas semanas e passando de 14 para 95 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2.

Vimioso é, segundo o relatório, o concelho a Norte que apresenta a maior taxa de incidência, com a mesma a fixar-se nos 2.070 novos casos por 100 mil habitantes a cada 14 dias.

À exceção de Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo, os restantes municípios de Bragança acompanharam a tendência de crescimento.

18h10 - Turquia impõe cinco dias de confinamento total a partir da passagem de ano

O presidente turco, Recep Erdogan, anunciou esta segunda-feira que o país vai entrar em confinamento total por cinco dias a partir de 31 de dezembro.

Em conferência de imprensa após uma reunião com os restantes ministros, Erdogan anunciou que o dever de permanecer em casa irá ter início às 21h00 do dia 31 de dezembro e irá manter-se até 4 de janeiro.

Nas últimas 24 horas, a Turquia registou um novo recorde de mortes por Covid-19 (229) e um total de 29.617 casos de infeção.

18h00 - Espanha tem 21.309 novos casos desde sexta-feira e 389 mortes

A Espanha registou desde sexta-feira 21.309 novos casos de covid-19, elevando para 1.751.884 o total de infetados até agora no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 389 mortes durante o fim de semana atribuídas à covid-19, passando o total de óbitos para 48.013.

O nível de incidência acumulada (pessoas contagiadas) em Espanha aumentou hoje para 194 registos diagnosticados por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (mais quatro do que na sexta-feira), sendo as regiões com os níveis mais elevados a de Baleares (280), País Basco (268) e Cantábria (242).

Nas últimas 24 horas, deram entrada nos hospitais 840 pessoas com a doença, das quais 151 na Catalunha, 145 na Comunidade Valenciana e 128 em Madrid.

Em todo o país há 11.736 pessoas hospitalizadas com a covid-19, o que corresponde a 9,61% das camas, das quais 2.068 pacientes em unidades de cuidados intensivos, o que corresponde a 21,68% das camas desse serviço.

O ministro da Saúde espanhol, Salvador Illa, assegurou hoje que a vacinação contra a covid-19 deverá começar em "04 ou 05 de janeiro", depois de a Agência Europeia do Medicamento a aprovar em 29 de dezembro.

17h53 - Ministra da Saúde apela a que o Natal seja vivido de “forma refletida e cuidadosa”

A ministra da Saúde, Marta Temido, pediu hoje aos portugueses que desfrutem da quadra natalícia de forma diferente, referindo que esse é também um pedido dos profissionais de saúde.

"O Natal é um tempo de festa, que nos leva a querer estar com os mais próximos, mas que este ano tem de ser vivido de forma diferente, refletida e cuidadosa", disse a ministra da saúde à margem da inauguração do novo Serviço de Urgência Geral do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), na Amadora.

Marta Temido explicou que apesar de a vacina ser "uma luz ao fundo do túnel", continua a existir "uma elevada pressão sobre o sistema de saúde" que deve levar os portugueses "a não relaxarem nos cuidados sanitários".

"Não podemos, em nome dos próximos natais, em nome das nossas famílias e em nome dos profissionais de saúde, abandonar a atitude que temos tido. Não lhes podemos pedir mais e temos de ouvir o pedido deles para termos o máximo cuidado na nossa vida diária", reforçou a titular da pasta da saúde.

17h38 - França regista 3.063 novos casos e 371 mortes

Nas últimas 24 horas, França contabilizou 3.063 novas infeções por Covid-19, uma grande descida face aos 11.533 novos casos registados no dia anterior.

O país registou ainda 371 vítimas mortais, para um total de 58.282. Desde o início da pandemia, França regista 2.379.915 casos de infeção.

17h30 - Vacina Sputnik V com eficácia de 91,4% na terceira e última fase de ensaios

A vacina russa Sputnik V contra a covid-19 mostrou uma eficácia de 91,4% na terceira e última fase de testes clínicos, anunciaram hoje o instituto de investigação Gamaleya e o Fundo de Investimentos Diretos Russo (FIDR).

Em análises realizadas em 22.714 voluntários 21 dias depois da inoculação da primeira dose da vacina ou de placebo (substância neutra), foram detetados 78 infetados, 62 entre os que receberam o placebo e 16 entre os que foram vacinados, refere um comunicado das instituições russas publicado na rede social Twitter.

Segundo o diretor do instituto Gamaleya, Alexandr Gintsburg, estes dados “permitem afirmar com certeza que a Sputnik V é altamente eficaz e totalmente segura para a saúde”.

Os ensaios clínicos registaram ainda 20 casos graves entre aqueles que foram tratados com placebo e nenhum no grupo que foi vacinado.

“A eficácia da vacina contra os casos graves de infeção por coronavírus foi de 100%”, adianta o comunicado.

Os únicos efeitos adversos detetados, num curto período, em alguns dos voluntários foram febre, fadiga, fraqueza e dor de cabeça.

De acordo com o comunicado, os dados sobre os ensaios clínicos serão disponibilizados em publicações científicas internacionais e o FIDR elaborará um relatório que servirá para solicitar o "registo acelerado" da vacina Sputnik V em diversos países.

O presidente do FIDR, Kiril Dmitriev, anunciou que a Argentina será o primeiro país onde será, este mês, solicitado o registo, já que a América Latina é uma das prioridades para aplicação da vacina russa.

“Em janeiro vamos solicitar um registo acelerado em todos os principais países”, explicou à imprensa, apontando os casos da Índia, dos Emirados Árabes Unidos e outros países da Ásia, América Latina, Oriente Médio e África.

Além dos voluntários russos vacinados em 29 centros médicos, a terceira fase de ensaios clínicos também está em andamento na Venezuela, Bielorrússia e Emirados Árabes Unidos.

No final de novembro, o FIDR assegurou que a eficácia da vacina, 42 dias após a primeira dose, era superior a 95% e que custaria menos de dez dólares por dose.

A farmacêutica britânica AstraZeneca anunciou na sexta-feira que começará "em breve" a investigação da combinação de sua vacina contra a covid-19 com a Sputnik V para aumentar sua eficácia.

17h15 - Itália regista 12.030 novos casos e 491 óbitos

Nas últimas 24 horas, Itália registou um ligeiro aumento de vítimas mortais, mas uma descida relativamente aos novos casos. Itália contabilizou 12.030 novas infeções, uma diminuição face às 17.938 registadas no dia anterior.

Este é um dos menores aumentos da segunda vaga, desde as 9.338 infeções em 19 de outubro.

Porém, como hoje é segunda-feira, trata-se de um dia que geralmente regista menos infeções devido ao menor número de testes feitos durante o fim de semana, com pouco mais de 100.000 realizados, menos 50.000 do que no dia anterior.

Por outro lado, a pressão nos hospitais continua a diminuir e dos 675.198 atualmente positivos, quase 31.000 estão internados, menos 33 do que no dia anterior, e 3.095 estão nas Unidades de Cuidados Intensivos, uma descida de 63.

Com estes números, Itália é apenas superada no número de óbitos pelos Estados Unidos (299.191), Brasil (181.402), Índia (143.355) e México (113.953), segundo a mesma fonte.

Enquanto isso, o Governo italiano está a avaliar novas restrições para os feriados que se aproximam, como antecipar o recolher obrigatório (estabelecido às 22:00 locais), depois de terem sido avistadas multidões nos centros das cidades durante o fim de semana.

Outra hipótese seria impor um confinamento nacional nos dias natalícios para evitar uma terceira vaga em janeiro.

Desde o início da pandemia, Itália regista 65.011 mortes e 1.855.737 contágios.

17h10 - CIP diz que já se perderam 110 mil postos de trabalho

A Confederação Empresarial de Portugal (CIP) avançou hoje que a pandemia de covid-19 já provocou cerca de 110 mil despedimentos, defendendo que é importante garantir que as novas medidas lançadas pelo executivo surtam o efeito necessário.

"Sabemos hoje que já se perderam qualquer coisa como 110 mil postos de trabalho", adiantou António Saraiva, na apresentação `online` de um inquérito desenvolvido com o Marketing FutureCast Lab do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.

O também empresário notou que, se o Governo tivesse adotado as medidas apresentadas pela CIP no início da pandemia, teria sido possível evitar "algumas das falências e salvaguardar alguns desses postos de trabalho".

Assim, a confederação exigiu que seja assegurado que as medidas, avançadas pelo Governo para mitigar o impacto da pandemia, vão cumprir o seu objetivo.

Para isso, defendeu ser necessário que estas não tenham "difíceis processos de candidatura e complexos formulários".

16h52 - Agência Europeia de Medicamentos rejeita lentidão na aprovação da vacina

A diretora-geral da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) rejeitou hoje críticas sobre lentidão na aprovação de vacinas contra a covid-19, depois de o ministro da Saúde da Alemanha exigir mais rapidez.

Para Emer Cooke, a agência está a trabalhar “ininterruptamente para licenciar a primeira vacina contra a covid-19”.

De acordo com a diretora-geral, apesar de se prever a aprovação por parte do comité de especialistas da EMA até 29 de dezembro, “esses prazos estão, obviamente, sob revisão constante”.

“Os cidadãos europeus disseram-nos que querem uma aprovação rápida, mas mais importante do que isso querem uma avaliação rigorosa dos benefícios e dos riscos da vacina, para que possam estar confiantes de que é segura, eficaz e de elevada qualidade”, acrescentou.

No domingo, o ministro da Saúde alemão exigiu à agência reguladora da União Europeia que trabalhe mais depressa para aprovar uma vacina contra a covid-19.

16h36 - Reino Unido encontrou “nova variante” do vírus

Uma "nova variante" de SARS-CoV-2, o coronavírus na origem da covid-19, que se propaga rapidamente foi identificada no Reino Unido, anunciou hoje o ministro da Saúde britânico, Matt Hancock.

"Identificámos uma nova variante do coronavírus, que pode estar associada à disseminação mais rápida no sudeste da Inglaterra. A análise inicial sugere que essa variante está a espalhar-se mais rápido do que as variantes existentes”, disse aos deputados, numa declaração na Câmara dos Comuns.

Hancock disse terem sido encontrados mais de 1.000 casos com esta variante, predominantemente no sul da Inglaterra, onde as infeções tem estado a acelerar nas últimas semanas.

O governante afirmou também que variantes semelhantes foram encontradas noutros países nos últimos meses e que as autoridades de saúde britânicas notificaram a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“A esta altura, nada sugere que esta variante possa causar complicações mais graves da doença e é altamente improvável que esta mutação não responda à vacina”, adiantou.

Além de Londres, partes dos condados de Essex e South Hertfordshire vão passar para o grau mais alto da escala de três níveis de restrições, o que significa que as pessoas de agregados diferentes só podem encontrar-se em espaços públicos ao ar livre e bares e restaurantes devem fechar, exceto se venderem para fora.

Algumas autarquias de Londres optaram por antecipar para terça-feira o encerramento das escolas previsto para o final da semana.

O Reino Unido é o segundo país com o balanço mortal mais elevado, 64.170 mortos registados até domingo.

16h20 - Internamentos e mortes dentro do esperado, diz governo

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales explica que o elevado número de internamentos e de mortes no país está dentro do que era esperado.

Lacerda Sales garante que o governo não hesitará, caso seja necessário, agravar as medidas de contenção da pandemia.

Esse agravamento das restrições vai depender do comportamento dos cidadãos.

16h05 - Maioria dos utentes recuperados no lar de Torre Dona Chama em Mirandela

A maioria dos utentes com o novo coronavírus no lar da Torre Dona Chama, em Mirandela, está recuperada depois de um surto com 37 infetados e quatro óbitos, informou hoje a direção.

A diretora-técnica do lar, Marisa Roque, disse à Lusa que 17 dos 26 utentes infetados já estão recuperados e os restantes nove encontram-se assintomáticos, a aguardar novo teste durante esta semana.

Entre os utentes positivos, quatro morreram durante este surto que afetou também 11 dos 20 funcionários, cinco dos quais estão recuperados, enquanto seis esperam que seja realizado novo teste, segundo a diretora.

15h57 - Desce para 25 número de concelhos com mais de 960 casos por 100 mil habitantes

Os dados sobre taxa de incidência de casos acumulados entre 25 de novembro e 08 de dezembro indicam que há menos 10 concelhos em que o número de casos registados foram inferiores a 960 por 100 mil habitantes.

No boletim anterior, com dados referentes à distribuição de casos de infeção, para o período entre 19 de novembro e 02 de dezembro, Portugal tinha 35 concelhos com mais de 960 infeções por 100 mil habitantes.

Entre os concelhos cujo risco continua a ser extremamente elevado e que estão sujeitos a medidas restritivas de confinamento, Mondim de Basto encabeça a lista com 2.663 casos/100 mil habitantes.

Além de Mondim de Basto, a lista de concelhos onde foram detetadas mais de duas mil infeções pelo novo coronavírus no período em análise inclui também Marvão (2.097 casos/100 mil) e Chaves (2.084).

Há também a registar 20 concelhos com mais de 1.100 infeções por cem mil habitantes.

15h38 - Nova Iorque iniciou a vacinação

O Estado de Nova Iorque, nos EUA, começou esta segunda-feira a vacinar contra a Covid-19. Os profissionais de saúde e os residentes de lares de idosos serão os primeiros a receber as vacinas da farmacêutica norte-americana Pfizer.

Sandra Lindsay, enfermeira da unidade de cuidados intensivos do Centro Médico Judaico de Long Island, foi a primeira a receber a vacina. “Hoje sinto-me esperançosa, aliviada. Sinto que a cura está a chegar. Espero que este dia marque o início do fim de um período muito doloroso na nossa história. Quero inspirar confiança às pessoas de que a vacina é segura”, disse a enfermeira.

Minutos depois de Lindsay ter sido vacinada, o presidente norte-americano Donald Trump publicou um tweet: “Primeira vacina administrada. Parabéns, EUA! Parabéns, MUNDO!”. 

As remessas de frascos congelados de vacinas produzidas pela Pfizer e pela BioNTech começaram hoje a chegar a hospitais norte-americanos, numa altura em que a pandemia de covid-19 já fez quase 300.000 mortos e o número de novas infeções parece não abrandar.

“Esta é a luz ao fundo do túnel. Mas é um longo túnel”, disse o governador de Nova Iorque, Andrew Cuomo, enquanto assistia à vacinação de Lindsay por vídeo.

“Este é o quilómetro 35 de uma maratona. As pessoas estão cansadas, mas percebem que o fim da corrida se aproxima”, explicou Chris Dale, médico epidemiologista de Seattle.

15h27 - Investigadores no Reino Unido admitem que antiviral Remdesivir seja eficaz

Investigadores da universidade britânica de Cambridge apontaram hoje o medicamento antiviral Remdesivir como potencialmente eficaz contra o novo coronavírus num estudo publicado na revista científica Nature Communications.

Num caso analisado pelos investigadores, o medicamento foi dado a um paciente com covid-19 que tinha um problema imunológico anterior e os seus sintomas melhoraram, acabando por se curar do vírus.

Na resposta à pandemia, faltam medicamentos antivirais eficazes contra o SARS-CoV-2, o que levou a comunidade científica a depositar esperanças no Remdesivir, concebido para tratar a hepatite C e usado eficazmente em infeções pelo vírus ébola, mas os ensaios clínicos no âmbito da resposta à covid-19 não foram conclusivos.

No entanto, uma equipa clínica da Unidade de Toxicologia de Cambridge fez um novo estudo, justificando que "alguns realizados durante a primeira vaga de infeções podem não ser ideais para avaliar as propriedades antivirais" do Remdesivir, afirmou o investigador James Thaventiran.

"A mortalidade deve-se a uma combinação de vários fatores, que incluem, provavelmente, a replicação viral descontrolada e a resposta do sistema imunitário. Um ensaio clínico que só analise o impacto do Remdesivir na mortalidade terá dificuldade em distinguir estes dois fatores", indicou.

Os investigadores afirmam que é provável que o Remdesivir seja mais eficaz quando tomado no início da infeção, antes de o vírus poder desencadear uma resposta imunitária potencialmente catastrófica.

15h04 - Secretária de Estado quer Portugal fora de lista vermelha suíça

A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas considera que a Suíça não tem motivos para incluir Portugal numa lista vermelha, que a partir de hoje obriga a quarentena no regresso, e garante que está a tentar alterar a situação.

"Esta decisão foi tomada numa altura em que Portugal estava no pico da segunda vaga. Já não se justifica, porque nós temos menos novos casos por 100.000 habitantes do que tem a Suíça e o critério da Suíça é pôr na lista vermelha os países com mais casos do que a Suíça por 100.000 habitantes", afirmou Berta Nunes.

Em declarações à agência Lusa, a governante revelou que recebeu várias queixas de portugueses que não aceitam a medida, alguns dos quais já subscreveram uma petição para Portugal sair dessa lista vermelha, a qual reunia hoje 11.878 assinaturas.

14h34 - Britânicos em Portugal podem pedir online troca de documentos a partir de hoje

Os britânicos residentes em Portugal podem, a partir de hoje, pedir online para trocar o seu atual documento de residência, já que deixam de estar abrangidos pelas regras da União Europeia a 1 de janeiro.

A necessidade de trocar o atual documento por um estatuto de residente ao abrigo do Acordo de Saída faz parte de uma campanha lançada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e pela Embaixada do Reino Unido em Lisboa, cuja segunda fase começa hoje, e visa proteger os direitos após o fim do período de transição.

De acordo com a explicação hoje divulgada pela embaixada britânica, a troca do atual documento de residência (certificado de registo de cidadão da UE emitido pela Câmara Municipal ou certificado de residência permanente de cidadão da UE emitido pelo SEF) será realizada através do novo Portal Brexit (brexit.sef.pt).

Os britânicos que pedirem o novo cartão no portal "poderão descarregar um comprovativo desse pedido em formato digital", que pode ser usado para viajar, embora os certificados atuais sejam aceites depois do dia 31 de dezembro, até que a nova autorização de residência seja emitida.

14h15 - Covid-19. Portugal regista hoje mais 2194 infeções e 90 mortes

Portugal contabiliza hoje mais 90 mortes relacionadas com a covid-19 e 2.194 novos casos de infeção, segundo a Direção Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 5.694 mortes e 350.938 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando hoje ativos 71.012, menos 851 casos em relação a domingo.

Dados oficiais mostram é o número mais baixo de novos casos num só dia desde 20 de outubro, quando foram registados 1876.

Quanto aos internamentos hospitalares, o boletim epidemiológico da DGS revela que estão internadas 3.254 pessoas, mais 97 do que no dia anterior, das quais 513 em cuidados intensivos, um dado que não sofreu alterações nas últimas 24 horas.

13h55 - Apoiantes de Trump continuam a insistir que pandemia não existe

13h50 - Açores com mais 56 novos casos

A região registou nas últimas 24 horas 56 novos casos positivos de covid-19, sendo 53 em São Miguel e três na ilha Terceira, detetados na sequência da realização de 790 análises nos dois laboratórios de referência.

A informação consta do boletim diário da Autoridade de Saúde Regional, indicando que há hoje 64 cadeias ativas da doença, com mais sete detetadas nas últimas 24 horas na Ribeira Grande.

Nas últimas 24 horas 11 pessoas recuperaram da doença, das quais 10 na ilha Terceira (nove em Angra do Heroísmo e uma na Praia da Vitória) e uma em São Roque do Pico.

Há um total de 15 pessoas internadas, oito das quais no Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, sete no Hospital de Santo Espírito da ilha Terceira (três dos quais em Unidade de Cuidados Intensivos), informa ainda a Autoridade de Saúde açoriana.

Nos Açores existem atualmente 485 casos positivos ativos, sendo 384 na ilha de São Miguel, 100 na Terceira e um no Faial.

Foram detetados até hoje na região 1.509 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se 21 mortes e 919 recuperações.

13h48 - Primeira dose da vacina da Pfizer começa a ser administrada nos Estados Unidos

13h43 - Açores. Terminou a cerca sanitária em Rabo de Peixe

13h41 - Governo reconhece dificuldades na aquisição de ventiladores

13h39 - Máximo de óbitos pode ser superado esta semana

13h36 - Covid-19 a Norte. Cinco concelhos sobem no nível de risco

13h19 - Centros comerciais insistem que propostas do PCP, BE e PAN para rendas são inconstitucionais

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) defende que PCP, BE, e PAN insistem numa proposta inconstitucional e injusta, no que respeita à retroatividade da aplicação do Orçamento Suplementar referente às rendas comerciais.

"O setor alerta que as propostas apresentadas pelo Bloco de Esquerda, pelo Partido Comunista Português e pelo PAN no sentido de conceder retroatividade da medida agora em vigor, feridas de inconstitucionalidade, poderão levar ao fecho de centros comerciais e ao consequente encerramento de lojas e perdas de empregos", defendeu a APCC, em comunicado.

A associação considerou que "a insistência de alguns partidos na tentativa da aprovação de medidas inconstitucionais e injustas" não faz sentido, uma vez que foi aprovada a proposta do PSD para as rendas em centros comerciais, no âmbito do Orçamento de Estado 2021, e que as propostas novamente apresentadas pelos partidos de esquerda já foram votadas e chumbadas pelo parlamento.

"Para a APCC a proposta de adenda ao Orçamento de Estado para 2021 referente ao tema das rendas em centros comerciais, apresentada pelo PSD, veio estabelecer um consenso no setor entre proprietários e lojistas", considerou o presidente da associação, António Mattos.

Pelo contrário, a APCC entende que as propostas do PCP, BE e PAN "representam um atropelo brutal às regras constitucionais e reafirmam um atentado à economia de mercado e à estabilidade dos contratos celebrados entre privados".

"Não conseguimos entender porque é que há esta obsessão em ter os centros comerciais a suportar, de forma desequilibrada, os seus lojistas, sendo que para os lojistas fora dos centros comerciais existem apoios estatais para as rendas. Porquê esta diferenciação? Porque é que os centros comerciais têm que servir como instrumento de financiamento, sem receber quaisquer apoios?", questionou António Mattos.

A APCC disse que se pretende que sejam os proprietários a assumir todo o risco da pandemia e aplicar-lhes, ainda, uma penalização adicional.

13h16 - Bruxelas lança aplicação para consultar restrições nos Estados-membros

A Comissão Europeia lançou hoje uma aplicação para fornecer informação acerca da situação pandémica na União Europeia e clarificar os utilizadores sobre os requisitos de testes e de quarentena em vigor nos diferentes Estados-membros.

Em comunicado, o executivo comunitário refere que a aplicação Re-open EU (Reabrir UE) procura ajudar os cidadãos europeus a "planear viagens na Europa" de maneira "segura e saudável" ao fornecer "informação exaustiva e atualizada sobre a situação sanitária, a segurança e as medidas de viagem em todos os Estados-membros da União Europeia (UE)".

"Os utilizadores [da aplicação] são informados sobre as medidas de quarentena nacionais em tempo real, sobre os requisitos de testes e as aplicações nacionais disponíveis de aviso e rastreio de contactos", sublinha o documento.

Baseada em dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) e dos Estados-membros, o executivo comunitário realça que a aplicação é "atualizada frequentemente" e está disponível nas 24 línguas da UE.

Nesse âmbito, o executivo comunitário prevê que a aplicação ajudará os cidadãos a "avaliar a situação em cada país europeu" e a perceber o que pode esperar em termos de "medidas, formulários de localização de passageiros, quarentenas e requisitos de testes".

Através da aplicação, a Comissão prevê reproduzir o sucesso do `website` Re-open EU, lançado em junho, e que, segundo o executivo comunitário, ajudou "mais de sete milhões de pessoas a planearem com confiança as suas viagens de verão e reencontrarem-se com a sua família e amigos".

12h47 - Pandemia já matou 1.612.297 pessoas

A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 1.612.297 no mundo desde que a OMS na China relatou o início da doença em dezembro de 2019, segundo o levantamento realizado hoje pela agência de notícias AFP às 11:00.

Mais de 72.166.120 casos de infeção pelo SARS-CoV-2 foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia, dos quais pelo menos 46.576.400 pessoas já foram consideradas curadas.

Esse número de casos diagnosticados, no entanto, reflete apenas uma fração do número real de infeções. Alguns países testam apenas casos graves, outros priorizam o teste de rastreamento e muitos países pobres têm capacidade limitada de teste.

No domingo, 7.316 novas mortes e 528.960 novos casos foram registados em todo o mundo.

Os países que registaram o maior número de novas mortes nos seus levantamentos mais recentes são os Estados Unidos com 1.396 óbitos, Itália (484) e Rússia (450).

Os Estados Unidos são o país mais afetado em termos de mortes e casos, com 299.191 mortes para 16.257.366 casos, segundo o levantamento realizado pela Universidade Johns Hopkins. Pelo menos 6.298.082 pessoas já foram declaradas curadas no país.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil com 181.402 mortes e 6.901.952 casos, a Índia com 143.355 óbitos (9.884.100 casos), o México com 113.953 mortes (1.250.044 casos) e a Itália com 64.520 óbitos (1.843.712 casos).

Entre os países mais atingidos, a Bélgica é o que possui o maior número de mortes em relação à sua população, com 155 mortes por 100.000 habitantes, seguida do Peru (111), da Itália (107), da Espanha (102).

A Europa totalizou 480.650 mortes para 22.228.392 casos até hoje às 10:00, a América Latina e Caribe 471.393 óbitos (14.049.321 casos), os Estados Unidos e Canadá 312.590 mortes (16.715.892 casos), a Ásia 205.612 óbitos (13.114.367 casos), o Médio Oriente 84.779 mortes (3.646.531 casos), a África 56.331 óbitos (2.381.056 casos) e a Oceania 942 mortes (30.561 casos).

12h45 - Empresas de casamentos com perdas superiores a 90%

O setor relacionado com os casamentos em Portugal atravessa um período de "grande incerteza" devido à crise sanitária resultante da pandemia, tendo perdido mais de 90% da faturação, alertou hoje o Movimento de empresas do setor do casamento (MESC).

"A crise sanitária criou um cenário nunca antes visto com mais de 90% da faturação perdida, numa indústria que movimentava quatro mil milhões de euros num ano", refere o MESC em comunicado, advertindo que "não pode voltar a acontecer o mesmo em 2021" e que "mais do que medidas" de ajuda pede ao Governo que dê "uma mensagem de confiança" para garantir a sustentabilidade e a recuperação da confiança dos clientes.

E prossegue: "Temos reunido com várias entidades desde a Secretaria de Estado do Comércio, o grupo parlamentar do PSD e grupo parlamentar do PCP", sendo que a todas estas entidades foram apresentadas "várias soluções viáveis" para pôr as empresas do setor do casamento a trabalhar.

"Mais do que medidas de apoio, este movimento reivindica ao Governo uma mensagem de confiança no sentido de garantir a sustentabilidade e a recuperação da confiança dos clientes", explica Jorge Ferreira, um dos elementos que integra o MESC, realçando que esta comunicação "deve obrigatoriamente apresentar uma previsão de data para o setor começar a operar".

Isto é "importante para as empresas e para todos aquelas pessoas que pretendem contrair matrimónio", adverte o dirigente do movimento, realçando ainda que "é uma área onde operam mais de sete mil empresas em Portugal e que gera muito emprego e tem um grande impacto na economia portuguesa".

O MESC refere ainda que, apesar de a atividade do setor ter sido "legalmente viabilizada" pelo Governo, a imposição das medidas restritivas, bem como o clima generalizado de "medo e desconfiança" fez com que "mais do que 80% dos casamentos agendados em 2020 fossem reagendados para 2021".

Assinala também que as empresas, por um lado, tiveram de cumprir os contratos com os clientes que quisessem realizar os eventos de casamento e, por isso, de abdicar de regimes como o `layoff` e, por outro lado, tiveram de entrar em litigância com clientes.

Neste contexto, o MESC defende que "é tempo de reagir. É tempo de atuar", advertindo igualmente para o facto de a pandemia de covid-19 "continuar aí" e de as empresas do setor terem de "conseguir formas de volta ao normal, sem pôr em causa a saúde pública".

12h25 - Turismo do Norte espera "melhoria modesta" este Natal

O turismo no Norte pode sentir "alguma melhoria", embora "muito modesta" e "longe do que era preciso" nesta quadra natalícia, em que as empresas que continuam a funcionar se mobilizam para atrair a procura.

"Todavia, a crueldade dos números indica-nos que as reservas estão muito fracas no alojamento tradicional. Na maior parte dos casos, as reservas não chegam a 20%", afirmou o presidente da Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins.

Em entrevista à agência Lusa, o responsável disse que as perspetivas para a época de Natal e de Passagem de Ano "ainda são muito tímidas".

"Houve dificuldade em preparar este período, o que se explica por todo o clima de incerteza em que vivemos. O próprio turista esteve e ainda está indeciso porque espera a evolução da situação da pandemia e as medidas que vão sendo tomadas pelas entidades competentes", salientou.

Luís Pedro Martins disse estar convencido que as reservas para este período de festas que se aproxima "serão feitas muito em cima das datas".

11h47 - Lar da Misericórdia de Famalicão com 67 infetados

O Lar São João de Deus em Gavião, em Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, tem 55 utentes e 12 funcionários infetados com o novo coronavírus, anunciou a Santa Casa da Misericórdia local.

Em comunicado enviado à Lusa, a Santa Casa refere que os utentes positivos "estão todos assintomáticos".

O surto foi detetado após uma utente do lar ter ido, no dia 7, ao hospital e ter sido testada, acusando positivo.

A Misericórdia testou todos os utentes e funcionários do lar, registando um total de 67 casos positivos.

"Estão 55 utentes positivos e 30 negativos e 12 funcionários positivos e 43 negativos", acrescenta a instituição.

A Misericórdia acionou o Plano de Contingência, estando a situação a ser acompanhada pela Câmara Municipal, Delegação de Saúde e Segurança Social. Os utentes estão separados por alas.

11h41 - BBC avança que Londres entrará num período com as restrições mais apertadas

Em causa estão os números galopantes da covid-19. Uma revisão das medidas para a situação está prevista para a próxima quarta-feira.

11h25 - Recuperação do turismo em 2021 vai depender da velocidade da vacinação

A recuperação do turismo dos países do sul da Europa em 2021, entre os quais Portugal, irá depender da velocidade da vacinação contra a covid-19, segundo uma nota hoje divulgada pela agência de 'rating' DBRS/Morninsgtar.

Segundo o comentário hoje divulgado sobre o impacto das medidas de contenção contra a pandemia adotadas nestes países (Grécia, Chipre, Malta, Portugal, Espanha e Itália), a evolução da recuperação irá ainda depender de fatores relacionados com a sazonalidade do turismo como o comportamento do turismo doméstico, o motivo e modo de viajar.

Para os economistas da DBRS/Morningstar, embora o início da temporada tenha permitido uma rápida retoma do fluxo turístico internacional, o ressurgimento do contágio em toda a Europa interrompeu a recuperação, com as chegadas de turistas a diminuírem 79% em Espanha, 77% na Grécia e Malta, 76% em Portugal e 84% no Chipre entre os meses de julho e setembro de 2020, em comparação com o mesmo período em 2019.

No entanto, refere, os dados para Itália indicam um desempenho mais resiliente para o setor, com as chegadas internacionais a caírem de forma mais moderada em comparação com os outros países do sul da Europa, 49%, no período de julho a setembro.

"Isso pode refletir as boas ligações terrestres de Itália e a proximidade de alguns pontos de mercados turísticos europeus, como Alemanha, Suíça, Áustria e França, combinados com a situação epidemiológica durante o verão", sinaliza.

A DBRS/Morninsgtar explica que, dadas essas condições, Itália também pode ter beneficiado do desvio turístico, ou seja, turistas que poderiam ter visitado outros países e optaram por ficar.

A grande queda no fluxo turístico internacional também se reflete nas exportações de serviços de viagem, após "um declínio dramático no segundo trimestre de 2020", as exportações de viagens mostraram sinais de recuperação em julho e agosto, antes de recair em setembro.

As exportações dos serviços de viagens diminuíram no período de julho a setembro em cerca de 81% na Espanha, 74% na Grécia, 57% em Portugal e 37% na Itália.

11h23 - Tratamento da Novartis sem sucesso em doentes graves

A farmacêutica suíça Novartis admitiu que os seus ensaios no tratamento de doentes graves com covid-19 com o seu medicamento ruxolitinib não obtiveram bons resultados, embora tenha adiantado que vai continuar a investigação.

Segundo os dados do primeiro estudo na terceira e última fase dos ensaios clínicos, o fármaco foi incapaz de produzir uma redução significativa do número de mortes, internamentos em unidades de cuidados intensivos ou assistência com ventilação mecânica nestes doentes, em comparação com aqueles que foram submetidos a tratamentos padrão.

Paralelamente, a multinacional sediada em Basileia revelou também que não se observou qualquer melhoria digna de registo ao nível do tempo de recuperação da doença.

"Embora o estudo não tenha fornecido os resultados que esperávamos, continuaremos a colaborar com o mundo médico para os analisar, a fim de melhor compreender a covid-19", afirmou o médico-chefe da Novartis, John Tsai.

O ruxolitinib, comercializado sob os nomes "Jakafi" (nos Estados Unidos da América) e Jakavi (nos outros mercados), foi previamente prescrito em doentes com certos tipos de doenças sanguíneas e estava a ser testado em resposta à covid-19 através do programa de investigação Ruxcovid.

A Novartis tinha adquirido os direitos de comercialização do ruxolitinib fora dos Estados Unidos ao laboratório norte-americano Incyte em 2009.

11h18 - Banco Africano de Desenvolvimento apoia Guiné-Bissau com 12 milhões de dólares

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) aprovou um apoio de 12 milhões de dólares (9,8 milhões de euros) para ajudar à retoma económica na Guiné-Bissau no âmbito da covid-19.

Segundo um comunicado da Presidência guineense, a informação foi dada ao chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, no domingo, durante uma audiência ao presidente do BAD, Akinwimi Adesina.

Umaro Sissoco Embaló encontra-se em Abidjan, na Costa do Marfim, para participar na cerimónia de tomada de posse do seu homólogo, Alassan Ouatarra, eleito para um terceiro mandato, que hoje se realiza.

Segundo os dados do Alto Comissariado para a Covid-19, o país registou desde o início da pandemia 2.444 casos positivos.

Na semana entre 30 de novembro e 6 de dezembro, foram registados três novos casos.

O número de vítimas mortais provocadas pela covid-19 é de 44, enquanto o número de casos considerados recuperados situa-se nos 2.337.

Dados do Banco Mundial indicam que a Guiné-Bissau vai ter mais 60.000 pobres devido à pandemia do novo coronavírus.

11h15 - Suspensão de visitas a hospitais fez aumentar telefonemas e videochamadas


11h07 - Presidente alemão pede ao país que aceite as novas restrições

O Presidente Frank-Walter Steinmeier pede aos alenmães para que aceitem as novas restrições à vida pública e à atividade económica para conter a pandemia, já que as medidas adotadas em novembro "não foram suficientes". Num apelo à nação, Steinmeier instou a sociedade a agir "de acordo" com as regras para conter a disseminação do coronavírus, um dia depois de o Governo central e os 16 Estados federados terem concordado com um "confinamento rígido" a partir de quarta-feira.

"Os nossos esforços até agora não foram suficientes. Temos de agir em conformidade. Isto aplica-se à classe política de todos os níveis administrativos, mas também ao nível pessoal. Todos devem perguntar-se o que mais podem fazer para se proteger a si e aos outros, especialmente os mais vulneráveis", defendeu.

O Presidente alemão garantiu que a situação é "gravíssima" e que nem o Natal nem o Ano Novo poderão ser festejados "como se pensava" devido às restrições sem precedentes na história do país. "Depende de nós e sabemos o que fazer", disse Steinmeier, que pediu "responsabilidade a cada um" para reduzir o número de infeções e mantê-lo em níveis que o sistema de saúde possa suportar.

"Só o conseguiremos fazer se limitarmos radicalmente os contactos (interpessoais). Temos de fazer isso de forma rápida e abrangente. O nosso sistema de saúde não pode entrar em colapso", disse o Presidente alemão. "A pandemia não nos vai roubar o futuro. Vamos superar a pandemia", concluiu.

O "duro confinamento" acordado no domingo obriga ao encerramento de lojas e escolas não essenciais a partir de quarta-feira e até 10 de janeiro, que se juntam às instalações de lazer, cultura e gastronomia, que fecharam atividade em novembro.

As reuniões continuarão a ser limitadas a cinco pessoas de duas casas (sem contar os menores de 14 anos), embora as condições sejam ligeiramente relaxadas entre 24 e 26 de dezembro para permitir reuniões familiares (embora não na véspera de Ano Novo, Ano Novo e Dia de Reis).

Para o `reveillon` e o Ano Novo, será decretada a "proibição de reuniões" a nível nacional em espaços públicos e será proibida a venda e o uso de produtos pirotécnicos, que costumam ser tradição nessa época.

10h56 - Espanha arranca com vacinação na primeira semana de janeiro

O arranque da vacinação em Espanha, previsto para 4 ou 5 de janeiro, aguarda apenas a luz verde das agências europeias, esperada a 29 de dezembro.

Espanha deverá começar a vacinação com a população idosa dos lares, bem como o pessoal de saúde dessas instituições. Seguir-se-ão os restantes trabalhadores da saúde e pessoas mais vulneráveis.

10h48 - UE preparada para ceder 5% das suas vacinas aos países mais pobres

A União Europeia deverá ceder às nações mais pobres 5% do lote de vacinas que lhe está reservado, de acordo com uma proposta francesa que deverá ainda ser avaliada pelos 27. Estamos a falar de 65 milhões de doses de um total de 1,3 biliões de vacinas.

Inicialmente, a possibilidade de a UE doar vacinas aos países mais pobres apenas estava pensada na eventualidade de haver um excedente no lote reservado para os 27, cenário que parece agora ser diferente.

10h39 - Covid-19. Arranca hoje nova campanha solidária "Dê troco a quem precisa"


10h21 - Países de língua oficial portuguesa. Angola é o mais afetado pela pandemia

Angola regista 371 óbitos e 16.188 casos, seguindo-se Moçambique (142 mortos e 16.954 casos), Cabo Verde (110 mortos e 11.357 casos), Guiné Equatorial (85 mortos e 5.185 casos), Guiné-Bissau (44 mortos e 2.444 casos) e São Tomé e Príncipe (17 mortos e 1.009 casos).

10h08 - África com mais 348 mortes e 17.823 infetados

África registou mais 348 mortes devido à covid-19 e somou mais 17.823 novos casos nas últimas 24 horas, atingindo um total 56.337 óbitos desde o início da pandemia, segundo dados oficiais.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o continente africano regista agora um total de 2.379.094 pessoas infetadas desde o início da pandemia nos 55 estados-membros da União Africana.

O número de recuperados nas últimas 24 horas foi de 9.004, para um total de 2.013.989.

A África Austral é a região mais afetada, com 967.747 casos de infeção e 25.018 mortes registadas. Nesta região, a África do Sul, o país mais atingido pela covid-19 no continente, contabiliza um total de 860.964 infeções confirmadas e de 23.276 casos de mortes devidas à doença.

O Norte de África é a segunda zona mais afetada pela pandemia, com 826.425 casos de infeção e 21.560 vítimas mortais.

A África Oriental contabiliza 297.888 casos e 5.558 mortos, na África Ocidental o número de infeções é de 218.422, com 2.976 mortos, enquanto a África Central regista 68.612 casos e 1.225 óbitos, os mesmos registados no sábado.

O Egito, que é o segundo país africano com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, regista 6.920 mortos e 121.575 infetados, seguindo-se Marrocos, que contabiliza 6.624 vítimas mortais, mas mais do que o triplo de casos de infeção do país anterior: 399.609.

Entre os seis países mais afetados estão também a Tunísia, com 3.894 mortos e 111.361 infetados, a Argélia, com 2.596 óbitos e 92.102 casos, a Etiópia, com 1.806 vítimas mortais e 116.769 casos, e o Quénia, com 1.587 óbitos e 91.892 infetados.

9h47 - Singapura aprova vacina da Pfizer e deve começar programa no fim do ano

Singapura aprovou a vacina da Pfizer-BioNTech contra a covid-19, estimando ainda este ano começar o seu programa de vacinação, de acordo com um anúncio do primeiro-ministro Lee Hsien Loong esta segunda-feira.

9h30 - Vários países europeus preparam pico pós festividades

A Irlanda - à semelhança de Alemanha e Itália - prepara também um muito provável regresso a restrições mais apertadas para lidar com um possível pico de infeções do novo coronavírus depois das festas de Natal e Ano Novo.

A Irlanda teme um agravamento dos números depois de terem sido levantadas, este mês, as probições que levaram o país a apresentar a mais baixa incidência de covid-19 na União Europeia.

9h18 - Terminou à meia-noite a cerca sanitária em Rabo de Peixe


9h07 - Itália pondera novas restrições para período de Natal

O país teme um novo pico de infeções em janeiro, após as celebrações de Natal e Ano Novo.

O governo aliviou medidas decretadas em novembro e este domingo as ruas foram invadidas por italianos que saíram em massa para as compras, o que está a preocupar as autoridades numa altura em que Itália ultrapassou os britânicos com o pior balanço em termos de pior registo de óbitos na Europa.

8h27 - Um mês de "confinamento rígido" para os alemães

Face aos números, o Governo alemão e os 16 estados federais concordaram no domingo em decretar um "confinamento rígido" entre a próxima quarta-feira e o dia 10 de janeiro, com o qual também fecham lojas e escolas não essenciais, incluindo lazer, cultura e gastronomia.

As reuniões continuarão a ser limitadas a cinco pessoas, mesmo em casa (sem contar os menores de 14 anos), embora as condições sejam ligeiramente relaxadas entre 24 e 26 de dezembro para permitir reuniões familiares (embora não na véspera de Ano Novo e Reis).

Para a passagem do ano será decretada a "proibição de ajuntamentos" a nível nacional em espaços públicos e será proibida a venda e o uso de produtos pirotécnicos, algo tradicional da época.

"É o dia de fazer o que for necessário", disse a chanceler alemã Angela Merkel, anunciando a decisão, e reconheceu que as restrições anteriores "não foram suficientes".

O chanceler frisou que se trata de evitar "sobrecarregar o sistema de saúde", reduzindo ao máximo os contactos interpessoais.

8h25- Alemanha com 16.362 novas infeções e mais 188 óbitos

A Alemanha registou 16.362 novas infeções por covid-19 nas últimas 24 horas e 188 mortes, informou o Instituto Robert Koch (RKI), um importante centro epidemiológico.

O número de infeções é significativamente menor do que nos últimos três dias, quando novos máximos foram atingidos, mas maior em 4.000 pessoas do que na segunda-feira passada (esta comparação é relevante porque são realizados menos testes no fim de semana e nem todos os casos entram para fins estatísticos).

Na sexta-feira, 29.875 novos casos e 598 mortes foram notificados, o maior número de casos de pandemia em ambas as categorias. No sábado, foram 28.438 novos casos e 496 óbitos e, no domingo, 20.200 casos e 321 mortes.

No total, a Alemanha tem 1.337.078 pessoas infetadas, das quais 21.975 morreram com ou de covid-19.

Nos últimos sete dias, foram registados 146.451 casos na Alemanha - o país mais populoso da UE, com 83,2 milhões de habitantes -, sendo que a incidência acumulada nesse período para o país como um todo é de 176,4 casos por cada 100.000 habitantes.

7h39 - Ponto de situação

Nos Estados Unidos, arranca esta segunda-feira a vacinação contra a Covid-19. O primeiro avião carregado com milhões de doses da farmêutica Pfizer aterrou em Memphis, no Tennessee.

As vacinas, transportadas em caixas frigoríficas a 70 graus negativos, vão ser agora distribuídas pelos vários Estados.

O Presidente cessante, Donald Trump, o vice-presidente, Mike Pence, e outros altos funcionários deverão ser vacinados esta segunda-feira.

Pessoal essencial e vários funcionários de três ramos da Administração norte-americana serão vacinados nos próximos dez dias, segundo a Reuters.

No domingo, morreram quase três mil pessoas com Covid-19 em solo norte-americano.
Na Europa
Em Itália, perto de 300 pavilhões vão ser instalados em praças, onde serão administradas as vacinas.

O comissário italiano responsável pelo plano contra a pandemia acredita que todos os países europeus irão começar a vacinação na mesmo altura, sem mais detalhes.
Em França, arranca uma despistagem em massa da Covid-19 a norte. O Havre é uma das regiões abrangidas.

A estratégia tem como finalidade o controlo da epidemia. Nas últimas 24 horas, surgiram mais de 11 mil novas infecções. Morreram 150 doentes internados de causas associadas à Covid-19.A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 1.605.583 mortos resultantes de mais de 71,6 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

A França inicia um desconfinamento progressivo a partir de terça-feira, com recolher obrigatório noturno.

A Alemanha vai adotar medidas mais restritivas para travar os contágios por SARS-CoV-2. A partir da próxima quarta-feira e até 10 de janeiro, todo o comércio considerado não essencial vai ter de encerrar. Permanecem a funcionar apenas supermercados, farmácias e bancos.

As escolas e os centros de dia também vão ficar fechados.

Para o Natal, o Governo de Angela Merkel estabelece o limite máximo de cinco pessoas e apenas membros da mesma família.
O quadro em Portugal
Portugal fixou uma nova marca sem precedentes no número mortes por Covid-19. Morreram mais 98 pessoas. O boletim epidemiológico de domingo deu conta de 4044 novas infeções.

Desde o inicio da pandemia, há a registar 5559 mortos e mais de 348 mil contágios.

O número de pessoas internadas também subiu. São agora 3157 doentes, mais 64 do que no boletim anterior. Há 513 pessoas nos cuidados intensivos.

O último relatório da Administração Regional de Saúde do Norte, relativo a 9 de dezembro, mostra uma descida na taxa de incidência de infeções em vários concelhos.António Costa garante que a campanha de vacinação contra a Covid-19 vai mesmo começar na primeira semana de janeiro.


Seis deixaram de estar em risco muito elevado e passam para risco elevado, o que significa um alívio das medidas de restrição: Ponte da Barca, Mirandela, Arcos de Valdevez, Tarouca, Castelo de Paiva e Cinfães.

Em sentido contrário estão Régua, Mesão Frio, Lamego, Armamar e Santa Marta de Penaguião. Passam para risco muito elevado ou extremamente elevado e vão ter mais restrições.

Uma equipa de investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto concluiu que um Natal sem restrições pode causar mais 1500 mortes por Covid-19.
Alerta ainda para a possibilidade de mais 20 mil portugueses ficarem infetados, a maioria sem saber, correndo o risco de infetar outros membros da família.