Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Pedro A. Pina - RTP

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


22h48 - Brasil registou 543 mortes e mais de 20 mil infeções em 24 horas

O Brasil registou 543 óbitos e 20.006 casos de infeções provocadas pelo novo coronavirus nas últimas 24 horas, segundo uma atualização divulgada hoje pelo Ministério da Saúde.

O maior país da América Latina e um dos mais afetados pela pandemia de covid-19 no mundo já registou 196.561 vítimas mortais e 7.753.752 casos notificados da doença.

22h26 - Madeira com mais 110 casos

A Madeira tem hoje mais 110 casos de covid-19, sendo 14 importados e 96 de transmissão local, elevando para 2.110 os casos contabilizados de infeção, revela a Direção Regional de Saúde (DRS).

Sobre a situação epidemiológica da covida-19 na Região Autónoma da Madeira (RAM), a DRS indica que até hoje foram contabilizadas na região 3.570 notificações de casos suspeitos de covid-19 dos quais 1.460 não se confirmaram.

"Hoje há 110 novos casos positivos a reportar, pelo que a RAM passa a contabilizar 2.110 casos confirmados de covid-19 no território regional, tratando-se de 14 casos importados( três provenientes do Reino Unido, três da Região de Lisboa e Vale do Tejo, dois da Região Norte de Portugal, dois da Polónia, dois da África do Sul, um da Espanha e um da Nigéria) e 96 casos de transmissão local, na sua maioria já associados a contactos ou contextos de casos positivos", diz o relatório epidemiológico.

A DRS adianta que hoje há mais 31 casos recuperados a reportar, passando a região a contabilizar 1.218 casos recuperados de COVID-19.

21h58 - Lar da Lourinhã com 32 infetados ativos, 34 recuperados e três mortes

O surto de covid-19 no lar privado Delicado Raminho, do Vimeiro, no concelho da Lourinhã, permanece ativo, com 32 infetados de um total de 66, tendo três morrido e 34 recuperado, disse hoje a delegada de saúde.

De um total de 66 pessoas que tiveram teste positivo à covid-19, 32 permanecem ativos e recuperaram 34, dos quais 25 são utentes e nove são funcionários, afirmou Helena Andrade à agência Lusa.

Três utentes infetados pela covid-19 morreram devido a outras causas.

21h48 - Provedor da Misericórdia de Évora acusa autoridades de falta de apoio

O provedor da Misericórdia de Évora, onde existe um surto de covid-19 num lar, já com 24 infetados, criticou hoje as autoridades por ainda não terem evacuado o espaço, que "não é um hospital".

O processo de evacuação do Lar Nossa Senhora da Visitação "chegou a merecer a concordância das diversas autoridades" e "os utentes infetados já deviam ter sido transferidos", mas "passaram seis dias desde que o surto foi identificado e nada", lamentou o provedor, Francisco Lopes Figueira.

21h35 - Vacinação lenta gera críticas em países europeus

Bruxelas disse que negociou contratos que chegam para vacinar toda a população da União Europeia, mas alegou que o processo é complexo e ainda está numa fase inicial.

O correspondente da RTP em Bruxelas, Duarte Valente, está a tentar perceber as razões por detrás da lentidão da campanha na União.

21h17 - Venezuela está de novo em quarentena radical preventiva

A Venezuela retomou hoje a "quarentena radical" preventiva da covid-19, restringindo a circulação de viaturas e de pessoas e limitando a atividade comercial nos setores básicos, devido ao ligeiro aumento de casos confirmados do novo coronavírus no país.

As restrições surgem depois de o Governo venezuelano ter flexibilizado a quarentena a 1 de dezembro, mês em que além das festividades de natal e de fim de ano, decorreram ainda as eleições legislativas e uma consulta popular organizada pela oposição.

Como parte do confinamento "radical", o primeiro de 2021, o Metropolitano de Caracas permitiu apenas o acesso aos trabalhadores dos setores básicos (saúde, alimentação, serviços e segurança) impedindo os que não apresentavam um salvo-conduto.

21h11 - Surto em lar de freguesia rural do Crato com 40 infetados

Um surto de covid-19 num lar de idosos de uma freguesia rural do Crato, no distrito de Portalegre, provocou pelo menos 40 infetados, entre utentes e funcionários, divulgou hoje a instituição.

20h54 - Estado de emergência vai ser renovado por oito dias


20h49 - Hospital de Loures atinge limite da capacidade

O Hospital Beatriz Ângelo tem doentes com Covid-19 que precisam de internamento e que estão a aguardar vaga no serviço de urgência.
A situação é também descrita como difícil nos outros hospitais de Lisboa e Vale do Tejo e no norte do país.

20h43 - Vinte e dois surtos ativos em lares do Alentejo

Alguns dos concelhos com maior número de casos de Covid-19 per capita concentram-se no Alentejo.

Os surtos nos lares são a principal causa, havendo em toda a região 22 com surtos ativos.

20h35 - Boris Johnson anunciou novo confinamento em Inglaterra

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, anunciou hoje um confinamento de seis semanas para conter a aceleração da pandemia de covid-19 em Inglaterra, incluindo o encerramento das escolas até pelo menos 5 de fevereiro.

Boris Jonson disse que o país está num "momento crítico" e que são necessárias medidas "fortes o suficiente" para travar o avanço da nova variante do coronavírus, considerada mais infecciosa.

"O governo está a dar instruções novamente para ficarem em casa. Só podem sair de casa por motivos restritos previstos na lei, como comprar bens essenciais, trabalhar se não o puder fazer de casa, fazer exercício, ter assistência médica, ou escapar a violência doméstica", anunciou numa comunicação televisiva.

A decisão do governo britânico surge na sequência do disparar de casos diários de Covid-19, com a última semana a registar mais de 50 mil infeções.

20h30 - Vacinação nos lares vai incluir instituições ilegais

A Segurança Social tem identificados 788 lares em situação irregular, mas a associação que representa os lares privados avisou que o verdadeiro número pode chegar aos 3500.

Apesar de serem ilegais, esses lares não vão ser fechados alegadamente por estarem em processo de legalização.

20h22 - Agência do medicamento prossegue quarta-feira reunião sobre Moderna

A Agência Europeia de Medicamentos (AEM) indicou hoje que só irá pronunciar-se sobre a vacina da farmacêutica Moderna contra a covid-19 depois de mais consultas, que serão retomadas ao longo da semana em curso.

"As discussões da AEM sobre a vacina da Moderna contra a covid-19 não irão terminar hoje à noite. Vão continuar quarta-feira", indica-se num comunicado da agência, com sede em Amesterdão.

O regulador europeu, ao anunciar para hoje uma reunião extraordinária do Comité de Medicamentos para Uso Humano, indicou que poderia concluir as discussões em torno da vacina da farmacêutica norte-americana.

20h10 - Angola com 42 novos casos e 43 recuperações nas últimas 24 horas

Angola registou 42 novas infeções, nenhuma morte e 43 recuperações, nas últimas 24 horas, contabilizando agora 17.684 casos positivos e mantendo 408 óbitos, foi hoje anunciado.

19h58 - Surto em lar de Vale do Peso com 40 infetados

Um surto de Covid-19 num lar de idosos de uma freguesia rural do Crato, distrito de Portalegre, provocou pelo menos 40 infetados, entre utentes e funcionários.

Em comunicado publicado na rede social Facebook, a mesa administrativa do Lar e Centro de Dia Nossa Senhora da Luz, em Vale do Peso, explica que a 24 de dezembro uma colaboradora "testou positivo", tendo sido de "imediato" ativado o plano de contingência.

Após ter sido dado conhecimento desta situação à Autoridade de Saúde Pública, procedeu-se à testagem de todos os trabalhadores e utentes e foram identificados "37 casos positivos" em utentes e "três casos positivos" em trabalhadores.

19h25 - Resolvido surto na Misericórdia de Vila Viçosa

Está resolvido o surto de Covid-19 em valências da Misericórdia de Vila Viçosa (Évora), que envolveu mais de uma centena de infetados e causou sete mortes, garantiu o provedor da instituição, Jorge Rosa.

Ouvido pela agência Lusa, o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Viçosa adiantou que "já regressaram ao lar os últimos dois utentes da instituição" infetados com SARS-CoV-2, que se encontravam alojados na Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP), instalada no antigo Centro de Saúde da localidade.

19h04 - França regista 378 mortes em 24 horas

A França registou, nas últimas 24 horas, 378 novas mortes devido à Covid-19, elevando o total de óbitos no país, desde o início da pandemia, para 65.415.

Há agora 24.995 pessoas hospitalizadas devido à Covid-19. Destes doentes, 2666 estão internados nos cuidados intensivos.

Desde domingo houve 4022 casos confirmados de Covid-19 e o total de casos positivos desde o início da pandemia é de 2.659.750.
   
18h26 - PS adverte para "responsabilidade coletiva"

O secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, deixou a audiência com Marcelo Rebelo de Sousa a apontar o que considerou ser "a responsabilidade coletiva do ponto de vista da retoma de muitas atividades", nomeadamente a reabertura do ano letivo.

"Somente no dia 12 poderemos proceder a uma nova avaliação dos dados relativos ao modo como a pandemia tem vindo a ser objeto de controlo e também à capacidade de resposta do Serviço Nacional de Saúde", acrescentou.


18h19 - Espanha regista 30.579 novos casos e 241 mortes em quatro dias

A Espanha registou 30.579 novas infeções e 241 mortes associadas à Covid-19 desde a passada quinta-feira. A incidência acumulada (14 dias) de casos por cada 100 mil habitantes situou-se em 272,22, menos sete pontos.

Desde o início da crise pandémica, o país vizinho soma 1.958.844 casos de infeção pelo novo coronavírus e 51.078 óbitos, de acordo com o Ministério espanhol da Saúde.

18h11 - Madeira com recolher obrigatório até 15 de janeiro

O Governo Regional da Madeira oficializou esta segunda-feira as novas medidas de resposta à Covid-19, já anunciadas na véspera. Incluem a proibição de circular durante a noite em todo o território, a aplicar pelo menos até ao dia 15.

O Governo Regional determinou, por outro lado, o recomeço progressivo das aulas após as férias de Natal em quatro concelhos da Região Autónoma da Madeira, devido ao aumento do número de casos nos últimos dias.

"O início das atividades letivas presenciais nos concelhos do Funchal, Câmara de Lobos, Ribeira Brava e Porto Santo será progressivo, sendo os estabelecimentos de educação/ensino públicos e privados reabertos à medida que as testagens ao pessoal docente e não docente forem sendo realizadas", refere o Executivo em comunicado, após reunião extraordinária do Conselho do Governo, no Funchal.

18h05 - PSD favorável a renovação do estado de emergência

À saída da audiência com o Presidente da República, o vice-presidente do PSD David Justino afirmou que "poderão contar com o voto favorável" do partido à renovação do estado de emergência.
"Sou sensível, muitas vezes, aos argumentos da liberdade, da limitação da liberdade, mas liberdade sem responsabilidade é algo que nós não podemos aceitar", sublinhou o dirigente social-democrata, para acrescentar que haverá também disponibilidade para fazer uma avaliação mais profunda da evolução da pandemia na próxima semana, tendo em conta os expectáveis efeitos do Natal.

17h44 - Itália com 10.800 novos casos

A Itália reporta 10.800 novos casos de Covid-19 e 348 mortes associadas à doença nas últimas 24 horas, com a taxa de positividade a chegar a 13,8 por cento.

De acordo com o Ministério italiano da Saúde, desde fevereiro, quando teve início a emergência sanitária no país, foram registados 2.166.244 casos do novo coronavírus, que provocaram 75.680 óbitos.

As autoridades sanitárias italianas registaram hoje menos contágios em relação aos 14.245 de domingo, mas também foram realizados menos testes: 77.993, comparando com os 103.974 de domingo.

17h20 - Reino Unido reporta quase 60 mil novos casos

As autoridades sanitárias do Reino Unido registaram 58.784 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. É um máximo diário. Este é também o sétimo dia consecutivo em que o total de casos ultrapassa os 50 mil.

Morreram mais 407 pessoas.

Nos últimos dias, a média diária de casos aumentou em 50 por cento e a de mortes 21 por cento, comparando com os sete dias anteriores.

Desde o início da pandemia, foram registados no Reino Unido 2.713.563 casos de contágio e 75.431 mortes.  

17h16 - Dinamarca prolonga período entre primeira e segunda doses


A Dinamarca atrasou até às seis semanas o período para a segunda toma da vacina contra a Covid-19, tendo em vista alargar a mais pessoas a primeira vacinação.

A BioNTech e a Pfizer já avisaram que nao garantem eficácia imunitária, caso a segunda toma seja ministrada após as três semanas que recomendam.

17h07 - Maia quer testar milhares de professores e funcionários

Os profissionais das escolas da Maia vão poder submeter-se ao teste à Covid-19 a partir de quarta-feira. A autarquia estima chegar a cerca de quatro mil professores e funcionários de todos os graus de ensino.

A testagem será gratuita e facultativa e a iniciativa resulta de um protocolo assinado pela Câmara da Maia, no distrito do Porto, e pela Cruz Vermelha Portuguesa.

16h28 - Resposta à pandemia reforçada em Vila Franca de Xira

O Hospital de Vila Franca de Xira abriu esta segunda-feira "uma nova área no seu Serviço de Urgência para reforçar a resposta da instituição no contexto da pandemia", lê-se num comunicado da unidade enviado às redações.

"Com cerca de 300m2 e capacidade funcional de 17 postos de observação, a nova Sala de Observações foi construída num local contíguo à restante Urgência, assegurando a proximidade física das equipas e dos equipamentos", acrescenta-se no texto.

A nova área dispõe de "um gabinete autónomo com duas camas preparadas para doentes com necessidade de ventilação não invasiva e possui uma unidade independente de tratamento de ar que permite a renovação total do ar a cada seis minutos".

16h15 - Boris Johnson prepara-se para anunciar novas medidas

O primeiro-ministro britânico vai anunciar esta noite novas medidas para conter a pandemia. O Parlamento foi entretanto convocado para se reunir extraordinariamente na quarta-feira, o que sugere que poderá ser decretado novo confinamento nacional. 

16h08 - Ordem quer vacinas para médicos prestadores de serviço no SNS

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos veio defender que devem ser incluídos no plano nacional de vacinação contra a Covid-19 os médicos em regime de prestação de serviço no Serviço Nacional de Saúde.

Em comunicado, a estrutura regional advoga um alargamento do universo das pessoas a vacinar nesta fase, abrangendo os médicos que prestam serviço nas urgências dos hospitais "e noutros serviços de exposição" ao eventual contágio pelo novo coronavírus.

"Face ao processo em curso de imunização em grande escala", a SRCOM, com sede em Coimbra, salienta que o país está a viver um "momento de grande esperança" no combate à pandemia, alertando que "há problemas a ter em conta".

15h57 - Norte com crescimento de novos casos superior a 30% entre Natal e Ano Novo


Os seis distritos abrangidos pela Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) registaram, entre a semana do Natal e o Ano Novo, um crescimento superior a 30% de novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2, e Braga subiu 57%.

Apenas Vila Real e Viana do Castelo registaram subidas abaixo dos 40%.

Entre a semana do Natal (de 20 a 26) e da Passagem de Ano (de 27 a 02), o distrito de Braga foi o que registou o maior crescimento de novos casos de infeção a Norte: 57%, tendo passado de 2.406 novos casos para 3.784, seguindo-se Aveiro (mais 48%), Bragança (mais 46%) e Porto (41%).

15h48 - Regulador europeu poderá pronunciar-se hoje sobre vacina da Moderna

A Agência Europeia do Medicamento indicou que poderá pronunciar-se ainda hoje sobre a vacina da farmacêutica Moderna contra a Covid-19, antecipando uma declaração em dois dias.

“Hoje há uma reunião do Comité de Medicamentos para Uso Humano da Agência Europeia do Medicamento para discutir a vacina da Moderna”, declarou o regulador europeu num comunicado.

A reunião, de caráter extraordinário, poderá significar a conclusão da avaliação à vacina desenvolvida pela farmacêutica Moderna, o que permitirá à Comissão Europeia (CE) autorizar uma autorização condicional ao uso do fármaco no território europeu.

A reunião estava prevista para quarta-feira – mantém-se na agenda do comité – para o caso de os especialistas necessitarem de mais tempo para analisar os dados clínicos e de laboratórios postos à sua disposição pela farmacêutica norte-americana.

Se chegar a uma conclusão positiva, a vacina da Moderna será a segunda a receber “luz verde” dos investigadores da União Europeia (UE), depois da aprovação, a 21 de dezembro passado, do fármaco desenvolvido pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech, que está a ser utilizada no espaço europeu desde a semana passada.

15h42 - Hospital de Beja apoia o de Évora na resposta a infetados e casos suspeitos

15h41 - Portugal com 25 concelhos em risco extremo

Vinte e cinco concelhos registaram uma taxa de incidência de casos acumulados de infeção pelo novo coronavírus superior a 960 por 100 mil habitantes, entre 14 e 27 de dezembro, menos um em relação aos dados anteriores.

Entre os concelhos mais fustigados pelo número de infeções pelo novo coronavírus está Mourão, com 3.388 casos por 100 mil habitantes, seguido de Mora com 2.683/100 mil habitantes, Vidigueira com 1.942/100 mil habitantes e Nisa com 1.815.

No boletim de 28 de dezembro (o último com estes dados revelados semanalmente), Mourão já se destacava por uma elevada taxa de incidência de casos, tendo agora registado uma subida ao passar de 2.286 casos acumulados para 3.388.

15h25 – Primeira idosa num lar em Portugal já foi vacinada

A dona Celeste Heleno, de 100 anos, foi a primeira idosa a ser vacinada no dia em que arranca a vacinação nos lares.

O início do processo de vacinação decorreu na Casa de Idosos de São José das Matas perante a presença de vários membros do Governo.

À dona Celeste segue-se um homem de 94 e uma mulher de 90, num total de 56 na Casa de Idosos de São José das Matas, a que se somarão outros 56, no lar da Santa Casa da Misericórdia de Cardigos.

15h23 - “É um dia de esperança para todos”. Arrancou a vacinação nos lares de idosos

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social presenciou o momento em que a primeira idosa de um lar em Portugal recebeu a vacina contra a Covid-19. “Penso que é um dia de esperança para todos”, declarou Ana Mendes Godinho.

A ministra acrescentou que a intenção é administrar cerca de 200 mil vacinas em lares de idosos nos próximos dois meses, número que inclui a primeira e a segunda doses.


14h25 – Escócia anuncia confinamento geral a partir da meia-noite de terça-feira

14h05 - Portugal com mais 4369 novos casos e 78 óbitos

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 4369 casos de infeção com o novo coronavírus, elevando para 431623 o total desde o início da pandemia no país.

Deram-se ainda mais 78 óbitos devido à Covid-19, para um total de 7196.
João Torgal - Antena 1

Do total de novos casos no último dia, 1570 ocorreram na região Norte, 644 no Centro, 1437 em Lisboa e Vale do Tejo, 383 no Alentejo, 188 no Algarve, 89 nos Açores e 58 na Madeira.

Segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde, há também mais 1884 pessoas recuperadas da doença, para um total nacional de 344419.

O número de internamentos aumentou para 3171 (mais 127 do que na véspera). Em Unidades de Cuidados Intensivos estão agora 510 pacientes, mais dez do que no dia anterior.

Neste momento, o concelho em risco extremo de infeção mais afetado no país é Mourão, em Évora, onde a incidência cumulativa a 14 dias é de 3388 por 100 mil habitantes.

A este segue-se Mora, também em Évora, onde se regista uma incidência de 2682 casos por 100 mil habitantes.

Com os números divulgados hoje, confirma-se que a última semana foi a segunda semana com mais casos desde o início da pandemia no país. Desde novembro que Portugal não registava um número tão elevado de novos casos, e só numa semana esse número foi mais elevado do que agora. Houve quase 35.000 novas infeções, quase mais 15.000 do que na semana do Natal.

13h59 - Lar da Misericórdia de Miranda do Douro regista uma morte

13h37 - PCP contra estado de emergência

Jerónimo de Sousa afirmou, no final do encontro com o PR, que há "estado de emergência a mais e medidas a menos".

13h32 - Ministro da Educação diz que escolas têm pela frente 55 longos dias de provação

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, fez hoje um balanço "positivo" do primeiro período de aulas e afirmou que a comunidade educativa tem pela frente "55 longos dias de provação", mas que as "escolas estão preparadas".

"Neste início do segundo período de aulas sabemos que temos 55 longos dias de provação em todo o território nacional. Sabemos que as escolas estão preparadas e eu venho aqui prestar uma grande homenagem", afirmou o ministro.

13h31 - Número de mortes na Misericórdia de Alcáçovas sobe para 16

O número de óbitos no surto de Covid-19 no lar da Misericórdia de Alcáçovas, concelho de Viana do Alentejo (Évora), subiu para 16, com a morte de mais dois utentes, revelou hoje o provedor.

13h30 - Nova estirpe em Portugal. Ainda não se sabe se há transmissão comunitária
13h29 - Efeito das festas. Corrida às urgências do Hospital de S. João aumenta 
 13h28 - Reino Unido. Homem de 82 anos foi primeiro a receber vacina da AstraZeneca
 13h23 - Vacinação em lares de idosos vai arrancar em Mação
 13h15 - Covid-19. Chegaram a Portugal 80 mil doses da vacina da Pfizer

13h12 - Porta-voz do Executivo alemão diz que os hospitais estão a reportar situação muito complicada devido à Covid-19

13h11 - UE doa material de biossegurança e testes a Angola avaliados em 378 mil euros

12h53 - Vacinação nos lares começa hoje e deve estar concluída até ao final de janeiro

A meta inclui espaços privados e ilegais e começa pelos concelhos de risco extremo, como explica à Antena 1 o secretário de Estado da Saúde, Diogo Serra Lopes.

O objetivo é ter todos os utentes de lares vacinados até ao fim do mês, exceto nos espaços em que se verifiquem surtos.
 12h33 - Suíça com mais 9.665 casos e 189 vítimas mortais

12h23 - Líder do CDS, após reunião como PR, diz que o partido manterá o "voto de abstenção" sobre o estado de emergência

Rodrigues dos Santos afirmou que o partido "não passa cheques em branco ao Governo".
 12h12 - Surto com 19 infetados no hospital de Torres Vedras

Dezanove doentes ficaram infetados com covid-19 na unidade de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), estando a ser feitos testes a outros utentes e trabalhadores, e a serem reencaminhados todos os casos emergentes, disse hoje a administradora.

A presidente do conselho de administração do CHO, Elsa Baião, disse à agência Lusa que os primeiros casos surgiram no domingo, estando confirmados 19 doentes infetados que estavam internados na unidade devido a outros patologias.

11h50 - UE em discussões para comprar mais vacinas à Pfizer-BioNTech, diz porta-voz

11h49 - Aumento "repentino" de casos leva a suspensão de aulas em Tavira

O aumento de casos de covid-19 em Tavira levou a Autoridade Regional de Saúde a suspender as aulas presenciais do 2º e 3º ciclos e ensino secundário no concelho, confirmou à Lusa a presidente da Câmara, Ana Paula Martins.

11h48 - Hospital de Portalegre "está a dar apoio" ao hospital de Évora

O hospital de Portalegre "está a dar apoio" ao hospital de Évora, depois desta unidade ter anunciado que tem registado um "extraordinário aumento" de afluxo de doentes nos serviços devido à pandemia da covid-19.

11h46 – PEV não vê razões para renovação do estado de emergência

O Partido Ecologista “Os Verdes” disse não compreender as razões pelas quais se deve renovar o Estado de Emergência.

No final da reunião com Marcelo Rebelo de Sousa, o PEV considerou “essencial” que o Estado de Emergência termine, até porque quanto mais se prolongar mais os portugueses poderão ficar com a sensação de que, quando terminar, podem voltar aos seus comportamentos habituais em vez de continuarem a tomar medidas preventivas.

“Consideramos que todo este prolongamento no tempo do estado de emergência pode, no futuro, trazer algumas complicações”, afirmou Mariana Silva.

“Não compreendemos o porquê de continuamos em estado de emergência e foi isso que dissemos hoje ao senhor Presidente da República”, acrescentou.###1286853~###

11h35 - África com mais 615 mortos e 22.598 casos nas últimas 24 horas

11h16 - Hospital de S. João no Porto alerta para descontrolo no aumento de novos casos

O Coordenador do Serviço de Urgência do Hospital de S. João, no Porto, diz que houve um aumento de casos de Covid-19 nos últimos dias e alerta que a situação está longe de estar controlada. O Hospital fez há pouco um balanço sobre o trabalho que está a ser feito no Serviço de Urgência.


11h13 - Vacina da AstraZeneca só deve ser aprovada na Europa em fevereiro
 11h10 - Líder do Chega, após reunião como o PR, diz que "estas absurdas restrições não estão em nada a ajudar a economia".

André Ventura disse ainda que pediu ao PR para ajudar a que "os apoios cheguem mais rápido" à economia.

Na quarta-feira o Chega vai votar contra o prolongamento do Estado de Emergência.
11h06 - PM britânico diz que são necessárias medidas mais duras para combater a covid-19

10h53 - Líder da Iniciativa Liberal, após reunião como o PR, afirma que "a oposição ao Estado de Emergência tem a ver com o excesso de poderes que são conferidos ao Governo"

Cotrim Figueiredo afirmou que foi solicitado para que "possamos pôr concretamente os pontos que nos parecem abusivos no estado de emergência". E acrescentou: "Vamos enviar esses dados para os serviços da Presidência da República e em função do reflexo que isso venha a ter no texto final do decreto tomaremos uma decisão definitiva".
 10h49 - Primeiro-ministro considera ter sido correto não começar a vacinação pelos líderes políticos
 10h47 - Escolas não vão baixar a guarda para evitar surtos de Covid-19 neste regresso às aulas
10h30 - Mação toma medidas para conter aumento do número de casos de covid-19
 10h29 - Moçambique prevê arrancar com vacinação em julho deste ano

10h19 - Alívio de restrições no Natal pode justificar surtos em lares
10h18 - Covid-19. Lares de idosos aguardam pela vacina com ansiedade
10h06 - Ministro alemão da Saúde avalia a possibilidade de atrasar a segunda toma da vacina da BioNTech e Pfizer caso o fornecimento da mesma falhe

10h05 - Mais de 84 milhões de pessoas infetadas com Covid-19 em todo o mundo e mais de 1 milhão e 838 mil morreram, de acordo com contas da Reuters

09h48 - PR já começa a ouvir os partidos sobre a renovação do estado de emergência

09h32 - Hong Kong suspendeu as aulas presenciais até meados de Fevereiro devido ao aumento de casos no país

09h15 - China com 33 novos casos registados a 3 de janeiro

08h57 - ITV cita fonte do governo britânico que diz que as autoridades temem que a vacina não seja eficaz para a estirpe do vírus que circula na África do Sul

08h50 - Médicos denunciam "graves irregularidades" no tratamento de cadáveres Covid-19 em Lisboa
 08h45 - PR teme efeitos de laxismo na passagem de ano
 08h31 - Ministro britânico da Saúde preocupado com a estirpe do vírus na África do Sul

Matt Hancock diz que se trata de um "problema significativo", uma vez que essa estirpe representa um perigo maior do que a variante encontrada no Reino Unido.

"É um problema maior do que a variante do Reino Unido", disse.

08h21 - Alemanha com mais 9847 casos e 302 vítimas mortais

08h18 - Rússia com mais 23.351 casos e 482 mortes em 24 horas

08h17 - Reino Unido começou a administrar a vacina desenvolvida pela Oxford/AstraZeneca

Reino Unido já vacinou nesta altura mais de um milhão de pessoas, no total, até agora com a vacina da Pfizer.

08h16 - PR ouve partidos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai ouvir hoje todos os partidos com assento parlamentar, depois de ter anunciado que pretende renovar o estado de emergência por apenas oito dias, em vez dos habituais 15.

08h15 - Um morto, 39 utentes e 15 funcionários infetados em lar de Soure

7h55 - Costa sai em defesa dos critérios definidos para a vacinação contra a Covid-19

Apesar de outros países terem incluído os líderes políticos no topo da lista de prioridades, o primeiro-ministro entende que foi correta a decisão de vacinar, em primeiro lugar os profissionais de saúde.

Declarações de António Costa, à agência Lusa, no dia em que arranca o processo de vacinação nos lares de idosos, no município de Mação, no distrito de Santarém.


Covid-19. Campanha de vacinação em lares de idosos começa hoje

A campanha terá início hoje em duas instituições do concelho de Mação. Os funcionários e utentes do Centro de Idosos de S. José das Matas são os primeiros a ser vacinados, às 15 horas.

A instituição tem 51 pessoas, entre utentes e funcionários.

Às 16h00 é a vacinação das 61 pessoas do lar da Santa Casa da Misericórdia de Cardigos

A campanha de vacinação contra a covid-19 começou no dia 27 de dezembro com os profissionais de saúde.

A ministra da Saúde tinha anunciado que a vacinação nos lares de idosos e em unidades de cuidados continuados arrancaria esta semana.
No sábado, o Ministério da Saúde garantia que antes de terça-feira não seriam administradas as primeiras vacinas nos lares.

No entanto, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social garante que a vacinação começa hoje em Mação e contará com a presença da ministra Ana Mendes Godinho.

Estava previsto que a vacinação começasse em 150 estruturas dos 25 concelhos com maior número de infeções.

No último boletim, Mação apresentava risco moderado, mas a situação complicou-se nos últimos dias em dois lares do concelho.
Mais doses perante escassez europeia
Chegam hoje a Portugal mais 80 mil doses da vacina contra a covid-19. 40 mil vão ficar no armazém de Montemor-o-Velho. Pertencem a um lote de 303 mil doses que vão chegar até ao final de janeiro.

Em fevereiro, está previsto que cheguem mais 429 mil doses e em março mais 487.500 doses.
A Comissão Europeia admite que a produção de vacinas contra a COVID-19 não está a satisfazer as necessidades dos 27.

É a resposta de Bruxelas às queixas de países como a Alemanha ou França sobre a lentidão com que as vacinas estão a chegar.

O Reino Unido começa hoje administrar mais de meio milhão de vacinas desenvolvidas pela Astra-Zeneca e a Universidade de Oxford.

A BioNTech espera começar a produzir a partir de fevereiro numa nova unidade na Alemanha, capaz de fornecer 250 milhões de doses no primeiro semestre de 2021. Reforça assim a produção na fábrica da Bélgica onde são produzidos os lotes com destino à União Europeia.
Primeiros casos da nova variante no continente
Foram detetados os primeiros casos da nova variante da covid-19 em Portugal Continental. São 16 casos, todos com historial de viagem ao Reino Unido.

A maior parte das amostras foram colhidas no aeroporto de Lisboa. Mesmo assim, não está excluída a hipótese de já haver transmissão comunitária em Portugal Continental.

Estes 16 casos somam-se aos 18 já tinham sido identificados na Madeira.
Madeira adota novas medidas
Por causa do aumento de número de casos, na Madeira o regresso às aulas fica adiando, pelo menos, uma semana.

A partir de hoje vão ser testados todos os professores e funcionários das escolas dos concelhos do Funchal, Câmara de Lobos e Ribeira Brava
Os concelhos do Funchal, Câmara de Lobos e Ribeira Brava vão ter medidas mais restritivas

A partir de terça-feira está proibida a circulação na via publica depois das 23 horas e o regresso às aulas foi adiado.

Será ainda reduzido o trabalho presencial na administração pública regional e estão suspensas as visitas aos lares até 15 de janeiro.

Restaurantes e bares só podem funcionar até às 22h30.

O arquipélago regista um dos piores momentos desde o início da pandemia.

No continente terminou a proibição de circulação entre concelhos, medida tomada como forma de diminuir o impacto das deslocações devido à passagem do Ano.
Aumento do número de internados
Morreram mais 73 pessoas com Covid-19 em Portugal. Desde o início da pandemia 7 118 pessoas perderam a vida.

Há ainda mais 3 384 novos casos de infeção.

Estão internadas mais 186 pessoas, num total de 3 044, um dos valores mais altos desde o início da pandemia. Há 500 pessoas nos cuidados intensivos. São mais 8 do que nas 24 horas anteriores.

Portugal tem neste momento 77 601 casos ativos de covid-19.