Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Pedro Nunes - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações


23h20 - Prémios Grammy adiados para março devido à pandemia

Os prémios Grammy foram adiados de 31 de janeiro para março, em data a anunciar, devido à pandemia, informou hoje a associação de profissionais da música (Recording Academy), em declarações à Associated Press.

A 63.ª cerimónia dos Grammy, evento de atribuição dos prémios da indústria discográfica americana, decorre em Los Angeles, no Staples Center, Califórnia, onde o número de infeções por covid-19 tem vindo a crescer.

22h54 - Sobe para 12 o número de mortes em surto no lar da Misericórdia de Mértola

O surto de SARS-CoV-2 no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Mértola, no distrito de Beja, já vitimou doze utentes, disse hoje à agência Lusa o provedor da instituição, José Alberto Rosa.

"A última informação que tínhamos era de 13 mortes, mas uma das vítimas não estava infetada, portanto da covid foram 12", adiantou o responsável, remetendo mais informações para quarta-feira.

No Lar de Santa Casa da Misericórdia de Mértola estavam internados 71 utentes.

22h25 - Brasil contabiliza 197.732 mortes e mais de 7,8 milhões de infetados

O Brasil registou 197.732 mortes e 7.810.400 infeções por covid-19 desde 26 de fevereiro, quando o primeiro caso da doença foi notificado no país, informou hoje o Ministério da Saúde.

Em 24 horas, o país sul-americano registou 56.648 casos e 1.171 óbitos provocados pelo novo coronavírus.

O Governo brasileiro também destacou que 6.963.407 pessoas infetadas já recuperaram da doença, enquanto que 649.261 pacientes contaminados estão sob acompanhamento médico.

22h23 - Surto em lar do concelho do Fundão com 22 infetados

Um surto de covid-19 no lar da Póvoa de Atalaia, concelho do Fundão, distrito de Castelo Branco, regista 22 pessoas infetadas, entre utentes e profissionais, informou hoje a direção da instituição.

Em comunicado, o Centro Social Paroquial Santo Estêvão explica que já foram realizados testes em todas as valências da instituição e que dos 16 utentes da Estrutura Residencial para Idosos, 13 tiveram resultado positivo ao novo coronavírus, dois dos quais estão hospitalizados e os restantes são casos "assintomáticos ou com sintomas ligeiros".

22h12 - Maior cidade da amazónia brasileira declara estado de emergência

A cidade brasileira de Manaus, localizada na região amazónica, declarou estado de emergência por 180 dias devido a um aumento de casos de covid-19 que deixou seu sistema de saúde a beira de um colapso.

O estado de emergência foi oficializado num decreto emitido hoje, que permite ao governo municipal de Manaus contratar pessoas, serviços e materiais para combater a pandemia sem licitações públicas.

A prefeitura de Manaus também suspendeu a autorização para a realização de eventos na cidade e estabeleceu o regime de teletrabalho para funcionários municipais não essenciais até março.

“Estamos adotando todas as medidas necessárias para contribuir de forma decisiva no combate à covid-19, especialmente neste momento em que a cidade vem registando um aumento de casos e, infelizmente, de mortes”, disse o prefeito de Manaus, David Almeida, citado numa declaração enviada à imprensa.

22h07 - Madeira com mais 82 novos casos

A Madeira tem hoje mais 82 casos positivos de covid-19, nove importados e 73 de transmissão local, passando a contabilizar 2.192 doentes, revela a Direção Regional da Saúde (DRS).

Segundo este organismo, até ao dia de hoje foram contabilizadas na Região Autónoma da Madeira (RAM) 3.652 notificações de casos suspeitos de covid-19 dos quais 1.460 não se confirmaram.

"Hoje há 82 novos casos positivos a reportar, pelo que a RAM passa a contabilizar 2.192 casos confirmados de covid-19 no território regional, tratando-se de nove casos importados (um proveniente do Reino Unido, um da Polónia, um da Grécia, três da Região de Lisboa e Vale do Tejo e três da Região Norte de Portugal) e 73 casos de transmissão local, na sua maioria já associados a contactos ou contextos de casos positivos", refere o boletim epidemiológico.

22h00 - Funcionária de lar de idosos em Vila Franca do Campo testa positivo

Várias valências do lar de idosos do Senhor Bom Jesus da Pedra, em Vila Franca do Campo, estão encerradas, depois de uma funcionária desta estrutura ter testado positivo para a covid-19.

De acordo com o comunicado enviado hoje pela Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo, que gere a estrutura residencial, o caso foi detetado no âmbito de "um teste de rastreio periódico levado a cabo pela Delegação de Saúde de Vila Franca do Campo" e é, até ao momento, o único detetado naquele lar.

"Os idosos foram testados durante a tarde de hoje, apresentando-se negativos à covid-19, dando-nos, para já, a garantia de que se encontram bem", adianta a administração daquela Misericórdia.

21h51 - Mais de mil testes rápidos a docentes e não docentes realizados hoje na Madeira

Mais de mil testes rápidos à covid-19 foram hoje realizados no concelho de Câmara de Lobos, na Madeira, no âmbito da testagem dos docentes e pessoal não docente das escolas dos municípios com risco de contágio elevado.

Em comunicado, a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil da Madeira indica que, entre as 09:00 e as 18:30, foram realizados 1.007 testes rápidos de antigénio no concelho de Câmara de Lobos.

21h36 - Vendas Novas quer ensino à distância para todos os alunos do concelho

A Câmara de Vendas Novas defendeu hoje o ensino à distância para todos os alunos do concelho e vai pedir autorização ao Governo para implementar a medida, de forma a "evitar o surgimento de surtos em contexto escolar".

21h24 - Intervalo entre doses da vacina contra Covid-19 pode ser dilatado

A Direção-Geral da Saúde admite que a segunda dose da vacina pode ser administrada para além dos 21 dias que estavam programados.

A Agência Europeia do Medicamento recomendou que o intervalo entre a primeira e a segunda toma não ultrapasse os 42 dias.

As autoridades de saúde estão a investigar a morte de uma funcionária do IPO do Porto dois depois de ter tomado a vacina contra a Covid-19.

21h18 - Médicos portugueses avisam que vêm aí mais internamentos

O epidemiologista Henrique de Barros afirma mesmo que os hospitais têm dez dias para se prepararem.


21h11 - Londres injeta milhares de milhões na economia

O Governo britânico anunciou uma injeção adicional de cinco mil milhões de euros na economia. A decisão foi tomada após Inglaterra e Escócia terem entrado no terceiro confinamento geral desde o início da pandemia.

O primeiro-ministro, Boris Johnson, avisou que, ao atual ritmo de aumento diário de contágios, o serviço público de saúde atingirá o limite em três semanas.

21h05 - Hospitais de Almada e Coimbra perto de esgotarem capacidade de internamento

O Hospital Garcia de Orta está próximo de esgotar a capacidade de internamento. O mesmo acontece no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, que vai alargar o número de camas para doentes estáveis com Covid-19.

A administração deste centro hospitalar admitiu que falta pessoal nos hospitais.

21h00 - OMS recomenda atrasar "algumas semanas" segunda dose da vacina Pfizer

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou hoje que a administração da segunda dose da vacina da Pfizer-BioNTech seja "atrasada algumas semanas" em situações excecionais, para permitir que mais pessoas possam ter acesso à primeira dose.

Esta recomendação resulta da reunião de hoje do Grupo Consultivo Estratégico de Peritos em Imunização (SAGE), que reúne 26 especialistas de várias áreas e diversos países e que, nos últimos meses, tem analisado a informação sobre as vacinas contra a covid-19.

Em conferência de imprensa, o responsável do SAGE, o mexicano Alejandro Cravioto, adiantou que os especialistas recomendaram que, em circunstâncias excecionais de fornecimento, a vacina da Pfizer-BioNTech seja administrada "entre 21 e 28 dias".

A recomendação de atrasar a segunda dose "em algumas semanas" permitiria "maximizar o número de pessoas que podem beneficiar da primeira dose" desta vacina, referiu Alejandro Cravioto.

20h50 - Utentes e funcionários dos lares continuam a ser vacinados

Ao todo, nesta primeira etapa, serão 150 instituições de 25 concelhos de risco extremo, sobretudo no Norte e Alentejo.

Até ao momento, desde o início da vacinação, foram já administradas 32 mil doses da vacina da Pfizer.

19h41 - Mais de 20 mil novos casos em França

França registou, desde segunda-feira, 20.489 novos casos de Covid-19, elevando assim o total desde o início da pandemia para 2.680.239.

Em 24 horas, morreram nos hospitais franceses 345 pessoas e, desde sexta-feira, 522 pessoas em lares de idosos.

Desde o início da pandemia, morreram 66.282 pessoas em França vítimas da Covid-19.

19h39 - Surto em lar de Arruda dos Vinhos

O lar da Cartaxaria da Santa Casa da Misericórdia de Arruda dos Vinhos, no distrito de Lisboa, tem 16 pessoas com Covid-19, devido a um surto noutro lar da instituição, adiantou o delegado de saúde.

Segundo Pompeu Balsa, ouvido pela agência Lusa, estão infetados 11 utentes e cinco funcionários, razão pela qual serão efetuados na quarta-feira testes a cerca de uma centena de pessoas.

19h36 - OMS recomenda duas doses da vacina da Pfizer em 21 a 28 dias

Os doentes afetados com Covid-19 devem tomar duas doses da vacina Pfizer e BioNTech num período entre 21 a 28 dias.
Antena 1

A recomendação parte da Organização Mundial da Saúde. 

19h32 - CHUA recebe doentes de Lisboa e Alentejo

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) está a receber doentes Covid e não Covid de outras zonas do país, nomeadamente de Lisboa e Alentejo.
Mário Antunes - Antena 1

Isto acontece devido à situação de rutura em muitas unidades hospitalares.

19h12 - Costa apela a menos ansiedade

O primeiro-ministro alertou esta terça-feira para o que considera ser a necessidade de moderar a ansiedade, por parte dos cidadãos, relativamente às vacinas contra a Covid-19. António Costa enfatiza que o plano de vacinação abrange 450 milhões de europeus e "acompanhará todo o ano de 2021".

Esta posição foi assumida durante a conferência de imprensa conjunta com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, depois de uma reunião entre ambos no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

O encontro formalizou o início da presidência portuguesa da União Europeia.

19h07 - Espanha regista 23.700 novos casos e 352 mortes

As autoridades de saúde de Espanha registaram, nas últimas 24 horas, 23.700 novas infeções e 352 mortes associadas à Covid-19. A incidência acumulada de casos por cada 100 mil habitantes aumentou de forma significativa para 296,29.

Desde o advento da pandemia, Espanha acumula 1.982.544 casos e 51.430 óbitos.

18h28 - Bolsonaro afirma que Brasil "está quebrado"

O Presidente do Brasil afirmou esta terça-feira a um grupo de apoiantes que o país "está quebrado", responsabilizando os media por problemas económicos associados à pandemia da Covid-19.

"O Brasil está quebrado chefe, eu não consigo fazer nada. Eu queria mexer na tabela do Imposto de Renda, teve esse vírus, potencializado por essa media que nós temos. Essa media sem caráter que nós temos", clamou Jair Bolsonaro, perto do Palácio da Alvorada, em Brasília.

"É um trabalho incessante de tentar desgastar para tirar a gente daqui e atender interesses escusos dos media", acrescentou.

18h10 - Madeira dá parecer favorável a renovação do estado de emergência

O presidente do Governo Regional da Madeira deu esta terça-feira parecer favorável à renovação da declaração do estado de emergência.

"O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, deu parecer favorável à declaração do estado de emergência, na sequência de parecer solicitado pela presidência da Assembleia da República ao pedido de autorização do senhor Presidente da República para renovação da declaração do estado de emergência", lê-se numa nota do gabinete de Miguel Albuquerque.

18h00 - Ultrapassado surto na Misericórdia de Portalegre

O surto de Covid-19 na Santa Casa da Misericórdia de Portalegre "está resolvido", anunciou a comissão administrativa da instituição, que lamentou o falecimento de 15 utentes.

A comissão administrativa da SCMP indica, em comunicado, ter recebido os resultados da última testagem, realizada na segunda-feira: "Todos os residentes se encontram negativos".

17h38 - Hospitais de Coimbra aumentam camas para doentes estáveis

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra prepara-se para alargar de 161 para 230 as camas destinadas a doentes estáveis com Covid-19, adiantou em conferência de imprensa o presidente do conselho de administração, Carlos Santos, admitindo que há "carência de recursos humanos".

17h37 - Hospital de Castelo Branco com mais 24 camas

O Hospital Amato Lusitano, de Castelo Branco, reservou esta terça-feira 24 camas da Medicina Interna para internamento de doentes infetados pelo SARS-CoV-2, que se somam às 22 disponibilizadas anteriormente e cuja ocupação é total.

"Tendo em conta o aumento do número de doentes sintomáticos com Covid-19 e a Medicina Interna ter doentes com patologias graves, entendemos que das 52 camas do Centro de Responsabilidade Integrada da Medicina Interna, 24 que estão numa ala totalmente independente, ficam para doentes Covid e suspeitos, e as restantes camas para doentes não Covid e com a unidade de AVC", afirmou a diretora clínica da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, Eugénia André, ouvida pela Lusa.

A médica afiançou que a situação no Hospital Amato Lusitano "está controlada".

17h17 - Itália reporta novos números

As autoridades sanitárias de Itália registaram, desde segunda-feira, 15.378 infeções pelo novo coronavírus e 649 mortes associadas à Covid-19.

Aumentam para 2.181.619 os casos em território transalpino desde o início da pandemia, passando o total de óbitos para 76.329.

17h05 - Matosinhos deteta dez casos em 1600 professores e auxiliares

A Câmara Municipal de Matosinhos detetou dez casos de infeção por SARS-CoV-2 em 1600 professores e auxiliares de escolas do concelho, testados entre sábado e segunda-feira, segundo dados apurados pela Lusa.

Entre os testados figuram docentes, professores de atividades extracurriculares e assistentes técnicos e operacionais de todos os estabelecimentos de ensino do município.

16h58 - Brasil vai importar vacinas da Índia

O Governo brasileiro confirma que o país está a negociar a compra de dois milhões de doses da vacina de Oxford contra a Covid-19 produzidas na Índia.

"As negociações entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Serum da Índia para a importação pelo Brasil de quantitativo inicial de doses de imunizantes contra a covid-19 encontram-se em estágio avançado, com provável data de entrega em meados de janeiro", adiantam em comunicado conjunto os ministérios da Saúde e das Relações Exteriores do Brasil.

16h54 - Hospital da Guarda próximo da capacidade máxima de internamento

O Hospital da Guarda está perto de esgotar a capacidade máxima para internamento de doentes com Covid-19. Todavia, a Unidade Local de Saúde garante que o número de camas será reforçado "conforme a evolução da situação pandémica".

"Esta manhã estavam internados em enfermarias Covid 57 doentes e dez em Serviço de Medicina Intensiva (SMI) Covid, no Hospital Sousa Martins. A capacidade máxima é, nesta altura, de 60 em internamento Covid e 12 em SMI", adiantou o Conselho de Administração da ULS da Guarda, citado pela agência Lusa.

16h44 - Reino Unido com recorde diário de quase 61 mil casos

O Ministério britânico da Saúde registou, nas últimas 24 horas, 830 mortes, mais do dobro do dia anterior, e 60.916 novas infeções. É um novo máximo diário.

Na segunda-feira, haviam sido reportados 58.784 novos casos de Covid-19 e 407 mortes.

Esta terça-feira é o oitavo dia consecutivo em que o número diário de casos ultrapassou os 50 mil.

Desde o início da pandemia, foram registados no Reino Unido 2.774.479 casos de contágio e 76.305 óbitos associados à Covid-19.

Recorde-se que a Inglaterra deu início a um terceiro confinamento nacional, que deverá vigorar por seis semanas.

16h18 - Banco Mundial prevê crescimento da economia global de 4% este ano

O Banco Mundial reviu hoje em baixa a projeção do crescimento da economia global para 4% em 2021, esperando ainda uma contração de 4,3% em 2020, segundo as Perspetivas Económicas Globais hoje divulgadas.

"Depois de um colapso no ano passado causado pela pandemia de Covid-19, a produção económica mundial deverá expandir-se 4% em 2021, mas permanecer 5% abaixo das projeções pré-pandemia", pode ler-se no relatório hoje publicado pelo BM.

Face aos números anteriormente projetados, em junho, a instituição liderada por David Malpass reviu em baixa, em 0,2 pontos percentuais (p.p.), a estimativa para o crescimento de 2021, mas reviu em alta a estimativa de 2020 em 0,9 p.p., perspetivando um crescimento de 3,8% para 2022.

Segundo o Banco Mundial, o crescimento projetado para 2022 é condicionado "pelos danos duradouros para o crescimento potencial" causados pela pandemia de Covid-19.

16h10 - Moçambique anuncia mais 79 casos e eleva total para 19.542

16h08 - Governo grego apela à Igreja ortodoxa para respeitar confinamento

O primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis apelou hoje à Igreja ortodoxa da Grécia, que pretende celebrar a Epifania em pleno confinamento, para "assumir as suas responsabilidades" e "participar no grande esforço para limitar as consequências da epidemia" do coronavírus.

Este apelo surgiu um dia após a publicação de um comunicado do Santo-Sínodo, organismo dirigente da Igreja conservadora grega, indicando que a Igreja "não iria aceitar as medidas impostas pelo Governo" e que as igrejas estariam abertas em todo o país para celebrar na quarta-feira, 6 de janeiro, a festa ortodoxa da Epifania.

Num breve encontro presencial que hoje decorreu entre o arcebispo Jerónimo II, chefe da Igreja da Grécia, não separada do Estado, e Kyriakos Mitsotakis, o primeiro-ministro sublinhou "a necessidade de respeito estrito das medidas sanitárias para todos", e incitou "a Igreja a dar o exemplo", indicou um comunicado governamental.

16h06 - Governo holandês enfrenta críticas pelo atraso no plano de vacinação

Deputados holandeses criticaram hoje o Governo devido ao plano de vacinação contra a Covid-19, que vai começar na quarta-feira, fazendo dos Países Baixos o último país da União Europeia a iniciar o processo.

O primeiro-ministro, Mark Rutte, admitiu que o seu Governo estava concentrado nos preparativos da vacina AstraZeneca, mais fácil de manusear, mas que ainda não teve luz verde do bloco comunitário, e não na vacina da Pfizer-BioNTech, a única que recebeu autorização da Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

"Isto é um ultraje. Não é uma estratégia, mas sim o caos e as preparações foram tardias e lentas", vincou Geer Wilders, líder do maior partido da oposição, num debate organizado durante a pausa invernal do Parlamento.

15h57 - Governo deu parecer favorável ao decreto do PR para renovar estado de emergência

O Conselho de Ministros, reunido eletronicamente, deu hoje parecer favorável ao decreto presidencial que propõe a renovação do estado de emergência, de oito a 15 de janeiro, adiantou fonte oficial à agência Lusa.

No primeiro debate para as presidenciais, no sábado, Marcelo Rebelo de Sousa anunciou que pretendia renovar o estado de emergência com "o mesmo regime" por oito dias e não pelas habituais duas semanas, alegando que não há dados suficientes relativamente ao período natalício.

De acordo com a mesma fonte do executivo, as eventuais medidas para este novo período só serão decididas na quinta-feira, na habitual reunião semanal do Conselho de Ministros.

15h54 - Regulador europeu em “trabalho árduo” para aprovar vacina da Moderna

Os especialistas da Agência Europeia do Medicamento (EMA) estão a “trabalhar arduamente” para esclarecer questões pendentes com a farmacêutica Moderna para dar “luz verde” à vacina contra a Covid-19 na quarta-feira, informou hoje o regulador europeu.

Em nota de imprensa, a agência europeia informa que “a discussão do Comité de Medicamentos para Uso Humano da EMA sobre a vacina [da Moderna] não foi concluída [na segunda-feira] e continuará na quarta-feira”, notando que os seus “especialistas estão a trabalhar arduamente para esclarecer questões pendentes com a empresa”.

Se se chegar a uma conclusão positiva, a vacina da Moderna será a segunda a receber “luz verde” dos investigadores da União Europeia, depois da aprovação, a 21 de dezembro passado, do fármaco desenvolvido pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech, que está a ser utilizada no espaço europeu desde a semana passada.

15h29 – Lares “não vão ficar para trás”

Sobre a decisão de adiar a vacinação em lares com surtos ativos, Graça Freitas garantiu que a vacinação será programada nesse lar depois do surto ser dado como encerrado, ou seja, “28 dias depois do último caso”.

A diretora-geral da Saúde frisou no entanto que as pessoas destes lares podem ter a certeza que “não vão ficar para trás”.
“Não é por estarem doentes que mais tarde não serão vacinadas”, asseverou.

Graça Freitas admitiu ainda que já houve lares em que estava prevista a vacinação, mas que teve de ser adiada porque surgiram surtos.

15h25 – Presidenciais. Mais mesas de voto para evitar aglomerados

Em resposta aos jornalistas sobre os moldes em que vão decorrer as eleições presidenciais de 24 de janeiro, Graça Freitas refere que “está a ser estudada forma de não se verificarem aglomerados” no dia da votação, nomeadamente com o aumento do número de mesas de voto e das salas, de forma a dispersar mais os eleitores.

A diretora-geral da Saúde refere que as regras são “semelhantes” às que já existem para outros estabelecimentos. Promete no entanto que serão divulgadas mais informações numa data mais próxima ao escrutínio.

15h24 - Hospitais com taxa de ocupação de Cuidados Intensivos entre 70 e 90%

Questionada sobre a taxa de internamentos nos cuidados intensivos, Graça Freitas responde que é variável entre hospitais e regiões, mas está no geral entre 70 e 90 por cento. No entanto, salienta que há "grande capacidade dos serviços para se adaptarem", nomeadamente com mais camas.

Já sobre a nova variante que surgiu no Reino Unido, a diretora-geral da Saúde refere que está a ser estudada em todo o mundo e que "Portugal é um dos países que está a estudar intensamente", até porque esta variante já circula em Portugal.

"Tanto quanto se sabe à data, esta variante parece que se transmite mais facilmente", sendo que "não há nenhuma indicação que seja mais grave".

Admite, no entanto, que "só pela quantidade já pode constituir um risco acrescido".

15h23 – Há 417 surtos ativos em todo o país

Existem neste momento 417 surtos ativos por todo o país, avançou a diretora-geral da Saúde. Desses, 55 são na região Norte, 25 no Centro, 284 em Lisboa e Vale do Tejo, 29 no Alentejo e 24 no Algarve.

A maioria destes surtos encontra-se em lares de idosos, havendo poucos em escolas e em instituições de saúde.

15h22 – SNS “terá certamente capacidade de se adaptar” caso infeções aumentem

Graça Freitas acredita que, apesar da probabilidade de subida do número de casos de infeção nas próximas semanas, o Serviço Nacional de Saúde “terá certamente capacidade de se adaptar, reorganizando a sua oferta de cuidados clínicos”.

“É uma preocupação acrescida, quanto menos casos tivermos melhor, mas de qualquer maneira o Serviço Nacional de Saúde está a preparar-se, de certeza, para isso”, acrescentou.

15h16 – Morte de funcionária do IPO Porto está a ser investigada

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, disse esta terça-feira que é ainda cedo para perceber se estamos perante uma terceira onda da pandemia. “Só sabemos que estamos num pico quando estamos a descer”, frisou.

Quanto à morte de uma funcionária do IPO do Porto que foi vacinada para a Covid-19, Graça Freitas diz que a morte está “em investigação”. Admite que os fenómenos possam estar “temporalmente relacionados”, o que não quer dizer que estejam relacionados. “Temos de aguardar pela investigação”, sublinhou.

Sobre a hipótese de ampliar espaço de tempo entre primeira dose e segunda dose, como no Reino Unido, o adiamento da segunda dose da vacina é uma situação “que está a ser estudada” a vários níveis, a nível científico e também pelas farmacêuticas e pelas agências do medicamento.

A diretora-geral da Saúde admite que atrasar a segunda dose da vacina é uma solução “possível”, mas que a questão ainda está a ser discutida. O Reino Unido decidiu dar prioridade à primeira dose de vacinação, tentando vacinar o maior número possível de pessoas.

15h08 - Incidência é agora mais homogénea entre concelhos e regiões

Já começou a habitual conferência de imprensa das autoridades de saúde sobre o estado da pandemia em Portugal. A diretora-geral da Saúde referiu que a incidência é agora mais homogénea entre concelhos e regiões, sendo mais elevada no Alentejo, que conta com 666 casos por 100 mil habitantes.

Segundo Graça Freitas, de 14 a 27 de dezembro 37 concelhos portugueses estavam na categoria máxima de incidência cumulativa, com mais de 960 casos por 100 mil habitantes.

Estão em isolamento profilático ou em isolamento por doença mais de 170 mil pessoas, que são acompanhadas pelo Serviço Nacional de Saúde.

Quanto à vacinação, que começou dia 27 em Portugal, “as doses que foram distribuídas foram utilizadas num total de 32 mil doses”, avançou a responsável, relembrando que as pessoas que foram vacinadas ainda têm de receber mais uma dose da vacina.

Graça Freitas relembrou que “vacinar não quer dizer abandonar critérios de proteção”, uma vez que mesmo as pessoas vacinadas não têm a garantia de que vão ficar imunizadas. “A vacina não é 100 por cento eficaz e nós ainda não temos imunidade de grupo”.

A diretora-geral apelou ainda a todos os que, no período festivo, estiveram com pessoas fora do seu núcleo habitual, estejam atentas a eventuais sintomas de Covid-19 e contactem a linha SNS24 caso necessário.

14h44 - Presidente da Arménia infetado e confinado em Londres

O Presidente arménio, Armen Sarkissian, foi infetado pelo coronavírus e encontra-se confinado em Londres, anunciou hoje o seu gabinete, numa altura em que o país do Cáucaso se confronta com dificuldades em conter a pandemia.

Sarkissian, 67 anos, "teve sintomas do novo coronavírus. Um teste deu resultado positivo", indicou o gabinete da Presidência arménia em comunicado, onde também se precisa que o chefe de Estado se encontrava em Londres para "passar o Ano Novo entre a sua família e os seus netos" e submeter-se a uma operação cirúrgica a uma perna.

"O Presidente encontra-se em confinamento e continuará temporariamente a cumprir à distância as suas funções", acrescentou a presidência.

A Arménia, um pequeno país do Cáucaso com cerca de três milhões de habitantes, enfrenta há meses um novo surto da pandemia de Covid-19. Os números oficiais hoje disponibilizados indicam mais de 160.000 casos e 2.878 mortos.

14h29 - Covid-19 não conseguiu entrar no lar de Santa Águeda, em Carrazeda de Ansiães

14h17 - Portugal com 4956 novos casos e 90 óbitos nas últimas 24 horas

São 4956 os novos casos de infeção por Covid-19 registados nas últimas 24 horas em Portugal, elevando o total nacional para 436579 desde o início da pandemia. Contam-se ainda mais 90 óbitos, para um total de 7286.

Das novas infeções, 1945 ocorreram na região Norte do país, 845 no Centro, 1552 em Lisboa e Vale do Tejo, 310 no Alentejo, 193 no Algarve, 39 nos Açores e 72 na Madeira.

Segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde, contam-se ainda mais 4691 recuperados da Covid-19 desde ontem, para um total de 349110 em todo o país.

O número de internamentos voltou a aumentar, com mais 89 pessoas hospitalizadas do que na véspera, num total de 3260. Em Unidades de Cuidados Intensivos estão agora 512 pacientes, mais dois do que no dia anterior.

14h16 - Aumento de casos no Alentejo relacionado com lares de idosos

13h59 - Manifestação "muito alargada" do setor da Cultura no final deste mês

Um conjunto de estruturas da área da Cultura “envolvidas no processo de luta de 2020” promovem, no final deste mês, uma manifestação, “muito alargada” do setor, para reivindicar medidas de emergência efetivas.

A pandemia veio expor as fragilidades já existentes no setor cultural português. Nestes meses, e apesar dos anúncios feitos, a tutela da Cultura foi criticada por não ter efetivamente resolvido tanto o problema da precariedade como o do subfinanciamento do setor.

13h54 - Dois lares da Misericórdia de Mêda com 97 utentes e 32 funcionários infetados

13h48 - Guiné-Bissau regista mais três novos casos na última semana

13h33 - Conselho Nacional de Saúde alerta para números de Lisboa e Vale do Tejo e Centro

13h23 - Governo da Madeira espera que escolas dos concelhos de maior risco abram na 2ª feira

O secretário regional da Saúde e da Proteção Civil da Madeira, Pedro Ramos, disse hoje esperar que as escolas nos concelhos do Funchal, Câmara de Lobos, Ribeira Brava e Porto Santo comecem a reabrir a partir da próxima segunda-feira.

13h13 - Agência europeia desaconselha adiamento da segunda dose além dos 42 dias

A Agência Europeia de Medicamentos desaconselha adiar a segunda dose da vacina Pfizer-BioNTech além dos 42 dias, numa altura em que Alemanha e Bélgica admitem administrar a primeira dose a mais pessoas e adiar a segunda além dos 21 dias prescritos.

Aquele organismo, que trata da avaliação técnica das vacinas na União Europeia (UE), ressalta que "os vacinados podem não estar totalmente protegidos até sete dias após a segunda dose", como indicou a Pfizer após os ensaios clínicos, disse à agência espanhola EFE a porta-voz da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), Sophie Labbe.

No entanto, a EMA não proíbe estender a administração da segunda dose da vacina da Pfizer contra a covid-19 até aos 42 dias.

13h12 - Volta ao Alentejo em bicicleta vai ser adiada para o segundo semestre de 2021

13h05 - Suécia com mais 32.369 casos e 258 vítimas mortais

Aumento registado desde 30 de dezembro.

12h41 - Suíça com mais 4020 casos e 98 vítimas mortais

12h04 - Apoio às empresas no Reino Unido

O ministro britânico da Economia, Rishi Sunak, anunciou hoje um novo programa de ajudas financeiras de 4.927 milhões de euros (4.500 milhões de libras) para apoio às empresas afetadas pelo novo confinamento sanitário decretado em Inglaterra.

12h03 - Surto em lar da Misericórdia de Marvão "está a ficar resolvido"

O surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Marvão (SCMM), no distrito de Portalegre, "está a ficar resolvido", disse hoje à agência Lusa a diretora da instituição, Filipa Tavares.

Desde o início do surto, detetado nos primeiros dias do mês de dezembro, morreram nove utentes (cinco mulheres e quatro homens), dois na instituição e sete que estavam hospitalizados.

12h02 - Mais de dois terços das 15 milhões de vacinas nos EUA ainda não foram utilizadas

11h49 - PM britânico cancela viagem para a Índia que estava marcada para o final do mês

Boris Johnson diz que tem que ficar no país para acompanhar a situação da pandemia.

11h33 - Bélgica só vai receber metade das vainas da Pfizer que encomendou devido a problemas logísticos

11h15 - Dinamarca limita encontros públicos a cinco pessoas

10h55 -Aulas presenciais do 3.º ciclo e secundário suspensas em Fornos de Algodres

O Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres suspendeu as aulas presenciais para os alunos do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário, para evitar a propagação de infeções por covid-19 no concelho.

10h53 - Covid-19. Subida de casos na região de Lisboa e Vale do Tejo aumentará pressão no SNS
 10h49 - Irão registou primeiro caso da estirpe do Reino Unido que é ainda mais contagiosa

10h26 - "A última fase da batalha". Inglaterra entra em novo confinamento. Leia aqui.

10h00 - África com mais 682 mortos e 21.548 casos nas últimas 24 horas

09h33 - Dinamarca pondera avançar com mais restrições para controlar a pandemia

09h08 - Quebra inesperada no desemprego na Alemanha no mês de dezembro

08h13 - Alemanha com mais 11.897 casos e 944 vítimas mortais

08h05- Israel autoriza a vacina da Moderna

08h04 - A nova estirpe do vírus descoberta no Reino Unido já está presente em Paris, disse o diretor-geral do sistema hospitalar da capital francesa

08h02 - Reino Unido considera novas opções para limitar as viagens internacionais de forma a controlar a pandemia

08h01 - Rússia com mais 24.246 casos e 518 vítimas mortais

08h00 - Brasil com mais 543 mortes e 20.006 infeções

Covid-19. Recolher obrigatório entrou em vigor na Madeira
O recolher obrigatório durante a noite entrou esta terça-feira em vigor na Região Autónoma da Madeira e vai prolongar-se até 15 de janeiro, indicou o executivo regional. A medida resulta do aumento do número de casos de covid-19.

"Enquanto estiver em vigor o estado de emergência ou existirem concelhos em risco elevado, é proibida na Região Autónoma da Madeira a circulação na via pública, entre as 23h00 e as 05h00", refere em comunicado, após reunião extraordinária do Conselho do Governo, na segunda-feira, no Funchal.

O executivo, de coligação PSD/CDS-PP, esclarece que a medida produz efeitos a partir das 00h00 do dia 05 de janeiro de 2021 e vigora até às 23h59 do dia 15 de janeiro de 2021.

O arquipélago da Madeira, com cerca de 267 mil habitantes, regista 876 infeções ativas, num total de 2.110 casos confirmados desde 16 de março de 2020, e 16 óbitos.
Vacinação em lares prossegue
A imunização da população mais fragilizada ocorre em concelhos onde o risco de contágio é mais elevado. São concelhos dos distritos de Braga, Coimbra e Évora.
A ministra do Trabalho explicou que o objetivo é conseguir vacinar 200 mil pessoas nos próximos dois meses. Ana Mendes Godinho acompanhou em Mação a primeira vacinação num lar.

A ministra adiantou, ainda, que o plano de vacinação inclui também 788 lares ilegais.

De acordo com o último boletim epidemiológico, morreram mais 78 pessoas com covid-19. Há 4369 novos casos de infeção.

Os internamentos voltaram a aumentar. Ficaram internadas mais 127 pessoas, e nos cuidados intensivos estão mais 10, num total de 510.

Mais 1.884 pessoas conseguiram recuperar da doença.

Portugal tem agora cerca de 80 mil casos ativos de covid-19.
Reino Unido avança com novo confinamento total
É a resposta ao aumento exponencial no número de casos de covid-19, que dispararam para mais de 50 mil infeções diárias.

A nova variante do vírus detetada no Reino Unido é até 70 % mais contagiosa e deixou os hospitais do país à beira da rotura.

Nos últimos dias, os internamentos aumentaram 40%, a taxa mais elevada desde o início da pandemia.

O dia 29 de dezembro bateu o recorde de casos, com mais de 80 mil casos.