Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Pedro Nunes - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. Portugal bateu esta sexta-feira os máximos diários ao nível de óbitos e infeções. Foram registadas 118 mortes e 10.176 novos casos. Também se contabiliza hoje o maior número de doentes internados desde o início da pandemia.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h36 - Doentes continuam com sintomas seis meses após alta hospitalar

Um estudo realizado na China, e hoje divulgado, revela que a maioria dos doentes covid-19 continuou a ter pelo menos um sintoma seis meses após a alta hospitalar, sendo a fadiga ou a fraqueza muscular o mais apontado.

O estudo, publicado na revista médica britânica The Lancet, inclui dados de 1.655 doentes covid-19 que tiveram alta do Hospital Jin Yin-tan, em Wuhan, na China, onde foi detetada pela primeira vez a infeção, em dezembro de 2019, antes de se tornar uma pandemia.

Os doentes, que tinham em média 57 anos, tiveram acompanhamento após a alta hospitalar, que durou em média seis meses.

Para efeitos do estudo, responderam a um questionário de avaliação de sintomas e qualidade de vida, fizeram exames, testes laboratoriais e um exercício de caminhada de seis minutos.

Adicionalmente, foram feitos novos testes a 94 doentes cujos níveis de anticorpos no sangue tinham sido registados no auge da infeção para um estudo anterior.

De acordo com o estudo hoje publicado, 76,4% dos doentes manifestaram ter pelo menos um sintoma comum da covid-19 passados seis meses sobre a alta hospitalar, com a fadiga ou a fraqueza muscular (62,7%) a ser o mais citado, seguindo-se a dificuldade em dormir (26,4%).

22h43 - Brasil supera marca de 8 milhões de infetados

O Brasil registou 52.035 infeções provocadas pelo novo coronavirus nas últimas 24 horas, superando a marca de 8 milhões de contaminados na pandemia, informou esta sexta-feira o Ministério da Saúde.

O país totalizou 8.013.708 casos notificados de covid-19 desde 26 de fevereiro, quando o primeiro diagnostico positivo foi registado no território brasileiro.

O Brasil superou a marca de 200 mil mortos na quinta-feira. Com 962 óbitos registados em 24 horas, o país registou 201.460 vítimas mortais.

O Governo brasileiro também informou que 7.114.474 pessoas infetadas já recuperaram da doença, enquanto que 697.774 pacientes contaminados estão sob acompanhamento médico.

Os Estados de São Paulo (48.029), Rio de Janeiro (26.480) e Minas Gerais (12.469) têm o maior número de óbitos provocados pela pandemia no país.

Considerando o número de casos, São Paulo (1.528.952), Minas Gerais (552.104) e Santa Catarina (515.219) são, respetivamente, os que somam mais infeções até agora.

21h41 - Parceiros sociais reagem ao anúncio do novo confinamento

Os empresários, em especial da restauração e comércio, querem medidas de apoio reforçadas e no terreno, enquanto os sindicatos temem despedimentos.


20h50 - Eleições presidenciais não vão ser adiadas

A possibilidade chegou a ser levantada por Rui Rio, que disse estar disponível para rever a constituição e adiar as eleições devido a um eventual confinamento do país.

Jerónimo de Sousa estranhou que o presidente do PSD não saiba que a Constituição não pode ser alterada com o país em estado de emergência.

Para que a revisão acontecesse era preciso suspender o estado de emergência e alterar prazos com o acordo de todos os partidos.

Para além do PCP, também o PS rejeita uma revisão da Constituição neste momento.

20h48 - Novo confinamento geral poderá durar até um mês

O cenário mais provável para o Governo é o de um confinamento de 15 dias, mas que pode vir a prolongar-se durante um mês. António Costa reuniu-se hoje com PS, PSD, PCP e CDS para discutir medidas mais duras que podem entrar em vigor já na próxima semana.


20h28 - CIP exige efetivação dos apoios prometidos às empresas no confinamento

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal, CIP, António Saraiva, compreende as "medidas extraordinárias que o Governo está obrigado a tomar" no combate à pandemia mas exige também "ajudas imediatas" às empresas obrigadas a fechar num curto período.

De acordo com o que foi avançado pelo ministro da economia esta sexta-feira, depois de uma reunião de emergência com os parceiros sociais, o executivo deverá determinar o encerramento do comércio não alimentar e restauração na tentativa de conter a progressão da pandemia.

"Aquilo que devemos ponderar como plausível é o quadro que vigorou durante o mês de abril ou o quadro que vigorou durante a primeira quinzena do mês de maio", disse o ministro em conferência de imprensa.

Pedro Siza Vieira admitiu que o confinamento pode vir a ser decretado por um período de 15 dias e garantiu que o Governo vai ter apoios reforçados para empresas e trabalhadores.

O Presidente da CIP apoia as decisões do executivo, mas preferia outros caminhos além de um "confinamento rápido", incluindo medidas preventivas e de antecipação.

20h21 - Sobrelotação temporária de hospitais obriga a transferências de doentes

Os hospitais de Lisboa estão a transferir doentes para regiões onde a pressão não é tão grande. Vão ser internados no Porto dez doentes covid do Amadora-Sintra e cinco de Loures.

A capacidade de internamento em Lisboa está a beira da rotura e as urgências cheias, com doentes agudos que esperam 6 a 8 horas para ser atendidos.

20h20 - Vai voltar um confinamento quase geral mas com escolas a funcionarem

O ministro da Economia revelou aos parceiros sociais pormenores do novo confinamento. Deverá ter uma duração de 15 dias e tal como em abril emaio, só estarão abertos os serviços essenciais, além da indústria e construção civil. Mas as escolas vão continuar a funcionar.


19h53 - Última semana foi a mais mortal nos lares das Misericórdias com 136 óbitos

Mais de 130 idosos morreram nos últimos sete dias nos lares das Misericórdias por causa de covid-19, segundo a União das Misericórdias Portuguesas, tendo sido a semana em que morreram mais residentes desde o início da pandemia.

Segundo o presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos, desde dia 01 de janeiro, sexta-feira, até hoje morreram 134 pessoas por covid-19 nas estruturas residenciais para idosos das Santas Casas da Misericórdia do país.

"Foi a semana em que morreu mais gente, mas foi também a semana em que fizemos mais testes", adiantou o responsável, acrescentando que foram realizados 16.892 testes ao novo coronavírus entre os utentes e funcionários dos lares.

Nestes sete dias, há também a registar cerca de 13.500 casos ativos, entre funcionários e idosos, sendo que, de acordo com o responsável, a proporcionalidade é de 60% de casos entre os idosos e 40% entre trabalhadores, já que há a registar 5.100 casos ativos entre funcionários.

O presidente da UMP sublinhou, no entanto, que a maioria das pessoas idosas, "mais de 90%", está assintomática.

19h38 - Angola com mais 92 casos, dois mortos e 757 recuperações em 24 horas

Angola registou 92 novos casos de covid-19, dois óbitos e a recuperação de 757 pessoas, a maior desde o início da pandemia provocada pelo novo coronavírus no país, anunciaram esta sexta-feira as autoridades sanitárias angolanas.

Os dados epidemiológicos da Direção Nacional de Saúde Pública (DNSP) sobre a situação do país divulgados hoje indicam que dos 92 casos registados, nas últimas 24 horas, 39 casos ocorreram na província de Luanda, 23 no Huambo, nove no Zaire, quatro na Lunda Norte e igual número na Lunda Sul, Moxico e Cabinda, três no Cuando Cubango e dois no Bié.

Os novos infetados, 39 do sexo feminino e 53 do sexo masculino, têm idades entre 1 e 72 anos.

A responsável da DNSP, Helga Freitas, lamentou a morte de dois homens, com 48 e 64 anos, em Luanda e Huambo.

Dos 757 doentes considerados recuperados, com idades entre 1 e 63 anos, 507 foram notificados em Luanda, 50 em Cabinda, igual número em Cuanza Norte, 49 em Malanje, 43 em Benguela, 18 na Huíla, 12 no Uíje, nove no Bengo, seis no Zaire, quatro na Lunda Sul, três em Cuanza Sul, dois no Huambo, igual número em Namibe, um no Moxico e o mesmo para o Cunene.

19h26 - França regista 281 mortos devido ao vírus

A França registou nas últimas 24 horas 281 mortes devido ao vírus, elevando assim o número total de óbitos em França para 67.431, segundo divulgaram esta sexta-feira as autoridades francesas.

Há atualmente 24.377 pessoas hospitalizadas no país devido à covid-19 e desses pacientes, 2.606 estão internados nos cuidados intensivos.

Desde quinta-feira foram registados 19.814 novos casos de covid-19, elevando assim o total desde o início da pandemia para 2.747.135.

19h08 - Mais 11.736 mortes do que o esperado em 10 meses de pandemia

Nos primeiros 10 meses da pandemia da covid-19 morreram mais 11.736 pessoas em Portugal do que seria esperado nesse período, um "excesso de mortalidade de 13,6%", anunciou esta sexta-feira a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).

Entre 16 de março de 2020, quando foi notificada a primeira morte por covid-19, e 31 de dezembro, "registaram-se mais 11.736 óbitos devido a causas naturais do que aqueles que seriam de esperar, com base na mortalidade média dos últimos cinco anos", revelam os investigadores do barómetro covid-19 da ENSP da Universidade Nova de Lisboa.

Segundo o mesmo estudo, dessas 11.736 mortes, 59% (6.906) deveram-se à covid-19, enquanto que 41% (4.830) resultaram de causas naturais, a que os investigadores chamam de "mortalidade colateral".

A mortalidade colateral foi calculada através da diferença entre o número de mortes registadas por dia em 2020 e a média de óbitos para esse mesmo dia nos últimos cinco anos, excluindo os óbitos por covid-19 para esse mesmo dia.

Em 2020 registaram-se cerca de 123 mil mortes no país, mais 10 mil do que em 2018, ano em que se registaram mais óbitos nos últimos cinco anos, um aumento que o estudo atribui ao "impacto direto e indireto da pandemia".

19h07 - Surto com 37 infetados em lar da Misericórdia de Borba

Um surto de covid-19 já com 37 infetados, entre utentes e funcionárias, foi detetado num lar da Santa Casa da Misericórdia de Borba, no distrito de Évora, revelou hoje à agência Lusa o provedor da instituição.

Rui Bacalhau indicou que existem 33 utentes e quatro funcionárias do Lar Humberto Silveira Fernandes, situado na Aldeia Social de Borba, da Misericórdia local, que tiveram resultado positivo para o vírus que provoca a covid-19.

Segundo o responsável, "após a realização de 190 testes, na quarta-feira, a utentes e funcionários dos três lares da Misericórdia situados na Aldeia Social", os resultados recebidos hoje indicaram a existência destes 37 infetados.

Deste total, oito utentes têm "sintomas ligeiros", duas estão nas Urgências do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) e os restantes estão "assintomáticos", adiantou o provedor.

Nos outros dois lares da instituição, o lar Josefina Silveira Fernandes e o lar Manuel Ramalho, todos os utentes e funcionários apresentaram "resultados negativos" para o novo coronavírus SARS-CoV-2, notou.

No surto no Lar Humberto Silveira Fernandes, o primeiro caso positivo para a SARS-CoV-2 foi o de uma funcionária, de acordo com o provedor.

19h05 - Hospital das Forças Armadas aumenta oferta para doentes do SNS

O polo de Lisboa do Hospital das Forças Armadas (HFAR) vai ampliar a oferta de camas, em enfermaria e cuidades intensivos, para doentes com covid-19 do Serviço Nacional de Saúde.

Em comunicado, o Ministério da Defesa Nacional anunciou hoje o aumento da oferta, já a partir da próxima semana, para uma "capacidade de resposta até 60 camas de internamento em enfermaria e seis de cuidados intensivos".

Tanto em Lisboa como no Porto, o HFAR já recebeu e tratou cerca de 500 doentes com covid-19 desde março.

"O HFAR irá reforçar também as suas equipas de profissionais de saúde, com médicos e enfermeiros provenientes dos diferentes Ramos das Forças Armadas", lê-se no texto, que acrescenta que foram dadas ordens ao Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) para aumentar "o nível de prontidão das estruturas de apoio de retaguarda militares, nas regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo".

18h40 - Governo admite voltar a encerrar restaurantes e comércio não alimentar

O ministro de Estado e da Economia, Siza Vieira, admitiu esta sexta-feira que as novas restrições para conter a pandemia de covid-19 podem passar pelo encerramento da restauração e do comércio não alimentar.

"Aquilo que devemos ponderar como plausível é o quadro que vigorou durante o mês de abril ou o quadro que vigorou durante a primeira quinzena do mês de maio", disse o ministro em conferência de imprensa após a Concertação Social.

Siza Vieira lembrou que nessa altura mantiveram-se em funcionamento a indústria e a construção civil, mas encerraram atividades como "o pequeno comércio não alimentar" e a restauração que funcionava apenas em regime de `take away` com entrega ao domicílio.

"Esse é o quadro" que está a ser estudado pelo Governo e as medidas vão continuar a ser discutidas nos próximos dias com os epecialistas e parceiros sociais, disse o ministro da Economia e Transição Digital.

18h28 - OMS contra "nacionalismo das vacinas" diz que países pobres ainda não receberam

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, avisou hoje que o "nacionalismo das vacinas" contra a covid-19 prejudica a todos e é "autodestrutivo", e disse que os países pobres ainda estão sem vacinas.

Numa conferência de imprensa virtual a partir de Genebra, durante a qual o tema das vacinas contra o novo coronavírus, que provoca a doença covid-19, foi o mais falado, o responsável disse que neste momento há 42 países que estão a distribuir vacinas "seguras e eficazes", dos quais 36 são países de alto rendimento e seis de rendimento médio.

"Portanto, há um claro problema de que os países de baixo e médio rendimento ainda não estão a receber a vacina", alertou.

Tedros Adhanom Ghebreyesus disse que o mecanismo COVAX (criado pela OMS e outras entidades para promover uma distribuição equilibrada de vacinas no mundo) já assegurou contratos de dois mil milhões de vacinas contra a covid-19, com direitos em relação a mais mil milhões.

O responsável disse também que os países ricos começaram por comprar a maior parte do fornecimento de vacinas múltiplas e que atualmente há países ricos, que fazem parte da COVAX, que estão a fazer acordos bilaterais adicionais.

"Apelo aos países e fabricantes para deixarem de fazer acordos bilaterais à custa da COVAX", disse o responsável, pedindo também aos países que contrataram mais vacinas do que aquelas de que necessitam, "e que estão a controlar o fornecimento global", a doarem essas vacinas à COVAX.

18h25 - Espanha registou 25.456 novos casos e 199 mortes em 24 horas

A Espanha registou desde quinta-feira 25.456 novos casos positivos de covid-19, elevando o número total de contágios desde o início da pandemia para 2.050.360, e ainda 199 mortes, num total de 51.874, anunciou esta sexta-feira o Ministério da Saúde.

Os mesmos responsáveis também se referiram a um aumento de 29 pontos -- 350,4 -- da incidência acumulada em 14 dias por cada 100.000 habitantes.

De acordo com os dados fornecidos pelas diversas comunidades ao Ministério da Saúde, na quinta-feira estavam internadas 14.951 pessoas (mais 408 doentes infetados com covid-19 em relação a terça-feira), que se traduz numa ocupação hospitalar de 12,22% (11,93% na quinta-feira).

Nas Unidades de cuidados intensivos (UCI) a ocupação atingiu os 24,05%, contra 23,97% na quinta-feira.

O ministério referiu-se a 12.327 novos casos confirmados nas últimas 24 horas, com 36,59% registados em Madrid, 2.943 na Catalunha, 1.101 na Estremadura, 1.020 em Castela e Leão, e 709 na Galiza.

18h16 - Vacinação deve manter-se em cenário novo confinamento

A vacinação contra a covid-19 deve manter-se mesmo num cenário de novo confinamento em Portugal, face ao agravamento da pandemia, defendeu hoje o coordenador da `taskforce` nomeada pelo governo.

"Espero que haja condições para manter o processo de vacinação como uma exceção a esse confinamento, embora a prioridade nas próximas duas ou três semanas continuará a ser, claramente, a vacinação em lares e entidades de cuidados continuados. Portanto, a questão de confinamento não coloca especiais preocupações", afirmou Francisco Ramos à agência Lusa, sobre o cenário já admitido na quinta-feira pelo primeiro-ministro, António Costa.

"Se, de facto, isso vier a ocorrer ainda quando começar a vacinação nos centros de saúde, a expectativa é que possa ser considerada uma exceção - como há outras - e que as pessoas possam dirigir-se aos pontos de vacinação para assim a concretizarmos", observou ainda o responsável da `taskforce` de vacinação contra a covid-19.

Com a intensificação da pressão sobre o Serviço Nacional de Saúde (SNS), derivada dos novos máximos de casos e internamentos hoje atingidos, Francisco Ramos manifestou a esperança de que a situação não venha a condicionar nas próximas semanas a disponibilidade de profissionais de saúde para a administração de vacinas.

"Esperemos que não. A situação não é fácil, mas que nos permita em termos de plano de vacinação continuar a executá-lo para que daqui a alguns meses possamos ter o resultado desse processo", notou, assinalando a adesão à vacina superior a 90% entre os profissionais de saúde e os residentes em lares e internados em unidades de cuidados continuados, confirmando a "expectativa positiva" das autoridades no arranque da primeira fase.

18h14 - Autoridade sanitária do Brasil recebe pedido para uso urgente de vacina

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador de medicamentos do Governo brasileiro, informou esta sexta-feira que recebeu um pedido de uso urgente da CoronaVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, a ser testada no país.

"A Anvisa já deu início à análise dos documentos presentes no pedido e da proposta de uso emergencial que o laboratório pode fazer", afirmou o órgão em nota.

O pedido foi encaminhado pelo Instituto Butantan, instituição de investigação subordinada ao governo regional do estado de São Paulo que participa nos testes da CoronaVac e que deverá fabricar o imunizante no país.

Dados divulgados na quinta-feira pelo governo `paulista` indicaram que o medicamento teve eficácia de 78% nos testes realizados desde julho em cerca de 13 mil voluntários brasileiros.

Já a Anvisa explicou que nas primeiras 24 horas todos os documentos sobre a vacina serão analisados e, caso falte alguma informação, o órgão poderá solicitá-la ao Instituto Butantan.

Conforme explicou, a meta da Anvisa é fazer a análise de uso urgente em até 10 dias, desde que não seja necessário solicitar mais informações ao Instituto Butantan.

18h06 - PS afasta adiar eleições mas defende mecanismos para facilitar voto

O PS afastou esta sexta-feira um adiamento das eleições presidenciais, que implicariam uma revisão constitucional impossível em emergência, mas defendeu o aprofundamento de mecanismos para facilitar o voto em 24 de janeiro.

Questionado pelos jornalistas no final de uma audiência com o primeiro-ministro, o secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, sublinhou que "não é possível fazer uma revisão constitucional" durante a vigência do estado de emergência.

"Não há condições para uma revisão constitucional em cima de uma crise desta natureza. Uma revisão da Constituição deve ser feita em circunstâncias de muita ponderação", salientou.

Ainda assim, o dirigente socialista considerou que "há medidas que podem ser adotadas e que garantem as salvaguardas dos direitos constitucionais e exercício dos direitos democráticos".

José Luís Carneiro referiu-se, em particular, ao dia das eleições, 24 de janeiro, e apelou às autoridades locais e também à Comissão Nacional de Eleições (CNE) para que possam criar "mais locais para o exercício de voto", locais de voto "mais arejados" e acessíveis a cidadãos com mobilidade reduzida e também potenciar o voto antecipado.

Questionado se seria possível criar secções de voto em lares ou instituições sociais, para evitar que os mais velhos tenham de se deslocar às urnas, o também deputado - que estava acompanhado da líder parlamentar socialista Ana Catarina Mendes - adiantou que a bancada tem previsto "um diálogo" com a CNE.

"Temos previsto fazer chegar à CNE um conjunto de sugestões e recomendações para criar mecanismos de agilização e facilitação do exercício do direito de voto de todos os cidadãos", afirmou.

17h59 - Hospital Garcia de Orta tem mais quatro camas de cuidados intensivos

O Hospital Garcia de Orta abriu mais quatro camas de cuidados intensivos e aumentou a capacidade de resposta nesta área para um total de 28 camas, 19 para doentes com covid-19, anunciou esta sexta-feira a unidade hospitalar de Almada.

Apesar deste reforço do número de camas para doentes em cuidados intensivos, o Hospital Garcia de Orta (HGO) admite a possibilidade de contratualizar mais camas de cuidados intensivos com unidades privadas, "em caso de necessidade adicional e uma vez esgotada a capacidade de articulação regional".

Questionado pela agência Lusa, o HGO adiantou que hoje tem internados um total de 123 doentes infetados com covid-19, 105 em enfermaria e 18 em cuidados intensivos, o que significa que, pelo menos esta sexta-feira, tem apenas mais uma cama de cuidados intensivos disponível para doentes com covid-19.

"Nas últimas oito semanas, o HGO tem mantido uma média diária de 90 a 100 camas destinadas a adultos positivos para a covid-19, em enfermaria", é referido num comunicado do Gabinete de Comunicação daquele hospital do distrito de Setúbal.

17h35 - PCP afasta em absoluto adiamento das eleições e estranha posição de Rui Rio

O secretário-geral do PCP afastou hoje um adiamento das eleições presidenciais, frisando que é objetivo que a Constituição não pode ser alterada com o país em estado de emergência, e disse estranhar a posição de Rui Rio.

Esta posição foi transmitida por Jerónimo de Sousa no final de uma audiência com o primeiro-ministro, em São Bento, sobre um eventual agravamento das medidas de combate à covid-19 em Portugal.

Confrontado com a possibilidade admitida momentos antes pelo presidente do PSD, Rui Rio, no sentido de se equacionar um eventual adiamento das eleições presidenciais, marcadas para o próximo dia 24, o líder comunista afastou em absoluto esse cenário.

"Em relação a isso, há um pequeno reparo que ajudará o doutor Rui Rio a repensar o que disse. Por exemplo, a questão do adiamento das eleições presidenciais colide com um princípio consagrado no estado de emergência. Durante o estado de emergência, não pode haver alterações à Constituições da República", apontou Jerónimo de Sousa.

O secretário-geral do PCP disse mesmo "estranhar que o doutor Rui Rio não conheça essa particularidade".

17h34 - Mário Durval considera que "a pandemia não é uma coisa para o Governo resolver"

Portugal registou hoje o número mais alto de casos covid-19 e de mortos. Há 118 mortos e 10 mil 176 novas infeções.

Para o médico de Saúde Pública, está a "falhar muito o isolamento das pessoas". São elas que devem garantir a sua proteção e defendesa, não o Governo.

Do seu ponto de vista, e de associações internacionais de pediatria, as escolas deverão, ainda assim, manter-se abertas, considerando que as consequências na perda de contactos entre os alunos e jovens são mais graves que os efeitos da pandemia.

17h18 - Surto em centro social e paroquial de Monforte com 18 infetados

Um surto de covid-19 no Centro Social e Paroquial de Santo Aleixo, no concelho de Monforte (Portalegre), já infetou 18 pessoas, entre utentes e funcionários, revelou hoje a câmara municipal.

Num comunicado assinado pelo presidente da Câmara de Monforte, Gonçalo Lagem, publicado na página do município na rede social Facebook, é explicado que estão infetados 14 utentes e quatro funcionários da instituição.

"O Centro Social e Paroquial de Santo Aleixo, juntamente com os parceiros, Segurança Social, Saúde, município e junta de freguesia, estão a trabalhar no sentido de ajustar e aplicar as medidas mais adequadas para cuidar dos infetados e proteger os utentes negativos", é realçado no documento.

Na informação, o autarca acrescentou que apenas quatro utentes apresentam sintomas da doença, "para já, ligeiros".

O Centro Social e Paroquial de Santo Aleixo conta com um universo de 33 utentes e 22 funcionários.

17h15 - Itália com 620 mortes e 17.533 novos casos nas últimas 24 horas

Itália registou nas últimas 24 horas 17.533 novos casos de covid-19 e 620 mortes associadas à doença, números relativamente semelhantes aos dos contabilizados nos dias anteriores, embora com mais óbitos, indicam hoje os dados oficiais.

Segundo o Ministério da Saúde italiano, com os dados mais recentes, o total acumulado de casos do novo coronavírus desde o início da pandemia, em fevereiro de 2020, subiu para 2.237.890 e o de mortes para 77.911.

Nas últimas 24 hora, prossegue o Ministério da Saúde italiano, foram realizados 140.267 testes de despistagem à covid-19, em que a taxa de positividade desceu de pouco mais de 14% na quinta-feira para 12,5% hoje.

Os doentes internados nas unidades de cuidados intensivos ascendem a 2.857, total que se mantém, porque o número de pacientes que de lá saíram, 187, foi o mesmo dos que deram entrada. O total de hospitalizações subiu para 23.313 em todo o país.

16h42 - Câmaras de Almeida e Manteigas elogiam contributo da população na luta contra a pandemia

Os presidentes dos municípios de Almeida e Manteigas, no distrito da Guarda, que estão em situação moderada de covid-19 e que assim escapam ao recolher obrigatório ao fim de semana, atribuem o posicionamento ao contributo da população.

Em declarações à agência Lusa, Esmeraldo Carvalhinho (Manteigas) e António José Machado (Almeida) reconhecem que a situação em que se encontram os dois municípios, que não partilham fronteiras, deve-se ao "esforço" dos residentes, dos visitantes e também à atuação das autoridades locais.

"Eu diria que é com o esforço de todos os manteiguenses e também daqueles que nos visitam", afirma o autarca de Manteigas.

Esmeraldo Carvalhinho lembra que o seu concelho já "esteve num patamar bastante elevado, porque estava com um número de casos [de infeções por covid-19] excessivo, mas paulatinamente veio descendo" e hoje apresenta "cinco casos ativos".

"Atingimos este patamar porque, de facto, a população soube comportar-se depois de um momento negativo que passámos, nomeadamente em novembro e no princípio de dezembro. Agora, estamos um pouco mais aliviados", reconhece.

O autarca destaca a conduta da população e lembra que "houve um trabalho extraordinário de muita proximidade, de todas as entidades que fazem parte da Comissão Municipal de Emergência e Proteção Civil".

16h39 - Brasil regista reinfeção com mutação do vírus encontrada na África do Sul

Cientistas identificaram no Brasil o primeiro caso de reinfeção provocada por um tipo de mutação do novo coronavírus (SARS-CoV-2) encontrada inicialmente na África do Sul, e que preocupa as autoridades de saúde devido à sua elevada transmissibilidade.

A descoberta foi feita por investigadores brasileiros do Instituto D`Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e publicada numa versão preliminar que ainda aguarda revisão por pares na revista científica The Lancet Infectious Diseases.

A mutação sul-africana do novo coronavírus chamada E484K, que em tese tornou o vírus mais infeccioso, foi detetada numa mulher de 45 anos na cidade brasileira de Salvador.

A paciente foi infetada pela primeira vez em 20 de maio e voltou a apresentar o diagnóstico da doença em 26 de outubro, sendo os sintomas na segunda contaminação mais severos.

Ambos os diagnósticos foram confirmados por testes RT-PCR. Após a segunda ocorrência a paciente passou por um teste para confirmação de anticorpos.

16h35 - Reino Unido regista recorde de 1.325 mortes num só dia

O Reino Unido registou 1.325 mortes de covid-19 nas últimas 24 horas, o valor mais alto desde o início da pandemia covid-19, e 68.053 novos casos de contágio, também um máximo diário, divulgou esta sexta-feira o governo britânico.

A situação coincide com a declaração de situação de emergência pelo Presidente da Câmara Municipal de Londres, Sadiq Khan, onde os hospitais correm o risco de ficar sobrelotados devido ao aumento rápido do número de infetados pelo coronavirus responsável pela doença covid-19.

"A situação em Londres agora é crítica, com o vírus a espalhar-se fora de controlo. (...) A realidade é que vamos ficar sem camas para pacientes nas próximas duas semanas se a propagação do vírus não diminuir drasticamente", justificou, em comunicado.

O número de casos em Londres ultrapassou os 1.000 por 100.000 habitantes, uma das taxas mais elevadas no país, indicou.

De acordo com a atualização feita hoje pelo governo, o índice de transmissibilidade efetivo (Rt) no Reino Unido aumentou para entre 1.1 e 1.4.

16h27 - Sessenta e dois infetados em lar de Torres Vedras

Sessenta e duas pessoas estão infetadas pela covid-19 no Lar de São José, em Torres Vedras, no distrito de Lisboa, depois de um residente ter ficado infetado após uma ida ao hospital, revelou esta sexta-feira a instituição.

O secretário do conselho diretivo do Lar de São José, Bruno Gigante, disse à agência Lusa que, na segunda-feira, um utente teve teste positivo à covid-19, na sequência de uma deslocação à urgência do hospital de Torres Vedras.

Na quarta-feira, as autoridades de saúde decidiram testar todos os 124 utentes e 90 funcionários, dos quais 62 vieram a ter hoje teste positivo.

Desses, 55 são utentes e 12 são funcionários.

A maioria dos utentes está assintomática e a recuperar no lar.

16h19 - PSD vai dar suporte a medidas mais drásticas para combater a epidemia

O presidente do PSD afirmou esta sexta-feira que dará suporte político a um agravamento das medidas para travar a epidemia de covid-19 e adiantou que não colocará obstáculos jurídicos caso o Governo pretenda antecipar essas medidas alguns dias.

Rui Rio assumiu esta posição após ter sido recebido em audiência pelo primeiro-ministro, António Costa, durante a qual esteve acompanhado por dois médicos sociais-democratas: O deputado Ricardo Batista Leite e o coordenador para a área da saúde do Conselho Estratégico Nacional do partido, António Araújo.

Perante os jornalistas, o líder social-democrata disse que se prepara um confinamento em moldes idênticos ao que vigorou em abril passado, mas com a manutenção das escolas abertas. Um ponto em que Rui Rio manifestou dúvidas, dizendo que vai esperar pela reunião de terça-feira com epidemiologistas, no Infarmed, em Lisboa, para ouvir a fundamentação técnica em relação a essa ideia de continuidade das aulas presenciais.

"O número de casos de infetados e de mortos têm atingido recordes. Isso aponta para medidas mais drásticas para travar a pandemia. Se os números estiverem assim nos próximos dias, num patamar de dez mil infetados, teremos de travar os contactos entre as pessoas e, portanto, teremos provavelmente no país um confinamento muito mais apertado", referiu o presidente do PSD.

16h06 - Compras essenciais e idas ao médico permitidas durante recolhimento em São Miguel

O recolher obrigatório que se inicia esta sexta-feira na ilha de São Miguel prevê um conjunto de exceções, como deslocações para acesso a cuidados de saúde, ao local de trabalho ou para compra de bens essenciais.

A ilha açoriana, onde se têm registado mais casos de infeção por covid-19, tem, a partir desta sexta-feira, novas medidas de contenção da doença, como limitação de ajuntamentos, recolher obrigatório, limitação de horário de restaurantes e lojas, e encerramento de escolas.

Assim, o Governo Regional decretou para São Miguel a proibição de circulação na via pública entre as 23h00 e as 05h00 nos dias úteis, e entre as 15h00 e as 05h00 do dia seguinte ao fim de semana.

15h15 - Dinamarca restringe viagens de todos os países

A televisão dinamarquesa avança que a Dinamarca irá restringir viagens de todos os países e desaconselhar qualquer viagem ao exterior.

Apenas quem tenha um motivo forte e um teste negativo poderá ter permissão para entrar no país. O ministro dinamarquês dos Negócios Estrangeiros dá uma conferência de imprensa sobre o tema ainda esta sexta-feira.

14h54 - Agência Europeia do Medicamento deverá aprovar vacina da AstraZeneca até final do mês


14h30 - Lisboa e Vale do Tejo com 4.291 novas infeções

Lisboa e Vale do Tejo é região do país onde se registaram mais óbitos e novos casos (mais 44 mortos e 4.291 casos). Ou seja, LVT representa 42 por cento dos novos casos e 37 por cento dos óbitos.

A segunda região do país mais afetada é o Norte, com 2.969 novos casos e 34 óbitos (29 por cento dos novos casos e 29 por cento dos óbitos).

Segue-se a região Centro, com 1.963 novos casos e 26 mortes, o Alentejo, com 433 novos casos e nove óbitos, e o Algarve, com mais 400 novos casos e três mortes.

Nas regiões autónomas, a Madeira registou mais 65 casos e dois óbitos, enquanto os Açores tiveram mais 55 casos nas útlimas 24 horas.

14h14 - Mais 118 mortos e 10.176 novos casos em Portugal

Portugal bateu esta sexta-feira os máximos ao nível de óbitos e novas infeções. Foram registadas 118 mortes, a primeira vez que se ultrapassa a centena de óbitos no país desde o início da pandemia.

Quanto ao número de casos, há registo de 10.176 novas infeções, batendo o anterior recorde registado na última quarta-feira, quando tinham sido contabilizados 10.027 novos casos.

Desde o início da pandemia, Portugal registou 7.590 óbitos e 466.709 casos confirmados.

Houve ainda registo de mais 4.480 pessoas recuperadas (360.181 recuperados no total). 

Ao nível dos casos de internamento, foi batido também o registo máximo. Houve registo de mais 118 internamentos (num total de 3.451 em todo o país) e mais 22 internamentos nos cuidados intensivos (num total de 536).

14h10 - Hospital São João espera "aumento elevado" de casos

O presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ) admitiu hoje como "expectável" que o número de casos Covid-19 registe um "aumento elevado nos próximos dias ou semanas" na região Norte.

Em declarações à agência Lusa, Fernando Araújo diz que está em marcha a preparação "para qualquer cenário mais exigente".

"Olhando para o que está a acontecer nas regiões Sul e Centro, é expectável que na região Norte possamos ter um aumento elevado de casos", acrescentou.

13h43 - Portugal já administrou 70 mil vacinas contra a covid-19

Até ao momento, já foram administradas 70 mil vacinas em Portugal continental. Este número pode ser consultado, a partir de hoje, nas plataformas online do Ministério da Saúde e do Governo, garantindo transparência em todo o processo de vacinação.

13h35 - Reino Unido aprova uso da vacina desenvolvida pela norte-americana Moderna

O Reino Unido aprovou o uso de uma terceira vacina contra a covid-19, a desenvolvida pela empresa de biotecnologia norte-americana Moderna, anunciou hoje o governo britânico.

O Ministério da Saúde disse na sexta-feira que a vacina respeita os “níveis rigorosos de segurança, eficácia e qualidade" do regulador.

O Governo britânico já tinha encomendado sete milhões de doses da vacina desenvolvida pela Moderna e pediu agora mais 10 milhões, embora não sejam esperadas antes da primavera.

Até agora, o Reino Unido inoculou 1,5 milhões de pessoas com duas outras vacinas, a Pfizer/BioNTech e a AstraZeneca/Oxford, estando a dar prioridade a pessoas residentes e trabalhadores de residências sénior, profissionais de saúde e de assistência social, maiores de 70 anos e pessoas clinicamente vulneráveis.

13h16 - Regulador de medicamentos da Europa pode decidir sobre a vacina AstraZeneca até o final de janeiro

A Agência Europeia de Medicamentos disse esta sexta-feira que espera que a fabricante de medicamentos AstraZeneca solicite a aprovação da sua vacina contra a Covid-19 na próxima semana.

O regulador disse ainda que pode chegar a uma conclusão sobre a vacina até o final deste mês.

13h00 - Costa elogia Comissão Europeia pela compra de mais 300 milhões de doses de vacina

O primeiro-ministro elogiou hoje o acordo entre a Comissão Europeia e a Pfizer e BioNTech para a aquisição de 300 milhões de doses adicionais de vacina, considerando tratar-se de mais um sinal de "confiança e esperança".

"Apoiamos a proposta da Comissão Europeia para a aquisição conjunta de até mais 300 milhões de doses de vacina", escreveu António Costa na sua conta pessoal na rede social Twitter.



Na mesma mensagem, o primeiro-ministro frisou que se está perante "mais um sinal de confiança e de esperança" de que os estados-membros, juntos, ultrapassarão esta crise provocada pela pandemia de covid-19.

É "a União Europeia a responder às expectativas dos seus cidadãos", acrescentou o líder do executivo de Portugal, país que até junho preside ao Conselho da União Europeia.

12h52 - Malásia anuncia novas medidas após novo recorde de mortes

O primeiro-ministro da Malásia, Muhyiddin Yassin, vai anunciar novas medidas na próxima semana para conter o aumento dos casos de coronavírus, disse o governo esta sexta-feira, enquanto o país informava o maior número diário de mortes relacionadas à epidemia.

O país do Sudeste Asiático viu um aumento nas infeções desde setembro, com o número de casos registados diariamente subindo para níveis recordes em dois dias desta semana.

O governo disse que está a ponderar a imposição de bloqueios seletivos em algumas regiões, embora as empresas tenham alertado que restrições mais amplas podiam prejudicar ainda mais a economia.

12h46 - Profissionais já retiravam seis doses de cada frasco da vacina Pfizer, esclarece Governo

O Ministério da Saúde esclareceu hoje que, por orientação do Infarmed, os profissionais de saúde já retiravam seis doses de cada frasco da vacina da Pfizer/BioNTech.

Em comunicado, o Ministério da Saúde (MS) lembra que foi emitida a 30 de dezembro uma nota do Infarmed - Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde confirmando a possibilidade de extrair seis doses por cada frasco, “desde que fosse sempre verificado e assegurado o volume de 0,3 mililitros (ml) previamente a cada administração”.

“As doses devem ser retiradas em condições asséticas e utilizando agulhas e seringas apropriadas. Esta nota foi divulgada e disseminada estando a ser praticada na administração desta vacina”, acrescenta o MS.

O Ministério explica que a orientação “foi dada no contexto da discussão em curso, no âmbito da rede, integrada pelo Infarmed, autoridades reguladoras do medicamento da União Europeia e da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), tendo a empresa titular de Autorização de Introdução no Mercado submetido formalmente o pedido de alteração da extração do número de doses por frasco [de cinco para seis]”, cuja avaliação ficou hoje concluída.

O MS acrescenta que esta atualização, já aprovada pela EMA, irá ser refletida numa norma da Direção-Geral da Saúde “elaborada de acordo com o Resumo das Características do Medicamento (RCM)”.

“A prática generalizada dos postos de vacinação tem sido a utilização da 6.ª dose, cumpridas que sejam as condições exigidas”, afirma o MS, sublinhando que a utilização desta 6.ª dose “cumpriu com todas as regras de segurança e qualidade aplicáveis à reconstituição e administração de fórmulas medicamentosas”.

12h35 - Moçambique poderá ser um dos primeiros a receber vacina da Índia

Moçambique poderá ser um dos primeiros países a receber a vacina contra o novo coronavírus aprovada naquele país asiático, anunciou o embaixador cessante da Índia em Maputo.

"Uma vez que nós decidimos distribuir [a vacina] para outros países, Moçambique será um dos primeiros", garantiu Rajeev Kumar, citado hoje pelo diário Notícias.

Segundo Rajeev Kumar, a Índia aprovou duas vacinas que poderão ser administradas naquele país a partir da próxima semana, pretendendo-se também distribuir para outros países.

12h30 - Suécia aprova lei que dá ao Governo poderes para combater pandemia

A Suécia aprovou hoje, com maioria, uma lei que concede temporariamente ao Governo novos poderes contra a pandemia, permitindo nomeadamente o encerramento de restaurantes e empresas pela primeira vez desde o início da pandemia.

Perante a forte segunda onda da pandemia do SARS-CoV-2 no país nórdico, atualmente um dos mais afetados da Europa, o executivo apresentou o projeto de lei em dezembro. A legislação estava inicialmente prevista para entrar em vigor em março, mas o Governo antecipou para domingo o início da sua vigência.

O Governo ainda não especificou como e quando pretende aplicar o texto, enquanto o número de mortes ligadas à covid-19 está a evoluir para níveis próximos aos recordes da primavera. A nova lei agora aprovada permitirá que o Governo promulgue medidas coercitivas restritivas em áreas-alvo e imponha multas e penalidades pelo não cumprimento das regras, o que não acontecia até então.

12h22 - Reino Unido pode aprovar vacina da Moderna já hoje

Os reguladores de saúde do Reino Unido podem conceder autorização do uso de emergência para a vacina Covid-19 da Moderna Inc esta sexta-feira, informou a Bloomberg.

12h09 - Pombal com 92 casos positivos em lares

O concelho de Pombal, no distrito de Leiria, regista hoje 92 casos positivos de covid-19 em lares, entre utentes e funcionários, anunciou a vereadora com o pelouro do Desenvolvimento Social, Ana Cabral.

"No total de casos que tenho conhecimento agora, temos 92 casos positivos em lares, utentes e auxiliares diretos e também enfermeiros e até médicos", afirmou Ana Cabral, numa conferência de imprensa sobre a situação epidemiológica do concelho, que passou a integrar a lista dos municípios de risco muito elevado de contágio pelo novo coronavírus (entre 480 e 960 casos por 100 mil habitantes).

12h00 - Agência Europeia do Medicamento recomenda atualização que clarifique que cada frasco de vacina tem seis doses

O comité da Agência Europeia do Medicamento emitiu uma nota dando conta que o organismo recomendou a atualização da informação de produtos da vacina contra a covid-19 da Pfizer, clarificando que tem seis doses.

Uma "dose extra" que até agora em muitos países não estava a ser usada em cada frasco da vacina por não haver indicação clara para o seu uso.

Agora, a Agência Europeia vem dar essas indicações no sentido de que esta dose seja aproveitando, explicitando os procedimentos.

A falta de uma norma da Direção-Geral da Saúde que permita preparar seis doses por cada frasco da vacina da Pfizer já obrigou a desperdiçar uma quantidade que daria para vacinar seis mil portugueses, revelou esta sexta-feira o Expresso.

Segundo o jornal, o desperdício "é generalizado entre os países europeus e deve-se à inércia da Agência Europeia de Medicamentos em aprovar o pedido do primeiro laboratório fornecedor, Pfizer, para que sejam preparadas seis e não cinco doses por frasco".

O pedido de alteração das doses foi entregue ao regulador europeu no dia 30 de dezembro. É agora respondido.

11h55 - Dinamarca está a desenvolver "passaporte de vacina"

A Dinamarca está a desenvolver um "passaporte de vacina" digital para pessoas que já foram vacinadas contra a Covid-19, uma medida que pode permitir que viajem para países onde tal documentação é necessária durante a pandemia.

"Espera-se que possa haver exigências de outros países para apresentar a documentação da vacina no momento da entrada. Um passaporte dinamarquês de vacina pode ser usado aqui", informou o Ministério da Saúde num comunicado esta sexta-feira.

O passaporte pode ser lançado nos primeiros meses deste ano e poderá estar disponível através do site de saúde pública dinamarquês, disse ainda o Ministério. Não ficou claro se o passaporte estaria disponível atarvés de alguma aplicação móvel.

11h47 - Líderes europeus reúnem-se por videoconferência no dia 21

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai promover em 21 de janeiro uma cimeira de líderes por videoconferência de coordenação das medidas adotadas na União Europeia (UE) contra a covid-19, numa altura de aumento do número de casos.

A informação foi hoje divulgada pelo porta-voz de Charles Michel numa mensagem na rede social Twitter, na qual Barend Leyts precisa que a videoconferência dos chefes de Governo e de Estado da UE sobre a pandemia arranca pelas 18h00 (hora de Bruxelas, menos uma em Lisboa).

O porta-voz afirma, ainda, que em cima da mesa estará a "coordenação sobre a covid-19".



Esta cimeira ‘online’ surge depois de, num Conselho Europeu presencial em Bruxelas outubro passado, e face à gravidade da situação, os líderes europeus terem decidido manter contactos regulares, mesmo que à distância, para discutir a evolução da pandemia, que estará agora a entrar numa terceira vaga.

11h32 - Líder supremo do Irão proíbe vacinas dos EUA e do Reino Unido

O líder supremo do Irão, o ‘ayatolah’ Ali Khamenei, proibiu hoje a importação de vacinas norte-americanas e britânicas contra o covid-19, urgindo os cientistas iranianos a desenvolverem um composto nacional.

"Se a fábrica da Pfizer pode produzir uma vacina, eles que a 'consumam' primeiro para que em 24 horas não tenham quatro mil mortos. O mesmo acontece com o Reino Unido", sublinhou o líder iraniano num discurso transmitido pela televisão.

O 'ayatolah' Ali Khamenei referia-se à elevada propagação de covid-19 nos Estados Unidos, que na quinta-feira ultrapassou pela primeira vez as 4.000 mortes por covid-19 num dia, e no Reino Unido por causa da nova estirpe do vírus que fez aumentar o número de contágios.

11h22 - Reino Unido proíbe viagens de países africanos incluindo Angola e Moçambique

O Reino Unido vai proibir a entrada de passageiros de Angola, Moçambique e outros países africanos, anunciou o Governo britânico, alargando a medida já aplicada à África do Sul para travar uma nova estirpe da covid-19 identificada naquele país.

A restrição vai entrar em vigor no sábado e permanecer durante, pelo menos, duas semanas, adiantou o Ministério dos Transportes britânico, afetando pessoas que tenham estado ou transitado nos dez dias anteriores por Angola, Moçambique, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Maláui, Namíbia, Zâmbia, Zimbabué, bem como as ilhas Seicheles e Maurícias.

Cidadãos britânicos e irlandeses e estrangeiros residentes no Reino Unido poderão entrar no país, mas terão de cumprir isolamento profilático de dez dias.

11h12 - Óbitos por covid-19 superam acréscimo de mortes, relativamente à média dos últimos cinco anos

De acordo com dados preliminares do INE, divulgados esta sexta-feira, entre 2 de março, data em que foram diagnosticados os primeiros casos com a doença Covid-19 em Portugal, e 27 de dezembro, registaram-se 99 356 óbitos em território nacional, mais 12 852 óbitos que a média no mesmo período dos últimos cinco anos.

Destes, 52,0 por cento (6 677) foram óbitos por Covid-19. Nas últimas quatro semanas (30 de novembro a 27 de dezembro) registaram-se mais 1 884 óbitos que a média. Nestas semanas registaram-se 2 172 óbitos por Covid-19, superando em 15,3 por cento o aumento de óbitos relativamente à média das semanas homólogas de 2015 a 2019.

11h06 - África ultrapassa os 70 mil mortos

África ultrapassou hoje os 70 mil mortos devido à covid-19, tendo registado nas últimas 24 horas mais 690 óbitos e 35.441 novos casos, segundo os dados mais recentes da pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de mortos subiu para 70.553 e o de casos é de 2.950.109.

10h47 - ONU teme contágio em larga escala na região etíope de Tigray

As Nações Unidas temem uma "transmissão em grande escala da covid-19 na comunidade” na região de Tigray, na Etiópia, devido ao deslocamento de pessoas e ao colapso dos serviços de saúde após o conflito armado que ocorreu naquela região.

Os trabalhadores humanitários finalmente começaram a chegar à região, encontrando hospitais saqueados e até destruídos.

Um novo relatório da ONU baseado nas primeiras avaliações no local confirma algumas das preocupações em torno dos cerca de seis milhões de habitantes de Tigray, desde que o conflito começou em 4 de novembro entre as forças etíopes e as da região de Tigray.

10h20 - EUA ultrapassa pela primeira vez quatro mil mortes em 24 horas

Os Estados Unidos ultrapassaram pela primeira vez as 4.000 mortes em 24 horas devido ao novo coronavírus, segundo fontes oficiais, enquanto especialistas do país alertam que a pandemia vai piorar este mês.

O país registou na quinta-feira o recorde de 4.033 mortes atribuíveis à covid-19, segundo dados do Covid Tracking Project.

Segundo dados oficiais, o número total de mortes pela pandemia já chega aos 365.400 nos Estados Unidos, o país mais afetado pelo SARS-CoV-2, com mais de 21,5 milhões de pessoas infetadas entre os 88 milhões de casos positivos registados em todo o mundo.

10h00 - Países da UE não podem negociar acordos separados de vacinas

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, frisou que os 27 Estados-membros não podem negociar acordos separados com empresas farmacêuticas.

“Nós fazemos isso juntos e nenhum Estado-mebro está autorizado a negociar em paralelo”.

A ministra da Saúde portuguesa acrescentou que a União Europeia está a fazer uma abordagem conjunta.

Marta Temido diz que a compra de vacinas, em negócios paralelos feitos pelos países, não pode minar o processo conjunto da União Europeia, para encomendar doses às farmacêuticas. Numa altura em que Portugal preside ao Conselho da União Europeia, a ministra da Saúde disse hoje que a abordagem a este problema deve ser feita, o mais possível, num colectivo.

E que, embora os estados-membros possam celebrar acordos à margem de Bruxelas, isso não pode colocar em risco aquilo que ficou previamente determinado nestas aquisições comuns das vacinas.

9h56 - Surto em lar de Montalegre com 55 utentes infetados, cinco hospitalizados

O surto de covid-19 no lar da Santa Casa da Misericórdia de Montalegre detetado em 22 de dezembro regista um total de 55 utentes infetados, cinco destes hospitalizados, e ainda 26 casos entre trabalhadores, anunciou hoje a instituição.

Em comunicado, a Santa Casa da Misericórdia de Montalegre, no distrito de Vila Real, explicou que após os novos testes realizados em 05 de janeiro a todos os utentes e trabalhadores no Lar de S. José, há 55 utentes infetados num total de 78.

Cinco destes utentes estão hospitalizados, não se assinalando qualquer óbito, e registam-se ainda 26 trabalhadores infetados, num total de 45, pode ler-se.


9h45 - Bruxelas garante mais 300 milhões de doses da vacina Pfizer-BioNTech

A Comissão Europeia chegou a acordo com a Pfizer e BioNTech para a aquisição de 300 milhões de doses adicionais da sua vacina contra a Covid-19, anunciou hoje a presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen.

9h40 - Ricardo Mexia defende que é necessário interromper cadeias de transmissão

O presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública frisa que "é necessário que as pessoas percebam que a situação não está resolvida" e "até termos um impacto na população da vacina ainda vão passar muitas semanas ou alguns meses".
Ricardo Mexia afirma que o país "está com um excesso de mortalidade muito importante".

9h27 - Inglaterra exige teste negativo para entrada no país

Todas as pessoas que desejem entrar em Inglaterra, incluindo cidadãos britânicos, devem ter um teste negativo para a covid-19 a partir da próxima semana, anunciou hoje o Governo.

Este teste, que a Escócia também espera aplicar em breve, já é exigido por outros países para conter a pandemia de covid-19.

De acordo com o ministro britânico dos Transportes, Grant Shapps, todos os passageiros que entrem em Inglaterra de avião, comboio ou barco devem apresentar teste negativo para a covid-19, que deve ser feito 72 horas antes do início da viagem, caso contrário, serão obrigados a pagar uma multa de 500 libras (553 euros).

As pessoas que ficam isentas serão os transportadores, crianças menores de 11 anos e tripulantes de países que não possuam infraestruturas para realizar estes testes.

9h23 - Organizadores recusam adiamento dos Jogos Olímpicos apesar de estado de emergência

Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio reafirmaram hoje que estes deverão realizar-se no verão de 2021, afastando um novo adiamento, apesar da declaração do estado de emergência no país.

Na quinta-feira, o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, declarou um novo estado de emergência em Tóquio e na área metropolitana durante um mês, perante o aumento de novas infeções diárias devido ao novo coronavírus.

"A declaração do estado de emergência oferece uma oportunidade para controlar a situação da covid-19", tornando os jogos "mais seguros", disse a organização, em comunicado.

Agendados inicialmente para 2020, os Jogos Olímpicos de Tóquio foram os primeiros da história a ser adiados em tempo de paz, e um novo adiamento já tinha sido excluído pelos organizadores e responsáveis japoneses.

9h06 - Hospital do Espírito Santo, em Évora, tem estado sob forte pressão

A urgência chega a ter uma procura quatro vezes superior à capacidade de resposta. O elevado número de doentes Covid deixa antever dias complicados para esta unidade hospitalar.



8h53 - São Miguel, nos Açores, sem aulas presenciais

É uma das medidas impostas pelo governo regional do arquipélago, para travar a subida de novos casos de Covid-19. Para além do ensino à distância, a população de São Miguel passa a ter de cumprir o recolher obrigatório, entre as 23h00 e as 5 da manhã.

O teletrabalho passa a ser a regra, sempre que for possível, e grande parte do comércio também terá de adaptar-se a novas restrições.

São novas regras, ao abrigo do estado de emergência, que ficam em vigor até ao dia 15 de Janeiro e que vão mexer com a vida de milhares de estudantes.

8h45 - Alemanha regista novo máximo diário de 1.188 mortes em 24 horas

A Alemanha registou um novo máximo de 1.188 mortes por covid-19 e 31.849 novas infeções nas últimas 24 horas, segundo o mais recente balanço do Instituto Robert Koch (RKI).

O maior número de mortes registado até agora tinha sido anunciado em 30 de dezembro, com 1.129 mortes, enquanto o número máximo de novas infeções diárias foi registado em 18 de dezembro, com 33.777 casos.

A chanceler alemã, Angela Merkel, e os chefes de governo dos 16 Estados federais concordaram na terça-feira estender as atuais restrições até 31 de janeiro e endurecer algumas delas, principalmente aquelas relacionadas a reuniões privadas.

08h26 - Rússia com mais 23.652 casos e 454 vítimas mortais

08h25 - Presidente da República admite um confinamento muito mais rigoroso em Portugal

08h24 - Comissão Nacional de Eleições incentiva idosos que vivem em lares a votar nas próximas presidenciais
 08h16 - Bolsonaro afirma que novo confinamento será "um caos" no Brasil

08h08 -  Falta de norma obriga a desperdicar 6.000 doses de vacina

A falta de uma norma da Direção-Geral da Saúde que permita preparar seis doses por cada frasco da vacina da Pfizer já obrigou a desperdiçar uma quantidade que daria para vacinar seis mil portugueses, revela o Expresso.

Segundo o jornal, o desperdício "é generalizado entre os países europeus e deve-se à inércia da Agência Europeia de Medicamentos em aprovar o pedido do primeiro laboratório fornecedor, Pfizer, para que sejam preparadas seis e não cinco doses por frasco".

08h03 - Alemanha com mais 31.849 casos e 1188 vítimas mortais nas últimas 24 horas

08h01 - Vacina da Pfizer/BioNTech parece ser eficaz contra a mutação do vírus encontrada no Reino Unido e África do Sul

Estudos realizados pela empresa indicam que a vacina é eficaz contra a variante N501Y.

08h00 - Austrália obriga a que quem queira visitar o país tenha um teste Covid negativo à entrada do avião no país de partida

07h59 - Ucrânia fechou escolas, restaurantes e ginásios esta sexta-feira devido ao aumento de casos no país

07h58 - Hungria vai manter restrições, incluindo o recolher obrigatório à noite, até ao dia 1 de fevereiro

07h55 - Japão pondera alargar o estado de emergência de Tóqui para outras regiões devido ao aumento de casos

07h54 - Açores. São Miguel aperta medidas e implementa o recolher obrigatório

A ilha de São Miguel tem, a partir de hoje, novas medidas de contenção da covid-19, como limitação de ajuntamentos, recolher obrigatório, limitação de horário de restaurantes e lojas, e encerramento de escolas.

A proibição de circulação na via pública vigora entre as 23:00 e as 05:00 nos dias úteis, e a partir das 15:00 ao fim de semana, com várias exceções previstas na lei.

PM pondera com partidos adoção de medidas mais restritivas
O primeiro-ministro começa esta sexta-feira a receber os partidos com assento parlamentar para debater a necessidade de adoção de medidas mais restritivas para conter o aumento de casos de covid-19 em Portugal.

Estarão na residência de São Bento delegações de PSD, PCP, CDS e PS. No sábado, António Costa recebe o BE, PAN, PEV, Chega e Iniciativa Liberal.

António Costa estará também hoje numa reunião sobre o mesmo tema do Conselho Permanente da Concertação Social.

Em conferência de imprensa após o Conselho de Ministros de quinta-feira, António Costa referiu o “agravamento da situação epidemiológica" no país, com cerca de dez mil novos casos de contágio registados em dois dias consecutivos, como indício de que poderiam ter de ser tomadas medidas mais restritivas.

O primeiro-ministro argumenta que, sem prejuízo da reunião que haverá na próxima terça-feira com epidemiologistas, no Infarmed, será importante preparar já, se tal vier a ser necessário, a adoção de medidas que correspondam a um agravamento da situação".
Medidas que serão analisadas na próxima semana, e caso seja necessário, tomar novas medidas ainda antes do dia 15, data em que deverá ser renovado o estado de emergência.
Proibição de circulação entre concelhos
Ao abrigo do novo período de estado de emergência, que entrou esta noite em vigor até 15 de janeiro, a circulação entre concelhos do continente está proibida entre as 23h00 de hoje e as 05h00 de segunda-feira, no âmbito das medidas de contenção da pandemia divulgadas na quinta-feira pelo Governo.

Além desta medida, os habitantes de 253 concelhos do continente estão também sujeitos ao recolher obrigatório e consequente proibição de circulação na via pública no sábado e no domingo a partir das 13h00 e até às 05h00 do dia seguinte.

Desta última restrição apenas estão livres 25 municípios, que são considerados como tendo um risco moderado de contágio (o grau mais baixo da classificação de quatro níveis utilizada pelo Governo), por terem um rácio inferior a 240 novos casos por 100 mil habitantes em duas semanas.

56 concelhos estão na categoria de dos como tendo um risco extremo de contágio por covid-19, outros 132 concelhos estão em risco muito elevado e 65 em risco elevado.

De acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde, desde março, morreram em Portugal 7.472 pessoas dos 456.533 casos confirmados de infeção pelo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Só na quarta-feira foram reportados 10.027 novos casos e na quinta-feira mais 9.927, dias em que ocorreram 91 e 95 mortes atribuídas à covid-19, respetivamente.

Estes foram os dois piores dias em termos de novos infetados e dos piores em questão de mortes relacionadas com a covid-19 desde março, resultados considerados já como reflexo do alívio das restrições durante a época de Natal.

A pandemia de covid-19 provocou mais de 1,8 milhões de mortos no mundo desde dezembro de 2019.

As medidas para combater a covid-19 paralisaram setores inteiros da economia mundial, incluindo em Portugal.