Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Pedro Nunes - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



22h55 - Brasil ultrapassa 9,3 milhões de casos de infeção e 227 mil mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira dos 9,3 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus (9.339.420) e totaliza 227.563 vítimas mortais devido à Covid-19, informou o Ministério brasileiro da Saúde.

Desse total, 1.254 mortes e 56.002 infeções foram contabilizadas nas últimas 24 horas, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela tutela da Saúde.

A taxa de letalidade da doença no Brasil, país lusófono mais afetado pela pandemia, permanece em 2,4%, enquanto a taxa de incidência é hoje de 108 mortes e 4.444 casos por 100 mil habitantes.

Das 27 unidades federativas do Brasil, as que concentram maior número de diagnósticos de infeção são São Paulo (1.807.009), Minas Gerais (746.919), Bahia (596.140) e Santa Catarina (584.537).

São Paulo (53.704), Rio de Janeiro (30.172), Minas Gerais (15.315) e Rio Grande do Sul (10.826) são, por sua vez, os Estados que concentram mais vítimas mortais devido à doença causada pelo novo coronavírus.

O total de recuperações no país supera os 8,2 milhões de pessoas, enquanto 874.993 pacientes infetados estão sob acompanhamento médico no Brasil.

22h28 - São João garante "disponibilidade total" para acolher mais doentes de fora

O presidente do Hospital de São João garantiu hoje "disponibilidade total" para continuar a receber doentes de outros hospitais, isto numa noite em que estão a chegar ao equipamento do Porto 15 doentes Covid-19 do Amadora/Sintra.

"A disponibilidade do hospital é total. Vamos rever as necessidades dia a dia e tentaremos dar uma resposta cabal (...). Não fugimos às nossas responsabilidades e se for necessário receber um número tão elevado quanto este amanhã ou nos próximos dias temos capacidade para o fazer", disse Fernando Araújo.

22h05 - Bolsonaro compromete-se com vacinação mas é chamado de genocida no Congresso

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, discursou hoje na abertura das atividades legislativas do Congresso, onde se comprometeu a vacinar a população contra a Covid-19, mas acabou a ser apelidado de "genocida" e fascista" por parlamentares.

"O Governo Federal encontra-se preparado e estruturado em termos financeiros, organizacionais e logísticos para executar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Com isso, seguimos enviando todos os esforços para o retorno à normalidade na vida dos brasileiros", afirmou Bolsonaro, antes de parlamentares de oposição lhe terem dirigido palavras como "genocida" e "impeachment já".

Apesar de ser um dos chefes de Estado mais céticos em todo o mundo em relação à gravidade da pandemia, Bolsonaro frisou que o seu Governo garantirá dinheiro para a vacinação contra a Covid-19.

"Indiscutivelmente, o ano de 2020 surpreendeu todo o planeta com a pandemia do novo coronavírus. (...) Nesse cenário, desde o início, o Governo Federal não se quedou inerte e, de modo incansável e determinado, agiu com um único objetivo: atender às necessidades da população brasileira", disse Bolsonaro no seu discurso no Congresso.

22h03 - Vice-almirante Gouveia e Melo garante regras mais apertadas na vacinação

O novo coordenador da task force para o plano de vacinação contra a Covid-19, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, assegurou hoje que vai apertar as regras e o controlo do processo, além de exigir uma maior consciencialização dos envolvidos.

"Claro que vamos apertar mais as regras, o aperto das regras é uma coisa importante, e o aperto do controlo também é importante, e também a consciencialização das pessoas que estão no processo", afirmou em declarações à RTP.

Questionado sobre as medidas concretas que vai implementar, o militar `jogou à defesa`, mas sublinhou que já sabe quais são.

"O problema não está no processo em si de vacinação, está nas vacinas chegarem ao país, e é um processo que é macro europeu, pelo que Portugal não pode fazer muito mais", lançou, garantindo que se sente capaz de ter êxito na nova missão, caso contrário, não teria aceitado o convite do Governo.

Segundo Gouveia e Melo, que reconheceu a existência de falhas na execução do plano de vacinação, "é prioritário atuar em todas as áreas, a começar pelas áreas onde não houve falhas".

E acrescentou: "Vamos ter de analisar a razão das falhas e tentar evitar que elas se repitam. Há muita coisa para fazer, a lista é sempre grande. Imagine a complexidade de uma tarefa que é vacinar, grosso modo, duas vezes uma população de 10 milhões de habitantes".

22h00 - Misericórdia de Lisboa mantém Francisco Ramos no Hospital da Cruz Vermelha

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) revelou hoje que mantém Francisco Ramos na presidência da comissão executiva do Hospital da Cruz Vermelha, no mesmo dia que este se demitiu da coordenação do plano de vacinação contra a Covid-19.

“A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa confirma que Francisco Ramos colocou o lugar à disposição, não tendo sido aceite”, afirmou à agência Lusa a assessoria de imprensa da SCML.

O coordenador da task force para o plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal, Francisco Ramos, demitiu-se do cargo, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

21h08 - António Costa defende punição para atropelos à ordem de vacinação

21h06 - Diretores clínico e de enfermagem do HCV colocaram lugares à disposição

O diretor clínico e a enfermeira diretora do Hospital da Cruz Vermelha (HCV) colocaram os lugares à disposição, justificando com um lapso na seleção dos profissionais a vacinar contra a Covid-19, revelou hoje o médico.

A decisão foi conhecida no mesmo dia em que o coordenador da task force para o plano de vacinação contra a Covid-19 em Portugal, Francisco Ramos, se demitiu do cargo. Francisco Ramos é, também, presidente da comissão executiva do HCV.

À agência Lusa, o diretor clínico, Manuel Pedro Magalhães, explicou que juntamente com a enfermeira diretora se "responsabilizaram pela seleção dos profissionais do Hospital da Cruz Vermelha a vacinar contra a Covid-19, respeitando os critérios pré-estabelecidos pela Direção-Geral da Saúde, numa informação divulgada no dia 31 de janeiro".

"Estes dois elementos reconhecem que cometeram um lapso, tendo sido atribuída a especialidade de cirurgião a um médico da especialidade de medicina interna, o que permitiu que este fosse incluído na lista de profissionais do HCV a vacinar prioritariamente", esclareceu Manuel Pedro Magalhães.

Segundo o médico, "perante isto, foi discutido o assunto com a administração do hospital, incluindo o seu presidente".

"Pusemos o lugar à disposição, eu, diretor clínico, e a enfermeira diretora, responsáveis pela inscrição final dos elementos constantes da lista e que foram vacinados entre ontem [terça-feira] e hoje, na qual consta o lapso", referiu.

Manuel Pedro Magalhães acrescentou que já tinha colocado o lugar à disposição a partir de 16 de dezembro, altura em que a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa passou a ter a maioria do capital da sociedade gestora do HCV.

21h02 - Cabo Verde regista mais um óbito e 62 novos casos

Cabo Verde registou mais uma morte provocada pela Covid-19 e 62 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas e tem agora um acumulado de 14.214 casos positivos, informou hoje o Ministério da Saúde.

21h01 - Açores sem pedido concreto de transferência de doentes do continente

O secretário regional da Saúde dos Açores revelou hoje que tem havido contactos com o Ministério da Saúde com vista à transferência de doentes com Covid-19 para a região, mas disse ainda não ter existido um pedido concreto.

"Foi feita a abordagem, mas não foi solicitado, em concreto, quantas [camas] precisam e para quando precisam", adiantou o responsável pela tutela da Saúde nos Açores, Clélio Meneses, em declarações à Lusa.

A Madeira recebeu, na passada sexta-feira, três doentes com Covid-19, transferidos dos cuidados intensivos de hospitais do continente, e o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, anunciou hoje que a região iria receber outros três doentes de cuidados intensivos.

20h57 - Amadora-Sintra continua sem receber doentes respiratórios em ambulâncias até às 8h00

O Hospital Amadora-Sintra vai continuar sem receber doentes respiratórios em ambulâncias até às 08h00 de quinta-feira, devido a uma sobrecarga no serviço de urgência específico para estes pacientes, disse hoje à agência Lusa fonte hospitalar.

Fonte do Amadora-Sintra explicou que a decisão tem por base uma "grande operação de transferência" de 20 doentes que contraíram a Covid-19 para o Centro Hospitalar Universitário (15) de São João, no Porto, e para o Centro Hospitalar de Gaia-Espinho (cinco).

20h53 - Hospital Curry Cabral com doentes mais novos e em estado mais grave

20h28 - PSD e PS divergem sobre andamento da campanha de vacinação

20h26 - Gouveia e Melo promete mais controlo da ordem de prioridades na vacinação

O vice-almirante Gouveia e Melo confirmou ter aceitado o cargo de coordenador da task force para a vacinação e prometeu maior controlo de desvios às prioridades de vacinação, considerados "lamentáveis".

20h14 - Hospital da Cruz Vermelha admite irregularidades na seleção de profissionais para vacinar

O Hospital da Cruz Vermelha admitiu hoje irregularidades na seleção dos profissionais a vacinar contra a Covid-19, levando à demissão do coordenador deste plano em Portugal, Francisco Ramos, que é também presidente da comissão executiva do hospital.

"Nos procedimentos de seleção dos profissionais a vacinar, foram detetadas eventuais irregularidades", refere um comunicado do Hospital da Cruz Vermelha enviado à agência Lusa.

Segundo o documento, "este facto foi reportado à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde, estando já a decorrer uma inspeção a cargo daquela entidade nos termos dos procedimentos de inspeção à execução das normas previstas no Plano de Vacinação contra o SARS-CoV-2".

No mesmo documento, o HCV informa que "o início do processo de vacinação contra a Covid-19" neste hospital decorreu na terça-feira e hoje, tendo sido "vacinados 230 profissionais de saúde".

19h51 - Henrique Gouveia e Melo é o novo coordenador do plano de vacinação

O Governo nomeou o Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo para coordenador da task force do Plano de vacinação contra a Covid-19 em Portugal.

“O Vice-Almirante já integrava a equipa que agora passa a coordenar, assumindo funções de imediato”, lê-se num comunicado do Ministério da Saúde.

19h50 - Francisco George nega irregularidades na Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) não cometeu irregularidades no âmbito do processo de vacinação contra a Covid-19, assegurou hoje o presidente da instituição, Francisco George, lamentando a confusão com a gestão do Hospital da Cruz Vermelha.

"Não há qualquer irregularidade na Cruz Vermelha Portuguesa no que se refere ao processo de vacinação. Sublinho: não há qualquer irregularidade. As notícias que foram hoje difundidas dizem respeito ao hospital que também tem a designação Cruz Vermelha, mas que não é gerido pela Cruz Vermelha Portuguesa", garantiu à Lusa, após esclarecer que a sociedade gestora do hospital passou em dezembro para a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

De acordo com o antigo diretor-geral da Saúde, a situação está já a prejudicar a CVP numa altura em que a organização está a angariar fundos "para serem aplicados nos trabalhos de prevenção e controlo da pandemia" de Covid-19.

"Estas notícias não ajudam, não são boas", sintetizou Francisco George.

19h38 - França regista mais de 26 mil novos casos

Nas últimas 24 horas foram detetados 26.362 novos casos de Covid-19 em França, elevando assim o total de casos confirmados desde o início da pandemia para 3.251.160, segundo divulgaram hoje as autoridades francesas.

Ainda desde terça-feira morreram 357 pessoas devido ao vírus e o total de óbitos é já de 77.595 em terras gaulesas.

As novas variantes do vírus "continuam a desenvolver-se" em França sem que isso tenha causado no país uma explosão de casos, mas fazendo oscilar o número de novos casos diários entre 20 mil no início desta semana e cerca de 26 mil casos hoje.

"As variantes continuam a desenvolver-se e merecem toda a nossa atenção. Não há nem uma acalmia, nem uma explosão de casos", disse hoje o porta-voz do Governo, Gabriel Attal, após mais um Conselho de Defesa no Palácio do Eliseu.

19h25 - Hospital de campanha em Lisboa vai ter mais 150 camas

O hospital de campanha instalado no Estádio Universitário de Lisboa vai ter um segundo pavilhão para receber doentes Covid-19, com mais 150 camas e em funcionamento “daqui a 10 dias”, avançou hoje o coordenador da Estrutura Hospitalar de Contingência.

O primeiro pavilhão, que começou a acolher doentes em 23 de janeiro e que dispõe de 58 camas, vai manter-se operacional, registando hoje 35 doentes internados, revelou António Diniz, reforçando que, com o segundo pavilhão, que está já a ser preparado, a capacidade vai ser superior a 200 camas.

Em declarações à agência Lusa, António Diniz adiantou que, até ao momento, todos os doentes internados no hospital de campanha vêm de hospitais da região de Lisboa, que se estende desde a Península de Setúbal até Santarém, Médio Tejo e Oeste.

O responsável assegurou que não há qualquer restrição em colaborar com outras regiões, explicando que o que acontece é que “a maior pressão tem estado sempre sobre os hospitais da região de Lisboa”.

No âmbito da preparação do segundo pavilhão, António Diniz renovou o apelo às empresas que possam patrocinar equipamento médico e outro tipo de apoio, “como participaram e continuam a participar no pavilhão que está aberto”.

“Uma parte substancial desse pavilhão foi equipada, equipamento médico, com doações, com empréstimos, com cedências”, indicou.

19h10 - Ajuda alemã a Portugal é do interesse da própria Alemanha – embaixador

O embaixador germânico em Lisboa, Martin Ney, considerou hoje que a ajuda alemã à crise sanitária em Portugal “é do interesse da própria Alemanha”, na medida em que só em conjunto se pode ultrapassar a crise de Covid-19.

Numa entrevista à Lusa, Martin Ney salientou a importância da solidariedade entre os países europeus a propósito da chegada, hoje, a Lisboa, de 26 profissionais de saúde militares alemães na ajuda ao combate à pandemia em Portugal.

“Enviámos o que, segundo as autoridades portuguesas pediram, era o mais urgente. Pessoal médico (oito) e de enfermagem (18)”, referiu Martin Ney, salientando também a disponibilidade do Governo alemão para enviar camas hospitalares se tal for solicitado.

“Estamos prontos para fornecer camas de hospital. Discuti isso, de forma breve, com o ministro (da Defesa português) João Cravinho e com a ministra (da Saúde portuguesa) Marta Temido. Hoje, se for pedido, estamos preparados para fornecer camas hospitalares. Mas cabe ao Governo português ver o que é necessário ou não”, acrescentou o diplomata germânico.

Martin Ney afirmou ser “impossível” prever para quando poderão ser reabertas as fronteiras na Europa, em geral, e entre a Alemanha e Portugal, em particular.

18h46 - PSD sugere militar para coordenar task force da vacinação

O líder do PSD defendeu hoje a nomeação de um militar para coordenar a task force do plano de vacinação contra a Covid-19, em substituição de Francisco Ramos, que se demitiu hoje à tarde, por se tratar de uma operação logística.

"Uma das possibilidades que temos era pedir o apoio das Forças Armadas ou do Exército, que têm formação nesta área" de logística, afirmou Rui Rio num comentário à demissão de Francisco Ramos, hoje conhecida.

Apesar de se tratar de uma questão de saúde, com a distribuição de vacinas contra a Covid-19 - "um dos bens mais importantes e escassos em Portugal" -, Rio afirmou que o mais importante é a operação de logística.

"O Dr. Francisco Ramos é da área da saúde, mas nós aqui precisamos de pessoas da área da logística, que tenham capacidade de planear uma distribuição em grande escala", insistiu.

18h42 - Segurança Social pagou apoios extraordinários de 2.500 ME euros desde março

A Segurança Social pagou apoios extraordinários no valor de 2.500 milhões de euros desde março de 2020, na sequência dos constrangimentos económicos causados pela pandemia da Covid-19, foi hoje anunciado pela ministra da tutela.

"Em termos globais, os apoios pagos diretamente pela Segurança Social, relativos às medidas extraordinárias criadas desde março de 2020 no âmbito da pandemia, totalizaram 2.500 milhões de euros", afirmou a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, numa declaração feita à imprensa.

A ministra salientou que este montante não inclui prestações de desemprego, mas sim e apenas medidas de apoio extraordinárias para a manutenção do emprego e do rendimento das famílias, dos trabalhadores independentes e dos sócios gerentes de empresas.

"Isto reflete uma mobilização de recursos públicos como nunca houve antes", disse.

Segundo Ana Mendes Godinho, metade dos 2.500 milhões de euros foi direcionada para os apoios à manutenção do emprego e a outra metade destinou-se a apoiar quem ficou sem rendimentos e sem outra alternativa.

18h21 - Itália com 13.189 casos e 477 mortes nas últimas 24 horas

Itália registou 13.189 casos do novo coronavírus e 477 mortes atribuídas à Covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

O país acumula 2.583.790 casos de infeção confirmados desde o início da pandemia e 89.820 mortos, segundo o boletim diário das autoridades.

A pressão sobre os hospitais baixou, com o país a contar com 434.722 casos positivos atualmente, dos quais 20.071 hospitalizados, menos 300 que no dia anterior, e 2.145 em cuidados intensivos, menos 69.

18h19 - Dez infetados na Casa do Artista, situação sob controlo

Dez pessoas estão infetadas com Covid-19 na Casa do Artista, em Lisboa, disse hoje à agência Lusa o presidente da junta de freguesia de Carnide, Fábio Sousa.

A situação está controlada e é do conhecimento da delegada de saúde, que a está a acompanhar, acrescentou Fábio Sousa.

Entre segunda-feira e hoje, morreram duas residentes na Casa do Artista: na segunda-feira, morreu a atriz Cecília Guimarães, de 93 anos, e, hoje, a atriz Adelaide João, de 99 anos.

18h18 - Espanha ultrapassou hoje o total de 60.000 mortes com a doença

Espanha registou hoje 565 mortes atribuídas à Covid-19, passando o total de óbitos para 60.370, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

As autoridades sanitárias também contabilizaram 31.596 novos casos, elevando para 2.883.465 o total de infetados até agora no país.

O número diário de novos casos subiu de terça para quarta-feira de 29.064 para 31.596 e o de mortes baixou de 724 para 565.

O nível de incidência acumulada (pessoas contagiadas) em Espanha está a descer desde há quase uma semana, tendo passado de terça-feira para hoje de 847 para 816 casos diagnosticados por 100.000 habitantes nos 14 dias anteriores.

As regiões com os níveis mais elevados são as da Comunidade Valenciana (1.323), Castela e Leão (1.240), La Rioja (1.234), Castela-Mancha (1.066) e Múrcia (931).

18h16 - Líderes da UE voltam a conferenciar em 25 de fevereiro

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia vão voltar a discutir a resposta coordenada à pandemia da Covid-19 numa videoconferência a 25 de fevereiro, anunciou hoje o porta-voz do presidente do Conselho Europeu.

Uma das questões que deverá marcar a agenda a reunião é a da vacinação, face ao que muitos classificam como uma campanha lenta na Europa.

Um contributo para o debate é a carta conjunta que o primeiro-ministro e presidente em exercício do Conselho da UE, António Costa, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, dirigiram aos líderes europeus, no sentido de envolver mais a indústria europeia para aumentar a capacidade de produção de vacinas contra a covid-19 e preparar melhor a Europa contra novas estirpes do coronavírus.

"Escrevi, com a presidente Ursula von der Leyen, aos chefes de Estado e de Governo da União Europeia a sublinhar a importância de combinar esforços e envolver a indústria para aumentar a capacidade de produção e o fornecimento de vacinas na União Europeia", revelou hoje António Costa na sua conta pessoal da rede social Twitter.

18h10 - Francisco George demarca Cruz Vermelha da demissão do coordenador da task-force

Em comunicado enviado às redações, a Cruz Vermelha disse não ter “qualquer responsabilidade nos assuntos de Gestão do Hospital da Cruz Vermelha”.

“O atual Conselho de Administração foi eleito pela Assembleia Geral da Sociedade depois de ter ocorrido a transferência das ações para a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, no passado dia 14 de Dezembro, num processo exemplarmente transparente e divulgado”, acrescentou.

O próprio presidente da Cruz Vermelha Portuguesa (CVP), Francisco George, assegurou hoje que a instituição não está ligada à gestão do hospital, cuja comissão executiva é presidida por Francisco Ramos, que se demitiu da taskforce de vacinação contra a Covid-19.

Em declarações à agência Lusa, o antigo diretor-geral da Saúde lembrou que "no dia 14 de dezembro de 2020, a CVP vendeu 55% das ações que detinha na gestão do hospital à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML)" e que desde então não teve mais contactos com a comissão executiva do Hospital da Cruz Vermelha (HCV), garantindo que a organização "é só proprietária do edifício" e que esta decisão "não condiciona em absolutamente nada" a CVP.

"A atual administração entrou em funções sem a CVP, que deixou de ter qualquer participação na sociedade de gestão. A maioria do capital social da sociedade gestora é detida pela SCML. Assim, o presidente do conselho de administração - que era até 14 de dezembro o presidente da CVP - passou a ser o provedor da SCML, que nomeou como presidente da comissão executiva o doutor Francisco Ramos", sublinhou.

Questionado se ficava surpreendido com a denúncia feita por Francisco Ramos de irregularidades no processo de seleção para vacinação de profissionais de saúde do HCV contra a Covid-19, Francisco George recusou fazer comentários, mas saiu em defesa do ex-coordenador da taskforce, de quem disse ser "amigo pessoal há muitos anos".

"Não falei com ele sobre este assunto. Francisco Ramos é uma pessoa de grande integridade, com quem trabalhei sempre e por quem tenho uma estima que considero que é recíproca. E é um dos políticos portugueses que está com inteira integridade nos atos de gestão que pratica", referiu, acrescentando: "Se o programa de vacinação não foi regular no seu hospital - como ele diz -, compreendo que a solução teria de ser essa".

17h44 - Agrupamentos de Centros de Saúde do Porto prevê 27.000 doses de vacina

A segunda fase de vacinação contra a Covid-19 vai decorrer todos os dias ao longo de 12 horas no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Porto Oriental, estando previstas 27.000 inoculações, indicou hoje a diretora executiva.

Este número engloba duas tomas de vacina, pelo que são cerca de 13.500 as pessoas abrangidas na segunda fase, num ACES que trabalhará todos os dias das 08h00 às 20h00, incluído fins de semana e feriados.

"O objetivo é vacinar o maior número de pessoas possível no mais curto espaço de tempo, sendo certo que vamos começar pelos grupos determinados na norma da Direção-Geral da Saúde, que são as pessoas com 80 e mais anos e as pessoas com mais de 50 anos, mas com comorbilidades associadas e doenças crónicas referidas na norma", descreveu à agência Lusa a diretora executiva do ACES Grande Porto VI - Porto Oriental, Dulce Pinto.

Este agrupamento de centros de saúde do Porto é, juntamente com Braga, Póvoa de Varzim/Vila do Conde e Vila Real, um dos quatro que arranca com a segunda fase de vacinação contra a Covid-19 na quinta-feira.

17h24 - Anacom atribui número 2424 para envio de SMS à população sobre vacinação

Segundo a Anacom, o número 2424 será utilizado pela SPMS – Serviços Partilhados do Ministério da Saúde “exclusivamente para o envio de mensagens curtas (SMS) à população no âmbito da execução do plano nacional de vacinação contra a Covid-19, incluindo o envio de receitas sem papel e agendamento de consultas durante esse período.

17h15 - Segurança Social recebeu 22.000 pedidos de apoio de famílias em dois dias

A Segurança Social recebeu desde segunda-feira 49.000 pedidos de apoio de trabalhadores independentes e sócios gerentes e 22.000 pedidos de apoio de famílias no âmbito do atual confinamento, segundo a tutela.

O apoio aos sócios gerentes e trabalhadores independentes foi reativado para fazer face ao novo período de confinamento e ficou disponível na página da internet da Segurança Social no primeiro dia de fevereiro, tal como os apoios às famílias.

A ministra do Trabalho salientou que "em pouco mais de um dia e meio" foram recebidos 49.000 pedidos apoio de trabalhadores independentes ou sócios gerentes de empresas e 22.000 pedidos de apoio de famílias, relativos aos últimos 15 dias.

Segundo Ana Mendes Godinho, desde o início do confinamento em vigor foram ainda apresentados por empresas 54.400 pedidos de apoio à manutenção do emprego, ao abrigo do lay-off ou dos apoios à retoma de atividade.

17h13 - Reino Unido registou 1.322 mortes mas atinge 10 milhões de pessoas vacinadas

O Reino Unido registou 1.322 mortes e 19.202 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, indicou hoje o Governo britânico, no dia em que atingiu a marca de 10 milhões de pessoas vacinadas.

"Este é um marco extremamente significativo no nosso esforço nacional contra esse vírus. Cada vacina torna-nos um pouco mais seguros, quero agradecer a todos que desempenharam o seu papel", afirmou o ministro da Saúde, Matt Hancock.

No total, até ao final de terça-feira foram vacinadas 10.021.471 pessoas com a primeira dose, das quais 498.962 também já receberam a segunda dose, administrada num intervalo de entre três a 12 semanas da primeira.

17h01 - Rússia quer produzir vacina Sputnik V na Europa

A Rússia contactou o laboratório alemão IDT para produzir a vacina Sputnik V na Europa, disse hoje uma porta-voz do Ministério alemão da Saúde, após a publicação de bons resultados de testes clínicos num jornal científico.

O instituto russo Gamaleya, que desenvolve a vacina contra a Covid-19 Sputnik V, assim como o fundo russo RDIF, “estão interessados em cooperar numa possível produção e contactaram a IDT Biologika”, uma farmacêutica com sede no estado regional de Saxônia-Anhalt (leste da Alemanha), explicou a porta-voz.

O ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, assegurou que a Alemanha “serviu de intermediária” no pedido russo de estudar opções de produção da vacina na Alemanha e noutros países europeus.

Por enquanto, além da Rússia, são quatro outros os países que produzem a Sputnik V: Cazaquistão, Índia, Coreia do Sul e Brasil.

Sobre uma possível distribuição na União Europeia (UE), está em curso um procedimento de aprovação junto da Agência Europeia de Medicamentos (EMA).

16h58 - Centro Hospitalar do Oeste com internamento ocupado a 100%

O Centro Hospitalar do Oeste tem ocupadas todas as 142 camas de internamento dedicadas à Covid-19 e desde segunda-feira já transferiu seis doentes para outros hospitais, disse hoje a administradora, que não equaciona aumentar a capacidade.

"O internamento está com lotação máxima desde o fim de semana e já transferimos seis doentes desde o início desta semana", afirmou Elsa Baião à agência Lusa.

Questionada sobre se o número de camas do internamento dedicado à Covid-19 vai voltar a aumentar nos hospitais de Torres Vedras e de Caldas da Rainha, a presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) respondeu que, "nesta fase é muito difícil, porque também as camas de internamento para doentes não-Covid estão ocupadas a 90%".

O CHO não possui unidade de cuidados intensivos, o que obriga também a transferir doentes mais críticos para outras unidades.

16h34 - CPPME envia 21 propostas ao Governo após ter identificado "debilidades" nos apoios

A Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas (CPPME) diz estar preocupada com a forma como o Governo está a gerir a crise pandémica e enviou 21 propostas ao executivo, após ter identificado "várias debilidades" nos apoios.

Entre as propostas, a confederação pede "máxima rapidez na efetivação do pagamento dos apoios" e uma "rápida reformulação dos Programas Apoiar (o normal e o +simples) para eliminar exclusões e distorções verificadas".

Propõe ainda tornar o lay-off simplificado mais abrangente e defende que sejam considerados, para o cálculo do apoio às empresas criadas em 2019, os meses a partir da emissão da primeira fatura e não a data da sua constituição.

A CPPME quer ainda uma plataforma de comunicação entre o Governo e os empresários e defende prazos alargados das moratórias de crédito, bem como várias medidas fiscais que aliviem as empresas.

16h15 - ARS do Alentejo abre inquérito por suspeitas de toma indevida de vacinas

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo instaurou um inquérito para apurar eventuais irregularidades na toma de vacinas contra a Covid-19 no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Alentejo Central, foi hoje revelado.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da ARS do Alentejo, José Robalo, indicou que a informação de existirem “suspeitas de irregularidades” partiu da diretora executiva do ACES do Alentejo Central, Maria do Céu Canhão, o que “motivou a abertura do inquérito”.

“Estamos a fazer um inquérito de averiguações e ainda não se sabe o resultado”, pelo que apenas no final da investigação se pode “perceber quem é que, eventualmente, terá sido vacinado sem ter direito à vacina”, sublinhou o responsável.

Segundo o presidente da ARS do Alentejo, o inquérito foi instaurado há mais de uma semana e está a cargo do Gabinete de Auditoria e Controlo Interno do organismo.

Contactada pela Lusa, a diretora executiva do ACES Alentejo Central, Maria do Céu Canhão, limitou-se a afirmar que “houve algumas dúvidas com algumas vacinas administradas” e, por esse motivo “pediu-se à ARS que instaurasse esse processo de inquérito, que está em curso”.

16h04 - Países lusófonos com acesso a quase 14 milhões de vacinas da Covax

Sete países lusófonos vão receber cerca de 14 milhões de vacinas Covid-19 da iniciativa Covax, de acordo com mapa indicativo de distribuição divulgado hoje e que estima ter as primeiras doses no terreno em finais de fevereiro.

Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste irão receber na primeira fase de distribuição um número global de 13.813.050 doses de vacinas contra a Covid-19 de acordo com o mapa indicativo de divulgado hoje pela Aliança Global para as Vacinas (Gavi) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

A maior parte vai para o Brasil, que irá receber 10.672.800 vacinas da AstraZeneca/Oxford, sendo, globalmente, o quinto país que mais doses receberá, a seguir à Índia, Nigéria, Paquistão e Indonésia.

Nesta primeira fase, a maioria dos países que aderiram à Covax irão receber sobretudo vacinas da AstraZeneca/Oxford, sendo que entre os lusófonos apenas Cabo Verde receberá também doses da vacina Pfizer/Biontech.

16h02 - Amadora-Sintra transfere 20 doentes para hospitais do Porto e de Gaia

O Hospital Amadora-Sintra iniciou hoje à tarde a transferência de 20 doentes internados em enfermaria para o Hospital de São João, no Porto, e para o hospital de Gaia, informou à agência Lusa fonte hospitalar.

De acordo com a fonte do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), no concelho da Amadora (distrito de Lisboa), vão ser transportados 15 doentes para o Hospital de São João e cinco para Vila Nova de Gaia.

Pouco depois das 15h00, saíram os primeiros quatro doentes do HFF em direção ao Norte.

Já hoje, fonte hospitalar tinha adiantado à Lusa que o Hospital Amadora-Sintra não está a receber doentes respiratórios em ambulâncias, desde as 16h00 de terça-feira, devido uma sobrecarga no serviço de urgência.

"Os doentes transportados de ambulância são desviados para outros hospitais, os doentes que chegam pelo seu próprio pé têm a porta aberta da nossa urgência. [...] Só a urgência respiratória Covid é que não está a receber ambulâncias", adiantou.

16h00 - INEM com novo rosto no Norte e responsável farmacêutico dispensado

O INEM anunciou hoje que a delegação Norte tem novo responsável, confirmou ter dispensado o responsável pelos serviços farmacêuticos, sem explicar razões, e disse que "fica a aguardar conclusões" da inspeção de Saúde quanto às vacinações no instituto.

Fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) referiu hoje à agência Lusa que o médico António Táboas vai assegurar transitoriamente a direção da delegação regional do Norte, substituindo António Barbosa, que cessou aquelas funções no sábado após autorizar a vacinação contra a Covid-19 de profissionais de uma pastelaria no Porto.

António Táboas é um médico do mapa de pessoal do instituto e atual responsável pelos centros de orientação de doentes urgentes.

António Barbosa colocou no sábado o lugar de responsável do INEM-Norte ao dispor do Conselho Diretivo - que "aceitou o pedido" escassas horas depois -, após assumir que autorizou a vacinação de 11 pessoas que trabalham numa pastelaria próxima da delegação.

15h50 - Médicos pedem vacinas com urgência para Moçambique, Maláui e Essuatíni

A organização de ajuda humanitária Médicos Sem Fronteiras (MSF) lançou hoje um pedido urgente para a entrega de vacinas para os profissionais de saúde em Moçambique, Maláui e Essuatíni, que enfrentam uma escalada no número de infetados.

"Com uma nova variante altamente infecciosa a espalhar-se pela África Austral, os trabalhadores de saúde em Moçambique, Malauí e Essuatíni estão a debater-se para conseguir tratar a escalada de pacientes infetados sem qualquer perspetiva de receberem uma vacina que os proteja do vírus", lê-se num comunicado enviado hoje à Lusa.

"Estamos pasmados com a distribuição desigual de vacinas contra a covid-19 em todo o mundo", disse a diretora de operações dos MSF, Christine Jamet, acrescentando: "Enquanto muitos países ricos começaram a vacinar os seus profissionais de saúde e outros grupos há quase dois meses, países como Moçambique, Malauí e Essuatíni, que estão a lutar para responder à pandemia, não receberam ainda uma única dose da vacina para proteger as pessoas que estão mais em risco, incluindo os profissionais de saúde na primeira linha".

O número de casos em Moçambique é agora quase sete vezes mais alto do que durante o pico da primeira vaga da pandemia, dizem os MSF.

15h33 – Demitiu-se o coordenador da Task Force da vacinação contra a Covid-19

Francisco Ventura Ramos, coordenador da Task Force para a Elaboração do “Plano de Vacinação contra a Covid-19 em Portugal, renunciou ao cargo, avançou em comunicado o Ministério da Saúde.

Francisco Ramos “renunciou ontem ao cargo, por irregularidades detetadas pelo próprio no processo de seleção de profissionais de saúde [para vacinação] no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa, do qual é presidente da comissão executiva”, refere o Ministério.

“O funcionamento da Task Force mantém-se assegurado pelos restantes membros do núcleo de coordenação”, acrescenta.

Numa declaração enviada às redações, Francisco Ramos confirma ter detetado irregularidades naquele processo de seleção.

"Considero que não se reúnem as condições para me manter no cargo de coordenador da task force para a elaboração do Plano de Vacinação Contra a Covid-19 em Portugal. Assim, apresentei ontem, dia 2 de fevereiro de 2021, à Senhora Ministra da Saúde, a renúncia ao cargo", escreveu na declaração.

15h26 – Ajuda alemã: Hospital da Luz disponibiliza oito camas em UCI

O gabinete da ministra da Saúde avançou, em comunicado, que o Hospital da Luz disponibilizou “em tempo recorde” oito camas de cuidados intensivos que permitirão à equipa de médicos alemães “trabalhar num espaço único, proporcionando-lhes condições de maior eficiência no tratamento de doentes graves provenientes de hospitais públicos da Região de Lisboa”.

“A operacionalização desta colaboração será efetuada mediante acordo específico a celebrar entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e o Grupo Luz Saúde, estando desde já assegurado que a gestão das 8 camas agora disponibilizadas funcionará num quadro de articulação com a Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva para a COVID-19”, adianta o mesmo comunicado.

15h07 - Portugal com 9083 novos casos e 240 óbitos nas últimas 24 horas

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 9083 casos de infeção por Covid-19, para um total de 740944 desde que a pandemia chegou ao país.

Há ainda mais 240 vítimas mortais da doença, elevando para 13257 o total nacional.

Dos novos casos de infeção, 2365 ocorreram na região Norte, 1387 no Centro do país, 4544 em Lisboa e Vale do Tejo, 389 no Alentejo, 267 no Algarve, 11 nos Açores e 120 na Madeira.

A nível de pessoas recuperadas, contam-se hoje mais 11218. Passa assim para 563174 o número de recuperados desde o início da pandemia.

Ainda segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde, há hoje menos 91 pessoas hospitalizadas devido ao novo coronavírus. São 6684 no total.

Em Unidades de Cuidados Intensivos, por outro lado, há mais 25 pacientes do que na véspera, para um total de 877.

15h00 - Cabo Verde Connect Services anuncia suspensão de voos de Portugal até março

A Cabo Verde Connect Services, que através da SATA assegura ligações aéreas para o arquipélago cabo-verdiano, anunciou hoje a suspensão de voos de e para Portugal, até março, mantendo apenas a ligação da Praia a Boston.

Numa nota a que a Lusa teve hoje acesso, a empresa refere que a decisão de suspender os voos entre Cabo Verde e Lisboa resulta das limitações impostas pelas autoridades portuguesas, para saídas do país, apenas para viagens essenciais, devido à evolução da pandemia de covid-19 em Portugal.

A suspensão de voos vai aplicar-se de 10 de fevereiro até pelo menos 17 de março nas ligações de Lisboa para a Praia, e de 13 de fevereiro até 14 de março nos voos para a ilha do Sal.

14h50 - Trabalhadores podem pedir novo apoio ao rendimento entre os dias 8 e 14

Os trabalhadores em situação de desproteção económica podem pedir o novo apoio extraordinário ao rendimento entre os dias 08 e 14 deste mês, segundo uma nota do Instituto da Segurança Social (ISS).

De acordo com a informação, "o pedido do apoio extraordinário ao rendimento dos trabalhadores deverá ser realizado na Segurança Social Direta (SSD) entre os dias 08 e 14 de fevereiro".

"Este apoio tem como objetivo assegurar a continuidade dos rendimentos dos trabalhadores em situação de particular desproteção económica causada pela pandemia da doença covid-19", lembra o ISS.

14h44 - Guiné-Bissau regista mais sete casos positivos

A Guiné-Bissau registou esta terça-feira mais 20 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus para um total acumulado de 2.662, anunciou hoje o Alto Comissariado para a Covid-19.

Segundo dados divulgados no boletim diário, na rede social Facebook, na terça-feira foram detetados mais sete casos positivos e há 191 casos ativos no país.

O total acumulado de recuperados é de 2.426. O número de vítimas mortais mantém-se nos 45.

Os dados indicam que há também duas pessoas internadas devido à infeção.

14h36 - Tendas para apoio a bombeiros colocadas nos hospitais de Vila Real

A Proteção Civil instalou duas tendas nos hospitais de Chaves e Vila Real por prevenção e apoio aos bombeiros em caso da formação de filas de ambulâncias no centro hospitalar, onde há 139 internados com covid-19.

O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil e da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, disse hoje à agência Lusa que as duas tendas foram instaladas junto aos serviços de urgência de Chaves e Vila Real, integrados no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).

14h24 - Bruxelas considera desnecessário uso generalizado de máscaras FFP2

O Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) "não apoia o uso de máscaras de proteção FFP2" contra a covid-19 pelo grande público, com base nos dados científicos de que dispõe atualmente, revelou hoje a Comissão Europeia.

Durante uma conferência de imprensa em Bruxelas, a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, adiantou que o executivo comunitário abordou a questão com o ECDC, cujos especialistas consideram que os dados científicos disponíveis de momento não apontam para a necessidade de um uso generalizado das máscaras FFP2, aconselhadas para os profissionais de saúde.

Stella Kyriakides, que surgiu na conferência de imprensa na sede da Comissão Europeia precisamente com uma máscara FFP2, "por coincidência", sublinhou que o importante é "continuar a encorajar todas as pessoas a usarem máscara, a usarem-na corretamente, e a manter o distanciamento social".

"Mas, para já, o ECDC não apoia o uso de máscara FFP2 pela comunidade" em geral, reforçou.

14h19 - Hospital de campanha do Fontelo em Viseu atinge 50% de ocupação

O Pavilhão Municipal do Fontelo, que serve de retaguarda ao Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV), chegou aos 50% de ocupação em duas semanas, entre utentes na medicina e no apoio social, disse hoje à agência Lusa fonte hospitalar.

“O Centro Hospitalar Tondela-Viseu tinha às zero horas de hoje 280 pessoas internadas com covid-19. Destas, 21 estavam na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) e 259 em enfermaria”, adiantou à agência Lusa fonte hospitalar.

14h10 - Médicos alemães já estão em Lisboa

A equipa médica militar alemã já chegou a Lisboa, à Base Aérea de Figo Maduro, sendo recebida pela ministra da Saúde, Marta Temido, e pelo ministro da Defesa, João Gomes Cravinho.

A equipa é composta por 26 profissionais de saúde que vão trabalhar no Hospital da Luz, em Lisboa.

14h08 - Misericórdia de Barcelos acolhe cinco utentes "abandonados" em hospitais

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) acolhe cinco utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que estavam “abandonados” em hospitais por falta de enquadramento familiar, anunciou hoje a instituição.

Em nota publicada na sua página, a SCMB refere que o objetivo é libertar camas hospitalares para o combate à pandemia de covid-19 e, assim, ajudar a “salvar vidas”.

Os utentes estavam no Hospital de Braga e no Hospital de Santo António, no Porto.

Cumprem, neste momento, o período de isolamento, para depois serem integrados com os restantes residentes nas estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI) da Santa Casa.


14h02 - 168 mil vacinas para lares de idosos, incluindo os 794 ilegais já identificados

A vice-presidente do Instituto da Segurança Social disse hoje que há 168 mil vacinas para os lares de idosos, tendo sido vacinadas 6 mil pessoas nesta semana, que inclui os 794 lares ilegais identificados desde o início de 2020.

A ser ouvida na Comissão de Saúde, na Assembleia da República, a responsável garantiu que a fiscalização feita pelo Instituto da Segurança Social (ISS) nunca parou em 2020 e que a vacinação contra a covid-19 dos utentes e trabalhadores dos lares está a ser articulada entre o ISS e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES).

De acordo com a responsável, há 168 mil vacinas destinadas aos equipamentos residenciais para pessoas idosas, cuidados continuados integrados, lares residenciais para pessoas com deficiência e lares ilegais.

Especificou também que foram vacinadas 6 mil pessoas no decorrer desta semana e que faltam vacinar 23 mil pessoas dos lares onde há surtos ativos de covid-19.

Catarina Marcelino garantiu que a fiscalização do ISS nunca parou durante o ano de 2020, sendo este um "processo dinâmico", com as respetivas listas a serem atualizadas periodicamente, "com cruzamento de informação com centros distritais [da segurança social]" para evitar a repetição de informação.

De acordo com a responsável, após a consolidação da informação, é possível saber que há 794 lares não licenciados.

13h59 - Balanço mundial indica mais de 2,25 milhões de mortos desde início da pandemia

A pandemia de covid-19 fez, pelo menos, 2.253.813 mortos no mundo desde que a doença foi detetada em dezembro de 2019 na China, segundo o balanço da France Presse com base em dados oficiais até às 11h00 de hoje.

Desde o início da pandemia mais de 103.827.020 de infeções foram oficialmente diagnosticadas sendo que, desse total, 63.195.000 pessoas foram consideradas curadas.

Os valores têm como base os balanços que são comunicados todos os dias pelas autoridades sanitárias de cada país e excluem as revisões realizadas posteriormente pelas autoridades responsáveis pelas estatísticas em países como a Rússia, Espanha e Reino Unido.

Nas últimas 24 horas, morreram 15.406 pessoas e foram registados 490.708 novos casos, a nível mundial.

13h53 - Fim do surto em residencial de Rio Maior que causou cinco mortes

A Santa Casa da Misericórdia de Rio Maior anunciou hoje que todos os utentes e trabalhadores da residencial para idosos Dr. Calado da Maia testaram negativo para o novo coronavírus, depois de um surto que causou cinco mortes.

13h49 - Dois homens constituídos arguidos por desobediência a cerca em Rabo de Peixe

Dois homens foram constituídos arguidos por terem apresentado "declarações falsas" que lhes permitiram sair da cerca sanitária que vigora na vila de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, informou hoje a GNR.

A vila de Rabo de Peixe, na ilha de São Miguel, está sob cerca sanitária desde o dia 13 de janeiro e é a localidade açoriana com maior número de casos de covid-19, com 163 positivos ativos atualmente, segundo os mais recentes dados da Autoridade de Saúde Regional, hoje divulgados.

13h43 - Lar de Vila Nova de Cerveira regista 43 idosos recuperados

Quarenta e três dos 53 utentes do Lar Maria Luísa, em Vila Nova de Cerveira, no distrito de Viana do Castelo, recuperaram da doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, sendo que outros três encontram-se hospitalizados, foi hoje divulgado.

Em comunicado conjunto, a Câmara Municipal e a Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Cerveira referem que o primeiro surto que atingiu a instituição, com início em 12 de janeiro, apresenta "à data, uma situação mais favorável".

"Encontram-se na instituição 53 utentes, dos quais 43 já receberam alta clínica pelas entidades de saúde pública distrital, prevendo-se, a curto prazo, que a situação seja alargada aos restantes 10 utentes. No Centro Hospitalar do Alto Minho estão hospitalizados três utentes", refere a nota.

Desde o início do surto, o lar registou 14 mortes de utentes.

Na altura, o vírus infetou 41 dos 70 utentes e nove dos 48 funcionários da instituição.


13h38 - Hospital da Guarda com lotação completa em internamento nas enfermarias

O hospital da Guarda esgotou hoje a capacidade para internamento de doentes com covid-19 em enfermarias e possui ainda quatro camas livres nos cuidados intensivos, segundo fonte da Unidade Local de Saúde (ULS).

13h34 - Madeira está disponível para receber mais três doentes do continente em cuidados intensivos

O secretário Regional da Saúde diz que já falou com a ministra. Neste momento, a Madeira tem oito pacientes em cuidados intensivos, mas tem capacidade de resposta para os 50.


13h32 - Misericórdia de Barcelos vacinou seis "dirigentes ativos" e de risco

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB) revelou hoje que administrou a vacina contra a covid-19 a “500 pessoas identificadas como prioritárias”, entre as quais seis “dirigentes ativos” que mantêm uma participação diária na instituição.

Em comunicado enviado à Lusa, a SCMB sublinha que aqueles dirigentes “contactam com utentes e gerem colaboradores das áreas das Pessoas Idosas e Saúde, contemplados nesta fase 1 do Plano de Vacinação contra a covid-19”.

A SCMB diz ainda que os dirigentes vacinados são “pessoas mais suscetíveis ao risco, pela idade que têm ou por comorbilidades associadas”.

13h23 - Vacinas ainda não chegaram a Gondomar

A vacinação de pessoas com mais de 80 anos e com mais de 50 anos e doenças associadas ia começar a 1 de fevereiro, mas está atrasada. No pavilhão multiusos de Gondomar está tudo preparado, mas as doses de vacinas ainda não chegaram. Só neste espaço serão vacinadas 13.500 pessoas.


13h18 - Atriz Adelaide João morre aos 99 anos

A atriz Adelaide João, de 99 anos, morreu hoje de madrugada na Casa do Artista, em Lisboa, onde residia, disse à agência Lusa fonte da instituição.

A atriz, que recebeu em 2007 o prémio Sophia pela carreira, morreu vítima de covid-19.

No dia 25 de janeiro, na página de Facebook, a Casa do Artista indicava que “após onze meses de grande cuidado e dedicação” tinham sido detetados “testes positivos entre os residentes e funcionários”, tendo sido “tomadas todas as precauções e diretrizes indicadas pelas diversas entidades competentes”.

13h16 - Rússia quer aumentar produção da vacina Sputnik V no estrangeiro

A Rússia quer aumentar a produção da sua vacina contra a covid-19 Sputnik V no estrangeiro, anunciou hoje o porta-voz do Kremlin, após ser revelado na terça-feira que a vacina tem uma eficácia de 91,6%.

"Num futuro próximo, queremos iniciar a produção em países estrangeiros para responder à procura crescente em cada vez mais países", disse Dmitri Peskov na sua conferência de imprensa regular.

13h04 - Ordem lamenta "condenação" de ex-diretora de farmácia do Tâmega e Sousa

A Ordem dos Farmacêuticos lamentou hoje a "condenação pública" da responsável da farmácia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) pela perda de 600 vacinas de covid-19, sem que sejam conhecidas as conclusões do inquérito.

"A Ordem dos Farmacêuticos lamenta a condenação pública a que está a ser sujeita a farmacêutica responsável pela farmácia hospitalar, sem que sejam conhecidas as conclusões do processo de inquérito ou outras averiguações em curso", refere, em comunicado.

Na segunda-feira, fonte hospitalar disse à Lusa que a diretora dos serviços farmacêuticos do CHTS "foi substituída", na sequência da inutilização de 600 doses de vacinas de covid-19 por problemas de refrigeração, ocorridos na semana passada.

A fonte da administração do CHTS acrescentou à agência Lusa que ainda decorre o inquérito à situação ocorrida na semana passada, recusando-se a adiantar mais pormenores.

Contudo, segundo a Ordem dos Farmacêuticos, a

12h58 - Açores com 12 novos casos e 83 recuperações

Os Açores registaram nas últimas 24 horas 12 novos casos positivos de covid-19, dos quais 11 na ilha de São Miguel e um na Terceira, e há a assinalar 83 recuperações.

No seu comunicado diário, a Autoridade de Saúde açoriana informa hoje que foram realizadas, nas últimas 24 horas, 1.844 análises à doença.

Dos novos casos positivos, a maioria refere-se à vila de Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande, que regista 10 dos 12 novos doentes com covid-19.

Existem presentemente 353 casos positivos ativos na região, sendo 298 em São Miguel, 39 na Terceira, 12 no Faial, três no Pico e um nas Flores.

Foram detetados até hoje nos Açores, desde o começo da pandemia, 3.697 casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, verificando-se 26 mortes e 3.217 recuperações.

12h48 - Hospital de Viana do Castelo com 96% de taxa de ocupação em cuidados intensivos

O hospital de Viana do Castelo tem hoje internados 149 doentes infetados com o vírus SARS-Cov-2, 24 dos quais nos cuidados intensivos, unidade que apresenta uma taxa de ocupação de 96%, disse hoje o administrador.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), Franklim Ramos, referiu que "a pressão no hospital, enfermarias covid-19 e cuidados intensivos mantém-se, apesar de uma ligeira melhoria".

"Acreditamos que nas próximas semanas a situação nos seja mais favorável. Neste momento, estão internados 149 doentes covid, incluindo nos cuidados intensivos (24), sendo a taxa de ocupação dos cuidados intensivos de 96%", disse o responsável.

Franklim Ramos classificou ainda de "boa notícia" a recente redução do número de novos casos de covid-19 no distrito de Viana do Castelo.

"O distrito de Viana do Castelo tem sido fustigado desde o início de janeiro com um número surpreendente de casos positivos, continuando, na última semana, a apresentar o maior número de casos de todo o norte do país, bem como a maior incidência (883 casos/100.000 habitantes). Contudo, a 30 de janeiro apresenta já uma variação percentual de casos na última semana face à penúltima de menos 25%, o que constitui uma boa notícia", realçou.

12h38 - Misericórdia de Ribeira de Pena com 32 utentes e 9 funcionários positivos

O lar da Santa Casa da Misericórdia de Ribeira de Pena regista hoje 32 utentes e nove funcionários infetados com o novo coronavírus e um óbito associado à covid-19, segundo dados divulgados pela instituição.

O vice-provedor da Misericórdia de Ribeira de Pena, Joaquim Pinto, disse à agência Lusa que o surto “está controlado” e explicou que em 16 de janeiro apareceram as primeiras pessoas com sintomas na instituição.

Segundo o responsável, num total de 40 utentes, a Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) contabiliza hoje 32 utentes positivos ao novo coronavírus, dois já recuperados e cinco negativos.

O responsável lamentou ainda o óbito de um utente com 94 anos, na terça-feira, que estava hospitalizado e tinha outros problemas associados.

Entre os profissionais, acrescentou, nove estão positivos e em isolamento e outros nove encontram-se em quarentena.

12h20 - Sindicato dos Enfermeiros quer precários nos quadros da ULS da Guarda

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) defendeu hoje a integração efetiva dos cerca de 90 profissionais contratados que exercem funções na Unidade Local de Saúde da Guarda, alguns desde o início da pandemia causada pela covid-19.

Segundo Honorato Robalo, dirigente nacional do SEP, na Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda estão atualmente cerca de duas dezenas de enfermeiros em regime de substituição e cerca de 70 profissionais com vínculo precário “que foram contratados desde o início da pandemia”.

“É uma exigência do SEP que todos os enfermeiros que exercem funções permanentes para o Serviço Nacional de Saúde (SNS) devem ter uma relação jurídica de emprego permanente”, disse o dirigente sindical à agência Lusa.

Na opinião do sindicalista, “os cerca de 90 enfermeiros da ULS da Guarda com relação precária, seja [com] contrato de substituição, seja pela [contratação devido à] situação da pandemia”, devem ser integrados nos quadros da instituição.

12h10 - Lar de Paredes de Coura com três mortes e 39 infetados pede ajuda a enfermeiros

O lar da Misericórdia de Paredes de Coura, no distrito de Viana do Castelo, que regista três mortes associadas à covid-19 e 39 utentes infetados com o vírus SARS-CoV-2, lançou hoje "um veemente apelo" de ajuda a enfermeiros.

"Fazemos um veemente apelo para que nos apoiem na área de enfermagem. Lançamos já uma oferta de trabalho. Precisamos urgentemente de profissionais nesta área. Se algum profissional nos poder apoiar a título voluntário, de prestação de serviços ou em outra situação, agradecemos que nos contactem", apela o provedor, padre Manuel Alberto Lourenço.

Num comunicado hoje publicado na página oficial da Santa Casa da Misericórdia de Paredes de Coura na rede social Facebook, o responsável adianta que o surto que afeta a instituição desde janeiro causou a morte a três utentes, referindo ainda o óbito de um quarto idoso, mas este "tinha acusado negativo à covid".

"Ao dia de hoje contamos com a recuperação de 33 idosos, a maioria dos quais já vieram fazer as refeições no refeitório da instituição. Trinta e dois utentes mantêm isolamento e sete encontram-se hospitalizados" com covid-19, refere o provedor.

11h56 -Restauração quer prolongamento do período de carência das linhas de crédito

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defende a prorrogação do período de carência das linhas de crédito de apoio à economia até 30 de junho de 2022, para “evitar o incumprimento de milhares de empresas”.

“A AHRESP defende a prorrogação urgente do período de carência das linhas de crédito de apoio à economia covid-19, no mínimo até 30 de junho de 2022. Estando o país em pleno confinamento e as nossas atividades económicas encerradas, torna-se da maior importância que a amortização dos empréstimos contraídos no decorrer de 2020 seja urgentemente prorrogada”, refere a associação no seu boletim diário.

No entender da AHRESP, “o reembolso só deverá ser iniciado no verão do próximo ano (2022), momento em que se espera que a situação pandémica esteja mais controlada e haja um retomar da procura turística”.

“Só assim se poderá evitar o incumprimento de milhares de empresas”, sustenta.

11h47 - Vacina da AstraZeneca não será administrada a maiores de 55 na Bélgica

A vacina do laboratório AstraZeneca não será por enquanto administrada a maiores de 55 anos na Bélgica, anunciou o ministro da Saúde Pública belga, Frank Vandenbroucke, aos canais de televisão e rádio belgas RTBF e VRT.

A decisão foi adotada após parecer provisório do Conselho Superior de Saúde (CSS) belga emitido na noite de terça-feira, que indicou que a vacina funciona bem para pessoas entre os 18 e 55 anos, mas que não existem dados suficientes disponíveis para os idosos.

“O Conselho Superior de Saúde diz muito claramente que a vacina AstraZeneca é uma vacina muito boa para pessoas entre 18 e 55 anos, mas hoje não temos dados suficientes para garantir que funcione tão bem em idosos”, disse o ministro Vandenbroucke.

11h30 - Viana do Alentejo prorroga apoios e reforça Fundo de Emergência

A Câmara de Viana do Alentejo decidiu prorrogar 25 medidas de emergência económica e social no concelho, incluindo o reforço de mais 100 mil euros do Fundo de Emergência Municipal, que totaliza agora 250 mil euros.

"Devido à situação pandémica da covid-19 e às graves consequências para os munícipes, o município de Viana do Alentejo prorrogou 25 medidas de emergência económica e social destinadas às famílias, às empresas, às IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) e ao movimento associativo", revelou.

Uma das medidas contempla o reforço do Fundo de Emergência Municipal "até ao montante de 250 mil euros, ou seja, mais 100 mil euros" do que a verba aprovada inicialmente, em abril do ano passado, destacou hoje a autarquia, em comunicado.

A continuação da suspensão do pagamento até 31 de março das tarifas fixas de abastecimento de água, saneamento e resíduos de todos os consumidores não domésticos e das rendas dos estabelecimentos comerciais propriedade da autarquia e das habitações sociais municipais são duas outras medidas.

11h17 - Médicos alemães vão para o Hospital da Luz

Os 26 profissionais de saúde das Forças Armadas alemãs que chegam hoje a Portugal vão prestar apoio no Hospital da Luz, em Lisboa.

Este é o único hospital que consegue de forma rápida receber os 26 elementos destacados pela Alemanha para ajudar no acompanhamento de doentes internados em unidades de cuidados intensivos.

A equipa vai permanecer em Portugal durante um período de três semanas e está prevista a substituição a cada 21 dias, até ao final de março, caso seja necessário.

E antes da partida do avião, o general e médico alemão responsável afirmou que nenhuma nação sozinha consegue superar esta situação pandémica.  Já o embaixador português, agradeceu à Alemanha o apoio e a missão, neste momento difícil.


11h13 - Governo cabo-verdiano avança com cativações ao Orçamento que chegam a 100%

O Governo cabo-verdiano vai avançar com cativações ao Orçamento do Estado, envolvendo subvenções, publicidade ou deslocações, que chegam a 100%, face à “incerteza” da evolução económica e aos “riscos fiscais” que o arquipélago enfrenta, devido à pandemia.

11h02 - Vacina da AstraZeneca reduz transmissão do vírus após uma dose

A vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca com a Universidade de Oxford reduz a transmissão do vírus em 67% após a primeira dose, segundo uma análise aos ensaios clínicos atualmente em revisão, foi hoje anunciado.

O estudo da Universidade de Oxford, que deverá ser ainda validado por pares antes da publicação, revela não apenas que as pessoas vacinadas estão protegidas da doença, como são menos capazes de a transmitir a outras, noticia a agência France-Presse.

O responsável do projeto, Andrew Pollard, disse hoje à BBC que esta vacina pode ter um “grande impacto” ao nível da transmissão, notando que os testes foram feitos antes do aparecimento das variantes mais contagiosas do novo coronavírus, que “está a tentar encontrar a qualquer custo formas de continuar a ser transmitido”.

O estudo mostra uma eficácia de 76% contra infeções após a primeira dose da vacina, eficácia que se mantém por três meses. A eficácia aumenta para 82% após uma segunda dose tomada três meses depois.

10h54 - Presidente Filipe Nyusi diz que Moçambique vive “situação grave”

O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, disse hoje que o país vive uma "situação grave" devido à covid-19, admitindo a possibilidade de imposição de mais medidas restritivas para travar a propagação da doença.

"A pandemia de covid-19 é um verdadeiro flagelo, sem precedentes, e Moçambique vive uma situação grave", declarou Filipe Nyusi.

O chefe de Estado moçambicano falava numa comunicação à nação, a partir da Praça dos Heróis, em Maputo, por ocasião do feriado do Dia dos Heróis Moçambicanos, que se assinala hoje.

Filipe Nyusi avançou que as novas infeções avançam a um ritmo acelerado, bem como as hospitalizações e o número de óbitos.

"O país está a ver-se na contingencia de [aplicar] medidas mais restritivas para a sua sobrevivência coletiva", enfatizou.

10h43 - China envia 10 milhões de doses da vacina a países em desenvolvimento

A China anunciou hoje um plano para fornecer 10 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus aos países em desenvolvimento, através da iniciativa COVAX.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Wang Wenbin, afirmou que a China está a responder a um pedido da Organização Mundial da Saúde (OMS), enquanto os países em desenvolvimento procuram suprir a escassez de vacinas.

Wang considerou que a iniciativa constitui uma "importante decisão política" da China, para garantir a distribuição equitativa de vacinas e promover a cooperação internacional nos esforços contra a pandemia.

A COVAX, programa coordenado pela OMS e pela Aliança Global para as Vacinas (GAVI), visa garantir que os países de baixo e médio rendimento tenham vacinas contra o coronavírus suficientes, já que as nações ricas absorveram a totalidade dos primeiras milhões de doses produzidas.

10h32 - África com mais 844 mortos e 15.507 infetados nas últimas 24 horas

África registou nas últimas 24 horas mais 844 mortes por covid-19 para um total de 92.368 óbitos, e 15.507 novos casos de infeção, segundo os mais recentes dados oficiais da pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de infetados nos 55 Estados-membros da organização é de 3.594.875 e o de recuperados é de 24.129, para um total de 3.074.154 desde o início da pandemia.

10h17 - "É inútil estarmos a fazer de treinadores de bancada" sobre os critérios de vacinação

António Costa argumenta que deve haver confiança nos critérios definidos para as prioridades de vacinação contra a Covid-19. O primeiro-ministro alerta que não se deve fazer nada que contrarie essas regras, até porque o número de vacinas é limitado e não se deve agir de forma a comprometer a disponibilidade de vacinas para "a quem prioritariamente mais precisa delas".

"A vacina é a garantia de que vamos erradicar esta pandemia", avisa Costa, considerando que a adesão à vacinação demonstra uma confiança no Serviço Nacional de Saúde.

Considera fundamental que a população mantenha a calma. Não vale a pena um excesso de ansiedade nem correr para as unidades locais de saúde%u201D para se inscreverem para receber a vacina.

"Vão ser contactados", afiança o chefe do executivo, deixando um apelo a que se aguarde pelo contacto das autoridades de saúde.

António Costa diz que já foram vacinadas cerca de 400 mil pessoas, pelo menos com uma das duas doses que vão ser administradas.

Agora que a vacinação se alarga aos centros de saúde, o primeiro-ministro não tem dúvidas que o processo vai passar a ser mais exigente, fora do ambiente mais confinado dos hospitais e lares. Abrange um universo de 900 mil pessoas, alerta.

“Vamos dar um grande salto”, diz. “Serão dois meses de trabalho muito exigente”, diz Costa, ao fim dos quais se espera que estejam vacinadas todas as pessoas com mais de 80 anos e com mais de 50 anos e com uma comorbilidade.

Depois, vai passar-se à fase “mais complexa” de vacinação, a que envolve toda a população. Uma fase que Costa diz que poderá estar apenas limitada pela quantidade limitada de vacinas que vão chegando ao país.

Nesse ponto, o primeiro-ministro exaltou o esforço da União Europeia para que as farmacêuticas cumpram os contratos firmados de fornecimento de vacinas.


10h13 - Processo de vacinação ainda vai demorar

A ministra da Saúde está no Centro de Saúde de Alvalade em Lisboa onde revelou que o processo de vacinação ainda vai demorar e que muitos profissionais de saúde já foram inoculados.

A vacinação contra a Covid-19 arrancou hoje nos Centros de Saúde para as pessoas com mais de 80 anos e as pessoas entre 50 e 79 anos e com comorbidades associadas.

“Uma fase mais complexa e mais desafiante”, segundo Marta Temido.

“É importante que vacinado e não vacinados mantenham comportamentos de segurança”, apela.

A ministra da Saúde esclareceu ainda que “quem não tem médico de família atribuído pode ir ao seu médico particular, privado, e estando em condições de se ser vacinado, o seu médico pode passar uma declaração que as considere elegíveis para a vacinação”.

Avança ainda que “na semana passada cerca de três centenas de pessoas já tinham este documento.”

A governante assume que “está a ser uma terceira vaga com provas duríssimas de perda” mas deixa mensagem a António Costa: “Aquilo que lhe queremos dizer, senhor primeiro-ministro, é que continuamos a lutar para dar o melhor resultado aos portugueses. Não sou eu que o digo, são as pessoas que estão aqui connosco, os senhores coordenadores [da unidade de saúde onde discursava]. Eles são o melhor exemplo daquilo que é a força e a vida do SNS, que vai superar esta prova que estamos a passar.”

10h08 - França aceita vacina russa se for homologada pela União Europeia

O ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian, disse que França utilizará a vacina russa Sputnik-V, desde que esta obtenha as autorizações das autoridades sanitárias europeias.

"As vacinas não têm nacionalidade" afirmou Le Drian em entrevista à emissora Europe 1.

O ministro acrescentou que se a vacina "Sputnik-V receber a aprovação" da autoridade europeia e da Alta Autoridade Sanitária, "em França não há nenhum bloqueio".

De acordo com as conclusões de um estudo publicado na revista científica The Lancet, a vacina Sputnik-V tem uma eficácia de 91,6%.

10h03 - Surto no Lar Nossa Senhora da Visitação dado como extinto

9h59 - João Félix com teste positivo

O Atlético de Madrid anunciou que João Félix recebeu resultado positivo à Covid-19.


9h49 - Rússia reporta mais 16.474 casos e 526 óbitos

Dos 16.474 novos infetados, 1541 foram registados em Moscovo.

Desde o início da pandemia, a Rússia já registou 3.901.204 casos de infeção e 74.684 mortos.

9h43 - Gouveia presta apoio social e psicológico

O município de Gouveia e o CLDS-4G reforçaram as linhas de apoio aos munícipes de modo a ajudar todos aqueles que se encontram em situação de maior fragilidade e vulnerabilidade social devido à pandemia causada pela covid-19.

A autarquia de Gouveia está a prestar ajuda no acesso à alimentação, apoio social e apoio emocional/psicológico, disponibilizando linhas telefónicas que funcionam de segunda-feira a sexta-feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

9h36 - Singapura aprova a utilização da vacina da Moderna

9h28 - Timor-Leste espera primeiras vacinas em abril

A ministra da Saúde timorense disse hoje que Timor-Leste espera receber as primeiras vacinas contra a covid-19 em abril, estando a analisar as fontes de financiamento para além dos 20% oferecidos por um mecanismo internacional.

Odete Belo explicou aos jornalistas que a equipa técnica criada para preparar o plano de vacinação está a analisar que nível de apoio haverá dos parceiros de desenvolvimento e que valor o executivo terá de destinar ao programa.

Numa primeira fase, disse, o Governo vai dar prioridade à vinda dos 20% iniciais, devendo ainda levar a cabo uma campanha de informação a toda a população para que tomem a vacina voluntariamente.

9h14 - Farmacêutivas GSK e CureVac desenvolvem em conjunto nova vacina

O laboratório farmacêutico britânico GSK e o concorrente alemão CureVac anunciaram que vão desenvolver em conjunto uma vacina contra o novo coronavírus que esperam estar pronta em 2022.

Em comunicado, as empresas referem que têm como objetivo desenvolver "uma vacina que responda às variantes que possam surgir durante a pandemia".

Neste momento, a investigação vai ter como "alvo" as variantes que já foram detetadas e outras que podem vir a surgir, indica o documento divulgado hoje.

O laboratório GSK (GlaxoSmithKline) através do mesmo comunicado acrescenta que, numa primeira fase, vai apoiar durante 2021 a produção de uma primeira vacina que já foi desenvolvida pela farmacêutica CureVac e que já se encontra na "fase 03" dos ensaios clínicos.

9h00 - Banco Alimentar do Porto com aumento de 600% nos pedidos de ajuda

O Banco Alimentar do Porto registou um aumento de 600% dos pedidos de ajuda desde o inicio da pandemia, revelou hoje a responsável do serviço social, acrescentando que, neste momento, a instituição apoia 60.000 pessoas no distrito do Porto.

"Os pedidos de ajuda têm aumentado e o perfil das pessoas que pedem ajuda também mudou radicalmente", afirmou hoje, em declarações à Lusa, Inês Pinto Cardoso.

Se antes da pandemia os pedidos eram, na sua maioria, provenientes de pessoas com o Rendimento Social de Inserção (RSI) ou reformados, neste momento, os pedidos que chegam ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto são, essencialmente, de "pessoas que perderam o emprego e que nunca se imaginaram a passar por esta situação".

De acordo com a responsável, em 2019, o Banco Alimentar do Porto recebeu diretamente 71 pedidos de ajuda que, encaminhou para as instituições sociais do distrito, e em 2020, os pedidos ultrapassaram as "mais de 500 pessoas".

8h49 - Alemanha soma 975 óbitos e 9705 infeções em 24 horas

O número de casos positivos, desde o início da pandemia, é de 2.237.790 e o de óbitos de 58.956.

Perto de 1.973.200 pessoas foram consideradas curadas e o número de casos ativos é de cerca de 206.100, segundo os números do Instituto Robert Koch.

8h45 - Tapsigargina apontada como altamente eficaz

Cientistas da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, descobriram um tratamento antiviral, a tapsigargina, que pode vir a ser uma ferramenta relevante no controlo desta infeção.
Antena 1

Um medicamento promissor, de acordo com as experiências realizadas por estes investigadores britânicos, capaz de combater a infecção por vírus como o SARS-CoV-2.

8h32 - Vacinas e novas estirpes. O apelo de Costa e Von der Leyen

O primeiro-ministro português e a presidente da Comissão Europeia escreveram aos líderes dos países-membros da União a apelar ao envolvimento da indústria com vista a aumentar a capacidade de produção de vacinas. E preparar a resposta a novas estirpes do SARS-CoV-2.

"Escrevi, com a presidente Ursula von der Leyen, aos chefes de Estado e de Governo da União Europeia a sublinhar a importância de combinar esforços e envolver a indústria para aumentar a capacidade de produção e o fornecimento de vacinas na União Europeia", adiantou António Costa no Twitter.


O governante refere que, com Ursula von de Leyen, alertou os chefes de Estado e de Governo de que é "essencial apoiar as iniciativas da Comissão já em curso", por forma a que os países-membros estejam "preparados face a eventuais novas estirpes deste vírus e futuros riscos de saúde pública".

8h17 - Duplicou número de jovens adultos internados

No último mês, duplicou o número de jovens adultos internados nos hospitais portugueses, infetados com Covid-19. Há cada vez mais doentes graves abaixo dos 40 anos.
Antena 1

Os dados da Direção-Geral da Saúde mostram também uma diminuição dos idosos com mais de 80 anos nos cuidados intensivos: são agora pouco mais de 2% do total.

8h04 - Funerárias querem estar nos grupos prioritários

Dirigentes de associações do sector funerário defendem que os seus profissionais integrem os grupos prioritários de vacinação contra a Covid-19. Invocam o risco e o facto de se tratar de uma atividade de primeira necessidade.

"A vacinação do setor é importante", afirmou o presidente da Associação Portuguesa dos Profissionais do Setor Funerário, Paulo Carreira, em declarações à agência Lusa.

O responsável assinala que, numa "pequena funerária, com poucos recursos, se um dos elementos é infetado, a probabilidade de ter de isolar profilaticamente toda a equipa é enorme".

7h28 - OMS visita laboratório em Wuhan alvo de especulação

Investigadores da Organização Mundial da Saúde deslocaram-se ao laboratório na cidade chinesa de Wuhan, epicentro da pandemia, que tem sido objeto de especulação sobre a origem do novo coronavírus.

Jornalistas estrangeiros acompanharam a equipa até à instalação de alta segurança, mas tal como em visitas anteriores, não houve acesso direto aos investigadores, que deram poucos detalhes sobre a pesquisa em Wuhan, até à data.

7h06 - Ponto de situação

Começa esta quarta-feira mais uma etapa na campanha de vacinação contra a Covid-19 - agora nos centros de saúde.

Começam a ser ser vacinados utentes dos centros de saúde de Alvalade, em Lisboa, onde até sexta-feira deverão ser administradas cerca de 300 vacinas. Ao todo, pelo menos 900 mil pessoas integram esta fase de vacinação, que deverá prolongar-se até final de abril deste ano.


Amanhã, a vacinação prossegue em sete centros de saúde do norte do país: em Braga, Marão e Douro, Porto Oriental, Póvoa de Varzim, Vila Nova de Gaia, Gondomar e na Unidade Local de Saúde Nordeste.

Naqueles sete locais serão administradas perto de 900 vacinas até ao final da semana.
A vacinação prossegue no resto do país na próxima semana. A toma vai ser feita por pessoas com mais de 80 anos e também pelas que têm mais de 50 anos e com doenças associadas.
Vacinas desperdiçadas levam a demissão
Foi demitida a diretora do serviço de Farmácia do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa em Penafiel. Em causa está a falha que levou a que 600 vacinas fossem para o lixo.

A RTP apurou que as vacinas ficaram estragadas por causa da utilização inadequada do sistema de refrigeração, que danificou 113 frascos.
Mais irregularidades na vacinação
Passam pela vacinação da mãe do Padre de Alfena em Valongo e da costureira.

Numa freguesia de Águeda, o padre também foi vacinado.
Há ainda mais um caso recente de vacinação irregular: a filha e a mulher do diretor de uma associação de solidariedade em Viseu.
Ajuda da Alemanha chega a Portugal
O dispositivo alemão parte de Frankfurt às 10h00 (hora de Lisboa) e chega à capital portuguesa às 13h00.

Trata-se de 26 profissionais de saúde das Forças Armadas - oito médicos, enfermeiros e assistentes operacionais.A Comissão Europeia está pronta para ajudar Portugal na gestão da crise pandémica. O comissário europeu para a gestão de crises diz que há mecanismos para apoiar situações de emergência.


A missão deverá durar 21 dias, mas a equipa poderá ser substituída, mantendo-se o apoio até final de março. Trazem 40 ventiladores móveis e dez estacionários, 150 bombas de infusão e 150 camas.

O apoio destina-se aos hospitais de Lisboa, mas poderá também ser encaminhado para outras unidades do país.

No dia 25 de Janeiro o Governo português avançou com o pedido de ajuda. Durante a primeira vaga da pandemia, a Alemanha ajudou outros países, como por exemplo Itália, França e República Checa.
Novo calendário escolar
Vai haver aulas no carnaval. As férias na Páscoa da páscoa vão ser reduzidas. E são alteradas também as datas de conclusão do terceiro período para os diferentes anos de escolaridade.
O calendário final de provas e exames será divulgado até ao dia 12 de fevereiro.
O quadro em Portugal
Morreram mais 260 pessoas em 24 horas, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado ao início da tarde de terça-feira.

Havia ontem registo de mais 5540 casos confirmados de infeção.

Em internamento havia menos 94 pessoas. Nos cuidados intensivos encontram-se 852 doentes.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 2.237.990 mortos resultantes de mais de 103,3 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde indicou que o número de novos casos de Covid-19 está a descer pela terceira semana consecutiva. Todavia, Tedros Adhanom Ghebreyesus advertiu contra facilitismos.