Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

José Coelho - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



23h45 - Centenas de dinamarqueses protestam contra medidas de restrição

Cerca de 600 pessoas protestaram hoje em Copenhaga contra as medidas restritivas impostas para conter a propagação do novo coronavírus bem como a obrigatoriedade de um futuro “passaporte da vacina”.

Liderada pelos 'Man in black Danemark' [Homens de negro da Dinamarca], um grupo bastante ativo na rede social Facebook que organiza ações de protesto há mais de um mês, os manifestantes concentraram-se frente ao parlamento para defender a “liberdade de escolha”, denunciar a “coerção” e a “ditadura” do confinamento anti-covid existente na Dinamarca.

23h33 - Brasil inicia produção de 8,6 milhões de doses da vacina chinesa

O Brasil iniciou hoje a produção de cerca de 8,6 milhões de doses da vacina para a covid-19 do laboratório chinês Sinovac e recebeu matéria-prima para fabricar mais 2,8 milhões da fórmula da AstraZeneca e Universidade de Oxford.

O Instituto Butantan de São Paulo, um dos principais centros de investigação médica do Brasil, será responsável pela produção da vacina Sinovac, que já está a ser administrada no país, bem como a vacina do consórcio farmacêutico britânico-sueco.

"A previsão é que os 8,6 milhões de novas doses comecem a ser libertadas para a imunização dos brasileiros a partir de 23 de fevereiro", disse o governo estadual de São Paulo num comunicado.

Até agora, cerca de 10 milhões de unidades da vacina da Sinovac e outros dois milhões da vacina desenvolvida conjuntamente pela AstraZeneca e a Universidade de Oxford foram distribuídas no Brasil.

Segundo dados dos secretariados regionais de Saúde, cerca de 3,5 milhões de brasileiros receberam a primeira dose de alguma destas duas vacinas.

23h10 - Autoridades chinesas autorizaram o uso de mais uma vacina

É a segunda vacina produzida na China e, tal como a primeira, foi autorizada de forma condicional, já que ainda estão a decorrer testes.


22h52 - Brasil regista 978 mortos e mais de 50 mil novos casos

O Brasil registou 978 mortes associadas ao novo coronavírus e 50.630 novos contágios nas últimas 24 horas, elevando para 231.012 o balanço dos óbitos desde o início da pandemia, anunciou hoje o Governo.

De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde do Brasil, o país - que regista pela primeira vez em cinco dias o número de mortos abaixo de 1.200 - acumula 9.497.795 casos confirmados da doença.

No entanto, aos fins de semana os números costumam ser inferiores devido à menor atividade dos organismos públicos.

Com uma população de 212 milhões de habitantes, é atualmente o segundo país do mundo com maior número de óbitos ligados ao vírus, a seguir aos Estados Unidos, e o terceiro com mais infetados, a seguir também aos Estados Unidos e à Índia.

22h35 - Regresso das aulas à distância revela grandes atrasos do programa digital do Governo

O primeiro-ministro prometeu em abril um computador para cada aluno, mas 9 meses depois isso não vai acontecer. O Governo alega dificuldades de fornecimento e as regras com os dinheiros de Bruxelas.


22h15 - Sambódromo do Rio de Janeiro tornou-se centro de vacinação no Brasil

No local foram montadas tendas para administrar 2.000 vacinas disponíveis. O correspondente da RTP no Rio de Janeiro, Pedro Sá Guerra, assistiu ao início da vacinação.


22h00 - Madeira com mais uma morte, 91 novos casos e 57 recuperações

A Madeira registou hoje mais uma morte por covid-19, elevando o total de óbitos para 51, indicou a Direção Regional de Saúde, reportando também 91 novos casos de infeção, 57 recuperações e 218 situações suspeitas.

21h35 - A análise à descida de novos casos em Portugal

O epidemiologista Silva Graça analisa a descida de novos casos de covid-19, diferenciada em várias regiões. As unidades de cuidados intensivos são uma das preocupações do momento, bem como o facto de haver doentes que precisariam de cuidados intensivos e não têm esse tratamento disponível.


21h25 - Testes covid-19. Laboratório abre as portas para explicar processo

Os testes PCR à Covid-19 passaram a ser uma rotina. Pela primeira vez um laboratório abriu as portas para mostrar o que acontece até se receberem os resultados.


21h00 - Medidas de confinamento em Portugal poderão ser aliviadas no final de fevereiro

Os modelos de previsão da evolução da pandemia apontam para uma melhoria da situação, com revisão positiva de todos os indicadores.


20h40 - Chega propõe até cinco anos de prisão para fraudes com vacinas

O Chega propôs hoje a criação do crime de "desvio indevido de recursos médico-cirúrgicos", versando por exemplo as atuais vacinas da covid-19, prevendo penas de até cinco anos de prisão se praticado em estado de emergência ou calamidade.

Segundo o documento que vai ser entregue no parlamento e a que a Agência Lusa teve acesso, o deputado André Ventura avançou para um aditamento ao código penal acrescentando-lhe um artigo dividido em dois pontos.

"Quem, por si ou por interposta pessoa, der ou aceitar, para si ou para terceiro, vacina, medicamento ou qualquer recurso de natureza médico-cirúrgica, em violação das regras previamente definidas para a sua administração, aplicação ou distribuição, é punido com pena de prisão até três anos, se pena mais grave não lhe couber por força de outra disposição penal", prevê a proposta.

Já "quando a conduta acima referida ocorrer durante estado de emergência ou estado de calamidade, relacionados nos seus pressupostos com a severa alteração das condições de saúde pública vigentes, o agente é punido com pena de prisão de dois a cinco anos de prisão".

20h35 - Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo vacinou a vice-provedora

O provedor confirmou mas explicou que isso sucedeu apenas porque tinham sobrado vacinas e a alternativa era irem para o lixo. Lucília Fagundes pediu a suspensão de funções até à conclusão da investigação do Governo regional.


20h20 - Luxemburgo prepara-se para dar ajuda médica a Portugal

O grão-ducado prepara-se para dar ajuda médica, e na próxima semana ficará decidido que tipo de ajuda. O coordenador da Comissão de Acompanhamento da Resposta em Medicina Intensiva afirmou que o objetivo é aumentar internamente a capacidade de camas para responder às necessidades das duas próximas semanas.


20h15 - Hospitais registaram a maior diminuição de sempre de internamentos por covid-19

Estão internadas nos hospitais portugueses 6.158 pessoas, menos 254 do que ontem. É o quinto dia consecutivo de queda nos internamentos. No entanto, os hospitais continuam com níveis de ocupação ainda muito superiores ao que acontecia antes da terceira vaga da pandemia.

Também os casos mais graves são hoje menos. Estão 891 pessoas nos Cuidados Intensivos, menos 13 do que ontem.

Nas últimas 24 horas morreram 214 pessoas por causa da Covid-19, um numero que se mantém elevado mas que é o mais baixo desde 18 de Janeiro.

Foram registados 5.540 novos infetados, um grande contraste com o sábado passado, quando se contabilizaram 12.435 novos casos, mais do dobro dos valores de hoje.

Em sete dias, o número de casos ativos no país diminuiu para menos 30 mil infetados.


19h55 - França regista 191 mortes e 20.586 contágios nas últimas 24 horas

A França registou 191 mortes atribuídas a covid-19 nas últimas 24 horas em hospitais, enquanto 20.586 pessoas testaram positivo para o novo coronavírus, segundo relatório divulgado hoje pelas autoridades de saúde.
Com estes dados, o número de óbitos em França desde o início da pandemia subiu para 78.794 e o de infeções para 3.317.333.

A pressão hospitalar continua elevada, com 27.369 camas ocupadas, menos 245 do que na véspera, apesar da entrada de 1.122 pacientes.

A ocupação nas Unidades de Cuidados Intensivos também baixou ligeiramente, com 168 novos internamentos, aumentando o total para 3.225, uma descida de 20 pacientes.

O governo francês indicou que, até agora, 1.772.602 pessoas receberam pelo menos uma dose da vacina contra a covid-19, enquanto 250.000 já receberam as duas doses.

19h30 - INEM. Ordem denuncia represálias ao técnico que denunciou irregularidades

A Ordem dos Farmacêuticos não aceita que seja colocado em causa o profissionalismo do técnico que denunciou indícios de irregularidades na administração das vacinas contra a Covid-19 no INEM.

A Inspeção-Geral das Actividades em Saúde ainda está a investigar o caso, mas o conselho diretivo do INEM afastou o farmacêutico das funções que estava a desempenhar.

Ouvida esta tarde pela Antena 1, a bastonária da Ordem, Ana Paula Martins, denuncia represálias sobre este profissional.

O farmacêutico em causa foi afastado do INEM, onde estava em regime de mobilidade, regressando ao Infarmed, a entidade empregadora de origem.

A Ordem dos Farmacêuticos promete prestar apoio jurídico ao profissional envolvido até ao esclarecimento deste caso.


19h20 – Espanha recebe as primeiras 196.800 vacinas da AstraZeneca

19h00 - Madeira inicia vacinação em funcionários das farmácias

A primeira dose de um total de 90 vacinas contra a covid-19 vai ser administrada no domingo a funcionários das farmácias da Madeira, que estão incluídos no grupo prioritário de vacinação, indicou hoje a Associação Nacional das Farmácias (ANF).

"Em articulação com a estrutura da ANF e da Ordem dos Farmacêuticos, a Direção Regional de Saúde definiu como prioritários os profissionais com mais de 50 anos com e sem comorbilidades associadas, que corresponde a cerca de 30% da totalidade dos colaboradores das farmácias da região afetos à dispensa de medicamentos e em contacto direto com utentes", explica em comunicado.

A Associação Nacional das Farmácias esclarece que o Governo da Madeira atribuiu um primeiro contingente de 90 vacinas às equipas das farmácias, que estão incluídas no grupo prioritário de vacinação contra o novo coronavírus.
A vacinação destes profissionais decorre no domingo, no Hospital Dr. Nélio Mendonça no Funchal.

"O reconhecimento das farmácias como prioritários para vacinação é determinante para aumentar a confiança da população face aos tempos difíceis que atravessamos", afirma Carlos Delgado, delegado regional da ANF, no comunicado.

18h20 – Itália com 13.442 casos nas últimas 24 horas

Itália registou 13.442 infetados com o novo coronavírus e 385 mortes ligadas à covid-19 nas últimas 24 horas e iniciou hoje o primeiro fim de semana quase sem restrições na maior parte do país.

Segundo os últimos dados do Ministério da Saúde italiano, o país conta com um total de 2.625.098 casos de SARS-CoV-2, entre os quais 91.003 mortos, desde o início da pandemia em fevereiro de 2019.

Estão atualmente hospitalizadas devido à doença 21.518 pessoas, menos 199 que na sexta-feira, e os que se encontram nos cuidados intensivos ascendem a 2.110, menos 32 que há um dia.

18h11 - Santa Casa de Misericórdia de Angra Do Heroísmo “repudia” vacinação indevida

Em resposta à notícia que acusa vários elementos da direção da Santa Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo (SCMAH) de terem sido indevidamente vacinados, a instituição anuncia em comunicado que “repudia” estas incriminações.

“A SCMAH procedeu à vacinação de todos os seus utentes e profissionais de forma a garantir a segurança daqueles”, lê-se no comunicado, acrescentando que “não corresponde à verdade que tenha havido qualquer intenção de prestação de falsas informações ou de ocultação de dados perante a Autoridade de Saúde e a USIT, repudiando-se, veementemente, a afirmação de que a SCMAH tivesse procurado ocultar casos de vacinação indevida”.

Relativamente à questão da inoculação da vice-provedora da instituição, Lucília Fagundes, a própria explica em comunicado que foi contactada pela Secretária da Mesa da SCMAH para saber se estaria disponível para ser vacinada contra a Covid-19.

“Questionei qual o motivo do contacto uma vez que não fazia parte do grupo de risco, tendo me sido informado que sobravam duas doses da vacina COMIRNATY, após terem sido inoculados todos os utentes e colaboradores da instituição, ERPI e UCCI, e dado que dois dos colaboradores desistiram de ser vacinados, doses, essas, que se inutilizariam caso não fossem administradas no espaço de 15 minutos”, explica Lucília Fagundes em comunicado.

“Como responsável pelos Recursos Humanos da instituição, cargo que desempenho em regime de voluntariado, e, consequentemente, sendo a mesária que mantém contactos diretos regulares com os funcionários, utentes e as suas famílias, e porque também os trabalhadores administrativos da instituição que têm exatamente o mesmo contacto que mantenho com os utentes e colaboradores da instituição foram vacinados na sequência das orientações emanadas da USIT, concordei, tendo em conta o contexto especial da instituição, em ser vacinada”, explica.

A vice-provedora da instituição concluiu no comunicado que suspendeu as suas funções “até à conclusão da investigação dos factos pelas entidades competentes, estando disponível para prestar todos esclarecimentos e colaboração que estas venham a necessitar”.

17h46 - Presidente, vice-presidente e duas secretárias do parlamento da Madeira em isolamento

O presidente e o vice-presidente do parlamento da Madeira e duas secretárias da mesa vão ficar em isolamento profilático nos próximos dias na sequência da deteção de um caso positivo de covid-19, indicou hoje a instituição.

"Em virtude de ter sido diagnosticado um caso positivo de covid-19 numa das secretárias da Mesa da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira [Olga Fernandes, do PS], o presidente do parlamento madeirense, José Manuel Rodrigues [CDS-PP], o vice-presidente, José Prada [PSD], e as secretárias da Mesa, Clara Tiago e Cláudia Gomes [PSD], vão ficar em isolamento profilático nos próximos dias, até à realização de testes, de acordo com a diretrizes emanadas pelas autoridades de saúde", refere em comunicado.

A Assembleia Legislativa da Madeira indica, contudo, que mantém a "normal atividade parlamentar".

17h38 - Chile vacina mais de 550 mil pessoas em três dias

O Chile vacinou até hoje 556 mil pessoas, três dias depois de ter iniciado a campanha de vacinação em massa, destinada a pessoas idosas, anunciou o Ministério da Saúde deste país sul-americano.

Na passada quarta-feira, o Governo e os municípios tinham colocado à disposição estádios, praças e centros desportivos, bem como os centros de saúde de todo o país para atingir o objetivo de vacinar cinco milhões de pessoas até ao final de março e 15 milhões em julho, num universo de 18 milhões de habitantes.

O Chile tinha começado a vacinar os profissionais da saúde em dezembro, depois de ter recebido um primeiro lote de 154 mil doses de vacinas da Pfizer/BioNTech.

Esta campanha de vacinação, gratuita, teve desde quarta-feira a adesão massiva das pessoas com mais de 80 anos, as primeiras a terem sido convocadas.

Na sexta-feira, 112.619 pessoas com mais de 85 anos foram vacinadas.

17h15 - Sintra cria cinco pólos para vacinar 15 mil pessoas

A Câmara de Sintra (CMS) anunciou hoje a criação de cinco pólos de vacinação contra a covid-19 com capacidade para vacinar cerca de 15 mil utentes.

Os cinco pólos de vacinação estão instalados no complexo desportivo Municipal de Fitares, no Mercado de Agualva, na Junta de Freguesia de Casal de Cambra, no Centro de Saúde da Terrugem e no Regimento de Artilharia Anti-Aérea, nº1 (RAAA1), em Queluz.

O processo de vacinação de idosos com 80 ou mais anos e de pessoas com mais de 50 anos com doenças associadas residentes no concelho sintrense arranca na próxima segunda feira e Basílio Horta, presidente da CMS, adiantou que "só nos centros de saúde a vacinação era impossível, daí instalar cinco pólos de vacinação, numa lógica de descentralização e de proximidade".

16h56 - Reino Unido regista 18.262 novos casos e 828 óbitos

16h23 - “Portugal, o pesadelo depois do Natal”. A pandemia em Portugal retratada por El País

Este sábado, Portugal é destaque no site do El País. O jornal espanhol descreve um país “arrasado” pela pandemia da Covid-19, que perdeu o título de “milagre português” que mereceu durante a primeira vaga, passando a ser o país com mais casos e mortes por milhão de habitantes em todo o mundo.

O jornal relembra que Portugal foi, juntamente com Espanha, o país europeu que mais aliviou as restrições durante as celebrações do Natal e Ano Novo. Este foi, sublinha El País, o “gatilho para esta explosão viral”. Metade das mortes por Covid-19 em Portugal registaram-se em janeiro.

“Salvar o Natal foi um grande erro. Sabíamos disso, mas não pensávamos que chegasse a ser desta magnitude”, disse ao jornal Ricardo Mexia, o presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública. Mexia reconhece que “a mensagem [das autoridades] deveria ter sido mais clara para que as pessoas não se encontrassem”.

15h45 - Von der Leyen volta a rejeitar críticas à estratégia de vacinação

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, voltou hoje a rejeitar as críticas à estratégia de vacinação na União Europeia, em textos de opinião publicados em todos os Estados-membros ao longo do fim de semana.

Os atrasos nas entregas de vacinas na Europa devem-se “a problemas no processo de fabrico ou escassez de ingredientes importantes” na “fase de arranque” do fabrico, sustenta a chefe do executivo europeu num texto publicado hoje no jornal Público e coassinado pela comissária portuguesa, Elisa Ferreira.

Evocando as críticas sobre uma “falta de rapidez na tomada de decisões”, Von der Leyen afirma que “honestamente” discorda de que “teria sido possível ser muito mais rápido”, de que “um Estado-membro sozinho teria feito melhor” ou de que “um contrato celebrado mais cedo seria garantia de uma entrega mais célere e em quantidades adequadas”.

“Convém não esquecer que a vacinação implica injetar uma substância ativa biológica numa pessoa saudável. Não são decisões que possam ser tomadas de forma ligeira. A segurança e a eficácia foram sempre primordiais”, frisa, apontando que isso explica nomeadamente “o atraso em relação ao Reino Unido no arranque do processo de vacinação e a atual diferença no número de pessoas vacinadas”.

Von der Leyen aponta que, desde o início da vacinação na União Europeia, a 27 de dezembro, as farmacêuticas “entregaram 20 milhões de doses", que “em fevereiro os países da UE receberão mais cerca de 33 milhões de doses e em março 55 milhões”.

“Ainda não é suficiente, mas também não é insignificante”, afirma, assegurando que a Comissão acompanhará o processo “de muito perto” e ressalvando que “uma produção desta magnitude nunca tinha acontecido”.

15h30 - Unidade Local de Saúde da Guarda esgota capacidade de enfermaria e UCI

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda esgotou na sexta-feira a capacidade para receber doentes infetados com covid-19 em enfermaria e cuidados intensivos, informou hoje a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

O ponto de situação relativo a 05 de fevereiro, hoje divulgado, indica que a ocupação em enfermaria e na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) atingiu os 100% na ULS da Guarda.

“O número total de camas covid é hoje [23:59 de sexta-feira] de 1.558 (menos seis camas em enfermaria). As taxas de ocupação nas enfermarias covid e UCI Covid nos hospitais da região são de 86% e 87% respetivamente”, refere a ARSC em comunicado enviado à agência Lusa.

Em relação à ocupação em enfermaria, além dos 100% na ULS Guarda, regista-se uma taxa de 95% no Centro Hospitalar e Universitário da Cova da Beira, seguindo-se o CHUC - Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (90%), a ULS Castelo Branco (85%), Centro Hospitalar de Leiria, Centro Hospitalar Tondela – Viseu e Hospital Distrital da Figueira da Foz (84%) e Centro Hospitalar do Baixo Vouga (69%).

15h02 - Segunda morte em Portugal abaixo dos dez anos

Uma criança de sete meses está entre os 214 óbitos por Covid-19 registados este sábado. 

De acordo com a DGS, a criança tinha múltiplas complicações congénitas e morreu num hospital da região de Lisboa e Vale do Tejo.

Esta é a segunda morte de uma criança em Portugal na faixa etária entre os 0-9 anos registada desde o início da pandemia em março de 2021.

14h50 - Hospital Garcia de Orta em Almada com 244 doentes internados

O Hospital Garcia de Orta (HGO), em Almada, regista hoje um total de 244 doentes internados infetados pelo novo coronavírus, 194 em enfermaria, 31 em cuidados intensivos e 19 em hospitalização domiciliária.

Em comunicado, que divulga os dados atualizados relativos aos doentes com covid-19, a unidade de saúde sublinha a elevada procura por motivos respiratórios.

"O hospital mantém uma elevada procura no Serviço de Urgência Geral, na vertente da área respiratória", informa o HGO, na mesma nota.

14h14 - Portugal regista 6132 novos casos e 214 óbitos

O boletim epidemiológico deste sábado, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, informa que Portugal registou nas últimas 24 horas 6132 novas infeções por Covid-19 e 214 vítimas mortais.

Portugal tem hoje menos 254 doentes internados e menos 13 em unidades de cuidados intensivos (UCI). No total, Portugal regista atualmente 6158 doentes internados, dos quais 891 em UCI - uma descida depois de ter sido ultrapassada pela primeira vez, na sexta-feira, a barreira dos 900 doentes em UCI.

Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região mais atingida pela pandemia, tendo reportado 3356 novos casos e 99 óbitos. No norte foram registados 1227 novos casos e 44 mortos, o centro reportou 960 casos e 48 óbitos, o Alentejo registou 315 novos casos e 15 óbitos e o Algarve reportou 147 novas infeções e seis vítimas mortais.

Portugal regista atualmente 599.593 recuperados, mais 14.317 do que no dia anterior.

Desde o início da pandemia, Portugal regista 761.906 casos confirmados de Covid-19 e 13.954 óbitos.

14h10 - Pico de doentes em Cuidados Intensivos deve ser atingido no final da próxima semana

O Presidente do Colégio de Medicina Intensiva da Ordem dos Médicos acredita que o Serviço Nacional de Saúde vai conseguir dar resposta, sem precisar de enviar doentes para fora do país.


13h45 - Mais de 105 milhões de infetados em todo o mundo

A pandemia do coronavírus causou mais de 105.350.590 infetados em todo o mundo desde que o novo coronavírus foi identificado na China, em dezembro de 2019, indica um balanço da agência France-Presse até às 11h00 de hoje.

O número de mortos da pandemia da covid-19 é superior a 2.299.637 a nível mundial e pelo menos 64.157.800 pessoas foram consideradas curadas.

Nas últimas 24 horas, registaram-se em todo o mundo 14.561 mortos e 493.140 casos, esclarecendo a AFP que os números se baseiam nos balanços fornecidos diariamente pelas autoridades sanitárias de cada país e excluem as revisões realizadas posteriormente por organismos de estatística, como ocorre na Rússia, Espanha e no Reino Unido.

Os países que registaram mais mortes nas últimas 24 horas foram os Estados Unidos da América, com 3.475 óbitos, o México (1.368) e o Brasil (1.239).

13h15 - Propagação do vírus a baixar em Portugal

O ritmo de propagação da Covid-19 em Portugal baixou 36% nos últimos sete dias. O autor das previsões, que foram apresentadas nas reuniões do Infarmed, acredita que o desconfinamento pode ser possível no final deste mês.


13h04 - Açores com mais uma morte, cinco casos positivos e 32 recuperações

Os Açores registam hoje cinco novos casos de covid-19, três em São Miguel, um na Terceira e um no Faial, e 32 recuperações, sendo que há mais uma morte a registar na região, ocorrida na quarta-feira.

No boletim diário, a Autoridade de Saúde Regional informa que foram detetados dois casos no concelho da Ribeira Grande e um no concelho da Lagoa, na ilha de São Miguel, e outro em Angra do Heroísmo, na Terceira, todos em contexto de transmissão comunitária.

Hoje, há menos três internados do que na sexta-feira nos hospitais da região, que contam agora 16 pessoas hospitalizadas por infeção com o vírus SARS-CoV-2.

12h18 - Itália autoriza uso emergencial de tratamentos com anticorpos

O ministro italiano da Saúde, Roberto Speranza, anunciou este sábado que assinou o decreto que permite o uso emergencial de anticorpos monoclonais para tratamento da doença Covid-19.

O regulador italiano de medicamentos, AIFA, já tinha dado luz verde na sexta-feira para o uso emergencial de terapias com anticorpos Covid-19 desenvolvidas pelas farmacêuticas americanas Eli Lilly e Regeneron.

Os tratamentos com anticorpos monoclonais mostraram reduzir a carga viral, o risco de hospitalização e até de letalidade. O antigo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi tratado com um cocktail destes anticorpos quando esteve infetado.

11h20 - Faltam seringas para administrar vacinas

Estão a faltar as seringas mais adequadas para administrar as vacinas contra a Covid. Há fornecedores que estão já com rutura de stock.

A queixa surge por parte de alguns profissionais e é confirmada pela Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar.

Estão a faltar as seringas mais adequadas para administrar as vacinas contra a Covid. Há fornecedores que estão já com rutura de stock.

Publicado por RTP Notícias em Sábado, 6 de fevereiro de 2021


As seringas em causa são mais pequenas e permitem medir com maior rigor o volume correto da dose da vacina, em particular a sexta dose.

11h02 - Mitos religiosos e 'fake news' afetam vacinação de indígenas no Brasil

Mitos religiosos e 'fake news' têm deixado indígenas brasileiros apreensivos no momento de serem vacinados contra a covid-19, com receio de se tornarem "jacarés" ou de "receberem o sinal da besta", relatou à Lusa a nativa Vanda Ortega.

Apesar de em muitas aldeias indígenas da Amazónia não haver sinal de rede móvel nem acesso à Internet, o "passa palavra" acaba por ser um método mais rápido e eficaz, com as notícias falsas sobre a imunização a atravessar gerações e a consolidar medos.

Vanda Ortega, do povo Witoto, professora e técnica de enfermagem que atua na linha de frente no combate à pandemia em Manaus, foi a primeira indígena a ser imunizada contra a covid-19 no estado do Amazonas, garantindo que aceitou o convite com o intuito de desmistificar todas as crenças em torno da vacina e assumiu que também tinha os seus medos.

"Quando fui convidada para ser vacinada, com certeza surgiu aquele medo diante de tantas notícias contra o imunizante, que nos deixa realmente preocupados. Mas, ali eu percebi uma grande oportunidade de representar os povos indígenas e, sobretudo, encorajar os nossos parentes que estão com muito medo da vacina devido a discursos produzidos dentro das aldeias. Foi um ato de muita coragem, de luta e resistência, mesmo diante dos medos que eu carregava", admitiu a técnica de enfermagem.

Entre as principais notícias falsas que circulam entre os povos nativos está a de que a vacina pode transformar pessoas em "jacarés", um mito levantado pelo próprio Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

10h30 - China aprova vacina da Sinovac Biotech

Segundo avança a agência Reuters, a farmacêutica chinesa Sinovac Biotech anunciou este sábado que a sua vacina contra a Covid-19 foi formalmente aprovada para o uso do público em geral pelo regulador da China.

Esta é, assim, a segunda vacina contra a Covid-19 a receber luz verde em Pequim, depois ter sido aprovada em dezembro a vacina da Sinopharm.

No entanto, mesmo antes de terem sido aprovadas, estas vacinas já estavam a ser usadas no âmbito do plano de vacinação da China, focado principalmente nos grupos considerados de maior risco de exposição ao vírus.

A vacina que agora é aprovada, a CoronaVac, já tinha, inclusivamente, sido aprovada para uso emergencial na Indonésia, Turquia, Brasil, Chile, Colômbia e Uruguai.

A Sinovac afirma que a sua vacina foi aprovada após os resultados de dois meses de ensaios clínicos em fase avançada no exterior.

10h09 - Famílias e diretores querem que alunos desfavorecidos continuem a ir à escola

As famílias e os diretores escolares querem que os alunos mais desfavorecidos, para quem é mais difícil acompanhar as aulas em casa, possam continuar a ir à escola durante o ensino a distância, que regressa na segunda-feira.

A partir de segunda-feira, alunos e professores regressam às aulas, mas não à escola, devido à pandemia de covid-19, e a poucos dias de retomarem o ensino à distância, os representantes de pais e diretores escolares estão particularmente preocupados com os alunos mais desfavorecidos.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Confederação Nacional Independente de Pais e Encarregados de Educação (CNIPE), Rui Martins, admitiu recear que “algum aluno possa ficar esquecido” e disse que as escolas têm de assegurar “que estes alunos não sejam abandonados”.

No ano letivo passado, quando o ensino foi implementado pela primeira, muitos alunos tiveram dificuldade em acompanhar as aulas ‘online’ e continuar a estudar e aprender longe da escola por diversos motivos, desde a falta de equipamentos à falta de condições em casa.

Para minimizar este problema, Rui Martins sugere que as crianças e jovens em situação de maior fragilidade possam continuar a ir à escola, recorrendo às escolas de referência que se vão manter abertas para receber os filhos dos trabalhadores de serviços essenciais.

Do lado dos diretores escolares, também há a expectativa de que isso possa acontecer.

“Desta vez, estamos a tentar que aqueles alunos que têm situações mais complicadas venham para a escola, pelo menos um ou dois dias por semana”, disse à Lusa Manuel Pereira, presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE).

09h27 - Comissão Europeia já aprovou 17 mil ME em ajudas estatais de Portugal

A Comissão Europeia já deu 'luz verde' a 17 mil milhões de euros em ajudas estatais de Portugal às empresas em dificuldade, nomeadamente do turismo, exigindo que o país salvaguarde os direitos dos passageiros e dos consumidores.

08h44 - Rússia com mais 16.627 casos e 497 vítimas mortais

08h35 - África com mais 549 mortos e 16.015 infetados nas últimas 24 horas

07h32 - Alemanha com mais 10.485 casos e 689 vítimas mortais 

07h31 - Brasil supera 230 mil mortes e 9,4 milhões de casos de infeção

O Brasil ultrapassou hoje a marca das 230 mil mortes (230.034) e dos 9,4 milhões de infeções (9.447.165) pelo novo coronavírus, informou hoje o Ministério da Saúde brasileiro no último boletim epidemiológico.

Desse total, 1.239 óbitos e 50.872 casos positivos foram contabilizados nas últimas 24 horas, sendo o quarto dia consecutivo em que o país sul-americano registou mais de 50 mil diagnósticos e de mil vítimas mortais devido à covid-19.

07h28 - São Tomé e Príncipe regista um óbito e 48 novos casos

São Tomé e Príncipe registou hoje mais um óbito por Covid-19 e 48 novos casos positivos de infeção, totalizando 18 mortes e 1.346 pessoas infetadas pela doença, revelou a porta-voz do Ministério da Saúde.

07h20 - OMS apela à partilha de tecnologia para reforçar produção de vacinas

A Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou hoje à partilha de tecnologia para que possa ser reforçada a capacidade de produção das vacinas contra a covid-19.

07h10 - Antiviral acelera eliminação do SARS-CoV-2 em doentes não hospitalizados - estudo

Um medicamento antiviral ainda em fase experimental pode acelerar a eliminação do novo coronavírus em doentes não hospitalizados, contribuindo para evitar a disseminação da covid-19 na comunidade, concluiu um estudo clínico desenvolvido no Canadá.

07h00 - O procurador-geral da República (PGR) brasileiro informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) ter aberto nove investigações preliminares à conduta do Presidente, Jair Bolsonaro, na pandemia de covid-19, noticiou a imprensa local na sexta-feira.