Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

André Kosters - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



23h20 - Estirpe detetada no Brasil mais transmissível e ilude sistema imunitário

A nova estirpe da covid-19 detetada no Brasil, P.1, poderá ter uma carga viral até dez vezes mais elevada e é capaz de iludir o sistema imunitário de quem já possuía anticorpos, revelam dois estudos preliminares.

"Provavelmente faz as três coisas ao mesmo tempo: é mais transmissível, invade mais o sistema imunitário e, provavelmente, deve ser mais patogénica", disse hoje à agência espanhola EFE Ester Sabino, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e coordenadora do grupo da USP que participou da investigação realizada pelo Centro Brasil-Reino Unido para a Descoberta e Diagnóstico de Abrovírus (CADDE).

O estudo preliminar, realizado por investigadores brasileiros e ingleses e divulgado na última sexta-feira, sugere que a nova variante detetada no estado do Amazonas seja entre 1,4 e 2,2 vezes mais transmissível do que as que a precedem e "provavelmente" isso é um dos fatores responsáveis pela segunda vaga da pandemia do novo coronavírus no Brasil.

Os cientistas também concluíram que a nova estirpe é capaz de evadir o sistema imunológico e causar uma nova infeção em parte dos indivíduos já infetados pelo SARS-CoV-2, concretamente entre 25 e 61%.

"Não se podem explicar tantos casos a não ser pela perda de imunidade", disse Ester Sabino, que coordenou o estudo juntamente com o investigador Nuno Faria, da Universidade de Oxford.

Um outro estudo também divulgado na última sexta-feira por investigadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) da região amazónica indica que a carga viral no corpo de indivíduos infetados com a P.1 pode ser até dez vezes maior.

22h55 - Colombia é o primeiro país da América a receber vacinas Covax

A Colombia recebeu esta segunda-feira o primeiro lote de vacinas distribuídas no continente americano ao abrigo do dispositivo Covax, estabelecido pela OMS em favor dos países com menos possibilidades de adquirir vacinas.

Foi entregue um lote de 117 mil vacinas da Pfizer/BioNtech em Bogotá. "É um dia importante", comentou o Presidente do país, Ivan Duque.

22h25 - A Madeira tem hoje 38 novos casos de covid-19, todos de transmissão local, constituindo o registo mais baixo de novas infeções diárias desde 1 de janeiro.

21h16 - O Brasil ultrapassou hoje as 255 mil mortes (255.720) devido à covid-19, após ter somado 778 óbitos nas últimas 24 horas, informou o Ministério da Saúde brasileiro no seu último boletim epidemiológico.

22h15 - Secretários de Saúde do Brasil pedem recolher obrigatório nacional

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde brasileiro pediu a adoção de medidas urgentes para travar um iminente colapso hospitalar no país devido à covid-19, apelando a um recolher obrigatório nacional, segundo uma carta hoje divulgada.

"O Brasil vivencia, perplexo, o pior momento da crise sanitária provocada pela covid-19. Os índices de novos casos da doença alcançam patamares muito elevados em todas as regiões. A ausência de uma condução nacional unificada e coerente dificultou a adoção e implementação de medidas qualificadas para reduzir as interações sociais que se intensificaram no período eleitoral, nos encontros de final de ano, do veraneio e do Carnaval", indicou o Conselho.

No sentido de travar a disseminação da doença, e consequente colapso das redes de saúde públicas e privadas, os secretários de saúde apelaram à proibição de eventos presenciais, inclusive atividades religiosas, a suspensão de aulas presenciais em todo o país, a adoção de um toque de recolher nacional, à semelhança do que já ocorre em várias cidades, e encerramento de bares e praias.

A carta, assinada pelo presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Carlos Lula, pede ainda que seja ampliada a testagem à covid-19 e que seja feito um maior acompanhamento dos infetados, assim como a criação de um Plano Nacional de Comunicação para esclarecer a população da gravidade da situação.

"O atual cenário da crise sanitária vivida pelo país agrava o estado de emergência nacional e exige medidas adequadas para a sua superação. Assim, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde manifesta-se pela adoção imediata destas medidas para evitar o iminente colapso nacional das redes de saúde", frisa o texto.

21h55 - Dinamarca, Bulgária e Alemanha começam a desconfinar
21h45 - Europeus de Atletismo de pista coberta. Pandemia dificulta preparação
21h35 - Cultura exige atenção do Governo nos milhões do Plano de Recuperação e Resiliência
20h48 - Sem palco. Frederico Gameiro, bailarino, tenta manter forma física em casa
20h45 - Confinamento. Milhões de portugueses resolveram sair à rua
20h43 - Portugal com menos 2,5 milhões de turistas
20h27 - Primeiros casos de Covid em Portugal foram registados há um ano
20h25 - Comissão Europeia tem em preparação passaporte sanitário
20h23 - Marcelo sublinha heroísmo dos profissionais da saúde
20h21 - Caldas da Rainha. Avaria na refrigeração fez destruir dezenas de vacinas
20h18 - Falta de vacinas leva a alterar estratégia de vacinação
20h17 - OMS diz que é prematuro e irrealista pensar que a pandemia vai acabar em 2021
19h57 - As autoridades sanitárias francesas registaram nas últimas 24 horas mais 379 mortes em hospitais provocadas pelo novo coronavírus, elevando para 86.833 os óbitos atribuídos a covid-19 em França desde o início da pandemia.

19h51 - Cabo Verde confirmou dois casos da variante do vírus SARS-CoV-2 detetada no Reino Unido, o que está a preocupar as autoridades de saúde, que reforçam os apelos para o cumprimento das medidas de prevenção da covid-19.

19h36 - São Tomé e Príncipe registou, nas últimas 24 horas, um óbito por covid-19, 42 novas infeções e 31 recuperações da doença, elevando para o total de 30 mortes e 1.828 casos.

19h25 - Uma única dose das vacinas Pfizer ou AstraZeneca reduziu em mais de 80% as probabilidades de pessoas com mais de 80 anos serem hospitalizadas com covid-19, concluiu um estudo das autoridades de saúde britânicas divulgado hoje.

O chamado estudo do "mundo real", que tem por base dados recolhidos junto de pessoas que já foram imunizadas no Reino Unido, onde o programa de vacinação contra a covid-19 começou em dezembro, foi produzido pela Public Health England, organização de saúde pública em Inglaterra.

Segundo o estudo, que ainda não foi revisto por cientistas independentes, desde janeiro que a proteção contra covid sintomática, quatro semanas após a primeira dose, variou entre 57 e 61% para uma dose da vacina Pfizer e entre 60 e 73% para a vacina AstraZeneca.

Entre os maiores de 80 anos, os dados sugerem que uma única dose de qualquer das vacinas é mais de 80% eficaz na prevenção da hospitalização, cerca de três a quatro semanas após a vacina, e que a vacina Pfizer consegue reduzir o número de mortes em 83%.

Para os maiores de 70 anos de idade, também existem sinais de que qualquer uma das duas vacinas está a reduzir infeções sintomáticas cerca de três semanas após a primeira dose, reforçando outros estudos de que as vacinas estão a funcionar e são altamente eficazes na proteção contra doença grave, hospitalização e morte.

19h21 - Inutilização de 78 doses de vacinas no Hospital das Caldas sob investigação

O Centro Hospitalar do Oeste confirmou a abertura de um inquérito para apurar as circunstâncias da inutilização de 78 doses de vacinas contra a covid-19, alegadamente por avaria do sistema de frio no Hospital das Caldas da Rainha.

Questionado pela agência Lusa o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) confirmou "a inutilização de 13 frascos de vacina contra a covid-19", o equivalente a 78 doses, destinadas à vacinação de profissionais.

De acordo com o conselho de administração do CHO, as vacinas foram inutilizadas depois de no dia 19 ter sido detetado, no Hospital das Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, "um registo anormal de temperatura no interior do equipamento de frio usado para as acondicionar, por aparente avaria do frigorifico".

19h19 - Angola registou 47 novos casos de covid-19 e a recuperação de 78 doentes.

19h05 - A distribuidora Agência e a cooperativa Curtas Metragens CRL vão juntar-se à iniciativa "Filmes para a União", que disponibiliza filmes em exibição semanal `online`, paga, com as receitas a reverterem para o grupo solidário União Audiovisual.

"A partir de dia 2 de março [terça-feira], a distribuidora portuguesa Agência -- Portuguese Short Film Agency e a Cooperativa de Produção Cultural Curtas Metragens CRL juntam-se à iniciativa `Filmes para a União`, no contexto da qual passarão a disponibilizar, às terças-feiras, neste videoclube solidário, produções da Curtas Metragens CRL, agenciadas pela Agência", lê-se num comunicado.

Em meados de fevereiro deste ano, as produtoras portuguesas O Som e a Fúria, Terratreme Filmes e Uma Pedra no Sapato criaram a "Filmes para a União", que reúne longas e curtas-metragens produzidas pelas três produtoras, disponibilizadas na plataforma digital Vimeo, e cujo valor do aluguer será canalizado para a União Audiovisual, grupo de apoio a profissionais da Cultura, surgido em contexto de pandemia da covid-19.

A produtora O Som e a Fúria já tinha avançado em janeiro com a iniciativa de disponibilizar `online` alguns dos filmes já produzidos e exibidos em festivais, recuperando a "tradição das estreias", às quintas-feiras.

O projeto foi alargado em fevereiro, com as duas outras produtoras, juntando cerca de 30 filmes, e com uma intenção solidária.

A programação semanal está calendarizada até maio, e as condições de acesso são disponibilizadas em filmesparaauniao.wordpress.com.

Os filmes da produtora Terratreme são disponibilizados às segundas-feiras, os de Uma Pedra no Sapato, às quartas-feiras e, os da O Som e a Fúria, às quintas-feiras.

Juntam-se agora os filmes da Agência e da Curtas Metragens CRL, que serão disponibilizados às terças-feiras.

"A glória de fazer cinema em Portugal", de Manuel Mozos, "A rua da estrada", de Graça Castanheira, e "Vila do Conde Espraiada", de Miguel Clara Vasconcelos, entre outros, juntam-se assim a filmes como a "A fábrica de nada", de Pedro Pinho, "Ama-San", de Cláudia Varejão, "Balada de um batráquio", de Leonor Teles, "As mil e uma noites", de Miguel Gomes, "Zama", de Lucrecia Martel, e "Linha Vermelha", de José Filipe Costa, no `catálogo` de "Filmes para a União".

"Estamos perante uma crise no nosso setor, que não passa só pela questão de não termos salas para pôr os nossos filmes, mas impede a nossa atividade regular de produtoras. [...]. Tem um impacto bastante negativo na criação de emprego no setor e as pessoas que dependem deste setor - que são profissionais, técnicos, atores, e há quem não consiga ter trabalho -, estão a viver imensas dificuldades", alertou o produtor Luís Urbano, da O Som e a Fúria, em declarações à Lusa em meados de fevereiro.

Com as salas de cinema novamente encerradas, por causa das medidas de contenção da covid-19, e com o aumento do consumo de conteúdos audiovisuais em televisão e plataformas de `streaming`, este tipo de iniciativas pode ser também um balão de ensaio para o futuro, como admitiu Luís Urbano.

A União Audiovisual é um grupo de entreajuda criado em março de 2020, quando a atividade cultural ficou paralisada por causa da covid-19, e conta com cerca de duas dezenas de pontos de recolha de bens alimentares e de primeira necessidade, no continente e nos Açores, que são distribuídos por profissionais das artes audiovisuais.

18h51 - A Eslováquia, o país atualmente com a mais alta taxa de letalidade devido a covid-19, recebeu hoje o seu primeiro lote da vacina russa Sputnik V, depois de assinar um acordo para dois milhões de doses.

A Eslováquia é o segundo país da União Europeia, depois da Hungria, a usar a vacina russa não aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos.

O primeiro-ministro eslovaco, Igor Matovic, manteve a compra em segredo e anunciou hoje o acordo com a Rússia, após a aterragem de um avião com 200.000 doses da Sputnik V, num aeroporto a leste da cidade de Kosice.

18h49 - O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse hoje que até ao fim de maio serão entregues 237 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a 142 países.

As vacinas serão entregues a países que fazem parte do mecanismo COVAX, uma iniciativa da OMS para garantir uma vacinação contra o novo coronavírus que seja equitativa. Hoje o Gana e a Costa do Marfim foram os primeiros países a começar a vacinar os profissionais de saúde com doses fornecidas através do COVAX.

"Mais 11 milhões de doses serão entregues esta semana", garantiu o responsável, que falava numa conferência de imprensa `online` a partir de Genebra. Na terça-feira, disse, a iniciativa COVAX publicará a primeira ronda de atribuições das vacinas.

18h45 - Açores receberam 5.850 doses da vacina

Ao Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira chegaram hoje 5.850 doses da vacina da Pfizer contra a covid-19, estando prevista a entrega, em 15 de março, no Hospital do Divino Espírito Santo (Ponta Delgada) de igual quantidade.

Segundo um comunicado da Direção Regional da Saúde, estas doses "permitirão continuar, de acordo com o plano e prioridades estabelecidas, a vacinação das pessoas com mais de 75 anos e com mais de 50 anos com as comorbilidades prioritárias constantes da primeira fase da vacinação".

Com a chegada destas vacinas fica também "assegurada a vacinação de doentes que fazem diálise peritoneal e hemodiálise nos Açores", é acrescentado.

Para terça-feira estava prevista a chegada aos Açores de 8.500 doses de vacinas da AstraZeneca, mas, segundo é referido no comunicado, o laboratório fornecedor não cumpriu "com a entrega hoje a Portugal".

De acordo com a nota de imprensa, a 'task force' informou a Direção Regional de Saúde dos Açores de que "não houve cancelamento da entrega, pelo que se aguarda que o país ainda possa receber esta encomenda por parte da Astra e que a entrega à região possa ocorrer ao longo desta semana".

As vacinas da AstraZeneca permitirão alargar a vacinação aos profissionais de saúde privados e às forças de segurança nos Açores.

18h43 - Cabo Verde registou 32 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e 61 pessoas foram dadas como recuperadas nas últimas 24 horas.

18h33 - Governadores acusam Bolsonaro de "distorcer" dados sobre pandemia

Um grupo de 17 governadores brasileiros divulgou uma carta na qual acusa o Presidente, Jair Bolsonaro, de "distorcer" dados sobre o dinheiro que o Governo Federal tem dedicado ao combate à pandemia de covid-19.

Na carta, os governadores de 17 das 27 unidades federativas do país expressam a sua "preocupação" com o uso de "instrumentos de comunicação oficiais, pagos com dinheiro público, para produzir informação distorcida, gerar interpretações equivocadas e atacar os executivos locais".

O descontentamento foi gerado por informações que o Presidente publicou nas suas redes sociais e que apareceram em alguns portais de comunicação oficiais, as quais detalham recursos enviados pelo Governo Federal aos estados ao longo de 2020.

Entre essas informações estão valores que o executivo está constitucionalmente obrigado a distribuir entre as unidades federativas, assim como o custo dos subsídios aprovados pelo Congresso e destinados aos mais pobres e desempregados para amenizar os efeitos económicos da pandemia do novo coronavírus.

Segundo os governadores que assinaram a carta, entre eles dois vinculados ao 'bolonarismo', "a meio de uma pandemia de proporções sem precedentes na história, agravada por uma contundente crise económica e social, o Governo Federal parece dar prioridade à criação de confrontos" políticos.

O texto afirmou que "essa linha de má informação e de promoção de conflitos entre governantes em nada combaterá a pandemia, e muito menos permitirá um caminho de progresso para o país".

18h25 - Cirurgias regressam à normalidade nos hospitais de Aveiro

A cirurgia de ambulatório está a funcionar a 100% no Hospital de Águeda e o bloco operatório central, no Hospital de Aveiro, retoma a atividade plena na segunda-feira, revelou à Lusa fonte hospitalar.

A presidente do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, Margarida França, indicou que apenas se mantêm com camas covid-19 duas enfermarias no Hospital de Aveiro e uma no Hospital de Estarreja, quando chegaram a ser oito, pelo que as cirurgias retomam o pleno na segunda-feira e as consultas estão a ser normalizadas.

"A cirurgia de ambulatório em Águeda já está a funcionar a 100% e, na segunda-feira, o bloco operatório central, no Hospital de Aveiro, vai começar a trabalhar a 100 por cento", disse a responsável pela administração dos hospitais de Aveiro, Águeda e Estarreja.

Segundo Margarida França, "todas as especialidades estão a retomar a sua atividade normal porque já é possível alocar alguns médicos e enfermeiros "Covid" para dar resposta a "praticamente todas as situações".

18h17 - Estudo. Níveis alarmantes de fadiga pandémica

Níveis alarmantes de fadiga pandémica foram detetados num estudo que está a ser realizado junto da população portuguesa e que inclui diferentes fases de confinamento para conter o contágio por covid-19, disse à agência Lusa a coordenadora.

"São alarmantes, sobretudo quando queremos comunicar às pessoas que vão continuar ou confinadas e a terem de cumprir muitas medidas restritivas", afirmou Ivone Patrão , do ISPA-Instituto Universitário.

No âmbito do projeto PsiQuaren10, foi desenvolvido um inquérito 'online': 82,2% dos inquiridos revelaram níveis de fadiga pandémica moderada ou elevada/severa.

O estudo teve início em novembro, na sequência do conceito de fadiga pandémica lançado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

"Olhando para aquilo que acontece na segunda vaga e nesta terceira há diferenças, porque numa estamos num confinamento parcial e noutra estamos num confinamento total e há uma variável aqui que discrimina a forma como as pessoas se sentem", explicou a coordenadora do trabalho.

As pessoas mostraram-se "mais cansadas, com níveis superiores de fadiga pandémica " em janeiro e fevereiro.

Foram apuradas respostas de 1.854 adultos, a maioria da região de Lisboa, Setúbal e Porto, e o estudo continua.

Em relação ao género e à idade, foi possível aferir que as mulheres apresentam níveis de fadiga pandémica superiores aos homens e que os mais novos apresentam níveis superiores aos mais velhos.

De acordo com os resultados apresentados, estar em isolamento/quarentena, considerar o teletrabalho mais cansativo, sentir que as notícias sobre a pandemia de covid-19 têm um impacto negativo sobre o próprio e ter amigos/familiares que testaram positivo contribuíram para níveis superiores de fadiga pandémica.

"Temos de saber comunicar bem e de uma forma que seja eficaz para pessoas que já estão cansadas e desgastadas, com todo o tempo que esta pandemia já leva", defendeu. "Este é um dado preocupante", acrescentou.

Por outro lado, referiu Ivone Patrão, ao estarem mais vulneráveis, as pessoas têm mais dificuldade nas tomadas de decisão, seja para a sua própria saúde ou dos que lhes estão próximos. "Seja até para decisões da sua vida quotidiana", exemplificou a psicóloga.

"É um facto que temos de tratar da saúde física dos portugueses, mas temos de tratar também da saúde mental", sustentou.

Para Ivone Patrão, a saúde mental é uma área que vai precisar de investimento e de "intervenção à medida".

"É importante que se saiba que um dos fatores que está aqui por trás é esta questão da fadiga pandémica", alertou especialista.

O desafio será também saber comunicar com pessoas em fadiga pandémica, para que continuem a aderir a medidas preventivas. "A forma tem de ser outra, tem de ser pelo exemplo positivo, valorizar todos os esforços que as pessoas estão a fazer", preconizou.

18h01 - Fevereiro teve quase quatro vezes menos casos activos do que janeiro

Portugal registou em fevereiro quase quatro vezes menos casos de infeção com o novo coronavirus face a janeiro, mês em que foram atingidos os valores mais elevados de novos casos diários, mortes e internamentos desde o início da pandemia.

Durante o mês de janeiro foram notificados 304.256 casos de infeção com o novo coronavirus e 5.588 mortes.

Em fevereiro os dados oficiais revelam que foram registados 84.835 novos casos nos 28 dias do mês e 3.835 mortes e atingidos valores que Portugal já não verificava há meses.

No último dia de janeiro Portugal registou 9.498 novos casos e a 28 de fevereiro o país registava 718 novos casos.

Os novos casos de covid-19 em Portugal caíram logo para metade na primeira semana de fevereiro quando comparados com a última de janeiro, o pior mês de sempre da pandemia.

Portugal entrou em confinamento geral no dia 15 de janeiro e todas as escolas foram encerradas no dia 22 de janeiro.

Entre 1 e 8 de fevereiro foram registados 47.403 novos casos de infeção e de 25 a 31 de janeiro o valor foi de 84.326 o que equivale a uma redução na ordem dos 56,2 por cento.

O máximo diário de novos casos foi registado a 28 de janeiro quando o boletim da Direção Geral de Saúde dava conta de 16.432 infeções. Nesse dia foi também atingido o maior número de mortes diárias ao se registarem 303 óbitos, valor que veio a repetir-se a 31 de janeiro.

17h53 - O coordenador do hospital de campanha de Lisboa defende ser "mais prudente" manter a estrutura ativa, apesar da diminuição do número de infeções, justificando que, assim, os hospitais podem retomar mais rapidamente a atividade normal.

Em declarações à agência Lusa, António Diniz adiantou que, segundo dados até às 00:00 de hoje, o hospital de campanha de Lisboa tem atualmente 11 doentes internados.

No entender do coordenador da Estrutura Hospitalar de Contingência de Lisboa, é "mais prudente que não se suspendesse para já essa atividade para permitir que os hospitais regressem à sua atividade normal".

Além disso, considerou António Diniz, estará para breve "a fase de desconfinamento" e a maioria da população ainda não recebeu a vacina.

17h49 - A Espanha registou desde sexta-feira 15.978 casos de covid-19, mantendo a tendência descendente de novos contágios e elevando para 3.204.531 o total de infetados até agora no país, segundo números do Ministério da Saúde.

17h11 - Um ano. Quase 28 mil profissionais de saúde infetados, 19 morreram

Perto de 28 mil profissionais de saúde ficaram infetados com o vírus SARS-CoV-2 desde o início da pandemia de covid-19 em Portugal, dos quais 19 morreram e mais de 16 mil recuperaram, segundo dados da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O maior número de mortes de covid-19 foi registado no passado mês de fevereiro (nove), seguido do mês de janeiro, com seis óbitos de profissionais de saúde, precisam os dados da DGS numa reposta à agência Lusa.

Os meses de abril, junho, julho e dezembro registaram uma morte cada um, adianta a DGS, adiantando que estes dados são obtidos através do cruzamento da notificação médica no SINAVE (quando apenas se registou que eram profissionais de saúde) e no Trace Covid-19, com a base de dados do SICO (Sistema de Informação dos Certificados de Óbito).

Neste sentido, não se consegue precisar se estas mortes ocorreram em contexto laboral ou noutra situação, ressalvou uma fonte da DGS à Lusa.

Relativamente ao número de profissionais infetados, os dados apontam que, desde o início da pandemia até 26 de fevereiro, totalizaram 27.973, a maioria assistentes operacionais (8.732), seguidos dos enfermeiros (7.357).

Houve ainda 4.022 profissionais, com categorias não especificadas nos dados, que tiveram a infeção, bem como 3.454 médicos, 1.743 assistentes técnicos, 1.251 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, 612 farmacêutico, 552 técnicos superiores de saúde e 250 técnicos superiores.

"Na sexta-feira, por exemplo, registaram-se 17 novos casos de covid-19 entre profissionais de saúde", refere a Direção-Geral da Saúde na resposta enviada à Lusa, a propósito do aparecimento dos primeiros casos de covid-19 há um ano, em 02 e março de 2020.

Entre os profissionais que faleceram, estavam três médicos, um enfermeiro, um técnico superior de diagnóstico, dois auxiliares de saúde, um auxiliar de enfermagem, dois administrativos, um colaborador de Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), um bombeiro e sete com categoria desconhecida.

17h04 - Marta Temido confiante no número de vacinas que vai receber de Bruxelas
16h54 - O Reino Unido registou 104 mortes devido a covid-19 nas últimas 24 horas, o valor mais baixo desde outubro, e 5.455 novos casos, de acordo com dados publicados pelo Governo britânico.

No domingo tinham sido notificadas 144 mortes e 6.035 casos, embora os valores do fim de semana sejam recorrentemente mais baixos devido ao atraso no processamento administrativo.

A média dos últimos sete dias é de 314 mortes e 7.980 infeções e a taxa de incidência de 100,4 casos e 3,2 mortes por 100 mil habitantes no mesmo período.

No total, morreram no Reino Unido 122.953 pessoas entre 4.182.009 casos de contágio confirmados desde o início da pandemia covid-19.

16h39 - OMS. Infeções estão a subir pela primeira vez em sete semanas

O alerta vem do director-geral da Organização Mundial da Saúde. Tedros Adhanom Ghebreyesus anunciou uma subida no número de novas infeções pela primeira vez em sete semanas: “É frustrante, mas não inesperado”.

Ghebreyesus deixou um pedido para que os diferentes países não relaxem nas medidas de contenção do novo coronavírus.

16h27 - Bruxelas garante. UE vai receber aumento "significativo" de vacinas nos próximos meses

A comissária europeia da Saúde e Segurança Alimentar, Stella Kyriakides, assegurou em videoconferência de imprensa que as entregas de vacinas contra a covid-19 "vão aumentar significativamente nos próximos meses" na União Europeia (UE).

As entregas de vacinas vão aumentar significativamente nos próximos meses e estamos a aguardar ainda a aprovação de uma quarta vacina pela Agência Europeia do Medicamento nas próximas semanas", garantiu hoje Stella Kyriakides, referindo-se à vacina da Johnson & Johnson, cujo pedido de autorização por parte da UE foi efetuado a 16 de fevereiro.

16h21 - Artistas vivem pandemia com dificuldade mas sem baixar braços
16h15 - Sem palco para atuar, o teatro volta-se para rádio
15h41 - Maputo recebe mais de 13 mil doses de vacina para profissionais de saúde

A cidade de Maputo, capital moçambicana, recebeu hoje 13.920 doses de vacinas contra a covid-19, doadas pela China, e que são destinadas a mais de 9.000 profissionais de saúde, informou fonte oficial.

"Os profissionais de saúde estão na linha da frente e este número de doses que recebemos é para podermos vacinar a todos eles que estão a trabalhar neste momento a nível da cidade de Maputo", disse Sheila Santana, secretária de Estado na cidade de Maputo, durante a receção das vacinas no Depósito Municipal de Medicamentos, nos arredores da capital.

Segundo a governante, o processo de vacinação na capital vai contar com 52 técnicos, distribuídos em 18 centros e unidades hospitalares dos sete distritos municipais da cidade de Maputo.

15h39 - Beiras e Serra da Estrela a precisar de apoios para têxteis e vestuário

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) exige do Governo apoios específicos que ajudem as empresas do setor têxtil e do vestuário a ultrapassar a crise causada pela covid-19, foi hoje anunciado.

As exportações de têxteis e de vestuário das empresas da região registam "uma quebra de quase 30%", por isso, a CIM-BSE, que tem sede na Guarda, apela ao Governo "para reforçar os apoios e evitar o aumento (de) desemprego e dos problemas sociais no futuro próximo".

"É por isso, fundamental, que o Governo reforce os apoios a estas empresas, permitindo o acesso ao regime de 'lay-off' simplificado e aumente as subvenções previstas para a formação para que seja possível suspender parcial e temporariamente a atividade industrial, sem perda de postos de trabalho, o que é fundamental para o equilíbrio económico e social da região", defende o presidente da CIM-BSE, Luís Tadeu, que também é o presidente da Câmara Municipal de Gouveia.

15h29 - DGS. Apenas três municípios permanecem em risco extremo

Portugal tem hoje apenas três concelhos em risco extremo de infeção e 14 em risco elevado, segundo os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgados.

No grupo do risco extremo de infeção estão os concelhos de Manteigas, com 1.896 casos por cem mil habitantes, Arronches, com 1.773 e Resende com 1.421. Os dados reportam a um período de incidência cumulativa a 14 dias entre 10 e 22 de fevereiro.

Em risco elevado estão os concelhos de Aljustrel, Arraiolos, Lamego, Rio Maior, Barrancos, Câmara de Lobos, Castanheira de Pera, Sobral de Monte Agraço, Castro Verde, Coimbra, Ferreira do Alentejo, Penela, Ponta do Sol e Vila Nova de Cerveira.

Há uma semana, Portugal tinha 15 concelhos em risco extremo de infeção. No início de fevereiro Portugal chegou a ter quase 76% dos concelhos em risco extremo devido ao número de casos de covid-19.

Onze concelhos tiveram zero casos de infeção: Angra do Heroísmo, Lajes das Flores, Porto Santo, Povoação, Santa Cruz da Graciosa, Santa Cruz das Flores, Nordeste, Corvo, Velas, Vila Franca do Campo e Vila Velha de Ródão.

15h24 - Certificado de vacinação prevê “retoma da normalidade"

A ministra da Saúde, Marta Temido, sublinhou hoje que o certificado de vacinação, cuja proposta deverá ser apresentada este mês pela Comissão Europeia, permitirá “retomar a normalidade” do quotidiano dos cidadãos europeus “nas melhores condições possíveis”.

“Hoje, mais do que nunca, impõe-se uma abordagem comum nos movimentos dos nossos cidadãos em segurança”, começou por sublinhar Marta Temido, em conferência de imprensa após uma reunião remota com os ministros da Saúde dos 27 Estados-membros da UE, à qual presidiu, a partir do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

15h07 - Madeira recebeu mais 5.850 vacinas da Pfizer e vai ter mais 8.500 da AstraZeneca

A Madeira recebeu hoje mais 5.850 vacinas contra a covid-19 da farmacêutica Pfizer, totalizando 34.627 vacinas que chegaram ao arquipélago até hoje, informou o Serviço Regional de Saúde (SESARAM).

"Chegaram esta manhã ao SESARAM mais 5.850 vacinas da farmacêutica Pfizer, perfazendo um total de 34.627 vacinas recebidas até à data", lê-se na nota divulgada.

Segundo o SESARAM, está prevista "ainda a chegada de aproximadamente 8.500 vacinas da farmacêutica AstraZeneca ao longo da corrente semana".

Segundo a coordenadora do Núcleo Farmacêutico, Martinha Garcia, citada na nota, estas "vacinas permitem dar continuidade ao plano de vacinação da região a um bom ritmo".

A responsável salienta ainda que a vacina da AstraZeneca "é igualmente administrada em duas doses, mas permite que o tempo entre vacinações seja de três meses, possibilitando desta forma a chegada da imunização a mais pessoas".

A Madeira recebeu até hoje 20.055 vacinas da Pfizer e 4.650 da AstraZeneca, que chegaram à região em 19 de fevereiro.


14h50 - Apoios a fundo perdido da Câmara de Lisboa são insuficientes mas bem-vindos

Os empresários de Campo de Ourique, em Lisboa, dizem que os apoios a fundo perdido da autarquia são insuficientes para fazer face a todas as dificuldades causadas pela pandemia de covid-19, mas sublinham que “toda a ajuda é bem-vinda”.

14h37 - Italianos investem cerca de 90 mil euros em laboratório para ajudar Cabo Verde

Um novo laboratório de análises clínicas começou hoje a funcionar na cidade da Praia, num investimento de italianos em cerca de 90 mil euros para ajudar Cabo Verde nos testes ao novo coronavírus, informaram os promotores.

“É para ajudar Cabo Verde”, disse Valter Vigini, gerente da Sanigo.CV, italiano que vive há 14 anos no arquipélago africano e quer seguir os passos da Sani.GO, uma sociedade que trabalha há muitos anos no âmbito social em Itália.

Num investimento feito por cidadãos italianos em quase 90 mil euros, o laboratório vai fazer cinco tipos de testes à covid-19, com o gerente a destacar a sua rapidez, em equipamentos sem custo de manutenção e que vão ser mudados a cada dois anos.

14h29 - Bruxelas avalia até 2022 lei sobre viagens organizadas para proteger viajantes

A Comissão Europeia vai avaliar, até 2022, a diretiva europeia sobre viagens organizadas, dados “os desafios” criados pela covid-19 e pela falência do grupo Thomas Cook, para assim garantir “proteção robusta” aos viajantes da União Europeia (UE).

“Como anunciado na sua Nova Agenda do Consumidor, […] a Comissão levará a cabo uma análise mais profunda até 2022, avaliando ainda mais se o atual quadro regulamentar para as viagens organizadas continua a assegurar uma proteção robusta e abrangente do consumidor em todos os momentos”, anuncia o executivo comunitário em nota de imprensa hoje divulgada.

Em causa está um relatório também hoje publicado de balanço desta diretiva sobre viagens organizadas, que entrou em vigor em julho de 2018, no qual é analisada “a forma como os Estados-membros transpuseram a lei para o direito nacional”, bem como “os desafios que surgiram durante a crise da covid-19” e a “falência da Thomas Cook em 2019”.

No documento é mencionado que, além da perda de receitas, os organizadores de viagens têm vindo a ser “particularmente afetados pelo facto de os pedidos de reembolso dos viajantes devido a cancelamentos excederem significativamente o nível de novas reservas”.

14h22 - Milhares de pessoas saíram à rua em Budapeste contra confinamento

Sob o lema 'Take Back Our Lives', a manifestação decorreu numa praça central e contou com uma forte presença policial. Os agentes tentaram dispersar a multidão, e lembraram que os ajuntamentos estão proibidos no país, devido à pandemia.



14h16 - Presidente francês diz que não levanta restrições antes de abril

O Presidente francês considerou hoje que será impossível levantar as restrições impostas devido à pandemia de covid-19 antes de abril, sendo que o país registou, na semana passada, uma média de 21 mil novas infeções diárias.

“Ainda temos de aguentar por várias semanas. Entre quatro e seis semanas”, afirmou Emmanuel Macron em resposta a um jovem que lhe perguntou se o recolher obrigatório, atualmente em vigor entre as 18h00 e as 6h00, poderia passar a começar às 19h00.

14h02 - Portugal com mais 394 novos casos e 34 óbitos

Portugal contabilizou nas últimas 24 horas mais 394  casos e 34 óbitos. O valor mais baixo de infeções em seis meses.

De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país regista um total de 16.351 óbitos e 804.956 casos desde o início da pandemia. 

Houve ainda registo de mais 1.258 casos recuperados, num total de 720.235 recuperados desde o início da pandemia.

Quanto ao número de internamentos, houve um aumento de dois em enfermarias e menos 15 em unidades de cuidados intensivos. Neste momento estão internadas 2.167 pessoas com Covid-19, das quais 469 nos cuidados intensivos. 

A região Norte registou 74 novos casos e nove óbitos nas últimas 24 horas, enquanto a região Centro contabilizou 27 casos e 10 óbitos. Em Lisboa e Vale do Tejo houve registo de 238 novos casos e 15 óbitos.

Na região do Alentejo houve mais 15 casos e no Algarve registaram-se 12 casos. Nas ilhas, a Madeira contabilizou 16 novos casos e os Açores mais 12 casos confirmados.

13h56 - Açores com 11 novos doentes e 11 recuperados nas últimas 24 horas

Os Açores registaram 11 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, sendo cinco em São Miguel, cinco no Pico e um na Terceira, resultantes de 887 análises realizadas, informa hoje a Autoridade de Saúde açoriana.

No seu boletim diário, aquela entidade específica que, dos cinco novos casos em São Miguel, quatro foram detetados no concelho da Ribeira Grande, mais concretamente na vila de Rabo de Peixe, que se encontra parcialmente sob cerca sanitária, e um caso em Ponta Garça, no concelho de Vila Franca do Campo.

No Pico, os cinco novos casos "integram, na totalidade, a cadeia ativa naquela ilha" e foram diagnosticados na Madalena (1) e quatro nas Ribeiras (Lajes).

O comunicado dá conta ainda do registo de um caso na Terceira, no concelho de Angra do Heroísmo.

13h45 - Portugal recebeu hoje mais de 100 mil doses da vacina da Pfizer

Portugal recebeu hoje 101.790 doses da vacina da Pfizer/BioNTech contra a covid-19, adiantou fonte oficial do Ministério da Saúde, com um total de 11.700 doses a serem distribuídas para as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

Esta foi a única entrega de vacinas formalizada hoje e reforça o conjunto de vacinas já recebido pelo país desde o final de dezembro acima do milhão de doses.

13h35 - Reclamações no serviços de comunicações sobem 28% em 2020 para 125,5 mil

As reclamações escritas contra prestadores de serviços de comunicações subiram 28% no ano passado, face a 2019, para 125,5 mil, com o serviço postal a ser responsável por 30%, divulgou hoje a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

"Em 2020, chegaram à Anacom cerca de 125,5 mil reclamações escritas contra prestadores de serviços de comunicações, mais 27,8 mil, ou 28%, do que em 2019, o que se justificará com a maior utilização e dependência dos serviços de comunicações decorrente da pandemia de covid-19", refere o regulador, em comunicado.

As comunicações eletrónicas "foram o setor mais reclamado" - 87,6 mil reclamações -, o que corresponde a 70% do total, "mais 25% face a igual período de 2019.

Já os serviços postais foram responsáveis por cerca de 30% das reclamações - 37,9 mil -, "tendo registado um crescimento de 37%", salienta a Anacom.

13h20 - Pandemia já provocou 2,53 milhões de mortos em todo o mundo

A pandemia de covid-19 provocou 2.531.448 mortos em todo o mundo desde que foi detetada, pela primeira vez, na China, em dezembro de 2019, avançou hoje a agência francesa AFP, que faz o balanço diário das vítimas da doença.

Segundo a mesma fonte, mais de 114.050.170 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia, sendo que a maioria das pessoas já se recuperou, mas uma parte mantém os sintomas durante semanas ou meses.

Os números são baseados em relatórios comunicados diariamente pelas autoridades de saúde de cada país e excluem as revisões ‘a posteriori’ feitas por agências de estatística, como acontece na Rússia, em Espanha e no Reino Unido.

Nas últimas 24 horas, foram contabilizadas 5.680 mortes e 306.735 novos casos em todo o mundo.

13h06 - Variantes, estratégias de testes e planos de vacinação foram os temas debatidos na reunião dos ministros da Saúde da UE

Marta Temido revelou na conferência de imprensa no final da reunião que o objetivo é “que até ao final de março, 80 por cento das pessoas com mais de 80 anos e 80 por cento dos profissionais de saúde estejam vacinados”.

E no final do verão “70 por cento da população da União europeia esteja vacinada”.

12h47 - Novo centro de vacinação em Vila do Conde para 600 pessoas por dia

O concelho de Vila do Conde, no distrito do Porto, tem desde hoje a funcionar um novo centro de vacinação contra a covid-19, instalado no centro da cidade, com a capacidade para inocular 600 pessoas por dia.

O equipamento, que ocupa o espaço de um pavilhão desportivo do Parque de Jogos, no coração da cidade, começou hoje a funcionar, permitindo que os vila-condenses deixem de se deslocar à cidade vizinha da Póvoa de Varzim para receber a vacina.

12h45 – Doentes com trissomia 21 entram na lista de prioritários na vacinação

As pessoas com trissomia 21 vão passar a constar na lista de doentes com prioridade na vacinação. Segundo Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, “acima dos 16 ou 18 anos, a população a vacinar com trissomia 21 será de 3500 pessoas”.

12h44 – Setenta por cento dos profissionais de saúde vacinados

Neste momento, cerca de 85 por cento da população com 80 ou mais anos residente em Portugal continental já recebeu pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 e cerca de nove por cento já está imunizada com as duas doses de vacina, avançou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde.

Ainda segundo Lacerda Sales, 70 por cento dos profissionais de saúde no país já receberam pelo menos uma dose da vacina.

12h42 – Vacina da Pfizer passa a ter 28 dias de intervalo entre doses em vez de 21

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou em conferência de imprensa que foi atualizada a norma 21/2020 da DGS relativa à vacina da Pfizer, “alargando de 21 para 28 dias o intervalo entre a toma da primeira e da segunda dose”.

“Trata-se de uma decisão com amplo consenso técnico da Direção-Geral da Saúde e do Infarmed e que vai permitir a vacinação de mais 100 mil pessoas até ao final de março”, explicou.

O responsável avançou ainda que, até ao final do dia de ontem, haviam sido administradas já 868951 vacinas em Portugal, das quais 603585 são primeira dose e 265363 segunda dose.

“Dois meses após o início do processo de vacinação, o país encontra-se acima da média da União Europeia, com 8,45 doses administradas por cada 100 habitantes”, declarou Lacerda Sales.

12h38 - "A pandemia empurra-nos para o futuro"

O cardeal José Tolentino Mendonça afirmou hoje que a pandemia empurrou a sociedade para o futuro, tornando mais clara a "centralidade do conhecimento" e a importância de se servir o bem comum.

"A normalidade, pela qual tanto ansiamos, não é um lugar já conhecido a que se volta, mas uma construção nova onde nos temos de empenhar. Por distópica que possa ser, a pandemia empurra-nos para o futuro", disse o também poeta, teólogo e professor universitário, que discursava na cerimónia em que foi galardoado com a edição deste ano do Prémio Universidade de Coimbra.

Para o cardeal, a crise pandémica veio reforçar a relevância do conhecimento, tornando mais clara que "as sociedades do futuro terão de potenciar sempre mais a importância e a centralidade do conhecimento".

"O futuro não dispensa esses laboratórios de procura, criatividade, pensamento e inovação que as universidades constituem", notou.

12h14 - Marcelo fala sobre vacinação com homólogo de Israel

O Presidente da República conversou esta segunda-feira por telefone com o homólogo israelita, Reuven Rivlin, sobre a pandemia, o processo de vacinação contra a Covid-19, as relações bilaterais e o quadro geopolítico global.

A informação consta de uma nota divulgada no portal da Presidência da República.

De acordo com a mesma nota, os dois chefes de Estado "abordaram a situação pandémica e os seus efeitos económicos e sociais, o processo de vacinação, as relações bilaterais e a situação geopolítica global, bem como a situação no Próximo e Médio Oriente".

12h04 - ONG alertam para o risco do aumento da fome em países mais pobres

Diversas organizações britânicas especializadas em ajuda internacional alertaram hoje para o risco do aumento da fome e de crise humanitária em alguns países frágeis, como o Iémen, devido à pandemia da covid-19.

Certas partes do Iémen e do Sudão do Sul já estão à beira da fome, que também ameaça o Afeganistão e a República Democrática do Congo (DCongo), disse o Comité de Emergência de Desastres (DEC, sigla em inglês) no seu último relatório, que reúne 14 associações britânicas, incluindo a Cruz Vermelha britânica, a Oxfam e a Save the Childen.

"Pessoas que vivem em lugares perigosos devido a conflitos, violência e desastres climáticos estão a enfrentar a pandemia do novo coronavírus da melhor maneira que podem, mas o destino está contra eles", disse Saleh Saeed, presidente-executivo do DEC, durante uma conferência de imprensa virtual das Nações Unidas dedicada ao Iémen.

11h53 - Alvaiázere cria Fundo Municipal de Emergência para famílias e empresas

O Município de Alvaiázere anunciou hoje que aprovou a constituição de um Fundo Municipal de Emergência, para apoiar famílias e empresas em situação de vulnerabilidade social e económica no contexto da pandemia da covid-19.

O apoio às famílias consiste na atribuição de uma prestação pecuniária única, correspondente ao valor despendido com um conjunto de despesas domésticas, como rendas, água, eletricidade ou creches, efetuadas no período de confinamento, informa a autarquia numa nota de imprensa.

Os beneficiários deste apoio terão de comprovar que sofreram uma redução igual ou superior a 25% do seu rendimento mensal durante a declaração de pandemia.

11h31 - República Checa reforça restrições

O governo checo anunciou novas restrições para evitar o colapso do sistema de saúde, numa altura me que o país está a atingir a meta dos 20 mil mortos por Covid-19.

Durante três semanas estão proibidas as viagens domésticas e as escolas e as creches vão fechar.

11h15 - Governo de Macau apela à vacinação da população

O Governo de Macau voltou a apelar hoje aos residentes que se vacinem contra a covid-19, depois de pouco mais de 34 mil pessoas se terem inscrito no programa voluntário de vacinação do território.

“Claro que, como profissionais de saúde, gostaríamos de ver mais residentes vacinados”, admitiu, em conferência de imprensa, o médico Lo Iek Long, dos Serviços de Saúde.

Contudo, frisou que o programa de vacinação para o território com cerca de 680 mil pessoas é voluntário e que o Governo não vai obrigar ninguém a ser vacinado.

“Estamos a tentar atrair a população a vacinar” através de serviços e marcações facilitadas, observou Lo Iek Long.

10h54 - Prorrogada até 16 de março interdição de desembarque de cruzeiros

A interdição do desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro nos portos nacionais foi prolongada, pela 16.ª vez desde maio, até dia 16 de março, segundo despacho hoje publicado.

A prorrogação da proibição do desembarque e licenças para terra de passageiros e tripulações dos navios de cruzeiro nos portos nacionais produz efeitos "até às 00:00 horas do dia 16 de março", podendo ser prorrogado em função da evolução da situação epidemiológica.

10h42 - Infecciologista do Santo António alerta para "perigo" das variantes

O diretor de serviço de infecciologia do Hospital de Santo António, no Porto, alertou hoje para o "perigo" que constituem as variantes já detetadas do novo coronavírus, considerando que "ainda é cedo" para abrandar as medidas de confinamento.

"Francamente, gostaria que se abrissem as escolas, mas acho que é cedo (...). Já morreu gente a mais. Foram 16.000 pessoas que morreram por causa da covid-19 (16.317 à data de domingo) e vão morrer mais. Acho que é cedo. Desejo que lá para maio se possa voltar a uma situação melhor. Abrandar tudo só porque as coisas abrandaram um bocadinho não me parece bem", referiu Rui Sarmento e Castro.

Em entrevista à agência Lusa na véspera de completar um ano em que o primeiro caso covid-19 foi diagnosticado em Portugal, exatamente no Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), ao qual pertence o Hospital de Santo António, o infecciologista defendeu a manutenção do confinamento, considerando que "se deve extrair lições de uma vaga para a outra".

10h29 - Portugal quer garantir imunização dos europeus “o mais rapidamente possível”

A ministra da Saúde, Marta Temido, garantiu hoje que a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia irá trabalhar para alcançar o objetivo de imunização dos cidadãos europeus contra a covid-19 “o mais rapidamente possível”.

“Enquanto ministra da Saúde, quero assegurar-vos que a presidência portuguesa fará da luta contra a covid-19 uma prioridade”, frisou Marta Temido, momentos antes do início da reunião com os 27 Estados-membros da UE, a que irá presidir, a partir do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

“Em primeiro lugar, trabalharemos com todos os Estados-membros para que os nossos planos de vacinação possam ser aplicados de modo a que o objetivo da imunização dos cidadãos europeus contra a Sars-CoV-2 seja atingido o mais rapidamente possível, sem perder de vista uma ação coordenada na prevenção, mitigação e combate à doença”, garantiu.

10h12 - Presidente do Gana recebe a primeira vacina da Covax

Nana Akufo-Addo, de 76 anos, tornou-se a primeira pessoa do mundo a receber a vacina financiada pela Covax, o programa que visa fornecer acesso dos países pobres à vacina.

O Gana recebeu na passada quarta-feira a primeira entrega mundial de vacinas Covax.

O presidente ganês recebeu uma dose da vacina Oxford/AstraZeneca.

10h04 - África regista 103.712 mortos e quase 3,9 milhões de infetados

África regista hoje um total de 103.712 mortes devido à covid-19 e 3.897.390 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo os dados mais recentes oficiais da pandemia no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de recuperados nos 55 Estados-membros da organização é de 3.476.050 desde o início da pandemia.

A África Austral continua a ser região mais afetada, com 1.834.839 infetados e 56.418 mortos. Nesta região, a África do Sul, o país mais atingido pela covid-19 no continente, regista 1.513.393 casos e 49.993 mortes.

O Norte de África é a segunda zona mais afetada pela pandemia, com 1.162.942 infetados e 32.924 vítimas mortais.

A África Oriental contabiliza 405.808 infeções e 7.581 mortos, enquanto na África Ocidental o número de infeções é de 389.813 e o de mortes ascende a 4.994.

A África Central tem 103.988 casos e 1.795 óbitos.

9h49 - Governo mantém meta de 70 por cento da população vacinada até fim do verão

Marta Temido diz que ainda não é possível perceber o que aconteceu em dezembro, mas mantém a meta de 70 por cento da população vacinada até ao final do verão.


9h33 - Síria inicia vacinação aos profissionais de saúde

O Ministério da Saúde sírio revelou que está a inocular os profissionais que estão na linha da frente no combate à pandemia de Covid-19.

O país não revela, no entanto, qual a vacina que está administrar nem a quantidade que recebeu.

Até domingo, a Síria registou 15.588 infeções com o novo coronavírus e 1.027 óbitos.

9h20 - Comissão Europeia apresenta em março a proposta sobre a criação de passaporte de vacinação digital

A presidente da Comissão Europeia anunciou na rede social Twitter que o executivo comunitário está a trabalhar numa proposta legislativa para a introdução de um passaporte COVID, apelidado de Passe Verde Digital.

Esta proposta, que será apresentada até ao final do mês de Março, permitirá aos cidadãos europeus circularem no espaço da União, desde estejam vacinados, apresentem testes negativos, ou tenham desenvolvido anticorpos após recuperação da doença.

O anúncio de Ursula Von Der Leyen acontece apenas três dias depois de um Conselho Europeu que foi inconclusivo em relação à implementação deste mecanismo e onde a própria presidente da Comissão reconheceu precisar de, pelo menos, três meses de trabalho técnico.

9h09 - Oslo regressa ao confinamento

A capital da Noruega volta a encerrar restaurantes, escolas e comércio não essencial para tentar conter o aumento de casos da variante britânica do SARS-CoV-2.

8h59 - África do Sul encomendou 11 milhões de doses da vacina da Johnson & Johnson

Já há encomendas para fora dos Estados Unidos depois da aprovação da vacina da Johnson & Johnson. Uma delas veio da África do Sul.


8h51 - Índia disponível para apoiar Angola no acesso às vacinas

A embaixadora da Índia em Angola, Pratibha Parkar, revelou que o executivo indiano está disponível para apoiar países africanos no acesso à vacina contra a covid-19, estando a analisar uma solicitação de Angola neste âmbito.

“Claro que há muito interesse nas vacinas”, declarou a diplomata indiana, em entrevista à Lusa, acrescentando que já houve contactos entre os dois países nesse sentido e o pedido está a ser avaliado.

“Abordaram-nos e o governo indiano está a analisar” a solicitação, declarou, acrescentando que a Índia já doou muitas vacinas à iniciativa Covax e vários países africanos estão em negociações com a Índia neste âmbito.

8h42 - Portugal vai comprar 38 milhões de vacinas

Um valor acima do necessário e que vai permitir ajudar outros países. Foi o que disse, em entrevista à agência Lusa, a ministra da Saúde, Marta Temido.


8h30 - Rússia reporta 11.751 novos casos e 333 óbitos

A Rússia registou nas últimas 24 horas mais 11.751 novos casos de infeção por SARS-CoV-2, dos quais 20.97 em Moscovo, elevando o total acumulado para 4.257.650.


8h20 - China soma 19 novos casos, todos oriundos do exterior

A Comissão de Saúde da China anunciou hoje que foram diagnosticados 19 casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior.

Os casos foram detetados em viajantes nas cidades de Xangai (leste) e Pequim (norte) e nas províncias de Sichuan (centro) e Guangdong (sudeste).

8h12 - México com 458 mortes nas últimas 24 horas

O México registou 458 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, acumulando agora 185.715 óbitos desde o início da pandemia, informaram as autoridades mexicanas.

No mesmo período, foram diagnosticados 2.810 novos casos, fazendo subir para 2.086.938 o total de infeções desde o início da pandemia.

8h06 - PM timorense admite bloqueio total se houver transmissão comunitária

O primeiro-ministro timorense disse hoje que o país adotará medidas mais duras, incluindo confinamento total, caso venha a confirmar-se qualquer situação de transmissão comunitária de covid-19 em Timor-Leste.

“Caso se confirmem novos casos positivos, estaremos perante a primeira transmissão comunitária e teremos de manter as medidas de restrição por mais tempo e estarmos preparados para tomarmos medidas mais rigorosas de 'lockdown', ou seja, o eventual bloqueio total de circulação e de atividades”, afirmou Taur Matan Ruak.

“Tal como tem acontecido, o Governo procura ajustar as medidas do estado de emergência ao nível de risco de propagação da covid-19, para que não soframos com nenhuma medida injustificada”, sublinhou.

Taur Matan Ruak falava no parlamento nacional no 11º debate sobre aplicação do estado de emergência em Timor-Leste devido à covid-19, praticamente um ano depois da deteção do primeiro caso no país e da aplicação do primeiro estado de exceção.

7h56 - Turismo perde mais de metade das receitas

É o que adianta, em entrevista à Antena 1, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques. A governante mostra-se, ainda assim, confiante com as reservas que começam a ser efetuadas para o verão.
Rita Marques garante que estão a ser preparados mecanismos mais flexíveis para permitir o reembolso de viagens, em caso de cancelamentos por causa da pandemia e aponta também o certificado internacional de vacinação como uma ferramenta importante para facilitar as viagens dentro do espaço europeu.

7h36 - Alemanha acima dos 4700 casos diários

O número de casos de infeção pelo SARS-CoV-2 na Alemanha aumentou, nas últimas 24 horas, em 4732 para um total de 2.447.068 reportados desde o início da pandemia.

O Instituto Robert Koch para doenças infecciosas reporta mais 60 mortes associadas à Covid-19, para um total acumulado de 70.105.

6h55 - Ponto de situação

O Presidente da República enaltece o papel dos profissionais de saúde e, em particular, dos intensivistas no combate à pandemia da Covid-19.

Num vídeo publicado na página da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa afirma que são verdadeiros heróis e realça a capacidade de ajustamento do Serviço Nacional de Saúde.

"Eu queria, em primeiro lugar, louvar a capacidade transformadora operada pelos profissionais da saúde. Mais de uma vez tenho falado de verdadeiros heróis e, dentro dos heróis, os intensivistas são heróis particularmente qualificados e particularmente experimentados, porque têm apoiado aquilo que é uma saga nacional", afirma.

Numa mensagem de vídeo integrada no VII Congresso Internacional de Cuidados Intensivos, o Chefe de Estado sublinha que os intensivistas têm respondido para além dos limites e da falta de recursos.
Costa agradece à Madeira
O primeiro-ministro agradeceu no Twitter o apoio do Governo Regional da Madeira no tratamento de doentes com Covid-19.

António Costa adianta que já regressaram ao continente - com alta - os últimos doentes que estiveram um mês no Hospital Dr. Nélio Mendonça.


O governante estende o agradecimento a todos profissionais de saúde que os acompanharam durante o processo de recuperação.
Vacinação
Já foram administradas quase 838 mil doses de vacinas contra a Covid-19 em Portugal. No final da última semana, foram administradas mais de 40 mil doses.

O Ministério da Saúde afirma que Portugal está acima da média europeia, com 7,5 doses administradas por 100 habitantes.
As vacinas não podem ser administradas a utentes de lares com surtos de Covid-19. O presidente da Confederação das Instituições de Solidariedade afirma que o último balanço dá conta de 307 surtos ativos.


Oitenta e oito mil duzentos e noventa e nove profissionais de saúde têm a vacinação completa.

Cento e vinte e nove mil quinhentos e dezanove idosos de estruturas residenciais e da rede nacional de cuidados continuados também já receberam as duas doses da vacina.
Transporte gratuito em Lisboa

A Câmara de Lisboa assegura a partir desta segunda-feira viagens de táxi gratuitas para os utentes serem vacinados nos centros de vacinação.

Podem ser transportados os munícipes com mais de 80 anos e os que têm mais de 50 com patologias e dificuldades de mobilidade.

O serviço pode ser requerido "pelo utente, pelo Centro de Vacinação ou pela Junta de Freguesia".
Repatriados
Já estão em Portugal os passageiros que queriam regressar do Brasil, mas que tinham ficado retidos por causa da pandemia.
Alguns estavam à espera regresso há mais de um mês.
Acordo da TAP em vigor

Entrou em vigor à meia-noite o acordo de emergência da TAP, que contou com a aprovação de todos os sindicatos envolvidos nas negociações.

Esteve em risco até sexta-feira, altura em que as duas últimas estruturas sindicais aprovaram o documento. Fica implementado um regime de lay-off simples por um período de 12 meses, que consiste sobretudo em reduções de horário de trabalho.


O plano vai ser implementado ao longo do proximos anos, até 2024.

O plano aprovado para a TAP envolve vários cortes salariais. Para este ano estão previstos cortes de 25 por cento para quem recebe acima de mil 330 euros por mês.

No caso dos pilotos, os cortes começam nos 50 por cento este ano e diminuem até 2024.

Está previsto o despedimento de 166 tripulantes.

Até dia 14 de março, os trabalhadores da TAP podem decidir aderir às medidas voluntárias que englobam rescisão por mútuo acordo, pré-reforma e licenças sem vencimento.O quadro em Portugal
Morreram mais 41 pessoas com Covid-19, segundo o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado ao início da tarde de domingo.

Havia ontem registo de 718 novos casos de infeção. É a segunda vez, desde 7 de outubro, que portugal tem menos de mil casos diários.
Nas enfermarias estavam 2165 doentes, menos 15 do que no sábado. Em estado grave permaneciam 484, menos oito face à véspera.

Mais 1600 pessoas conseguiram recuperar da doença. Portugal tem agora 69.268 casos ativos.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 2.526.075 mortes, resultantes de mais de 113,7 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

No Brasil, os indígenas fazem parte do grupo prioritário do programa de vacinação contra a Covid-19.
Pedro Sá Guerra, correspondente da RTP no Brasil

A RTP esteve na Aldeia Mata Verde Bonita, onde a população indígena já foi vacinada.