Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

José Sena Goulão - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



23h16 - Novo recorde de mortes no Brasil após somar 1.972 óbitos em 24 horas

O Brasil contabilizou 1.972 óbitos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, um novo recorde desde o início da pandemia, informou o executivo do país sul-americano, que atravessa o seu momento mais crítico.

Os números de hoje superam os da passada quarta-feira, quando foram registadas 1.910 mortes, dia com mais vítimas mortais desde a chegada da covid-19 ao Brasil, em fevereiro do ano passado.

Segundo o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, o Brasil somou ainda 70.764 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, números semelhantes aos atingidos na semana passada e que colocaram as redes de saúde públicas e privadas do país em situação de iminente colapso.

No total, a nação sul-americana, com 212 milhões de habitantes, concentra 268.370 mortes e 11.122.429 diagnósticos de infeção, sendo um dos três países mais afetados pelo novo coronavírus em todo o mundo, juntamente com os Estados Unidos e com a Índia.

22h35 - Mais dois mortos e 179 casos em Moçambique

O Ministério da Saúde (Misau) de Moçambique anunciou hoje duas mortes por covid-19 e 179 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o boletim de atualização diária sobre a pandemia.

As duas vítimas mortais são de nacionalidade moçambicana, com 41 e 75 anos, cujos óbitos foram declarados na terça-feira.

Moçambique passa a ter um total acumulado de 700 mortes e 62.882 casos, dos quais 76 por cento recuperados e 166 internados (a maioria em Maputo).

22h25 - Zimbábue autoriza vacinas Sputnik V e Sinovac

O Zimbábue autorizou o uso de emergência de quatro vacinas COVID-19, incluindo a russa Sputnik V e a chinesa Sinovac, disse o ministro da Informação na terça-feira.

22h14 - Vinte mil elementos das forças de segurança já estão vacinados

Vinte mil elementos das forças de segurança que fiscalizam as regras do estado de emergência para fazer face à pandemia já estão vacinados, cumprindo o estabelecido para a primeira da vacinação, anunciou hoje o ministro da Administração Interna.

“Neste momento, estão cerca de 20 mil efetivos [da GNR e da PSP] vacinados, correspondendo à disponibilidade de vacinas no quadro daquilo que são funções essenciais do Estado”, disse Eduardo Cabrita aos jornalistas, à margem de uma cerimónia no Centro Clínico da Guarda Nacional Republicana em Lisboa.

22h05 - Vacina russa contra a covid-19 pode vir a ser produzida em Itália

O acordo anunciado hoje destina-se a produzir 10 milhões de doses por uma farmacêutica subsidiária de uma companhia suíça. O acordo foi assinado com o Fundo de Investimento Russo - a entidade que está a comercializar a produção da vacina em todo o mundo.
O regulador italiano ainda precisa de aprovar este acordo para que a produção da vacina avance.

A Sputnik-V está nesta altura a ser utilizada em 45 países, entre eles a Hungria.

A Agência Europeia do Medicamento ainda não homologou a utilização desta vacina no espaço comunitário.

21h55 - Madeira com mais 58 novos casos e um óbito

A Madeira registou 58 novos casos de covid-19, todos de transmissão local, nas últimas 24 horas e uma pessoa morreu, revelou hoje a Direção Regional de Saúde (DRS).

21h45 - Portugal registou "período de excesso de mortalidade mais longo" desde 1980

Portugal registou, entre a última semana de outubro e o fim de janeiro, “o período de excesso de mortalidade mais longo” desde 1980, devido à covid-19 e às temperaturas extremas, revela o último relatório do estado de emergência.

O documento do Governo, hoje entregue na Assembleia da República, avança que, em Portugal, foram identificados excessos na mortalidade por todas as causas entre 28 de dezembro e 31 de janeiro, estimando-se 9.084 óbitos em excesso neste período.

Segundo o relatório realizado pela Estrutura de Monitorização do Estado de Emergência, coordenada pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, o excesso de mortalidade que se observa desde 26 de outubro de 2020 totaliza um excesso de 12.874 óbitos.

O documento dá conta que, entre 26 de outubro de 2020 e 31 de janeiro (14 semanas), foi “o período de excesso de mortalidade mais longo desde 1980 e com uma intensidade extraordinária, em especial durante o mês de janeiro".

O relatório referente ao estado de emergência entre 31 de janeiro e 14 de fevereiro sublinha que a análise preliminar da mortalidade atribuiu o excesso de óbitos à covid-19 e às temperaturas extremas.

21h30 - Relatório da DGS: maioria das pessoas vacinadas tem mais de 80 anos

O relatório de vacinação da Direção-Geral da Saúde revela ainda que 47 por cento da população com mais de 80 anos já tomou a primeira dose da vacina e 10% as duas doses. Esta é a faixa etária com mais vacinas administradas.
Até agora mais de 739 mil portugueses já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 e mais de 293 mil têm já a vacinação completa.

21h11 - Já foram administradas mais de 93,7 milhões de vacinas nos EUA

Os Estados Unidos administraram 93.692.598 doses de vacinas contra a covid-19 no país até agora e distribuíram 123.232.775 doses, anunciaram os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA, esta terça-feira.

21h00 - Reguengos. Sindicato de médicos acusa inquérito do Ministério de branqueamento

O Sindicato Independente dos Médicos diz que as conclusões do inquérito sobre o surto de covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz são uma manobra de branqueamento das responsabilidades.
O relatório, feito a pedido do Ministério da Saúde admite responsabilidade de alguns médicos.

O sindicato recusa qualquer responsabilidade dos profissionais de saúde na morte de 18 pessoas.

20h43 - Casos na Turquia atinguem novos máximos

As autoridades de saúde turcas anunciaram que foram contabilizados 13.755 novos casos nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o dia 6 de janeiro.

20h34 - França supera os 23 mil casos diários com hospitais sob forte pressão

A França registou 23.302 novos casos da doença covid-19 nas últimas 24 horas e 298 mortes no mesmo período nos hospitais, que continuam sob pressão com 77,5 por cento das camas em unidades de cuidados intensivos ocupadas, foi hoje divulgado.

20h28 - México reporta mais 7.407 novos casos e 866 mortes

O Ministério da Saúde do México relatou, esta terça-feira, 7.407 novos casos no país e 866 mortes adicionais, elevando o total de infeções para 2.137.884 e 191.789 mortes.

20h18 - Guiné-Bissau regista mais sete casos

A Guiné-Bissau registou mais sete casos de infeção pelo novo coronavírus, para um total acumulado de 3.319, informou hoje o Alto Comissariado para a Covid-19.

Os dados, relativos a segunda-feira, indicam também que o número de pessoas internadas é de 12. Segundo o Alto Comissariado, há 578 casos ativos no país e mais 15 pessoas foram dadas como recuperadas para um total acumulado de 2.686.

A covid-19 já provocou a morte a 49 pessoas no país.

20h05 - Angola reporta seis novos casos, mais um óbito e 20 pacientes recuperados

Angola registou seis novos casos positivos de covid-19, e mais um óbito, e 20 pessoas foram consideradas recuperadas da doença, nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades sanitárias.

Luanda e Cunene são as províncias angolanas que registaram os novos casos, com idades entre os 22 e os 57 anos.

Segundo o boletim epidemiológico da Direção Nacional de Saúde Pública, os laboratórios processaram 538 amostras por RT-PCR e o cumulativo aponta para 403.964 amostras processadas com uma taxa de positividade de 5,2 por cento.

19h54 - São Tomé e Príncipe com 16 novos casos e 65 pacientes com alta em 24 horas

São Tomé e Príncipe registou 16 novas infeções pelo novo coronavírus, nas últimas 24 horas, aumentando o total de casos para 1.977, e foram considerados recuperados da doença 65 pacientes, indicou o boletim oficial de hoje.

De acordo com o boletim diário da covid-19, os 16 novos casos de infeção são todos na ilha de São Tomé, onde nove doentes continuam internados no hospital de campanha e 283 pessoas em isolamento domiciliar.

O total de pessoas com covid-19 sob vigilância são agora 296, incluindo quatro na ilha do Príncipe, e o número de pacientes dados como recuperados nas duas ilhas aumentaram para 1.649. O número de óbitos mantém-se em 32.

19h32 - Estudo alerta para mutações que podem "escapar às nossas vacinas"

Um estudo publicado na revista Nature na segunda-feira investigou a eficácia das atuais vacinas contra as variantes do Reino Unido e da África do Sul e concluiu que a sul-africana é mais “preocupante”, na medida em que é mais resistente aos tratamentos e vacinas existentes. Os investigadores apelam a que se redobrem os esforços de mitigação da pandemia, alertando que o vírus “está a caminhar numa direção que pode, em última instância, levá-lo a escapar às nossas vacinas e tratamentos”.

O surgimento das variantes do Reino Unido e da África do Sul gerou preocupação não só pela sua maior capacidade de transmissão, mas também pelas alterações que provocam na proteína Spike – usada pelo coronavírus como uma chave para entrar nas células humanas –, o que pode alterar a capacidade neutralizante por parte de vacinas ou de tratamentos com anticorpos monoclonais.

Estudos recentes têm vindo a demonstrar a eficácia das vacinas contra algumas destas novas variantes. No entanto, o recente estudo publicado na revista científica Nature alerta que, se a vacinação não avançar rapidamente em todo o mundo, as variantes irão sofrer novas mutações que podem escapar aos efeitos das vacinas e dos tratamentos.

19h26 - Escolas e universidades na Jordânia fechadas outra vez devido a novo surto

A Jordânia decidiu hoje encerrar novamente as escolas e universidades um mês depois de as ter reaberto parcialmente, devido a um novo surto de casos de covid-19 no país.

“A partir de quarta-feira, e até novas ordens, foi decidido, pela saúde dos alunos e dos professores, suspender as aulas de todas as classes, incluindo os jardins-de-infância, e retomar o ensino à distância em todas as escolas do país”, afirmou, num comunicado, o ministro da Educação e Ensino Superior jordano, Mohammad Abou Kadis.

O ensino primário e pré-universitário foi reaberto a 07 de fevereiro passado após terem estado encerrados por quase um ano. As universidades abriram pouco depois, mas o ressurgimento de surtos no país levou o Governo jordano a fechar tudo novamente.

No sábado, o Ministério da Educação e Ensino Superior jordano indicou que, desde a reabertura das escolas e universidades, foram registados 3.429 alunos e professores com o novo coronavírus.

19h18 - Itália soma quase 20 mil casos diários e regista aumento das hospitalizações

A Itália registou 19.749 novos contágios pelo novo coronavírus e 376 óbitos associados à covid-19 nas últimas 24 horas, foi hoje divulgado, num momento em que o país verifica igualmente um aumento significativo das hospitalizações.

Com o registo destes novos contágios pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2) nas últimas 24 horas, o país totaliza, até à data, 3.101.093 casos de pessoas que ficaram infetadas, de acordo com o boletim informativo do Ministério da Saúde italiano.

Os quase 20 mil novos casos registados nas últimas 24 horas representam um aumento expressivo em relação aos 13.000 notificados na segunda-feira.

19h09 - Cabo Verde regista mais 20 novos casos positivos em 24 horas

Cabo Verde registou mais 20 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas e elevou para 15.826 infetados acumulados desde 19 de março, informou hoje o Ministério da Saúde.

18h56 - Grécia planeia reabrir turismo a 14 de maio, apesar do aumento de casos

O ministro do Turismo grego, Harry Theocharis, anunciou hoje que a Grécia planeia reabrir o turismo a partir de 14 maio para viajantes vacinados, com anticorpos ou com teste negativo para a covid-19.

O anúncio da reabertura do turismo – pilar da economia grega, ao representar entre 25% a 30% do Produto Interno Bruto (PIB) -, coincidiu com o terceiro pior dia do país desde o início da pandemia, ao registar hoje 3.125 novos casos, o maior número num dia em 2021.

Theocharis explicou que todos os turistas podem ser submetidos a testes aleatórios à chega, na apresentação da campanha "All you want is Greece" ("Tudo o que quer é a Grécia") no Museu da Acrópole de Atenas, durante a sua participação à distância na Feira Internacional de Turismo de Berlim.

O ministro garantiu que, se a situação epidemiológica o permitir, a Grécia vai tentar "implementar um programa piloto" a partir de abril, quando pode receber turistas da União Europeia e de países onde a campanha de vacinação tenha progredido notavelmente, como Israel, com o qual Atenas assinou um acordo bilateral para promover o turismo, em fevereiro.

O responsável pela pasta do Turismo frisou que, uma vez vacinada a população mais vulnerável, as autoridades vão dar prioridade aos trabalhadores do setor do turismo.

18h45 - Espanha regista 4.013 casos e 291 mortes nas últimas 24 horas

A Espanha registou hoje 4.013 novos casos de covid-19, elevando para 3.164.983 o total de infetados até agora no país, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

As autoridades sanitárias também contabilizaram mais 291 mortes desde segunda-feira atribuídas à covid-19, passando o total de óbitos para 71.727.

O nível de incidência acumulada (contágios) em Espanha continua a descer, tendo passado de segunda-feira para hoje de 142 para 139 casos diagnosticados por 100.000 habitantes nos 14 dias anteriores.

18h25 - Biotecnológica quer criar unidade de produção de vacinas em Cantanhede

A empresa biotecnológica Immunethep, sediada em Cantanhede, quer avançar com a criação de uma unidade de produção de vacinas naquele concelho, que poderia dar resposta num contexto de pandemia, anunciou hoje o município.

A Câmara Municipal de Cantanhede, no distrito de Coimbra, aprovou um compromisso com a Immunethep, que está a desenvolver uma vacina contra a covid-19, no sentido de ceder à biotecnológica "terreno ou instalações junto ao Biocant Park, em condições a acordar entre as partes", para permitir a expansão da empresa e também para assegurar "as condições necessárias para ser criada uma unidade de produção de vacinas", referiu a autarquia, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Para a criação da unidade industrial de produção de vacinas está projetado um investimento de cerca de 80 milhões de euros, ao longo de três anos, e a criação de até 300 postos de trabalho qualificados, salientou o município. O diretor-executivo da Immunethep, Bruno Santos, afirmou à agência Lusa que a criação de uma unidade de produção de vacinas é uma intenção da empresa, mas que, por agora, ainda nada está fechado ou concretizado.

Para essa unidade, a biotecnológica está à procura de investidores, para além de uma eventual parceria com uma empresa canadiana especializada com quem já têm um acordo para a produção da vacina contra a covid-19 que estão a criar, esclareceu.

"Não há nenhuma unidade de produção de vacinas deste género [no país]. Esta seria uma unidade de grande dimensão, que permitiria produzir não só a nossa vacina, mas futuras vacinas, com uma capacidade de produzir 50 milhões de doses [num ano]", salientou o diretor-executivo da empresa.

18h12 - República Checa envia doentes para outros países face colapso dos hospitais

A República Checa, que tem atualmente a maior incidência de contágios pelo novo coronavírus na União Europeia (UE), iniciou hoje o envio de doentes com covid-19 para o estrangeiro devido à falta de capacidade hospitalar no país.

Devido à alta incidência de contágios pelo novo coronavírus registada no país, o governo checo pediu na sexta-feira à UE para ativar o sistema de alerta rápido e de resposta para doenças transmissíveis, de forma a conseguir transferir pacientes para unidades hospitalares em outros países do espaço comunitário.

Com um registo de 1.395 casos positivos por cada 100.000 habitantes nas últimas duas semanas, a República Checa apresenta a maior taxa de infeções acumulada no espaço europeu. A República Checa apresenta igualmente o maior número de mortes em relação à sua população, com 207 mortes por cada 100.000 habitantes, seguida da Bélgica (192), Eslovénia (187), Reino Unido (183) e Montenegro (173).

Atualmente, existem 163.034 casos da doença covid-19 ativos no país, um máximo desde o início da crise pandémica, dos quais 8.478 são pessoas que estão hospitalizadas.

O sistema hospitalar da República Checa dispõe, neste momento, de 673 camas disponíveis para doentes covid em situação estabilizada, enquanto as unidades de cuidados intensivos (UCI) podem receber 113 pacientes em estado grave.

18h00 - Sudão começou a campanha de vacinação pelos profissionas de saúde

O Sudão começou hoje a vacinar os seus profissionais de saúde contra a covid-19, após ter recebido o primeiro lote de vacinas na semana passada, de acordo com um responsável do Ministério da Saúde do país.

"Começámos na terça-feira [hoje] a vacinar o pessoal médico e outros funcionários nos hospitais de isolamento", disse o diretor do centro de isolamento do ministério, Al-Taher Abderrahmane.

O primeiro lote, que chegou a Cartum a 3 de março, inclui 828.000 doses da vacina anglo-sueca AstraZeneca, que vai ser administrada a cerca de 414.000 profissionais do setor da saúde, de acordo com as autoridades sudanesas.

17h33 - Governo britânico advertido para resistir a acelerar desconfinamento

O Reino Unido registou 231 mortes e 5.766 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, divulgou o Governo britânico, que foi advertido hoje por cientistas para resistir aos apelos para acelerar o desconfinamento.

Numa audição perante a comissão parlamentar de Ciência e Tecnologia, o diretor geral de Saúde de Inglaterra, Chris Whitty, disse que o levantamento apressado das medidas de restrição seria "perigoso" e "colocaria em risco vidas" entre os setores mais vulneráveis da população que ainda não foram vacinados.

"Muita gente pode acreditar que acabou. É muito fácil esquecer a rapidez com que as coisas podem piorar", alertou o especialista, que disse que será inevitável sofrer um novo aumento no número de casos de coronavírus.

Na segunda-feira tinham sido notificadas 65 mortes e 4.712 casos, mas os números relativos ao fim de semana são normalmente mais baixos devido ao atraso no processamento. No total, morreram no Reino Unido 124.797 pessoas entre 4.228.998 casos de contágio confirmados desde o início da pandemia covid-19.

17h20 - Johnson & Johnson pode falhar entrega de 55 milhões de doses da vacina à UE no segundo trimestre do ano

A Johnson & Johnson informou a União Europeia de que está a ter problemas de fornecimenro que podem dificultar os planos para entregar as 55 milhões de doses da sua vacina contra a Covid-19 ao bloco comunitário, no segundo trimestre do ano.

De acordo com a Reuters, a farmacêutica disse à UE, na semana passada, que os problemas com o fornecimento de ingredientes e equipamentos para a produção de vacinas significava que estava "sob stress" para cumprir a meta de entregar 55 milhões de doses até o final de junho.

O uma fonte da UE acrescentou que a empresa afirmou que não é impossível cumprir a meta, mas mostrou cautela.

A empresa comprometeu-se a entregar 200 milhões de doses da sua vacina à UE este ano.

16h53 - Hospital diz que cumpriu missão no surto de Reguengos de Monsaraz

O hospital de Évora considerou hoje que “cumpriu plenamente a sua missão” e deu “a resposta necessária aos doentes” no surto de covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz, em junho do ano passado.

A posição do conselho de administração do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) foi transmitida à agência Lusa por fonte do Gabinete de Comunicação e Marketing, após a divulgação das conclusões de um relatório da Inspeção-Geral de Atividades em Saúde (IGAS).

O surto de covid-19 no Lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (FMIVPS), em Reguengos de Monsaraz, foi detetado a 18 de junho de 2020 e provocou 18 mortes (16 utentes e uma funcionária da instituição e um homem da comunidade).

16h47 - Quase 22,6 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina

Um total de 22.592.528 britânicos receberam a primeira dose ds vacina contra o coronavírus, de acordo com dados oficiais divulgados na terça-feira.

16h35 - México compra mais 22 milhões de doses das vacinas chinesas Sinovac e Sinopharm

O México comprou mais 22 milhões de vacinas contra a covid-19 às farmacêuticas chinesas Sinovac e Sinopharm, com a encomenda total do país a ultrapassar as 256 milhões de doses negociadas, divulgou hoje o chefe da diplomacia mexicana.

O novo acordo com Pequim implica duplicar a quantidade negociada com o laboratório chinês Sinovac para 10 milhões de doses e a aquisição, pela primeira vez, de 12 milhões de vacinas da farmacêutica estatal chinesa Sinopharm, que ainda não teve a “luz verde” da Comissão Federal de Proteção contra Riscos Sanitários (Cofepris), segundo explicou o ministro dos Negócios Estrangeiros mexicano, Marcelo Ebrard.

“Como resultado de uma gestão liderada pessoalmente pelo Presidente (Andrés Manuel López Obrador), já recebemos a confirmação de que teremos um aumento de até 22 milhões de doses entre a data atual e o mês de julho”, indicou o representante.

16h24 - Polícia de Castelo Branco regista 17 infrações ao estado de emergência

A PSP de Castelo Branco registou 17 autos de notícia, interpelou 372 cidadãos na via pública e fiscalizou 328 viaturas, entre 02 e 08 de março, no âmbito do estado de emergência, foi hoje anunciado.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o Comando Distrital da PSP em Castelo Branco refere que, no âmbito da atividade operacional de fiscalização das normas do estado de emergência, realizou 34 ações de fiscalização entre o dia 02 de março e segunda-feira. Durante este período, a PSP de Castelo Branco realizou 34 ações de fiscalização, interpelou 372 cidadãos na via pública e fiscalizou, na sua área de intervenção, um total de 328 viaturas.

16h16 - Macedónia do Norte restabelece recolher obrigatório face a aumento de casos

O governo da Macedónia do Norte anunciou hoje o restabelecimento do recolher obrigatório em todo o país até pelo menos o final de março para enfrentar o grave aumento de casos de covid-19 nas últimas semanas.

"O novo recolher obrigatório durará pelo menos duas semanas e será entre as 22h00 e as 05h00. O recolher obrigatório entrará em vigor amanhã (quarta-feira)", indicou o primeiro-ministro, Zoran Zaev, numa conferência de imprensa.

O executivo decidiu também que os viajantes procedentes de África serão obrigados a uma quarentena, embora não tenha precisado a duração da mesma e a data em que a medida entrará em vigor. Após um outono relativamente tranquilo, a chegada da variante do coronavírus identificada no Reino Unido e o reduzido cumprimento das medidas de prevenção pela população levaram a um aumento de casos no país em 50% em comparação com os números de há 15 dias.

"A variante britânica representa hoje em dia 70% dos novos casos", disse hoje o ministro da Saúde, Venko Filipiche.

16h07 - Infecciologista angolana descarta circulação comunitária de novas estirpes no país

Uma médica infecciologista angolana descartou hoje uma possível circulação comunitária das novas variantes do SARS-CoV-2 sul-africana e inglesa no país, alertando, contudo, que a nova estirpe tem "grande poder de transmissão", sobretudo entre os jovens.

"Não temos circulação comunitária dessas variantes em Angola, temos sim a deteção destes casos que a ministra informou, apenas estão contidos, por isso há que se continuar a testagem para todas as pessoas que cheguem do exterior via portos ou aeroportos", afirmou a médica Maria das Dores Mateta.

A ministra da Saúde angolana, Sílvia Lutucuta, disse na segunda-feira, em conferência de imprensa, que foram registados sete casos da variante sul-africana, seis da variante inglesa, estando ainda quatro casos em averiguação.

Para a médica angolana, as novas estirpes do vírus SARS-CoV-2 constituem atualmente uma preocupação mundial, por afetar sobretudo jovens, contrariamente às primeiras variantes, em consequência da sua "grande capacidade de mutação".

"Porque a cada vez que ele se replica vai fazendo novas variantes e, essas variantes novas, tiveram prejuízos para os mais jovens e têm uma grande facilidade de se transmitir de pessoa a pessoa", apontou.

Maria das Dores Mateta, que não confirmou o propalado alto nível de letalidade das variantes sul-africanas e inglesa em comparação com a primeira variante, acrescentou que a "única diferença e a grande preocupação é o poder de transmissão que é maior na camada mais jovem".

16h00 - Brasil deve apoiar produção alargada de vacinas em próxima reunião da OMC

A Human Rights Watch (HRW) defendeu hoje que o Brasil deve apoiar a produção alargada de vacinas contra a covid-19 já na próxima reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC), renunciando a direitos de propriedade intelectual, para se salvarem vidas.

Esta renúncia do Brasil "é crucial para assegurar um acesso universal e equitativo, mais rápido, às vacinas contra a covid-19 em todo o mundo, uma medida que pode salvar milhares de vidas", afirmou a Organização Não-Governamental (ONG) internacional, em comunicado emitido hoje.

O Conselho para os Aspetos dos Direitos de Propriedade Intelectual, relacionados com o Comércio (TRIPS, na sigla em inglês) da OMC discutirá esta proposta na sua próxima reunião, que decorrerá em 10 e 11 de março, adianta-se na mesma nota.

15h30 - Espanha prolonga restrições a passageiros do Reino Unido, Brasil e África do Sul

Espanha prolongou até 30 de março as restrições em vigor à entrada no país de passageiros provenientes do Reino Unido, Brasil e África do Sul.

14h55 - Mais 30 mortos e 847 casos em Portugal

Nas últimas 24 horas Portugal registou mais 30 óbitos e 847 novos casos de Covid-19. No total, morraram 16.595 pessoas e houve registo de 811.306 casos confirmados desde o início da pandemia.

Registo ainda de 1.872 casos recuperados, num total de 734.218 pessoas que recuperaram desde o início da pandemia.

Quanto aos internamentos, há menos 125 pessoas internadas em enfermaria e menos 30 em cuidados intensivos. Nesta altura há 1.278 pessoas internadas em enfermaria e 312 em unidades de cuidados intensivos.

Na distribuição geográfica, o boletim confirma mais 20 óbitos e 288 casos em Lisboa e Vale do Tejo. Segue-se a região Norte, com 147 casos e três óbitos, a região Centro com 63 casos e seis óbitos, o Alentejo com três casos e um óbito e ainda o Algarve, com quatro novos casos.

Nas regiões autónomas, a Madeira registou mais 344 novos casos, mas o número poderá ser tão elevado devido ao atraso entre o diagnóstico e a notificação. No caso dos Açores, não houve nenhum caso ou óbito.

14h08 - Rússia fecha acordos para produção da vacina em França, Alemanha, Espanha e Itália

O Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) anunciou esta terça-feira que a organização fechou acordos para a produção da vacina russa Sputnik V, contra a Covid-19, em França, Itália, Espanha e Alemanha.

Em declarações à televisão russa, citadas pela agência Reuters, Kirill Dmitriev, chefe do RDIF, não avançou com mais detalhes sobre estes acordos.

13h44 - Pandemia matou 2,6 milhões de pessoas no mundo

A pandemia do novo coronavírus matou pelo menos 2.600.802 pessoas no mundo. Mais de 117.063.380 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia.

13h16 - Regulação do teletrabalho deve avançar rapidamente - Governo

O secretário de Estado Adjunto do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita, defendeu hoje a necessidade de "avançar rapidamente" com a regulação do teletrabalho com vista a maximizar as suas oportunidades e a minimizar os riscos.

13h13 - Suécia com mais 11014 novos casos desde sexta-feira

13h09 - Atrasos na entrega na UE das vacinas da Johnson & Johnson

A Johnson & Johnson informou, de acordo com fonte da Reuters, que está a ter problemas que podem complicar os planos de entrega de 55 milhões de doses da vacina para a Covid-19 ao bloco no segundo trimestre do ano.

A empresa recusou fazer qualquer comentário a esta informação avançada pela Reuters indicando apenas que vai começar a entregar vacinas à União Europeia no segundo trimestre.

13h03 - Trabalhadores da Groundforce denunciam situação "extremamente grave" que vivem

Mais de duas centenas de trabalhadores da Groundforce manifestaram-se hoje no Aeroporto do Porto para denunciar a situação "extremamente grave" que vivem e pedir ajuda ao Governo para salvar a empresa de "handling" (assistência em terra).

Os cerca de 2.400 trabalhadores da Groundforce aguardam ainda pelo pagamento dos salários de fevereiro e receiam a perda dos postos de trabalho, caso seja pedida a insolvência da empresa, depois de não ter sido alcançado acordo entre o acionista privado, a Pasogal (50,1%) e a TAP (49,9%).

Segundo fonte oficial do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, as negociações, que já se arrastavam há vários dias, falharam, porque Alfredo Casimiro, dono da Pasogal, não pode entregar as ações como garantia para o empréstimo, uma vez que já se encontram penhoradas.

13h00 - Açores com dois novos doentes e 15 recuperações

As 1.343 análises à Covid-19 realizadas nos Açores nas últimas 24 horas permitiram diagnosticar dois novos casos positivos e 15 pessoas recuperaram da doença, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

12h42 - Eslováquia pressiona União Europeia sobre aprovação e distribuição de vacinas. "Há vidas em jogo", disse o primeiro-ministro

12h41 - Associação pede generalização de testes de rastreio a colégios

A Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo diz haver "casos pontais" de escolas privadas que terão direito a realizar testes à covid-19 e pede ao Governo "uma posição clara para todo o país".

12h29 - Ucrânia aprovou a vacina chinesa Sinovac

12h26 - Centros de vacinação de Penafiel e Paredes podem vacinar até 750 pessoas dia

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Tâmega II - Vale do Sousa Sul abriu hoje os centros de vacinação para a convid-19 de Penafiel e Paredes, cada um com capacidade para vacinar até 750 pessoas por dia.

12h03 - Vacina da Pfizer neutraliza variante brasileira em laboratório. Saiba mais aqui

11h51 - AHRESP insiste na revogação da proibição de venda de bebidas em 'take away'

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) reiterou hoje a necessidade de ser revogada a proibição de venda de bebidas em 'take away', considerando a medida "injustificada".

"A AHRESP reitera a necessidade de ser revogada a proibição da venda de bebidas em 'take-away', uma vez que o objetivo é prevenir o consumo de produtos à porta do estabelecimento ou nas suas imediações, o que já é proibido, e não a venda, que apenas prejudica a já difícil situação das nossas empresas", refere a associação no seu boletim diário.

11h25 - Hospitais na Hungria em enorme pressão devido ao aumento de casos, já superior ao registado em dezembro durante a segunda onda da pandemia

11h16 - Vacina russa Sputnik V vai ser produzida em Itália a partir de julho

A vacina russa contra a covid-19, a Sputnik V, vai ser produzida em Itália a partir de julho, anunciou hoje a Câmara de Comércio Itália-Rússia, apesar de a Agência Europeia do Medicamento ainda não ter autorizado a sua distribuição.

10h49 - CIP quer creches, ensino até 6º ano, cabeleireiros e livrarias a abrir 2.ª feira

10h33 - OCDE. Riqueza mundial vai sair do vermelho e crescer 5,6% em 2021
 10h27 - Rússia exige um pedido de desculpas à Agência Europeia do Medicamento

A Rússia exigiu hoje um pedido de desculpas à Agência Europeia do Medicamento depois de responsáveis europeus compararem a vacina Sputnik-V contra a covid-19 a "uma roleta russa".

"Nós pedidos um pedido de desculpas por escrito a Christa Wirthumer-Hoche da Agência Europeia do Medicamento pelos comentários negativos de membros da União Europeia sobre a Sputnik-V", escreveram os criadores da vacina, ligados ao centro de investigação Gamaleia e ao Fundo Soberano Russo (RDIF).

"Tais comentários são inapropriados e atentam contra a credibilidade da Agência Europeia do Medicamento e ao processo de avaliação" da vacina que ainda decorre, acrescenta a mensagem difundida através da rede social Twitter.

Para os organismos russos, os comentários indiciam que existem "possíveis interferências políticas" no processo de avaliação do composto Sputnik-V.

10h15 - O primeiro-ministro vai reunir-se hoje com personalidades ligadas aos partidos com maior representação parlamentar para discutir o plano de desconfinamento do país

Ao que a RTP conseguiu apurar, são reuniões à porta fechada marcadas para esta tarde no Palácio de São Bento. Rui Rio é um dos líderes partidários que vai ser ouvido pelo primeiro-ministro mas ainda não é claro se os encontros vão acontecer presencialmente ou por videoconferência.

Contactado pela RTP, o gabinete de António Costa não adianta qualquer informação e diz apenas que não comenta a agenda privada do chefe do Executivo.

Amanhã é a vez de o Governo ouvir os parceiros sociais. Encontros com a ministra do Trabalho com patrões e sindicatos já que o primeiro-ministro estará em Bruxelas.

O Governo já admitiu o alívio das medidas a partir de 15 de março mas só na quinta-feira é que se fica a saber em que moldes, dia em que o plano de deconfinamento vai ser debatido e votado em conselho de ministros.

09h38 - Marinha Grande permite prática individual de surf nas praias do concelho

A Câmara da Marinha Grande autorizou a prática de surf e atividades similares, desde que individualmente e cumprindo as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS), medida justificada com a evolução da pandemia de covid-19 no concelho.

09h19 - Processo de desconfinamento deve ser feito com "vigilância epidemiológica e reforço da testagem"

08h51 - Retoma de atividade física de crianças que tiveram Covid-19 deve ser acompanhada 
 08h43 - Responsáveis pelo desenvolvimento da vacina Sputnik V questionam a neutralidade da Agência Europeia do Medicamento depois de um responsável da EMA ter pedido aos membro da União europeia para não aprovarem para já a vacina russa

08h19 - Crianças portuguesas com quebra de 70% no exercício físico
 08h18 - Sindicato Independente dos Médicos não aceita as conclusões do inquérito a lar de Reguengos
 08h05 - Fundo soberano russo responsável pela vacina Sputnik V assinou acordo com farmacêutica suíça para produzir a vacina nas instalações que tem na Itália

08h03 - Rússia com mais 9445 casos e 336 vítimas mortais

É a primeira vez desde outubro do ano passado que a Rússia tem menos de 10 mil casos novos num dia.

08h02 - Ordem dos Médicos pede com urgência inquérito da IGAS sobre lar de Reguengos

7h54 - Macau corta nos eventos desportivos internacionais

O presidente do Instituto do Desporto de Macau anuncia que o plano de organização mensal de eventos desportivos internacionais em 2021 foi reduzido em mais de metade por causa da instabilidade pandémica no estrangeiro.

O objetivo para 2021 passaria pela organização de 12 eventos, um por mês. A meta, explicou Pun Weng Kun, passa agora por organizar somente cinco eventos.

"Há coisas que não podemos prever", afirmou o responsável.

A maratona 2021 Sands China Macau Internacional 10K, Regatas Internacionais de Barcos-Dragão de Macau, Maratona Internacional de Macau, Ténis de Mesa WTT Macau 2021 e o Grande Prémio de Macau, deverão ser os acontecimentos desportivos acolhidos este ano pela região administrativa especial.

7h50 - Novos números da Alemanha

O número de casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus na Alemanha aumentou, nas últimas 24 horas, em 4252, para um total de 2.509.445 desde o início da pandemia.

O Instituto Robert Koch reportou mais 255 mortes, para um total acumulado de 72.189.

7h40 - América Latina e Caraíbas ultrapassam os 700 mil mortos

Mais de 700 mil mortes associadas à Covid-19 foram oficialmente reportadas na América Latina e nas Caraíbas desde o início da pandemia, segundo a contagem da France Presse.

Os 34 países da região totalizam 700.022 mortes em 22.140.444 casos, atrás da Europa (876.511) e à frente dos Estados Unidos, do Canadá (547.986) e da Ásia (259.925).

7h35 - Brasil produz vacina da AstraZeneca

A Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz, entidade científica de referência no Brasil, anunciou o início da produção em larga escala da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford.

Em comunicado, a empresa indica que serão entregues 3,8 milhões de doses até ao final do mês e outros 30 milhões em abril.

"A primeira linha em funcionamento hoje está produzindo cerca de 300 mil doses por dia. Ainda esta semana, caso a produção ocorra dentro do previsto, uma segunda linha de produção deverá entrar em operação para aumentar a capacidade produtiva. A expetativa é chegar até ao final de março com as duas linhas em funcionamento, com uma produção de cerca de um milhão de doses por dia".

7h15 - Santa Maria teve dez crianças em UCI com síndrome pós-Covid

O Hospital de Santa Maria já teve internados nos cuidados intensivos pediátricos dez crianças e jovens com Síndrome Inflamatória Multissistémica, a maioria dos quais havia passado de forma assintomática pela infeção pelo novo coronavírus.

Citada pela agência Lusa, a diretora da Unidade de Cuidados Intensivos pediátricos, Marisa Vieira, explica que esta síndrome - resposta exagerada do sistema imunitário associada à infeção por SARS-CoV-2 - tem surgido cerca de quatro semanas após a infeção e que "a maioria destas crianças foram assintomáticas".

6h42 - Ponto de situação

O Supremo Tribunal Administrativo indeferiu a providência cautelar da Ordem dos Enfermeiros que pretendia impedir a contratação de estrangeiros.

O tribunal considera que a Ordem não tem a tutela da saúde pública e, por isso, não permite fazer esse tipo de pedido.

No dia 18 de fevereiro, já depois da providência, o Governo considerou de "especial interesse público" a contratação de enfermeiros estrangeiros, no âmbito do combate à pandemia.

A Ordem já anunciou que vai recorrer da decisão do tribunal.
Surto em Reguengos. Ministra assaca responsabilidades

A ministra da Saúde quer que Ordem dos Médicos e o Sindicato Independente dos Médicos sejam responsabilizados pelo surto de Covid-19 no lar de Reguengos de Monsaraz. O surto de Covid-19 no Lar de Reguengos matou 18 pessoas.

O inquérito feito pela Inspeção-Geral das Atividades em Saúde concluiu que as duas entidades têm responsabilidades deontologicas no que se passou.

Em causa está o facto de terem sugerido aos médicos dos centros de saúde que invocassem ilegalidade na prestação da assistância médica, para não terem de trabalhar na instituição.
O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos já veio repudiar a posição de Marta Temido.
Governo mantém tabu sobre regresso à escola
Foi apresentado no Infarmed um conjunto de critérios e uma base científica mais sólida que permitirá mapear decisões para o desconfinamento e para monitorização futura.

António Costa ouviu os especialistas, depois assumiu no Twitter que ficou com uma base mais sólida para decidir sobre o desconfinamento: "Agradeço aos especialistas o trabalho realizado, contribuindo para uma decisão política mais sustentada".
A decisão está marcada para quinta-feira, o dia em que o Governo vai anunciar o plano para o desconfinamento.

A ministra da Saúde recusou revelar se a abertura do país pode começar com o regresso à escola já na próxima semana das crianças dos primeiros níveis de de escolaridade
O quadro em Portugal
O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado ao início da tarde de segunda-feira, reportou mais 25 mortes associadas à Covid-19.

Havia ontem registo de 365 novos casos confirmados de infeção. Mas o número está a baixar há 36 dias consecutivos.

Estavam internadas menos 11 pessoas. Nos cuidados intensivos estavam menos 12.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 2.593.872 mortes, resultantes de mais de 116,7 milhões de casos de infeção pelo SARS-CoV-2, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

As escolas já reabriram no Reino Unido.
O Governo britânico está confiante nas medidas do desconfinamento, uma vez que um terço da população já foi vacinada.