Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Violeta Santos Moura - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional. Este sábado, Portugal registou 564 novos casos e 19 óbitos.

Mais atualizações


22h26 - Sindicato de médicos acusa Governo de propaganda sobre vacinação

O secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM) acusou hoje o Governo de fazer propaganda com a vacinação contra a covid-19, afirmando que há muitas pessoas que estão na primeira linha de combate à pandemia que não foram vacinadas.

"Não adianta e é totalmente inqualificável esta atitude de dizer que se vai vacinar os senhores professores - que aliás (somos) totalmente de acordo quanto a essa matéria - quando se sabe que muitas das pessoas que estão na primeira linha ainda nem sequer foram vacinadas", disse o secretário-geral do SIM, Jorge Roque da Cunha.

Jorge Roque da Cunha, que falava em declarações à Lusa após o encerramento do XIII Congresso do SIM, disse que, neste momento, só cerca de 75 a 80 % dos médicos, 20% dos elementos da PSP e GNR e cerca de 25% dos bombeiros estão vacinados.

"Não adianta, não vale a pena, não faz sentido preocupar-se unicamente com tirar a fotografia e deixar centenas, milhares desses profissionais por vacinar", disse o dirigente sindical, hoje reeleito para mais um mandato de três anos, com 126 votos a favor e zero brancos.

21h58 - Brasil. Descoberta nova variante com maior capacidade de contágio

21h12 - Empresas falsificam testes à Covid-19 para que motoristas possam entrar na Alemanha

Há empresas de camionagem a falsificarem testes à covid-19 para que os motoristas possam entrar na Alemanha.

Os alemães exigem teste negativo, mas para não terem custos, algumas empresas pedem aos motoristas para mostrarem às autoridades resultados de testes que nunca fizeram.

20h33 - Hospitais franceses à beira da rotura obrigam à transferência de doentes para a Bélgica

19h55 - Permitida permanência em parques e bancos de jardim a partir de 2.ª feira

A permanência em parques e bancos de jardim volta a ser permitida a partir de segunda-feira, embora as autarquias tenham o poder de o proibir, de acordo com o decreto-lei que regulamenta o novo estado de emergência.

Segundo o documento, hoje publicado em Diário da República, o decreto "procede à permissão de permanência em parques, jardins, espaços verdes, espaços de lazer, bancos de jardim e similares, sem prejuízo da competência dos presidentes da câmara municipal da área territorialmente competente".

De acordo com o decreto, compete aos presidentes de câmara o" encerramento de todos os espaços públicos em que se verifique aglomeração de pessoas, designadamente passadeiras, marginais, calçadões e praias", bem como "a sinalização da proibição de utilização de bancos de jardim, parques infantis e equipamentos públicos para a prática desportiva (fitness)".

19h48 - Cinco países da UE pedem reunião urgente sobre desigual repartição de vacinas

Áustria, República Checa, Eslovénia, Bulgária e Letónia pediram uma reunião "o mais rápido possível" entre os 27 da União Europeia sobre as disparidades na distribuição de vacinas, de acordo com uma carta hoje publicada.

Na sexta-feira, o chanceler federal austríaco, o conservador Sebastian Kurz, acusou alguns Estados-membros da UE de terem negociado nos bastidores "contratos" com laboratórios, criticando a distribuição desigual de vacinas contra a covid-19 entre os países da região.

Um alto responsável da UE, que confirmou a receção da carta dos cinco países, salientou que uma cimeira dos 27 líderes da UE estava prevista para 25 e 26 de março e que a "coordenação da luta contra a pandemia era o primeiro ponto da agenda".

Trata-se de uma reunião que o presidente do Conselho, Charles Michel, gostaria de organizar presencialmente, acrescentou a mesma fonte.

O chanceler Kurz e os seus quatro homólogos enviaram a carta a Charles Michel como também à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Na missiva, os cinco países afirmam que "as entregas das doses de vacinas pelos laboratórios farmacêuticos aos vários Estados-membros da UE não são efetuadas de forma justa".

Se este sistema perdurar, "continuar a criar e a exacerbar enormes disparidades entre os Estados-membros até ao verão, de modo que alguns deles seriam capazes de alcançar imunidade de grupo em algumas semanas, enquanto outros" ficariam para trás, é referido na carta enviada.

19h40 - Angola notificou 58 novos casos e um óbito nas últimas 24 horas

19h07 - Governo da Madeira admite "algum retomar" das atividades culturais depois da Páscoa

O vice-presidente do Governo Regional da Madeira, Pedro Calado, admitiu hoje que, depois da Páscoa, poderá existir algum retomar das atividades culturais, se a pandemia de covid-19 "estiver controlada".

"Temos acompanhado a questão da pandemia a nível regional e nacional, estamos a passar por uma fase mais controlada, mas de difícil contenção da pandemia. O que é prioritário assegurar é a segurança da própria população", referiu Pedro Calado.

Segundo o vice-presidente do executivo madeirense, o Governo Regional está "a pensar que, depois da Páscoa, estejam criadas condições para começar a aliviar ou permitir algum retomar" das atividades culturais.

Contudo, advertiu, é preciso ter "alguma contenção porque, ao mínimo deslize, a região poderá voltar outra vez a ter um crescimento do número de casos" de covid-19.

18h48 - Itália com 26 mil contágios e 317 mortos nas últimas 24 horas

Itália registou 26.062 contágios do novo coronavírus e 317 mortos nas últimas 24 horas, enquanto mais de metade do país se prepara para entrar em confinamento na segunda-feira, devido à nova vaga da pandemia de covid-19.

O número total de casos do novo coronavírus ascende a 3.201.838 desde fevereiro do ano passado e o de mortos a 101.881.

Nas últimas 24 horas ficaram curadas 14.970 pessoas, mas entraram 270 nos cuidados intensivos.

Atualmente há 520.061 casos positivos, dos quais 24.153 estão hospitalizados, 2.982 nos cuidados intensivos.

Lombardia, a região mais afetada pela pandemia, foi a que mais casos registou, 5.809, longe dos 2.950 de Emilia-Romanha, 2.940 de Campânia, 2.682 de Veneto e 2.159 de Piamonte.

No resto das regiões os novos casos ficaram abaixo dos 2.000, embora em Lacio, cuja capital é Roma, ficou perto, nos 1.998.

18h05 - DGS define “linhas vermelhas” para intervenção na pandemia

A Direção-Geral da Saúde acaba de publicar o estudo “Linhas Vermelhas”, um documento de orientação à definição das linhas vermelhas e de apoio a uma resposta eficaz às diferentes fases da pandemia em Portugal.

O trabalho foi realizado por peritos da Direção-Geral da Saúde, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e da Escola Nacional de Saúde Pública, entre outras entidades.

O documento define o que se considera ser uma epidemia controlada, e aponta caminhos nesse sentido.

“Os principais indicadores propostos são a incidência cumulativa a 14 dias por cem mil habitantes, o Rt (reprodução da infeção em tempo real) e o número de camas ocupadas em unidades de cuidados intensivos por doentes Covid-19, a que se juntam outros indicadores secundários como a positividade dos testes ou a relevância das variantes do vírus”, explica a DGS.

A partir destes indicadores, há dois cenários: pandemia em crescimento ou em decréscimo. Cada uma destas fases deve ser acompanhada por alívio ou implementação de medidas de saúde públicas adicionais.

Este foi um dos estudos que apoiou a decisão para o plano de redução das medidas de confinamento, aprovado pelo Governo na quinta-feira.

17h52 - Manifestações contra restrições juntam milhares de pessoas em cidades alemãs

Protestos contra as restrições anti-covid-19 juntaram hoje milhares de pessoas em várias cidades da Alemanha, apesar de as autoridades sanitárias alertarem para o risco de contágio e eventual novo surto, segundo a agência AFP.

Em Munique, a polícia teve de dispersar uma manifestação que juntou vários milhares de pessoas que se aglomeraram perto do parlamento da Baviera.

Cerca de 2.000 pessoas, segundo estimativa da polícia, manifestaram-se também em Dusseldorf, oeste do país, num evento que envolveu o desfile rodoviário de 100 caravanas.

Em Dresden (Saxónia), centenas de pessoas, incluindo ativistas de extrema direita e antivacinas, manifestaram-se, segundo a polícia local, também num local próximo do parlamento daquela região estadual.

A manifestação havia sido proibida pelas autoridades locais, uma decisão anunciada na noite de sexta-feira pelo tribunal administrativo da região.

A maioria dos manifestantes não usava máscaras e não respeitou o distanciamento social, lamentou a polícia de Dresden, cidade da ex-RDA, onde o chamado movimento antimáscara é particularmente ativo.

17h41 - França regista 29.759 novos casos e 169 mortes

17h26 - Lançamento de campanha de vacinação na Tunísia

A Tunísia lançou hoje, com um mês de atraso, a sua campanha de vacinação contra o novo coronavírus, começando pelos profissionais de saúde, na primeira linha da luta contra a pandemia de covid-19.

No centro de vacinação de El Menzah em Tunes, cerca de 300 enfermeiros, médicos e reanimadores nos serviços de covid-19 na capital foram imunizados durante a manhã, constataram jornalistas da agência France Presse.

A Tunísia tinha recebido na terça-feira 30.000 doses da vacina russa Sputnik V.

17h00 - Bastonário dos médicos defende idade como critério predominante de vacinação

O bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Miguel Guimarães, reiterou hoje a necessidade de uma simplificação do plano nacional de vacinação contra a covid-19 e defendeu que a idade deve ser o critério predominante.

"Vacinar por doença não é eficaz", declarou Miguel Guimarães aos jornalistas, em Coimbra.

Na sua opinião, começar a vacinar em função da idade, dando prioridade aos cidadãos mais velhos, "seria uma boa atitude e um sinal de bom senso" e minimizaria a conflitualidade associada ao processo.

Para o bastonário da OM, essa opção permitiria também que a vacinação fosse "mais rápida de fazer".

"Por idades, é mais fácil, as pessoas percebem, existem menos conflitos, é rápido de fazer e conseguimos atingir os objetivos mais cedo", sublinhou, lançando este desafio à Direção-Geral da Saúde (DGS).

16h40 - Reino Unido com 5534 novos casos e 121 óbitos

O Reino Unido reportou 121 mortes por Covid-19 este sábado, aumentando o total de óbitos desde o início da pandemia para 125.464. O país registou ainda 5534 novos casos.

Mais de 23 milhões de britânicos já receberam pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19.

16h26 - Itália regista 26.062 novos casos e 317 mortes

Desde o início da pandemia, Itália registou 101.881 mortes, o segundo maior número da Europa e o sétimo em todo o mundo. O país registou também 3,2 milhões de casos de Covid-19 até hoje.

16h13 - Lula recebe primeira dose da vacina e pede a Bolsonaro que deixe de ser ignorante

O ex-Presidente do Brasil Lula da Silva recebeu hoje a primeira dose da vacina contra a covid-19 e apelou aos brasileiros para que se vacinem em massa, para combater a pandemia e a ignorância de negacionistas como Bolsonaro.

"Estou feliz e espero que a vacina dê o resultado que eu sonho e que as pessoas sonham. Tudo o que as pessoas querem é receber uma vacina que as livre daquele monstro chamado coronavírus e é por isso que o Presidente da República tem de deixar de ser ignorante, aprender a respeitar o sentimento do povo e garantir a todos uma vacina", disse Lula da Silva, numa transmissão através das redes sociais, depois de ser vacinado.

O dirigente do Partido dos Trabalhadores (PT) de 75 anos, que viu, esta semana, as suas condenações por corrupção anuladas pelo Supremo Tribunal Federal, defendeu a vacinação e pediu ao Governo mais esforços para imunizar toda a população e agilizar o processo.

"Temos de lutar contra os negacionistas, lutar contra aqueles que não acreditam na vacina e só falam `bobagens` para a sociedade", acrescentou Lula da Silva, numa clara alusão a Jair Bolsonaro, atual Chefe de Estado, que tem questionado não apenas a gravidade da pandemia, mas também a eficácia e segurança das vacinas.

15h44 - Ocupação dos hospitais na Cisjordânia ocupada ultrapassa os 100%

A taxa de ocupação dos hospitais na Cisjordânia ocupada ultrapassou os 100% devido ao aumento acentuado de casos de covid-19, anunciou hoje o Ministério da Saúde da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP).

"A situação é muito perigosa", afirma a autoridade de saúde em comunicado, no qual alerta para o pouco cumprimento das restrições por parte de alguns cidadãos e anuncia que vai avançar com medidas mais severas.

Os casos ativos de covid-19 na Cisjordânia, um território com cerca de três milhões de habitantes, ultrapassam os 18.000, tendo aumentado rapidamente nos últimos dias, com números de contágios diários em torno de 2.000 e taxas de positividade acima de 25%.

Além disso, o número de doentes internados em unidades de cuidados intensivos em hospitais da Cisjordânia alcançou hoje os 170, dos quais 48 estão ligados a ventiladores.

"O alarme soou", sublinha o Ministério no comunicado, anunciando que a ministra da Saúde palestiniana, Mai al Kaila, vai reunir-se hoje com especialistas e outras autoridades para aplicar novas medidas para impedir a propagação da pandemia.

O aumento de casos obrigou a Autoridade Nacional Palestiniana a impor desde sábado o confinamento total na Cisjordânia, onde só podem abrir padarias e farmácias.

15h16 - Itália anunciou um confinamento geral na Páscoa

Vários países europeus estão a decidir novas medidas de confinamento para evitar o impacto de uma terceira vaga. Itália já anunciou um confinamento geral na Páscoa. Alemanha e França receiam uma nova explosão de casos e muitos países do leste da Europa estão a fazer marcha atrás no desconfinamento.


15h00 - Governo britânico recusa confirmar saída de Portugal da “lista vermelha”

O Ministério dos Transportes britânico recusou confirmar, mas também não desmentiu, a notícia de que Portugal vai ser retirado da “lista vermelha” de países cujos viajantes estão sujeitos a quarentena em hotéis no Reino Unido.

“As decisões de introduzir ou remover países da lista vermelha são uma resposta direta aos dados científicos e médicos mais recentes que mostram um risco agravado para a saúde pública do Reino Unido e transmissão para a comunidade”, disse à agência Lusa um porta-voz do Ministério.

“Tal como acontece com todas as nossas medidas relativas ao coronavírus, mantemos a lista vermelha sob avaliação constante e a nossa prioridade continua a ser proteger a saúde do público do Reino Unido”, acrescentou.

O jornal Daily Telegraph noticiou hoje que Portugal vai ser retirado da “lista vermelha”, devendo o anúncio oficial ser feito pelo ministro dos Transportes, Grant Shapps, na segunda-feira.

14h43 - Surtos em lares desceram quase para metade na última semana

Um resultado atribuído sobretudo à campanha de vacinação, mas também ao confinamento geral. As instituições para idosos avisam agora que não se pode baixar a guarda.


14h04 - Portugal regista 564 novos casos e 19 óbitos

Segundo o boletim epidemiológico da DGS deste sábado, Portugal registou 564 novas infeções por Covid-19 e 19 mortes.

A tendência de decréscimo da pandemia reflete-se também no número de internamentos, hoje com menos 66 doentes internados em enfermaria e menos 13 em unidades de cuidados intensivos (UCI).

O número de internados baixou dos mil para 980 doentes, o valor mais baixo desde 14 de outubro, dia em que estavam hospitalizadas 957 pessoas. Em UCI estão agora internados 253 doentes.

Lisboa e Vale do Tejo continua a ser a região mais afetada, com 208 novos casos e 13 óbitos. No norte do país registou-se 132 novas infeções e três obitos e no centro foram reportados 114 novos casos e duas mortes. No Alentejo foram registados 26 novos casos e um óbitos e no Algarve foram reportados quatro novos casos e zero óbitos.

Foram ainda registados 53 novos casos na Madeira e 27 nos Açores.

Este sábado recuperaram da doença 6489 pessoas, aumentando o total para 756.529 recuperados.

Desde o início da pandemia, Portugal registou 813.716 casos confirmados e 16.669 óbitos.

13h30 - Ordem dos Médicos diz que UE não pode ser refém das farmacêuticas

A Ordem dos Médicos diz que a União Europeia não pode continuar refém do incumprimento das farmacêuticas e que tem de passar a produzir as vacinas, tal como os Estados Unidos. Para Portugal, o bastonário defende que o plano tem de ser simplificado. Desde logo, vacinar por idades e não por doença.


13h20 - AstraZeneca com novos atrasos nas vacinas destinadas à União Europeia

A farmacêutica invoca agora restrições à exportação. A DGS e o Infarmed garantiram, entretanto, que os lotes desta vacina que foram suspensos em vários países por suspeita de estarem relacionados com eventos tromboembólicos não foram distribuídos para Portugal.


13h04 - Mais de 90% da população chilena voltou hoje a confinar-se

Mais de 90% dos chilenos voltam hoje ao confinamento, parcial ou total, quando, paradoxalmente, o país bate recordes diários de vacinação numa campanha que faz do Chile, depois de Israel, o segundo país com mais vacinas aplicadas mundialmente.

O regresso da maior parte das regiões do Chile a uma quarentena nos finais de semana e de algumas regiões ao confinamento total começou a partir das 05:00 de hoje (08:00 em Lisboa), demonstrando que a vacinação parcial, mesmo que eficaz, não é suficiente para evitar picos de contágio.

A maior parte das vacinas aplicadas ainda não geraram suficientes anticorpos e o número estável de mortes diárias, somado à sensação de segurança de um processo de vacinação elogiado no mundo, levou a um relaxamento das medidas de prevenção.

"Há mais casos, mas são menos graves. Isso faz com que as pessoas se preocupem menos. Outro fator importante é que as pessoas se vacinam-se e relaxam. Os filhos veem que os pais estão vacinados e relaxam. Os netos veem que os avós já se vacinaram e começam a sair mais", explica à Lusa o sociólogo e analista político chileno, Patricio Navia.

12h48 - Pandemia já matou pelo menos 2,64 milhões de pessoas em todo o mundo

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 2.640.635 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.

Mais de 119.019.100 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus em todo o mundo, segundo o balanço, feito às 11:00 TMG (mesma hora em Lisboa) de hoje com base em fontes oficiais, sabendo-se que alguns países só testam os casos graves e outros utilizam os testes, sobretudo, para rastreamento e muitos países pobres dispõem de capacidades limitadas de testagem.

Na sexta-feira, registaram-se 9.995 mortes e 553.157 novas infeções, segundo os números coligidos e divulgados pela agência.

Os países que registaram mais mortes nesse dia foram o Brasil (2.216), os Estados Unidos da América (1.760) e o México (709).

Os Estados Unidos continuam a ser o país mais afetado, tanto em número de mortes como de infeções, com um total de 532.590 mortes e 29.347.339 casos, segundo os dados da Universidade Johns Hopkins.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil, com 275.105 mortes e 11.363.380 casos, o México, com 193.851 mortes (2.157.771 casos), a Índia com 158.446 mortes (11.333.728 casos) e o Reino Unido com 125.343 mortos (4.248.286 casos).

12h35 - Falhas de oxigénio matam seis pacientes na Jordânia

Pelo menos seis pessoas morreram na Jordânia após uma falha no abastecimento de oxigénio num hospital que trata pacientes com Covid-19.

O primeiro-ministro, Bisher al-Khasawneh, ordenou a abertura de uma investigação sobre o incidente no hospital na cidade de Salt e pediu ao ministro da Saúde, Nathir Obeidat, que renunciasse.

Segundo avança a agência Associated Press, o ministro da Saúde da Jordânia acabou mesmo por se demitir este sábado.

12h20 - China prevê atingir imunidade de grupo até meados de 2022

A China prevê vacinar contra a covid-19 70 a 80% da população até ao fim de 2021 ou meados de 2022, atingindo a imunidade de grupo, afirmou hoje o responsável pelo Centro para o Controlo de Doenças chinês.

Com quatro vacinas aprovadas, a China irá vacinar 900 milhões a mil milhões de pessoas, disse Gao Fu, durante uma entrevista à televisão oficial chinesa CGTN.

“Esperamos que a China possa liderar a imunidade de grupo no mundo”, afirmou.

A China administrou 52,5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 até ao fim de fevereiro.

12h05 - Primeiro-ministro francês critica laboratórios por atrasos nas vacinas

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, criticou hoje os laboratórios pelos atrasos na entrega de vacinas contra a covid-19, enquanto hospitais da populosa região de Paris começaram a transferir pacientes para outras zonas do país.

"Temos o objetivo de ultrapassar os 10 milhões de vacinados em 15 de abril", sublinhou o primeiro-ministro, acrescentando que "é melhor ser cauteloso, porque os laboratórios sofreram alguns atrasos no seu prazo de entrega".

As declarações de Castex coincidem com o anúncio de novos atrasos na entrega da vacina AstraZeneca com que o Governo francês contava para acelerar a campanha de vacinação, atualmente com cerca de cinco milhões de pessoas imunizadas, aproximadamente metade com a segunda dose.

A França ultrapassou na sexta-feira as quatro milhões de infeções pelo novo coronavírus e mantém-se o sexto país do mundo com maior número de contágios.

11h49 - AEP considera "insuficientes" apoios à economia

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) considerou hoje insuficientes as medidas de apoio às empresas e ao emprego, anunciadas na sexta-feira pelo Governo, e defendeu a antecipação das verbas da 'bazuca' europeia, para apoiar a economia.

Em comunicado, a AEP começa por saudar os apoios recentemente anunciados, defendendo que o “reforço, alargamento e prolongamento das medidas são absolutamente necessários para compensar perdas, apoiar a liquidez das empresas e a retoma da economia”, tendo em conta que o tecido empresarial está “muito fragilizado”, em consequência da pandemia.

“Porém, uma vez mais, as medidas anunciadas são insuficientes”, apontou a associação, destacando que “dos 7.000 milhões de euros apenas uma pequena fatia (1.160 milhões de euros) se refere a apoios a fundo perdido” e que “os restantes cerca de 6.000 milhões de euros correspondem a um potencial de liquidez que está associado a receita que é flexibilizada, nomeadamente pela alteração no calendário fiscal, quer nas obrigações das componentes declarativas, quer nas obrigações de pagamentos, que, por essa via, só terá impacto na execução orçamental na ótica de caixa”.

A AEP disse, ainda, ser “fundamental apoiar de forma mais significativa a economia portuguesa, antecipando as verbas da ‘bazuca’ europeia”, lembrando que, segundo um estudo recente do Banco Central Europeu (BCE), o estímulo orçamental de Portugal no ano passado foi o terceiro mais baixo dos países da zona euro.

11h30 - Biden quer todos os adultos norte-americanos a serem vacinados a partir de 1 de maio

O presidente dos Estados Unidos revelou que todos os adultos norte-americanos devem poder ser vacinado contra a covid a partir de 1 de maio. Joe Biden defende ainda que a celebração do 4 de julho deve ser também a celebração da independência do vírus.


10h58 - Alemanha regista 239 mortes e 12.674 novos casos em 24 horas

A Alemanha registou 239 mortes por covid-19 e 12.674 novos casos de contágio nas últimas 24 horas, segundo os dados do Instituto Robert Koch (RKI), tendo a incidência acumulada de infeções aumentado na última semana.

Há uma semana morreram 300 pessoas de SARS CoV-2 na Alemanha, de acordo com os dados do RKI, o que significa uma redução no número de mortes, mas mais 3.117 infeções do que no sábado passado.

A incidência acumulada de infeções pelo novo coronavírus nos últimos sete dias na Alemanha continua a aumentar e situa-se agora nos 76,1 casos positivos por 100 mil habitantes, face aos 65,4 da semana anterior.

10h35 - AstraZeneca anuncia novos atrasos na entrega da vacina à UE

O Grupo AstraZeneca anunciou hoje novos atrasos na entrega da sua vacina contra a covid-19 à União Europeia, invocando restrições à exportação.

Perante as dificuldades de produção, o grupo decidiu utilizar as suas unidades de produção fora da União Europeia, mas "infelizmente, as restrições à exportação vão reduzir as entregas no primeiro trimestre" e "provavelmente" no segundo, segundo um porta-voz do grupo citado pela agência France Presse.

10h25 - Lotes suspensos da AstraZeneca não foram distribuídos em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Infarmed asseguram que os lotes da vacina da AstraZeneca contra a covid-19, suspensos em vários países por suspeita de estarem relacionados com eventos tromboembólicos, "não foram distribuídos para Portugal".

A decisão de alguns países de suspender temporariamente a administração da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 foi "uma medida de precaução", não tendo sido confirmado uma relação causal com os eventos tromboembólicos notificados, segundo as autoridades portuguesas.

Num esclarecimento conjunto divulgado na sexta-feira, a DGS e a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) asseguram ainda que os lotes suspensos pelas autoridades da Áustria, Estónia, Letónia, Lituânia e Luxemburgo (lote ABV5300) e da Itália e Roménia (lote ABV2856) da vacina da AstraZeneca "não foram distribuídos para Portugal".

O esclarecimento da DGS e do Infarmed surge na sequência da ação das autoridades dinamarquesas, norueguesas e islandesas de suspender temporariamente a vacinação com a vacina contra a covid-19 da AstraZeneca.

09h48 - Itália enfrenta nova vaga e confina no período da Páscoa
09h45 - Brasil sem pedidos de voos extraordinários para Portugal

O Governo brasileiro não tem, para já, pedidos de companhias brasileiras para a realização de voos extraordinários com Portugal paa que cidadãos brasileiros e portugueses regressem aos seus países, disse à Lusa fonte do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE).

"O Governo português autorizou voos comerciais, em caráter extraordinário e em bases recíprocas, com o objetivo de permitir que cidadãos de lado a lado retornem aos seus países", afirma o ministério brasileiro, em resposta a questões colocadas pela Lusa.

Desta forma, "para cada voo realizado pela TAP para repatriamento de nacionais portugueses, fica autorizado outro voo, com o mesmo fim [repatriamento de brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil] e nas mesmas bases [comerciais], por empresa aérea brasileira interessada", acrescentou.

Após esta autorização, as autoridades brasileiras pediram à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) que "divulgasse às empresas aéreas brasileiras as condições em que os voos entre Brasil e Portugal poderiam ser organizados", adiantou a mesma fonte do Itamaraty.

"Havendo empresa aérea brasileira interessada na realização dos voos e respeitadas as condições e os fins definidos, a solicitação de autorização dos voos e a indicação das respetivas datas e horários serão dirigidas ao governo português, por meio da Embaixada do Brasil em Lisboa", adiantou.

O Itamaraty esclareceu ainda que "não há, no presente momento, previsão de voos de repatriamento a serem custeados pelo Governo brasileiro".

09h39 - Marcelo admite prolongamento do estado de emergência a partir de 1 de abril
09h36 - Testes rápidos de antigénio a partir de hoje nas farmácias
09h35 - Açores procuram vacinas de países fora da União Europeia
08h41 -  Reino Unido vai retirar Portugal da `lista vermelha`

Portugal vai ser retirado da `lista vermelha` de países cujos viajantes estão sujeitos a quarentena em hotéis no Reino Unido, sendo o anúncio oficial esperado na segunda-feira, noticia hoje o jornal Daily Telegraph. 

A decisão deverá ser anunciada pelo ministro dos Transportes, Grant Shapps, adianta o jornal.

No entanto, o Governo britânico deverá manter em vigor as atuais restrições que só autoriza a entrada de nacionais e residentes e que proíbem viagens ao estrangeiro sem justificação válida pelo menos até meados de maio.

Portugal é o único país europeu entre 33 países maioritariamente africanos e sul-americanos cujas viagens foram proibidas, exceto para nacionais ou residentes, para reduzir o risco de importação de variantes do coronavírus mais infeciosas e resistentes às vacinas, como aquelas descobertas no Brasil e na África do Sul.

08h38 - Cerca de 140 pessoas contraíram o vírus depois de vacinadas na Madeira

Cerca de 140 pessoas contraíram covid-19 na Madeira depois de vacinadas, indicou hoje o Serviço de Saúde da região autónoma (Sesaram), sublinhando que o medicamento mais eficaz contra o SARS-CoV-2 é a prevenção.

"Mesmo com a vacina, que é altamente eficaz, neste momento, aqui na Madeira, houve pessoas que já estavam vacinadas e adquiriram a doença, algumas delas com alguma gravidade", disse o diretor clínico do Sesaram, José Júlio Nóbrega, quando o arquipélago assinala um ano de pandemia.

De acordo com os dados mais recentes, 132 pessoas foram infetadas após a toma da primeira dose e sete após a segunda dose, sendo que o último boletim de vacinação da Direção Regional de Saúde, de 08 de março, reporta a administração de um total de 27.853 vacinas contra a covid-19 desde 31 de dezembro de 2020.

"Mesmo nas pessoas vacinadas, as medidas continuam sempre as mesmas: uso de máscara, distanciamento físico, lavagens das mãos. É a melhor coisa que podemos fazer para evitar a doença", disse José Júlio Nóbrega.

08h30 - Instituições culturais apostam no `online` e solução veio para ficar

A pandemia de covid-19 obrigou instituições culturais do país a descobrirem `refúgio` na Internet, para continuarem a oferecer uma programação artística e, mesmo desejando contacto com o público e o regresso aos espaços, a solução digital veio para ficar.

08h15 - Marcelo indica que "é muito provável" a renovação do estado de emergência a partir de 1 de abril

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, indicou hoje que "é muito provável" a renovação do atual estado de emergência a partir de 1 de abril próximo de forma a cobrir o período da Páscoa.

"É muito provável que a partir do dia 1 de abril, cobrindo o período da Páscoa, haja ainda uma renovação do estado de emergência, mas vamos esperar para ver", disse Marcelo Rebelo de Sousa ao final do dia em Madrid, antes de partir para Lisboa.

O Presidente da República foi recebido hoje pelo rei de Espanha, depois da deslocação desta manhã ao Vaticano, naquela que foi a sua primeira visita ao estrangeiro no início do seu segundo mandato.

O chefe de Estado recordou que, antes de tomar a decisão sobre a renovação do estado de emergência, no final do corrente mês, haverá uma audição com os partidos políticos e com especialistas.

"Há aqui um caminho de diálogo e de convergência, e esse diálogo exige que haja uma solidariedade, não só institucional, mas também estratégica", disse Marcelo, acrescentando que "não podem haver vários discursos, várias posições, várias opções...".

Foi identificada nova estirpe mais contagiosa no Brasil

Investigadores brasileiros identificaram uma nova mutação do coronavírus SARS-CoV-2 que circula em diferentes regiões do país há semanas e que, assim como a estirpe P.1 detetada no Amazonas, também é mais contagiosa.

A nova estirpe foi identificada após investigadores de cinco diferentes centros científicos e universitários do país terem realizado a sequência genética de 195 amostras do vírus recolhidas em 39 municípios do Brasil.

As análises genéticas identificaram em três das amostras uma nova variante da covid-19, com uma mutação que já foi associada a um maior contágio, informou em comunicado o Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia e que coordenou o estudo.