Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h11 - Os Países Baixos também suspenderam, por precaução, a vacina contra a covid-19 da AstraZeneca, até 28 de março, depois de se terem registado "possíveis efeitos secundários" na Dinamarca e na Noruega.

22h51 - Apoiantes de Bolsonaro protestam contra restrições no Brasil

Apoiantes do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, protestaram hoje nas principais cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, contra as medidas restritivas impostas pelos governos regionais para travar a pandemia.

As manifestações foram convocadas nas redes sociais pelos apoiantes de Bolsonaro e a que concentrou mais pessoas teve lugar em São Paulo, a maior cidade do país, que reuniu cerca de mil pessoas e uma grande caravana de veículos.

21h48 - DGS e Infarmed dizem que vacina da AstraZeneca pode continuar a ser administrada

A Direção-Geral de Saúde e o Infarmed afirmaram hoje que a vacina da AstraZeneca pode continuar a ser administrada e frisaram que não há evidência de ligação com os casos tromboembólicos registados noutros países.

"A DGS e o INFARMED, I.P. informam que, com base nos dados atualmente disponíveis e enquanto decorre a investigação, se mantém válida a informação emitida, podendo a vacina continuar a ser administrada", referem, em comunicado.

Em Portugal, adiantam, o Sistema de Farmacovigilância registou até hoje dois casos de eventos tromboembólicos após a tomada da vacina da AstraZeneca, "sendo que não apresentam o mesmo padrão clínico dos que se encontram em avaliação" pelo Comité de Segurança, PRAC, da Agência Europeia de Avaliação de Medicamentos (EMA).

As autoridades de saúde irlandesas recomendaram hoje a suspensão da administração da vacina AstraZeneca contra a covid-19 como "medida de precaução", após relatos de casos de formação de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas na Noruega. A mesma decisão já tinha sido tomada por outros países europeus.

No comunicado conjunto, a DGS e a Infarmed recordam que os casos notificados na Noruega, e que levaram à decisão da Irlanda de suspender a vacina da AstraZeneca, "estão a ser avaliados pelo Comité de Segurança, PRAC, da Agência Europeia de Avaliação de Medicamentos (EMA), esperando-se uma conclusão durante a próxima semana".

As duas entidades portuguesas salientam que "até ao momento não há evidência de que a vacinação possa estar na origem destes eventos".

"O número de eventos tromboembólicos comunicados na população vacinada na União Europeia (cerca de 5 milhões de doses) e no Reino Unido (cerca de 11 milhões de doses) continua a não ser superior ao verificado na população em geral", destacam a DGS e a Infarmed.

As duas entidades garantem que "este assunto continua a ser acompanhado pelas autoridades nacionais de saúde, através da sua participação na avaliação que decorre a nível europeu em conjunto com as autoridades congéneres europeias, nomeadamente em reuniões a decorrer na próxima semana".

A DGS e a Infarmed alertam que "os profissionais de saúde que suspeitem de reações adversas após a vacinação contra a covid-19 devem notificar, de imediato, essas reações no Sistema Nacional de Farmacovigilancia".

21h44 - Jerónimo de Sousa critica processo de vacinação
21h43 - Pandemia de covid está descontrolada no Brasil
21h41 - Muitos infectados na Madeira após vacina são profissionais de saúde
21h39 - Desconfinamento a partir desta semana mas de forma gradual
21h37 - Regresso à escola deverá repor alguma normalidade nas rotinas
21h35 - PS avança com diploma para regulamentar o teletrabalho
21h23 - Vacina da AstraZeneca enfrenta novas suspensões
19h15 - Jerónimo de Sousa critica "vacinação a conta-gotas" e submissão a grandes laboratórios

O líder comunista condenou aquilo que considera uma "vacinação a conta-gotas" contra a o vírus que provoca a covid-19 e a submissão de Portugal e da União Europeia (UE) às "grandes farmacêuticas americanas e europeias".

Jerónimo de Sousa discursava na sessão pública de homenagem ao mítico nadador e militante comunista Baptista Pereira, por ocasião do centenário do nascimento do atleta, falecido em 1984, aos 63 anos, no cais de Alhandra, à beira do rio Tejo.

"Somos ligeiros a confinar e pouco ágeis a obter e comprar as vacinas necessárias. Desconfinamos a conta-gotas porque estamos a fazer uma vacinação a conta-gotas. Nem a UE nem o Governo estão dispostos a comprar vacinas fora dos fornecimentos dos laboratórios das grandes farmacêuticas americanas e europeias, nem a fazer pressão para se libertarem patentes e licenças, como recomendou a Organização Mundial de Saúde (OMS)", afirmou.

O secretário-geral do PCP lembrou que a sua bancada parlamentar tem um projeto de resolução cuja discussão está agendada para 8 de abril no parlamento, a fim de acelerar o processo de vacinação dos cidadãos portugueses.

"Esperamos que, nesta matéria, seja colocada em primeiro lugar a vida dos portugueses e não qualquer outro interesse", desejou, reiterando a necessidade de aquisição de vacinas além das adquiridas via instâncias europeias e que já foram aprovadas pela OMS e outras entidades.

19h07 - O Reino Unido anunciou hoje 52 mortes devido à covid-19 nas últimas 24 horas, o número diário de óbitos resultante da pandemia mais baixo desde o início de outubro do ano passado.

18h59 - França regista aumento da taxa de incidência e subida nos cuidados intensivos

França anunciou hoje um agravamento da sua taxa de incidência de covid-19 (238 casos por cada 100 mil habitantes) e um aumento da ocupação nos cuidados intensivos, de 81,6%, acima das 4.000 camas.

De acordo com os dados divulgados pelo Governo francês, o número de novos infetados caiu ligeiramente face a sábado, para 26.343, atingindo um total de 4,07 milhões de contagiados desde o início da pandemia.

O número de mortos aumentou em 140, totalizando 90.429.

17h56 - Polícia holandesa dispersa centenas de protestantes contra confinamento

A polícia de Haia, nos Países Baixos, dispersou centenas de protestantes que se manifestavam hoje, véspera de eleições gerais, contra o Governo e as medidas restritivas para conter a propagação de covid-19.

A polícia de Haia, sede do Governo dos Países Baixos, informou, através da rede social Twitter, que destacou agentes de intervenção para interromper o protesto, que usaram um canhão de água e agentes a cavalo, depois de centenas de pessoas terem desobedecido aos repetidos apelos para que voltassem para casa.

Segundo a agência Associated Press (AP), a polícia deteve um homem por atacar um agente com um bastão, bem como um número ainda desconhecido de outros manifestantes.

Um fotógrafo da AP relatou ter visto um cão polícia a morder um manifestante, aquando da sua detenção por agentes com cassetetes.

Antes de a polícia terminar o protesto, várias pessoas erguiam uma faixa com o texto "Amor e Liberdade: Sem Ditadura", enquanto outros seguravam guarda-chuvas amarelos, tal como aconteceu nos outros protestos contra o confinamento que decorreram nas últimas semanas.

17h40 - Líder comunista critica “vacinação a conta-gotas” e submissão a grandes laboratórios

O líder comunista condenou hoje aquilo que considera uma “vacinação a conta-gotas” contra a o vírus que provoca a covid-19 e a submissão de Portugal e da União Europeia (UE) às “grandes farmacêuticas americanas e europeias”.

Jerónimo de Sousa discursava na sessão pública de homenagem ao mítico nadador e militante comunista Baptista Pereira, por ocasião do centenário do nascimento do atleta, falecido em 1984, aos 63 anos, no cais de Alhandra, à beira do rio Tejo.

“Somos ligeiros a confinar e pouco ágeis a obter e comprar as vacinas necessárias. Desconfinamos a conta-gotas porque estamos a fazer uma vacinação a conta-gotas. Nem a UE nem o Governo estão dispostos a comprar vacinas fora dos fornecimentos dos laboratórios das grandes farmacêuticas americanas e europeias, nem a fazer pressão para se libertarem patentes e licenças, como recomendou a Organização Mundial de Saúde (OMS)”, afirmou.

17h25 - Especialista considera impossível manter o índice Rt abaixo de 1

O matemático Óscar Felgueiras, um dos especialistas convidados pelo Governo para aconselhar sobre o plano de desconfinamento no âmbito da pandemia de covid-19, considerou hoje impossível manter o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 sempre abaixo de 1.

Óscar Felgueiras frisou hoje, durante uma conferência promovida pela Sociedade Portuguesa de Matemática, realizada por videochamada, a importância de manter a baixa incidência do novo coronavírus.

"Não devemos ter o Rt acima de 1. É óbvio que isso é impossível ser atingido de forma permanente. A certa altura vamos ter poucos casos e basta uma pequena variação para termos necessariamente o Rt acima de 1, mas o objetivo é claro: queremos uma incidência baixa", acentuou o especialista em epidemiologia, durante a iniciativa integrada nas comemorações do Dia Internacional da Matemática.

O assessor do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) alertou para a necessidade de "não relaxar" e de ter a "perceção do risco".

"É muito importante que as pessoas tenham constantemente a perceção de risco. As coisas começam normalmente a correr mal quando se perde essa perceção", frisou Óscar Felgueiras.

17h11 - Costa agradece às equipas clínicas luxemburguesas que trabalharam em Évora

O primeiro-ministro. António Costa, agradeceu hoje às equipas clínicas luxemburgueses que trabalharam no combate à covid-19 no Hospital Espírito Santo, em Évora, considerando que essa ajuda sublinha a fraternidade entre Portugal e Luxemburgo.

"Obrigado às equipas médicas luxemburguesas que trabalharam no Hospital de Évora durante a terceira vaga da pandemia" em Portugal, escreveu António Costa na sua conta pessoal na rede social Twitter.
Na mesma mensagem, o primeiro-ministro salientou que essa "ajuda foi importante e sublinha a fraternidade entre o Luxemburgo e Portugal".

"Um gesto de solidariedade europeia que não esqueceremos", acrescentou.

16h45 - Autoridades dos EUA admitem reduzir de 2 para 1 metro distância sanitária nas escolas

As autoridades norte-americanas ponderam reduzir de dois para um metro a distância social recomendada para limitar a propagação de covid-19, o que tornaria mais fácil reabrir escolas, disse hoje o imunologista Anthony Fauci.

Segundo adianta a agência noticiosa AFP, o assessor da Casa Branca para a pandemia indicou que as autoridades sanitárias norte-americanas “têm tomado conhecimento dos dados recolhidos, que parecem cada vez mais indicar que tal distância é suficiente em certas condições".

“As autoridades sanitárias estão a analisar a questão e posso garantir que, dentro de um prazo razoável, serão feitas recomendações de acordo com os dados de que dispõem”, disse Fauci à cadeia de televisão CNN.

O "Beth Israel Deaconess Medical Center" da Universidade de Harvard divulgou, na quinta-feira, um estudo realizado em 251 escolas em Massachusetts (nordeste dos Estados Unidos) que compara distâncias mínimas de um metro para outras de dois metros.

De acordo com as conclusões do estudo, não existe diferença significativa no número de casos registados nas duas distâncias, desde que seja respeitado o uso da máscara pelos alunos.

16h18 - Reino Unido reporta 4618 novos casos e 52 óbitos

Desde o início da pandemia, o Reino Unido registou mais de 4,2 milhões de casos de Covid-19 e 125.464 mortes.

16h02 - Itália regista 264 mortes e 21.315 novos casos

Desde o início da pandemia, Itália registou 102.145 mortes por Covid-19 e 3,2 milhões de casos.

A Itália já inoculou 6,6 milhões de doses e quase dois milhões de pessoas foram imunizadas após terem recebido as duas doses da vacina necessárias.

O governo italiano aprovou, na sexta-feira, legislação para endurecer as medidas de prevenção contra o contágio da doença, entre 15 de março e 06 de abril, e que, entre outras restrições, impõe "confinamento suave" para todas as regiões que têm uma incidência semanal de 250 infeções por cada 100.000 habitantes.

A partir de segunda-feira, 10 regiões e a província autónoma de Trento estarão em confinamento, medida que afetará cerca de 40 milhões de italianos e manterá fechadas escolas e comércio considerado não essencial.

15h32 - Região italiana de Piedmont decide suspender temporariamente vacina da AstraZeneca

A região de Piedmont, a norte de Itália, anunciou este domingo que decidiu suspender temporariamente a vacina da AstraZeneca após uma professora ter morrido depois de ter sido imunizada no sábado.

A decisão foi tomada como precaução enquanto a região aguarda os resultados dos testes para verificar se existe alguma conexão entre a morte e a vacinação.

“É um ato de prudência extrema, enquanto verificamos se há uma ligação. Até agora não tem havido problemas graves relacionados com a administração das vacinas”, anunciou em comunicado Luigi Genesio Icardi, chefe dos serviços regionais de saúde.

A decisão das autoridades de Piedmont vai ao encontro de medidas semelhantes adotadas por vários países europeus nos últimos dias, por suspeitas de a administração da vacina estar associada a eventos tromboembólicos. Este domingo, a Irlanda juntou-se a esta lista de países que recomendam a suspensão da vacina da AstraZeneca, depois de a Noruega, a Dinamarca e a Islândia terem anunciado a mesma decisão na quinta-feira.

14h48 - Ilha do Corvo poderá ser ideal para estudar imunidade de grupo à Covid-19

Nos Açores, o delegado de saúde do Corvo defende que a ilha pode ser o local ideal para estudar a imunidade de grupo à Covid-19. O projeto pode arrancar já em abril.


14h30 - Pandemia fez disparar os distúrbios de sono

A pandemia fez disparar os distúrbios de sono e, com eles, o risco de enfarte, AVC e acidentes.

Os especialistas falam de uma epidemia desvalorizada e com respostas cada vez mais demoradas.

Só a insónia afetou mais 40 por cento das pessoas em apenas um ano.

14h02 - Portugal com 541 novos casos e 15 mortes em 24 horas

Foram registados mais 541 casos de infeção por Covid-19 nas últimas 24 horas em Portugal, para um total de 814257 desde que a pandemia chegou ao país.

Contabilizam-se ainda mais 15 vítimas mortais da doença, num total de 16684.

Dos novos casos registados por todo o país, 108 ocorreram na região Norte, 115 no Centro, 242 em Lisboa e Vale do Tejo, 27 no Alentejo, nove no Algarve, dez nos Açores e 30 na Madeira.

Há ainda mais 3158 pessoas dadas como recuperadas no último dia. São agora, no total, 759417.

Os internamentos voltaram a descer, havendo hoje 976 pacientes Covid hospitalizados (menos quatro do que na véspera). Em Unidades de Cuidados Intensivos estão 242 doentes, menos 11 do que ontem.

13h46 - A importância dos serviços de nutrição para doentes Covid

13h23 - Venda livre de testes rápidos. Saúde pública e associações alertam para riscos

13h17 - Permanência em parques e bancos de jardim volta a ser permitida

O decreto do Governo para o desconfinamento, apresentado este sábado, traz algumas novidades. O regresso aos parques vai permitir por exemplo sentar também nos bancos de jardim, e a partir de abril reabrem os centros de dia para idosos.


12h53 - Bruxelas considera "inaceitável" atrasos na entrega da vacina da AstraZeneca à UE

O comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, considerou hoje "inaceitável" os novos atrasos na entrega da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 à União Europeia.

"[Esta situação] é inaceitável para mim ou, em qualquer caso, incompreensível", afirmou Thierry Breton, responsável pelos aspetos industriais da produção de vacinas, no "Grand Rendez-vous" Europa 1-CNEWS-Les Echos.

Para o comissário europeu, esta redução na entrega pode refletir "uma disfunção na cadeia logística", recusando-se, no entanto, a considerar consequências legais.

"Só porque estamos atrasados com a AstraZeneca não significa que vamos estar atrasados no nosso programa de vacinação do primeiro trimestre", assegurou o comissário europeu.

O Grupo AstraZeneca anunciou no sábado novos atrasos na entrega da sua vacina contra a covid-19 à União Europeia, invocando restrições à exportação.

Muito criticada pelo ritmo lento das entregas na Europa e pelos atrasos do grupo AstraZeneca, a Comissão Europeia, que negociou os contratos em nome dos seus 27 Estados-Membros, espera um aumento das entregas no segundo trimestre.

12h37 - Pandemia já matou pelo menos 2,65 milhões de pessoas em todo o mundo

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 2.649.334 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, segundo o balanço diário da agência France-Presse.

Mais de 119.451.380 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus em todo o mundo, segundo o balanço, feito às 11:00 TMG (mesma hora em Lisboa) de hoje com base em fontes oficiais, sabendo-se que alguns países só testam os casos graves, outros utilizam os testes, sobretudo, para rastreamento e muitos países pobres dispõem de capacidades limitadas de testagem.

No sábado, registaram-se 9.614 mortes e 450.242 novas infeções, segundo os números coligidos e divulgados pela agência.

Os Estados Unidos são o país mais afetado em termos de mortes e casos, com 534.315 óbitos para 29.400.898 casos, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil, com 277.102 mortes e 11.439.558 casos, o México, com 194.490 mortes (2.163.875 casos), a Índia com 158.607 mortes (11.359.048 casos) e o Reino Unido com 125.464 mortos (4.253.820 casos).

12h18 - Certificado sanitário europeu deve estar em vigor antes do verão

As autoridades europeias apresentam na quarta-feira o “passaporte verde”, um certificado de saúde que visa facilitar as viagens dentro da União Europeia antes das férias de verão, anunciou hoje o comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton.

“Estamos a trabalhar para que isto seja feito antes de junho", disse Thierry Breton no "Grand Rendez-vous" Europa 1-CNEWS-Les Echos, acrescentando ser essencial fazer tudo o que for possível para “preservar a temporada turística".

Segundo o comissário europeu, “o passaporte verde” será “em formato eletrónico ou em papel”, para respeitar as pessoas que “não querem” colocar essas informações no seu ‘smartphone’, defendendo que “é um direito delas”.

O projeto de certificado, que será apresentado na quarta-feira, conterá informação "que indicará se uma pessoa foi vacinada contra a covid-19, se já recuperou [da doença], ou se teve resultado negativo no teste", adiantou Thierry Breton, citado pela agência France Press.

A iniciativa já tinha sido apresentada no início do mês pela Comissão Europeia para permitir retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação da doença.

11h44 - "Fragilização" do SNS causou mortes que podiam ter sido evitadas, diz estudo

A "fragilização" em que se encontrava o SNS no início da pandemia causou mortes que podiam ter sido evitadas e "a destruição enorme" da economia devido aos confinamentos sucessivos, segundo um estudo do economista Eugénio Rosa.

Para Eugénio Rosa, se o Serviço Nacional de Saúde não fosse submetido a um subfinanciamento crónico, e se tivesse investido em equipamentos e profissionais, as consequências em vidas perdidas, sociais e económicas certamente não teriam sido tão duras.

"A degradação em que o SNS se encontrava tornou o colapso mais rápido e os seus efeitos mais graves e obrigou a sucessivos confinamentos", que a situação de rutura do SNS exigia, "que destruíram a economia, causaram o aumento explosivo da dívida pública e da pobreza", refere o estudo hoje divulgado.

"Embora o Governo, e nomeadamente a ministra da Saúde, se esforcem para convencer os portugueses que a culpa das elevadas perdas de vida e do colapso de muitos hospitais é apenas da pandemia, e que era impossível evitar isso, a verdade é outra", vinca Eugénio Rosa.

De acordo com o economista, "a degradação do SNS por falta de investimento em equipamentos e em profissionais estava a determinar que os cuidados de saúde a que a população tinha acesso eram cada vez mais difíceis e escassos".

11h30 - Autoridades de saúde irlandesas recomendam suspensão da vacina AstraZeneca

As autoridades de saúde irlandesas recomendaram hoje a suspensão da administração da vacina AstraZeneca contra a covid-19 como "medida de precaução", após relatos de casos de formação de coágulos sanguíneos em pessoas vacinadas na Noruega.

O Comité do Programa de Vacinação na Irlanda recomendou esta medida, já em vigor em vários países, em nome do "princípio da precaução" a partir de hoje.

Esta recomendação foi emitida depois de um relatório da Agência Norueguesa de Produtos de Saúde ter reportado "quatro novos casos graves de coágulos sanguíneos em adultos" depois de terem recebido a vacina do laboratório anglo-sueco.

A Noruega, a Dinamarca e a Islândia anunciaram na quinta-feira a suspensão das injeções da vacina da AstraZeneca contra a covid-19, invocando o princípio da "precaução" devido aos receios relacionados com a formação de coágulos sanguíneos.

A Bulgária fez o mesmo na sexta-feira e a Tailândia atrasou a sua campanha.

11h05 - Alemanha com 10.790 novos casos e 70 mortes nas últimas 24 horas

A Alemanha registou 10.790 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mais 2.600 do que no dia anterior, e 70 mortes, o que leva as autoridades a temerem o retorno a níveis máximos após a Páscoa.

De acordo com dados divulgados hoje pelo Instituto Robert Koch (RKI) de virologia, a incidência semanal por 100.000 habitantes subiu para 79 casos, face aos 76,1 de sábado e 65 que foram notificados há sete dias.

O número de infeções desde o início da pandemia subiu para 2,56 milhões, dos quais 2,3 milhões são pacientes recuperados, e o número total de mortes é de 73.371.

O RKI alertou, num relatório divulgado no sábado, para as perspetivas de uma recuperação após a Páscoa para níveis semelhantes aos picos verificados no Natal, altura em que se registou mais de 30.000 casos positivos em 24 horas.

10h07 - PSP de Gaia instaura 43 contraordenações em festa ilegal em Mafamude

A PSP de Vila Nova de Gaia fiscalizou e encerrou no sábado à noite um espaço onde decorria uma festa em Mafamude, tendo instaurado 43 contraordenações no âmbito das medidas de controlo da pandemia da covid-19.

No local, "foi possível comprovar a realização do referido evento ilegal, tendo resultado da ação policial a identificação de 20 pessoas e a instauração de 43 contraordenações por inobservância do dever geral de recolhimento domiciliário, incumprimento da limitação de circulação entre concelhos, inobservância do uso de máscara, assim como por inobservância das regras de funcionamento de estabelecimento", lê-se no comunicado.

09h57 - China soma dez casos nas últimas 24 horas

A Comissão de Saúde da China anunciou que foram diagnosticados dez casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, todos importados.
Os casos foram detetados em viajantes nas cidades de Xangai e nas províncias de Xangai, Fujian, Mongólia Interior, Jiangsu, Cantão e Shaanxi.

O país asiático não regista um caso de infeção local desde 15 de fevereiro.

Desde o início da pandemia, 90.044 pessoas ficaram infetadas na China, tendo morrido 4.636 doentes.

09h38 - EUA com 1.891 mortos e 56.191 casos nas últimas 24 horas

Os Estados Unidos registaram 1.891 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas e 56.191 novos casos, de acordo com a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

Desde o início da pandemia, os Estados Unidos acumularam 534.275 óbitos e 29.399.085 casos da doença.

Os EUA são o país com mais mortes devido à covid-19 e também com mais contágios.

O Presidente norte-americano, Joe Biden, estimou que a doença venha a causar mais de 600 mil mortos no país.

Por seu lado, o Instituto de Métricas e Avaliações de Saúde da Universidade de Washington, em cujos modelos de projeção a Casa Branca se baseia com frequência, previu cerca de 575 mil mortos até junho.

09h15 - Autoridades timorenses anunciam mais 18 casos para um total de 97 ativos

As autoridades timorenses anunciaram hoje 18 novos casos da covid-19 em Timor-Leste, 14 em Díli e mais quatro na cidade de Baucau, elevando para 97 o total de casos ativos no país, novo máximo.

09h00 - Ministro da Educação: "Pandemia colocou educação como central nas nossas sociedades"

Tiago Brandão Rodrigues considera que a pandemia colocou a educação no centro da sociedade. Num encontro da juventude socialista, o ministro da Educação congratulou-se pela reabertura das escolas já na segunda-feira.

08h39 - Holandeses escolhem novo governo em legislativas marcadas pela pandemia

Os eleitores holandeses vão às urnas no dia 17, marcando o arranque de um ano de escolha de novos governos na Europa em plena pandemia, depois da demissão do executivo devido a um escândalo com abonos de família.

A pandemia de covid-19 tem sido, aliás, o tema central das campanhas dos 37 partidos que se apresentam às legislativas deste ano, deixando de lado questões que costumavam ser centrais nos debates eleitorais, como a imigração e a política europeia.

Entre as medidas de segurança adotadas no âmbito do combate ao novo coronavírus inclui-se, precisamente, a antecipação da votação para os mais idosos ou eleitores de risco, sendo as mesas eleitorais abertas a 15 e 16 somente para estes eleitores.

08h27 - Brasil é celeiro de novas estirpes capazes de criar outro vírus, defende médico

O médico brasileiro Miguel Nicolelis avisou hoje que o Brasil constitui um celeiro de novas estirpes do vírus SARS-CoV-2, causador da covid-19, e poderá produzir um novo vírus se a doença não for controlada, um “SARS-CoV-3”.

"O Brasil virou o foco, o epicentro da pandemia neste momento uma vez que nos Estados Unidos houve uma queda de mais de um terço dos óbitos (..) O Brasil é o foco [da doença] no mundo", afirmou à Lusa neurocientista, que liderou por onze meses um grupo de especialistas responsáveis por orientar um consórcio de governadores no nordeste do país para o combate à pandemia.

"O perigo é que nós estamos dando chance para o coronavírus, aqui no Brasil, se replicar e [infetar] entre 70 mil e 80 mil pessoas por dia e, isto, gera um número incrível de mutações no vírus. Isto pode dar origem a novas variantes e inclusive, no limite, a mistura do material genético de diferentes variantes pode gerar um novo vírus, um SARS-Cov-3", explicou.
O correspondente da RTP no Brasil, Pedro Sá Guerra, falou com o neurocientista Miguel Nicolelis.

08h14 - Centros de dia podem reabrir a partir de 5 de abril

Os centros de dia podem reabrir a partir de 5 de abril em Portugal Continental, de acordo com o plano de desconfinamento do Governo, hoje publicado em Diário da República.

Na sexta-feira, a Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES) tinha criticado o plano de desconfinamento por esquecer a reabertura dos centros de dia, alertando para o impacto desta situação nos idosos.

O plano de desconfinamento foi anunciado pelo primeiro-ministro, António Costa, na quinta-feira. Na segunda-feira reabrem as creches, ensino pré-escolar e escolas do primeiro ciclo do ensino básico e as atividades de tempos livres (ATL) para as mesmas idades, passando ainda a ser permitido o comércio ao postigo e a abertura de estabelecimentos como cabeleireiros e livrarias.

O plano prevê novas fases de reabertura a 5 e 19 de abril e a 3 de maio, mas António Costa advertiu que as medidas da reabertura serão revistas sempre que Portugal ultrapassar os "120 novos casos por dia por 100 mil habitantes a 14 dias" ou sempre que o índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2, que origina a covid-19, ultrapasse 1.
O quadro em Portugal

O Presidente da República já assinou o decreto do Governo que aprova as medidas do estado de emergência e o plano de desconfinamento. Marcelo Rebelo de Sousa diz que é um plano equilibrado e prudente e admite que existe uma forte possibilidade de o estado de emergência vir a ser renovado em abril.

Entretanto, a Direção-Geral da Saúde publicou as linhas vermelhas para o controlo da pandemia em Portugal.

Entre os critérios que vão determinar se o país poderá abrir ou fechar está a incidência da Covid-19, que não pode ultrapassar os 60 casos por 100 mil habitantes. Portugal tem, nesta altura, 105.

Se depois do início do plano de desconfinamento chegarmos aos 240 casos, estaremos no valor crítico que obriga a medidas mais restritivas outra vez.

Outro critério é o valor do R, índice que mede a evolução do contágio, que tem também que estar abaixo de 1.

Já as camas ocupadas nos cuidados intensivos não podem chegar às 245, pois nessa altura atinge-se também outro valor considerado crítico. Neste momento Portugal tem 253 internados em UCI .

A percentagem de testes positivos não pode também ser superior a quatro e o rastreio de casos e contactos tem de ser feito em 24 horas e abranger 90 por cento dos casos notificados.

Para além de todas estas linhas vermelhas, o aparecimento e propagação das novas variantes é também um dos fatores decisivos para apertar o controlo da pandemia.
O quadro internacional

Enquanto Portugal arrisca uma maior abertura perante a diminuição dos casos, a maioria dos países europeus enfrenta agora a terceira vaga.

Todo o leste europeu regista um aumento muito significativo dos casos e volta ao confinamento. O mesmo acontece com Itália, onde as escolas e restaurantes voltaram a fechar. Em França, os cuidados intensivos estão mais uma vez à beira da rotura.

Fora da Europa, no Brasil, foi descoberta mais uma nova variante do novo coronavírus, potencialmente mais contagiosa. Nos últimos dias morreram mais de duas mil pessoas diariamente vítimas da Covid-19 nesse país.

O Reino Unido, por outro lado, deve retirar Portugal da lista vermelha de viagens a partir da próxima semana. A confirmar-se esta notícia, avançada pelos jornais britânicos, quem regresse ao país deixa de ser obrigado a uma quarentena de dez dias num hotel.