Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Pedro Nunes - Reuters

Mais atualizações



23h07 - Brasil com mais 93.317 casos e 3.693 mortos nas últimas 24 horas

O Brasil somou 3.693 mortos e 93.317 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, naquele que é o segundo dia com mais infeções pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, informou hoje o executivo.

22h55 - Angola prorroga medidas de controlo até 10 de maio

A Presidência de Angola anunciou hoje a prorrogação até 10 de maio das medidas de controlo em vigor no país, mantendo as atividades letivas presenciais e a cerca sanitária na província de Luanda.

De acordo com um comunicado da Casa Civil do Presidente da República, o chefe de Estado Angolano, João Lourenço, assinou um novo diploma com as medidas atualizadas de prevenção e controlo da propagação do vírus SARS-CoV-2, responsável pela covid-19.

O diploma entra em vigor às 00h00 de 11 de abril e estende-se até às 23:59 de 10 de maio.

"O diploma estabelece que se mantêm as atividades letivas presenciais nos estabelecimentos de ensino públicos e privados, em todos os níveis de ensino, abrangendo a medida as instituições de ensino de Estados estrangeiros e as escolas internacionais que funcionam em território angolano", refere o documento, que acrescenta que se mantém a cerca sanitária na província de Luanda.

Segundo o comunicado, o diploma refere também que “é especialmente recomendada a imunização dos profissionais do setor da saúde e da educação, bem como das forças de defesa e segurança e dos demais profissionais indicados pelas autoridades sanitárias por via de vacina”.

22h49 - Luanda tem em circulação comunitária variantes sul-africana e inglesa do coronavírus

As autoridades sanitárias angolanas informaram hoje que a província de Luanda, capital do país, tem já circulação comunitária das variantes sul-africana e inglesa do novo coronavírus, com 120 e 14 casos positivos, respetivamente.

A informação foi divulgada pela diretora do Instituto Nacional de Investigação em Saúde, na apresentação da situação da covid-19 nas últimas 24 horas no país.

Segundo Joana Morais, desde o final de dezembro de 2020 que foi anunciado o aparecimento de quatro novas variantes de SARS-CoV-2, nomeadamente a de origem inglesa, sul-africana e duas brasileiras.

A responsável acrescentou que estas variantes são consideradas de elevada preocupação, tendo em conta que estão associadas a um aumento do número de casos e de internamentos hospitalares, que se devem a uma maior transmissibilidade e virulência do vírus, bem como de casos mais graves e de difícil recuperação.

"Devemos notar também que estas variantes foram identificadas em jovens adultos e em crianças, o que anteriormente não observamos", frisou Joana Morais.

22h40 - De Rossi internado com problemas respiratórios

O treinador-adjunto da seleção italiana de futebol Daniele De Rossi, ex-jogador da Roma, está internado desde quinta-feira à tarde num hospital romano com problemas respiratórios, depois de ter tido um teste positivo ao novo coronavírus na semana passada.

De Rossi foi um dos elementos infetados com o novo coronavírus na concentração da seleção italiana realizada há uma semana, na sua primeira participação como adjunto do selecionador Roberto Mancini, e encontrava-se desde essa altura isolado em sua casa.

No entanto, o seu quadro clínico piorou com o surgimento de problemas respiratórios e acabou por ser transportado para um dos hospitais de Roma, onde ficou internado por precaução e para um melhor acompanhamento médico.

22h35 - África do Sul anuncia campanha de vacinação em massa

A África do Sul anunciou hoje o lançamento de uma campanha de vacinação em massa contra a covid-19, pretendendo inocular mais de 40 milhões de pessoas até fevereiro de 2022.

"Temos agora asseguradas as vacinas necessárias e podemos avançar com confiança com a nossa campanha de lançamento em massa", disse o ministro da Saúde, Zweli Mkhize, citado pela agência Associated Press.

Mkhize anunciou que durante esta semana, a África do Sul finalizou a compra de 51 milhões de doses: 31 milhões da unidose da Johnson & Johnson e 20 milhões da vacina da Pfizer, administrada em duas doses. A campanha de vacinação na África do Sul tem avançado de forma lenta, pretendendo o executivo sul-africano acelerá-la com a entrega, este mês, de três milhões de doses da vacina da Johnson & Johnson e seis milhões de doses da Pfizer.

22h13 - Guiné-Bissau regista mais 11 novos casos

A Guiné-Bissau registou 11 novos casos por infeção pelo novo coronavírus, segundo dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19. Segundo os dados, na quinta-feira, foram registados mais 11 casos para um total acumulado de 3.675.

O Alto Comissariado para a Covid-19 indica também que mais sete pessoas foram dadas como recuperadas da doença para um total acumulado de 3.049 e que há 554 casos ativos no país.

22h09 - Dois surtos de Covid em escolas de Faro

Em Faro, duas escolas do primeiro ciclo encerraram, na sequência de mais um surto do novo coronavírus. Durante as próximas duas semanas, 300 alunos do Agrupamento de Escolas do Montenegro terão aulas à distância.

A autoridade de saúde garante estar a fazer tudo o que é necessário e adianta que, neste momento, há sete casos positivos de covid confirmados entre os alunos.

Algumas crianças praticam futebol juntas, o que terá ajudado ao avanço de contágio.

22h01 - França vai misturar vacinas entre a primeira e a segunda toma

As pessoas com menos de 55 anos que tiverem tomado uma primeira dose de Astrazeneca, devem agora tomar uma segunda dose mas da Pfizer ou Moderna. A Organização Mundial de Saúde alerta para a ausência de dados científicos que aconselhem esta mistura.


21h53 - Angola com 134 novos casos nas últimas 24 horas

Angola registou 134 novos casos de infeção, 32 recuperações e nenhuma morte nas últimas 24 horas, números que elevam as estatísticas para 23.242 infeções, 549 óbitos e 21.589 recuperados, informou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública.

21h47 - António Costa pronto a receber a segunda dose da vacina

O primeiro-ministro defende que é fundamental reforçar as competências da Agência Europeia do Medicamento. António Costa destaca a necessidade de confiança nas instituições e adianta que está pronto e tranquilo para receber a segunda dose da vacina.


21h42 - França aproxima-se dos cinco milhões de casos positivos

A França registou hoje 41.243 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando assim o número total de casos desde o início da pandemia para 4.980.501 segundo divulgaram as autoridades gaulesas.

Desde quinta-feira morreram 330 pessoas devido ao vírus, perfazendo 98.367 óbitos no total. Cerca de 26 mil pessoas que morreram devido à covid-19 até agora em França viviam em lares para a terceira idade.

Há atualmente 30.326 pessoas hospitalizadas em todo o país e 5.757 desses pacientes estão nas unidades de cuidados intensivos. Houve um aumento de 52 pessoas em estado grave desde a véspera.

21h31 - Índice de transmissibilidade subiu nos últimos dias

O Rt, ou índice de transmissibilidade, subiu nos últimos dias e é agora de 1,02 a nível nacional e no continente. Todas as regiões do país apresentam uma média de transmissibilidade acima de 1, exceto o Alentejo e o Centro.

21h19 - Madeira reporta 14 novos casos e 41 doentes recuperados

A Madeira registou 14 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 e 41 doentes recuperados nas últimas 24 horas, no dia em que estão notificadas 310 situações ativas, revelou hoje a Direção Regional de Saúde (DRS).

Hoje, "há a reportar 14 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 na Madeira, pelo que a região passa a contabilizar 8.549 casos confirmados de covid-19", lê-se no boletim epidemiológico diário divulgado no arquipélago.

A autoridade regional de saúde acrescenta que, destes novos casos, 14 são transmissão local, na sua maioria associados a contactos de casos positivos.

20h55 - Quase 60 utentes sem sintomas com autoteste positivo numa semana

Quase 60 utentes sem sintomas de covid-19 comunicaram numa semana ao serviço SNS 24 o resultado de autoteste positivo, segundo dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS). Os testes rápidos de antigénio começaram a chegar às farmácias e parafarmácias no dia 02 de abril, permitindo à população fazer o autoteste à covid-19, na sequência de um regime excecional aprovado pelo Governo.

"Até hoje, o SNS 24 registou 59 contactos de utentes assintomáticos que comunicaram resultado de autoteste positivo" ao vírus SARS-CoV-2, que provoca a doença covid-19.

20h43 - Cabo Verde regista 207 novos infetados e um óbito em 24 horas

Cabo Verde registou 207 novos casos de infeção pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, menos um do que o recorde do dia anterior, e mais um óbito associado à doença, informou hoje o Ministério da Saúde.

20h37 - Portugal pode jogar dois jogos do Euro2020 com 100% de público na Hungria

A seleção portuguesa de futebol, campeã europeia, tem duas partidas do Euro2020 agendadas para Budapeste, sendo a Hungria o único país que, até agora, manifestou vontade de aproveitar a lotação máxima do estádio durante a competição, devido à pandemia.

Portugal, que defende o título conquistado em 2016, estreia-se no Grupo F frente à Hungria, em Budapeste, em 15 de junho, defrontando, depois, a Alemanha, em Munique, no dia 19, e a França, atual campeã do mundo e vice-campeã da Europa, em 23 de junho, de novo em Budapeste.

20h32 - Brasil copatrocinará iniciativa na OMC para ampliar produção de vacinas

O Brasil copatrocinará uma iniciativa que defende o envolvimento imediato da Organização Mundial do Comércio (OMC) nas negociações para a ampliação da produção e distribuição de vacinas e medicamentos contra a covid-19, informaram hoje fontes oficiais.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, esta iniciativa, intitulada "Ampliando a atuação da OMC nos esforços globais para a produção e distribuição de vacinas e de outros produtos médicos contra a covid-19", é convergente com as posições brasileiras historicamente adotadas e com a procura por "soluções responsáveis, transparentes e eficazes" em resposta à pandemia.

"A iniciativa encoraja a nova diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, a mediar contactos entre desenvolvedores e fabricantes de vacinas e de outros equipamentos médicos, com vista a assegurar a identificação e o uso de capacidade instalada para a produção desses medicamentos e facilitar a celebração de acordos de licenciamento para a transferência de tecnologia, ‘expertise’ e 'know-how' [saber como fazer, na tradução para português]", segundo o comunicado do executivo brasileiro.

Além disso, visa identificar e resolver, de forma consensual, qualquer barreira comercial à produção e à distribuição desses produtos contra a covid-19, inclusive os relacionados à propriedade intelectual dos mesmos.

"A proposta não só responde à necessidade de geração de consenso que sempre pautou a atuação brasileira na OMC, mas também coincide com a ideia esboçada pela nova diretora-geral da OMC, e compartilhada pelo Brasil, de uma 'terceira via' que promova um engajamento efetivo e imediato de todos os membros da Organização no combate à pandemia de covid-19", acrescenta o documento.

20h19 - Presidente do parlamento açoriano quer "discriminação positiva" na vacinação

O presidente da Assembleia dos Açores, Luís Garcia, defendeu hoje, na Comissão Permanente da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais Europeias (CALRE), a necessidade de uma "discriminação positiva" na vacinação contra a covid-19 para as regiões ultraperiféricas.

Segundo um comunicado de imprensa, Luís Garcia disse ser necessária "uma discriminação positiva das regiões, especialmente as mais distantes e ultraperiféricas no acesso à vacinação" contra a pandemia da covid-19.

O presidente da Assembleia Regional considerou ser "urgente" a vacinação das regiões com "recursos médicos mais limitados", referindo o caso do arquipélago açoriano, onde só três das nove ilhas são dotadas de hospital.

20h12 - Entrega de vacinas Johnson & Johnson nos EUA diminuirá drasticamente

As entregas nos EUA da vacina contra a covid-19 da Johnson & Johnson vão diminuir drasticamente na próxima semana, por dificuldades de produção, anunciaram hoje as autoridades de saúde norte-americanas. A agência de controlo de medicamentos norte-americana anunciou ainda que a capacidade de produção nos EUA desta vacina fica dependente de a empresa farmacêutica ser autorizada a operar numa fábrica que passou por grandes problemas de produção.

"Esperamos níveis mais baixos (de entregas) semanais até que essa fábrica receba autorização", disse Jeff Zients, coordenador na Casa Branca da luta contra pandemia de covid-19.

Na próxima semana, as vacinas da Johnson & Johnson que serão distribuídas aos diversos estados diminuirão para 700 mil, depois de terem sido distribuídas 4,9 milhões na semana que hoje termina, segundo os dados das autoridades sanitárias norte-americanas. A empresa prometeu entregar quase 100 milhões de doses ao Governo dos Estados Unidos até final de maio e garante que vai cumprir esse compromisso.

20h01 - Rio de Janeiro relaxa restrições e reabre bares, restaurantes e lojas

O Rio de Janeiro, segunda maior cidade do Brasil e a mais atingida pela pandemia de covid-19, autorizou a reabertura de bares, restaurantes e lojas hoje, 10 dias depois de fechar estes estabelecimentos para conter a propagação da doença.

A flexibilização das medidas restritivas foi anunciada pelo prefeito 'carioca', Eduardo Paes, que afirmou numa conferência de imprensa que, apesar da reabertura de alguns setores, “não é hora de relaxar”.

19h45 - Austrália duplica encomenda à Pfizer

Australia duplicou a encomenda de doses da vacina da Pfizer, anunciou o primeiro-ministro Scott Morrison esta sexta-feira, numa altura em que o país revê o Plano de Vacinação por causa dos risco de efeitos da vacinca da Astrazeneca.

19h36 - Mais concelhos acima do limite de risco para a Covid-19

São agora 29 concelhos e eram 26 no último balanço da Direção-Geral da Saúde. Em Portugal Continental, apenas 1 concelho, Alandroal, no Alentejo, está com risco muito elevado de contágio.

Nesta lista, 5 concelhos têm risco elevado e 16 risco moderado.

O boletim da DGS, relativo à última semana, revela ainda uma melhoria na situação da Madeira, que tem sido a região com maior taxa de incidência da Covid-19.

19h29 - Doentes em cuidados intensivos em França voltam a aumentar

O número de pessoas em unidades de cuidados intensivos com Covid-19 em França aumentou esta sexta-feira.

O Ministério da Saúde também relatou 301 novas mortes em hospitais, em comparação com as 343 na quinta-feira.

19h16 - México inicia vacinação a pessoas com mais de 50 anos no final de abril

O México vai alargar a vacinação contra a covid-19 a pessoas com mais de 50 anos já no fim deste mês, segundo anunciou o presidente Andres Manuel Lopez Obrador.

O país da américa central tem tentado garantir que a vacinação chegue a toda a população com 126 milhões de pessoas.

19h10 - Regulador europeu avalia casos de coágulos da vacina da Johnson & Johnson

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA) vai investigar as relações entre a vacina da Jonhson & Jonhson contra a covid-19 e a formação de coágulos sanguíneos.
3##1311079###
Esta vacina já foi autorizada pela União Europeia, mas só este mês de abril deve começar a ser utilizada. Por isso, o regulador europeu decidiu analisar mais de perto os casos de efeitos secundários relatados.

19h02 - AstraZeneca atrasa entrega de metade das vacinas na UE

A farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca vai atrasar a entrega de metade das vacinas contra a covid-19 programadas para esta semana na União Europeia (UE), anunciou hoje um porta-voz do grupo.

"Comunicámos à Comissão Europeia e aos Estados-membros na semana passada que um dos dois lotes [de vacina] para entrega nesta semana precisa ainda de ser testado e que será entregue em breve", disse o porta-voz citado pela agência francesa France-Presse.

18h56 - Mais de 290 mil testes a funcionários de lares evitaram 870 surtos

Mais de 290 mil testes à covid-19 feitos a funcionários de lares de idosos terão evitado mais de 870 surtos da doença, disse hoje, em Vila Nova de Gaia, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

“Desde o início, temos levado a cabo um programa de testagem dos trabalhadores nos lares de forma a, preventivamente, identificar assintomáticos e a prevenir surtos”, referiu Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas à margem da apresentação do protocolo de transferência de competências do Estado para o município de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto.

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social referiu que foram efetuados 294 mil testes a trabalhadores de lares, um programa que vai ser continuado “pelo menos até junho” e que obrigará à renovação de protocolos com as universidades e politécnicos que “tornam possível o processo”.

“Estimamos que com este programa de testagem, ao longo de meses, evitámos 870 surtos [por estarem em causa] situações assintomáticas”, referiu.

18h44 - Duas escolas encerradas em Faro e mais de 300 pessoas em isolamento

Um surto de covid-19 em duas escolas básicas do concelho de Faro obrigou hoje ao encerramento dos estabelecimentos, que têm no total 300 alunos, disse à Lusa o presidente da associação de pais de uma das escolas.

“A escola foi hoje fechada. Ontem [quinta-feira] ainda houve aulas, mas as turmas onde foram identificados casos positivos não tiveram aulas e depois, ao fim da tarde, o delegado de saúde decidiu fechar as escolas”, contou João Geraldes à Lusa.

Segundo fonte da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve, “os inquéritos epidemiológicos estão em curso, mas tudo indica que a disseminação do vírus terá ocorrido em festas familiares e sociais, de aniversário, bem como na prática desportiva” num clube local.

18h33 - Espanha tem 10.875 novos casos e 149 mortes nas últimas 24 horas

A Espanha registou 10.875 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 3.347.512 o total de infetados até agora no país, continuando os contágios a subir, segundo os dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde espanhol.

Os serviços de saúde também contabilizaram desde quinta-feira 149 mortes atribuídas à covid-19, passando o total de óbitos para 76.328.

O nível de incidência acumulada (contágios) em Espanha subiu de 175 (quinta-feira) para 182 (hoje), diagnosticados por 100.000 habitantes nos 14 dias anteriores.

18h15 - Reino Unido regista mais 60 mortes e mantém Rt em 0,9

O Reino Unido registou 60 mortes e 3.150 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, divulgou hoje o Governo britânico, que manteve o índice de transmissibilidade efetivo (Rt) em 0,9.

Segundo a atualização semanal após avaliação dos cientistas, o índice manteve-se no intervalo entre 0,8 e 1, o que significa que, em média, cada 10 pessoas infetadas vão infetar entre oito e 10 outras pessoas.

Na véspera tinham sido notificadas 53 mortes e 3.030 novos casos, mas a média dos últimos dias é de 32 mortes e 2.829 casos.

18h00 - Itália regista o maior número diário de mortes deste ano

Itália registou 718 mortes associadas à covid-19, o número mais elevado de óbitos diários desde 15 de dezembro de 2020, e quase 19.000 novos casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde italiano.

O número de vítimas mortais é o mais elevado de 2021 e representa um aumento de 231 em relação aos 487 óbitos contabilizados quinta-feira, elevando o total de mortes em Itália para 113.579 pessoas desde o início da pandemia, em fevereiro de 2020.

Os novos contágios registados nas últimas 24 horas ascenderam a 198.939, cerca de 700 mais do que no dia anterior, apesar de se ter realizado praticamente o mesmo número de estes de diagnóstico à covid-19 - 362.973 contra os 362.112 feitos na véspera.

No total, desde o início da pandemia, Itália acumulou 3.086.586 casos de covid-19.

17h56 - Ordem dos Médicos pede que se mantenha a confiança nas vacinas

A Ordem dos Médicos apelou hoje aos cidadãos para que mantenham "a confiança na eficácia e segurança das vacinas" contra a covid-19 e pediu que se clarifique "com rigor" a situação de quem aguarda a segunda dose.

"Os cidadãos podem manter a confiança na eficácia e segurança das vacinas, bem como nas novas recomendações relacionadas com a idade, à luz da atual evidência científica", transmitiu hoje, em comunicado, o Gabinete de Crise para a covid-19 da Ordem dos Médicos.

A entidade representativa da profissão sublinhou que adesão da população ao Plano Nacional de Vacinação "é essencial" para se conseguir vencer o vírus SARS-CoV-2.

Na mesma nota, a Ordem dos Médicos realçou ser importante "clarificar com rigor, transparência e celeridade a situação relacionada com os indivíduos previamente vacinados e que se encontram a aguardar a administração da segunda toma".

17h40 - Moçambique com mais um óbito e 40 novos casos

Moçambique registou mais um óbito devido ao novo coronavírus e 40 novos casos positivos de infeção nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

17h27 - Ministra diz que só na quinta-feira foram realizados mais de 72 mil testes

A ministra da Saúde afirmou hoje que a testagem à covid-19 está em "valores semelhantes" aos de janeiro, no pico da terceira vaga da pandemia, tendo-se realizado só na quinta-feira mais de 72 mil testes.

"Nós conseguimos ter ontem [quinta-feira] o 11.º dia com mais testes desde o início da pandemia [em março de 2020]", disse Marta Temido aos jornalistas, à margem de um processo de testagem de trabalhadores agrícolas, na Quinta do Carvalhal, em Odemira, onde estiveram também presentes a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, e o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches.

Marta Temido frisou que conseguiram "num só dia" ultrapassar os 77 mil testes, recordando que o maior número de testes foi realizado no dia 22 de janeiro, quando Portugal estava "no pico da terceira vaga". Nesse dia, lembrou, "realizámos 77 mil testes e agora estamos a conseguir fazer números muito semelhantes".

"Desde o início desta semana que esses números vêm subindo, conseguindo de facto seguir a outra medida que é essencial [para controlar a disseminação do novo coronavírus] que é rastrear e isolar precocemente", sublinhou Marta Temido.

A ministra sublinhou que o aumento da testagem no país é um dos esforços que está a ser feito para controlar a pandemia, além da vacinação.

17h15 - Laboratório da Universidade de Coimbra testa participantes nos Europeus de judo

Cerca de 700 participantes nos Europeus de judo, a realizar entre 16 e 18 de abril, em Lisboa, vão realizar testes ao novo coronavírus, da responsabilidade do Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra (UC), foi hoje anunciado.

O protocolo de colaboração, assinado hoje entre a UC e a Federação Portuguesa de Judo (FPJ), prevê a testagem de “todos os atletas, treinadores, dirigentes, árbitros e demais participantes” nos Campeonatos da Europa, refere, em comunicado, a instituição universitária.

"Do controlo e monitorização de treinos à realização de análises clínicas, a UC tem colaborado com o desporto de alta competição com o mesmo crescente empenho com que tem promovido o desporto universitário na sua plenitude. Este Campeonato da Europa de judo é mais uma oportunidade para fazê-lo e para colocar ao serviço da sociedade o nosso Laboratório de Análises Clínicas", afirma, citado na nota, Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra.

17h00 - UE recebeu mais de 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19

A União Europeia recebeu mais de 100 milhões de doses de vacinas que devem ajudar a vacinação, que continua mais lenta nos países eurpeus, de acordo com um relatório de monitoramento semanal.

Um total de 104 milhões de doses foram enviadas para países da União Europeia e do Espaço Económico Europeu, permitindo que sejam distribuídas cerca de 27,7 doses por cada 100 habitantes, disse o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC).

"Com o aumento das entregas, o número de inolucações que podemos fazer está a aumentar", disse o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn, esta sexta-feira, prevendo uma nova aceleração nas doses a serem enviadas aos médicos de família em maio.

16h47 - UE quer aprovação de Estados-membros para aprovar compra de 1,8 mil milhões de vacinas da Pfizer

A Comissão Europeia está a tentar obter aprovação dos Governos da UE para iniciar negociações com a Pfizer e a BioNTech para a compra de até 1,8 mil milhões de doses de vacinas contra a covid-19, para serem entregues entre 2022 e 2023, disse um membro da UE à Reuters.

No início da sexta-feira, o diário alemão Die Welt informou que a Comissão assinaria em breve contratos para comprar até 1,8 mil milhões de doses, mas não disse com que empresa.

O funcionário da UE, disse à agência noticiosa que o Executivo comunitário já decidiu abordar a Pfizer-BioNTech e que os governos da UE apoiaram o plano, embora ainda não houvesse uma aprovação definitiva.

Um porta-voz da Comissão confirmou planos para comprar as doses adicionais, das quais metade seria opcional.

16h32 - Miguel Albuquerque garante aulas presenciais no 3º ciclo a partir de segunda-feira

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, assegurou hoje que a polémica em redor da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 não vai condicionar o reinício das aulas presenciais no 3º ciclo, previsto para segunda-feira.

"Não [condiciona] porque estamos a vacinar. Temos a Pfizer e, na segunda-feira, será a abertura do 3º ciclo com todos os professores vacinados e, na próxima semana, vamos concluir os 20 mil testes aos alunos", disse o governante.

O líder do executivo madeirense disse ainda que os professores que se recusaram a receber a AstraZeneca, devido à polémica criada em torno dessa vacina, poderão ser vacinadas Pfizer.

"Houve um conjunto residual de professores que, por razões de doença ou outras completamente justificadas, não foi administrada a vacina. E houve um grupo, também pequeno, que, na sua liberdade de decisão e que nós temos que respeitar, recusaram. Nós aceitamos, depois vamos integrá-los e tudo vai correr bem, não há nenhum drama sobre isso", concluiu.

16h17 - Governo quer testar trabalhadores em campanhas agrícolas pelo país

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, disse esta sexta-feira que o Governo pretende "replicar" a testagem massiva dos trabalhadores à covid-19, em curso em Odemira, "noutras regiões" do país nas diversas campanhas agrícolas, "incluindo a vindima".

"É preciso mostrar que aquilo que acontece nesta região vai ser replicado noutras regiões do nosso país, durante todas as campanhas, incluindo a vindima", afiançou a governante, acrescentando que o processo irá "terminar no final do ano".

Realçando "a grande operação que foi montada", no início desta semana, com recurso a unidades móveis, que se deslocaram a várias empresas hortofrutícolas do concelho de Odemira, Maria do Céu Antunes, lembrou que cabe aos trabalhadores e empresas garantirem "condições" para quebrar cadeias de transmissão do SARS-CoV-2.

16h03 - OMS desaconselha acordos bilaterais para adquirir vacinas porque levam a nacionalismos

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde desaconselhou hoje a realização de acordos bilaterais para aquisição de vacinas anti-covid-19, considerando que isso leva a desigualdade na distribuição e a um "nacionalismo das vacinas".

"Os acordos bilaterais podem levar a uma maior iniquidade" da distribuição e a escassez de doses "aumenta o nacionalismo e o uso de vacinas para fins políticos", afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus numa conferência de imprensa ‘online’ da Organização Mundial de Saúde (OMS), realizada em Genebra.

A crítica foi secundada pelo presidente executivo da Aliança das Vacinas (Gavi), o epidemiologista Seth Berkley, também presente na conferência.

"Sempre que é feito um acordo bilateral [para compra de vacinas] há menos doses distribuídas equitativamente", disse, sublinhando que "é preciso haver mais solidariedade".

As negociações bilaterais têm aumentado à medida que quer as os Governos federais, como no caso do Brasil, quer os representantes de blocos de países, como no caso da União Europeia, enfrentam problemas e atrasos nas entregas de remessas de vacinas.

Há já várias semanas que a Hungria, Estado-membro da União Europeia, adquiriu e administrou pelo menos duas vacinas ainda não aprovadas pelo regulador europeu de Saúde, a russa Sputnik V, e a chinesa Sinopharma (que foi aplicada ao próprio primeiro-ministro). Na quinta-feira, a Alemanha anunciou que vai dar início a discussões com a Rússia para uma possível compra da Sputnik V, caso a vacina anti-covid-19 seja aprovada pelas autoridades europeias.

"Expliquei, em nome da Alemanha, ao Conselho de ministros da Saúde da UE que iríamos discutir bilateralmente com a Rússia para saber, antes de mais nada, quando e que quantidades poderiam ser entregues", afirmou o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn.

Jens Spahn justificou a sua decisão explicando que a Comissão Europeia tinha anunciado que não negociaria em nome dos 27 a compra do fármaco Sputnik V, ao contrário do que tem feito com outras vacinas contra a covid-19.

15h43 - Alentejo é única região do país com Rt inferior a 1

O Alentejo é a única região do país que apresenta um índice médio de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 abaixo de 1, o que sugere um aumento da incidência da covid-19, anunciou hoje o INSA.

Segundo o relatório do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) sobre a curva epidémica da infeção pelo novo coronavírus, o valor médio do Rt no período entre 31 de março e 04 de abril foi de 1,02 em Portugal. De acordo com os dados hoje divulgados, o Rt nacional encontra-se acima de 1 há oito dias, tendo variado entre 1,01 e 1,03.

Por regiões, o Rt (o número de casos secundários de covid-19 resultantes de uma pessoa infetada) é de 1,03 no Norte, de 1,00 no Centro, de 1,02 em Lisboa e Vale do Tejo, de 1,05 no Algarve, de 1,08 nos Açores e de 1,11 na Madeira.

O Alentejo, com 0,99, é a única região com um índice de transmissibilidade inferior a 1.

"Os resultados indicam uma tendência crescente de novos casos ao nível nacional e nas regiões Norte, Lisboa e Vale do Tejo, Algarve e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. No entanto, de acordo com os dados disponíveis, observa-se uma tendência decrescente ou estável de novos casos de SARS-CoV-2 nas regiões Centro e Alentejo", refere ainda o INSA.

O relatório refere ainda que todas as regiões, com exceção da Madeira (RAM), apresentam a taxa de incidência acumulada de novos casos de covid-19 abaixo ou igual a 120 casos por 100.000 habitantes. Neste indicador, o Norte apresenta uma taxa de 54,3, o Centro de 45,4, Lisboa e Vale do Tejo de 73,3, o Alentejo de 73,5, o Algarve de 120, os Açores de 69,6 e a Madeira de 175.

Estes indicadores – o índice de transmissibilidade do vírus e a taxa de incidência de novos casos de covid-19 – são os dois critérios definidos pelo Governo para a avaliação continua que está a ser feita do processo de desconfinamento que se iniciou a 15 de março.

15h20 - Objetivo de iniciar vacinação em todo o mundo nos primeiros 100 dias do ano falhou

O objetivo de iniciar a vacinação em todos os países do mundo nos primeiros 100 dias deste ano fracassou, já que 14 deles ainda não começaram a campanha, disse hoje o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde.

“Alguns desses países não começaram a vacinar porque não pediram ajuda à Covax [o mecanismo de distribuição de vacinas para os países mais pobres], outros ainda não estão prontos e alguns só irão começar as campanhas de vacinação nas próximas semanas ou meses”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, numa conferência de imprensa ‘online’ realizada a partir de Genebra.

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) adiantou que a vacinação anti-covid-19 já começou em 194 países, mais quatro do que o balanço feito na última conferência da entidade, em 06 de abril, e outros 12 vão começar a administrar as vacinas “em breve”, assim que chegarem as doses de que precisam.

15h08 - Fenprof adia “ação nacional de luta” devido à vacinação dos professores

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou hoje o adiamento, para 24 de abril, da "ação nacional de luta" inicialmente prevista para dia 17, em Lisboa, devido à alteração do calendário de vacinação contra a covid-19.

"Tendo a vacinação dos professores sido adiada uma semana, realizando-se nos dias 17 e 18 de abril, a Fenprof decidiu adiar, também uma semana, a ação nacional de luta que, assim, terá lugar em 24 de abril", informou hoje a organização sindical, em comunicado.

Na mesma nota, a Fenprof adiantou que a decisão "não altera, em nada, os objetivos e a organização da participação dos docentes" na ação, marcada para as 15:00, no espaço adjacente ao Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, "onde tem sede a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia".

14h55 - Conselho da União Europeia aprova 121,5 mil milhões de euros adicionais para medidas urgentes contra covid-19

O Conselho da União Europeia, atualmente sob presidência portuguesa, aprovou hoje um financiamento adicional de 121,5 milhões de euros, a partir do orçamento comunitário, para “fazer face a necessidades urgentes relacionadas com a pandemia da covid-19”.

Em comunicado, o Conselho indica que estes fundos, provenientes da Reserva para a Solidariedade e Ajuda de Emergência, financiarão ações como o trabalho preparatório em curso para a implementação dos “certificados verdes digitais”, o reforço das capacidades dos Estados-membros para detetar e monitorizar novas variantes do vírus, incluindo em águas residuais, e o desenvolvimento da plataforma de intercâmbio de formulários de localização de passageiros.

O Conselho aponta que este apoio suplementar para o combate à pandemia, proposto pela Comissão, deverá ser discutido na próxima semana pelo Parlamento Europeu, com vista à sua adoção na sessão plenária que decorrerá no final do mês, entre 26 e 29 de abril.

14h46 - Mais de 81 milhões de doses de vacinas administradas na UE

Um total de 81,5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 foram já administradas na União Europeia (UE), de um universo de mais de 108 milhões de doses distribuídas aos países, anunciou hoje a Comissão Europeia.

“Mais de 108 milhões de doses de vacinas chegaram aos países da UE até esta semana e, só na última semana, 11 milhões de pessoas receberam uma vacina contra a covid-19”, informa o executivo comunitário numa publicação feita nas redes sociais.

Tendo por base dados de até quinta-feira, a instituição acrescenta que foram já administradas 81,5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 na UE, desde o final de dezembro passado.

Atualmente, estão aprovadas quatro vacinas na UE pela Agência Europeia do Medicamento: Pfizer/BioNTech (Comirnaty), Moderna, Vaxzevria (novo nome da vacina da AstraZeneca) e Janssen (grupo Johnson & Johnson, que estará em distribuição em meados deste mês de abril).
14h33 - Cerca de 87% das doses de vacinas foram obtidas por países ricos

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse hoje que a distribuição das vacinas anti-covid-19 no mundo está muito desequilibrada, referindo que 87% das doses de vacinas foram obtidas pelos países mais ricos.

“Cerca de 87% das vacinas [doses já produzidas] foram para os países mais ricos, enquanto muitos países não têm vacinas suficientes para administrar aos trabalhadores de saúde quanto mais à população inteira”, afirmou o responsável numa conferência de imprensa ‘online’ realizada a partir de Genebra.

Para destacar o desequilíbrio, Tedros Adhanom Ghebreyesus sublinhou que, “nos países mais ricos, uma em cada quatro pessoas já foi vacinada, enquanto nos mais pobres a relação é de uma em cada 500”.

14h26 - Japão reforça medidas de contenção da pandemia a 100 dias dos Jogos

O governo japonês anunciou hoje o reforço das medidas de combate à pandemia de covid-19, em Tóquio e em outras regiões do país, a menos de 100 dias do início dos Jogos Olímpicos.

“Decidimos tomar medidas para prevenir uma epidemia em Tóquio, Kyoto e Okinawa”, disse o primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, admitindo estar preocupado com um eventual colapso do sistema de saúde nessas regiões.

14h02 - Portugal com mais 694 casos e cinco mortos

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 694 casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando 826.327 total acumulado desde o início da pandemia no país. Foram ainda contados cinco novos óbitos no último dia, para um total de 16.904.

Estão internadas menos nove pessoas em hospitais do país, num total de 486, das quais 128 em unidades de cuidados intensivos, mais seis do que na véspera.

Segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, dos novos casos detetados, região de Lisboa e Vale do Tejo foi a que registou um maior aumento, com mais 234 novos casos, seguindo-se a região Norte (220), a região centro (69), Algarve (73) e Alentejo (37). A Madeira reportou mais 25 casos e os Açores 36.

Dos cinco óbitos, dois foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo, dois na região Norte e o outro no Algarve.

Foram dadas como recuperadas da doença mais 628 pessoas nas últimas 24 horas, passando o total acumulado para 783.523.

Há mais 61 casos ativos, passando o total acumulado para 25.900.

Estão sob vigilância por parte das autoridades de saúde mais 690 pessoas do que ontem. São agora 16.872 os contactos em vigilância.

O índice de transmissibilidade R(t) está nos 1,02.

13h58 - Pavilhão das Caldas da Rainha preparado para vacinar até 700 pessoas por dia

Um centro de vacinação contra a covid-19 instalado no pavilhão da Mata Rainha D. Leonor vai servir os concelhos das Caldas da Rainha e de Óbidos, permitindo aumentar a administração de cerca de 150 para até 700 vacinas por dia.

13h48 - Quem chega a Portugal e fica de quarentena tem "acompanhamento similar” aos ativos

As mais de nove mil pessoas que chegaram às fronteiras portuguesas desde 1 de abril e que ficaram de quarentena, devido à pandemia de covid-19, estão a ter um “acompanhamento similar” ao dos casos ativos de infeção em Portugal.

Essas pessoas têm um “acompanhamento similar” àquele que têm os “cerca de 25 mil casos ativos” do novo coronavírus SARS-CoV-2 que existem atualmente em Portugal, afirmou hoje o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

13h41 - Açores com mais 31 novos casos na ilha de São Miguel

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 31 novos casos de covid-19, todos em São Miguel, a maioria "em contexto de transmissão comunitária", e nove doentes recuperaram da doença, informou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

No seu boletim diário, aquela entidade refere que foram diagnosticados "31 novos casos de covid-19 nos Açores, todos em São Miguel, sendo 27 em contexto de transmissão comunitária e quatro referentes a viajantes (três não residentes, com análise positiva ao sexto dia, e um viajante interilhas, com teste positivo no rastreio para viagem entre São Miguel e a Terceira)".

13h35 - Norte inicia rastreios piloto com motoristas de transportes públicos

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) informou hoje que está a desenvolver iniciativas piloto de rastreio à covid-19, tendo priorizado o setor dos transportes com testes a motoristas de metro, autocarros, comboios e táxis.

13h24 - EMA avalia casos de coágulos antes de vacina da J&J chegar à UE

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) anunciou hoje ter iniciado uma investigação sobre casos de coágulos sanguíneos após toma da vacina da Johnson & Johnson contra a covid-19, antes de o fármaco estar disponível na União Europeia (UE).

Em comunicado, o regulador europeu informa que o seu Comité de Avaliação dos Riscos em Farmacovigilância (PRAC) iniciou uma revisão “para avaliar relatórios de eventos tromboembólicos […] em pessoas que receberam a vacina Janssen contra a covid-19” nos Estados Unidos.

Autorizada pela EMA a 11 de março passado, esta vacina de dose única ainda não está a ser utilizada em nenhum Estado-membro da UE, mas o regulador europeu espera que isso aconteça “nas próximas semanas”, tendo já começado esta análise com base em casos registados nos Estados Unidos: quatro situações graves de coágulos sanguíneos invulgares, uma das quais fatal.

Segundo a agência europeia, os relatórios apontam para um “sinal de segurança”, não sendo para já claro se existe uma associação causal entre a vacinação com a vacina da Janssen contra a covid-19 e estas situações.

13h15 -Mobilidade da população subiu a partir da 2.ª semana de fevereiro e reduziu na Páscoa

A mobilidade da população residente em Portugal aumentou a partir da segunda semana de fevereiro, mas observou-se “uma ligeira redução” nos dias associados às férias escolares e ao período da Páscoa, revelam dados do INE hoje divulgados.

Os dados, enquadrados no domínio do Statslab do Instituto Nacional de Estatística (INE), analisam o movimento da população desde os primeiros casos de covid-19 em Portugal em março de 2020 e verificam que, de uma forma geral, nos domingos se assinala menos mobilidade da população do que nos restantes dias da semana.

13h08 - UE já autorizou exportação de 81 milhões doses de vacinas para 42 países

A União Europeia (UE) já autorizou a exportação de 81 milhões doses de vacinas contra a covid-19 para 42 países terceiros, num total de 531 pedidos de autorização submetidos pelas farmacêuticas, anunciou hoje a Comissão Europeia.

13h00 - Pandemia já matou pelo menos 2,9 milhões de pessoas em todo o mundo

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 2.903.907 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, no final de 2019, segundo o balanço diário da agência France-Press.

Mais de 133.908.150 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus em todo o mundo, segundo o balanço, feito às 11:00 TMG (12:00 em Lisboa) de hoje com base em fontes oficiais, sabendo-se que alguns países só testam os casos graves e outros utilizam os testes sobretudo para rastreamento e muitos países pobres dispõem de capacidades limitadas de testagem.

Na quinta-feira, registaram-se 13.619 mortes e 799.649 novas infeções, segundo os números coligidos e divulgados pela agência.

12h54 - Costa critica falta de poderes da EMA e pede que se defenda do plano de vacinação

O primeiro-ministro lamentou hoje a ausência de uma posição comum europeia sobre a vacina da AstraZeneca, defendeu poderes reforçados para a Agência Europeia do Medicamento (EMA) e advertiu que não se deve colocar em causa a vacinação.

António Costa disse que vai seguir as indicações médicas e espera tomar a segunda dose de uma vacina contra a covid-19 no dia 10 de maio.

"No âmbito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, a ministra da Saúde, Marta Temido, promoveu uma reunião com todos os homólogos e com a Comissão, tendo em vista uma posição conjunta de todos os Estados-membros. Tenho muita pena que não tenha sido possível haver essa posição comum [em relação à vacina da AstraZeneca], porque isso reforçava a confiança de todos", disse o líder do executivo.

12h43 - OMS diz não ter dados para recomendar mudança de vacina entre doses

A Organização Mundial de Saúde afirmou hoje não poder fazer uma recomendação sobre a mudança do tipo de vacina anti-covid-19 entre doses, como a França pretende fazer para menores de 55 anos que receberam a primeira dose da AstraZeneca.

“Não há dados adequados para dizer que isso deva ser feito” e, portanto, os especialistas da organização concluíram “que não podem recomendar, neste momento, a troca da vacina”, disse a porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Harris, durante o ‘briefing’ regular da ONU em Genebra.

Segundo lembrou, esta foi a posição adotada pelo Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas (SAGE) sobre vacinação em fevereiro, quando publicou as suas recomendações sobre a vacina anti-covid-19 da AstraZeneca antes das informações sobre uma possível ligação entre este fármaco e o aparecimento de efeitos secundários muito raros.

12h30 - AstraZeneca. Segunda dose implica decisão que "tem de ser técnica"

Depois de as autoridades portuguesas de saúde terem determinado que a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 passasse a ser administrada apenas a pessoas com mais de 60 anos, Marta Temido afirmou que a decisão quanto à toma da segunda dose "tem de ser técnica".

"É uma decisão muito importante. Alguns países estão a optar por fazer a combinação de uma primeira toma com uma vacina com uma segunda toma de outra vacina", apontou a governante.
Em Odemira, onde acompanhou o processo de testagem de trabalhadores agrícolas, a ministra da Saúde sublinhou que, na quinta-feira, o país ficou acima dos 72 mil testes.

12h00 - Espanha baixa previsão de crescimento económico para 6,5% em 2021

O Governo espanhol reduziu hoje para 6,5% a sua previsão de crescimento económico para 2021, sete décimas menos do que estimou em outubro passado, devido principalmente às consequências da terceira vaga de covid-19 e da tempestade de neve Filomena.

11h44 - "Conseguimos ontem ter o 11.º dia com mais testes desde o início da pandemia. Ultrapassamos os 72 mil testes", disse a ministra da Saúde

11h40 - Exportações portuguesas sobem 2,8% e importações caem 10,9% em fevereiro

As exportações de bens aumentaram 2,8% em fevereiro em relação ao período homólogo e as importações caíram 10,9%, contra -9,8% e -16,6% em janeiro, anunciou hoje o INE.

11h26 - Angela Merkel pretende tomar controlo dos estados federais para impor restrições em todas as regiões com números elevados de infeções, disse um porta-voz do Governo

11h16 - África com mais 16.525 novos casos e 328 mortes

11h04 - Cidade de Tóquio, no Japão, de novo colocada numa situação de "quase emergência" para combater o aumento de casos de Covid-19

Primeiro-ministro justificou decisão ao afirmar que é preciso parar os surtos locais para evitar um contágio nacional.

10h59 - Refeições à margem da lei valem detenções em França

A polícia francesa deteve para interrogatório o chefe de cozinha Christophe Leroy e o empresário Pierre-Jean Chalencon, na sequência de denúncias da realização de jantares clandestinos para figuras de topo, a expensas das retrições adotadas no contexto da pandemia.

10h51 - Distribuição de vacinas em Timor-Leste motiva críticas

O ex-primeiro-ministro timorense Mari Alkatiri saiu a público para criticar o modo com as primeiras doses das vacinas contra a Covid-19 estão a ser distribuídas no país, incluindo a familiares de membros do Governo e a funcionários que não estão na linha da frente.

Ouvido pela Lusa, o secretário-geral da Fretilin sustentou mesmo que a forma como as primeiras 24 mil doses estão a ser aplicadas "desvirtua" o plano inicial.

"Sempre defendi - e a ministra da Saúde sabe disso - que se deviam definir bem as prioridades. Concordo que líderes no ativo tomem a iniciativa de ser os primeiros, como o fez o primeiro-ministro ou o presidente do Parlamento, para criar confiança nas populações", afirmou.

"Mas aquele batalhão todo a ser vacinado, ou ver que cada um leva a família ou os funcionários todos, não concordo. Isso desvirtua todo o processo", acrescentou.

10h44 - Impacto do confinamento nos doentes com Parkinson

Nas vésperas de se assinalar o Dia Mundial da Doença de Parkinson, a 11 de abril, os presidentes da Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (APDPk) e a Sociedade Portuguesa das Doenças do Movimento (SPDMov) alertam para o aumento de quedas de doentes durante o confinamento devido à menor atividade física. É mesmo a principal causa de admissões em unidades hospitalares.

"Com o confinamento, o acesso à rua está mais limitado e há um agravamento das quedas porque os doentes não conseguem fazer tanto exercício físico e também está um bocadinho limitado o acesso às terapias de reabilitação, o que aumenta a ansiedade e agrava a qualidade de vida dos doentes de Parkinson", afirmou a presidente da APDPk, Ana Botas, em declarações citadas pela agência Lusa.

10h37 - Ministro alemão da Saúde diz que estão em curso negociações para a compra da vacina russa Sputnik V

09h59 - Londres publica "lista verde" de destinos de férias em maio

Quem queira viajar de Inglaterra para o estrangeiro este verão deverá descobrir no início do próximo mês quais os destinos que não vão implicar quarentena no regresso, anunciou hoje o Governo britânico.

De acordo com um novo sistema ordenado de acordo com as cores dos semáforos, os visitantes dos países da "lista verde" vão estar isentos de isolamento ou de testes à chegada, mas terão de realizar um teste PCR antes do embarque, mesmo se já estiverem vacinados.

Os que chegarem de países da lista amarela precisarão de fazer um teste PCR antes do embarque e ficar em quarentena por 10 dias no regresso, durante a qual têm de fazer mais dois testes PCR.

Pessoas que viagem de países da "lista vermelha", na qual Portugal esteve de janeiro até março, terão de ficar em quarentena vigiada num hotel designado durante 10 dias a um custo de 1.750 libras (2.015 euros), além de se sujeitar aos testes PCR antes do embarque e durante o isolamento.

09h57 - Timor-Leste regista mais 70 casos de infeção, dos quais 17 fora da capital

09h26 - Primeira-ministra da Noruega multada pela polícia por ter violado as regras de distanciamento social ao organizar uma cerimónia familiar para comemorar o aniversário

A multa tem o o valor de 2.352 euros

09h04 - Ministro alemão da Saúde diz que o número atual de infeções provavelmente não reflete a realidade porque causa da menor testagem durante o período da Páscoa

Ministro diz que o país precisa de um novo confinamento para controlar a situação.

08h51 - Uma centena de livrarias já pediu formalmente ajuda financeira ao Estado

08h45 - Índia com novo máximo de vários meses de casos de Covid-19

Registados esta sexta-feira mais 131.968 casos e 780 vítimas mortais

08h44 - Rússia diz que a vacina Sputnik V é mais eficaz contra a variante sul-africana do que outras vacinas

08h19 - China administrou 6.079 milhões de vacinas no dia de 8 de abril

No total, o país já administrou 155,15 milhões de doses da vacina para a Covid-19.

08h06 - Ministro francês da Saúde diz que quem tomou a primeira dose da vacina da AstraZeneca e tem menos de 55 anos deve receber a segunda dose de outra marca

08h02 - Chile já tem mais pacientes com menos de 39 anos nos cuidados intensivos do que pessoas mais velhas

07h38 - Alemanha com mais 25.464 casos e 296 vítimas mortais em 24 horas

A incidência de casos a sete dias está em 110.4 por 100 mil habitantes.

07h37 - Austrália duplicou as encomendas da vacina da Pfizer

07h36 - Índia com 131.968 novos casos em 24 horas e mais 780 vítimas mortais

07h34 - China apela a comunidade internacional a resisitir ao "nacionalismo da vacina" e para acertar políticas que tornem as vacinas acessíveis aos países em desenvolvimento de forma a conter a pandemia, para o bem da economia mundial

07h33 - Hungria vai abrir escolas secundárias a 10 de maio, três semanas depois do originalmente planeado

07h29 - Juíz manda Senado investigar gestão de Governo brasileiro na pandemia

Um juiz do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro determinou na quinta-feira que o Senado instale uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para esclarecer supostas omissões do Governo, presidido por Jair Bolsonaro, na gestão da pandemia.

O magistrado Luís Roberto Barroso, autor da decisão, aceitou um recurso apresentado por um grupo de senadores, que, desde o início de fevereiro, pedia a criação de uma CPI para investigar as ações do Executivo na gestão da crise de saúde provocada pela covid-19.

7h21 - Esplanada Segura. ASAE fecha quatro estabelecimentos

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica ASAE encerrou na quinta-feira quatro estabelecimentos e instaurou 21 processos de contraordenação, no seguimento de uma ação de fiscalização a 194 operadores económicos.

Em comunicado, a ASAE adiantou que a ação decorreu nos concelhos de Porto, Matosinhos, Chaves, Tarouca, Barcelos, Coimbra, Aveiro, Ílhavo, Mira, Castelo Branco, Figueira da Foz, Viseu, Guarda, Lisboa, Cascais, Oeiras, Évora, Loulé e Olhão.

As 26 brigadas no terreno foram verificar o cumprimento dos requisitos legais estabelecidos para os estabelecimentos de restauração e bebidas e similares, que dispõem de esplanadas abertas.

7h02 - Índia ultrapassa os 13 milhões de infetados

A Índia superou a marca dos 13 milhões de infetados com o novo coronavírus desde o início da pandemia, ao registar um máximo de mais de 130 mil casos em 24 horas. E 780 mortes associadas à Covid-19.

Segundo o Ministério indiano da Saúde, o país registou 131.968 casos num único dia.

6h31 - Ponto de situação

Em Portugal, a vacina da AstraZeneca só vai ser dada a pessoas com mais de 60 anos. A decisão foi anunciada pela Direção-Geral da Saúde e tem por base as considerações da Agência Europeia de Medicamentos.
Acima dos 60 anos não foi encontrada uma associação entre a vacina da AstraZeneca e fenómenos trombóticos. Abaixo, há uma possível associação que continua a ser investigada.O presidente do Infarmed, Rui Ivo, veio esclarecer que até ao momento, em Portugal, houve dois casos de fenómenos trombólicos, um dos quais sem relação com a vacina da AstraZeneca.


Portugal tem dois milhões de pessoas com mais de 60 anos e até aos 80 anos por vacinar.

O vice-amirante Gouveia e Melo, coordenador da task force para a vacinação, garante que as novas diretrizes não vão alterar o plano em profundidade. No entanto, a vacinação dos docentes e não docentes vai ser atrasada uma semana.

O Presidente da República defendeu, por sua vez, que o país não pode dispensar a vacina da AstraZeneca, sob pena de não cumprir o objetivo de proteger a população.
Lares sem registo de óbitos
Na última semana, não houve registo de mortes associadas à Covid-19 nos lares portugueses.

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social considera que resultou a testagem preventiva dos trabalhadores, a vacinação dos idosos e os cuidados relativos aos planos de contingência.

Ainda assim, há neste momento surtos em 18 lares.
O quadro em Portugal
O boletim epidemiológico de quinta-feira reportou 602 novos casos de Covid-19 e mais nove óbitos em 24 horas. Desde o início da pandemia, Portugal soma 825.633 infeções e 16.899 mortes.
Estavam ontem internadas mais sete pessoas em enfermarias e mais seis em unidades de cuidados intensivos. São agora 495 pessoas, das quais 122 em UCI.

A região de Lisboa e Vale do Tejo voltou a registar o maior aumento diário de casos (229), seguindo-se o Norte (189), Centro (64), Algarve (55), Alentejo (16).O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 2.890.054 mortes, resultantes de mais de 133 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

A diretora-geral do FMI e o presidente do Eurogrupo dizem que a economia do futuro vai depender sempre da vacinação.
Kristalina Georgieva acredita que não há melhor investimento do que vacinar o mundo contra a Covid-19.