Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Violeta Santos Moura - Reuters

Mais atualizações



23h57 - A Federação Russa anunciou hoje a suspensão das suas ligações aéreas com a Turquia durante um mês e meio, explicando a decisão com a deterioração da situação epidemiológica neste país.

Os voos com a Turquia, mas também com a Tanzânia, vão ser suspensos "de 15 de abril a 1 de junho", indicou durante uma intervenção televisiva a vice-primeira-ministra encarregada da Saúde, Tatiana Golikova.

23h35 - Estudos no Reino Unido confirmam que variante britânica não provoca doença mais grave

Estudos científicos publicados hoje em dois ramos da revista médica Lancet sugerem que as pessoas infetadas com a variante do SARS-CoV-2 identificada no Reino Unido não contraem formas mais graves da covid-19.

Ambos os estudos são observacionais, analisando a situação de pessoas infetadas com a variante designada como B.1.1.7, num dos casos pessoas seguidas num hospital de Londres, no Reino Unido e no outro através do que cerca de 37.000 pessoas infetadas declararam numa aplicação britânica de acompanhamento de sintomas.

Num artigo publicado no boletim The Lancet Infectious Diseases, foram analisados 341 doentes admitidos no hospital do University College e no hospital da Universidade de North Middlessex em novembro e dezembro passado e a conclusão foi que os infetados com a variante não estiveram doentes com mais gravidade, mas a sua carga viral foi superior.

"Não se detetou prova de uma associação entre a variante e doença mais grave, com 36 por cento dos doentes com a B.1.1.7. a ficarem gravemente doentes e a morrerem, quando comparado com os 38% dos que tinham uma variante diferente", concluíram os investigadores, que reconhecem que é precisa investigação mais aprofundada.

No outro estudo, publicado no The Lancet Public Health, analisaram-se dados submetidos à aplicação COVID Symptom Study entre setembro e dezembro de 2020, que foram cruzados com as análises genéticas regionais conduzidas pelas autoridades de saúde britânicas destinadas a detetar a presença de variantes.

"A análise revelou que não há associações estatisticamente significativas entre a proporção da B.1.1.7. entre regiões e o tipo de sintomas que as pessoas tiveram", concluíram os investigadores.

Além disso, a proporção de pessoas que tiveram casos prolongados de covid-19, com sintomas persistentes, não foi alterada pela presença da variante.

No entanto, os autores concluíram que o índice de transmissibilidade (Rt) é 1,35 vezes superior na variante B.1.1.7.

A investigadora Britta Jewel, do Imperial College, comentou sobre o estudo que "contribui para o consenso de que a B.1.1.7. aumenta a transmissibilidade, o que contribuiu, em grande parte, para o aumento exponencial de casos no Reino Unido e para 'terceiras vagas' em países europeus com cada vez mais casos".

Em Portugal, segundo dados divulgados hoje pelas autoridades de saúde, a incidência da variante descoberta no Reino Unido é de 82,9%, mas no Algarve representa atualmente 94% dos casos.

23h15 - Parlamento brasileiro pede ajuda à ONU para combater pandemia

Os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados do Brasil informaram hoje que pediram ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, ajuda para melhorar o acesso do país às vacinas contra a covid-19.

Tanto o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, quanto o líder da Câmara dos deputados, Arthur Lira, informaram nas suas redes sociais sobre as conversações com Guterres, a quem explicaram a situação crítica do Brasil, que ultrapassa 350 mil mortes e 13,4 milhões de casos do novo coronavírus, com hospitais à beira do colapso.

"Expusemos a situação dramática do Brasil" e "reforçámos o pedido de ajuda à ONU para que o país se converta numa prioridade para o consórcio Covax Facility, a fim de que haja uma antecipação na entrega das vacinas", explicou Pacheco.

O consórcio Covax Facility é uma iniciativa que reúne cerca de 150 países e visa garantir uma distribuição equilibrada de vacinas, das quais o Brasil reservou 42 milhões de doses, mas ainda não recebeu nenhuma.

Além dessas, o Governo brasileiro, presidido por Jair Bolsonaro, assegura ter "contratado" outras 500 milhões de doses de imunizantes a diversos laboratórios, suficientes para vacinar os 212 milhões de brasileiros e que deverão chegar ao país ao longo deste ano.

No entanto, o processo de imunização avança muito lentamente no Brasil e, até ao momento, segundo dados oficiais, apenas 26 milhões de pessoas foram vacinadas, a grande maioria com a primeira das duas doses necessárias.

22h47 - Mais de 100 pessoas assintomáticas comunicaram autoteste positivo ao SNS 24

Mais de uma centena de utentes sem sintomas de covid-19 comunicaram ao SNS 24 o resultado de autoteste positivo, segundo dados dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Os testes começaram a ser distribuídos nas farmácias e parafarmácias no dia 2 de abril e até hoje "o SNS 24 registou 114 contactos de utentes assintomáticos que comunicaram resultado de autoteste positivo", adiantou a SPMS em resposta à agência Lusa.

"Quando os utentes transmitem um resultado inconclusivo ou positivo é emitida automaticamente uma requisição de teste laboratorial covid-19 (RT-PCR)", explicam os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).

Cerca de 100 mil autotestes covid-19 já foram distribuídos às farmácias do país, anunciou hoje a ADIFA, uma associação sem fins lucrativos que representa os "distribuidores farmacêuticos de serviço completo", que asseguram "várias vezes ao dia, um fornecimento atempado e contínuo das farmácias a nível nacional, sem exceção ou diferenciação".

22h11 - Marcelo recebeu Conselho de Reitores para ouvir preocupações sobre o ensino superior

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu hoje o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas para ouvir as suas preocupações e refletir sobre o papel do ensino superior, segundo uma nota da Presidência da República.

"O Presidente da República recebeu, em audiência coletiva no antigo Picadeiro Real do Palácio de Belém, o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), para se inteirar da atual situação do ensino superior, ouvir as suas preocupações, e refletir sobre o papel que este setor pode ter na recuperação do país e no seu desenvolvimento integrado", lê-se no texto.

De acordo com a nota, com este encontro, que não foi previamente divulgado, "o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa quis manifestar apreço pelo contributo que as universidades têm dado ao país e manifestar o reconhecimento pela sua missão fundamental".

Estiveram reunidos com o Presidente da República os reitores das universidades de Coimbra, de Lisboa, do Porto, Nova de Lisboa, de Aveiro, do Minho, de Évora, do Algarve, de Trás-os-Montes e Alto Douro, da Beira Interior, Aberta, Católica, do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, do Instituto Universitário Militar, e ainda, por videoconferência, das universidades dos Açores e da Madeira.

No plano de desconfinamento do Governo, a retoma das aulas presenciais para os alunos do ensino superior está prevista para 19 de abril.

21h30 - Inglaterra reabre comércio, mas Escócia mantém confinamento

Desde o início do ano que milhares de comerciantes estavam encerrados numa altura em que o Reino Unido entrava no terceiro confinamento. Depois de três meses, o comércio não essencial abre as portas em Inglaterra e no País de Gales, mas na Escócia terá de aguardar até 26 de abril.

Os bares e restaurantes também abrem pela primeira vez este ano, mas por enquanto só existe serviço de esplanada com uma lotação de seis pessoas por mesa.

Só em meados de maio será permitido ir para dentro de um restaurante ou pub. Até lá, a regra é comer ao ar livre.

Nesta estratégia de reabertura também entram os ginásios e os cabeleireiros.

21h26 - Reino Unido com número de casos diários mais alto desde início de abril

O Reino Unido registou hoje 3.568 casos de covid-19, o nível diário mais alto desde início de abril, e mais do dobro do registado no domingo.

Segundo dados hoje divulgados pelo Governo, foram registadas mais 13 mortes por covid-19, elevando a 127.100 o total desde o início da pandemia de covid-19.

O total de indivíduos vacinados contra o novo coronavírus aumentou em 69.223, para 32,191 milhões com a primeira dose.

Ainda segundo os números do Governo, 189.665 pessoas receberam ambas as doses.

21h10 - Testados 110 mil professores e funcionários de educação na última semana

21h01 - Madeira já administrou mais de 60 mil vacinas

Mais de 60 mil vacinas contra a covid-19 foram já administradas no arquipélago da Madeira, revelou hoje o Governo Regional.

"Até ao dia 11 de abril, foram administradas na Região Autónoma da Madeira (RAM), 60.014 vacinas contra a covid-19, desde o dia 31 de dezembro de 2020", refere uma nota de imprensa da Secretaria Regional da Saúde e da Proteção Civil (SRSPC).

A SRSPC realça que "as pessoas vacinadas integram os grupos prioritários definidos no Plano Regional de Vacinação contra a covd-19 na RAM, de acordo com a alocação das vacinas à região".

20h36 - Vacina de toma única da Janssen prestes a chegar a Portugal

20h30 - Há 18 surtos ativos em residências para idosos

Em breve os idosos poderão sair dos lares sem que seja preciso ficarem de quarentena.

A Direção-Geral da Saúde está a preparar uma nova orientação sobre o assunto, numa altura em que no país estão ativos 18 surtos em lares de idosos.

20h02 - Angola com mais uma morte e 92 casos positivos nas últimas 24 horas

Angola registou 92 novos casos de covid-19, um óbito e 35 recuperações da doença, nas últimas 24 horas, elevando o total para 23.549 infeções e 554 mortes, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

19h59 - França começou hoje vacinação para pessoas com mais de 55 anos

O esforço de vacinação em França continua com a abertura hoje à imunização para todas as pessoas com mais de 55 anos com a vacina AstraZeneca, embora o número de pessoas internadas em estado grave continue a subir.

Até ao final da semana, as pessoas com mais de 55 anos vão também ser vacinadas com a vacina da Pfizer.

A partir de maio, a vacinação em França vai estender-se às pessoas com mais de 50 anos e a partir de junho a toda a população.

Ao mesmo tempo que a vacinação continua no país, os números da terceira vaga da pandemia estão a aumentar, e há atualmente 31.262 pessoas internadas nos hospitais devido à covid-19 e 5.916 desses pacientes estão em estado grave, mais 78 do que na véspera.

Nas últimas 24 horas morreram em França 385 pessoas devido ao vírus, aumentando assim o total do número de óbitos desde o início da pandemia para 99.135.

19h27 - PR promulga alterações do Governo a apoios sociais e realça "cabimento orçamental"

O Presidente da República promulgou hoje alterações do Governo ao acesso a apoios sociais, realçando que ao alargar as medidas recentemente aprovadas no parlamento se reconhece "a sua importância também social e o seu cabimento orçamental".

Em causa está um decreto-lei aprovado em Conselho de Ministros no dia 8 de abril que regulamenta e altera a condição de recursos para acesso ao apoio extraordinário ao rendimento e à redução da atividade dos trabalhadores.

"O Presidente da República sublinha o significado social das medidas constantes deste diploma, assim como o facto de ele salvaguardar, alargando-as, as medidas aprovadas pela Assembleia da República através da Lei n.º 15/2021, de 07 de abril, deste modo reconhecendo a sua importância também social e o seu cabimento orçamental, quer na aplicação do anterior regime, quer para o futuro, incluindo no que possa ser mais abrangente e mais vantajoso para os beneficiários", lê-se numa nota hoje divulgada.

De acordo com a mesma nota, publicada no site oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa promulgou também um diploma do Governo que define a natureza dos apoios sociais de resposta à pandemia da doença covid-19, aprovado em Conselho de Ministros em 1 de abril.

19h05 - Itália soma 9.789 novos casos em ambiente de contestação contra restrições

A Itália registou 9.789 contágios pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, divulgaram hoje as autoridades italianas, num dia em que vários setores exigiram nas ruas a abertura das respetivas atividades, encerradas há meses por causa da pandemia.

Estes dados de novos casos representam um decréscimo face aos indicadores divulgados no domingo (15.746 novos contágios), mas também como é frequente ao fim de semana foram realizados menos testes de diagnóstico: 190.635 contra os 253.000 contabilizados na véspera.

Com o registo destes novos contágios pelo novo coronavírus (SARS-Cov-2) nas últimas 24 horas, o país totaliza, até à data, 3.779.594 casos de pessoas que ficaram infetadas, de acordo com o boletim informativo do Ministério italiano da Saúde.

O país somou igualmente 358 óbitos nas últimas 24 horas, mais 27 vítimas mortais em relação aos dados publicados no domingo (331).

O número total de mortes recenseadas no território italiano desde o início da crise pandémica, em fevereiro de 2020, situa-se agora nos 114.612, de acordo com a mesma fonte.

No que diz respeito aos recuperados, o país regista um total de 3.140.565, um aumento de 18.010 recuperações face ao dia anterior.

18h31 - Moçambique sem óbitos nas últimas 24 horas

Moçambique não registou qualquer óbito por covid-19 nas últimas 24 horas, tendo diagnosticado 34 novas infeções pelo novo coronavírus, anunciou hoje o Ministério da Saúde.

O total acumulado de mortes em Moçambique mantém-se, assim, em 791, e o de casos sobe para 68.792, 86% dos quais recuperados da doença, segundo a nota de atualização de dados do Ministério da Saúde.

18h06 - Espanha com 22.744 novos casos desde sexta-feira e 197 mortes

A Espanha registou 22.744 novos casos de covid-19 desde sexta-feira, elevando para 3.370.256 o total de infetados até agora no país, continuando os contágios a subir, segundo os dados divulgados hoje pelo Ministério espanhol da Saúde.

Os serviços de saúde também contabilizaram nos últimos três dias 197 mortes atribuídas à covid-19, passando o total de óbitos para 76.525.

O nível de incidência acumulada (contágios) em Espanha subiu de 182 (sexta-feira) para 199 (hoje), diagnosticados por 100.000 habitantes nos 14 dias anteriores.

As regiões com os níveis mais elevados são as de Navarra (425), Madrid (336), País Basco (320), Catalunha (227) e Aragão (219).

Nas últimas 24 horas deram entrada nos hospitais em todo o país 894 pessoas com a doença (1.133 na sexta-feira), das quais 223 na Catalunha, 178 em Madrid e 161 na Andaluzia.

Os serviços sanitários espanhóis têm previsto utilizar a vacina Janssen, de dose única contra a covid-19, que começa a ser entregue esta semana, para acelerar a imunização do grupo etário entre os 70 e 79 anos, foi hoje anunciado pela ministra da Saúde, Carolina Darias.

17h50 - Variante sul-africana do Sars-CoV-2 capaz de iludir proteção da vacina da Pfizer

A vacina da Pfizer-BioNTech contra a Covid-19 será menos eficaz face à mutação B.1.351 do coronavírus, inicialmente identificada na África do Sul. Foi a conclusão preliminar de um estudo comparativo realizado em Israel, que irá necessitar ainda de ser aprofundada através de amostras mais abrangentes.

Os dados sugerem que a variante sul-africana é mais capaz de ultrapassar as barreiras criadas pela vacina, quando comparada ao coronavírus original e à estirpe identificada originalmente em Inglaterra, responsáveis por quase todos os casos em Israel.

Foram comparados dois grupos, de quase 400 pessoas cada, com idades e géneros similares.

Num deles estavam pessoas que testaram positivo para a Covid-19, 14 dias ou mais após terem sido vacinadas com a primeira ou a segunda doses, no outro, pacientes contagiados sem terem sido inoculados.

No total, somente cerca de um por cento dos casos era atribuível à variante sul-africana. Mas a prevalência da mutação B.1.351 foi de 5,4 por cento entre os que haviam recebido a segunda dose da vacina da Pfizer-BionTech, número oito vezes superior relativamente aos 0,7 por cento registados entre os não vacinados.

17h03 - Guiné-Bissau recebe terça-feira vacina da iniciativa Covax, mas menos de metade das doses esperadas

A Guiné-Bissau vai receber esta terça-feira a vacina da iniciativa Covax, mas menos de metade das doses esperadas, devido a problemas de distribuição na Índia e capacidade de produção, disse hoje a alta comissária para a covid-19.

"Recebemos informação que a iniciativa Covax nos vai enviar cerca de 28.000 da vacina amanhã [terça-feira] num voo que chega à noite e estaremos no aeroporto para receber essas doses", disse Magda Robalo, durante a conferência de imprensa para fazer o balanço semanal da evolução da covid-19 no país.

"É uma quantidade inferior daquela que estávamos à espera, mas já é uma quantidade que nos permite continuar a vacinação, depois deste processo de avaliação rápida desta primeira experiência que tivemos", acrescentou.

A Guiné-Bissau deveria receber 120.000 doses da vacina Astrazeneca no âmbito do Covax, mecanismo de distribuição universal e equitativa de vacinas contra a covid-19, co-gerido pela Organização Mundial de Saúde.

16h45 - Vacinas não devem agravar discrepância entre pessoas e países, dizem bispos portugueses

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, José Ornelas, defendeu hoje que as vacinas contra a covid-19 devem ser "fator de coesão" e não agravar a discrepância entre pessoas e países.

"Certamente que as vacinas, para além de todas as polémicas periféricas, representam um grande feito científico e uma esperança para uma normalização da vida social e económica. Mas é necessário que sejam um fator de coesão e real progresso e não venham agravar a discrepância entre pessoas e países com maior ou menor poder económico", disse o bispo José Ornelas.

Salientando que "a pandemia não terminou e todos os indicadores nacionais e internacionais mostram" que se tem "pela frente tempos difíceis", José Ornelas reconheceu que esta "expôs a vulnerabilidade dos que são económica e socialmente mais frágeis, entre os quais se contam os sem-abrigo, os desempregados e os imigrantes, mas, igualmente, setores empresariais e culturais".

16h30 - Centenas de pessoas protestam contra confinamento em Itália

Centenas de pessoas juntaram-se hoje em Roma para protestar contra o encerramento da hotelaria devido à pandemia de covid-19, numa tensa manifestação que foi contida pela polícia quando desfilava sem permissão até ao Parlamento.

A manifestação foi convocada pelo movimento Io Apro (Eu Abro), que reúne empresário da hotelaria, trabalhadores independentes e figuras do mundo do desporto e da cultura, que têm sido afetados pelo encerramento das suas atividades há vários meses, como medida de contenção no combate à propagação do novo coronavírus.

Participaram ainda militantes do grupo neofascista Casa Pound, incluindo um dos seus rostos mais conhecidos, Luca Marsella, vereador na Câmara Municipal da capital, que enfrentou os agentes de segurança sem máscara de proteção, alegando o seu “direito” de protestar.

Cerca de 500 pessoas, vindas de várias cidades do país, reuniram-se numa das praças centrais de Roma para se dirigirem ao Parlamento, quando foram confrontadas com um cordão policial que impediu o seu avanço, gerando momentos de tensão.

O movimento Io Apro tinha prometido mobilizar 20 mil pessoas para protestar se o Governo do primeiro-ministro, Mario Draghi, não permitisse a reabertura dos negócios destes setores afetados pela pandemia.

Neste momento, a maioria das regiões italianas está em nível de alerta médio, o que obriga ao encerramento de bares e restaurantes todos os dias da semana com a possibilidade de entrega até às 22h00 – uma situação que vigorará até pelo menos 30 de abril.

16h03 - OMS alerta para crescimento exponencial da pandemia

A Organização Mundial da Saúde alertou hoje para o aumento do número de casos de covid-19 em sete semanas consecutivas e do número de mortes em quatro semanas, sublinhando que a pandemia "está a crescer exponencialmente".

O alerta foi deixado pelo diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, e pela líder técnica de resposta à covid-19, Maria Van Kerkhove.

Tedros Adhanom Ghebreyesus salientou que a semana passada foi a quarta que registou o maior número de infeções com o coronavírus SARS-CoV-2 numa semana, em consequência do "grande aumento do número de casos" detetados em diversos países da Ásia e do Médio Oriente.

Já Maria Van Kerkhove advertiu que "a trajetória da pandemia está a crescer exponencialmente", realçando que na semana passada houve um aumento de 90 por cento da transmissão de infeções.

Segundo a epidemiologista norte-americana, as medidas de contenção da pandemia "não são aplicadas consistentemente" pelos países.

O diretor-geral da OMS avisou que a pandemia da covid-19 "está longe de terminar", mas pode ser controlada "numa questão de meses" com uma "vacinação equitativa" e com um "esforço concertado" de medidas de contenção, que incluem distanciamento físico, uso de máscaras, ventilação de espaços, testagem, rastreio, isolamento e higienização das mãos.

"Depende das decisões dos governos e das pessoas, todos os dias. A escolha é nossa", afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, defendendo "uma abordagem coerente" das medidas de saúde pública.

15h57 - Muçulmanos celebram segundo Ramadão com restrições devido à pandemia

A Indonésia, o país com mais muçulmanos do mundo, inicia hoje as celebrações do Ramadão e muitos países do Médio Oriente começam na terça-feira a assinalar o mês do jejum, pelo segundo ano com restrições devido à pandemia.

O Ministério dos Assuntos Religiosos indonésio declarou hoje o início do Ramadão, que durará até 12 de maio, sem o tradicional êxodo de milhares de muçulmanos no final das celebrações, que foi proibido para limitar a propagação do novo coronavírus.

O governo indonésio já tinha cortado de oito para cinco dias as férias por ocasião da Eid al-Fitr, a festa que marca o fim do jejum, e proibiu as viagens no país durante esse período.

As autoridades estabelecerão controlos de tráfego e bloquearão as principais estradas, além de controlarem os portos do país.

15h43 - Madeira prevê reabertura total em outubro com 70% da população vacinada

O Governo da Madeira prevê que a reabertura total das atividades ocorra em outubro e agendou para a primeira semana desse mês a realização da Festa da Flor, um dos maiores cartazes turísticos da região, indicou hoje o chefe do executivo.

"O primeiro grande evento e a reabertura, por assim dizer, da normalidade, será a Festa da Flor, que se pretende realizar na primeira semana de outubro, depois de cerca de 70% da população vacinada", disse Miguel Albuquerque.

Miguel Albuquerque, que lidera o executivo de coligação PSD/CDS-PP, reafirmou que as autoridades de saúde preveem vacinar até setembro 70% da população do arquipélago, com cerca de 260 mil habitantes.

"Na primeira semana de outubro vamos fazer a Festa da Flor nos moldes tradicionais e alguns eventos serão calendarizados nos meses posteriores", disse, realçando que até lá não vai ocorrer nenhum outro certame de grande envergadura.

15h08 - Variante britânica representa 94% dos casos no Algarve

A variante britânica do novo coronavírus representa atualmente 94% dos casos identificados no Algarve, face aos 82,9% registados a nível nacional, sendo a região onde a incidência é mais elevada no país, foi hoje divulgado.

"A presença da variante do Reino Unido a nível nacional representa 82,9% e, no Algarve, representa 94%, o que pode também explicar algumas das situações aqui na região", disse a delegada de Saúde regional, Ana Cristina Guerreiro, em conferência de imprensa.

Atualmente, os concelhos mais afetados no Algarve são os de Portimão, que "de forma destacada" apresenta uma taxa de incidência de 362 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, e Albufeira, com 241 casos por 100 mil habitantes no mesmo período, seguidos de Lagoa, Olhão e Faro.

15h00 - Açores. Restaurantes e cafés fecham no Nordeste e em Vila Franca do Campo

Todos os estabelecimentos de restauração, bebidas e similares nos concelhos do Nordeste e Vila Franca do Campo, em São Miguel, nos Açores, vão encerrar a partir de terça-feira, funcionando apenas em regime de `take-away` ou ao domicílio.

A decisão foi divulgada hoje pela Autoridade de Saúde Regional dos Açores.

"A Autoridade de Saúde Regional determina, para os concelhos que se encontram em nível de Alto Risco - Nordeste e Vila Franca do Campo - a partir das 00:00 de amanhã, dia 13 de abril, o encerramento de todos os estabelecimentos de restauração, bebidas e similares, sendo permitido apenas o funcionamento em serviço de entrega ao domicílio e `take-away` até às 22:00", lê-se na página de Internet da Direção Regional da Saúde.

Na mesma nota, aquela entidade acrescenta que é feita uma exceção no caso do "fornecimento de refeições a hóspedes de estabelecimentos hoteleiros ou similares por parte dos respetivos serviços de restauração".

Em São Miguel estão em nível de Médio Risco os concelhos da Lagoa, Povoação, Ponta Delgada e Ribeira Grande e em Alto Risco os de Nordeste e Vila Franca do Campo.

Todos os concelhos das restantes ilhas do arquipélago apresentam níveis de Muito Baixo Risco.

14h49 - Trabalhadores de todos os lares vão ser testados uma vez por mês

A cada semana, 25 por cento dos funcionários são rastreados. Um método que arranca depois da primeira semana sem o registo de qualquer morte por Covid-19 nos lares de idosos.


14h18 - R(t) sobe para 1,04 

De acordo com o boletim, o índice de transmissibilidade, conhecido por R(t), voltou a subir ligeiramente, situando-se agora em 1,04 a nível nacional. A atualização anterior do R(t) era de 1,02.

A incidência também aumentou e registam-se agora, a nível nacional, 70 casos por 100 mil habitantes. Na atualização anterior situava-se nos 65,7 casos por 100 mil habitantes.

Estes indicadores são os critérios definidos pelo Governo para a avaliação contínua do processo de desconfinamento iniciado em 15 de março.

Em 11 de março, na apresentação do plano de desconfinamento, o primeiro-ministro, António Costa, afirmou que as medidas da reabertura serão revistas sempre que Portugal ultrapassar os “120 novos casos por dia por 100 mil habitantes a 14 dias” ou sempre que o Rt - o número médio de casos secundários que resultam de um caso infetado pelo vírus - ultrapasse 1.

14h05 - Portugal regista 271 novos casos e dois óbitos

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, Portugal regista esta segunda-feira 271 novos casos de infeção por Covid-19 e duas mortes associadas à doença.

Existem atualmente 479 doentes internados (mais 13 do que no dia anterior) e 119 em unidades de cuidados intensivos (mais seis do que nas 24 horas anteriores).

Há ainda a registar mais 445 recuperados, para um total de 785.063.

A região norte foi a que registou o maior número de infeções em 24 horas, com 70 novos casos e uma morte. Lisboa e Vale do Tejo reportou 60 casos e um óbito, o Alentejo registou 52 novos casos, o Algarve 21 e o centro 18.

Desde o início da pandemia, Portugal registou 827.765 casos confirmados e 16.918 óbitos.

13h48 - Já está em marcha a segunda fase do plano de vacinação contra a covid-19

Agora é a vez dos maiores de 65 anos e que não foram vacinados antes e das pessoas entre os 50 e os 64 com patologias associadas. A expetativa é grande.


13h25 - Açores com 27 novos casos

Os Açores diagnosticaram nas últimas 24 horas 27 novos casos de covid-19, sendo um na ilha Terceira e 26 em São Miguel, decorrentes de 972 análises realizadas em laboratórios de referência da região, foi hoje anunciado.

Segundo o boletim de hoje da Autoridade de Saúde Regional, em São Miguel "todos os casos foram registados em contexto de transmissão comunitária".

13h07 - Comércio não essencial reabriu hoje no Reino Unido


12h41 - Freguesias de Lisboa com testes rápidos gratuitos são agora 15

O plano de testagem rápida gratuita à covid-19 de moradores das freguesias de Lisboa com maior incidência da doença passou a incluir mais cinco destas autarquias, para um total de 15, anunciou hoje o presidente da Câmara.

Na rede social 'Twitter', Fernando Medina anunciou hoje que o plano se estendeu aos moradores das freguesias de Alcântara, Avenidas Novas, Belém, Campo de Ourique e Misericórdia.

O plano funciona também, desde 31 de março, nas freguesias de Ajuda, Alvalade, Arroios, Estrela, Marvila, Olivais, São Vicente, Santa Clara, Santa Maria Maior e Santo António.

12h39 - Merkel diz que taxa de infeção no país está muito alta e que a terceira vaga pode ser a mais dura

Chanceler alemã disse ainda que a capacidade de produção de vacinas tem que aumentar substancialmente, quer na Europa quer na Alemanha.

12h20 -  Vendas de combustíveis da Galp caem 25% no 1.º trimestre

12h13 - Turquia com mais de 50 mil novos casos deve voltar a apertar medidas de confinamento

11h47 - Johnson & Johnson começou esta segunda-feira a distribuir a vacina de um só dose aos países europeu, confirmou a União Europeia

11h46 - A Universidade do Porto (U.Porto) arranca esta semana com um programa de testes à covid-19, gratuito e voluntário, para os estudantes e trabalhadores da instituição, no âmbito do regresso à atividade presencial prevista para 19 de abril.

11h31 - Estudantes de enfermagem começam a ser vacinados ainda este mês

A vacinação contra a covid-19 dos estudantes de enfermagem em ensino clínico vai arrancar ainda durante o mês de abril, adiantou hoje a Ordem dos Enfermeiros (OE), após confirmação do coordenador da 'task force'.

11h30 - Suécia. Número de doentes nos cuidados intensivos é agora maior do que na segunda vaga da pandemia no país

11h16 - Segunda morte em Timor-Leste desde início da pandemia e mais 29 infetados

11h15 - Segunda fase da imunização dos bombeiros. "É a vacinação possível"

10h54 - África com mais 301 mortos e 7.450 infetados nas últimas 24 horas

10h27 - Índia torna-se segundo país com mais casos

A Índia é agora o segundo país mais atingido pela pandemia da Covid-19, tendo ultrapassado o Brasil, depois de registar um valor máximo de 168 mil novas infeções em 24 horas.

O país com 1,3 mil milhões de habitantes registou um aumento súbito de novas contaminações nas últimas semanas.

Na Índia, o número total de casos é atualmente de 13,5 milhões desde o início da crise sanitária, sendo que o Brasil acumula um total de 13,48 milhões de contágios.

10h08 - Empresa baseada em Munique desenvolveu um produto que faz um análise à retina por digitilização que permite identificar um casos de Covid-19 em 3 minutos e com exatidão de 95 por cento

09h41 - Bastonário dos médicos defende campanha para recuperar confiança nas vacinas contra a covid-19

09h33 - Coreia do Sul diz que cinco farmacêuticas no país iniciaram testes clínicos para vacinas da Covid-19

09h17 - Rússia com mais 8.320 casos e 277 vítimas mortais

09h15 - O governo francês decidiu antecipar em um mês os planos de vacinação

A partir desta segunda-feira todos os utentes com mais de 55 anos podem começar a vacinar-se. Uma antecipação que será feita graças as vacinas da Johnson&Johnson, que estará disponível a partir de quinta feira, e Astrazeneca, que sobra nos centros de vacinação e consultorios devido as rejeições dos até agora franceses prioritários.

08h42 - Reino Unido atinge a imunidade de grupo

Mais de 73% da população britânica tem anticorpos contra a Covid-19, seja através da vacina, seja pelo facto de já ter estado infetado com o vírus. São dados divulgados pela University College de Londres.

Esta segunda-feira ganha também outro significado porque quem vive no Reino Unido vai poder desconfinar mais um pouco, com a reabertura dos cabeleireiros, dos ginásios e das esplanadas.


08h29 - Pandemia cria novos pobres e torna pobres ainda mais pobres

08h28 - Atrasos nos exames impediram diagnóstico de cancro do fígado em fase tratável

07h59 - Venezuela assegurou os fundos necessários para pagar as vacinas via o sistema Covax

07h57 - Índia com recorde diário de novos casos com mais 168.912

07h56 - Alemanha com mais 13.245 casos e 99 mortos

7h34 - Austrália revê meta de vacinação

A Austrália abandonou o objetivo de vacinar toda a população até final do ano, por causa das incertezas relacionadas com o bloqueio às importações de vacinas, adiantou o primeiro-ministro do país.

"O Governo não estabeleceu e não tem planos para estabelecer novos objetivos para completar as primeiras doses. Queremos que essas primeiras doses sejam administradas antes do final do ano, mas não será possível estabelecer esses objetivos devido a várias incertezas", escreveu Scott Morrison no Facebook.

7h16 - Alemanha ultrapassa três milhões de infeções

A Alemanha ultrapassou os três milhões de casos de Covid-19 desde o início da pandemia, de acordo com dados do Instituto de virologia Robert Koch agora atualizados.

O número total de infeções desde o início da pandemia situa-se em 3,011 milhões. Há registo, esta segunda-feira, de mais 13.245 casos em 24 horas.

Já morreram naquele país europeu 78.452 pessoas devido à Covid-19.

6h32 - Ponto de situação

Tem hoje início a segunda fase do plano de vacinação dos bombeiros. Na primeira foram vacinados 15 mil operacionais.

Aqueles que ainda não receberam a vacina contra a Covid-19 vão começar a ser convocados esta semana.

Desta vez, os bombeiros deverão ser vacinados nos centros de vacinação como a restante população e não em espaços próprios, como aconteceu na primeira fase.
Vacina de toma única

Portugal recebe na quarta-feira as primeiras 30 mil vacinas da Janssen contra a Covid-19. A notícia foi avançada pelo jornal Público.

A vacina da farmacêutica do grup Johnson & Johnson distingue-se das restantes três por ser de toma única e por poder ser armazenada durante três meses num frigorífico normal, o que facilita a logística em torno da distribuição e aplicação.
AstraZeneca
O coordenador do plano de vacinação reitera que a vacina da AstraZeneca é segura. O vice-almirante Gouveia e Melo sublinha que o mais perigioso é não estar vacinado.
O responsável assegura que está tudo a ser feito com a máxima eficácia.
Testes falsos
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras apreendeu 15 testes à Covid-19 falsificados na passagem fronteiriça em Vila Verde da Raia. Quinze pessoas foram intercetadas pelos inspetores.

Ao apresentarem os documentos de identificação, mostraram também comprovativos de teste à Covid-19 com indícios grosseiros de falsificação. Foram constituídos arguidos e notificados para comparecerem perante as autoridades judiciais de Chaves.

Um dos suspeitos acabou por ser detido.
O quadro em Portugal
Morreram mais seis pessoas com Covid-19 em Portugal, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido ao início da tarde de domingo.

Havia ontem registo de 566 novos casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2.
Nos hospitais continuavam internadas 466 pessoas - o mesmo número do boletim anterior. Nos cuidados intensivos estavam 113 doentes, menos seis face à véspera.

Portugal tinha no domingo 25.960 casos ativos, num acréscimo de 150 relativamente a sábado.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 2.929.563 mortes, resultantes de mais de 135,3 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

O Brasil reportou ontem mais 1803 mortes e 37.017 novos casos de infeção.

O total de vítimas mortais da doença, desde o início da pandemia, é de 353.137. O país sul-americano totaliza 13.482.023 infeções.

Os números de novos casos e de mortes são os mais baixos da última semana. Contudo, as autoridades de saúde aponta, que estes são normalmente mais baixos aos fins de semana, devido a uma redução de pessoas de serviço no registo de dados.