Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Fernando Veludo - Lusa

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações



20h55 - Comissário Europeu admite não renovação de contrato com AstraZeneca devido a atrasos

O comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, admitiu hoje que a União Europeia (UE) pode não renovar o contrato para a aquisição da vacina da AstraZeneca, alegando o incumprimento dos prazos de entrega por parte da farmacêutica.

"A minha prioridade, como responsável das vacinas, é que aqueles com quem assinamos um contrato façam as entregas no prazo", disse o comissário numa entrevista ao canal francês BFM TV citada pela agência EFE.

Thierry Breton lamentou que, no âmbito do contrato assinado com a AstraZeneca para a disponibilização de 120 milhões de doses no primeiro trimestre e de 180 milhões no segundo nos países da União Europeia, só tenham sido entregues cerca de 30 milhões entre janeiro e março.

20h04 - Costa destaca que foram administradas 183 mil vacinas no fim de semana

O primeiro-ministro destacou que foram administradas hoje e no sábado 183 mil vacinas contra a covid-19, considerando que se tratou de "um grande sucesso" e que Portugal caminha para cumprir os objetivos do plano de vacinação.

Este número foi transmitido por António Costa na sua conta pessoal na rede social Twitter, numa mensagem em que salienta que "183 mil vacinas foram administradas nestes dois dias".

19h18 - Sindicato dos médicos alerta para possível "catástrofe" na saúde e pede "verdadeira retoma" no SNS

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) alertou hoje que os atrasos causados pela pandemia no Serviço Nacional de Saúde (SNS) podem provocar uma "catástrofe" e desafiou o Governo a implementar uma "verdadeira retoma" da atividade dos serviços.

"O SIM exorta o Governo a que dê os passos que dele se espera, programando uma verdadeira retoma da atividade habitual nos serviços de saúde do SNS", refere o sindicato liderado pelo médico Jorge Roque da Cunha numa carta enviada hoje à ministra da Saúde, Marta Temido.

Segundo a estrutura sindical, esta retoma da atividade atrasada no SNS deve passar por "dois instrumentos principais à disposição" do Governo, caso da contratação de mais profissionais de saúde e da determinação de trabalho suplementar.

18h32 - PCP não espera das imposições da UE uma resposta aos impactos da pandemia 

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu hoje que "a resposta" para os "impactos" causados pela pandemia de covid-19 em Portugal "não virá" das "imposições" da União Europeia, nomeadamente do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

"A recuperação dos impactos da epidemia na saúde, educação, tecido económico e na cultura, requer uma resposta audaz que urge e uma definição de prioridades e critérios que terá de privilegiar o interesse dos trabalhadores, do povo e do País", afirmou Jerónimo de Sousa em Grândola, no distrito de Setúbal.

Essa resposta "não virá, como nunca veio, nem das imposições, nem dos critérios e orientações da União Europeia, incluindo do chamado Plano de Recuperação e Resiliência que o Governo apresenta como grande solução", observou.


18h06 - EUA prevêem retomar uso da vacina da Johnson & Johnson

Anthony Fauci admitiu, este domingo, que os Estados Unidos prevêem que os reguladores de saúde terminem a pausa temporária na distribuição da vacina da Johnson & Johnson, acrescentando que espera que a decisão seja anunciada na próxima semana.

"A minha estimativa é que continuaremos a usá-la de alguma forma. Duvido muito que simplesmente a eliminem [do Plano de Vacinação]. Não acho que isso vá acontecer. Acho que provavelmente haverá algum tipo de aviso ou restrição ou avaliação de risco", disse Fauci no programa" Meet the Press "da NBC.

17h46 - Macron não vê necessidade de acelerar compra de vacina russa

A vacina russa contra a Covid-19, Sputnik V, não é fundamental para o Plano de Vacinação francês visto que ainda não foi aprovada pela Agência Europeia do Medicamento, afirmou o presidente Emmanuel Macron.

A França teve um início lento na sua campanha de vacinação, em parte devido às dificuldades de aquisição e, mais recentemente, devido às relações entra a vacina da AstraZeneca e casos raros de coagulação.

Macron prevê que sejam vacinados 20 milhões de adultos, quase um terço da população total da França, até meados de maio.

"Não acho que a vacina russa hoje seja uma solução para uma aceleração porque levará tempo para obter a autorização da agência europeia e levará tempo para produzir no nosso continente tal vacina", disse Macron à rede de notícias dos EUA CBS em entrevista este domingo.

17h34 - Itália com mais 12.694 casos e ultrapassa os 15 milhões de vacinados

Itália registou 12.694 novos casos do novo coronavírus e 251 mortes de covid19 nas 24 últimas horas, tendo ultrapassado hoje as 15 milhões de pessoas vacinadas com pelo menos uma dose, anunciou Ministério da Saúde italiano.

Segundo os dados avançados pela agência EFE, o país passa a ter um total de 3.870.131 infetados com vírus SARS-CoV-2 desde o início da pandemia, registando também 116.927 mortes por covid-19.

17h07 - Reino Unido investiga variante do SARS-CoV-2 identificada na Índia

Autoridades de saúde britânicas estão a investigar uma variante do coronavírus originária da Índia, mas ainda não têm dados suficientes para classificá-la como uma variante de preocupação, esclareceu Susan Hopkins, da Public Health England (PHE), este domingo.

Falando no programa Andrew Marr na televisão BBC, Hopkins disse: "Ainda não temos dados suficientes sobre esta variante para esclarecer se é uma variante de preocupação. Classificámo-la como uma variante sob investigação".

A PHE anunciou ainda que foram indentificados 77 casos desta variante no Reino Unido.

16h49 - Salões de eventos transformados em hospitais Covid no Cambodja

O Camboja começou a montar milhares de camas hospitalares em dois salões de festas de casamento, este domingo, para lidar com o aumento de doentes com Covid-19.

O país registou um recorde diário de 618 novos casos de coronavírus hoje, disse o Ministério da Saúde.

16h30 - Moçambique sem mortes pela quarta vez em sete dias

O Ministério da Saúde moçambicano anunciou hoje 69 novos casos de infeção com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, sem registo de mortes por covid-19, de acordo com o boletim de atualização diária sobre a pandemia.

Foi a quarta vez nos últimos sete dias em que não houve registo oficial de óbitos, a juntar a segunda, quarta e quinta-feira (dias 12, 14 e 15 de abril).

16h13 - Cabo Verde. PR vai avaliar com Governo situação epidemiológica do país

O Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, disse hoje que vai avaliar com o Governo a situação epidemiológica no arquipélago e a eventual necessidade de alteração das medidas em curso, face ao forte aumento de casos da covid-19.

"Eu estarei e vou entrar em contacto com o Governo logo que possível para fazer uma avaliação concreta da situação, da necessidade ou não de reavaliação das medidas que estão em curso. Mas sobretudo, para mim, o mais importante do que anunciar medidas ou adotar medidas, é fiscalizar efetivamente o cumprimento das medidas que são tomadas", afirmou o chefe de Estado, questionado pela Lusa após votar nas eleições legislativas que decorrem hoje no país.

Cabo Verde regista 20.254 casos acumulados de covid-19 desde 19 de março de 2020 em todas as ilhas do arquipélago, que provocaram 190 mortos por complicações associadas à doença e 17.964 já foram considerados recuperados, contando atualmente com 2.086 casos ativos, dos quais 1.041 na cidade da Praia.

"Hoje é o dia do ato de votar, nós estamos numa situação de pandemia, naturalmente, eu fiz os apelos que achei que devia ter feito, alguns muito veementes, durante os últimos dias", considerou o Presidente, referindo-se ao visível relaxamento nas medidas de prevenção à transmissão da covid-19 por parte da população, nomeadamente em aglomerações e no uso de máscaras.

15h57 - Portugal desconfina aos poucos, exceto em 10 concelhos. Marinha Grande é um deles

Portugal avança a partir desta segunda-feira para a terceira etapa do desconfinamento com o regresso às aulas presenciais no secundário e no ensino superior e com a reabertura de lojas, restaurantes e cafés, mas 10 concelhos não acompanham esta nova fase. A Marinha Grande é um desses concelhos.
A decisão da generalidade do país avançar para a próxima fase do processo de desconfinamento foi anunciada pelo primeiro-ministro, António Costa, após o Conselho de Ministros de quinta-feira que analisou a evolução da pandemia da covid-19 nas últimas duas semanas.

15h36 - Projeto piloto vacina idosos no concelho de Viana do Castelo

Trata-se de uma parceria entre a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, a GNR e a autarquia.

Os idosos que vivem sozinhos ou isolados recebem a vacina contra a Covid-19 acompanhados por um médico, um enfermeiro e elementos da GNR.

15h20 - África com mais 275 mortos e 10.923 infetados nas últimas 24 horas

África registou mais 275 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, para um total de 117.655 desde o início da pandemia, e 10.923 novos casos de infeção, segundo os dados oficiais mais recentes no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de infetados nos 55 estados-membros da organização é de 4.419.457 e o de recuperados da doença nas últimas 24 horas é de 7.575, para um total de 3.958.975 desde o início da pandemia.

15h06 - Ministra da Cultura confiante na reabertura das salas de espetáculos

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, mostrou-se hoje "confiante" com a reabertura dos equipamentos culturais e casas de espetáculos agendada para segunda-feira, após um período de confinamento devido à situação pandémica que dura desde janeiro.

"Sinto que é importante para os portugueses voltarem a uma sala de espetáculos para ouvir música, regressar ao escurinho do cimenta ou ir a um teatro. Estou confiante que, a partir de amanhã [segunda-feira], as pessoas podem regressar em seguranças a estes equipamentos culturais", vincou a ministra da Cultura.

Graça Fonseca, que falava à margem da abertura de uma exposição do escultor João Cutileiro, lembrou que as salas de espetáculos reabrem com as mesmas regras de segurança que já tinham sido adotadas antes para evitar a propagação da doença covid-19.

"Julgamos nós que estão reunidas as condições para que as pessoas se voltem a sentir seguras numa sala de espetáculos. Julgo que atores, produtores ou as salas de espetáculos demonstraram que a cultura é segura, algo muito evidente em 2020", frisou a governante.

A ministra lembrou também o esforço desenvolvido pelos agentes culturais, no último trimestre de 2020, quando foi necessário que todo o setor se adaptasse às novas circunstâncias ditadas pela propagação do novo coronavírus.

14h34 - Mais 441 casos de covid-19 e três óbitos em Portugal, nas últimas 24 horas

Portugal regista mais 441 casos de infeções pelo novo coronavírus e três vítimas mortais, nas últimas 24 horas. O relatório da Direção-Geral da Saúde, deste domingo, revela ainda que o número de casos ativos aumentou (mais 43 casos ativos desde ontem).

Há anda mais 74 contactos em vigilância e 395 recuperados.

Este domingo, indica o relatório, os internamentos de doentes covid-19 voltaram a aumentar: há mais 13 doentes internados em enfermarias e mais seis em unidades de cuidados intensivos.

A região Norte voltou a reportar mais novos casos (mais 193), seguida da região de Lisboa e Vale do Tejo, com mais 109). No Centro foram registados mais 46, no Algarve mais 38 e no Alentejo mais cinco. Na madeira foram identificados também mais 17 e nos Açores mais 33.

14h25 - Mundo regista 11.780 mortes e 755 mil novas infeções nas últimas 24 horas

A pandemia do novo coronavírus provocou a nível mundial 11.780 mortes e 755.701 novas infeções por SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, segundo o balanço de hoje da agência France-Presse (AFP). Estes números são ligeiramente mais baixos do que os valores diários anunciados pela AFP no sábado (referentes a sexta-feira), dia em que se registaram 12.767 mortes e 829.597 novos casos por covid-19 em todo o mundo.

Desde que o SARS-CoV-2 foi identificado na China, em dezembro de 2019, a covid-19 já matou pelo menos 3.011.975 pessoas em todo o mundo. Mais de 140.614.340 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados no mundo.

13h53 - Nova versão da vacina da AstraZeneca eficaz contra variante sul-africana pode estar pronta no final do ano

Uma versão modificada da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19, atualizada para combater a variante do coronavírus identificada pela primeira vez na África do Sul, pode estar pronta no final de 2021, anunciou um responsável da AstraZeneca na Áustria.

Sarah Walters, gestora nacional da AstraZeneca na Áustria, disse ao jornal Kurier que os estudos, até agora, indicando que a vacina AstraZeneca existente era menos eficaz contra a variante mais infecciosa idenfificada pela primeira vez na África do Sul, eram "pequenos demais para tirar conclusões finais".

"A AstraZeneca e a Universidade de Oxford iniciaram modificações na vacina para a variante sul-africana e esperamos que esteja pronta até o final do ano, caso seja necessário", disse Walters ao Kurier.

13h45 - Pandemia vitimou 12 mil pessoas por dia na última semana

A pandemia da Covid-19 está de novo numa fase de crescimento e são vários os países a impor mais restrições.
Em França, a partir do próximo fim de semana, há quarentena obrigatória para quem viaja de países de alto risco e com forte presença das novas variantes.

Na Alemanha, o SARS-CoV-2 já provocou 80 mil mortos, que estão a ser homenageados.

13h39 - 320 mil alunos do secundário regressam às escolas

Os professores asseguram que estão agora mais confiantes com a vacinação e a testagem alargada a todos os alunos.
Nesta nova fase de desconfinamento, reabrem também os restaurantes, com a urgência dos prejuízos acumulados há vários meses.

13h30 - Carregal do Sal, um dos concelhos que marcam passo no desconfinamento

Na segunda-feira, a maior parte do país entra na terceira fase de desconfinamento. São retomadas as aulas presenciais em todas as escolas, incluindo secundárias e do ensino superior. Há, todavia, quatro concelhos que voltam a confinar e seis que se mantêm na segunda fase.
Um destes últimos é Carregal do Sal: um concelho com 19 infetados entre os dez mil habitantes.

É o suficiente para o colocar acima da taxa de incidência de 120 casos por cada 100 mil.

13h21 - Açores com 33 novos casos, todos na ilha de São Miguel

Os Açores registaram nas últimas 24 horas 33 novos casos de covid-19, todos na ilha de São Miguel e resultantes de transmissão comunitária, na sequência de 2.147 análises laboratoriais, foi hoje divulgado.

Segundo o comunicado da Autoridade de Saúde Regional, dos 33 novos casos, 17 ocorreram no concelho da Ribeira Grande, dois em Ponta Delgada, nove em Vila Franca do Campo, quatro na Lagoa e um caso em Nordeste.

13h10 - Até às 12h00 de domingo foram vacinadas 31 mil pessoas

Até às 12h00 deste domingo, segundo dia da inoculação de docentes, não docentes e profissionais do sector social, haviam sido vacinadas 31 mil pessoas. Desde sábado foram vacinadas 151 mil.


12h57 - Escassez de camas hospitalares na Índia

A capital da Índia, Nova Déli, registou 25.500 novos casos de coronavírus, nas últimas 24 horas, com cerca de uma em cada três pessoas testadas apresentando resultados positivos, afirmou o ministro-chefe, pedindo ao governo federal que forneça mais camas hospitalares para enfrentar com a crise sanitária.

"A maior preocupação é que nas últimas 24 horas a taxa de positividade aumentou de 24 por cento para cerca de 30 por cento. Os casos estão a aumentar muito rapidamente. As camas hospitalares estão a ficar lotadas rapidamente", disse Arvind Kejriwal numa conferência de imprensa.

12h40 - GNR de Setúbal acaba com festa ilegal

O Comando Territorial da GNR de Setúbal pôs ontem fim a uma "festa ilegal que reunia 12 pessoas na localidade de Brejos de Azeitão".

"Na sequência de várias denúncias de ruído, os militares da Guarda deslocaram-se ao local e depararam-se com uma festa ilegal. No decorrer das diligências policiais, foi possível identificar 12 pessoas que tinham alugado uma habitação com a finalidade de convívio", lê-se num comunicado da GNR.

"Os indivíduos, que não pertenciam ao mesmo agregado familiar, foram identificados, resultando na elaboração de 12 autos de contraordenação por inobservância do dever geral de recolhimento domiciliário".

A Guarda Nacional Republicana reitera que "o cumprimento das medidas impostas pelo estado de emergência", no quadro do combate à pandemia, "é fundamental para conter a propagação do vírus".

12h32 - Alemanha homenageia vítimas da pandemia

A Alemanha presta este domingo homenagem às quase 80 mil pessoas que morreram vítimas da Covid-19 no país.

A chanceler Angela Merkel e o Presidente Frank-Walter Steinmeier estiveram juntos esta manhã numa cerimónia ecuménica realizada em Berlim.

12h26 - Testes na Universidade de Évora

A Universidade de Évora prepara-se para levar a cabo, a partir de segunda-feira, uma nova etapa de testagem da Covid-19 na academia, tendo por objetivo testar todos os alunos até ao início de maio.

A instituição explica em comunicado que, desde o final de março, já testou "praticamente 60 por cento dos funcionários docentes e não docentes e 80 por cento dos estudantes alojados em residências, sem que tenha sido registado qualquer caso positivo à Covid-19".

"Estamos a implementar esta estratégia de rastreio desde o final do mês de março e a adesão da comunidade académica tem sido muito positiva", com uma adesão de cerca de 70 por cento, adiantou a reitora Ana Costa Freitas, citada na mesma nota.

O objetivo "passa por testar toda a academia, pelo que a próxima etapa inicia-se já na segunda-feira", dia em que são retomadas as atividades presenciais.

12h08 - "Importação" é "o grande risco"

A primeira-ministra escocesa sustentou, na Sky News, que um eventual alívio das restrições às viagens internacionais poderia conduzir a um novo recrudescimento das infeções pelo SARS-CoV-2, para advertir que estas medidas deverão prolongar-se no tempo.

"O grande risco que enfrentamos, não apenas na Escócia mas em todo o Reino Unido, neste momento, é a importação de novas variantes do vírus. Temos de ser muito cuidadosos com isso, razão pela qual penso que uma das restrições com as quais teremos de conviver durante mais tempo é a restrição às viagens internacionais", disse Nicola Sturgeon.

11h35 - Mais 70 infeções em Timor-Leste

As autoridades sanitárias de Timor-Leste reportam mais 70 infeções pelo SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, elevando para 1306 o número de casos desde o início da pandemia.

De acordo com o Centro Integrado de Gestão de Crise, as novas infeções foram detetadas em Díli (65), Aileu (duas), Ainaro (uma), Covalima (uma) e Manatuto (uma).

Registaram-se ainda 21 recuperados e há um total de 641 casos ativos.

Timor-Leste soma totais acumulados de 1306 casos e dois mortos.

11h28 - "Pode voltar"

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirma que o Estado hebraico "está nesta altura a liderar no que toca a sair do coronavírus".

"Ainda não acabou. Pode voltar", ressalvou.

11h13 - Reforço de remessas para o Japão

A Pfizer e a BioNTech, cuja vacina contra a Covid-19 é a única até ao momento aprovada no Japão, chegaram a acordo com as autoridades nipónicas tendo em vista o envio de doses adicionais para aquele país asiático.

Falta, todavia, afinar alguns detalhes deste acordo, segundo o ministro japonês com o pelouro da vacinação, Taro Kono.

O governante mantém a expectativa de que seja possível inocular todas as pessoas com mais de 16 anos até ao fim de setembro.

10h36 - "Balanço muito positivo" da vacinação em Chaves

A reportagem da RTP esteve no centro de vacinação em Chaves onde, este fim de semana, estão a ser inoculados contra a Covid-19 professores e profissionais não docentes e de instituições de apoio social.
O médico Simão Pedro deu conta de algumas situações de ansiedade entre os vacinados. Mas o balanço do processo é "muito positivo", nas suas palavras.

10h30 - Índia teme colapso do sistema de saúde

A Índia regista este domingo um novo máximo diário de infeções e de mortes, com 261.500 novos casos e 1501 óbitos associados à Covid-19. Os Estados mais atingidos advertem para a pressão sobre o sistema de saúde.

O país está a atravessar uma segunda vaga e conta 14,7 milhões de infeções desde o início da pandemia.

A Índia é mesmo o segundo país mais afetado pelo vírus, em termos absolutos, atrás dos Estados Unidos da América (com 32 milhões). Pela primeira vez, ultrapassou esta semana a barreira dos 200 mil contágios diários.

O total acumulado de de óbitos em território indiano é de 177.150.

9h38 - Rússia acima dos 8630 casos diários

A Rússia reporta mais 8632 infeções em 24 horas, das quais 2252 em Moscovo. O total de casos reportados desde o início da pandemia em território russo é agora de 4.702.101.

Morreram mais 389 pessoas, para um total acumulado de 105.582.

9h20 - Vacinação segue a bom ritmo em Aveiro

A reportagem da RTP esteve a acompanhar o arranque do segundo dia da vacinação de docentes e não docentes no Centro de Feiras e Exposições de Aveiro.
Um dos professores convocados em Aveiro, prestes a ser vacinado, concordou com a ideia de que este é um dever cívico.

9h10 - Voltam os treinos da formação de desportos de médio risco

Os treinos dos escalões de formação das modalidades desportivas de médio risco voltarão a ser permitidos na segunda-feira, ao cabo de 13 meses de paragem global, no início da terceira fase do plano de desconfinamento.

Após o regresso da prática de desportos de baixo risco e da atividade física ao ar livre ou em ginásios e academias até quatro pessoas, a 5 de abril, o Conselho de Ministros decidiu prosseguir a estratégia de reabertura deste sector.

No lote de novidades estão as principais modalidades coletivas: do andebol, basquetebol, futebol, futsal, hóquei em patins e voleibol, cujas divisões profissionais prosseguiram durante o segundo confinamento geral, em vigor desde 15 de janeiro.

Corfebol, futebol de praia, hóquei e hóquei em linha, polo aquático, aquatlon, hóquei subaquático e râguebi subaquático também voltarão ao ativo, tal como o râguebi em cadeira de rodas, que completará o leque de desportos para pessoas com deficiência.

9h03 - Isolamento de dez dias à chegada a França

A França vai obrigar quem viajar do Brasil, Argentina, Chile e África do Sul a permanecer em confinamento durante dez dias.

Os voos de ligação com o Brasil vão mesmo ser suspensos a partir de terça-feira, para tentar travar os contágios.

8h33 - Israel deixa cair obrigatoriedade de máscara

A utilização de máscaras na via pública em Israel deixou de ser obrigatória e todas as escolas do país têm ordem para reabrir. É o reflexo da campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado hebraico.

Quase 54 por cento da população israelita já recebeu ambas as doses da vacina da Pfizer e da BioNTech.

8h21 - 189,81 milhões de vacinas administradas na China

As autoridades de saúde da China administraram, no sábado, perto de 2,44 milhões de doses da vacina contra a Covid-19. Com este número, o total de inoculações em território chinês ascende a 189,81 milhões.

7h59 - Alemanha com mais 19.185 infeções

O número de casos confirmados de infeção pelo SARS-CoV-2 na Alemanha aumentou, nas últimas 24 horas, em 19.185, para um total de 3.142.262 reportados desde o início da pandemia.

Morreram, no mesmo período, mais 67 pessoas, para um total acumulado de 79.914.

7h52 - Protestos contra restrições na Argentina

Milhares de argentinos saíram no sábado às ruas de Buenos Aires para exigirem a abertura de escolas, integrados numa vaga de protestos contra o endurecimento das medidas restritivas de resposta à pandemia.

O protesto teve início às 17h00 (21h00 de Lisboa) em pontos emblemáticos como a Praça de Maio, em frente à Casa Rosada, palácio do Governo argentino, e em frente à residência presidencial de Olivos, nas imediações da capital.

7h49 - Coimas no Bairro Alto

Sete estabelecimentos de restauração no Bairro Alto, em Lisboa, foram detetados na sexta-feira a violarem as regras do estado de emergência. Foram sancionados com coimas, adiantou a PSP em comunicado.

As coimas aplicadas variam entre os dois mil e os 20 mil euros, no caso de pessoa coletiva, e entre 200 e mil euros para particulares.

"Sete estabelecimentos de restauração violaram as medidas de prevenção de contágio da doença Covid-19, ao permitirem que clientes consumissem no interior do estabelecimento, ao não encerrarem o serviço de esplanada às 22h30, ao permitirem mais de quatro clientes por mesa no espaço de esplanada e ao não salvaguardarem o distanciamento social entre os clientes de diferentes mesas", referiu a PSP.

No decurso desta operação, que fiscalizou 22 estabelecimentos, foram levantados 19 autos de notícia por contraordenação, incluindo os sete espaços comerciais, por desrespeito das normas para evitar a propagação do SARS-CoV-2.

7h21 - Ponto de situação

Portugal fixou no sábado um máximo diário de vacinas administradas: 120 mil, segundo a task force responsável pelo plano de vacinação.

Destas 120 mil vacinas, cerca de 100 mil foram dadas a professores, pessoal não docente das escolas e trabalhadores das respostas sociais.

Portugal ultrapassou também a marca de 2,5 milhões de inoculações contra a Covid-19, incluindo primeiras e segundas doses.

O coordenador do plano de vacinação afirma que o que está a acontecer este fim de semana é um grande teste para o futuro.
O vice-almirante Gouveia de Melo explicou ainda a nova estratégia de distribuição das vacinas.
Vacinação de pessoal escolar
Mais de 187 mil profissionais do ensino foram chamados para serem vacinados este fim de semana.No primeiro dia notava-se alguma apreensão, mas acima de tudo sentido de responsabilidade e confiança no processo.
Cerca de 300 mil alunos do ensino secundário regressam na segunda-feira às escolas e, pela primeira vez, vão ser abrangidos pelos testes em massa à Covid-19.

Moratórias
O volume das moratórias das empresas acerca-se de 30 mil milhões de euros e entre 25 a 30 por cento deste valor pode entrar em incumprimento, adverte o presidente da Confederação Empresarial de Portugal, em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios.

"Dos 46 mil milhões de euros do volume total que estão em moratórias (incluindo os particulares), 24 mil milhões são em empresas e com tendência crescente e já mais perto dos 30 mil milhões", afirma António Saraiva.
O presidente da CIP sustenta que a banca, em articulação com o Governo, deve "ajudar àquelas empresas que manifestamente não vão conseguir honrar este compromisso até 23 de setembro".

"Isso passa por dar, empresa a empresa, um quadro de solução que alivie o problema", através de soluções como, por exemplo, empréstimos de longo prazo.

Por sua vez, o presidente do BPI defende que se encontrem já soluções para as moratórias que terminam em setembro.
Para João Pedro Oliveira e Costa, essas soluções podem passar pelo alargamento de prazos ou por reestruturações.
Atrasos nos apoios
As empresas continuam a queixar-se dos atrasos dos apoios do Governo e dizem que as ajudas são desajustadas à realidade, porque não têm em consideração os três meses de encerramento após um ano com quebras de faturação.
Muitos empresários desistiram de investir em novos produtos ou em novas coleções.
O quadro em Portugal
Portugal registou ontem 649 novos casos de infeção e mais cinco vitimas mortais. No sábado, havia mais 667 casos recuperados e 698 contactos em vigilância.

O número de doentes em enfermarias recuou em 14, mas foram registados mais dois internamentos em unidades de cuidados intensivos.

A região Norte foi a que registou maior número de novos casos, com mais 258 infeções. Lisboa e Vale do Tejo tinha mais 198, a região Centro mais 52, o Algarve mais 47 e o Alentejo mais 43.

Nos Açores foram também identificados mais 33 casos e na Madeira mais 18.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 3.000.955 mortes, resultantes de mais de 139,8 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

O número de vítimas mortais de Covid-19 em todo o mundo ultrapassou os três milhões. É o equivalente à população da Grande Lisboa. A pandemia bate recordes diários de novos contágios e de mortes no Brasil - hospitais e clínicas trabalham no limite.
Os números são demolidores: no Brasil, mais de 1200 médicos, enfermeiras e pessoal de apoio morreram de Covid-19 desde o início da pandemia.

Depois dos Estados Unidos, o Brasil é o segundo país do mundo com maior número de mortes, mas aquele onde a tendência de crescimento é mais acentuada.