Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Andrej Cukic - EPA

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h24 - Brasil ultrapassa 15 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus

O Brasil ultrapassou hoje os 15 milhões de casos (15.003.563) de infeção pelo novo coronavírus, após ter contabilizado 73.380 diagnósticos positivos nas últimas 24 horas, informou o Ministério da Saúde.

O país sul-americano, com 212 milhões de habitantes e um dos mais afetados em todo o mundo pela pandemia, demorou pouco mais de 14 meses para chegar a 15 milhões de infeções.

Depois dos Estados Unidos e da Índia, o Brasil é o segundo país no mundo com mais casos positivos de covid-19 em números absolutos.

Em relação ao número de mortes, a nação sul-americana aproxima-se das 417 mil vítimas mortais (416.949), após ter somado 2.550 óbitos entre quarta-feira e hoje, segundo o último boletim epidemiológico difundido pela tutela da Saúde.

São Paulo, foco da pandemia no país, é o Estado que concentra maior número de infeções (2.969.680), sendo seguido por Minas Gerais (1.396.534), Rio Grande do Sul (995.734) e Paraná (970.957).

22h19 - Promotores de manifesto dizem que alteração de restrições nos Açores é "vitória parcial"

Os promotores do "Manifesto Açoriano Pelos Direitos Fundamentais", que conta com mais de 400 assinaturas, consideraram hoje que as alterações anunciadas pelo Governo Regional no controlo da pandemia de covid-19 são uma "vitória parcial" do movimento.

Em comunicado, os subscritores salientam que o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, "anunciou diversas alterações, quer aos critérios de alto risco, como às medidas a aplicar", o que consideram ser "uma vitória parcial, tendo em conta os objetivos" do movimento.

"No entanto, e essa reivindicação ficou expressa pelos vários intervenientes do protesto, faltará assegurar que a Autoridade de Saúde não voltará a aplicar medidas restritivas a toda a ilha abandonando-se de vez a lógica de culpabilização e penalização da sociedade micaelense", ressalvam.

Hoje, cerca de 100 pessoas de vários ramos da atividade económica da ilha de São Miguel concentraram-se junto ao Palácio da Conceição, onde decorria uma conferência de imprensa do secretário regional da Saúde sobre o ponto de situação da pandemia de covid-19 nos Açores.

Na nota, os promotores do manifesto dizem não ter sido responsáveis pela manifestação que aconteceu em Ponta Delgada, salientando que se tratou de um "protesto espontâneo, que reúne representantes de vários setores", mas associam-se à iniciativa.

21h35 - Sindicato critica acusações aos funcionários da Câmara de Ponta Delgada

O Sindicato Nacional do Trabalhadores da Administração Local (STAL) criticou o Governo dos Açores por ter "atirado" a "culpa do desnorte" do processo de vacinação contra a covid-19 "para cima dos trabalhadores" da Câmara de Ponta Delgada.

"O STAL classifica as declarações do secretário (da Saúde), sobre o processo de vacinação em São Miguel, como deploráveis e demonstrativas do desprezo que nutre pelos trabalhadores, uma vez que não se coibiu de, sem provas, acusar os trabalhadores da Câmara de Ponta Delgada", lê-se numa nota de imprensa.

Hoje, o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, disse terem aparecido no posto de vacinação das Portas do Mar várias "pessoas que tinham sido contactadas" indevidamente para serem vacinadas.

O contacto terá sido feito através de um "número da Câmara Municipal de Ponta Delgada", mas o secretário regional garantiu que "não foi, obviamente, a senhora presidente da Câmara, nem ninguém a mando dela, que determinou a vacinação, foi alguém que utilizou um número oficial da Câmara Municipal para criar o caos, para criar confusão".

Na nota, o STAL refere ter recebido as declarações do governante "com grande perplexidade", criticando Clélio Meneses por atirar "a culpa do desnorte do Governo no processo de vacinação para cima dos trabalhadores" da autarquia.

"O STAL apela, a bem da verdade, à senhora presidente da Câmara de Ponta Delgada que, perante tais declarações, proceda de imediato ao levantamento de um inquérito interno para apurar os factos", acrescenta o sindicato afeto à CGTP.

A Câmara Municipal de Ponta Delgada também negou hoje responsabilidades na falsa convocação de pessoas para a vacinação contra a covid-19, afirmando que um utente foi contactado pelo município, "mas esse contacto nada teve a ver com a vacinação".

"Após investigação sobre o assunto, verificou-se que esse utente foi contactado pelo número da Câmara Municipal de Ponta Delgada, mas esse contacto nada teve a ver com a vacinação, tendo-se determinado a origem e o motivo da referida chamada", lê-se num comunicado hoje divulgado, em reação às declarações do secretário da Saúde.

Por estes motivos, "o município de Ponta Delgada não se revê na imputação que lhe foi feita nas declarações do senhor secretário regional, compreendendo que as mesmas resultam de deficiente informação, que gerou este mal-entendido, agora esclarecido", acrescenta a autarquia liderada pela social-democrata Maria José Duarte.

20h59 - Torres Vedras. Surto de Covid-19 entre imigrantes

Em Torres Vedras, há um outro surto ativo de Covid-19 entre os imigrantes que trabalham na agricultura. Cerca de 26 já foram isolados num centro diocesano porque as condições em que viviam não eram seguras. Alguns vivem dentro de contentores.
20h55 - França estabelece recorde com vacinação de 600 mil pessoas

O ministro da Saúde francês, Olivier Véran, anunciou terem sido vacinadas 600 mil pessoas hoje, um recorde em território gaulês.

"Ultrapassámos mais uma etapa hoje, com mais de 600 mil vacinas realizadas em 24 horas. Novamente, obrigado a todos aqueles que protegem diariamente os nossos cidadãos. Vamos continuar", escreveu hoje Véran na rede social Twitter.

Ao mesmo tempo que os números da vacinação aumentam, com agora quase 17,5 milhões de franceses vacinados com a primeira dose, os números da pandemia estão a diminuir.

20h43 - Suspensão de patentes. União Europeia dividida sobre proposta dos EUA
20h42 - Vacinas. Moderna bate-se nos EUA por reconhecimento idêntico ao da Pfizer
20h41 - Escravatura em Odemira causa acesa polémica no parlamento
20h37 - Cabo Verde registou mais 367 novos infetados pelo novo coronavírus e um óbito em São Vicente nas últimas 24 horas, chegando às 230 mortes associados à doença, divulgou hoje o Ministério da Saúde. Com os novos dados, o país elevou para 25.526 casos positivos acumulados desde o início da pandemia e contabiliza 3.176 casos ativos.

20h25 - Odemira continua a ser o maior foco da epidemia em Portugal
20h21 - Fogo cruzado de críticas sobre o realojamento dos imigrantes de Odemira
20h19 - Odemira. Governo disposto a pagar o alojamento dos imigrantes
20h16 - Mantêm-se cercas sanitárias nas duas freguesias de Odemira
20h15 - Imigrantes de Odemira foram instalados no complexo Zmar
19h55 - Angola registou um número recorde de 392 casos de infeção pelo novo coronavírus, bem como quatro mortes e 11 recuperados, nas últimas 24 horas, elevando para 27.921 casos e 622 óbitos, anunciaram as autoridades sanitárias angolanas.

19h48 - Câmara de Ponta Delgada nega responsabilidades em falsa convocação para vacinas

A Câmara Municipal de Ponta Delgada negou responsabilidades na falsa convocação de pessoas para a vacina contra a covid-19, afirmando que um utente foi contactado pelo município, "mas esse contacto nada teve a ver com a vacinação".

"Após investigação sobre o assunto, verificou-se que esse utente foi contactado pelo número da Câmara Municipal de Ponta Delgada, mas esse contacto nada teve a ver com a vacinação, tendo-se determinado a origem e o motivo da referida chamada", lê-se num comunicado hoje divulgado.

A Câmara de Ponta Delgada reagia assim às declarações de hoje do secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, segundo o qual apareceram no posto de vacinação das Portas do Mar várias "pessoas que tinham sido contactadas" indevidamente para serem vacinadas.

Estes últimos contactos foram feitos através de um "número da Câmara Municipal de Ponta Delgada", mas o secretário regional garantiu que "não foi, obviamente, a senhora presidente da Câmara, nem ninguém a mando dela, que determinou a vacinação, foi alguém que utilizou um número oficial da Câmara Municipal para criar o caos, para criar confusão".

Face a estas declarações, a Câmara adianta que a sua presidente, Maria José Duarte, foi informada, na segunda-feira, dia 03 de maio, de que "quatro pessoas se terão dirigido às Portas do Mar para serem vacinadas, alegando terem sido contactadas por telefone para o fazerem".

"Das quatro pessoas, a Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel apenas conseguiu identificar o número de contacto de um dos utentes", tendo-se depois verificado que "esse contacto nada teve a ver com a vacinação", informa a autarquia.

"A presidente da Câmara Municipal contactou o presidente da Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel e o diretor regional da Saúde, dando-lhes conta desse mal-entendido, de forma a que não se espalhasse o caos, confusão ou problemas ao processo de vacinação", lê-se no comunicado.

A autarca disponibilizou-se ainda "para verificar qualquer contacto para os três outros utentes, logo que os respetivos contactos fossem identificados, o que, até ao momento, não aconteceu", diz o município.

Por estes motivos, "o município de Ponta Delgada não se revê na imputação que lhe foi feita nas declarações do senhor secretário regional, compreendendo que as mesmas resultam de deficiente informação, que gerou este mal-entendido, agora esclarecido", acrescenta.

19h26 - Alemanha vai vacinar todos os adolescentes maiores de 12 anos até final de agosto

A Alemanha pretende vacinar contra a covid-19 todos os adolescentes maiores de 12 anos até ao fim de agosto, embora dependa da "luz verde" da Agência Europeia do Medicamento (EMA) para essa faixa etária, disse hoje fonte governamental.

Segundo o ministro da Saúde alemão, Jens Sphan, o Governo e as administrações sanitárias regionais acordaram que, até ao final de agosto, poderão ser vacinados os jovens e adolescentes entre os 12 e os 18 anos, medida que conta com a autorização da EMA para a vacina da Pfizer/BioNTech pela EMA para as crianças entre os 12 e 15 anos já a partir de junho.

19h23 - A Itália registou 11.807 novas infeções de covid-19 e 258 mortes nas últimas 24 horas, segundo o Ministério da Saúde, enquanto o país vai permitir a vacinação para maiores de 50 anos a partir de 10 de maio. O número total de mortos subiu para 122.263, de um total de 4.082.198 italianos infetados desde o início da pandemia.

19h21 - China acusa Presidente do Brasil de "politizar" novo coronavírus

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China rejeitou hoje as insinuações levantadas pelo Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, sobre a origem do novo coronavírus que provoca a covid-19.

Numa conferência de imprensa, o porta-voz do ministério, Wang Wenbin, garantiu que a China se opõe "firmemente a qualquer tentativa politizar e criar estigmas" em torno do SARS-CoV-2.

Numa cerimónia pública na quarta-feira, em Brasília, Jair Bolsonaro tinha questionado a origem do coronavírus SARS-CoV-2.

"É um vírus novo. Não se sabe se nasceu em laboratório ou se foi de um homem que comeu um animal. Sabemos que há guerras bacteriológicas", declarou o Presidente brasileiro.

A única guerra que está a ser travada, respondeu hoje Wang Wenbin, é contra o novo coronavírus, que "é um inimigo comum da humanidade".

O diplomata chinês apelou a todos os países do mundo que "unam esforços (...) para uma vitória rápida e completa sob a pandemia".

Jair Bolsonaro tinha ainda destacado, numa alusão direta à China, que se deve recordar "qual é o país cujo PIB (Produto Interno Bruto) mais cresceu com a pandemia".

A economia da China cresceu 18,3 por cento, no primeiro trimestre deste ano, em relação ao período homólogo de 2020, quando a atividade económica no país asiático paralisou, devido às medidas de prevenção contra a covid-19.

A China obteve um crescimento anual de 2,3 por cento no ano passado, tornando-se a única grande economia a crescer em 2020. Só Taiwan teve um desempenho económico melhor, com o PIB a crescer 3,1 por cento.

Poucas horas depois dos comentários iniciais, Jair Bolsonaro sublinhou que não tinha dito "a palavra China". "Agora, vocês da imprensa não falam onde nasceu o vírus. Falem. Ou estão temendo alguma coisa", disse o Presidente brasileiro aos jornalistas.

Já hoje, o presidente do centro brasileiro de investigação médica Instituto Butantan, Dimas Covas, reiterou que o SARS-CoV-2 não foi produzido na China e não faz parte de uma guerra biológica.

"A Organização Mundial da Saúde fez uma auditoria em Wuhan e deixou claras as condições de surgimento deste vírus. (...) A China fez o que o Brasil não fez, conseguiu controlar a epidemia", acrescentou Dimas Covas.

Segundo um comunicado, o investigador falava durante a entrega de um milhão de doses da vacina contra a covid-19 CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e a mais utilizada no Brasil.

Dimas Covas admitiu atrasos na entrega de um lote de seis mil litros de ingrediente farmacêutico ativo, vindo da China, que permitiria produzir entre seis e oito milhões de doses da CoronaVac.

O lote terá afinal apenas dois mil litros e deverá chegar ao Brasil apenas a 13 de Maio.

19h18 - "Recuo na abertura terá consequências" em Cabeceiras de Basto - autarca

O presidente da câmara de Cabeceiras de Basto, distrito de Braga, reconheceu hoje que "o recuo" no plano de desconfinamento vai ter "inevitavelmente consequências económicas", afirmando ter "confiança" que a próxima avaliação da situação pandémica "seja mais favorável".

Em declarações à Lusa, Francisco Alves apontou a restauração como "o setor que será mais afetado", uma vez que, devido à incidência de covid-19, os cafés e restaurantes voltam a ter que fechar às 13:00 ao fim de semana e a diminuir o número de clientes por mesa, para além de que "será avaliada a suspensão da feira semanal" até à próxima análise governamental à pandemia, no dia 20.

Esta tarde, na habitual conferencia de imprensa após o Conselho de Ministros, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, anunciou que Cabeceiras de Basto vai recuar à terceira fase do processp de desconfinamento devido à incidência da covid-19, que naquele concelho do distrito de Braga atingiu os 240 casos de infeção pelo novo coronavírus por 100 mil habitantes.

"Em bom rigor, não temos muitos casos ativos, temos à volta de 50 pessoas infetadas. São poucos, mas como Cabeceiras de Basto tem pouca população, seguindo a regra estabelecida é o suficiente para nos fazer recuar no desconfinamento", afirmou o autarca.

Aquele recuo, disse, "vai ter inevitavelmente impactos e consequências, nomeadamente na restauração".

"Apesar dos impactos, estou confiante que vamos saber lidar com esta situação e que daqui a 15 dias, na nova avaliação, já seja possível avançar e desconfinar em segurança", referiu.

Segundo adiantou Francisco Alves, "sexta-feira vamos avaliar que medidas se podem tomar para garantir que o numero de infetados não aumente, estando em cima da mesa, por exemplo, suspender a feira semanal (que se realiza à segunda-feira) pelos próximos 15 dias".

O autarca explicou que "muito desta situação deve-se ao arranque das aulas presenciais e à testagem em massa que foi feita".

"A câmara investiu cerca de 25 mil euros em testes e está a testar quinzenalmente todos os alunos do 1º, 2º e 3º ciclos, os alunos do secundário são testados pelo ministério de Educação. Nestes testes, num universo de 2000 alunos foram detetados 30 casos positivos", explanou.

19h07 - A Madeira registou hoje 13 novos casos de covid-19, todos de transmissão local, 16 recuperações e 119 situações suspeitas, indicou a Direção Regional de Saúde, referido que o total de infeções ativas é de 273, com 14 doentes hospitalizados. A região autónoma passa a contabilizar 9.068 casos de infeção por SARS-CoV-2 desde março de 2020, já com 8.724 recuperados, e regista também 71 óbitos associados à doença.

18h45 - Pfizer e BioNTech contra levantamento de patentes

As empresas farmacêuticas norte-americana Pfizer e alemã BioNTech - que produzem, em consórcio, uma vacina contra a covid-19 - mostram-se contrárias ao plano dos Estados Unidos de levantamento das patentes.

Na quarta-feira, o Governo dos EUA propôs o levantamento das patentes das vacinas contra a covid-19 e iniciou negociações com a Organização Mundial do Comércio (OMC) para analisar essa possibilidade, com o apoio de vários países e organizações, incluindo a União Europeia (UE), mas com reservas por parte da Alemanha.

O presidente executivo da Pfizer, Albert Bourla, disse hoje que era contra a proposta norte-americana, alegando que a abertura de locais de produção das vacinas produzidas em parceria com a BioNTech em outros lugares que não os existentes nos Estados Unidos e na UE iria complicar a produção e comprometer as metas de quantidade de doses produzidas.

"Precisamos de concentrar os nossos esforços (nas fábricas já existentes), utilizando a capacidade de produzir milhares de milhões de doses e garantindo que as operações não são interrompidas por anúncios motivados politicamente", disse Bourla.

O responsável da Pfizer lembrou que uma vacina baseada em novas tecnologias, como a vacina contra a covid-19, requer um processo "muito longo" e uma "experiência técnica apurada", acrescentando que são muito poucas as fábricas que têm estas competências instaladas.

18h31 - Câmara de Lisboa aprova empréstimo até 20 milhões de euros

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou hoje uma proposta para a contratação de um empréstimo de médio e longo prazo, até 20 milhões de euros, para fazer face a despesas correntes emergentes do combate à pandemia de covid-19.

O documento, subscrito pelo vice-presidente do município, João Paulo Saraiva (Cidadãos por Lisboa, eleito na lista do PS), apreciado em reunião privada do executivo, teve os votos a favor de PS e BE (que têm um acordo de governação do concelho com os socialistas) e a abstenção de CDS-PP, PSD e PCP, indicou à Lusa fonte oficial da autarquia.

Segundo a proposta, à qual a agência Lusa teve acesso, a autarquia lisboeta pretende, no âmbito do "regime excecional instituído pela Lei n.º 6/2020, de 10 abril", contratar um empréstimo, "em modalidade de abertura de crédito, até ao montante de 20 milhões de euros, para financiar despesas de natureza corrente que virão a ser necessárias assumir, emergentes das ações a realizar no âmbito do combate à pandemia da doença covid-19".

A Câmara destaca no texto que, da consulta feita a três entidades bancárias, a mais favorável para o município foi a apresentada pelo banco BPI.

O empréstimo a contratar visa financiar despesas de "aquisição de bens e serviços, designadamente testagem, vacinação, equipamentos individuais de proteção, desinfetantes e serviços de idêntica especificidade e finalidade", assim como "transferências correntes no quadro dos apoios municipais destinados ao combate dos efeitos da pandemia".

18h31 - Próxima semana com as mesmas regras

O Governo revelou hoje que na próxima semana, tendo em conta a atual incidência da covid-19, não deverá haver reunião com especialistas no Infarmed, estando previsto que se mantenham as regras atuais, com eventuais acertos.

"Na próxima semana, mesmo que possam existir alguns acertos em regras que definimos, não existe nenhuma mudança significativa na forma como a sociedade se está a organizar neste momento. À partida, e a menos que haja alguma alteração significativa nos níveis de incidência, não se realizará a reunião do Infarmed", respondeu aos jornalistas a ministra Mariana Vieira da Silva após a reunião do Conselho de Ministros.

18h28 - Governo aprova regras de acesso e ocupação das praias

O Governo aprovou hoje as regras de acesso e ocupação das praias durante a época balnear, com alterações em relação ao ano passado ao nível da atividade desportiva no areal e da utilização de equipamentos de lazer.

Em conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros, a ministra da Presidência revelou que se mantêm "em larga medida" as regras aplicadas na época balnear de 2020 devido à pandemia da covid-19, com exceção das "relativas à atividade desportiva no areal ou à utilização de alguns equipamentos de lazer nas praias".

"As restantes medidas, como a necessidade de uso de máscara no acesso aos cafés ou restaurantes e às casas de banho, e a não necessidade de uso de máscara no areal mantêm-se", afirmou Mariana Vieira da Silva, sem especificar as alterações a introduzir este ano.

Na semana passada, também em conferência de imprensa após a reunião semanal do executivo, o primeiro-ministro, António Costa, tinha revelado que o Governo iria manter este ano as mesmas regras para o acesso às praias que estabeleceu no ano passado devido à pandemia.

"Os utentes das praias e as entidades concessionárias devem cumprir as normas e orientações emitidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), assegurar o distanciamento físico de segurança, a etiqueta respiratória e a limpeza e higienização dos espaços, proceder à higienização frequente das mãos, utilizar máscara, quando tal se revele necessário e adequado", lê-se no comunicado hoje divulgado, no ponto relativo à aprovação do decreto-lei que "estabelece o regime aplicável ao acesso, à ocupação e à utilização das praias".

No ano passado foi determinado que os utentes das praias deviam assegurar um distanciamento físico de 1,5 metros entre diferentes grupos e afastamento de três metros entre chapéus de sol, toldos ou colmos.

A utilização do areal das praias estava interdita a "atividades desportivas com duas ou mais pessoas, exceto atividades náuticas, aulas de surf e desportos similares".

Nos toldos, colmos e barracas de praia, "em regra, cada pessoa ou grupo só podia alugar de manhã [até 13h30] ou tarde [a partir das 14h00]", com o máximo de cinco utentes.

Foi também instalada uma "sinalética tipo semáforo", em que a cor verde indicava ocupação baixa (1/3), amarelo ocupação elevada (2/3) e vermelho ocupação plena (3/3).

A informação sobre o estado de ocupação das praias era atualizada de forma contínua e em tempo real na aplicação `Info praia` e no sítio na internet da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

18h14 - A Espanha registou 7.960 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 3.559.222 o total de infetados até agora, continuando o índice de contágios a descer, segundo o Ministério da Saúde.

18h10 - África registou mais 453 mortes associadas à covid-19 face a quarta-feira, para um total de 123.360 desde o início da pandemia, assim como 13.721 novos casos de infeção, segundo os dados oficiais mais recentes no continente.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de infetados nos 55 Estados-membros da organização é de 4.599.868 e o de recuperados da doença nas últimas 24 horas é de 13.641, subindo para 4.147.769 desde o início da pandemia.

A África Austral continua a ser região mais afetada, registando 1.976.638 infetados e 62.355 mortos associados ao contágio com a doença. Nesta região, a África do Sul, o país mais atingido pela covid-19 no continente, regista 1.588.221 casos e 54.557 mortes.

O Norte de África é a segunda zona mais atingida, com 1.382.875 infetados e 40.675 vítimas mortais.

A África Oriental contabiliza 613.554 infeções e 11.608 mortos, enquanto na África Ocidental o número de infeções é de 461.954 e o de mortes é de 6.105. Na África Central, há 164.847 casos de infeção e 2.617 óbitos registados.

O Egito, que é o segundo país africano com mais vítimas mortais, a seguir à África do Sul, regista 13.655 mortes e 232.905 infetados, seguindo-se a Tunísia, com 11.122 mortes e 315.600 casos de infeção. Marrocos contabiliza 512.656 casos de infeção e 9.043 mortes associadas à covid-19.

Entre os países mais afetados estão também a Etiópia, com 3.795 vítimas mortais e 260.139 infeções, a Argélia, com 3.299 mortos e 123.272 infetados e a Líbia, 3.059 mortes entre 179.193 infeções.

Em relação aos países de língua oficial portuguesa, Moçambique regista 819 mortes e 70.108 casos, seguindo-se Angola (618 óbitos e 27.529 casos de infeção), Cabo Verde (229 mortos e 25.159 casos), Guiné Equatorial (112 óbitos e 7.694 casos), Guiné-Bissau (67 mortos e 3.738 casos) e São Tomé e Príncipe (35 mortos e 2.314 casos).

O primeiro caso de covid-19 em África surgiu no Egito, em 14 de fevereiro de 2020, e a Nigéria foi o primeiro país da África subsaariana a registar casos de infeção, em 28 de fevereiro.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.244.598 mortos no mundo, resultantes de mais de 155,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

18h05 - Os Açores vão ter um coordenador para o processo de vacinação na região, adiantou hoje o secretário regional da Saúde, Clélio Meneses, explicando que a decisão se deve à intensificação do processo.

"Já foi identificada uma pessoa externa, com experiência internacional ao nível da logística na saúde, que vai ficar responsável pelo processo de logística na vacinação", afirmou o secretário regional da Saúde.

O Governo Regional dos Açores já tinha criado uma Comissão Especial de Acompanhamento e Combate à Pandemia de Covid-19 e decidiu agora ter uma outra pessoa para coordenar o processo de vacinação na região.

Essa decisão "acontece agora, porque agora é que chegam em massa vacinas aos Açores", explicou o governante, que falava durante a conferência de imprensa semanal sobre a pandemia nos Açores, que decorreu hoje em Ponta Delgada.

Clélio Meneses fez ainda saber que, "até ao final de junho, é expectável que cheguem aos Açores cerca de 130 mil doses de vacinas" contra a covid-19.

17h55 - Galiza põe fim a confinamento e levanta recolher obrigatório no domingo

O presidente da Junta da Galiza, Alberto Núñez Feijóo, anunciou o fim do confinamento e do recolher obrigatório naquela região autónoma a partir de domingo, data a partir da qual termina estado de emergência espanhol.

O anúncio do governante espanhol foi feito em conferência de imprensa no final de uma reunião do comité clínico que faz o acompanhamento da situação epidemiológica da covid-19 na região, depois de, na segunda-feira, o vice-presidente daquele organismo ter alertado que, apesar da reabertura das fronteiras terrestes em Portugal, aquela região autónoma espanhola permanece em confinamento, pelo que as deslocações tinham "de ser justificadas".

"A partir do dia 9, qualquer pessoa de qualquer lugar pode vir à Galiza, sendo de Portugal ou de qualquer outra comunidade", afirmou Alberto Núñez Feijóo.

No encontro com os jornalistas, o governante esclareceu que "os municípios que se encontrem em risco máximo de transmissão da doença causada pelo SARS-CoV-2 permanecem-se em confinamento municipal e com recolher obrigatório a partir das 23h00".

17h53 - Moçambique registou mais um óbito devido ao novo coronavírus e 56 casos de infeção nas últimas 24 horas. O total acumulado de mortes em Moçambique sobe, assim, para 819 e o de casos para 70.108, dos quais 96% foram considerados recuperados da doença.

17h49 - Atraso na entrega de vacinas da Índia arrisca nova vaga em África

A diretora regional para África da Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje que os atrasos na entrega de vacinas por parte da Índia pode levar ao surgimento de mais estirpes, conduzindo a uma nova vaga de infeções.

"O atraso na entrega da vacina do Instituto Serum da Índia contra a covid-19 aos países africanos, bem como a lenta implementação do processo de vacinação e o aparecimento de novas variantes, significam que o risco de uma nova onda de infeções em África permanece elevado", disse Matshidiso Moeti, citada hoje num comunicado da OMS.

Para a OMS, os atrasos na disponibilização das vacinas, já de si escassas para as necessidades, estão a obrigar os países africanos a ficarem ainda mais atrasados no processo de vacinação, tendo administrado apenas 1% do total mundial, um valor que compara com os 2% de há algumas semanas.

No comunicado, a OMS África diz que o continente recebeu 37 milhões de doses da vacina, tendo administrado menos de metade (19 milhões), e acrescenta que as primeiras entregas a 41 países através da iniciativa Covax foram preparadas desde o início de março, mas nove países administraram menos de 25% das doses que receberam e 15 países deram menos de metade das vacinas que tinha, ao passo que apenas oito administraram todas as vacinas que receberam deste mecanismo.

"Se exigimos equidade nas vacinas, África deve também arregaçar as mangas e aproveitar ao máximo o que temos, porque precisamos de utilizar cada dose para vacinar as pessoas", avisou Matshidiso Moeti, acrescentando: "Esta é uma corrida contra o tempo e contra o vírus. Dado o fornecimento limitado de vacinas, recomendamos que os países deem prioridade à primeira dose ao maior número possível de pessoas em alto risco, e o mais rapidamente possível".

Para a OMS, é preferível dar apenas a primeira dose a mais pessoas do que dar as duas doses a um número menor de pessoas, mas o ideal seria que as patentes sobre as vacinas fossem temporariamente suspensas, para permitir uma generalização do fabrico.

"Esta suspensão da patente poderia mudar o jogo para África, libertando milhões de doses adicionais e salvando inúmeras vidas. Aplaudimos a liderança que estes países têm demonstrado e exortamos outros a apoiá-los na Organização Mundial do Comércio (OMC), incluindo para produtos terapêuticos que salvam vidas", acrescentou a responsável, referindo-se aos esforços que a África do Sul, os Estados Unidos e a Índia estão a liderar para conseguir que a OMC suspenda temporariamente o exclusivo da produção das vacinas.

17h47 - Cabeceiras de Basto recua e outros quatro concelhos não avançam no desconfinamento

O concelho de Cabeceiras de Basto vai recuar nas medidas de desconfinamento devido à incidência da covid-19, enquanto os municípios de Carregal do Sal, Odemira, Paredes e Resende continuam sem avançar para a fase seguinte, anunciou hoje o Governo.

Na habitual conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, destacou também que outros quatro concelhos que na semana passada estavam em momentos diferentes do processo de desconfinamento anteriores àquele em que Portugal Continental em geral se encontra, "atingem agora o nível de desconfinamento do país".

São estes os concelhos de Miranda do Douro, Aljezur, Portimão e Valongo, cuja evolução na última semana justificou a estratégia do Governo de agir localmente, disse.

A ministra afirmou ainda que esta semana estão em situação de alerta 23 concelhos, 17 dos quais já estavam em alerta na passada semana.

Seis concelhos entraram para esta lista da situação de alerta e nove concelhos saíram desta situação em relação à semana passada.

A generalidade do país continua a seguir as regras do desconfinamento iniciadas em 1 de maio.

17h45 - Governo decide manter cerca sanitária em duas freguesias de Odemira

A cerca sanitária aplicada nas freguesias de São Teotónio e Longueira-Almograve, em Odemira, devido à incidência de covid-19, vai manter-se, mas com "condições específicas de acesso ao trabalho" a partir de segunda-feira, anunciou hoje o Governo.

Numa conferência de imprensa após uma reunião do Conselho de Ministros, em Lisboa, a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, referiu que as duas freguesias permanecem na primeira fase do atual processo de desconfinamento no continente português, relativa a 15 de março.

"O Governo decidiu manter a cerca sanitária, considerando, no entanto, e ao contrário do que acontecia até aqui, a possibilidade de haver condições específicas de acesso ao trabalho, definidas pela senhora ministra da Saúde e pelo senhor ministro da Administração Interna, e para casos excecionais e de urgência que necessitem de entrar naquele concelho", afirmou.

Sem especificar as condições em causa, a ministra referiu que se aplicam a partir de segunda-feira, depois de o concelho de Odemira, no distrito de Beja, ter baixado o nível de incidência de covid-19.

"A verdade é que o concelho de Odemira, que já ultrapassou incidências de 1.000 [casos] por 100.000 habitantes, tem hoje pouco mais de 240 por 100.000 habitantes", indicou.

O fim da cerca sanitária, definida na semana passada, foi reivindicado já pelo município, que na quarta-feira formalizou esse pedido ao primeiro-ministro, António Costa.

17h19 - Conselho de Ministros. Nove concelhos são mantidos em alerta

A maioria do país está agora com as regras de 1 de Maio. De acordo com as declarações da ministra Mariana Vieira da Silva, após o Conselho de Ministros desta quinta-feira, apenas os concelhos de Odemira, Carregal do sal, Resende, Paredes e Cabeceiras não se encontram neste enquadramento. É mantida ainda a situação de cerca sanitária em São Teotónio e Longueira/Almograve.
17h05 - Odemira reduz para metade os casos ativos de covid-19

Odemira reduziu para metade os casos ativos de covid-19, na sequência das cercas sanitárias. O anúncio foi feito pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, esta tarde no parlamento.
16h25 - Autarca de Odemira apela ao Governo para levantar cerca sanitária

O presidente da Câmara de Odemira anunciou ter pedido ao primeiro-ministro, na quarta-feira, o levantamento da cerca sanitária aplicada em duas freguesias do concelho, por se verificar um decréscimo acentuado de casos ativos de covid-19.

"Ontem a Câmara consensualizou que fosse remetido ao senhor primeiro-ministro uma proposta a pedir que ponderem o eventual levantamento da cerca sanitárias e a explicar o contexto em que estamos", indicou José Alberto Guerreiro em conferência de imprensa nos Paços do Concelho de Odemira.

Segundo o autarca, o documento enviado na quarta-feira ao Governo está alicerçado em três aspetos fundamentais: a descida muito acentuada de casos ativos de covid-19, o considerável decréscimo de infeções nas freguesias sob cerca sanitária, e o sofrimento e as dificuldades das populações locais na gestão das suas vidas e das atividades económicas.

José Alberto Guerreiro indicou que o número de casos ativos no concelho desceu para cerca de metade em relação ao momento em que foi decidida a cerca: São Teotónio está agora nos 819 casos por 100 mil habitantes (contra os anteriores 1.900 casos) e Longueira-Almograve está abaixo dos 120 casos/100 mil habitantes (número que leva à decisão de confinamento ou não numa área), quando antes tinha 510.

"Apelámos ao Governo para que ponderasse bem, face à realidade do território, à consciência cívica que se vive nas duas freguesias e face ao assumir de responsabilidades por todas as entidades envolvidas", frisou.

Para o autarca, "há um contexto que o Governo deve ter em ponderação, sabendo que as autoridades de saúde têm uma avaliação muito cautelosa nesta matéria".

José Alberto Guerreiro adiantou que hoje mesmo vai fazer chegar ao Governo uma reivindicação para que se inicie com urgência a vacinação de todas as pessoas com mais de 50 anos.

"É urgente o processo de proteção das pessoas em Odemira, porque há vacinas disponíveis e capacidade para se proceder à vacinação", alegou, acrescentando que nos últimos 14 dias foram feitos mais de dois mil testes a cidadãos residentes no concelho, tendo sido concluído o processo de vacinação de pessoas com mais de 60 anos.

As freguesias de Longueira-Almograve e São Teotónio estão em cerca sanitária desde a semana passada por causa da elevada incidência de covid-19 entre os imigrantes que trabalham na agricultura na região.

16h21 - Ensino presencial regressa na ilha de São Miguel exceto em Vila Franca do Campo

Vila Franca do Campo é o único concelho da ilha de São Miguel que permanece em alto risco de contágio da covid-19 e o ensino presencial regressa em todos os níveis de escolaridade nos restantes municípios, anunciou hoje o executivo açoriano.

Na conferência de imprensa semanal de revisão das medidas restritivas no âmbito da pandemia, o secretário Regional da Saúde indicou que o ensino vai manter-se à distância apenas no concelho de Vila Franca do Campo, exceto para os alunos do 1.º e 2.º anos do ensino básico e no caso das disciplinas do ensino secundário sujeitas a exames nacional, o que até agora se aplicava em todos os concelhos desde segunda-feira.

Nos restantes concelhos - Lagoa, Nordeste, Ponta Delgada, Ribeira Grande e Povoação, o Governo Regional, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, determinou o regresso do ensino presencial em todos os níveis de escolaridade.

"Na ilha de São Miguel, temos um único concelho em situação de alto risco, o concelho de Vila Franca do Campo, e, por isso, em situação de calamidade", afirmou Clélio Meneses.

Este concelho teve, nos últimos sete dias, "134 casos por 100.000 habitantes", pelo que permanece em alto risco, acrescentou.

De acordo com a avaliação semanal de risco, os concelhos da Lagoa e Ribeira Grande passam a estar em médio alto risco, Povoação em médio risco, Ponta Delgada em baixo risco e o Nordeste em muito baixo risco.

A escala de risco utilizada pela Região Autónoma dos Açores tem cinco níveis: muito baixo, baixo, médio, médio alto e alto.

16h15 - Bruxelas quer apoiar desenvolvimento e produção de medicamentos para a covid-19

No dia em que Ursula von Der Leyen admitiu discutir o levantamento das patentes para pormover a fabricação de vacinas, a Comissão Europeia considera essencial desenvolver tratamentos, à medida que se percebe que o vírus vai muito possivelmente passar a ser endémico na comunidade.
15h42 - Moderna faturou 1.700 milhões de dólares até março com venda da sua vacina

A farmacêutica Moderna faturou entre janeiro e março 1.700 milhões de dólares (1.415 milhões de euros) graças às vendas da vacina anti-covid e teve um lucro de 1.200 milhões de dólares (mil milhões de euros).

No total, a Moderna faturou 1.900 milhões de dólares durante os primeiros três meses do ano, principalmente devido à venda de mais de 100 milhões de doses da sua vacina, segundo um comunicado publicado hoje.

A empresa norte-americana anunciou que reviu em alta as suas previsões de vendas da vacina para o conjunto do ano para um total de 19.200 milhões de dólares e disse que espera entregar durante o segundo trimestre entre 200 e 250 milhões de doses.

"No primeiro trimestre, a equipa da Moderna cumpriu os seus compromissos de fornecimento a muitos governos e ajudou a proteger mais de 100 milhões de pessoas. Esta conquista traduziu-se no primeiro trimestre de lucros na história da companhia, após 10 anos de inovação científica e vários milhares de milhões de dólares investidos para tornar a nossa plataforma de ARNm uma realidade", afirmou o presidente executivo da farmacêutica, Stéphane Bancel.

O mesmo responsável adiantou que a Moderna espera produzir em 2021 pelo menos 800 milhões de doses da sua vacina, que usa a tecnologia de ARN mensageiro, mas tentará aproximar-se dos mil milhões de doses.

15h41 - Sindicato cabo-verdiano pede encerramento de escolas devido ao aumento de casos

O Sindicato Democrático dos Professores (Sindprof) de Cabo Verde exorta o Ministério da Educação a encerrar todas as escolas do país devido ao agravamento de casos de covid-19 no último mês e pede a vacinação dos professores.

Numa nota publicada na sua página oficial na rede social Facebook, o sindicato cabo-verdiano sublinhou que o encerramento das aulas no ano letivo anterior foi "uma medida assertiva" que levou à diminuição dos casos de covid-19 no país.

Entretanto, a mesma fonte constatou que um ano depois os números de infeções não param de aumentar, assim como o número de mortos no último mês.

"Os casos de covid-19 nas escolas é uma realidade. Os números não param de crescer. As informações que temos é que são várias as escolas no país, em particular na Praia, onde há um grande registo de infeções", deu conta o Sindprof.

"Neste sentido, apelamos às delegações escolares no sentido de reverem, juntamente com as autoridades sanitárias esta situação, porque muitos dos nossos professores são de alto risco, assim como a chance de transmissão comunitária do vírus torna-se mais frequente a partir dos alunos", prosseguiu.

Segundo o sindicato, neste momento há muitos professores e alunos infetados, entendendo, por isso, que é preciso agir, "antes que seja tarde".

15h35 - Cerca de 1.300 enfermeiros deixaram o país durante a pandemia

O Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU) alerta para a falta de valorização da classe por parte do Governo, que levou a que cerca de 1.300 profissionais deixassem o país durante a pandemia da covid-19.

A denúncia consta de uma carta aberta deste sindicato, criado no início de 2020, dirigida à presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que estará no Porto para a Cimeira Social que hoje se inicia.

"Neste momento, estão mais de 1.800 enfermeiros com contratos por tempo certo para fazer face à pandemia da covid-19 que não viram nem verão os seus contratos renovados, mesmo sendo imprescindíveis para as dotações seguras recomendadas pela Ordem dos Enfermeiros. Esta falta de reconhecimento e valorização do nosso trabalho promove o êxodo, sendo que, em plena pandemia, emigraram cerca de 1.300 enfermeiros", salientou o SITEU.

De acordo com o sindicato, estes profissionais em situação precária estão a assegurar as necessidades diárias do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que tem um rácio de enfermeiros inferior à média dos países da OCDE (Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico)

"Em Portugal o rácio de enfermeiros/habitantes no SNS é de 6,9/1.000 habitantes, em comparação aos países da OCDE, que é de 9,3/1.000", avançou o SITEU na carta aberta, que pretendeu manifestar a "profunda preocupação, indignação e insatisfação com as políticas portuguesas para o SNS".

15h33 - UCCLA lança livro de 75 autores lusófonos sobre a cultura em pandemia

A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) lança hoje a obra "Literatura e Cultura em Tempos de Pandemia", com textos de 75 autores lusófonos sobre a conjuntura atual por causa da covid-19, anunciou a entidade.

A obra conta com as contribuições de autores laureados com o Prémio Camões, como Manuel Alegre, Mia Couto e Germano Almeida, mas também de escritores que estão "a afirmar-se no domínio das letras", adiantou a UCCLA em comunicado.

"São cerca de 40 escritores e 35 escritoras, naturais dos países de língua oficial portuguesa, a que se juntam escritores da Galiza e Olivença/Espanha, Goa/Índia e Macau/China", sublinhou a organização.

A obra, editada e coordenada pela UCCLA, será distribuída pela Guerra e Paz, e resulta de um desafio lançado pela organização a escritores e agentes culturais de todos os países de língua oficial portuguesa, "para elaborarem um texto (em prosa ou poesia) a propósito da pandemia que está a afetar, de forma traumatizante todo o mundo e, de modo especialmente profundo, o setor cultural", referiu a nota.

De entre as mensagens veiculadas pelos textos, a UCCLA destacou a "de esperança na capacidade de resistência à pandemia, como faz 'o mais velho', o decano dos poetas - Manuel Alegre", citando no comunicado um seu poema: "(...) fechada dentro de si mesma ainda é Lisboa/ cidade aberta/ ainda é Lisboa de Pessoa alegre e triste/ e em cada rua deserta/ ainda resiste".

15h31 - PAN pede ao Governo para não esconder " flagelo do tráfico"

O PAN apelou ao Governo para não esconder "debaixo do tapete" o "flagelo do tráfico" humano, frisando que o Governo já tinha sido alertado para o problema dos trabalhadores em Odemira e noutras zonas do país.

"Nos últimos dias o país tem estado de olhos postos em Odemira, mas esta não é uma realidade recente, nem para a qual o Governo não tenha sido alertado ao longo dos últimos anos", afirmou a deputada Bebiana Cunha, na abertura do debate de urgêcia sobre a situação em Odemira.

A deputada indicou que esta questão, que ficou na ordem do dia devido à pandemia de covid-19, "alerta para outras zonas do país, nada que o RASI (Relatório Anual de Segurança Interna) já não indiciasse e que o SEF já não tivesse apontado" e frisou que o flagelo do tráfico que não se resume só à agricultura".

"Só desde 2015, no Alentejo, o SEF investigou e deu seguimento a 82 casos de angariação de mão de obra ilegal, auxílio à imigração ilegal, escravatura, tráfico de pessoas para exploração laboral e trafico de menores", elencou Bebiana Cunha, defendendo que "este não é o momento de tirar os processos que já estavam a decorrer no SEF" e que o Governo deve "prever normas transitórias que permitam as investigações chegar ao fim, sem perder prova".

"Porque mais importante do que possa ser o ego do senhor ministro da Administração Interna é salvar vítimas, essa deve ser a missão desta casa e do Governo", acrescentou, defendendo um "programa integrado para dar resposta a este problema multifatorial e que tenha a intervenção dos vários ministérios".

Para o PAN, "este é um assunto demasiado sério para entrar em negacionismo de que não há tráfico de seres humanos, de que não há auxílio à imigração ilegal, de que não há fraude de documentos, enfim, uma panóplia de crimes conexos".

"Queremos ouvir o Governo falar de vidas e de salvaguarda de direitos humanos. Queremos ter a garantia de que o Governo vai combater este flagelo e não escondê-lo debaixo do tapete, sacudir a água do capote ou jogar o jogo do empurra entre ministérios. Queremos ouvir o Governo falar sobre a resolução do Conselho de Ministros nº179/2019 que permitiu estes alojamentos diminutos e segregados", desafiou Bebiana Cunha, questionando "quantas ações de fiscalização promoveu" a estas estruturas.

Para o PAN, é necessário apostar em "fortes campanhas de sensibilização" de combate ao tráfico de seres humanos e "é fundamental que se reforcem as equipas multidisciplinares, os meios de investigação e instrução, que garantam que se assegura a celeridade dos processos desde a investigação ao tribunal".

Na sua intervenção, a deputada referiu também o impacto ambiental das explorações agrícolas intensivas daquela região, defendendo que "as boas práticas agrícolas têm de ser incentivadas e seguidas".

As freguesias de Longueira-Almograve e São Teotónio, no concelho de Odemira, estão em cerca sanitária desde a semana passada por causa da elevada incidência de covid-19.

15h16 - Vladimir Putin a favor do levantamento de patentes de vacinas

O Presidente russo disse ser a favor de levantar as patentes das vacinas contra a covid-19, após uma proposta dos Estados Unidos nesse sentido, com o objetivo de acelerar a produção e distribuição global.

"É claro que a Rússia apoiaria tal abordagem. Nas condições atuais, como já disse muitas vezes antes, não se deve pensar em como obter o benefício máximo, mas em como garantir a segurança das pessoas", afirmou Putin durante uma reunião sobre a pandemia transmitida na televisão, pedindo ao seu Governo para trabalhar no assunto.

A Rússia desenvolveu quatro vacinas até agora, começando com a Sputnik V. Hoje, as autoridades registaram a vacina Sputnik Light, de uma só dose e com uma eficácia de 79,4%.

Putin juntou-se assim aos EUA, que anunciaram na quarta-feira ser a favor do levantamento das patentes.

No entanto, o chefe de Estado russo não fez qualquer referência a essa proposta de Washington, chegando mesmo a afirmar que se tratava de uma "ideia na Europa". "Merece atenção, na minha opinião, e com isso quero dizer o levantamento total da proteção de patente na vacinação contra a covid-19", prosseguiu.

A União Europeia garantiu hoje estar "pronta para discutir" este assunto, que vai ser tema na cimeira dos 27 Estados-membros no Porto, na sexta-feira, embora se mostre cética quanto à eficácia da medida para acelerar a vacinação global.

14h45 - Portugal regista mais 373 infetados e cinco óbitos

Portugal registou nas últimas 24 horas 373 novos casos de Covid-19, num total de 838.475 casos desde o início da pandemia. Quanto ao número de óbitos, houve mais cinco mortos, num total de 16.988.

Segundo o último boletim epidemiológico da DGS, recuperaram da doença mais 538 pessoas, o que eleva o total para 798.952.

Quanto ao número de casos em internamento, há menos 14 pessoas internadas em enfermaria com Covid-19, num total de 283 doentes, e menos seis internadas em cuidados intensivos (total de 77 pessoas internadas em cuidados intensivos em todo o país).

As autoridades de saúde mantêm sob vigilância 22.010 pessoas, menos 713 que na véspera.

Portugal tem nesta altura 22.535 casos ativos, menos 170 do que ontem.

14h41 - Governo remete eventual decisão sobre diversão itinerante para a próxima semana

O ministro da Economia remeteu hoje para o Conselho de Ministros da próxima semana uma eventual decisão sobre o levantamento das restrições de atividade do setor da diversão itinerante, afirmando estar consciente das “dificuldades” dos empresários.

“Não está [hoje] a ser discutida em Conselho de Ministros”, começou por dizer Pedro Siza Vieira, em conferência de imprensa sobre a reunião do executivo, em Lisboa, quando questionado sobre uma data concreta para que os empresários da diversão itinerante possam retomar a sua atividade.

O ministro salientou que o Governo está “muito consciente da preocupação dos empresários” de equipamentos de diversões itinerantes, salientando que o seu ministério tem mantido um contacto “muito direto” com os representantes do setor.

Desta forma, e frisando que as medidas de desconfinamento ou restrição estão a ser decididas de 15 em 15 dias, tendo em conta os casos de covid-19 em cada concelho, Pedro Siza Vieira frisou ter esta “situação presente”: “Vamos ver o que na próxima semana vamos poder decidir”, sublinhou.

14h26 - Paris, Berlim e Roma favoráveis ao levantamento de patentes de vacinas

França, Alemanha e Itália expressaram hoje uma posição favorável ao possível levantamento das proteções de propriedade intelectual das vacinas contra a doença covid-19, apoiado pelos Estados Unidos para acelerar a produção e a distribuição dos fármacos.

14h12 - PR das Filipinas mandar deter quem não usar máscara de forma adequada

O Presidente filipino, Rodrigo Duterte, ordenou que a polícia detenha as pessoas que não estiverem a usar a máscara adequadamente, num momento em que o país luta para conter um aumento de casos de covid-19.

O chefe de Estado lançou esta nova diretriz após uma reunião do seu grupo de trabalho sobre a covid-19, de acordo com um vídeo transmitido pelos seus serviços na noite de quarta-feira e no qual todos estão a usar máscara, exceto Duterte.

Milhares de pessoas foram punidas por não cumprir as regras decretadas para combater a covid-19 desde que as restrições foram reforçadas na capital e províncias vizinhas, no final de março, devido a um aumento nos casos do coronavírus Sars-CoV-2.

O Ministro da Justiça e o responsável pela polícia instaram os agentes da polícia a impor multas ou serviços comunitários aos infratores, ao invés de detê-los, após a morte de um homem que, por violar o recolher obrigatório, foi forçado a executar 100 flexões.

Mas Duterte defendeu que a polícia deve ser dura com as pessoas que usam máscaras incorretamente, incluindo aqueles que as têm debaixo do nariz.

“As minhas ordens para a polícia são de deter as pessoas que não estão a usar as máscaras adequadamente e investigar por que estão a fazer isso”, disse o Presidente.

“Não é por mim, não é por nós. É do interesse do país que nenhuma pessoa infete outra ou seja infetado”, argumentou.

13h57 - AMI e Cáritas do Funchal apoiam perto de três mil pessoas

O Centro Porta Amiga da AMI dá apoio a 300 pessoas, das quais 61 sem-abrigo, e a Cáritas Diocesana do Funchal a 853 famílias, num universo de 2.500 pessoas, revelaram hoje estas entidades na Assembleia Legislativa da Madeira.

A diretora técnica do Centro Porta Amiga - Departamento de Ação Social da AMI - Assistência Médica Internacional, Cristina Meneses, e o presidente da Cáritas Diocesana do Funchal, Duarte Pacheco, foram ouvidos hoje em audição parlamentar requerida pelo PCP sobre "as implicações concretas e eficácia do Plano Regional para Inclusão de Pessoas Sem-Abrigo (2018 - 2022)".

A diretora do Centro Porta Amiga reconheceu que a situação da pandemia da covid-19 limitou as condições de trabalho, sobretudo aquando do confinamento, tendo continuado o apoio no Centro de Acolhimento Temporário no Pavilhão dos Trabalhadores.

"Tivemos de reduzir muito os nossos serviços", disse, salientando, contudo, que "o plano em si procura integrar, complementar e potencializar recursos e tem vindo a ser construído e não parou independentemente da pandemia".

O Centro Porta Amiga acompanha 61 pessoas em situação de sem-abrigo, mas o apoio dado pela AMI abrange mais de 300 pessoas que, segundo Cristina Meneses, "muitas idosas com doença mental, mas também pessoas em idade ativa com problemas mentais".

13h46 - África CDC elogia apoio de Washington à suspensão de patentes de vacinas

A posição dos Estados Unidos da América a favor da suspensão das patentes das vacinas anti-covid-19 é “uma notável expressão de liderança”, considerou hoje o diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC).

A decisão é “uma expressão notável de liderança e um desenvolvimento muito importante”, disse o diretor do África CDC, John Nkengasong, em declarações na conferência de imprensa semanal da organização através da Internet.

“A história recordará a decisão tomada pelo Governo dos Estados Unidos como sendo a coisa certa no momento certo para combater este terrível desafio, sem precedentes na nossa história contemporânea”, afirmou Nkengasong.

A União Africana lançou em 13 de abril várias parcerias com o objetivo de criar cinco centros de fabrico de vacinas em África e, desta forma, alcançar a produção local de 60% das vacinas que venham a ser utilizadas no continente num período de 20 anos.

13h27 - Surtos em duas comunidades de Coruche estão "quase resolvidos"

Os dois surtos de covid-19 que surgiram em duas comunidades residentes no concelho de Coruche, distrito de Santarém, estão quase debelados, havendo registo de apenas dois casos ativos, disse à Lusa o presidente do município.

Dois surtos da covid-19 fizeram subir o número de casos ativos da doença no concelho de Coruche para 43 no final de abril.

Os surtos em duas comunidades residentes no concelho foram identificados em deslocações de um elemento de cada um dos grupos a unidades de saúde, por motivos diferentes, tendo os testes realizados nessas instituições revelado a presença da infeção pelo novo coronavírus.

13h22- França abre vacinação a toda a população a partir de 12 de maio

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou hoje que a vacinação contra a covid-19 em França vai ser aberta a todas as pessoas que se queiram vacinar a partir de 12 de maio, sempre que haja doses disponíveis.

“A partir de 12 de maio, podem consultar na véspera as marcações para ver se há doses disponíveis. Caso haja marcações disponíveis perto das vossas casas, elas vão ser abertas a todos, sem limite de idade”, disse hoje Emmanuel Macron aos jornalistas durante uma visita a um novo centro de vacinação em Paris.

A idade de acesso prioritário à vacina anti covid-19 passa agora a 50 anos. Para as pessoas com menos de 50 anos ficam as marcações que sobrarem, de forma a utilizar todas as doses já disponíveis.

13h11 - Bruxelas quer ter cinco medicamentos até final do ano

A União Europeia (UE) quer desenvolver até outubro três novas terapêuticas para a covid-19 e mais duas até final do ano, anunciou hoje, em conferência de imprensa, a comissária europeia para a Saúde, Stella Kyriakides.

“Até outubro queremos desenvolver três novas terapêuticas e mais duas até ao final do ano”, anunciou, na apresentação da estratégia sobre a terapêutica covid-19 para apoiar o desenvolvimento de novos medicamentos, salientando que “a luta contra a pandemia não se limita à vacinação”.

“Temos de tratar os nossos doentes e não apenas vacinar, a terapêutica é uma parte muito importante da resposta à covid-19”, disse a comissária, lembrando que há quatro vacinas aprovadas e apenas um medicamento, e sublinhando que a intenção é “acelerar a recuperação dos doentes”.

13h02 - Pandemia já matou 3,24 milhões de pessoas no mundo

A pandemia do novo coronavírus matou, até hoje, pelo menos 3.244.598 pessoas no mundo, desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias AFP a partir de fontes oficiais.

Mais de 155.126.230 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia.

12h50 - Açores com 17 novos casos em São Miguel e 31 recuperações

Os Açores contam hoje com 17 novos casos positivos de covid-19, todos detetados em São Miguel, nas últimas 24 horas, e não há atualmente doentes em cuidados intensivos, segundo o boletim diário da Autoridade de Saúde açoriana.

De acordo com o comunicado daquela entidade, no concelho de Ponta Delgada foram registados sete novos casos, na Ribeira Grande dois, Lagoa há um novo caso e o concelho de Vila Franca do Campo conta hoje com sete.

"Todos os casos referentes à ilha de São Miguel foram registados em contexto de transmissão comunitária", adianta a Autoridade de Saúde dos Açores, dando nota ainda de 31 recuperações nesta ilha nas últimas 24 horas.

Os novos casos resultam de 1.992 análises realizadas nos laboratórios de referência da região nas últimas 24 horas.

12h40 - Empresários da diversão itinerante ameaçam manifestar-se na Cimeira Social no Porto

Os empresários do setor da diversão itinerante ameaçaram hoje manifestar-se junto à Cimeira Social da União Europeia, a decorrer no Porto na sexta e no sábado, caso o Governo não permita a retoma da atividade em breve.

“Durante este fim de semana, muito provavelmente vamos para o Porto, onde vai ocorrer a Cimeira [Social da União] Europeia. Na quinta-feira [13 de maio], estaremos aqui no Conselho de Ministros. Vamos lutar com o que for preciso”, afirmou o presidente da Associação dos Profissionais Itinerantes Certificados (APIC).

Luís Paulo Fernandes falava durante a concentração que juntou dezenas de empresários junto ao Centro Cultural de Belém, em Lisboa, onde decorre a reunião semanal do Conselho de Ministros, para reivindicarem a retoma da atividade, interrompida no âmbito da pandemia da covid-19.

12h23 - Começou a ser administrada a vacina de toma única da Janssen

Num centro de vacinação na Moita começou a ser administrada a vacina de toma única da Janssen, uma subsidiária da farmacêutica Johnson & Johnson.


11h57 - Lucro da Volkswagen sobe oito vezes no 1.º trimestre para 3.244 milhões de euros

A Volkswagen revelou hoje que teve um lucro de 3.244 milhões de euros no primeiro trimestre, oito vezes mais do que no ano anterior (405 milhões de euros), após um aumento das vendas, pressionadas em baixa pela pandemia em 2020.

A faturação registou um aumento até março de 13,3%, para 62.376 milhões de euros, face a igual período do ano anterior, refere o fabricante automóvel em comunicado.

O resultado operacional, por sua vez, aumentou no primeiro trimestre para 4.812 milhões de euros (um crescimento de 432,3%), situando-se ao nível anterior ao da crise resultante da pandemia de covid-19.

11h49 - Pfizer - BioNtech vão doar vacinas aos atletas que participam nos jogos olímpicos de Tóquio

11h40 - Casos com a variante de Manaus subiram em abril

A variante de Manaus subiu de forma considerável durante o mês de abril. Foi detetada em 15 distritos e 40 concelhos. Os dados do Instituto Nacional Ricardo Jorge apontam para uma frequência de 4,3 por cento quando em março não passava dos 0,4.

"A variante de Manaus é mais transmissível e a subida não é assim tão surpreendente", afirmou à RTP Vítor Borges, investigador do INSA.


Mas a variante inglesa continua a ser a mais representativa. Está em 91 por cento dos casos.

A mutação da África do Sul diminuiu e apresenta transmissão limitada na comunidade.

E foram encontrados os primeiros sete casos da variante associada à India.

O estudo cobriu quase 20 por cento das amostras positivas no país pelo que é considerado robusto.

11h27 - Prejuízo da Air France-KLM diminui no 1.º trimestre para 1.481 milhões de euros

A Air France-KLM revelou hoje que contabilizou um prejuízo de 1.481 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, menos 17,8 % em termos homólogos, devido à queda do número de passageiros em quase três quartos.

A companhia aérea franco holandesa explicou que, devido às restrições nos voos, transportou 4.819.000 passageiros até março, o que significa uma diminuição de 73,4% face a igual período do ano anterior, sendo que as perspetivas mantêm-se baixas, nomeadamente para o início do segundo trimestre do ano.

Este facto traduziu-se diretamente no volume de negócios, que sofreu uma queda de 56,9% nos primeiros três meses deste ano, para 2.161 milhões de euros, e no resultado operacional, que foi negativo em 1.179 milhões, representando um agravamento de 44,7%

11h12 - Equipa do INEM inicia hoje em Cabo Verde missão para apurar necessidades

Uma equipa do INEM, composta por um médico e um logístico, bem como um elemento do instituto Camões, inicia hoje uma missão em Cabo Verde para apoiar este país na resposta à pandemia de covid-19.

A equipa estará nas ilhas de Santiago e de São Vicente até à próxima terça-feira, devendo durante esse período elaborar um diagnóstico da situação relativa à resposta médico-sanitária à pandemia de covid-19 no país, onde o novo coronavírus já provocou 229 mortos.

Estes elementos irão “auscultar as necessidades e recolher informação, tendo em vista a disponibilização de apoio médico, medicamentoso e de equipamentos médicos para uma resposta urgente para mitigação da atual situação pandémica”, segundo avançou à Lusa fonte do Camões.

10h55 - UE autoriza viagens não essenciais de e para Israel

O Conselho da União Europeia (UE) acrescentou hoje Israel à lista de países terceiros para os quais as restrições de viagem devem ser levantadas, sendo que esta é revista de duas em duas semanas e atualizada, conforme os dados relativos à covid-19.

Com base nos critérios e condições estabelecidos na recomendação, a partir de hoje, os Estados-membros deverão levantar gradualmente as restrições de viagem nas fronteiras externas para os residentes dos seguintes países terceiros: Austrália, Israel, Nova Zelândia, Ruanda, Singapura, Coreia do Sul e Tailândia, segundo um comunicado do Conselho.

As autorizações de viagens para a China, Macau e Hong Kong estão sujeitas a confirmação de reciprocidade.

De acordo com a decisão do Conselho da UE, que está sob presidência portuguesa até 30 de junho, os residentes de Andorra, Mónaco, São Marino e Vaticano devem ser considerados como habitantes da UE para efeitos da presente recomendação.

10h42 - Timor-Leste regista 84 novas infeções

O número de casos ativos da covid-19 em Timor-Leste aumentou hoje ligeiramente com as autoridades a registarem 84 novas infeções com o SARS-CoV-2 e 81 recuperações, segundo um comunicado oficial.

Na atualização diária de dados da pandemia, o Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC) explica que se registaram nas últimas 24 horas um total de 65 casos em Díli, 18 em Baucau e mais um em Covalima.

No mesmo período, registaram-se 81 casos recuperados, pelo que o total de ativos é agora de 1.417 e o total acumulado desde o início da pandemia subiu para 2.870.

10h25 - União Europeia disposta a discutir renúncia de patentes

A UE está "pronta para discutir" a proposta dos Estados Unidos de levantar as proteções de propriedade intelectual das vacinas contra a covid-19 para acelerar a produção e distribuição, disse hoje a presidente da Comissão Europeia (CE).

“A União Europeia (UE) está pronta a discutir qualquer proposta que enfrente a crise de forma eficaz e pragmática. Estamos prontos para discutir como a proposta dos EUA pode atingir esse objetivo”, disse Ursula von der Leyen.


Num discurso por videoconferência no Instituto Universitário Europeu de Florença (Itália), Von der Leyen lembrou que a UE é por enquanto "o principal exportador de vacinas do mundo" e exortou outros países produtores a suspenderem suas restrições para exportarem as suas doses.

10h20 - Lisboa sem Marchas Populares nem casamentos de Santo António

 Este ano, não há marchas nem casamentos de Santo António. Os arraiais ainda estão por decidir. A câmara de Lisboa explicou que não há festa pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia.

Para minorar os prejuízos, a autarquia vai atribuir às associações organizadoras das Marchas o valor correspondente a metade do subsídio habitual, 15 mil euros.


10h09 - GNR diz que apoiou realojamentos no Zmar a pedido da Proteção Civil Municipal

A GNR esclareceu que acompanhou hoje de madrugada a operação para realojar no complexo Zmar os imigrantes que trabalham na agricultura na sequência de um pedido da Proteção Civil Municipal de Odemira.

Em comunicado, a GNR explica que a sua atuação surge em resposta a um pedido da Proteção Civil Municipal de Odemira "para garantir as condições de segurança no transporte dos cidadãos a deslocar para as instalações do 'ZMar Eco Experience'".

A Guarda Nacional Republicana indica ainda que a operação, que decorreu pelas 04:00 e "sem incidentes", contou com o reforço do Comando Territorial de Beja e da Unidade de Intervenção.

9h59 - Rapidez da produção de vacinas é importante alvo de onda de desinformação

Cerca de 100 farmacêuticas têm trabalhado numa celeridade inédita para a imunização da população mundial criando vacinas contra o SarsCoV-2, rapidez que tem sido motivadora de uma enorme onda de desinformação através de narrativas falsas.

9h40 - Governo australiano vai manter fronteiras fechadas até 2022

O Governo australiano vai manter as fronteiras internacionais fechadas até 2022 devido a incertezas sobre vacinas e novas estirpes, disse o ministro das Finanças do país, Simon Birmingham, numa entrevista publicada hoje.

"As incertezas sobre a velocidade da vacinação e a sua eficácia contra diferentes variantes da covid-19, bem como a sua duração e a sua eficácia, são considerações que significam que não vamos abrir as fronteiras de uma só vez no início do próximo ano muito facilmente", disse Simon Birmingham, ao jornal The Australian.

9h25 - Rússia regista 7639 novas infeções e 351 óbitos

A Rússia reportou mais 7639 casos de infeção por SARS-CoV-2, das quais 2114 em Moscovo, o que eleva o total de casos para 4.855.128.

Foram registados mais 351 óbitos, elevando o total de mortes para 112.246.

9h10 - Alemanha continua com queda no número de casos e mortes pela doença

A Alemanha registou 21.953 novos casos e 250 mortes pela covid-19 nas últimas 24 horas, o que representa uma queda em comparação aos 24.736 positivos e 264 óbitos ocorridos no mesmo dia da semana anterior.

A incidência acumulada em sete dias caiu no país para 129,1 novos casos por 100 mil habitantes, após registar 132,8 na quarta-feira e 154,9 de quinta-feira passada, segundo os dados do Instituto Robert Koch (RKI) hoje atualizados.

O fator de reprodução semanal é de 0,83, o que significa que a cada 100 infetados contagiam uma média de 83 outras pessoas.

8h51 - China com cinco casos em 24 horas, todos oriundos do exterior

A China detetou cinco casos da covid-19, todos oriundos do estrangeiro, na quarta-feira, anunciaram hoje as autoridades de saúde chinesas.

Os casos foram diagnosticados em viajantes provenientes do estrangeiro nas províncias de Sichuan (centro), Yunnan (sul) e Guangdong (sudeste).

A Comissão de Saúde da China adiantou que o número total de casos ativos é de 314, incluindo três em estado grave.

Desde o início da pandemia da covid-19, o país registou 90.726 casos da doença e 4.636 mortos.

8h37 - Comunidade Hindu diz que situação precária dos imigrantes piorou com pandemia

A Comunidade Hindu de Portugal tem acompanhado de perto a situação dos imigrantes que vivem em más condições, no Alentejo.
Nos últimos anos, esta instituição fundada nos anos 70 em Lisboa, tem estado em contacto com a câmara de Odemira, onde a maioria dos estrangeiros a trabalhar no sector agrícola é de nacionalidade indiana ou nepalesa.

8h22 - Indústria farmacêutica considera “dececionante” a suspensão de patentes

Depois de Joe Biden ter afirmado que os EUA apoiavam o levantamento de patentes das vacinas contra a Covid-19, uma decisão que a Federação Internacional e Associações Farmacêuticas considera “dececionante”.

A IFPMA afirma que “não vai aumentar a produção de doses. Pelo contrário, pode levar à desorganização”.

8h12 - México com 267 mortos em 24 horas

O México registou 267 mortos devido à covid-19, nas últimas 24 horas, para um total de 218.007 óbitos desde o início da pandemia, disse, na quarta-feira, o Ministério da Saúde mexicano.

Com estes dados, o México é o terceiro país do mundo com mais mortes devido à covid-19, depois dos Estados Unidos e do Brasil.

O país é o 15.º mundial em número total de casos, com 2.352.964, de acordo com a contagem independente da Universidade norte-americana Johns Hopkins.

As autoridades mexicanas admitiram que os dados reais podem ser mais elevados, com o total de óbitos causados pela doença estimado em mais de 332.500, na sequência de um relatório que analisou certidões de óbito, divulgado em 20 de abril.

8h00 - Comissão de inquérito convoca mais dois ex-membros do Governo de Bolsonaro

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do senado brasileiro aprovou a convocatória de mais um ex-ministro e um antigo secretário do atual Governo de Jair Bolsonaro, numa investigação sobre alegadas omissões na pandemia.

Foram convocados o ex-secretário especial de Comunicação Social do Governo Federal Fabio Wajngarten e o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo, cujos depoimentos foram agendados para terça-feira e quinta-feira da próxima semana,​​​ respetivamente.

Além dos antigos membros do Governo de Bolsonaro, foram ainda aprovadas as convocatórias da atual presidente da Pfizer no Brasil, Marta Díez, e de Carlos Murilo, que já ocupou esse mesmo cargo.

7h45 - Brasil aproxima-se dos 15 milhões de casos e de 415 mil mortos

O Brasil totalizou 414.399 mortos e 14.930.183 casos de covid-19, após ter somado 2.811 óbitos e 73.295 novas infeções nas últimas 24 horas, segundo dados do Ministério da Saúde brasileiro.

O Brasil, segundo país em todo o mundo com mais óbitos e o terceiro com mais infeções em números absolutos, tem agora uma taxa de incidência da doença de 197 mortes e 7.105 casos por 100 mil habitantes.

Já a taxa de letalidade da covid-19 no país, com 212 milhões de habitantes, está fixada em 2,8%.

7h25 - Timor-Leste receberá quase 200 mil doses de vacinas nas próximas semanas

Timor-Leste deverá receber nas próximas semanas quase 200 mil doses de vacinas contra a covid-19, o que vai permitir aumentar a vacinação, necessária para controlar a pandemia no país, disse hoje o primeiro-ministro.

Em declarações aos jornalistas, no final do encontro semanal com o Presidente timorense, Taur Matan Ruak disse que acelerar a vacinação, a par do reforço das medidas de controlo e prevenção, incluindo testes em massa, são a forma de conseguir controlar o crescente número de casos.

7h15 - Índia com 3.980 mortos e 421.262 casos em 24 horas. Novo recorde de mortes

A Índia registou 3.980 mortos devido à covid-19 e 421.262 casos em 24 horas, anunciaram hoje as autoridades indianas.

Desde o início da pandemia, o país contabilizou 230.168 óbitos e 21,1 milhões de casos, disse o Ministério da Saúde indiano.

Este novo máximo de mortes surgiu depois de vários dias com descidas do número de casos, que começou a subir novamente na terça-feira.

7h10 - Canadá aprova vacina Pfizer para adolescentes

O Canadá é o primeiro país no mundo a aprovar a vacina da Pfizer contra a Covid-19 para adolescentes entre os 12 e 15 anos de idade.

7h00 - Estados Unidos vão apoiar o levantamento de patentes das vacinas contra a covid-19


Os Estados Unidos dizem acreditar na proteção da propriedade intelectual, mas explicam que a decisão visa aumentar a produção de vacinas e pôr fim à pandemia.

A Organização Mundial de Saúde aplaudiu a posição da Administração Biden.
Imigrantes Odemira realojados esta madrugada. Testes covid-19 estavam negativos
Foi negativo o resultado de mais de 40 testes rápidos à covid-19 feitos aos imigrantes em Odemira.

Ainda assim, várias pessoas foram realojadas ao longo desta madrugada. 21 imigrantes foram para a pousada da juventude de Almograve. Outras 21 pessoas seguiram para o Zmar com a ajuda de um forte dispositivo policial devido aos protestos dos proprietários.

O advogado dos proprietários do complexo turístico Zmar interpôs uma providência cautelar contra a requisição civil do governo para albergar imigrantes. Um dos argumentos apresentados é o de que, ao contrário do que alega o documento do governo, não houve "diálogo com os proprietários".

Alguns proprietários que estavam no local no momento da chegada dos migrantes mostraram desagrado.

A Ordem dos Advogados vai dar agora apoio jurídico a estes estrangeiros que pouco ou nada sabem sobre os direitos que têm em Portugal.

R(t) desce
Portugal registou duas mortes atribuídas à covid-19, 387 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 e uma descida no número de internamentos em cuidados intensivos, segundo o mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Estavam internados em cuidados intensivos 83 doentes, menos quatro em relação a terça-feira, enquanto em enfermaria há o registo de mais uma pessoa internada, num total de 297.

O índice de transmissibilidade (Rt) do coronavírus SARS-Cov-2 em Portugal desceu para 0,95 assim como a incidência de casos de infeção por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias, que é agora de 61,3.

Os dados do Rt e da incidência são atualizados à segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira.