Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

EPA

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23h55 - Brasil ultrapassa 545 mil mortes na pandemia

O Brasil contabilizou 1.474 mortes em 24 horas, totalizando 545.604 vítimas mortais desde que o vírus SARS-CoV-2 foi detetado pela primeira vez no país em fevereiro de 2020, informou o Ministério da Saúde.

O maior país da América do Sul somou 54.517 casos em 24 horas, totalizando 19.473.954 infeções por covid-19.

O estado de São Paulo mantém a liderança absoluta em número de mortes e casos no país , com 135.973 vítimas mortais e 3.966.009 casos confirmados da doença.

23h50 - México reporta mais 15.198 novos casos de infeção, o maior aumento desde janeiro, e mais 397 óbitos com Covid-19

O Governo tem dito que o número real de casos será provavelmente mais elevado e dados não oficiais apontam que o número de mortos poderá ser 60% superior a contagem oficial-

O país conta oficialmente 2.693.495 casos de infeção e 237.207 óbitos desde o inicio da pandemia.

23H45 - Tóquio2020: Guiné-Conacri desiste dos Jogos devido à pandemia de covid-19

A Guiné-Conacri renunciou a participar nos Jogos Olímpicos de Tóquio2020, prestes a arrancar no Japão, para resguardar a saúde dos seus atletas face à pandemia de covid-19, revelou hoje o governo do país africano.

"O Governo da República da Guiné, para preservar a saúde dos atletas guineenses, decidiu com pesar cancelar a participação da Guiné na 32.ª Olimpíada programada para Tóquio", assinalou em comunicado o ministério do Desporto da Guiné-Conacri.

Há vários dias que a partida da comitiva da Guiné-Conacri estava a ser adiada, ainda que alguns atletas já se encontrem no Japão, tendo sido anunciado que a delegação partiria hoje para Tóquio, algo que não vai acontecer.

23h40 - Cuba. "Subida dramática" de casos diz Organização Panamericana da Saúde

Cuba está a registar um "aumento dramático" de casos de Covid-19 em diversas das sua províncias nomeadamente devido à variante Delta, indicou a OPS.

"Os casos de Covid-19 e os óbitos estão em alta em Cuba, onde numerosas províncias assistem a aumentos dramáticos das infeções", declarou a diretora da OPS em conferência de imprensa, a organização regional da Organização Mundial de Saúde.

A situação é "particularmente crítica" na região turistica de Matanzas, acrescentou.

23H30 - Galiza exige certificado digital ou teste negativo em hotéis e restauração

A Galiza é a primeira região em Espanha a exigir o certificado de vacinação ou teste negativo à covid-19 para o acesso a hotéis e restaurantes nos municípios com elevada propagação do vírus, foi hoje anunciado.

Esta medida, que já está em funcionamento em outros países, como Portugal e Grécia, pode ser lançada pela primeira vez em Espanha na Galiza, pois o Presidente da Junta da Galiza, Alberto Nuñez Feijóo, acredita que existe uma "base legal" para a sua aplicação.

Os documentos a serem exigidos para o acesso a hotéis, restaurantes ou bares podem ser um teste diagnóstico negativo para a covid-19 feito nas últimas 72 horas ou um certificado de vacinação ou recuperação da doença para todos os maiores de 12 anos, noticia a agência EFE.

23H20 - Comissão Técnica de Vacinação reforçada com 19 membros consultivos

A Comissão Técnica da Vacinação contra a covid-19 (CTVC) passou a integrar 19 membros consultivos, a maioria médicos de diversas especialidades, incluindo cinco pediatras, indica um despacho da diretora-geral da Saúde hoje publicado.

De acordo com o despacho assinado por Graça Freitas, a pediatra Ana Leça assume agora a presidência da CTVC, um órgão criado em novembro de 2020 para aconselhar a Direção-Geral da Saúde sobre as estratégias de vacinação contra a covid-19 e que continua a ser coordenado pelo médico de medicina interna Válter Fonseca.

Entre os membros consultivos da comissão, e além de cinco pediatras, constam clínicos de diversas especialidades como obstetrícia, reumatologia, hematologia, imunoalergologia, nefrologia e oncologia, assim como especialistas em bioética.

23H10 - Marcelo quer que se evitem "dúvidas sobre a batalha" para mobilizar portugueses

O Presidente da República defendeu hoje que é preciso evitar "dúvidas sobre a batalha" contra a covid-19 para se conseguir mobilizar os portugueses para o processo de vacinação, e qualificou a sua posição de "realista voluntarista".

À saída de uma conferência no Centro de Congressos de Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa escusou-se a comentar a expectativa do primeiro-ministro, António Costa, de uma "libertação total da sociedade" no final do verão com a "imunidade de grupo", em resultado da aceleração da vacinação.

Questionado se António Costa está a ir ao encontro da visão do Presidente da República nesta matéria, o chefe de Estado respondeu: "Tem de perguntar ao senhor primeiro-ministro. A minha visão é o que é e, portanto, mantém-se o que é. Dirão alguns que é uma visão muito otimista. Não, é uma visão realista voluntarista".

22h59 - Angola regista três óbitos, 36 recuperações e mais 166 novos casos

Angola registou 166 novos casos positivos de covid-19, 36 recuperações e mais três óbitos associados à doença, nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades sanitárias.

22h54 - Estudo recomenda 2ª dose para eficácia de vacina Janssen com novas variantes

A vacina Janssen contra a covid-19, de dose única, é menos eficaz contra as variantes Delta e Lambda, pelo que é recomendada uma segunda dose, segundo um estudo norte-americano hoje publicado.

O estudo, divulgado pela Universidade de Nova Iorque, não foi revisto nem publicado numa revista científica, e foi realizado a partir de uma série de experiências laboratoriais com amostras de sangue, o que significa que não reflete a aplicação efetiva da vacina nos humanos.

Ainda assim, os autores do estudo sugerem que as pessoas inoculadas com a dose única desta vacina, produzida pelos laboratórios Janssen, da multinacional Johnson & Johnson, deveriam receber um reforço de vacinação, preferencialmente com vacina da Pfizer ou Moderna.

Estas conclusões contrariam os estudos publicados recentemente pela Johnson & Johnson, que apontavam para uma elevada eficácia da vacina contra a covid-19 e a variante Delta, até oito meses depois da inoculação.

"A mensagem que queremos passar é que as pessoas não deixem de tomar a vacina da Johnson & Johnson, mas esperamos que, de futuro, haja um reforço com outra dose desta mesma vacina, ou da Pfizer ou Moderna", afirmou o virologista Nathaniel Landau, que liderou o estudo, citado pelo jornal The New York Times.

22h40 - Hospital suspende visitas e Câmara cancela eventos na Terceira após aumento de casos

O Hospital de Santo Espírito, na Terceira, Açores, suspendeu hoje as visitas a doentes e a Câmara de Angra do Heroísmo cancelou eventos devido ao atual contexto epidemiológico naquela ilha, após registo de 38 novos casos de covid-19.

“Considerando o atual contexto epidemiológico na Ilha Terceira e tendo em vista a segurança dos utentes internados, dos profissionais de saúde e da comunidade em geral, informa-se que, de forma transitória e até comunicação de novas normas do plano de contingência nesta matéria, encontram-se temporariamente suspensas as visitas no âmbito da pandemia por covid-19, com efeitos imediatos”, informou aquela unidade hospitalar, na sua página da Internet.

Também a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo cancelou hoje “os eventos do mês de julho”, devido à “atual situação epidemiológica”, segundo divulgou na rede social Facebook.

22h28 - Mais de 70% dos portugueses com pelo menos uma dose da vacina covid

Portugal é o sexto país da União Europeia com maior percentagem de adultos vacinados contra a covid: 72,4% tem pelo menos uma dose da vacina.


22h20 - Testes antigénios obrigatórios para se assistir a eventos desportivos na Madeira

A apresentação de um teste rápido antigénio negativo vai ser obrigatória para quem quer assistir a competições desportivas na Madeira, informou hoje o gabinete do secretário da Saúde do arquipélago.

A informação foi divulgada numa nota, que refere uma circular normativa da Direção Regional da Saúde, hoje publicada, “a qual prevê a obrigatoriedade de apresentação de teste rápido de antigénio pelo público em competições desportivas em geral”.

Esta normativa vem estipular “as regras em vigor para o acesso do público aos espaços onde irão decorrer competições no âmbito do desporto”.

O diploma indica que o acesso ao público tem limitação “até 50% da capacidade de cada estádio, sendo que a entrada dos espetadores está sujeita à obrigatoriedade de apresentação de um teste rápido de antigénio realizado nas 48 horas que antecedem o início de cada evento desportivo”.

A responsabilidade do controlo e monitorização do acesso a estes recintos é dos promotores desportivos e demais entidades responsáveis pela realização das competições.

“Não será permitido a entrada de espetadores sem um teste rápido de antigénio negativo”, enfatiza.

22h04 - Autoridade de Saúde dos Açores agrava medidas devido a alto risco na Terceira

A Autoridade de Saúde Regional dos Açores disse hoje existir transmissão comunitária de covid-19 na ilha Terceira, estando previsto um agravamento das medidas de contenção do contágio nesta ilha, agora em “alto risco” de infeção pelo novo coronavírus.

“Temos alguns casos que não estão associados às cadeias existentes. No todo dos casos são poucos, mas a verdade é que existem. Portanto, não vale a pena estarmos a adiar o declarar de uma situação de transmissão comunitária, até porque interessa aplicar medidas em consonância com essa situação, de forma a tentar mais rapidamente identificar novos casos”, adiantou, em declarações à Lusa, o diretor regional da Saúde dos Açores, Berto Cabral, responsável máximo pela Autoridade de Saúde Regional.

As medidas aprovadas em Conselho de Governo, a aplicar a partir das 00h00 de sábado, só deverão ser conhecidas na quinta-feira, mas a ilha Terceira, que deixou de ter transmissão comunitária identificada em março e estava há vários meses em muito baixo risco de transmissão do SARS-CoV-2, deverá passar ao nível de alto risco, segundo o responsável.

“No caso da Terceira, passa de uma situação de muito baixo risco para alto risco. Vamos ter, naturalmente, de ter medidas diferentes das que tínhamos até agora”, afirmou o diretor regional da Saúde.

21h54 - Pfizer tem acordo com Biovac para produzir vacinas para Continente Africano

Os laboratórios Pfizer e BioNTech anunciaram ter chegado a acordo com a empresa sul-africana Biovac para produção da vacina covid na Cidade do Cabo a partir de 2022.

O objectivo é produzir anualmente até 100 milhões de doses daquela vacina em exclusivo para os 55 Estados-membros da União Africana. O processo de transferência de tecnologias e a instalação dos equipamentos necessários terão início de imediato.


21h40 - Madeira com 29 novos casos atinge 10.000 infetados desde início da pandemia

A Madeira registou 29 novos casos de infeção por SARS-Cov-2 e mais 17 doentes recuperados nas últimas 24 horas, num dia em que estão identificadas 213 situações ativas, informou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).

O boletim epidemiológico diário da DRS indica que este arquipélago passa assim “a contabilizar 10.000 casos confirmados de covid-19 [desde o início da pandemia]” e soma um total de 9.714 pessoas recuperadas.

21h17 - Faltam vacinas. Task-force pede paciência aos jovens com 20 anos

O coordenador do plano de vacinação contra a covid-19 pediu "paciência" às pessoas com 20 anos, face ao auto-agendamento que deverá arrancar na próxima semana. Já a ministra da Saúde garantiu que Portugal deverá receber nas próximas semanas remessas antecipadas da vacina da Pfizer.


21h07 - Cabo Verde com mais uma morte e 39 infetados em 24 horas

Cabo Verde registou mais 39 infetados com o novo coronavírus, e uma morte, nas últimas 24 horas, elevando para 33.395 o acumulado de casos desde março de 2020, segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Saúde.

Em comunicado, aquele ministério referiu que os laboratórios de virologia do arquipélago processaram 1.039 amostras desde terça-feira, com uma taxa de positividade global de 3,8%.

20h55 - Quase totalidade dos novos casos em França nas últimas 24 horas eram não vacinados

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, disse hoje que 96% das pessoas infetadas com covid-19 na terça-feira não estavam vacinadas e disse que caberá às autoridades locas aplicarem medidas restritivas.

"Estamos na quarta vaga, a variante Delta é maioritária e muito mais contagiosa. [...] 96% dos novos casos de contaminações não estavam vacinados", disse o primeiro-ministro numa entrevista ao canal de televisão TF1.

Segundo anunciou hoje o ministro da Saúde, Olivier Véran, houve 21 mil novas contaminações nas últimas 24 horas com muitas novas hospitalizações, especialmente de pessoas frágeis, um pouco por todo o país.

"É uma situação que começa a ser tensa no plano epidemiológico", disse o ministro do Saúde.

Nas últimas 24 horas foram detetados 21.539 novos casos e morreram 22 pessoas.

Desde terça-feira foram admitidas 281 pessoas nos hospitais, mais 166 pessoas do que há uma semana, tendo havido mais três admissões do que na véspera nas unidades de cuidados intensivos em todo o país.

20h35 - Secretária da Saúde do Brasil tentou promover tratamento ineficaz em Portugal

A secretária de Gestão do Trabalho e Educação do Ministério da Saúde brasileiro ofereceu ao Governo português a partilha da sua experiência no uso de medicamentos considerados ineficazes no tratamento da covid-19, noticiou o portal G1.

Com base em documentos obtidos pela Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) que investiga as ações e omissões do Governo brasileiro na pandemia, o G1 divulgou na noite de terça-feira informações sobre um e-mail enviado por Mayra Pinheiro, conhecida como ‘capitã cloroquina’, no qual se colocou à disposição para partilhar conhecimentos sobre o chamado ‘tratamento precoce’ com o Governo de Portugal, em janeiro passado.

"Diante das informações sobre o elevado número de casos e desfechos clínicos desfavoráveis da covid-19 em território português, e na qualidade de cidadã portuguesa e de Secretária Nacional do Ministério da Saúde [do Brasil], coloco-me à disposição para contribuir com compartilhamento da nossa experiência em atendimento precoce no combate à doença", escreveu a médica.

20h27 - Menos de 1.000 casos de covid-19 no Chile pelo segundo dia consecutivo

O Chile contabilizou hoje menos de mil novos casos de covid-19 pelo segundo dia consecutivo, algo que não acontecia desde outubro de 2020, tendo atualmente uma taxa de positividade de 2,7%, a mais baixa desde o início da pandemia.

Nas últimas 24 horas foram confirmados 989 novos casos e 46 mortes, elevando os totais de infeções para 1,6 milhões de infeções e o de óbitos para 34.611, salientou o ministro da Saúde chileno, Enrique Paris, que realçou que todas as regiões do país viram diminuídos os novos casos nos últimos sete e 14 dias.

Após três meses de uma segunda vaga do novo coronavírus que colocou o sistema hospitalar em rutura entre março e junho, os internamentos em unidades de cuidados intensivos baixaram significativamente de 3.000, em maio, para os atuais 1.878.

20h16 - Quase metade da população portuguesa tem a vacinação completa

Já foram distribuídas mais de 11 milhões de doses de vacinas em Portugal. O balanço foi atualizado ao final da tarde pela DGS.

Neste momento quase metade da população portuguesa já completou a vacinação.


20h09 - Fronteira entre México e Estados Unidos encerrada parcialmente por mais um mês

O México e os Estados Unidos vão continuar a limitar a passagem na fronteira comum até 21 de agosto, visando conter a propagação da covid-19, revelou hoje o Ministério dos Negócios Estrangeiros mexicano, através da rede social Twitter.

“O Governo dos Estados Unidos informou-nos sobre a decisão de estender o encerramento parcial da fronteira por mais um mês”, lê-se na declaração.

As restrições ao tráfego terrestre entre os dois países foram impostas a 21 de março de 2020 para conter a disseminação do novo coronavírus.

Desde então, os dois países mantiveram fechada para turistas ou visitantes ocasionais a fronteira com mais de 3.000 km de extensão.

Os Estados Unidos têm mais de 34,1 milhões de pessoas infetadas e 609.000 mortes, enquanto o México chegou terça-feira aos 2,6 milhões de casos confirmados e 236.810 mortes associadas `covid-19.

19h50 - Moscovo espera ter 80% população imunizada até novembro

A Rússia espera alcançar um nível de pelo menos 80% de imunização contra a covid-19 até 01 de novembro, anunciou hoje a vice-primeira-ministra russa, Tatiana Golikova.

“Temos de alcançar a imunidade coletiva de pelo menos 80% entre os vacinados com, no mínimo, a primeira dose, a 01 de novembro”, afirmou Golikova, numa reunião do Conselho de Ministros russo, liderada pelo Presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Segundo Golikova, 17 das 85 regiões do país já estão próximas de uma imunidade coletiva de 60% da população, entre elas Moscovo e São Petersburgo, as cidades mais afetadas pela pandemia no país.

Até hoje, a Rússia vacinou com as duas doses 22,6 milhões de cidadãos (cerca de 15% da população), enquanto 33,6 milhões receberam apenas uma.

19h07 - Vacinas: 6.581.332 com pelo menos uma dose e 4.860.822 com vacinação completa

De acordo com o “Relatório de Vacinação Contra a COVID-19” da Direção-Geral da Saúde, foram Portugal tem 6.581.332 de pessoas inoculadas com uma dose da vacina (64%) e 4.860.822 com vacinação completa (47%).

Ainda segundo o relatório conhecido ao final da tarde, o país recebeu 12.300.690 de vacinas e distribuiu 11.385.656.

18h37 - A Itália contabilizou 4.259 novos casos de infeção pelo SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, uma subida face ao dia anterior, bem como 21 óbitos associados à doença covid-19.

18h19 - A Guiné Equatorial tornou obrigatória a vacinação contra a covid-19 para certas profissões, como militares, trabalhadores do setor da saúde ou professores, segundo uma declaração do ministro da Saúde equato-guineense.

De acordo com um documento citado pela agência France-Presse (AFP), é também exigido um certificado de vacinação para o acesso a estádios ou a certos locais públicos.

"Para reduzir o nível de exposição dos funcionários públicos e do setor privado, exigimos o certificado de vacinação para o acesso a estádios, locais de recreio e na inscrição de jovens na escola", afirmou o ministro da Saúde, Diosdado Vicente Nsue Milang, numa declaração.

18h16 - Comissão técnica decide em breve vacinação de jovens

A Direção-Geral da Saúde (DGS) confirmou hoje que a norma sobre a vacinação contra a covid-19 está a ser revista e que a comissão técnica tomará brevemente uma decisão sobre a faixa dos jovens dos 12 aos 17 anos.

"A norma está em revisão e o mais breve possível a comissão técnica decidirá" sobre esta matéria, adiantou à agência Lusa fonte da DGS.

António Costa anunciou hoje, no debate do estado da nação, na Assembleia da República, a meta de vacinar com duas doses contra a covid-19, no período entre 14 de agosto e 19 de setembro, 570 mil crianças e jovens entre 12 e 17 anos.

"Aguardamos uma decisão final da Direção Geral de Saúde sobre a vacinação desta população. Mas tudo está preparado para nos fins de semana entre 14 de agosto e 19 de setembro serem administradas as duas doses de vacina às cerca de 570 mil crianças e jovens entre os 12 e os 17 anos", declarou o primeiro-ministro.

Antes, a ministra da Saúde revelou que a DGS pediu duas semanas para estudar os pareceres da Comissão Técnica de Vacinação contra a covid-19 em jovens e os calendários de vacinação para definir uma posição.

Em declarações aos jornalistas no final de uma cerimónia de assinatura de um protocolo com o setor social no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em Lisboa, Marta Temido salientou que o Governo não recomenda vacinas, mas que apenas aplica as recomendações das entidades técnicas sobre esta matéria.

"Aquilo que a DGS nos transmitiu ser o entendimento da Comissão Técnica de Vacinação é que será desejável dispor de mais algum tempo e referiram-nos um prazo de duas semanas para perceber mais em detalhe quais são os calendários", afirmou.

Segundo a governante, os pareceres preliminares desta comissão apontam para "uma priorização do grupo etário dos 18 aos 16 anos" e "uma priorização de vacinação de crianças com comorbilidades na faixa" abaixo, entre os 15 e os 12 anos, além do já referido "pedido de mais tempo" para recolha e análise de informação.

17h45 - Reino Unido com sinais de abrandamento nas infeções

O Reino Unido registou 44.104 novos casos de contágio e 73 mortes de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados oficiais atualizados hoje, que mostram sinais de um abrandamento das infeções.

Na terça-feira, o Reino Unido tinha registado 46.558 novos casos e 96 mortes, o número mais alto desde 20 de março.

Os valores dos últimos dias têm vindo a descer desde um pico de 54.674 casos no sábado desta nova vaga causada pela variante Delta, em crescendo desde meados de maio.

17h41 - Auto-agendamento a partir dos 20 anos deverá começar para a semana

O autoagendamento para pessoas a partir dos 20 anos deverá arrancar para a próxima semana, afirmou hoje o coordenador do plano de vacinação contra a covid-19, Henrique Gouveia e Melo.

O autoagendamento para pessoas a partir dos 20 anos deverá acontecer, "em princípio, para a semana", disse o responsável pela `task force`, que falava aos jornalistas no final da sua participação na conferência internacional "Saúde Global em Pós-Pandemia", que decorre na Universidade de Coimbra.

"Às pessoas com 20 anos peço-lhes um bocado de paciência, mas têm que esperar", frisou, salientando que não são abertos processos de autoagendamento "para fazer filas de espera".

O vice-almirante reafirmou a vontade de atingir a meta de 70% de toda a população portuguesa vacinada com a primeira dose entre 08 e 15 de agosto, esperando no final de setembro que se atinja o fim do processo de vacinação contra a covid-19.

Gouveia e Melo referiu que a vacinação tem de ser vista como "uma espécie de uma onda", em que há momentos em que mais vacinas disponíveis e é aumentado o ritmo e outros em que é necessário baixar o ritmo face à escassez.

"Nas últimas duas semanas vacinámos muito, agora vacinamos menos e depois haverá um período em que vamos voltar a vacinar mais. Faz parte do processo", explicou.

Questionado pela agência Lusa sobre os problemas no autoagendamento, o coordenador do plano frisou que este processo "está a funcionar normalmente".

"Todas as semanas parte um comboio com um determinado número de lugares. As pessoas autoagendam-se para esse comboio. Quando o comboio parte, não há mais lugares e as pessoas têm de esperar pela semana seguinte", aclarou, salientando que se não houvesse espera significava havia "milhões de vacinas disponíveis para dar".

17h38 - A incidência acumulada de infetados por covid-19 em Espanha subiu para 644 casos por cada 100.000 habitantes nas últimas duas semanas, tendo sido registadas 30.587 novas infeções e 18 mortes nas últimas 24 horas.

16h58 - A coordenadora do BE avisa que as contratações prometidas pelo Governo para o SNS não chegam devido à pandemia, manifestando preocupação por boa parte do investimento do Plano de Recuperação e Resiliência na saúde já estar antes previsto.

Em relação às contratações de profissionais do SNS, para Catarina Martins, "ainda bem" que Costa reiterou "o compromisso com mais contratações de SNS", mas "o número que o Governo vem repetindo é exatamente o mesmo" identificado antes da pandemia de covid-19.

"O SNS vai precisar mais do que nós tínhamos pensado. É por isso que o que o Governo propõe agora não chega porque o Governo o que diz é que agora vai começar a executar o que estava pensado antes da pandemia quando o SNS está exaurido", afirmou a líder bloquista no primeiro pedido de esclarecimento que fez ao primeiro-ministro, António Costa, no debate do estado da nação que decorre na Assembleia da República.

16h33 - Governo a postos para vacinar 570 mil crianças e jovens antes do início do ano letivo

Na intervenção inicial, António Costa anunciou que o executivo está preparado para administrar vacinas a crianças e jovens com mais de 12 anos, ainda antes do ano letivo.

"Aguardamos uma decisão final da Direção-Geral da Saúde sobre a vacinação de crianças e jovens, mas tudo está preparado para que nos fins de semana entre 14 de agosto e 19 de setembro possam se administradas as duas doses da vacina a 570 mil crianças e jovens entre os 12 e os 17 anos", adiantou o primeiro-ministro.

Um esforço, explica, que tem em vista permitir que "o novo ano letivo se possa iniciar sem risco de novas interrupções no ensino presencial".

16h23 - Riade baniu as viagens da Arábia Saudita para a Indonésia.

16h22 - Moçambique registou mais 32 mortes associadas à covid-19, o maior número diário de óbitos já registado, e 1.704 casos de infeção pelo novo coronavírus.

16h04 - A vacina contra a covid-19 deu à Johnson & Johnson receitas de cerca de 165 milhões de dólares, muito longe dos números alcançados por empresas concorrentes como a Pfizer e a Moderna, cujas vacinas baseadas na tecnologia do ARN mensageiro estão a ser mais utilizadas.

16h03 - A farmacêutica Johnson & Johnson anunciou hoje um aumento de 32,4% no lucro líquido do primeiro semestre, que atingiu 12.474 milhões de dólares (10.600 milhões de euros), graças à maior procura de produtos após o confinamento.

No segundo trimestre, a empresa norte-americana aumentou as vendas em 27,1% face ao período homólogo de 2020 e os lucros dispararam 73,1% para 6.278 milhões de dólares (cerca de 5.325 milhões de euros).

A Johnson & Johnson registou entre janeiro e junho receitas de 45.633 milhões de dólares, 16,9% acima do registado no mesmo período do ano anterior, com um aumento das vendas nas suas principais áreas de negócio.

As vendas de equipamentos médicos aumentaram de forma muito significativa, mais de 62%, graças a um relativo regresso à normalidade no setor da saúde, enquanto as receitas do negócio farmacêutico da multinacional também cresceram claramente (17,2%).

15h45 - Gulbenkian e INSA assinam protocolo para continuar a estudar o vírus

A Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) assinaram hoje um protocolo de cooperação científica e clínica para continuar a estudar a diversidade genética do vírus SARS-CoV-2.

"É a continuação de um namoro antigo que agora se consuma numa espécie de casamento". Foi assim que o presidente do Conselho Diretivo do INSA, Fernando de Almeida, descreveu o novo protocolo.

A colaboração entre as duas instituições não é uma novidade e desde abril de 2020, praticamente no início da pandemia, que a FCG e o INSA colaboram no estudo da diversidade genética do coronavírus, responsável pela covid-19, mas só agora esse trabalho conjunto é formalizado.

"Para conhecer a diversidade genética do novo coronavírus, para combater a sua propagação, o IGC (Instituto Gulbenkian de Ciência) e o INSA, desde o ano passado que colaboram na sequenciação do vírus e na identificação das suas mutações", referiu a presidente do Conselho de Administração da FCG, Isabel Mota, durante a cerimónia na Fundação, em Lisboa.

Ao longo desse período, o IGC analisou cerca de duas mil amostras, entre as mais de 12 mil sequenciações recolhidas pelo INSA e é, em parte, esse trabalho que vai ser continuado, mas não se esgota aí.

Além da diversidade genética do SARS-CoV-2, as duas instituições vão também colaborar em estudos sobre a resposta do sistema imunitário a esse vírus e, nesse âmbito, o IGC está desde dezembro de 2020 a acompanhar cerca de 1.800 pessoas vacinadas, dados que serão, depois, integrados numa amostra mais alargada do INSA.

15h41 - Movida do Porto realiza manifestação para alertar para "irreparáveis dificuldades"

A Associação de Bares e Discotecas da Movida do Porto vai realizar uma manifestação na quinta-feira, pelas 22h00, para alertar para as "graves e irreparáveis dificuldades" que o setor da diversão noturna atravessa devido à pandemia da covid-19.

Em comunicado, a associação afirma que a manifestação vai decorrer nas ruas Galerias de Paris, Cândido dos Reis, Conde Vizela e largo Montpellier, praça Filipa de Lencastre e rua da Fábrica.

A manifestação, que se inicia pelas 22h00, visa "demonstrar a total ausência de resposta a diversas solicitações feitas diretamente ao Governo" para a reabertura do setor de diversão noturna, afirma o comunicado assinado pelo presidente da associação, Miguel Camões.

"Pedimos apenas um diálogo e esclarecimentos de forma a, em conjunto, estudarmos formas de proceder à reabertura do setor, zelando sempre pela necessidade de assegurar cuidados relativamente à não transmissão do vírus", refere a associação, salientando que nunca foi mostrada "qualquer evidência" que o SARS-CoV-2 tem maior propensão a ser transmitido num bar ou discoteca.

"Tentámos sempre fazer ver ao Governo que o setor noturno se consegue adaptar a novas regras, o que não consegue é permanecer indefinida e injustificadamente encerrado, sem qualquer diálogo", defende.

A associação considera ainda que com grande parte da população vacinada contra a covid-19, as restrições existentes no setor "já não se afiguram justificadas" e que a reabertura dos estabelecimentos evitaria a propagação da covid-19 em festas ilegais e aglomerações na via pública.

15h31 - Novos casos em Tóquio no nível mais elevado em seis meses

As infeções com covid-19 em Tóquio atingiram hoje o máximo dos últimos seis meses, com a cidade anfitriã das Olimpíadas a registar 1.832 novos casos apenas dois dias antes da abertura dos jogos.

A capital japonesa vive, neste momento, o seu quarto estado de emergência, que se manterá até 22 de agosto, abrangendo a duração total dos Jogos Olímpicos, que começam na sexta-feira e terminam a 08 de agosto.

Os adeptos estão banidos de todos os locais na área de Tóquio.

15h18 - Previsões de chegada de vacinas permitem cumprimento tranquilo dos objetivos

O secretário de Estado da Saúde afirmou hoje que o calendário previsto para a chegada de vacinas contra o SARS-CoV-2 a Portugal permite cumprir os objetivos do plano de vacinação “de forma tranquila”.

“O que está previsto de entrega de vacinas permite-nos cumprir os objetivos de uma forma tranquila. Até agora, as vacinas têm chegado de uma forma muito estável e muito próxima daquilo que foi comprometido”, disse Diogo Serras Lopes, acrescentando que, no caso de algumas vacinas, Portugal até recebe mais doses do que o previsto.

O secretário de Estado falava aos jornalistas no final de uma cerimónia de assinatura de um protocolo entre a Fundação Calouste Gulbenkian e o Instituto Doutor Ricardo Jorge de cooperação científica e clínica, que decorreu durante a manhã de hoje na fundação, em Lisboa.

Ainda sobre o decorrer do processo de vacinação contra o coronavírus responsável pela covid-19, o governante considerou que “tem funcionado” e os efeitos são sobretudo visíveis no atual número de internamentos e óbitos decorrentes da doença, comparativamente a outros períodos com um número de novos casos diários idêntico.

15h01 - Açores com 72 novos doentes e 436 casos ativos

Os Açores registaram, nas últimas 24 horas, 72 novos casos de covid-19, dos quais 38 na ilha Terceira e 34 em São Miguel, somando 436 infeções ativas, revelou hoje a Autoridade de Saúde Regional.

Os números divulgados no boletim diário de hoje só se aproximam dos de 10 de abril, altura em que o arquipélago registou 76 novos casos (75 em São Miguel e um na Terceira, registando um total de 264 casos ativos de covid-19).

14h44 - Alemanha alerta para perigo de aumento exponencial de casos até outubro

O Governo alemão alertou hoje para o perigo de um possível aumento exponencial de casos de covid-19 nos próximos meses, no mesmo dia em que o país soma mais de duas mil novas infeções e 19 mortes.

Nas últimas 24 horas, a Alemanha contabilizou 2.203 novos contágios pelo coronavírus SARS-CoV-2, segundo o Instituto Robert Koch, a autoridade responsável pela prevenção e controlo de doenças no território alemão.

Na semana passada, o país registava 1.548 casos de infeção.

O executivo alemão, através do ministro da Saúde, Jens Spahn, alertou que, caso se mantenha a tendência de crescimento registada nos últimos dias, o país está a correr o perigo de alcançar uma incidência semanal, já no mês de setembro, de 400 casos por cada 100 mil habitantes.

Jens Spahn admitiu mesmo um aumento exponencial em outubro de até 800 casos de infeção por cada 100 mil habitantes.

Perante este potencial cenário, o ministro da Saúde alemão exortou a população a cumprir as regras conhecidas de prevenção e de proteção, nomeadamente o uso de máscara sempre que seja necessário.

14h24 - Subiu para 17 o número de infetados no Lar de Urrós em Mogadouro

O número de pessoas infetadas pelo SARS-CoV-2 no Lar de Urrós, no concelho de Mogadouro, subiu para 17, entre os quais todos os seus 13 utentes e quatro das 13 funcionárias, disse hoje à Lusa fonte da instituição.

“Temos no total 13 utentes, sendo que todos testaram positivo para o novo coronavírus, e 13 funcionários, quatro também testaram positivo para a infeção” pelo coronavírus, disse a diretora técnica do Lar, Rita Carrasco.

Segundo a responsável, todos os utentes que testaram positivo para a covid-19 estão assintomáticos e, com este surto, tiveram de ser feitas algumas alterações ao funcionamento da instituição com supervisão da Saúde Pública e Segurança Social.

O Lar de Urrós, no distrito de Bragança, já foi desinfetado e encontra-se a seguir as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS).

14h02 - Portugal regista mais 4376 novos casos de infeção e 13 óbitos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 4376 novos casos de Covid-19, num total de 936.622 casos desde o início da pandemia. Foram registadas mais 13 vítimas mortais, o total de óbitos é agora de 17.232.

Desde o dia 10 de fevereiro, quando se registaram 4.387 novos casos, que o número diário de novas infeções não era tão alto.

A região de Lisboa e Vale do Tejo foi a que registou um maior aumento de casos, com 1.774, segue-se a região Norte com 1.952.

Dos 13 óbitos, dez foram registados na região de Lisboa e Vale do Tejo. Açores, Alentejo e Algarve reportaram os outros três.

O número de internamentos aumentou. Estão internadas 867 pessoas em enfermarias (mais 13 do que na véspera) e 171 em Unidades de Cuidados Intensivos (menos seis do que na véspera ontem). 

Segundo o último boletim epidemiológico da DGS, recuperaram da doença mais 2703 pessoas, o que eleva o total para 870.243.

A taxa de incidência nacional de infeções pelo SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias passou para 409 casos, mas o índice de transmissibilidade voltou a baixar ligeiramente no continente e a nível nacional.

No continente, este indicador atingiu hoje 421,3, aumentando em relação aos 403 verificados na segunda-feira.

Quanto ao Rt - que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de uma pessoa com o vírus - quer no continente quer a nível nacional desceu de 1,10 na segunda-feira para 1,09 hoje, mantendo a tendência descendente.

13h49 - Governo de Timor-Leste propõe renovação do estado de emergência

O Governo timorense vai propor a renovação do estado de emergência, por mais 30 dias, tendo em conta a situação epidemiológica no país e aprovou apoios na eventualidade de morte ou incapacidade em resultado da vacina contra a covid-19.

No final da reunião do Conselho de Ministros de hoje, o Governo anunciou que, após a análise da apresentação do ponto de situação epidemiológica nacional, foi deliberado propor ao Presidente da República, Francisco Guterres Lú Olo, a renovação do estado de emergência, por mais 30 dias.

13h25 - Pfizer e BioNTech vão produzir vacina na África do Sul em 2022

É uma estreia no continente africano. As farmacêuticas Pfizer e BioNTech anunciaram esta quarta-feira que o grupo Biovac vai iniciar a produção da sua vacina contra a Covid-19 na África do Sul no início de 2022.

As empresas "assinaram uma carta de intenções" com a Biovac que lhes permitirá fornecer até 100 milhões de doses por ano aos países africanos. A transferência de tecnologia e a instalação das máquinas necessárias para engarrafar o produto, a fase final de fabrico, começará "imediatamente", de acordo com uma declaração das empresas.

O soro será transportado a partir das fábricas europeias dos dois laboratórios, que manterão assim o controlo sobre o fabrico do RNA do mensageiro, a "fase mais delicada e crucial". Será então engarrafado e distribuído "exclusivamente nos 55 países-membros da União Africana", segundo a alemã BioNTech e a norte-americana Pfizer.

13h15 - Pandemia já fez quase 4,12 milhões de mortos

A pandemia de Covid-19 já matou pelo menos 4.119.920 pessoas em todo o mundo. De acordo com o balanço diário da Agência France Presse, com base em dados oficiais, foram ainda diagnosticados 191.365.730 casos de infeção pelo coronavírus SARS-Cov-2

13h00 - Subiu para 31 o número de infetados no Lar de Bemposta em Mogadouro

O número de pessoas infetadas pelo coronavírus SARS-CoV-2 no Lar de Bemposta, no concelho de Mogadouro, subiu para 31, sendo que 24 são utentes e sete funcionários, disse hoje à Lusa fonte da instituição.

“Temos no total 29 utentes, sendo que 24 testaram positivo para o novo coronavírus. No total de 17 funcionários, sete estão igualmente positivos. Todos os utentes e funcionários infetados estão assintomáticos e até ao momento não necessitaram de apoio médico”, explicou o vice-presidente da instituição, José Luís Cordeiro.

Segundo os responsáveis por aquela instituição social do distrito de Bragança, todos os utentes e funcionários estão vacinados já com a segunda dose da vacina contra a covid-19 desde fevereiro.

Os três primeiros casos positivos para a covid-19 foram detetados no Lar de Bemposta em 12 de julho.

12h49 - ASAE instaura 21 processos de contraordenação a restaurantes

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou hoje que, na semana passada, instaurou 21 processos de contraordenação a restaurantes que não cumpriram as regras no contexto da pandemia de Covid-19.

Num comunicado enviado à Lusa, a ASAE informa que a operação de fiscalização ocorreu em duas vertentes, uma direcionada a estabelecimentos de restauração e bebidas e outra a unidades hoteleiras localizados em zonas turísticas em todo o território nacional.

Foram verificadas as regras de lotação dos espaços, de ocupação, de distanciamento físico e de uso de máscara.

Foi também averiguado o “cumprimento da obrigação de apresentação de Certificado COVID ou teste com resultado negativo no momento de check-in em unidades hoteleiras e aquando do acesso ao interior dos estabelecimentos de restauração localizados em concelhos de risco elevado e muito elevado”, às sextas-feiras a partir das 19 horas e todo o dia aos sábados, domingos e feriados”.

Num total de 118 operadores económicos fiscalizados no setor da restauração, foram instaurados 21 processos de contraordenação.

12h25 - Timor-Leste regista 31 novos casos

Timor-Leste registou mais 31 infetados com o SARS-CoV-2, nas últimas 24 horas, a maioria na capital, Díli, anunciou hoje o Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC).

Em comunicado, o CIGC refere que, do total de casos, 25 registaram-se em Díli e os restantes nos municípios – Viqueque (3), Aileu (2) e Baucau (1).

No mesmo período, houve 50 recuperados, pelo que o total de ativos é de 739 e o de casos acumulados desde o início da pandemia chegou aos 10.205.

A nível nacional, 253.780 pessoas (33,6% da população com mais de 18 anos) já receberam a primeira dose da vacina e 65.707 pessoas (8,7%) já completaram a vacinação.

12h11 - PSP 'multa' 20 pessoas por ajuntamentos em operação contra corridas ilegais em Santarém

Um total de 20 pessoas foram identificadas por ajuntamentos na via pública e quatro viaturas modificadas foram apreendidas em Abrantes (Santarém), na madrugada de domingo, no âmbito de uma operação de fiscalização a corridas ilegais, anunciou hoje a PSP.

De acordo com a PSP de Santarém, as 20 contraordenações por ajuntamentos, ilegais no âmbito da legislação relativa à covid-19, foram aplicadas em diversos pontos da cidade de Abrantes, durante uma operação que decorreu na madrugada de domingo, maioritariamente no Parque Industrial de Alferrarede – Abrantes, um “local onde habitualmente se concentram viaturas e adeptos de ‘tunning’”.

Durante a operação foram ainda apreendidas quatro viaturas “por alterações de características” e detetada uma infração por venda de bebidas alcoólicas em estabelecimento, também proibida pela legislação relativa à prevenção da covid-19.

11h53 - Johnson & Johnson prevê lucro de 2,5 mil milhões de dólares com venda das vacinas contra a Covid-19 em 2021

11h41 - Arsenal tem casos positivos e cancela digressão aos Estados Unidos

O Arsenal, afetado por “um pequeno número” de casos de infeção pelo novo coronavírus, informou hoje que não irá em digressão aos Estados Unidos, onde deveria participar na Florida Cup de futebol.

“Esta difícil decisão foi motivada pela necessidade de garantir a saúde e o bem-estar dos nossos jogadores e do nosso ‘staff’”, justificou o clube inglês, acrescentando que as pessoas infetadas estão assintomáticas e em isolamento.

Os ‘gunners’, que deveriam no fim de semana defrontar o Inter de Milão, na abertura da Florida Cup, não revelaram se os casos afetam os jogadores do plantel, do qual fazem parte Nuno Tavares, que esteve infetado em janeiro, e Cédric Soares.

11h20 - África regista 159.719 mortes em perto de 6,3 milhões de casos

África regista 159.719 mortes devido à covid-19, num total de 6.281.998 casos de infeção com o novo coronavírus desde o início da pandemia, de acordo com dados oficiais regionais divulgados hoje.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número de recuperados é de 5.513.426.

A África Austral continua a ser a região mais afetada do continente, com 2.994.979 casos e 82.009 óbitos associados à covid-19. Nesta região, encontra-se o país mais atingido pela pandemia, a África do Sul, que contabiliza 2.311.232 casos e 67.676 mortes.

O Norte de África, que sucede à África Austral nos números da covid-19, atingiu os 1.807.199 infetados com o vírus SARS-CoV-2 e 51.610 mortes associadas à doença.

A África Oriental contabiliza 770.888 infeções e 16.323 mortos, e a região da África Ocidental regista 509.867 casos de infeção e 6.660 mortes. A África Central é a que tem menos casos de infeção e de mortes, com 199.065 e 3.117, respetivamente.

11h00 - "Vacinação prossegue de acordo com o que estava programado"

A ministra da Saúde desvaloriza a falta de vagas para o autoagendamento da vacinação contra a Covid. Marta Temido considera que se trata, apenas, de um atraso que vai ser resolvido nos próximos dias.

Questionada sobre declarações recentes do coordenador da task-force da vacinação, que admitiu falhas na gestão dos stocks, a ministra da Saúde quis garantir que o programa "prossegue de acordo com o que estava programado".

"Nós conseguimos vacinar em cada um dos dias mais de 120 mil pessoas, nas duas últimas semanas, em média, e isso permitiu-nos de facto atingir já a vacinação de uma parte significativa da população e, sobretudo, ter agora aquilo que é a expectativa de, na segunda semana de agosto, conseguir atingir uma nova marca", acentuou Marta Temido.

"Aquilo que foi comunicado foi que há aqui algum constrangimento de alguns dias, também para as pessoas saberem com o que podem contar", acrescentou.

A titula da pasta da Saúde afiançou depois que o Governo está empenhado em tentar, junto da Comissão Europeia e dos outros países que estão no processo de compras conjuntas, "agilizar a entrega de mais vacinas".

"Esse é um tema que está em cima da mesa, a possibilidade de termos mais doses de vacinas de entrega antecipada, da Pfizer, através de cedências de outros países, nos próximos dias", revelou.

Quando ao calendário para o que António Costa apelidou de "libertação" social, Marta Temido remeteu para o debate do Estado da Nação, que decorre na tarde desta quarta-feira.

10h50 - "Desconfinar em Oleiros" resultou em 750 dormidas no concelho

As medidas de apoio à restauração e alojamentos locais lançadas pela Câmara de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, resultaram em cerca de 750 dormidas no concelho, anunciou hoje o município.

"Ficou superado o objetivo de atrair mais turistas, fomentar o prolongamento das suas estadas e, simultaneamente, permitir que os setores da hotelaria e restauração ganhem novo fôlego e recuperem do flagelo que está a ser esta pandemia", refere, em comunicado, o vereador responsável pelo pelouro do Turismo, Paulo Urbano.

O município de Oleiros lançou no período pós-confinamento a medida "Desconfinar em Oleiros" com o objetivo de revitalizar a economia local, num apoio simultâneo aos setores do alojamento local e restauração, dois dos mais afetados pela pandemia da covid-19.

A iniciativa decorreu entre os dias 01 de junho e 15 de julho, e abrangeu 14 alojamentos e 10 restaurantes do concelho de Oleiros.

10h18 - Protocolo entre Instituto Ricardo Jorge e Fundação Gulbenkian

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, marca, ao final da manhã, presença na assinatura de um protocolo de cooperação entre o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e a Fundação Calouste Gulbenkian, através do Instituto Gulbenkian de Ciência-ICG.

O procolo, lê-se em comunicado do Executivo, "visa desenvolver iniciativas no domínio da investigação científica e clínica.

"O acordo celebrado prevê a colaboração no âmbito do estudo da diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2, que o IGC e o INSA têm vindo a desenvolver desde abril de 2020. Um trabalho conjunto que já permitiu a sequenciação de milhares de amostras do SARS-CoV-2, e que se tem revelado essencial na intervenção e definição de políticas de contenção da atual pandemia", sublinha a mesma nota.

10h15 - Rússia acima dos 23.700 casos diários

As autoridades sanitárias da Rússia registaram mais 23.704 infeções, das quais 3254 em Moscovo, nas últimas 24 horas. O país acumula 6.030.240 casos desde o início da pandemia.

Morreram, também em 24 horas, mais 783 pessoas.

9h45 - Vários locais com vagas para auto-agendamento esgotadas

O vice-almirante Gouveia e Melo explica que isso se deve à falta de vacinas.
O coordenador do plano de vacinação diz que, no fim de setembro, praticamente toda a população estará vacinada.

9h30 - São Tomé e Príncipe teme terceira vaga

As autoridades de São Tomé e Príncipe temem uma terceira vaga da pandemia, quando o país está em campanha eleitoral, começa a receber mais voos internacionais e o mundo se debate com a variante Delta.

"Toda a nossa equipa está a preparar-se pensando que pode vir a haver uma terceira vaga", afirma, em declarações à agência Lusa, o ministro são-tomense da Saúde, Edgar Neves.

O país viveu agora um período eleitoral, com as presidenciais realizadas no passado domingo. A segunda volta está prevista para 8 de agosto.

"Vamos continuar ainda no período eleitoral com grande aglomeração de pessoas sem máscara. A higienização das mãos tem sido mínima", acentuou o ministro, para acrescentar que "há todas as condições estabelecidas para que haja um aumento do número de casos".

9h14 - Primeira vacina Sputnik V produzida no Vietname

O Vietname concluiu a produção do seu primeiro lote de vacinas Sputnik V.

Serão agora enviadas amostras para o Centro Gamaleya, na Rússia, para verificações de controlo de qualidade, noticia a Reuters.

8h44 - Governo assina protocolo com sector social para investimento de 465 milhões

O sector social tem tido uma procura cada vez maior, devido à crise económica provocada pela Covid-19. O Governo assina esta quarta-feira um protocolo, com as instituições de solidariedade, para reforçar a resposta, no apoio à infância, às pessoas com deficiência e também ao envelhecimento.
Antena 1

O investimento supera os 450 milhões de euros, dinheiro proveniente de Bruxelas, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. Em declarações à Antena 1, a ministra Ana Mendes Godinho dá alguns exemplos de projetos já em curso.

8h33 - Polémica com lusodescendentes de Malaca

O representante da minoria luso-malaia no Estado de Malaca denuncia que residentes do bairro português na cidade foram impedidos de entrar em estabelecimentos comerciais, na sequência de um surto comunitário de Covid-19.
Antena 1

"Algumas lojas de empresas não portuguesas estavam a recusar o acesso às instalações aos residentes" do bairro português, onde foram registados mais de 30 casos, afirmou Joseph Santa Maria, em declarações à agência Lusa.

A polémica surgiu na semana passada, quando vários luso-malaios do bairro português recorreram às redes sociais para denunciarem que tinham sido impedidos de entrar em estabelecimentos comerciais fora da zona.

8h16 - Material doado a Moçambique

A Unicef e a operadora Vodacom doam esta quarta-feira material de higiene e proteção contra a Covid-19 destinado a mais de 100 mil crianças em Moçambique.

"Esta doação acontece no contexto da terceira vaga da Covid-19 e reflete os esforços conjuntos do Unicef e o setor privado, especificamente a Vodacom", refere o Fundo das Nações Unidas para a Infância, em nota de imprensa.

O apoio inclui 1100 kits de higiene, 220 mil máscaras e 1100 baldes e vai ser entregue ao Ministério da Educação em Maputo. Destina-se a alunos e professores de quatro regiões: províncias de Maputo, Tete, Inhambane e cidade de Maputo.

7h50 - 67% da população indiana desenvolveu anticorpos

Um estudo noticiado pelo Times of India estima que 67 por cento da população do país tenha desenvolvido anticorpos para o SARS-CoV-2. Na última avaliação do género, levada a cabo entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, o alcance era de 24 por cento.

7h48 - Novo máximo diário na Coreia do Sul

As autoridades sanitárias da Coreia do Sul reportaram um máximo diário de 1784 casos de infeção na terça-feira. O país asiático começa debater-se com surtos da variante Delta.

7h29 - 1,5 milhões de crianças ficaram órfãs ou perderam avós ou tios

Pelo menos 1,5 milhões de crianças e adolescentes no mundo ficaram órfãos ou perderam avós ou tios na pandemia entre março de 2020 e abril de 2021, calcula-se num estudo agora conhecido.

Este trabalho, publicado na revista médica britânica The Lancet, apresenta estimativas por baixo, advertem os autores.

Em Portugal, 590 crianças e adolescentes terão ficado órfãos, número que ascende a 660 se for incluída a perda de avós que tinham a sua guarda, indica o mesmo estudo.
Antena 1

Para este trabalho, o primeiro à escala global, os autores desenvolveram modelos matemáticos "usando os melhores dados disponíveis, como uma tentativa inicial de estimar a magnitude do impacto oculto da pandemia nas crianças".

7h18 - Total de mortes no Brasil ascende a 544.180

O Brasil soma 544.180 mortes e 19.419.437 casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia.

Segundo os últimos dados do Ministério brasileiro da Saúde, em 24 horas foram registados 1424 óbitos e 27.592 novas infeções por SARS-CoV-2.

7h11 - Esperança média de vida nos EUA com quebra histórica

A esperança de vida nos Estados Unidos diminuiu um ano e meio em 2020, a maior quebra anual desde a II Guerra Mundial, segundo as autoridades de saúde pública.

Para o Centro de Prevenção e Controle de Doenças, esta regressão fica sobretudo a dever-se à pandemia, representando cerca de 74 por cento do declínio.

Mais de 3,3 milhões de norte-americanos morreram em 2020, um número superior a qualquer outro ano na história dos Estados Unidos.

A covid-19 foi associada a cerca de 11 por cento das mortes.

6h55 - Ponto de situação

A possibilidade de vacinar crianças entre os 12 e os 16 anos está a dividir os especialistas.

A RTP apurou que a comissão técnica da vacinação está a estudar várias hipoteses, entre as quais vacinar apenas crianças com outras doenças.
Alguns pediatras defendem que os benefícios são reduzidos.
Horizonte da imunidade de grupo

O primeiro-ministro diz que até ao final do verão o país deve atingir a imunidade de grupo.
Nessa altura, estimou ontem António Costa, será possivel pôr fim às restrições impostas pela pandemia e regressar à vida normal.
Variante Delta prevalece
É a mais contagiosa e está perto de ser exclusiva em Portugal.
A variante Delta representa 95 por cento das infeções nacionais e no Alentejo, Açores e Madeira é, neste momento, totalmente dominante.
O quadro em Portugal
O mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, conhecido ao início da tarde de terça-feira, reportou mais quatro mortes associadas à Covid-19.

Foram confimados mais 2706 casos de infeção em 24 horas.

Estavam ontem internadas em enfermaria 854 pessoas, mais três do que na véspera. Havia 177 doentes em unidades de cuidados intensivos, menos quatro do que na segunda-feira.
O quadro internacional
A pandemia da Covid-19 provocou pelo menos 4.100.352 mortes, entre mais de 190,8 milhões de casos de infeção, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

O Japão admite cancelar os Jogos Olímpicos.
A hipótese foi admitida pelo diretor executivo do evento. Tudo depende da evolução do número de casos de Covid-19 em Tóquio e das infeções que vão surgindo entre os atletas.