Em direto
Governo leva a Conselho de Ministros apoios extraordinários à economia

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

Reportagem

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

RTP / Adicionar como fonte informativa

António Cotrim - Lusa

Mais atualizações


23h31 - Brasil registou 564.773 mortes e mais de 20,2 milhões de casos

O Brasil totalizou 564.773 mortes e registou 20.212.642 casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia, segundo o mais recente boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério brasileiro da Saúde.

Nas últimas 24 horas, foram registados 1.211 óbitos e 34.885 novas infeções no país.

O Brasil é o segundo país com maior número de óbitos pela doença, atrás somente dos Estados Unidos, e o terceiro em notificações de infeções, abaixo de Estados Unidos e da Índia.

O estado de São Paulo mantém a liderança absoluta em número de mortes e casos no Brasil, com um total de 141.277 vítimas mortais e 4.129.720 notificações confirmadas da doença.

22h53 - Ministro da Educação remete para autoridades de Saúde decisão sobre testes ou nova vacina

O ministro da Educação remeteu hoje para as autoridades de Saúde as "respostas" sobre uma eventual realização de testes ou a administração de nova dose da vacina contra a covid-19 a docentes e funcionários das escolas.

Sobre "a pertinência da testagem, quer seja na sua vertente de diagnóstico, quer seja através de testes serológicos, quem tem que dar respostas são as autoridades de Saúde", afirmou aos jornalistas Tiago Brandão Rodrigues, à margem de uma cerimónia em Beja.

Nos últimos dias, "temos ouvido que existirá um teste-piloto" ou "um trabalho científico nos lares, para entender qual é o grau de imunização das pessoas que foram vacinadas", aludiu o ministro, referindo ter ouvido também hoje referir que "não existe uma implicação formal" entre os testes serológicos e a necessidade ou não de uma nova toma da vacina.

"Eu ouvi aquilo que foi dito e quem tem que definir essas questões são as autoridades de Saúde" e os professores e a população em geral têm "de seguir" o que aquelas disserem, assinalou.

É às autoridades de Saúde que cabe "a priorização, os tempos e o modo também de fazer toda esta vacinação", nomeadamente "aqueles que devem ser vacinados, quando devem ser vacinados, a quantidade de vezes que devem ser vacinados".

20h25 - Mais de 60% da população residente em Portugal já tem vacinação completa

Portugal já tem 62% da população com vacinação completa contra a covid-19 e 71% com pelo menos uma dose administrada, com os maiores de 65 anos quase totalmente vacinados, segundo dados oficiais hoje divulgados.

O relatório de vacinação contra a covid-19 da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgado, contabiliza 7.330.505 residentes em Portugal (71%) com pelo menos uma dose de vacina administrada e 6.403.987 pessoas (62%) com a vacinação completa.

19h13 - CDS espera que "ziguezague" da DGS sobre vacinação de crianças derive de "dados científicos"

O líder do CDS afirmou hoje esperar que a "súbita alteração de posição" da DGS sobre a vacinação de crianças entre 12 e 15 anos "radique em novos dados científicos" e não em "eventuais pressões do Governo".

"A recomendação da Direção-Geral de Saúde relativamente à vacinação do grupo etário entre os 12 e os 15, fora dos casos de comorbilidade conhecidas, constitui uma mudança da posição tomada, pela mesma DGS, há poucos dias atrás. Espera-se, contudo, que tal súbita alteração de posição radique em novos dados científicos e não em eventuais pressões do Governo", lê-se numa mensagem de Francisco Rodrigues dos Santos.


18h41 - Os 31 infetados do Lar de Bemposta (Mogadouro) foram dados como curados

As 31 pessoas infetadas pelo SARS-CoV-2 no Lar de Bemposta, no concelho Mogadouro, distrito de Bragança, foram hoje dadas como curadas da infeção de acordo com as normas da DGS, disse à Lusa fonte da saúde pública.

"Todos os 31 utentes e colaboradores foram hoje dados como curados, de acordo com as normas em vigor e emitida pela Direção Geral da Saúde (DGS)", concretizou a mesma fonte.

Das 31 pessoas que estiveram afetados pelo novo coronavírus, 24 são utentes e sete são colaboradores.


18h41 - São Tomé e Príncipe vai receber mais 37 mil doses de vacinas de Portugal

São Tomé e Príncipe vai receber de Portugal mais 37 mil doses de vacinas contra a covid-19, para reforçar o plano nacional de vacinação, foi hoje anunciado, no dia em que se confirmou mais um caso de infeção.

O segundo lote com 37 mil doses de vacinas da AstraZeneca devem chegar ao país ainda este mês e somam-se às 12 mil que Portugal já doou ao arquipélago em julho.


18h10 - A Espanha registou 15.680 novos casos de covid-19 e 102 mortes nas últimas 24 horas, segundo dados hoje divulgados pelo Ministério da Saúde.

17h24 - A Itália registou 5.636 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas e o maior número de mortos num mês, 31, enquanto aumenta a ocupação hospitalar em algumas regiões do país.

17h08 - O chefe do Governo de Macau, Ho Iat Seng, decretou hoje o fim do "estado de prevenção imediata" no território, aplicado na sequência da identificação de quatro casos da variante Delta do novo coronavírus.

O despacho agora publicado determina "o termo do estado de prevenção imediata" a partir das 22:00 (15:00 em Lisboa) em Macau, que regressa assim ao "estado de prevenção" anteriormente em vigor, de acordo com um comunicado do centro de operações da proteção civil de Macau.

Na passada terça-feira, as autoridades tinham afirmado que o território estava "em risco de sofrer um surto" comunitário, e desencadearam uma operação maciça de testes à população.

Os resultados de mais de 710 mil testes foram negativos e as autoridades descartaram a realização de uma segunda ronda, a menos que surja algum caso entre pessoas em quarentena.

17h05 - Madeira já tem 61% dos habitantes com vacinação completa

A Madeira já administrou mais de 324 mil vacinas contra a covid-19 desde dezembro de 2020, informou a Direção Regional de Saúde, indicando que 61% da população residente no arquipélago já tem a vacinação completa.

"As pessoas vacinadas integram os grupos prioritários definidos no Plano Regional de Vacinação contra a covid-19 na Madeira, de acordo com a alocação das vacinas à região", refere a autoridade de saúde, especificando que até domingo, 8 de agosto, foram administradas 324.411 vacinas.

Deste total, 182.932 correspondem à primeira dose e 156.025 à segunda. "Isto significa que 61% da população residente (cerca de 251 mil habitantes) tem já a vacinação completa e 72% vacinação iniciada", esclarece.

16h38 - A Direção-Geral de Saúde recomenda às pessoas transgénero que consultem os médicos assistentes quanto à vacinação para a Covid-19.

Estas pessoas queixam-se de serem ignoradas pelas autoridades de saúde na administração de vacinas.

Algumas vacinas são recomendadas para a população masculina mas não para a feminina e isso não é tido em conta na altura de administrar a vacina a uma pessoa que mudou de sexo.

A associação ILGA fala em desconhecimento por parte do Estado e reclama mais formação para os profissionais de saúde.

16h28 - `Imunidade à Covid não pode ser avaliada apenas com testes serológicos`, refere Comissão Técnica

16h18 - Moçambique registou mais 13 óbitos associados ao novo coronavírus e 1.166 casos de infeção nas últimas 24 horas. O país eleva o total acumulado de mortes por covid-19 para 1.641 e o de casos para 134.343, dos quais 80% recuperados da doença. Conta ainda com um total de 24.182 casos ativos da doença, 361 dos quais internados.

15h50 - Regras de isolamento para as escolas revistas perto do início das aulas 

As normas de isolamento profilático na comunidade escolar vão ser revistas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) mais próximo do início das aulas, previsto para setembro, avançou hoje a diretora-geral da Saúde.

Em abril, a DGS reforçou junto das escolas e delegados de saúde as medidas de vigilância sobre a circulação de novas variantes de covid-19 e a deteção de surtos nas escolas, que previa caso fosse detetado um caso positivo numa turma, devia ser suspensa a sua atividade enquanto se aguardavam os resultados laboratoriais dos testes moleculares (PCR).

Questionada hoje se com a vacinação universal dos jovens, a partir dos 12 anos, anunciada hoje pela diretora-geral da Saúde em conferência de imprensa, em Lisboa, as regras de isolamento vão ser revistas, Graça Freitas afirmou que é uma situação de "difícil decisão".

Contudo, afirmou que se houver informação científica que aponte no sentido de se poder "com segurança" abrandar as medidas, "será isso que será feito".

"Cada agrupamento de escolas articula-se com o agrupamento de Centros de Saúde e tem as respetivas autoridades de saúde que podem sempre perante uma situação concreta e a análise de um risco concreto tomar uma decisão mais ou menos restritiva e, portanto, essa é uma questão que nós veremos também no início do ano letivo", avançou Graça Freitas.

15h42 - Lusodescendente diz que família morreu em Portugal após recusar vacina

Um lusodescendente que reside no País de Gales, Francis Gonçalves, afirma que o irmão e os pais morreram em Portugal, após se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, influenciados pelos movimentos anti-vacinas.

A história está a ser reproduzida em vários jornais internacionais e a motivar uma troca acesa de mensagens entre os que defendem e os que apoiam a vacinação contra a covid-19.

Em 7 de agosto, Francis Gonçalves utilizou a rede social Facebook para anunciar que o jornal Wales Online o contactou para fazer um artigo sobre o que tinha acontecido à sua família.

Na notícia, divulgada hoje pelo jornal, Francis Gonçalves, que vive em Cardiff, disse que o seu irmão Shaul, 40 anos, o pai Basil, de 73 anos, e a mãe Charmagne, 65 anos, começaram a sentir-se mal no fim de semana de 10 de julho, alguns dias após terem partilhado uma refeição. Duas semanas depois destes sintomas, os três estavam mortos.

Na entrevista ao jornal 'online', Francis disse que a sua família, que se encontrava em Portugal, não recebeu as vacinas contra o novo coronavírus porque se tinham assustado com a "desinformação" anti-vacinação.

O lusodescendente contou que o pai foi ao hospital em 6 de julho, devido a um problema de pedra nos rins, e que acredita que ficou infetado na instituição.

Dois dias depois, uma quinta-feira, o pai e a mãe jantaram com o irmão, no apartamento que este dividia com a namorada.

Logo no fim de semana sentiram-se mal. Shaul sentia-se pesado e extremamente cansado e os pais foram hospitalizados, tendo testado positivo para a covid-19.

Longe da família e perante o agravar do estado de saúde do irmão e dos pais, Francis decidiu viajar para Portugal. Entretanto, em 14 de julho teve conhecimento de que o pai tinha sido transferido para a unidade de cuidados intensivos (UCI).

A saúde dos pais, hospitalizados, agravou-se e também a do irmão piorou.

Enquanto aguardava pelos resultados do teste à covid-19 para viajar para Portugal, Francis soube que o irmão foi hospitalizado de urgência, a 17 de julho. Na madrugada seguinte, foi informado que Shaul tinha morrido, conforme contou ao Wales Online.

Em 20 de julho, Francis foi informado pelo hospital de que o pai morrera e idêntica notícia recebeu sobre a mãe, a 24 de julho.

Uma semana depois, em 1 de agosto, os três elementos da família foram enterrados no cemitério do Alto de São João, em Lisboa.

Francis pretende mudar os corpos dos pais para outro local - e não o talhão onde são enterrados os infetados com covid-19 -, mas sabe que, para já, isso não é possível.

Abalado com estas mortes, o lusodescendente manifesta-se muito revoltado, pois acredita que a vacina contra a covid-19 poderia ter conduzido a um outro desfecho, pelo menos para o irmão que "era a pessoa mais saudável" que conhecia.

Por isso espera que a partilha da sua experiência, embora "extremamente difícil", contribua para encorajar outros a se vacinarem, principalmente aqueles que, como a sua família, têm medo das vacinas.

"Eles foram apanhados no meio de muita propaganda anti-vacinação que anda por aí", disse ao Wales Online.

Originária da África do Sul, a família de Francis Gonçalves mudou-se para Cardiff em 2015 e, um ano mais tarde, os seus pais e irmão mudaram-se para Portugal, de onde o pai era originário.

15h07 - Distribuição Internacional de vacinas totaliza 380 milhões de doses

Mais de 380 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 foram distribuídas pelo mecanismo Covax a um total de 138 países, sobretudo do continente africano, América do Sul e sudeste asiático, segundo dados publicados pelo portal da Unicef.

Atualmente, em todo o mundo, estão em trânsito 643.220 doses, estando prevista para quarta-feira a chegada de um envio de vacinas contra a doença à Bolívia, na quinta-feira à Síria e na sexta-feira à Guiné-Bissau, de acordo com o manifesto que consta do portal do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Segundo a mesma fonte, a Índia, país particularmente afetado pelo coronavírus SARS-CoV-2, recebeu 17.000.000 doses.

No que diz respeito a doações, a Covax doou 88 milhões doses de vacinas a 63 países, a maior parte das quais a Estados do continente africano, incluindo Guiné-Bissau, Angola e Moçambique, mas também da América do Sul, da Ásia Central e a países do sudeste asiático, nomeadamente à República da Indonésia.

Do total de 380 milhões de doses distribuídas incluem-se, em particular, as doações privadas e mobilizadas através dos mecanismos Covax num valor correspondente a 165.111.830 doses, além dos lotes doados através de contactos bilaterais entre países.

Por outro lado, o Covax, a Comissão Europeia e os Estados Unidos são os três maiores destinatários de vacinas contra o novo coronavírus a nível mundial tendo o organismo de Acesso Global às Vacinas de Covid-19 previsto a distribuição de 4.274 mil milhões de doses.

O Covax (Acesso Global às Vacinas da Covid-19) é o organismo de vacinação do programa ACT-Accelerator, liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e os parceiros internacionais, para o desenvolvimento conjunto de ferramentas de combate ao novo coronavírus.

O objetivo do programa é a distribuição aos países mais pobres e imunizar 27% dos cidadãos daqueles a nível global em 2021.

15h05 - Maioria das vítimas tem mais de 80 anos e vacinação completa

A maioria das vítimas que está a morrer com covid-19 tem mais de 80 anos e tem a vacinação completa, afirmou hoje a diretora-geral da Saúde, ressalvando que era uma situação expectável em função da efetividade da vacina.

Questionada em conferência de imprensa sobre quem são as pessoas que estão a morrer vítimas de covid-19, Graça Freitas afirmou que são predominantemente "pessoas muito idosas" e "muito doentes" com uma média etária superior a 80 anos, sendo que a maior parte tem as duas doses da vacina.

Segundo Graça Freitas, estas pessoas pertencem a três grupos diferentes em função do seu estado vacinal: "Há pessoas que têm duas doses da vacina, o que não é de estranhar, porque a vacina não é totalmente efetiva e não é tão efetiva como nós gostaríamos nos mais velhos".

Depois há pessoas que têm apenas uma dose da vacina e algumas que não têm nenhuma dose da vacina, disse, sublinhando que é uma mortalidade que está de acordo com o que "seria expectável em função da efetividade da vacinação" e perante a variante Delta do coronavírus que provoca a covid-19.

14h31 - Governo avança com vacinação "Casa Aberta" para jovens a partir dos 18 anos

Uma nota do Ministério da Saúde refere que, "na sequência da decisão hoje comunicada pela DGS, de vacinar universalmente os jovens entre os 12 e 15 anos, e da chegada de um reforço de vacinas ao país, em resultado das recentes negociações do estado português com alguns países europeus, foi decidido abrir a modalidade “Casa Aberta” a partir de hoje, dia 10 de agosto, para a vacinação de primeiras doses para utentes que não estejam agendados e que não tenham sido infetados com Covid-19 nos últimos seis meses, com idade igual ou superior a 18 anos".

"Para usufruir do sistema de senha digital da modalidade “Casa Aberta” é necessário que o utente aceda ao portal criado para o efeito (https://covid19.min-saude.pt/senha-digital-casa-aberta/) e tire uma senha no próprio dia em que pretende ser vacinado, obrigatoriamente para um Centro de Vacinação localizado no seu concelho de residência. O número de senhas disponíveis está condicionadas a disponibilidade de vacinas em cada centro de vacinação", indica a mesma nota.

14h27 - Primeiro-ministro António Costa congratula-se com decisão de avançar com a vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos

14h22 - Menos internamentos

Há hoje menos pessoas internadas em enfermaria e cuidados intensivos com covid-19, segundo dados oficiais.

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) estão internadas 829 pessoas, menos 28 em relação a segunda-feira, 186 das quais em cuidados intensivos, menos três nas última 24 horas.

14h01 - Portugal regista 2232 novos casos e mais 17 mortos por covid

13h51 - Passe sanitário entra em funcionamento em França

O documento é semelhante ao português, mas é obrigatório para viajar de comboio e até para se sentar numa esplanada.


13h29 - Volta a Portugal. Mais quatro ciclistas infetados com Covid-19

O vírus atacou o pelotão da Volta a Portugal em Bicicleta. Quatro ciclistas abandonaram hoje a prova. Outros três já tinham seguido o mesmo caminho. Hoje está na estrada a quinta etapa, que termina em Santo Tirso.


13h22 - Cientistas dizem que baixa de anticorpos não é suficiente para justificar terceira dose

13h21 - Graça Freitas admite que menor eficácia de vacinas em idosos era expectável

13h16 - DGS recomenda vacinação de menores entre 12 e 15 anos

13h12 - Variante Delta veio alterar medidas já definidas para pessoas vacinadas

Questionada sobre as normas de isolamento, Graça Freitas começou por explicar que a variante Delta veio por em causa “algumas regras” já definidas para pessoas completamente vacinadas.

“O ideal seria (…) haver um abrandamento das medidas, nomeadamente, do confinamento profilático”, afirmou, acrescentando que estão a ser avaliadas as situações das pessoas vacinadas em contacto com casos positivos.

“A pandemia é muito volátil e temos de nos adaptar”.

13h06 - Os Açores registaram 67 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, 56 dos quais em São Miguel, sete na Terceira e quatro no Faial, e contam ainda 77 recuperações.

13h04 - DGS recomenda vacinação com “convicção de que benefícios superam os riscos”

Decisão de alargar vacinação a adolescentes, baseada em pareceres técnicos e científicos, tem o objetivo de “gerar confiança”. Graça Freitas recorda que tudo foi feito para garantir que, quando a DGS recomenda vacinação, “é com base na convicção de que os benefícios superam os riscos”.

13h03 - Pandemia já fez 4,3 milhões de mortos no mundo


12h58 - Variante Delta com frequência de 98,9% em Portugal

A variante Delta do novo coronavírus que provoca a covid-19 é a mais prevalente em Portugal, com uma frequência relativa de 98,9% na semana que terminou a 1 de agosto, segundo o Instituto Ricardo Jorge.

De acordo com o mais recente relatório de situação sobre diversidade genética do novo coronavírus SARS-CoV-2 em Portugal, do total de sequências da variante Delta analisadas, 62 apresentam a mutação adicional K417N na proteína Spike (a chamada Delta Plus), que tem mantido uma frequência relativa abaixo de 1% desde a semana de 14 a 20 de junho.

Não foi detetado qualquer caso na semana analisada entre 26 de julho e 1 de agosto (semana 30), refere o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).

O relatório do INSA indica que, até à data, foram analisadas 13.807 sequências do genoma do novo coronavírus, obtidas de amostras colhidas em mais de 100 laboratórios, hospitais e instituições, representando 298 concelhos de Portugal.

12h57 - Volta. Covid-19 afasta dois atletas do Atum General-Tavira


12h56 - Decisões quanto à vacinação são tomadas “com a maior evidência disponível” no momento

O especialista da comissão técnica de vacinação da DGS, Luís Graça recordou que esta é a maior campanha de vacinação de sempre em Portugal e “vai evoluindo muito rapidamente”.

Quanto à tomada de decisões, considerando as informações disponíveis, Luís Graça confirma que nem sempre “têm tempo de maturação” como as decisões habituais em processos que decorrem com outra velocidade. Contudo, as decisões são tomadas “com a maior evidência disponível nesse momento”.

12h47 - DGS. 400 mil adolescentes entre os 12 e os 15 anos serão vacinados

Graça Freitas anunciou que o universo de adolescentes entre os 12 e os 15 anos é de cerca de 400 mil indivíduos, considerando também os que já terão adquirido alguma imunidade através da infeção.

12h37 - Maioria dos óbitos dos últimos dias são de “pessoas muito idosas” e “muito doentes”

Quanto à mortalidade devido à Covid-19, Graça Freitas começou por informar que os dados vão começar a ser disponibilizados com maior frequência. Contudo, a diretora-geral da Saúde afirmou que a maioria dos óbitos registados nos últimos dias são de “pessoas muito idosas” e de “pessoas muito doentes”.

Embora a maioria dos óbitos de faixas etárias mais elevadas fosse em pessoas vacinadas com as duas doses da vacina, são “mortes expectáveis” considerando as idades e comorbilidades associados.

12h34 - Decisão de terceira dose de vacina não pode ser baseada nos testes serológicos

Questionado à monitorização da imunidade adquirida pela população vacinada, Luís Graça começou por referir que a “eficácia e efetividade das vacinas não pode ser medida” exclusivamente com os testes serológicos.

“Os ensaios clínicos (…) não se basearam em serologia mas na eficácia das vacinas em prevenir infeções e doença em pessoas vacinadas”, explicou. “A decisão sobre a necessidade de uma terceira dose terá de ser tomada com base em dados da proteção que as vacinas continuam a manter contra a doença causada por esta infeção”.

Tanto em Portugal como noutros países, continuou, há “uma monitorização continua da efetividade das vacinas que estão a ser administradas na população”.

“Os testes serológicos não estão recomendados (…) para ser base para a tomada de decisões sobre o estado de proteção conferido pelas vacinas”.

12h26 - Vacinação universal de adolescentes é “decisão técnica”

Sobre a vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos, Graça Freitas esclareceu que a esta “é uma decisão técnica que veio na sequência de novos dados”, baseados na vacinação de milhões de adolescentes nos Estados Unidos e na União Europeia.

12h18 - Jovens entre os 12 e os 15 anos podem ser vacinados ainda no início do ano letivo

Questionada sobre quando se iniciará a vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos, Graça Freitas esclareceu que “todos os processos de vacinação começam com uma recomendação técnica” e depois “a parte logística” define os “moldes em que decorrerá a vacinação”.

Embora ainda não esteja garantido que estas faixas etárias serão vacinadas ainda antes do início do ano letivo, a diretora-geral assegurou que pode ser “nos dias a seguir” a começarem as aulas.

12h09 - DGS recomenda vacinação de todos os adolescentes dos 12 aos 15 anos

Na conferência de imprensa da Direção-Geral da Saúde, sobre novas informações quanto à vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos, Graças Freitas começou por dizer que não há indicação de “novos alertas” quanto à utilização das vacinas contra a covid-19 nestas faixas etárias.

A DGS mantém, por isso, “a recomendação da vacinação prioritária das pessoas com 16 ou mais anos e dos adolescentes com 12 a 15 anos com comorbilidades de risco”.

“A DGS recomenda a vacinação de todos os adolescentes de 12 a 15 anos de idade”, afirmou a diretora-geral da Saúde, que acrescentou que esta recomendação surge da “análise dos dados de vacinação destas faixas etárias nos EUA e na União Europeia, tem carácter universal” e não tem necessidade de indicação médica.

11h46 -  Ordem pede a advogados que façam teste após caso positivo em tribunal de Leiria

A Ordem dos Advogados pediu hoje aos advogados que se tenham deslocado ao Juízo de Instrução Criminal de Leiria que efetuem teste para despistar o novo coronavírus, depois de uma juíza ter testado positivo à covid-19.

Em comunicado, assinado pelo bastonário, Luís Menezes Leitão, a Ordem refere ter sido informada "de que uma senhora juíza de Direito que esteve de turno ao Juízo de Instrução Criminal de Leiria entre os dias 30 de julho e 6 de agosto testou positivo no dia seguinte à covid-19, tendo prestado o último dia de serviço na referida unidade orgânica" na sexta-feira.

O comunicado adianta que "será, por isso, prudente que os colegas que se tenham deslocado ao Juízo de Instrução Criminal de Leiria neste período efetuem uma testagem ao vírus em ordem a averiguar se foram de alguma forma infetados nesse Tribunal".

11h27 - Timor-Leste regista primeira transmissão local da variante Delta do novo coronavírus.


11h19 - Masters 1.000 de Xangai de ténis novamente cancelado devido à pandemia

O torneio de ténis Masters 1.000 de Xangai, marcado para outubro, foi cancelado pelo segundo ano consecutivo devido à pandemia de covid-19, anunciou hoje a empresa organizadora do evento.

Os promotores do torneio tomaram a decisão após analisar a situação pandémica com as partes envolvidas, entre as quais a Associação de Tenistas Profissionais (ATP), referem, em comunicado.

A empresa afirma que "a saúde e segurança das pessoas" é a sua prioridade e que, face ao avanço da pandemia na China e no resto do mundo, "não é viável" realizar o evento este ano.

11h18 - Governo reforça linha de apoio ao turismo com mais 10 milhões

O Governo reforçou com mais 10 milhões de euros a linha de apoio às micro e pequenas empresas de turismo, para minimizar o impacto da covid-19 na sua atividade, de acordo com um despacho publicado em Diário da República.

O diploma recorda que em março de 2020 foi "criada a Linha de Apoio à Tesouraria das Microempresas do Turismo - Covid-19, destinada a minimizar o impacto económico da pandemia da doença covid-19 nas empresas do setor".

Esta linha foi "objeto de ajustamentos e reforços de dotação, fruto da evolução da situação epidemiológica e dos seus efeitos na economia e no tecido empresarial do turismo", tendo permitido "assegurar a manutenção do apoio público em contextos que continuavam a ser de elevada pressão financeira sobre a tesouraria das empresas".

Assim, "atendendo a que a procura por este instrumento de apoio se mantém constante, a circunstância de ter sido já atingida uma taxa de compromisso de 99%, com 14.219 operações aprovadas e um financiamento comprometido de 138,5 milhões de euros, aliada à forte exposição das micro e pequenas empresas do turismo à atual realidade epidemiológica vivida no país, justificam que se assegure um novo reforço da dotação global da linha de 10 milhões de euros", lê-se no diploma.

O despacho entra em vigor esta quarta-feira.

10h53 - Timor-Leste com 138 novos casos e uma morte em 24 horas

Timor-Leste registou, nas últimas 24 horas, 138 novas infeções e um óbito associado à Covid-19, elevando para 29 as vítimas mortais desde o início da pandemia.

Dos 138 novos casos, 78 foram registados em Díli.

Segundo o Centro Integrado de Gestão de Crise, nas últimas 24 horas foram dados como recuperados 15 doentes.

Timor-Leste soma agora 11.717 casos confirmados desde o início da pandemia, dos quais 10.144 foram dados como recuperados, estando ainda ativos 1544 casos.

10h26 - África com mais 615 mortes e 29.569 casos

África registou 615 mortes associadas à Covid-19 nas últimas 24 horas, o que eleva o total de óbitos desde o início da pandemia para 178.160, e 29.569 novos infetados.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana, o total de casos no continente é de 7.074.924 e o de recuperados de 6.173.498, mais 27.668 nas últimas 24 horas.

A África Austral é ainda a região mais afetada do continente, com 3.387.890 casos e 93.239 óbitos. O país mais atingido é a África do Sul, que soma 2.540.222 casos e 75.012 mortes.

10h08 - Pandemia fez disparar ansiedade entre os jovens

Cerca de 25 por cento dos jovens em todo o Mundo apresentam sintomas de depressão e ansiedade causados pela pandemia.
Antena 1

A conclusão consta de um estudo realizado pela Universidade de Calgary, no Canadá.

10h02 - Vacina obrigatória para militares norte-americanos

Os membros das Forças Armadas dos Estados Unidos terão de ser obrigatoriamente vacinados contra a Covid-19 a partir do dia 15 de setembro, nos termos de um plano do Departamento da Defesa.

Este prazo poderá ser dilatado, caso as vacinas recebam aprovação final do regulador norte-americano - para lá da atual autorização de emergência. Ou no caso de os níveis de infeção continuarem a aumentar.

9h46 - Rússia tem mais 21.378 casos de covid-19 e 792 mortos

A Rússia reportou, nas últimas 24 horas, mais 21.378 infeções e 792 devido à covid-19.

9h35 - Primeiro caso de transmissão local de variante Delta em Timor-Leste

Timor-Leste registou o primeiro caso de transmissão comunitária da variante Delta do SARS-CoV-2, altamente contagiosa, levantando preocupações por parte do Ministério da Saúde do país quanto a um possível aumento de infeções.

No relatório de 8 de agosto, o Ministério informou que a transmissão da variante Delta "provavelmente causará um aumento significativo no número de casos, incluindo casos graves e mortes", estando as pessoas com menos acesso à vacina contra a Covid-19 em maior risco.

9h26 - Erradicação global da Covid-19 é "provavelmente viável"

A erradicação global da covid-19 é "provavelmente viável", graças à vacinação, às medidas de saúde pública e ao interesse global em controlar a pandemia, segundo um novo estudo.

Para os signatários do estudo publicado no BMJ Global Health, as políticas de saúde e o interesse global em decorrência das crises financeiras e sociais fazem com que a erradicação do vírus seja possível, mas, segundo especialistas da Universidade de Otago Wellington (Nova Zelândia), os principais objetivos são garantir uma maior cobertura de vacinação, capaz de responder com rapidez às variantes.

"Embora a nossa análise seja preliminar, com vários elementos subjetivos, parece colocar a erradicação da covid-19 dentro do campo do possível, especialmente em termos de viabilidade técnica", afirmam os autores do estudo, que inclui dados comparativos de fatores técnicos, sociopolíticos e económicos de infeções por covid-19, poliomielite e varíola.

9h14 - Franceses entre "alívio" e "chantagem" na apresentação do passe sanitário

Os franceses passaram a ter de apresentar o passe sanitário para entrar em restaurantes e bares, mesmo em esplanadas, o que para uns é "um alívio" e para outros "uma chantagem" do Governo para incentivar a vacinação.

9h05 - Bangladesh inicia vacinação de refugiados Rohingya

O Bangladesh começou a vacinar milhares de muçulmanos rohingya, esta terça-feira, no maior campo de refugiados do mundo, de forma a controlar o aumento de infeções por covid-19.

Voluntários e ONG's têm alertado para o potencial desastre humanitário se houver um surto significativo nos campos de refugiados em Cox's Bazar, o distrito fronteiriço onde mais de um milhão de Rohingya que fugiram de uma brutal repressão militar na vizinha Mianmar encontraram refúgio.

Cerca de 48.000 Rohingya, com 55 anos ou mais, serão vacinados entre terça e quinta-feira com a ajuda das agências da ONU, disse Mahbubur Rahman, chefe da saúde no distrito de Bazar de Cox.

"Isto é apenas o começo. Todos os adultos Rohingya serão vacinados por fases", disse Rahman à Reuters por telefone de um dos centros de vacinação nos campos.

8h55 - Alemanha regista 2.480 novos casos e mais 19 óbitos, nas últimas 24 horas

Na Alemanha foram diagnosticados 2.480 novos contágios e morreram mais 19 pessoas devido à Covid-19 no último dia, segundo os dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Robert Koch. Em termos globais, o país contabiliza 3.794.429 infeções e 91.803 mortes.

8h38 - DGS atualiza, esta terça-feira, informações sobre vacinação de jovens entre os 12 e 15 anos

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, vai atualizar esta terça-feira, pelas 12h00, novas informações sobre a vacinação das crianças na faixa etária dos 12 aos 15 anos.

8h27 - Imunidade de grupo só se atinge com 85% da população vacinada, alerta Ordem dos Enfermeiros

A Ordem dos Enfermeiros alerta que a "imunidade de grupo só se atinge com 85 por cento da população vacinada" e, por isso, "está contra fim da máscara em outubro".

Numa nota à comunicação social, a OE expressa estar preocupada "com a mensagem de falsa segurança que está a ser passada, face aos dados actuais da Covid-19 em Portugal, e recorda que a OMS reviu, em maio, a percentagem para se atingir a imunidade de grupo".

"Devido às novas variantes, o patamar para se atingir a imunidade de grupo deve ser entre os 80 por cento e os 85 por cento de população com a vacinação completa", lê-se na nota. "Isso mesmo foi revelado pelo director de emergências sanitárias da OMS, Mike Ryan, a 25 de Maio, quando surgiu a variante Delta, que é agora predominante em Portugal: 'Os estudos indicam que é necessário que mais de 80 por cento de uma comunidade esteja imunizada para interromper a transmissão'".

A entidade relembra ainda que, "apesar das vacinas, a imunidade de grupo não chegará durante o ano de 2021".

"Tendo em conta estes dados, e face à situação actual em Portugal, além da incerteza que marca a evolução da Covid-19, com várias questões que aguardam por maior evidência científica, a OE manifesta-se desde já contra o fim da máscara em Outubro, independentemente dos números finais de Agosto e Setembro, visto que nesse mês tem início a época gripal e é necessário preparar o Inverno".

"A OE considera, por isso, que é prematuro falar em imunidade de grupo e no fim da obrigatoriedade da máscara".

8h15 - Polícia italiana desmantela rede que fabricava certificados digitais covid-19 falsos

Desde sexta-feira, que o documento é obrigatório para aceder a locais públicos, em Itália. A venda era feita na internet, e a polícia identificou milhares de utilizadores que colocavam à venda certificados sanitários falsos.


7h56 - Primeiro-ministro timorense pediu auditoria e inspeção a caso de vacinas danificadas

O primeiro-ministro timorense solicitou ao inspetor-geral do Estado uma investigação ao incidente de junho num hospital que levou ao uso de centenas de vacinas alegadamente alteradas por não respeitarem a cadeia de frio.

"O senhor primeiro-ministro, Taur Matan Ruak, fez um despacho a 06 de agosto, para que o inspetor-geral do Estado, em coordenação com a Organização Mundial de Saúde (OMS), fizesse uma auditoria e investigação para apurar o que aconteceu no HNGV [Hospital Nacional Guido Valadares]", disse hoje no parlamento o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fidelis Magalhães. "O inspetor-geral do Estado e OMS [Organização Mundial de Saúde] estão a fazer investigação e quando houver resultados informaremos os distintos deputados", explicou.

Fidelis Magalhães anunciou a investigação no debate no Parlamento Nacional que reuniu de forma extraordinária o plenário para confirmar a autorização, dada pela Comissão Permanente, para a declaração do estado de emergência devido à covid-19.

7h39 - Arkansas a braços com hospitais cheios

O Estado norte-americano do Arkansas atingiu nas últimas horas um novo máximo de hospitalizações por causa da Covid-19: estão internadas 1376 pessoas.

7h29 - Índia com menor número de infeções diárias desde março

As autoridades sanitárias da Índia reportaram 28.204 casos de infeção em 24 horas. É o número diário mais reduzido desde 16 de março.

O total acumulado de infeções desde o início da pandemia atingiu 32 milhões.

Morreram, em 24 horas, 373 pessoas, para um total de 428.682.

7h14 - China deteta 143 novos casos

A China anunciou ter identificado, em 24 horas, 143 casos de Covid-19, dos quais 108 por contágio local, detetados nas províncias de Jiangsu, Henan, Hubei e Hunan. É p maior número diário desde janeiro.

A província de Jiangsu, no leste, onde começou o atual surto, diagnosticou 50 casos. Henan, no centro da China, detetou 37.

Os demais casos locais distribuíram-se pelas províncias de Hubei (15) e Hunan (seis), ambas no centro do país.

Os restantes 35 positivos foram diagnosticados em viajantes oriundos do exterior no município de Xangai (leste) e nas províncias de Guangdong (sudeste), Yunnan (sul), Fujian (sudeste), Sichuan (centro) e Shaanxi (centro).

6h58 - Ponto de situação

O secretário de Estado da Saúde, Lacerda Sales, anunciou testes à Covid-19 para os professores, tendo em vista um início do ano letivo em segurança.
Mas os professores dizem que não chega.
O Governo considera que é necessária maior robustez científica, para decidir se avança para a terceira dose da vacina contra a Covid-19 e em que moldes.

Autoridades apelam à vacinação dos jovens
Portugal vai receber esta semana mais 925 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Na segunda-feira chegaram mais 659 mil doses da vacina da Pfizer.
Com vacinas disponíveis, as autoridades apelam aos milhares de jovens a partir dos 16 anos que ainda não se vacinaram.
Mais de meia centena de surtos em lares
Estão identificados 56 surtos de Covid-19 em lares de idosos. Desde a semana passada, morreram quatro utentes: dois numa instituição de Almodôvar e outros dois em Proença-a-Nova.
Há também 1192 infetados. E a tendência para novos casos positivos deverá aumentar nos próximos dias.
O quadro em Portugal
O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde, divulgado ao início da tarde de segunda-feira, reportou mais 18 mortes associadas à Covid-19.

Em 24 horas, foram registados 1904 novos casos.

Estavam ontem internadas mais oito pessoas, para um total de 857. Em unidades de cuidados intensivos mantinham-se 189 doentes.
O quadro internacional
A pandemia provocou pelo menos 4.294.735 mortes em todo o mundo, entre mais de 202,8 milhões de infeções, de acordo com o balanço em permanente atualização por parte da agência France Presse.

A polícia italiana desmantelou uma rede que fabricava falsos certificados digitais. A venda era feita na internet.

Desde sexta-feira que o documento é obrigatório para aceder a locais públicos em Itália.

A polícia identificou milhares de utilizadores que colocavam à cenda certificados sanitários falsos.