Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Pedro Nunes - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


23H55 - Zimbabué vai obrigar os funcionários públicos a vacinar-se

"Vacinem-se ou demitam-se" ordenou o ministro da Justiça do Zimbabué aos seus funcionários, num recado especialmente dirigido aos professores. O pais conta cerca de 300 mil funcionários publicos, um terço dos quais, professores.

A vacinação já é obrigatoria para todos que queiram entrar nos mercados, ginasios, restaurantes ou exames universitários. Algumas empresas privadas também obrigaram os seus funcionários a vacinar-se.

As medidas estão a causar indignação mas também provocaram corridas aos centros de vacinação, apesar da penúria e são frequentes as filas a partir das 04h00 da manhã para tentar obter uma dose.

23h48 - Brasil ultrapassa 20,9 milhões de casos após somar 13.645 infeções em 24 horas

O Brasil ultrapassou hoje a barreira de 20,9 milhões de casos (20.913.578) de covid-19 desde o início da pandemia, após ter contabilizado 13.645 infeções nas últimas 24 horas, informou hoje o executivo.

Em relação às mortes, o número total ascende a 584.171, sendo que 361 óbitos foram registados entre segunda-feira e hoje.

Porém, os dados de hoje são parciais, não contabilizando os números do estado de Roraima, que não conseguiu comunicar atempadamente os registos das últimas 24 horas devido a problemas técnicos.

Os dados integram o último boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, que dá ainda conta de uma incidência da doença no Brasil de 278 mortes e 9.952 casos por 100 mil habitantes, num momento em que vários indicadores da pandemia encontram-se em queda no país.

23h40 - Pandemia de Covid-19 provoca recuos inéditos na luta contra o SIDA, a tuberculose e o paludismo

O Fundo Mundial de luta contra estas doenças denunciou um "impacto devastador" da pandemia de Covid-19, tendo registado recuos sem precedentes, sobretudo na descida significativa dos serviços de despistagem e de prevenção do VIH entre populaçoes chave e vulneráveis, e uma grande diminuição no número de pessoas testadas e tratadas por tuberculose, receando-se as consequências nos programas de luta contra a tuberculose resistente aos medicamentos.

23h25 - México confirma aumento dos óbitos para 264.541, depois de mais 1.071 mortos com Covid-19. Registaram-se ainda nas últimas 24h mais 15.784 novos casos confirmados de infeção para um novo total de 3.449.295 casos desde o início da pandemia.

23h20 - Guiné-Bissau regista 32 novos casos e um morto

A Guiné-Bissau registou nas ultimas 24 horas 32 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, com uma ítima mortal, , numa altura em que encontram-se internadas 49 doentes pela covid-19, informou o Alto Comissariado contra a doença.

De acordo com o boletim epidemiológico da evolução da pandemia na Guiné-Bissau, a taxa de positividade no país é atualmente na ordem de 11%.

O país conta atualmente com 813 casos ativos da covid-19 e nas últimas 24 horas registou 26 pessoas consideradas recuperadas da doença.

23h10 - África ultrapassa fasquia dos 200.000 mortos

O continente africano conta mais de 200.00 mortos desde o início da pandemia, quando tem menos de três por cento da sua população com vacinação completa.

Os 54 países africanos, até agora relativamente poupados na pandemia relativamente ao resto do planeta e que não conheceram até agora os cenários catastróficos receados, contam 200.254 obitos com Covid-19, segundo dados oficiais.

22h55 - Peritos da DGS vão ser ouvidos na quarta-feira no parlamento sobre uso de máscaras

O Grupo de Epidemiologia da Direção-Geral da Saúde (DGS) vai ser ouvido na quarta-feira no parlamento sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras, na sequência de um requerimento do PSD aprovado hoje, disse à Lusa uma fonte parlamentar.

Segundo a informação que consta no `site` da Assembleia da República, a audição dos peritos da DGS está prevista para 09:00 de quarta-feira.

O requerimento do grupo parlamentar do PSD para uma audição urgente dos especialistas da DGS, apresentado em 21 de agosto, foi aprovado hoje na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia da doença COVID-19 e do processo de recuperação económica e social.

No requerimento, o grupo parlamentar do PSD sustenta que a decisão sobre a manutenção ou fim do uso de máscara "não é exclusivamente do foro político, uma vez que pode ter consequências para a saúde pública, pelo que deve ser tomada com sustentação científica".

Nesse sentido, pediu a audição dos peritos da DGS que têm participado nas reuniões do Infarmed, "que têm contribuído para sustentar cientificamente a tomada de decisão política do Governo".

22h39 - Vacinação suspensa em Gouveia devido a possível falha na cadeia de frio

A vacinação na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Gouveia, distrito da Guarda, foi suspensa na sequência de uma possível falha na cadeia de frio, informou a 'task-force' que coordena o processo.

"A vacinação no UCSP Gouveia foi suspensa pela coordenação da ´task-force` de vacinação para averiguação do cumprimento das normas e procedimentos em vigor. Esta decisão decorre de uma alegada falha na cadeia de frio", referiu a estrutura liderada por Gouveia e Melo, num comunicado.

Na mesma nota, o organismo que coordena o Plano de Vacinação contra a Covid-19 salientou não ser "expectável que este incidente tenha efeito na saúde dos utentes", tendo em conta "as características das vacinas contra a covid-19".

Apesar dessa ressalva, a ´task-force` adiantou que os utentes vacinados entre 02 e 04 de setembro "serão contactados pelas entidades de saúde, nos próximos dias, no sentido de monitorizar a eficácia das vacinas inoculadas".

A estrutura responsável pela coordenação da vacinação em Portugal continental acrescentou que o Infarmed, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, está a acompanhar a situação.

"Na eventualidade de existir alguma suspeita de reação adversa, esta deve ser comunicada através do Portal RAM (https://www.infarmed.pt/web/infarmed/submissaoram)", reforçou a ´task-force`.

21h50 - A Madeira sinalizou hoje 16 novos casos de covid-19 e 23 recuperações, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o número de infeções ativas no arquipélago é agora de 175, com cinco doentes hospitalizados.

21h49 - São Tomé e Príncipe registou mais uma morte por covid-19, ao fim de três meses sem vítimas mortais, elevando o total de óbitos para 38 desde o início da pandemia.

21h48 - Dezassete pessoas, nove dos quais homens e oito mulheres, morreram nas últimas 24 horas de covid-19 em Angola, onde se registaram 324 novas infeções.

21h45 - Cabo Verde registou 74 infetados com o coronavírus responsável pela pandemia de covid-19 nas últimas 24 horas, e uma morte, elevando para 36.086 o acumulado de casos desde março de 2020.

21h15 - Rastreios oncológicos permanecem abaixo dos níveis pré-pandemia

21h10 - Surto da covid-19 contabiliza 46 casos positivos em Santa Cruz

21h05 - Mais de 50 mil imigrantes já foram vacinados

19h48 - Norte e Centro lideram processo de vacinação

Em termos de cobertura vacinal, as regiões Norte e Centro lideram no que se refere à vacinação completa (78%), seguidas de perto pelo Alentejo e pela Madeira (77%), pelos Açores (75%) e por Lisboa e Vale do Tejo (72%)

O Algarve, que registava na semana anterior uma taxa de 67%, alcançou também o patamar de 70% dos seus residentes com o processo vacinal completo.

Desde que arrancou o plano de vacinação, em 27 de dezembro de 2020, o país já recebeu mais de 18,1 milhões de vacinas, tendo sido distribuídas pelos centros de vacinação de Portugal continental e pelas regiões autónomas dos Açores e da Madeira cerca de 15,2 milhões de doses.

19h18 - Cinco praias em Sines sem vigilância por surto em nadadores-salvadores

Cinco praias do concelho de Sines, no distrito de Setúbal, estão sem vigilância devido a um surto de covid-19 na equipa de nadadores-salvadores da associação Resgate, responsável pela assistência aos banhistas durante a época balnear.

Até ao momento, foram detetados "sete casos de covid-19" entre a equipa de nadadores-salvadores, o que levou à retirada de todos os operacionais das praias concessionadas, avançou à agência Lusa o coordenador da associação Resgate, António Mestre.

De acordo com o mesmo responsável, a autoridade de saúde local decretou "a quarentena e isolamento" dos sete infetados e dos contactos de alto risco, num total de 28 nadadores-salvadores.

Devido à ausência do "contingente de nadadores-salvadores para garantir a segurança" dos banhistas, as praias da Vieirinha/Vale Figueiros, Morgavel, Grande de Porto Covo, Ilha do Pessegueiro e Samoqueira estão "sem vigilância".

A praia da Samoqueira, em Porto Covo (Sines), não é considerada zona balnear, mas conta com assistência de nadadores-salvadores.

19h05 - Quase 8 milhões com vacinação completa em Portugal

Há já 8.759.684 pessoas com pelo menos uma dose da vacina covid, o que representa 85% da população. Com vacinação completa, são 7.941.747 (78%), de acordo com um relatório da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Quase oito milhões de pessoas já têm a vacinação completa contra a covid-19, entre as quais mais de 156 mil jovens entre os 12 e os 17 anos.

Por grupos etários, os mesmos dados indicam que há agora 156.088 jovens entre os 12 e os 17 anos com a vacinação completa (25%) e que 504.023 (81%) já foram inoculados com uma dose.

No grupo entre os 18 e os 24 anos, a DGS regista um avanço na vacinação completa, que no espaço de uma semana passou de 50% para 64%, totalizando 499.757 pessoas que terminaram o processo vacinal.

Tanto nas pessoas entre os 65 e 79 anos, como na faixa dos idosos com mais de 80 anos, o relatório indica uma vacinação completa de 99%, percentagem idêntica às pessoas do grupo entre os 50 e os 64 anos que já foram vacinadas com pelo menos uma dose.

18h48 - Surto no Porto Santo está controlado e regista apenas nove casos ativos

O surto de covid-19 no Porto Santo, que registou um pico de 91 casos na segunda semana de agosto, está controlado, indicou o secretário regional de Saúde e Proteção Civil, referindo haver apenas nove infeções ativas na ilha.

"Neste momento, temos apenas nove casos ativos, mas tivemos um pico durante o mês de agosto com dez vezes mais, 91 casos ativos, e com mais de três centenas de pessoas em vigilância", disse Pedro Ramos.

O governante falava aos jornalistas após uma reunião com o diretor do centro de saúde do Porto Santo e também delegado de saúde local, Rogério Correia, na cidade Vila Baleira.

Pedro Ramos indicou que, para além dos nove casos ativos, há cerca de três dezenas de pessoas que estão em vigilância.

18h41 - Moçambique registou quatro óbitos por covid-19 e 390 casos, nas últimas 24 horas.

Com os dados contabilizados entre segunda-feira e terça-feira, o número de mortes devido a pandemia sobe para 1.885 e o de casos positivos aumenta para 148.444. Moçambique conta atualmente com 7.870 casos ativos do novo coronavírus.

17h53 - Suécia vai reduzir quase todas as restrições até ao final deste mês

A Suécia vai prosseguir com a redução das restrições do no final deste mês, removendo a maioria dos limites em locais públicos como restaurantes, teatros e estádios, anunciou o Governo esta terça-feira.

17h40 - Espanha regista 5.246 novos casos e 138 mortes nas últimas 24 horas

A Espanha registou 5.246 novos casos de infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, tendo o Ministério da Saúde espanhol também notificado mais 138 mortes atribuídas à doença desde segunda-feira.

O número total de casos desde o início da pandemia é de 4.892.640 e já faleceram 85.066 pessoas com a doença.

17h30 - Itália reporta mais 4.720 casos e 71 mortos

As autoridades de saúde italianas reportaram mais 4.720 casos de covid-19 e 71 mortos devido à infeçã provocada pelo coronavírus.

17h09 - Quase oito mil enfermeiros infetados durante a pandemia

Quase oito mil enfermeiros foram infetados com o vírus SARS-CoV-2 desde o início da pandemia de covid-19 em Portugal, o que representa cerca de 10% dos profissionais inscritos na Ordem, avançou a organização. Segundo a Ordem dos Enfermeiros (OE), desde março de 2020 e até julho deste ano, verificaram-se “7.928 casos de infeção destes profissionais de saúde”, o equivalente a “cerca de 10% dos enfermeiros registados na OE”.

“Fica claro porque é que os enfermeiros precisam de subsídio de risco, algo que ainda não têm”, salientou a bastonária Ana Rita Cavaco, citada num comunicado.

De acordo com a mesma fonte, em março a OE “solicitou ao Ministério da Saúde o número de enfermeiros infetados com covid-19 desde o início da pandemia”, mas “só agora” recebeu esta informação por parte da Direção-Geral da Saúde. Segundo dados do Ministério, o Serviço Nacional de Saúde tem cerca de 49 mil enfermeiros.

16h54 - Madeira já vacinou 75% da população residente

A Madeira já administrou mais de 367 mil vacinas contra a covid-19 desde dezembro de 2021, indicou hoje a Direção Regional de Saúde (DRS), referindo que 75% da população residente já tem a vacinação completa e 80% iniciada.

“Até ao dia 05 de setembro, foram administradas na Região Autónoma da Madeira 367.976 vacinas contra a covid-19, desde 31 de dezembro de 2020”, refere o boletim da DRS, sublinhando que as pessoas inoculadas integram os grupos prioritários definidos no Plano Regional de Vacinação.

Do total de vacinas administradas, 199.899 correspondem à primeira dose e 188.495 à segunda dose.

“Isto significa que 75% da população residente tem já a vacinação completa e 80% a vacinação iniciada”, indica a autoridade regional de saúde.

De acordo com os dados mais recentes, o arquipélago da Madeira, com cerca de 251 mil habitantes, regista 182 casos ativos de infeção por SARS-CoV-2, num total de 11.402 confirmados desde o início da pandemia, e 75 óbitos associados à doença.

16h32 - Reino Unido regista 209 mortes

O Reino Unido registou 209 mortes e 37.489 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados oficiais atualizados hoje. Na segunda-feira, o Reino Unido tinha registado 41.192 novos casos e 45 mortes, mas os valores relativos ao fim de semana são normalmente mais baixos devido ao atraso no processamento.

16h06 - Chile primeiro país na América Latina a usar vacina chinesa em crianças

O Chile tornou-se o primeiro país da América Latina e o segundo no mundo, fora da China, a autorizar o uso da CoronaVac em crianças, uma decisão que pode facilitar as pretensões do fabricante no Brasil.

O Instituto de Saúde Pública do Chile, órgão regulador responsável pela aprovação de vacinas, fez saber que aprovou na segunda-feira o uso da chinesa CoronaVac em crianças entre 06 e 17 anos de idade, fazendo do Chile o primeiro país na região em aprovar a aplicação pediátrica de um imunizante sobre a tradicional plataforma de vírus inativo.

Até agora o uso de vacinas em crianças e adolescentes estava restrito às vacinas da Pfizer-BioNTech e Moderna, que usam a tecnologia ARN mensageiro.

"A aprovação do uso nas crianças é importante devido ao aumento da quantidade de contágios naqueles que não estão vacinados e porque as crianças são vetores, podendo levar o vírus para dentro de casa", argumentou Heriberto García, diretor do Instituto de Saúde Pública do Chile.

15h50 - Mandato da 'task force' para a testagem renovado por seis meses

O mandato da task force para operacionalização da testagem foi renovado por mais seis meses para assegurar o aumento da capacidade no âmbito do processo de desconfinamento, segundo um despacho publicado hoje em Diário da República.

“No contexto da atual situação epidemiológica, provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, e no âmbito do processo de desconfinamento atualmente em curso, com redução de medidas de distanciamento social, considera-se crucial continuar a assegurar o aumento da capacidade de testagem e cobertura, juntamente com o reforço do rastreio dos contactos em todo o país”, refere o despacho, que produz efeitos desde 01 de setembro.

Neste sentido, e tendo em conta que o mandato da ‘task force’ para a promoção do “Plano de Operacionalização da Estratégia de Testagem em Portugal” está prestes a terminar é fundamental” que o seu mandato possa ser renovado para poder "continuar a desenvolver a sua atividade", sublinha o despacho.


15h26 - "Homem-aranha francês" escala prédio para protestar contra passe sanitário

O alpinista Alain Robert, conhecido como o "homem-aranha francês", começou hoje a escalar com as próprias mãos uma torre de 190 metros no bairro comercial de La Défense, arredores de Paris, para protestar contra o passe sanitário.

Pela décima primeira vez na sua "carreira", o famoso alpinista de 59 anos, começou a escalar a torre Total Coupole, de 187 metros de altura, numa subida de "dificuldade média", explicou Robert à imprensa. Normalmente solitário, é acompanhado, pela primeira vez, por três jovens alpinistas de 21, 28 e 33 anos, que consideraram ser uma "honra" participar nesta ação com uma lenda.

"É uma subida contra o passe sanitário, que irrita toda a gente. É um atentado às liberdades fundamentais, este passe é uma vergonha", explicou Alain Robert antes de começar a sua escalada.

"É também uma homenagem a Jean-Paul Belmondo, que fez as suas próprias acrobacias", acrescentou, no dia a seguir à morte, aos 88 anos, do ator francês.

Alain Robert ficou famoso em todo o mundo por ter escalado com as mãos, geralmente sem qualquer segurança e principalmente sem autorização, mais de uma centena de arranha-céus e outros monumentos urbanos. Em março de 2020, subiu ao topo da torre Agbar, em Barcelona, para protestar contra o medo pelo novo coronavírus, que provoca a covid-19.

15h02 - Portugal tem mais 1.231 casos e seis mortos

Há mais 1.231 infeções confirmadas e seis vítimas mortais da Covid-19 em Portugal, nas últimas 24 horas. Esta terça-feira, contabilizam-se ainda mais 3.280 recuperados, menos 2.055 casos ativos e menos 1.342 contactos em vigilância.

A região Norte volta a reportar o maior número de infeções diárias, com um total de 440 novos casos. Segue Lisboa e Vale do Tejo com mais 328 casos do que ontem, a região Centro com mais 271, o Algarve com mais 114 e o Alentejo com mais 50. Também nos Açores se registaram seis novos casos e na Madeira 22.

Segundo o boletim epidemiológico de hoje registou-se uma queda nos internamentos, estando 650 doentes covid-19 internados em enfermarias (menos 32 do que ontem) e 132 em Unidades de Cuidados Intensivos (menos cinco).

14h42 - Variante Delta predomina em Portugal desde 9 de agosto

A variante Delta do coronavírus que provoca a covid-19 é dominante em todas as regiões do país desde o dia 09 de agosto, com uma frequência relativa de 100%, segundo um relatório do INSA hoje divulgado.

Segundo o último relatório de situação sobre diversidade genética do SARS-CoV-2 em Portugal, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), a variante Delta apresenta uma frequência relativa de 100% na semana 34 (23 a 29 de agosto) em todas as regiões, uma situação verificada desde a semana 32 (09 a 15 de agosto).

Do total de sequências da variante Delta analisadas até à data, 66 apresentam a mutação adicional K417N na proteína Spike (sub-linhagem AY.1), refere o relatório publicado no ‘site’ do INSA, adiantando que esta sublinhagem tem mantido uma frequência relativa abaixo de 1% desde a semana de 14 a 20 de junho.

De acordo com os investigadores do INSA, a frequência relativa das variantes Beta (B.1.351) e Gamma (P.1), associadas inicialmente à África do Sul e ao Brasil (Manaus), mantém-se baixa e sem tendência crescente, sendo que até à data, não foram detetados quaisquer casos destas duas variantes nas amostragens das semanas desde 09 agosto até 29 de agosto.

14h18 - Merkel reitera apelo à vacinação

A chanceler alemã, Angela Merkel, voltou hoje a apelar à vacinação contra a covid-19, indicando ser necessário convencer mais pessoas da importância da imunização.

"Estamos todos de acordo em que temos de convencer muito mais pessoas para que se vacinem", disse durante um discurso no parlamento, adiantando que tal só se consegue com argumentos, segundo a agência noticiosa espanhola EFE.

Merkel sublinhou que as vacinas funcionam, protegem o próprio e os próximos e devolvem a liberdade, acrescentando que quanto mais pessoas se vacinem menor é a ameaça do surgimento de novas variantes contra as quais estas vacinas não sejam eficazes. A chanceler rejeitou, por outro lado, alegações de que a população está a ser usada como cobaia para novas vacinas, como as baseadas na tecnologia mRNA, desenvolvida pela empresa alemã de biotecnologia BioNTech em conjunto com a farmacêutica norte-americana Pfizer.

"Naturalmente, ninguém foi nem é uma cobaia quando se vacina; ninguém, nem Olaf Scholz, nem eu, nem ninguém", declarou Merkel, aludindo a declarações do candidato social-democrata à chefia do governo nas eleições do próximo dia 26.

14h00 - Médicos de saúde pública defendem continuidade de uso da máscara

A Associação de Médicos de Saúde Pública defendeu hoje a continuidade do uso de máscara para prevenir a covid-19 e a gripe, e poder passar um inverno “mais controlado”, permitindo ao SNS retomar o atraso na atividade assistencial.

O presidente em exercício da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP), Gustavo Tato Borges, afirmou que não existe uma data certa para deixar de usar a máscara.

"A Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública continua a sugerir que especialmente nesta fase de inverno que vamos entrar, a máscara continue a ser um equipamento de proteção individual utilizado por todos ou quase todos de maneira a que nos possamos proteger não só da covid-19, mas também da gripe", defendeu Gustavo Tato Jorge.

Segundo o especialista, esta medida possibilitará passar “um inverno bastante mais controlado” no que diz respeito a estas duas patologias e permitirá também que o Serviço Nacional de Saúde possa retomar o atraso que tem relativamente às cirurgias, às consultas e ao acompanhamento dos outros doentes.

Para Gustavo Tato Borges, é fundamental que as pessoas percebam que a decisão de acabar com a obrigatoriedade do uso de máscara nos espaços público é “uma decisão política”.

"São os políticos que devem assumir se continua ou não continua [o uso de máscara em espaços públicos] e, apesar de cair provavelmente essa obrigatoriedade [no domingo] é nosso dever continuarmos a tomar medidas que protejam a nossa saúde e a utilização da máscara é claramente uma delas”, vincou.

No seu entender, faz todo sentido que, pelo menos, durante o inverno se continue a usar máscara, especialmente os doentes mais frágeis, os doentes crónicos, os idosos os imunodeprimidos e todas as pessoas que têm algum familiar ou algum utente com quem contactem nestas situações para poderem estar mais protegidos.

13h25 - Fim da obrigação do uso de máscaras termina no domingo

A obrigatoriedade do uso de máscara nas ruas termina já este domingo e não vão ser apresentados projetos lei para renovar a medida. Ainda assim, o Presidente da República, DGS e especialistas recomendam cautela e bom senso na manutenção desta medida de proteção.


13h19 - Açores com 11 casos e 32 recuperações nas últimas 24 horas

A Autoridade Regional de Saúde diagnosticou nas últimas 24 horas 11 novos casos de covid-19 nos Açores, a par de 32 recuperações, estando internados três doentes, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.

12h47 - Pandemia já matou pelo menos 4.574.225 pessoas no mundo

A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.574.225 pessoas no mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um levantamento realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.

Mais de 221.133.570 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia.

12h23 - Indonésia aprovou uso da vacina da Jonhson & Johnson

A Indonésia aprovou a vacinas de dose única produzidas pela Janssen Pharmaceutical Companies, parte da Johnson & Johnson, e pela CanSino Biological Inc da China para uso de emergência, anunciou a agência de alimentos e medicamentos do país num comunicado esta terça-feira.

11h40 - Três mortes em Timor-Leste nas últimas 24 horas para total de 85 óbitos

Três mortes associadas à covid-19 foram registadas em Timor-Leste nas últimas 24 horas, que contabiliza 85 óbitos e 17.888 casos do vírus SARS-CoV-2 desde o início da pandemia, de acordo com os mais recentes dados oficiais.

Segundo o Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC) timorense, as três mortes registaram-se em Díli, Bobonaro e Ataúro.

Nas últimas 24 horas, foram registados mais 190 casos, dos quais 122 em Díli e 25 em Baucau.

Mais 379 doentes foram dados como recuperados, num total de 13.863.

O total de casos ativos em Timor-Leste é agora de 3.941.

11h25 - PCP concorda com fim da máscara na rua mas insiste no reforço do SNS


11h10 - África ultrapassa as 200 mil mortes e soma mais 16.913 infeções nas últimas 24 horas

O continente africano registou 545 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, ultrapassando as 200 mil (200.045) desde o início da pandemia, e mais 16.913 novos infetados, de acordo com os dados oficiais mais recentes.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o número total de casos no continente é de 7.926.999 e o de recuperados é de 7.130.039, um número que corrige em baixa em 13.283 casos o registo avançado pela organização há 24 horas.

10h45 - Quase 1.400 trabalhadores cabo-verdianos de quarentena paga pelo Estado em junho

O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) de Cabo Verde atribuiu em junho subsídios para isolamento profilático, ou quarentena, a quase 1.400 trabalhadores, o valor mensal mais alto desde o início da pandemia.

Segundo dados de um relatório do INPS, os subsídios para isolamento profilático de trabalhadores, devido à covid-19, aumentaram para 1.355 face aos 972 atribuídos em maio, período de forte recrudescimento da pandemia no arquipélago, que levou à aplicação de medidas restritivas em todas as ilhas, para travar os contágios.

Tratou-se do mês com o maior número de quarentenas pagas pelo Estado cabo-verdiano a trabalhadores – dos quais 740 a mulheres -, depois de Cabo Verde ter atingido em maio o pico dos efeitos sanitários da pandemia de covid-19. O arquipélago registou uma taxa de incidência acumulada de covid-19 a 14 dias (um indicador utilizado internacionalmente) de 727 casos por cada 100.000 habitantes, de 26 de abril a 09 de maio, mas que depois foi caindo até agosto.

10h22 - China soma 36 novos casos, todos oriundos do exterior

A China anunciou hoje que foram diagnosticados 36 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior, após o país ter conseguido suprimir surtos recentes, ocorridos em diferentes regiões.

Os casos “importados” foram detetados no município de Xangai (leste) e nas províncias de Yunnan (sul), Fujian (sudeste), Liaoning (nordeste), Guangdong (sudeste), Zhejiang (leste) e Shandong (leste).

A mesma fonte apontou que, até ao final de domingo, o número total de infetados ativos no país asiático se fixou em 826, entre os quais sete em estado grave.

Desde o início da pandemia, 95.064 pessoas ficaram infetadas na China, tendo morrido 4.636 doentes.

10h01 - Cuba vai relaxar restrições ao turismo a partir de 15 de novembro

O Governo cubano anunciou a reabertura “gradual” das fronteiras do país a partir de 15 de novembro, considerando que nessa altura mais de 90 por cento da população cubana terá completado o esquema de vacinação.

9h33 - Hong Kong suspende quarentena obrigatória para residentes de Macau e da China

A chefe do Executivo de Hong Kong anunciou hoje que, a partir de 15 de setembro, os residentes de Macau e da China continental podem entrar no território sem necessitarem de fazer uma quarentena obrigatória.

As pessoas que não tenham estado em zonas de médio ou alto risco na China ou em Macau podem entrar na cidade, num limite máximo de dois mil viajantes por dia, e a apresentação de um teste à covid-19 negativo, disse Carrie Lam, em conferência de imprensa.

Além disso, o número de residentes de Macau e da China que podem entrar na cidade, sem quarentena, através do porto de Shenzhen e da ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau é de mil visitantes por dia, sendo também necessário apresentar um teste à covid-19 negativo, acrescentou.

Hong Kong suspendeu as viagens sem quarentena no início de agosto e impôs um período de quarentena obrigatória de sete ou 14 dias, dependendo do estado de vacinação do viajante.

9h04 - Chile aprova vacina Sinovac para crianças a partir dos seis anos

A aprovação surge numa altura em que o país já imunizou totalmente mais de três quartos da população adulta.

A Universidade Católica do Chile está a conduzir um estudo com quatro mil crianças entre os 3 e os 17 anos para estudar os efeitos da vacina Sinovac nesta faixa etária.

8h43 - Médicos de Saúde Pública apelam à manutenção do uso de máscara quando não for possível o distanciamento

A partir do próximo domingo, deixa de ser obrigatório o uso de máscara na rua. No entanto, Gustavo Tato Borges, Pres. Associação de Médicos de Saúde Pública, defende que se deve manter a máscara quando o distanciamento não for possível.

"Não se descuidem. A máscara tem-se revelado um equipamento de proteção muito eficaz. E quando usado da forma correta evita muitos casos de transmissão da doença Covid", frisou em entrevista ao Bom Dia Portugal.

Para Gustavo Tato Borges no inverno "o uso de máscara vai ser relativamente regular na rua. Porque as pessoas vão voluntariamente aderir àquilo que vai proteger a sua saúde e saúde dos mais frágeis".

8h10 - Infarmed manda retirar do mercado máscaras com marcação CE indevida

O Infarmed mandou suspender a comercialização e retirar do mercado nacional uma máscara de proteção facial do fabricante BesilChem LLP por não estar comprovado o cumprimento de todos os requisitos legais europeus, anunciou a autoridade do medicamento.

Em comunicado, o Infarmed diz que a “Máscara Facial 3Ply Tipo II”, modelo M3PII, do fabricante BesilChem LLP, ostenta a marcação CE indevidamente pois não existe evidência de cumprimento de todos os requisitos legais aplicáveis a nível europeu, incluindo o facto de a documentação técnica se encontrar incompleta.

Por isso, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde mandou suspender a comercialização e retirar do mercado nacional esta máscara e acrescenta que as entidades que disponham de unidades deste dispositivo médico “não as devem utilizar e devem entrar em contacto com o mandatário”.

7h45 - Ministros da Saúde do G20 apoiam acesso a vacinas por países carenciados

Os ministros da Saúde do G20 acordaram por unanimidade reforçar o envio de vacinas e outros recursos para os países mais carenciados na imunização das suas populações para a pandemia de covid-19.

"Elaborámos um documento com muitos pontos, o "Pacto de Roma", que foi assinado por todos os países, explicou o ministro da Saúde de Itália, Roberto Speranza, falando na capital italiana na segunda-feira, no final da reunião dos ministros da saúde do G20, que integra as 19 maiores economias do Mundo e União Europeia.

Questionado sobre como se concretizará este acesso global, Roberto Speranza limitou-se a responder que serão enviados mais recursos e mais vacinas do que atualmente para os países mais necessitados.

Sem entrar em mais detalhes, Speranza acrescentou que a quantidade de recursos será definida numa próxima reunião que juntará os ministros da Saúde e da Economia do G20, que deverá realizar-se antes da grande cimeira de líderes, marcada para 30 e 31 de outubro em Roma.

7h20 - Vietname condena homem a cinco anos de prisão por "espalhar" vírus

Um tribunal vietnamita condenou, na segunda-feira, um homem a cinco anos de prisão por violar as leis antipandemia em vigor e "espalhar" o vírus da covid-19.

Durante uma única sessão do julgamento, o tribunal da província de Ca Mau (sul) declarou Le Van Tri, de 28 anos, culpado de "propagação de doenças infecciosas graves a outros", disse a agência de notícias vietnamita (VNA) estatal.

De acordo com o tribunal, o réu interrompeu uma quarentena obrigatória de 21 dias em julho, ao deixar a cidade de Ho Chi Minh (antiga Saigão, no sul) e infetar oito pessoas, uma das quais morreu.
PR garante que não vai vetar a alteração à lei que obriga ao uso de máscara na rua
Marcelo Rebelo de Sousa admite promulgar o fim do uso obrigatório de máscara na rua, mas avisa que quem, em consciência, a queira continuar a usar tem que ver essa sua liberdade reconhecida.

O uso de máscara na rua vai deixar de ser obrigatório a partir de domingo.

PS e PSD estão de acordo e já garantiram que não vão propor a renovação.

A atual lei deixa de estar em vigor a partir do próximo dia 12 de setembro.

China exige que viajantes oriundos de Portugal façam quarentena antes de partirem
A China passou a exigir que os viajantes oriundos de Portugal cumpram uma quarentena de 21 dias antes de partirem para o país asiático, informou hoje a embaixada chinesa em Lisboa, numa medida inédita de prevenção da covid-19.
As embaixadas da China na Bélgica, Rússia, Egito e Peru emitiram comunicados semelhantes, impondo uma quarentena no país de origem, a que se soma outra quarentena na chegada à China, de pelo menos 14 dias.
A China, à semelhança de outros países, já exigia que qualquer pessoa que viajasse do exterior cumprisse um período de quarentena à chegada, mas uma quarentena obrigatória antes de embarcar é um requisito inédito.
“Todo o pessoal de empresas com capital chinês deve ser colocado em quarentena, com 21 dias de antecedência, e fornecer certificados de quarentena carimbados pelas respetivas empresas”, lê-se no comunicado difundido no portal oficial da embaixada da China em Lisboa.
“Tripulantes que tenham desembarcado em Portugal e pretendam embarcar com destino à China devem ser colocados em quarentena, em Portugal, por pelo menos 14 dias, devendo os certificados de quarentena ser emitidos pelas companhias aéreas”, acrescenta a mesma nota.
No caso de Portugal, o único voo direto para a China, operado pela companhia aérea Beijing Capital Airlines, tem como destino a cidade chinesa de Xi’an, que exige 21 dias de quarentena a quem chega do exterior, num hotel designado pelas autoridades, e mais sete dias posteriores na respetiva residência na China.
Os passageiros devem ainda apresentar o certificado de vacinação ou o certificado de teste de antigénio negativo. Para além de um daqueles dois certificados, o passageiro deve apresentar os resultados negativos dos testes de ácido nucleico PCR e de anticorpos IgM.