Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Idosos começam hoje a receber a terceira dose da vacina contra a covid-19 Pedro Nunes - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a propagação do SARS-CoV-2 à escala internacional.

Mais atualizações

VEJA A INFOGRAFIA COM TODOS OS DADOS ATUALIZADOS DA SITUAÇÃO EM PORTUGAL. CLIQUE AQUI


22h40 - Peritos da OMS consideram "aceitável" vacinar contra a gripe e a Covid-19 em simultâneo

O grupo de peritos de aconselhamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) considera "aceitável" a administração em simultâneo das vacinas contra a gripe e contra a Covid-19.

"Os dados limitados sobre a coadministração de vacinas inativadas (produzidas com base em vírus inativados) contra a gripe sazonal com a da Covid-19 não mostraram um aumento de eventos adversos", indicam as recomendações do Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas (SAGE) em imunização da OMS. Estas recomendações não constituem ainda uma orientação da OMS sobre a coadministração das vacinas.

Segundo o parecer do grupo de aconselhamento, tendo em conta que a faixa etária prioritária para receber a vacina sazonal contra a gripe também é considerado de risco para situação de Covid-19 mais graves, a coadministração das duas vacinas "é aceitável" e permitirá imunizar um maior número de pessoas contra as duas doenças.

Na sexta-feira, a diretora-geral da Saúde anunciou que planeia juntar a vacinação contra a gripe e a administração da terceira dose contra a Covid-19, para simplificar os dois processos, uma possibilidade que estava a aguardar a orientação da OMS.

"Seria ótimo para as pessoas, porque é muito mais confortável irem uma vez vacinar-se com duas inoculações e também é muito mais fácil para os nossos enfermeiros, para a nossa logística e para os nossos serviços", explicou Graça Freitas, em conferência de imprensa.

22h30 - Pfizer estuda resposta imunitária à sua vacina na cidade brasileira de Toledo

A farmacêutica Pfizer que fará um estudo sobre a "resposta imunitária" à sua vacina contra a Covid-19 na população da cidade brasileira de Toledo, colaborando com um hospital local, autoridades de saúde nacionais e académicos.

Em comunicado enviado à agência espanhola Efe, o diretor de Assuntos Médicos de Vacinas para a América Latina da Pfizer, Rodrigo Sini, destacou que para enfrentar a pandemia são necessárias "múltiplas soluções de múltiplos atores" e, por isso, a empresa optou por colaborar nesta iniciativa que terá a duração de um ano.

"A nossa parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em colaboração com o Programa Nacional de Vacinação, a Universidade Federal do Paraná e a Secretaria de Saúde de Toledo, nos permitirá reunir dados do mundo real sobre a resposta imunitária dos voluntários inscritos", explicou o executivo.

A Pfizer vacinará com o seu esquema de duas doses todos os residentes maiores de 12 anos de idade na cidade, localizada no sul do Brasil e que tem cerca de 143 mil habitantes, e, durante um ano, vai realizar um estudo sobre a transmissão e proteção contra novas variantes da Covid-19, de acordo com o jornal The New York Times.

22h20 - Brasil regista 202 mortes

Morreram 202 pessoas de Covid-19 nas últimas 24 horas no Brasil e foram registados 6,918 novos casos de coronavírus, revelou o Ministério brasileiro da Saúde.

20h50 - Sete mortes e 202 novos casos em Angola

Angola registou sete vítimas mortais e mais 202 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, anunciaram as autoridades de saúde angolanas.

As vítimas mortais tinham entre os 18 e os 85 anos. Por outro lado, 376 pessoas, com idades entre 1 e 92 anos, foram consideradas recuperadas da doença.

De acordo com o secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, foram diagnosticadas 148 infeções em Luanda, 21 no Huambo, sete em Cabinda, seis no Cuanza Sul, cinco no Zaire, quatro no Cuanza Norte, três cada em Benguela, Cuando Cubango e na Huíla, e um cada no Bié e Malanje, com idades entre 7 meses e 83 anos, 94 do sexo masculino e 108 do feminino.

Angola acumula 61.580 casos, dos quais 1.629 óbitos, 49.977 recuperados da doença, 9.974 ativos, dos quais 24 em estado crítico e 34 graves, estando internados 282 doentes.

Os laboratórios processaram 2.803 amostras num total de 1.050.635 testes.

20h40 - Duas mortes em Molambique

Moçambique registou mais duas mortes por Covid-19, seis novos casos e 79 recuperados da doença, anunciou o Ministério da Saúde no boletim diário sobre a pandemia.

As vítimas mortais foram um homem e uma mulher, com 36 e 72 anos, respetivamente, ambos de nacionalidade moçambicana e cujos óbitos foram declarados na sexta-feira.

O país realizou 498 testes nas últimas 24 horas e os seis resultados positivos representam uma taxa de positividade de 1,2 por cento, muito abaixo da taxa de positividade acumulada que é de 16,4 por cento. Estão 17 pessoas internadas.

Moçambique tem um total de 1.924 mortes e 150.991 casos de Covid-19, dos quais 98 por cento recuperados da doença desde o início da pandemia.

19h47 - Madeira com quatro novos casos

A Madeira registou quatro novos casos de infeção por SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, anunciou a Direção Regional da Saúde (DRS). Dos quatro novos casos, um é importado da região de Lisboa e Vale do Tejo e os restantes de transmissão local, indica o boletim epidemiológico, acrescentando que "há hoje mais 11 casos recuperados".

Atualmente, a Madeira tem 80 casos de Covid-19 ativos, dos quais 16 são importados e 64 de transmissão local. Destes 80 casos ativos, oito pessoas estão hospitalizadas no Hospital Dr. Nélio Mendonça - nenhuma em cuidados intensivos -, 13 doentes cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, permanecendo as restantes em alojamento próprio, refere a DRS.

"No total, há 71 situações que se encontram hoje em apreciação pelas autoridades de saúde, estando estas relacionadas com viajantes identificados no aeroporto, contactos com casos positivos ou outras situações reportadas à linha SRS24 ou provenientes dos vários postos de testagem", acrescenta.

Estão também a ser acompanhadas 195 contactos de casos positivos pelas autoridades de saúde da região e 37.107 viajantes com recurso à aplicação 'Madeira Safe'. Desde o início da pandemia, a Madeira regista 11.828 casos confirmados de Covid-19, 11.673 recuperados e mantém 75 óbitos associados à doença desde 01 de agosto.

19h45 - Cabo Verde regista 14 novos infetados

Catorze pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, informou o Ministério da Saúde de Cabo Verde. O país não registou nenhum óbito por Covid-19 no último dia.

De um total de 435 resultados recebidos dos laboratórios, o ministério cabo-verdiano avançou que há 14 novos casos positivos de infeção, numa taxa de positividade de 3,2 por cento e o menor número diário desde 16 de agosto.

Os novos infetados foram reportados na Praia (quatro), Santa Catarina (dois) e São Miguel (um), todos na ilha de Santiago, e três no Maio, e três em São Vicente.

Nas últimas 24 horas, 32 pessoas tiveram alta, elevando para 37.102 os casos considerados recuperados da infeção.

Desde o início da pandemia, Cabo Verde já registou um total de 37.902 casos positivos, dos quais 346 resultaram em óbitos. Estão ativos 430 casos.

18h30 - Roche apresenta pedido de comercialização de Ronapreve

O laboratório farmacêutico suíço Roche entrou com um pedido de comercialização na União Europeia da sua combinação de anticorpos sintéticos contra a Covid-19, confirmou a Agência Europeia do Medicamento (EMA), que "pode ​​emitir um parecer em dois meses".

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou recentemente este tratamento para Covid-19, mas apenas em casos específicos.

Desenhado pela empresa de biotecnologia Regeneron e comercializado pelo laboratório Roche com o nome de Ronapreve, esse tratamento combina dois anticorpos (chamados "monoclonais") fabricados em laboratório. Quando injetados por via intravenosa, estes anticorpos devem ajudar o sistema imunológico a neutralizar o coronavírus.

O tratamento injetável Ronapreve "destina-se ao tratamento da Covid-19 em adultos e adolescentes a partir dos 12 anos que não precisem de oxigenoterapia adicional e que apresentam risco aumentado de progredir para um estágio grave", referiu a agência sedeada em Amesterdão.

17h03 - Alunos de escola de Matosinhos em isolamento durante mais dois dias

O teste positivo à Covid-19 de uma segunda funcionária da Escola Básica da Quinta de S. Gens, Matosinhos, vai obrigar ao prolongamento por dois dias do isolamento das 314 crianças que estO laboratório farmacêutico suíço Roche entregou um pedido para comercialização na União Europeia do seu conjunto de anticorpos sintéticos contra a Covid-19, anunciou a Agência Europeia do Medicamento (EMA).

Em declarações à Lusa, a vice-presidente da Associação de Pais daquela escola do distrito do Porto, Gabriela Silva, explicou que o prolongamento daquela medida preventiva vai afetar "apenas os alunos do segundo e quarto" anos, sendo que em isolamento estão os alunos dos quatro anos do Ensino Básico.

Os alunos em isolamento são os que almoçaram na escola no início da semana passada e estiveram em contacto "no refeitório e no recreio" com uma funcionária que testou positivo à Covid-19.

"As 314 crianças foram colocadas em isolamento no dia 06, até dia 18, depois do contacto com uma funcionária infetada. Soubemos hoje que uma segunda funcionária testou positivo e que, por causa disso, as crianças do terceiro e quarto anos vão ter que ficar mais dois dias isoladas", adiantou a responsável.

17h00 - Três detidos no Egito por "negligência grave"

Três colaboradores do Ministério da Saúde fora detidos após a descoberta de milhares de doses da vacina contra o novo coronavírus numa conduta.

Menos de sete por cento da população do Egito está completamente vacinada.

“Uma comissão de inquérito descobriu um défice de 18.400 doses avaliadas em 5.023.200 libras egípcias (277.400 euros) num inventário dos ‘stocks’” em Minia, a mais de 200 quilómetros a sul do Cairo, disse no domingo à noite o procurador-geral através da rede social Facebook.

Um farmacêutico, um inspetor e um motorista que trabalham para o Ministério da Saúde foram interpelados e colocados sob detenção quatro dias por “negligência grave” e “desvio de fundos públicos”, refere o procurador, que foi informado na quinta-feira da presença de uma “quantidade significativa de doses abandonadas perto de condutas de água”.

Na semana passada, imagens das vacinas abandonadas foram publicadas nas redes sociais, com numerosos utilizadores a pedir que os responsáveis prestem contas pelo desperdício.

Entre as doses encontradas, 13.412 estavam fora do prazo de validade ou não podiam ser utilizadas por não terem sido conservadas à temperatura adequada, segundo a justiça egípcia.
16h56 - Trinta e quatro mortes em Itália

A Itália relatou 34 mortes relacionadas com o coronavírus esta segunda-feira, contra 27 no dia anterior, anunciou o Ministério da Saúde. Já a contagem diária de novas infecções caiu de 2.278 para 1.516.

Ao todo, a Itália registou 131.335 mortes relacionadas com a Covid-19 desde o início do surto em fevereiro do ano passado. É o segundo maior número na Europa, atrás da Grã-Bretanha, e o nono maior do mundo. Foram identificados 4,7 milhões de casos até ao momento.

Os pacientes hospitalizados com Covid-19 - sem incluir aqueles que se encontram nos cuidados intensivos - são 2.688 esta segunda-feira, perante os 2.651 de domingo. Dezoito pessoas foram admitidas em unidades de terapia intensiva, quando no domingo foram 13. O número total de pacientes nos cuidados intensivas com Covid-19 aumentou de 364 para 374.

Cerca de 114.776 testes à Covid-19 foram realizados no domingo, em comparação com 270.044 no sábado, disse o Ministério da Saúde de Itália.

16h55 - Singapura regista 10 vítimas mortais

As autoridades de saúde da cidade-Estado de Singapura registaram 10 mortes relacionadas com Covid-19 nas últims 24 horas e 2,263 novos casos de infeção. É uma descida em relação a domingo, quando foram registados 2,809 infeções.

16h50 - Comité das Regiões alerta para serviços em risco devido a custos da pandemia

A pandemia aumentou os custos das autoridades locais em 125 mil milhões de euros em 2020 e reduziu as receitas em 55 mil milhões, podendo levar ao corte de serviços públicos, alertou presidente do Comité Europeu das Regiões.

"Esta diferença de 180 mil milhões de euros pode levar ao corte de serviços públicos", afirmou Apostolos Tzitzikostas durante uma conferência de imprensa no âmbito da Semana Europeia das Regiões e das Cidades, em Bruxelas.

Os números resultam do Barómetro Regional e Local Anual da União Europeia que será divulgado na terça-feira e que Apostolos Tzitzikostas diz levantar "sérias preocupações" sobre o estado regiões e cidades da Europa.

A primeira preocupação prende-se com o "golpe violento" que as regiões e municípios sofreram a nível financeiro e que pode pôr em risco a manutenção de serviços públicos caso não haja mais dinheiro de fundos nacionais e da UE que seja "urgentemente" dado para apoiar projetos e programas locais.

Segundo o presidente do Comité Europeu das Regiões, o barómetro revela ainda que "os governos nacionais estão a ignorar as regiões e municípios" e que poucos falaram com as autoridades regionais antes de apresentarem pedidos de financiamento à UE.

16h40 - Vinte e oito mortes no Reino Unido

O Reino Unido registou 28 mortes e 40.224 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados oficiais atualizados, indicando uma tendência negativa em todos os indicadores pela primeira vez em várias semanas. No domingo, o Reino Unido tinha registado 38 mortes e 34.574 casos.

Nos últimos sete dias, entre 05 e 11 de outubro, a média diária foi de 111 mortes e 37.991 casos, o que corresponde a uma subida de 0,3% no número de mortes e de 11,2% no número de infeções relativamente aos sete dias anteriores. Desde o início da pandemia, foram notificados 137.763 óbitos de Covid-19.

A média diária de hospitalizações foi de 736 entre 29 de setembro e 05 de outubro, uma subida de 0,9% face aos sete dias anteriores. Nas passadas 24 horas foram administradas 41.557 vacinas no país.

16h30 - OMS recomenda dose adicional para imunodeprimidos

Uma comissão de especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou ministrar uma dose adicional da vacina anti-Covid às pessoas "moderadamente ou severamente imunodeprimidas".

Os especialistas notaram que esta recomendação é para todas as vacinas homologadas pela OMS e sublinharam que não se tratava de recomendar uma terceira dose para a população em geral já que os membros do Grupo de Especialistas Consultivos Estratégicos (SAGE) apenas vão debater este assunto a 11 de novembro.

"A recomendação que estamos a dar agora é que as pessoas imunodeprimidas recebam uma dose adicional", para aumentar a sua resposta imunológica para o nível de proteção necessário de modo a evitar que desenvolvam formas graves da doença que exijam hospitalização ou causem a morte, declarou a diretora do departamento de vacinação da OM.

Os imunodeprimidos - pessoas cujo sistema imunológico está enfraquecido - foram excluídos dos ensaios clínicos que permitiram determinar os protocolos de vacinação.

“Esta terceira dose (as vacinas autorizadas pela OMS requerem duas doses iniciais, com exceção da vacina Janssen que requer apenas uma) deve ser separada da segunda por um intervalo de um a três meses”, acrescentou.

16h16 - CPLP precisa garantir acesso rápido às vacinas para mitigar "calamidade pública"

O secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) defendeu que os Estados da organização precisam de "garantir" um acesso rápido às vacinas e condições de combate à Covid-19 para "mitigar os efeitos de calamidade pública" provocados pela pandemia.

A comunidade "deve continuar a defender que a vacina deve ser considerada como um bem público global e que o processo de vacinação deve ser verdadeiramente global, não deixando ninguém para trás", afirmou Zacarias da Costa, na sessão de abertura de um seminário internacional, em Lisboa, sob o tema "De Alma-Ata a Astana: a trajetória dos cuidados de saúde primários nos países da CPLP".

"É necessário procurar garantir que o acesso às vacinas seja universal, oportuno, justo, equitativo, seguro e eficaz. E o mesmo se diga para todos os produtos essenciais (...) necessários na resposta" à pandemia, disse o diplomata timorense.

"Noto que na nossa organização as condições têm de verificar-se rapidamente para mitigar os efeitos de calamidade pública que constitui a Covid-19", sublinhou, durante a sua intervenção no seminário, organizado pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, que se prolonga até dia 15.

Tecendo duras críticas à falta de equidade global no combate à pandemia, Zacarias da Costa considerou que "a vacinação tem de acontecer muito mais rápido do que o previsto" e, neste contexto, "a aprovação das novas vacinas poderá evitar a sua escassez ao nível global".

16h05 - Dívida dos países pobres subiu 12 por cento para valor recorde

O Banco Mundial alertou que a dívida dos países de baixo rendimento aumentou 12 por cento, atingindo o recorde de 860 mil milhões de dólares no ano passado devido às consequências da pandemia.

"Os governos em todo o mundo responderam à pandemia de Covid-19 com pacotes massivos de estímulos orçamentais, monetários e financeiros, acomodar o impacto da pandemia nos países mais pobres e vulneráveis está a colocá-los num caminho para a recuperação, mas a dívida resultante nos países de baixo rendimento subiu 12 por cento para um recorde de 860 mil milhões de dólares (742 mil milhões de euros) em 2020", lê-se no novo relatório do Banco Mundial.

O relatório com as mais recentes estatísticas aponta que "mesmo antes da pandemia muitos países de baixo e médio rendimento estavam numa posição vulnerável, com um abrandamento do crescimento económico e a dívida pública e externa em níveis elevados".

O volume de dívida externa destes países de rendimento baixo e médio aumentou 5,3 por cento em 2020 para 8,7 biliões de dólares, o equivalente a cerca de 7,5 biliões de euros.

"Precisamos de uma abordagem abrangente ao problema da dívida, incluindo a redução da dívida, reestruturações mais rápidas e uma transparência melhorada", disse o presidente da organização. "Níveis sustentáveis de dívida são vitais para a recuperação económica e para a redução da pobreza", acrescentou David Malpass.

Para além de todos os efeitos sanitários, a pandemia causou uma degradação nos indicadores sobre a dívida pública, que o Banco Mundial diz ter um "impacto global em todas as regiões", mas com particular gravidade nos países de baixo e médio rendimento, onde se incluem todos os países lusófonos africanos, e Timor-Leste.

15h13 - Agência Europeia está a avaliar medicamento para prevenção e tratamento

A Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) começou a avaliar um pedido de introdução no mercado de uma combinação de anticorpos para prevenir e tratar a Covid-19 em pessoas a partir dos 12 anos.

O regulador europeu anunciou hoje que o pedido de autorização da comercialização na União Europeia do Ronapreve - combinação de anticorpos monoclonais casirivimab e imdevimab - foi apresentado pela farmacêutica Roche Registration GmbH.

Em comunicado, a EMA adiantou que o medicamento, desenvolvido em parceria com a Regeneron Pharmaceuticals, destina-se a prevenir a covid-19, assim como ao tratamento em adultos e adolescentes a partir dos 12 anos que não necessitem de oxigénio suplementar e que apresentem risco acrescido de evoluir para doença grave.

A EMA vai avaliar os benefícios e os riscos do Ronapreve num “prazo reduzido” e poderá emitir o seu parecer nos próximos dois meses, dependendo da robustez dos dados apresentados pela empresa e da eventual necessidade de mais informação para apoiar a avaliação.

15h00 - Surto num lar de idosos em Lagos

19 utentes e 10 funcionários estão infetados com SARS-CoV2. Há duas idosas hospitalizadas.


14h28 - Incidência desce e R(t) sobe

O boletim demonstra ainda que a incidência a nível nacional desceu de 86,5 para 82,9 casos por 100 mil habitantes. A nível continental, este indicador passou dos 86,7 para os 82,7.

Já o índice de transmissibilidade, ou R(t), aumentou. Este é agora de 0,95 tanto a nível nacional como continental. Na atualização anterior, este indicar situava-se nos 0,92 a nível nacional e nos 0,91 no continente.

14h16 - Mais sete mortos e 327 casos confirmados em Portugal

Nas últimas 24 horas, Portugal reportou mais 327 infeções de Covid-19 e sete mortes associadas à doença.

O número de internamentos aumentou. Há hoje 356 doentes internados em enfermaria (mais 22 do que na véspera) e 58 em unidades de cuidados intensivos (mais três do que no dia anterior).

De acordo com o boletim epidemiológico, mais 308 pessoas recuperaram da doença, aumentando o total para 1.027.424.

Do total de novos casos, 112 foram registados em Lisboa e Vale do Tejo, 76 na região norte, 55 no centro, 41 no Alentejo e 22 no Algarve. Foram ainda reportadas mais 11 infeções nos Açores e dez na Madeira.

Dos óbitos registados desde sábado, um ocorreu na região de Lisboa, quatro no Norte, um no Centro e um no Alentejo. Seis das vítimas mortais tinham mais de 80 anos e uma entre os 70 e os 79 anos.

O boletim reporta ainda mais 12 casos ativos e menos 209 contactos em vigilância.

Desde que foi identificado o primeiro caso de Covid-19 em Portugal, já foram confirmados 1.075.639 casos e 18.048 mortes associadas à doença.

14h08 - Farmacêutica Merck pede autorização para uso de emergência de um compromido para a Covid-19 nos EUA

A farmacêutica Merck apresentou hoje um pedido de autorização nos Estados Unidos para o uso de emergência de um comprimido para a Covid 19.

Os ensaios clínicos na fase 3 demonstram que este medicamento reduz em 50% a probabilidade de hospitalização ou morte provocada pelo novo coronavírus.

Este tipo de tratamento, através de comprimidos de fácil administração, é visto como uma forma eficaz de tratar os efeitos da doença.

A Merck já iniciou a produção de comprimidos em larga escala, embora ainda aguarde a decisão da FDA, a agência reguladora do medicamento em território norte-americano.

13h50 - Graça Freitas sugere que funcionários de lares não vacinados sejam afastados do contacto com utentes

A diretora geral da saúde sugere que os funcionários dos lares não vacinados sejam recolocados para evitarem o contacto direto com os utentes.

A proposta de Graça Freitas foi feira na RTP onde anunciou um sistema misto de 340 postos de vacinação para a terceira dose.
Para já os prioritários têm 80 ou mais anos e são utentes de lares e de cuidados continuados com vacina da gripe tomada há, pelo menos, 14 dias.

13h25 - Açores com sete novos casos em São Miguel nas últimas 24 horas

Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, sete novos casos de infeção por SARS-CoV-2, todos na ilha de São Miguel. A região contabiliza hoje 177 casos positivos ativos, informa a Autoridade de Saúde Regional.

12h48 - Pandemia já matou pelo menos 4,84 milhões de pessoas no mundo

A pandemia de covid-19 matou, até hoje, pelo menos 4.847.904 pessoas em todo o mundo desde o final de dezembro de 2019, segundo um balanço realizado pela agência de notícias francesa AFP com base em fontes oficiais.

Mais de 237.746.350 casos de infeção foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia.No domingo, foram registadas 4.420 mortes e 303.312 novos casos em todo o mundo.

Os países que registaram o maior número de novas mortes em seus levantamentos mais recentes são a Rússia com 957 óbitos, os Estados Unidos (255) e o Irão (222).

Os Estados Unidos são o país mais afetado em termos de mortes e casos, com 713.350 mortes para 44.339.830 casos, segundo o levantamento mais recente realizado pela Universidade Johns Hopkins.

Depois dos Estados Unidos, os países mais afetados são o Brasil com 601.011 mortes e 21.575.820 casos, a Índia com 450.782 mortes (33.971.607 casos), o México com 282.086 mortes (3.773.235 casos) e a Rússia com 217.372 mortos (7.804.774 casos).

11h40 - Autoridades de Macau detêm suspeito de divulgar 'online' informações falsas

Um residente de Macau foi detido por alegadamente ter divulgado, num grupo 'online', informações falsas sobre moradas de funcionários públicos e familiares num contexto de combate à pandemia de covid-19, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

"Existem fortes indícios de que o suspeito cometeu os delitos de difamação, de publicidade e calúnia, e de ofensa a pessoa coletiva que exerça autoridade pública", indicou.

11h15 - Guiné-Bissau prolonga estado de calamidade até 26 de outubro

O estado da calamidade na Guiné-Bissau devido à pandemia do novo coronavírus foi prolongado hoje por mais 15 dias, até ao próximo dia 26, segundo o decreto do Governo divulgado à imprensa.

"A duração do presente estado de calamidade é de 15 dias, com início às 00:00 de 11 de outubro e término às 23:59 do dia 26 de outubro", pode ler-se no decreto.

O estado de calamidade mantém o uso da máscara como obrigatório na via pública e nos espaços fechados e exorta os "serviços públicos e privados" a dispensarem das suas tarefas os "funcionários ou trabalhadores não essenciais, salvaguardando o seu vínculo laboral e todos os direitos inerentes".

10h20 - África com mais 283 mortes e 9.554 infetados nas últimas 24 horas

África registou 283 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para 214.160 o total de óbitos desde o início da pandemia, e 9.554 novos contágios, de acordo com os dados oficiais mais recentes.

Segundo o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC), o total acumulado de casos de infeção no continente desde o início da pandemia é agora de 8.387.602 e o de recuperados é de 7.740.533, mais 7.519 nas últimas 24 horas.

10h00 - Santuário de Fátima espera dezenas de milhares para peregrinação de 12 e 13 outubro

Dezenas de milhares de fiéis são esperados no Santuário de Fátima para a peregrinação de 12 e 13 de outubro, que deverá registar uma afluência a fazer lembrar o tempo antes da pandemia de covid-19.

Face a esta previsão, a própria Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Comando Territorial de Santarém, montou uma operação em Fátima, "de modo a garantir a segurança e a tranquilidade pública, o controlo e a fluidez rodoviária, bem como a prevenção criminal" no Santuário e nas áreas envolventes.

"Esta operação, que culminará com a realização das celebrações religiosas no dia 13 de outubro, conta com diversas especialidades da Guarda, nomeadamente meios do dispositivo territorial, de trânsito, da estrutura de investigação criminal, de patrulhamento ciclo e a cavalo, de ordem pública e do sistema de videovigilância", informou hoje a GNR em comunicado.

9h30 - Bolsonaro questiona exigência de vacina nos estádios

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, questionou a exigência de um "passaporte de vacina" contra a covid-19 em estádios, após não ter podido assistir a um jogo de futebol, por não estar vacinado.

Numa declaração aos jornalistas, o chefe de Estado brasileiro disse que queria ter ido assistir a um jogo do campeonato brasileiro na cidade de Santos, mas não o fez porque não está vacinado.

"Porquê um passaporte de vacina? Eu queria ver o jogo do Santos. Agora me falaram que tem que estar vacinado. Porquê?", questionou.

O presidente disse ainda que não tinha pedido para ir ver o jogo.

Bolsonaro está atualmente a ser investigado pelo Senado brasileiro pela sua gestão durante a pandemia de covid-19 no Brasil, um dos países mais afetados no mundo pela doença, com mais de 600 mil mortes confirmadas, segundo dados oficiais do Ministério da Saúde brasileiro.

9h00 - Saúde Mental. Pandemia fez aumentar em 25% casos de depressão e ansiedade no mundo

A pandemia aumentou em 25% os casos de depressão e ansiedade. As mulheres e os jovens foram os mais afetados. Os dados fazem parte de um estudo internacional publicado na revista cientifica The Lancet.


8h35 - Há vacinas e pontos de vacinação suficientes, garante Graça Freitas, entre apelo à vacinação de funcionários de lares

A diretora geral de Saúde esteve no programa da RTP, Bom Dia, onde garantiu haver doses de vacina contra a covid-19 em número suficiente para administrar a terceira dose e cerca de 340 pontos de vacinação possível.

Graça Freitas deixa um apelo para que as funcionários dos lares que ainda não se vacinaram, que o façam, como forma de proteger os mais idosos.

Caso os funcionários não se queiram vacinar, a diretora-geral apela a que as instituições possam colocar essas pessoas noutras funções, quando possível, para diminuir o contacto com os mais velhos.

Com o tempo frio, aumenta a preocupação com as infeções respiratórias e Graça Freitas diz que a dupla vacinação, contra a gripe e contra a covid-19, são as melhores formas de prevenir problemas.

As autoridades aguardam a qualquer momento a decisão da OMS sobre a possibilidade ou não de administrar as duas doses em simultâneo.

8h15 - Sidney reabre comércio a vacinados após confinamento prolongado

Cafés, bares, ginásios, cabeleireiros e outros estabelecimentos comerciais reabriram esta segunda-feira em Sidney, a cidade mais populosa da Austrália, para clientes vacinados contra a covid-19, pondo fim a mais de cem dias de confinamento.

O estado de Nova Gales do Sul, cuja capital é Sidney, alcançou na semana passada a meta de 70% da população totalmente vacinada, estabelecida pelas autoridades como condição para o desconfinamento. Mais de 90% da população daquele estado já recebeu pelo menos uma dose da vacina.

Pouco depois da meia-noite, muitas pessoas em Sidney e noutras zonas do estado de Nova Gales do Sul acorreram a bares e outros estabelecimentos comerciais, celebrando a reabertura, com novas regras que estabelecem menos restrições para as pessoas vacinadas.

Os habitantes da cidade, com cinco milhões de pessoas, encheram ginásios, cafés e cabeleireiros, que permaneceram fechados desde que o confinamento foi decretado, em 26 de junho, devido a um surto com a variante Delta do novo coronavírus.

7h40 - Lares. Estado deve assumir cuidados aos idosos

O Presidente da União das misericórdias diz que há nesta altura 250 a 400 funcionários de lares que não se vacinaram. Em entrevista à TSF e ao JN afirmou ainda que a responsabilidade de cuidar dos idosos é do estado e não das instituições.

7h30 - Italianos contestam certificado digital

Em Itália, confrontos com a polícia que tentou travar manifestantes em Roma que contestam o certificado digital.

As autoridades usaram canhões de água e gás lacrimogéneo para conter a marcha que seguia para o gabinete do primeiro-ministro.

Os manifestantes tentaram também arrombar a sede da confederação sindical que aceitou a exigência do governo italiano.

A partir de sexta-feira, é obrigatório apresentar o chamado "Passe Verde" em todas as empresas, públicas ou privadas. As multas são pesadas para patrões e trabalhadores. Os funcionários públicos arriscam mesmo ficar suspensos.

Começa hoje a ser administrada a terceira dose da vacina contra a Covid-19
Tem início hoje uma nova fase no processo de vacinação contra a Covid-19. Vai começar a ser administrada a terceira dose da vacina.

Nesta primeira fase são abrangidos idosos com 80 ou mais anos, utentes de lares e de unidades de cuidados continuados. Estes grupos foram considerados prioritários para receberem este reforço da imunização contra a covid-19.

Depois, e de forma decrescente, seguir-se-ão todas as pessoas até aos 65 anos.

Paralelamente a este reforço de imunidade que arranca esta semana, já está a ser administrada uma dose adicional da vacina contra o coronavírus SARS-CoV-2 a pessoas imunossuprimidas, tendo já sido vacinadas cerca de 13 mil pessoas deste grupo.

A DGS pretende que a vacina da gripe e o reforço da vacina contra a Covid possam ser administradas no mesmo dia. Está a aguardar pelo parecer da Agência Portuguesa do Medicamento.

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico, morreram mais 7 pessoas em Portugal. Foram também registadas mais 499 novas infeções

Estão internados em enfermaria 334 doentes, mais 13 em relação ao boletim anterior. Nos Cuidados Intensivos mantêm-se 55

Recuperaram da doença 321 pessoas. Portugal tem nesta altura mais de 30 mil casos ativos.