Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto
Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus em Portugal e no mundo

por RTP

Lusa

Portugal está em estado de emergência e tem confirmados, até ao momento, 785 casos de infeção e três mortes. O surto já atingiu, a nível global, mais de 222 mil pessoas, das quais cerca de 9 mil morreram. Acompanhamos aqui, ao minuto, todos os desenvolvimentos sobre a propagação da pandemia do novo coronavírus em território português e internacional.

Mais atualizações

Abrimos um novo artigo ao minuto onde pode acompanhar todos os desenvolvimentos.

23h45 - Governo suspende TSU

O Governo suspendeu o pagamento da Taxa Social Única (TSU) previsto para sexta-feira, dia 20, não tendo as empresas de efetuar o pagamento nesta data, informou em comunicado.

"Na sequência das medidas anunciadas pelo Governo de diferimento das prestações de Segurança Social, foi suspensa a data de pagamento, que terminava amanhã, 20 de março, das contribuições devidas à Segurança Social das empresas", lê-se na informação divulgada pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

O Governo indica ainda que os termos do adiamento das prestações e a definição das respetivas regras irão ser regulados, "não tendo as empresas de efetuar o referido pagamento amanhã [sexta-feira]".

Esta semana foram anunciadas medidas de apoio às empresas, caso de linhas de crédito para apoio à tesouraria das empresas no montante total de 3.000 milhões de euros, destinadas aos setores mais atingidos pela pandemia de Covid-19, de uma moratória dos bancos no pagamento de capital e juros e da redução a um terço em março, abril e maio das contribuições das empresas para a Segurança Social.

Esta sexta-feira o Conselho de Ministros volta a reunir-se para debater as medidas de apoio social e económico às famílias e a setores de atividade como a atividade comercial ou restauração.

22h35 - Brasil faz balanço de casos positivos e vítimas mortais

O número de mortes pelo novo coronavírus no Brasil aumentou esta quinta-feira para seis, com o país a registar 621 pessoas infetadas, informou o Ministério da Saúde brasileiro.

São Paulo continua a ser o estado brasileiro mais afetado pelo coronavírus, com quatro mortos e 286 casos confirmados. Segue-se o Rio de Janeiro, que registou hoje dois óbitos e 65 infetados.

22h33 - Novas regras de deslocação e circulação

Há novas regras para a circulação de pessoas em Portugal. O Governo decretou que as pessoas infetadas ou que estão em vigilância ativa têm obrigatoriamente de respeitar o isolamento impostos pela autoridades.

Se desobedecerem, incorrem num crime de desobediência.

No caso dos grupos de risco, pessoas com mais de 70 anos ou com doenças graves ficam obrigadas ao dever especial de proteção.

Só devem sair em circunstância excecionais, para dar pequenos passeios abastecimento, deslocações aos centros de saúde, banco ou correios.

Por último todos os cidadãos em geral tem o dever de recolhimento domiciliário.

Devem evitar todas as deslocações para além das necessárias.

Podem ir trabalhar, assistência a familiares, acompanhamento de menores ou passeios ao ar livre e também passeio dos animais de companhia.

22h32 - Estado de Emergência. Maioria do comércio vai fechar portas

As novas regras de funcionamento da atividade económica sob Estado de Emergência, fica estabelecido que os serviços públicos devem optar pelo teletrabalho e por atendimento online ou telefónico.

Quanto aos estabelecimentos comerciais a regra é que devem encerrar, tal como vão encerrar as lojas do cidadão.

Vão manter-se em funcionamento os supermercados, as padarias, as farmácias e as bombas de gasolina.

Quanto aos restaurantes, cafés e similiares, são encerrados ao público, mas devem manter os serviços de take away ou entrega ao domicílio.

22h30 - Pena de prisão até um ano a quem violar Estado de Emergência

Quem desobedecer às determinações do Estado de Emergência comete um crime e incorre numa pena de prisão até um ano.

De acordo com os especialistas não acatar as medidas impostas é praticar um crime de desobediência já previsto na lei.

22h29 - Médicos italianos apelam por ajuda urgente

Itália já regista mais mortes por novo coronavírus do que a China. Nas últimas 24 horas morreram 427 pessoas. Desde o início da epidemia, a Covid-19 já provocou 3405 vítimas mortais.

O número de novas infeções em Itália também foi o maior registado no país, num só dia, 4480 novas infeções. São agora 33190 as pessoas com a doença. No epicentro italiano da Covid-19, na cidade de Bergamo, os cadáveres estão agora a ser transportados por militares para fora da cidade. Há falta de espaço para alojar tantos corpos.

22h27 - Cidades portuguesas encontram-se desertas

O isolamento social pedido pelas autoridade de saúde começa a ter efeitos nas principais cidades do país. Em Lisboa e no Porto há já lojas, restaurantes e bares fechados. As nossas cidades estão por estes dias a meio gás, quase desertas, mas mesmo assim há quem não cumpra as recomendações.


22h25 - Espanha ordena encerramento de todos os hotéis

O país vizinho ordenou esta quinta-feira o encerramento de todos os hotéis no seu território para conseguir conter a propagação do novo coronavírus.

Uma medida tomada e oficializada num documento oficial do estado espanhol que não permite a abertura de hotéis para fins turísticos e estadias de curta duração.

A Espanha é por estes dias o quatro país mais afetado pelo vírus Sars-CoV-2 e já regista mais de 800 vítimas mortais.

22h20 - Número casos nos EUA duplica nos últimos dois dias

Nos Estados Unidos, só nos últimos dois dias o numero de infectados pelo novo coronavírus duplicou. O país pode rapidamente passar a ter o maior número de casos no mundo. As grandes cidades norte americanas estão vazias e Nova Iorque vive em estado de sítio.

22h18 - Quatro mortes em Portugal provocadas pelo novo coronavírus

Uma mulher com mais de 90 anos e vários problemas de saúde faleceu com Covid-19 no concelho de Pombal.


22h16 - Proteção Civil de Bragança pede controlo sanitário e exército nas fronteiras

A Comissão Distrital da Proteção Civil de Bragança quer que se faça o controlo sanitário nas fronteiras e que o exército ajude a reforçar a fiscalização, entre várias medidas decididas numa reunião.

As diversas entidades que fazem parte da comissão reuniram-se para analisar o evoluir da pandemia de Covid-19 e manifestaram como principais preocupações a falta de controlo sanitário nas fronteiras e relativamente aos que se deslocam, tanto do estrangeiro como de outras zonas de Portugal, para as aldeias da região.

22h13 - GNR utiliza drone para controlar fronteiras

A GNR vai utilizar um drone para controlar as fronteiras nacionais. Nas primeiras 24 horas de encerramento o serviço de estrangeiros e fronteiras controlou perto de seis mil pessoas.


22h12 - TAP vai reduzir número de destinos

A TAP vai passar a voar apenas para 15 destinos até 19 de abril. As restrições aéreas e a fraca procura levam a este corte expressivo na operação da companhia. Por causa da pandemia já não há renovação de contratos a termo e tem 300 pessoas com licenças sem vencimento.


22h10 - Turistas retidos em Cabo Verde vão ser repatriados

A Embaixada portuguesa em Cabo Verde anunciou que está para "breve" uma solução para repatriar as centenas de turistas portugueses que permanecem no arquipélago.

21h45 - Portugal negoceia repatriação de cidadãos dos PALOP

O Governo português diz que está a negociar a possibilidade de repatriação dos cidadãos que têm pedido o seu regresso dos PALOP, apesar das restrições colocadas por alguns países africanos.

"Temos estado em contacto com todos os PALOP colocando duas perguntas: quantos são os portugueses que querem regressar; se são autorizados voos para o seu regresso", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, em declarações à Lusa.

21h36 - Continente africano registou 147 novos casos e quatro novos mortos

África registou hoje quatro mortes e 147 novos casos confirmados de infeções pelo novo coronavírus, elevando para 801 o número de doentes em 36 Estados africanos.

O Egito continua a ser o país africano mais afetado, com os 46 novos casos a elevarem para 256 o número de infeções registadas no país, tendo sete destes acabado na morte dos infetados - um deles no dia de hoje.

21h34 - Profissionais de saúde criam página de Facebook para esclarecer portugueses

Um grupo de profissionais de saúde está a responder online às dúvidas dos portugueses. Criaram uma página no Facebook e já são milhares a fazer consultas. A procura foi tanta que são necessários mais voluntários para dar esclarecimentos sobre esta doença.


21h32 - Vários portugueses retidos por todo o mundo

Milhares portugueses estão retidos um pouco por todo o mundo. Turistas, estudantes de Erasmus e até emigrantes que querem regressar para junto das famílias em Portugal mas não tem voos nem apoio financeiro.


21h28 - Siza Vieira sobre crise. "Aguentar, assegurar liquidez, proteger o emprego"

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, esteve no Telejornal a explicar o pacote de apoios à Economia devido à pandemia do Covid-19, que o Governo tem vindo a implementar. 

Siza Vieira frisou que esta crise surgiu de forma "muito brusca e muito rápida".

O responsável lembrou algumas das linhas de crédito já disponibilizadas para alguns setores, nomeadamente de Turismo e Viagens, e explicou como se lhes pode aderir.

"Deve estar nos próximos dias a chegar aos bancos este tipo de linhas". Serão estas instituições, que habitualmente trabalham com os empresários, que "vão assegurar este tipo de empréstimos".

"São garantidas pelo Estado, é um grande esforço", sublinhou Pedro Siza Vieira, acrescentando que outras medidas tentaram aliviar alguns compromissos fiscais e de contribuições para a Segurança Social, de forma a aligeirar a pressão sobre a tesouraria das empresas.

"Hoje mesmo foram suspensos os pagamentos das prestações à Segurança Social que se venciam amanhã". A nova data será depois revelada.

"Estamos a trabalhar no sentido de ter uma moratória bancária, no pagamento de capital e juros devidos aos bancos", acrescentou.

Pedro Siza Vieira espera que destas formas as empresas possam aguentar "um momento que vai ser particularmente difícil".

21h21 - Portugal assegura repatriamento de alunos em Erasmus

O Governo anunciou que está a contactar os estudantes de Erasmus que querem regressar a casa e reconhece que não contactou alguns deles por desconhecimento da sua situação.

Nos últimos dias, centenas de estudantes portugueses de Erasmus espalhados por vários países europeus queixaram-se de que não estavam a ter apoio do executivo nacional para o seu regresso a casa, por causa das medidas de restrição de circulação para conter a propagação do novo coronavírus.

21h12 - Brasil anuncia repatriamento de 883 brasileiros retidos em Portugal

Pelo menos 883 brasileiros retidos em Portugal devido à pandemia do novo coronavírus deverão regressar ao país sul-americano até domingo, através de uma ação de repatriamento anunciada pelo Governo do Brasil.

A ação de repatriamento está a ser coordenada pelo Ministério do Turismo do Brasil, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores e com as companhias aéreas brasileira Azul e portuguesa TAP.

"Números preliminares apontam que 883 turistas brasileiros, que estão retidos em Portugal, deverão retornar ao país até ao próximo domingo. (...) Esta é a terceira de uma série de ações coordenadas pelo Ministério do Turismo para repatriar brasileiros que estão em outros países durante a pandemia de coronavírus", diz um comunicado do executivo do Brasil.

As primeiras ações de repatriamento de brasileiros retidos em outros países devido à pandemia do coronavírus visaram o Peru e Marrocos.

20h47 - Festival de Cannes adiado

A 73.ª edição do Festival de Cinema de Cannes, anunciada para 12 e 23 de maio, vai ser adiada para junho ou julho, devido à pandemia de Covid-19, anunciou o organizador do certame.

"O Festival de Cannes não poderá decorrer nas datas previstas, de 12 a 23 de maio. Várias possibilidades estão a ser estudadas, de modo a preservar o seu funcionamento, sendo a principal um simples adiamento para o final de junho ou início de julho", pode ler-se no comunicado publicado na página oficial do festival.

20h39 - Presidente do BCE espera recessão considerável na zona euro

A presidente do Banco Central Europeu (BCE) disse esperar uma recessão considerável na zona euro devido ao impacto económico da pandemia de Covid-19.

Num artigo de opinião publicado em vários jornais, Christine Lagarde disse que com uma grande parte da atividade económica parada, o resultado será a economia da zona euro "contrair-se consideravelmente".

20h31 - Roménia pune com 15 de prisão quem violar regras e contagiar outros causando morte

A Roménia vai punir com 15 anos de prisão qualquer cidadão contagiado pela Covid-19 que não respeite as medidas sanitárias impostas durante a pandemia e cujo comportamento cause a morte comprovada de uma terceira pessoa.

"Não podemos aceitar que pessoas irresponsáveis estejam a andar livremente e possam deixar outras doentes", afirmou o primeiro-ministro romeno, Ludovic Orban.

De acordo com um decreto publicado pelo Governo da Roménia, os cidadãos que saibam que estão contaminados e que não respeitem as medidas sanitárias impostas pelas autoridades poderão ser condenados a 15 anos de prisão se for comprovado que o seu comportamento provocou a morte de outras pessoas.

19h48 - Mitsubishi Fuso suspende produção no Tramagal

A fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe vai suspender a partir de segunda-feira, dia 23, a produção automóvel no Tramagal (Abrantes) por duas semanas, anunciou hoje a empresa.

Em comunicado, a empresa instalada no concelho de Abrantes, maior exportadora do distrito do Santarém, faz saber que, no seguimento da "decisão do Grupo Daimler de parar a produção na maior parte das suas unidades na Europa, a fábrica portuguesa localizada em Tramagal decidiu suspender toda a atividade produtiva a partir de segunda-feira".

"Esta paragem tem a duração de duas semanas e manter-se-á até dia 05 de abril", acrescenta, tendo feito notar que "os serviços mínimos essenciais manter-se-ão, em especial através do recurso ao trabalho remoto".

19h46 - Turistas portugueses retidos em Cabo Verde

Algumas centenas de turistas portugueses estão retidos em Cabo Verde sem possibilidade de regresso a casa, devido à interdição de voos decidida pelo Governo cabo-verdiano como forma de conter a propagação do novo coronavírus ao arquipélago.

19h31 - PR promulga medidas excecionais do Governo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou a proposta de lei do Governo que determina medidas excecionais e temporárias de resposta ao novo coronavírus, um dia depois de ser aprovada pelo parlamento

A nota sobre a promulgação foi publicada no "site" da Presidência da República.

19h23 - Madeira com mais casos

O número de casos de Covid-19 na Madeira duplicou nas últimas 24 horas, sendo agora seis os infetados, indicou o Instituto da Administração da Saúde (IASAÚDE), esclarecendo que se trata de cinco cidadãos dos Países Baixos e uma madeirense.

18h46 - Números de vítimas mortais aumenta em França

Em França já são perto de onze mil os casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e foram registadas 372 mortes, mais 108 que ontem. As autoridades de saúde revelaram que mais de um milhar de pessoas tem necessidade de suporte de vida.

18h38 - Governo do Reino Unido confirma mais casos e mortes

Boris Johnson, num briefing diário à imprensa, anunciou que existem mais de 3200 casos confirmados no Reino Unido e cerca de 144 vítimas mortais.

18h35 - Médicos do Brasil e Portugal oferecem-se para ajudar

Um grupo de 46 médicos portugueses e brasileiros pediu à Ordem dos Médicos de Portugal autorizar para prestarem, de forma voluntária, auxílio médico temporário na resposta à pandemia de Covid-19.

"Na sequência da publicação do apelo de V. Exa., no portal da Ordem dos Médicos, intitulado `Covid-19: Apelo aos médicos para ajudar Portugal e os portugueses`, não pudemos ficar indiferentes à evocação do (...) espírito solidário e humanista que representa ser médico", escreve o grupo - Corpo Voluntário de Médicos Brasil-Portugal -, na carta dirigida ao bastonário da Ordem dos Médicos, que hoje foi divulgada.

Assim, "cientes da sobrecarga material, financeira e humana, presente e futura, que afetarão quer o Serviço Nacional de Saúde quer os seus associados no combate à pandemia do Covid-19", os médicos portugueses e brasileiros manifestam a sua "motivação e disponibilidade do Corpo Voluntário de Médicos Brasil-Portugal, na prestação de auxílio médico profissional, de forma subordinada e temporária, de acordo com a legislação do setor".

18h31 - Primeira vítima mortal em Ovar

O Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, disse em declarações à RTP3 que há uma vítima no municícpio, que será a quarta morte por Covid-19 em Portugal.

18h24 - OMS avisa que pandemia está a avançar rápido em África

A diretora da Organização Mundial de Saúde (OMS) para África disse que a pandemia de Covid-19 está a ter uma "evolução extremamente rápida" no continente, numa altura em que crescem os receios de uma nova frente alarmante da doença.

"Há 10 dias tínhamos cinco países" com infeções pelo novo coronavírus, disse Matshidiso Moeti, sendo agora 34 países com mais de 650 casos registados.

Matshidiso Moeti falava aos jornalistas durante um briefing "online" conjunto com o Fórum Económico Mundial e em que participaram representantes da OMS do Senegal e da África do Sul, um dos principais países afetados.

17h40 - Conselho de Ministros anuncia medidas do estado de emergência

António Costa anunciou as medidas tomadas pelo Conselho de Ministros do estado de emergência para os próximos 15 dias. No Palácio da Ajuda, o primeiro-ministro assegurou as que as medidas a tomar são para assegurar a contenção da pandemia.

Foram tomadas medidas para três grupos de cidadãos. O primeiro grupo, onde estão incluídos os doentes infetados pelo novo coronavírus ou outros casos suspeitos que estejam em isolamento profilático terão a obrigatoriedade de se manter em isolamento até ordem em contrário.

Caso não o façam, estas pessoas incorrem num crime de desobediência.

Para o grupo de pessoas de risco, em que se incluem idosos com mais de 70 anos e cidadãos com patologias crónicas, António Costa explicou que existe um dever especial de proteção, já que o vírus atinge essas pessoas com maior intensidade.

"Só devem sair em circunstâncias excecionais e necessárias. Podem dar pequenos passeios higiénicos pela residência e evitar deslocações para fora da mesma".

Para o grupo de pessoas que não se encontram doentes, nem fazem parte do grupo de risco, o primeiro-ministro pediu que existe um dever geral de recolhimento domiciliário e que deverão sair em ocasiões excecionais: para o trabalho, para assitência familiar, para dar um passeio com menores em espaços recreativos ou passeios com animais de companhia.

Para os serviços públicos, António Costa anunciou que o teletrabalho deve ser usado quando possível. As lojas do Cidadão vão estar fechadas e o atendimento deve ser feito por telefone e via online. O atendimento presencial só deve ser feito por marcação.

Em termos de atividades económicas, existem negócios que terão de se manter abertos, caso de padarias, mercearias, supermercados, farmácias, postos de combustíveis e quiosques. Os restantes estabelecimentos comerciais devem encerrar.

Na restauração, os restaurantes devem manter-se encerrados mas em funcionamento para serviços domiciliários e de take-away. Todas as atividades que se mantiverem abertas terão de respeitar todas as normas da DGS, de distanciamento social, normas de higienização e é pedido que todas as empresas garantam condições de proteção individual, que respeite o direito à saúde.

António Costa explicou que as forças de segurança vão fiscalizar estas medidas e poderão atuar de duas formas: primeiro, a repressiva, fechando atividades que não devem estar em funcionamento e, em segundo lugar, fazer participação dos crimes de desobediência do isolamento profilático. Será feito ainda aconselhamento para quem sai e não necessita de sair da sua residência.

Foi criado um gabinete de crise com todos os ministros do Conselho e as autoridades estarão em contacto permanente com o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, para saber se todas as medidas estão a ser colocadas em prática.

17h27 - Primeira morte na Irlanda do Norte

A Irlanda do Norte registou esta quinta-feira a primeira morte resultante do novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19, subindo para 137 o número de mortos no Reino Unido. 

17h20 - Número de vítimas mortais na Itália ultrapassa a China

Em Itália o número de vítimas mortais aumentou para mais de 3400 e já ultrapassou o número de mortes na China (mais de 3200). O número de casos no país transalpino é agora de mais de 41 mil.

16h53 - Mais de dez mil casos nos Estados Unidos

Agências locais de Saúde norte-americanas e o Centro para o Controlo e Prevenção de Doenças anunciaram que já foram registados mais de dez mil casos de infeção pelo novo coronavírus nos Estados Unidos.

As mesmas autoridades apontam que 70 novos casos são de cidadãos repatriados. Os Estados Unidos já têm casos em todos os estados e mais 150 pessoas perderam a vida.

Numa conferência de imprensa, Donald Trump declarou que este vírus deixa o país em "território desconhecido" e elogiou o povo norte-americano por acatar recomendações.

16h42 - António Guterres pede resposta coordenada de líderes mundiais

O secretário-geral das Nações Unidas pediu esta quinta-feira uma resposta coordenada de todos os líderes mundiais para lidar com a pandemia do Covid-19.

"Está demonstrado que o vírus pode ser contido. Ele tem de ser contido", disse Guterres, numa conferência de imprensa em que pediu a ajuda de todos para ser possível parar a pandemia.

O secretário-geral das Nações Unidas disse que os governos devem coordenar-se à escala global para conseguirem uma resposta à emergência sanitária e à iminente crise económica mundial.

16h37 - Número crescente de pneumonias em Moscovo levanta dúvidas sobre casos de Covid-19

Um aumento no número de casos de pneumonia em Moscovo está a levantar dúvidas sobre os números anunciados pelo governo russo em relação ao novo coronavírus.

Com uma população de 144 milhões de pessoas, a Rússia regista 199 casos confirmados pelo novo coronavírus e alguns médicos têm questionado a veracidade dos dados oficiais que têm sido avançados, especialmente numa cidade como Moscovo, que tem 13 milhões de habitantes.

"Tenho um palpite que as autoridades estão a mentir à população", disse Anastasia Vasilyeva, uma das responsáveis pela união de Aliança de Médicos.

No entanto, o governo garante que os números avançados estão corretos e Vladmiri Putin acusa que a Rússia está a ser alvo de notícias falsas para causar pânico nos russos.

16h30 - Grécia mais de 400 casos e seis vítimas mortais

Um oficial do ministério da Saúde da Grécia anunciou esta quinta-feira que o país apresenta um quadro de 464 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus e seis vítimas mortais.

Sotiris Tsiodras, coordenador de saúde, anunciou que as estimativas de crescimento do número de casos estão a confirmar-se. Dezanove pessoas já encontram recuperadas do Covid-19.

16h25 - Brasil restringe fronteiras com países vizinhos

O diretor de staff da presidência brasileira anunciou esta quinta-feira que o Brasil vai restringir a entrada de cidadãos estrageiros no país, especialmente nas fronteiras com a Argentina, Paraguai, Bolívia, Peru, Colombia, Suriname e Guiana Francesa.

As restrições vão durar por 15 dias e não se aplicam a cidadãos estrageiros que residem no Brasil, diplomatas e camiões de transporte de bens essenciais.

16h15 - Freguesias em Lisboa com mais pedidos de ajuda

As freguesias de Lisboa iniciaram um conjunto de apoios a fregueses de risco, devido ao Covid-19, mas os pedidos de apoio, sobretudo alimentar, aumentaram, porque há famílias que deixaram de obter rendimentos por terem de ficar em casa.

Entregas de compras e de medicamentos ao domicílio, passear cães ou conversas telefónicas para afastar a solidão, são algumas medidas de apoio das freguesias de Lisboa a fregueses de risco - idosos, doentes crónicos e pessoas em quarentena -, continuando também a apoiar as famílias que já tinham referenciado como necessitando de ajuda.

16h10 - Fábrica de Torres Vedras encerra

A fábrica de eletrodomésticos Frismag, com mil trabalhadores, encerra a partir desta sexta-feira, depois de ter sido confirmado um caso de infeção pelo novo coronavírus na empresa, foi esta quinta-feira comunicado aos trabalhadores.

Num comunicado divulgado aos mais de mil trabalhadores, a que a Lusa teve acesso, a empresa informa que decidiu encerrar a partir de sexta-feira e até ao dia 30 deste mês.

Na origem do encerramento, está o facto de o diretor, João Cachatra, que se encontra em isolamento desde segunda-feira, se encontrar infetado, depois de ter recebido o resultado positivo da análise.

16h07 - Brasil regista quinta vítima mortal

Trata-se de uma mulher de 63 anos, empregada doméstica, que foi infetada pelo contacto com a patroa, que apanhou o vírus em Itália, de acordo com o jornal Folha de São Paulo.

A morte foi confirmada pelo secretaria de Saúde do Rio de Janeiro e pela prefeitura da câmara. O governador do Rio de Janeiro lamentou esta morte nas redes sociais.

Wilson Witzel garantiu que serão redobrados cuidados para salvar mais vidas.


15h58 - Estados Unidos fecham torre controlo em Las Vegas

A Administração de Aviação Federal dos Estado Unidos anunciou esta quinta-feira que fechou uma corre de controlo em Las Vegas depois de um controlador ser um caso suspeito de Covid-19.

Perto de 500 voos foram cancelados no aeroporto de Las Vegas. É mais um caso que se junta a outro, em Chicago, em que uma torre de controlo foi fechada devido ao diagnóstico positivo de três técnicos, que resultou no cancelamento de mais 50 voos na área.

15h40 - Trinta casos de notícias falsas detetatados na União Europeia

Trinta casos de desinformação sobre o Covid-19 foram detetados, esta semana, pelo grupo de trabalho do Serviço Europeu de Ação Externa contra as `fake news`, com teorias conspirativas sobre o surto, sugerindo que o vírus foi criado em laboratório.

15h35 - IPSS do Porto reclamam máscaras e luvas para evitar propagação de doença

As IPSS do Porto querem ter acesso a máscaras e luvas que o Governo adquiriu para evitar a propagação da Covid-19, respondendo o Estado com um pedido de levantamento das necessidades.

Em entrevista à agência Lusa, o presidente da União Distrital das IPSS do Porto, Rui Leite Castro, apontou "a falta de material para prestar o apoio aos idosos, em lares ou em serviço domiciliário" como uma das "dificuldades" que emergiram com a chegada do surto do novo coronavírus.

15h25 - Número de mortes sobe no Reino Unido

O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido anunciou que 128 pessoas morreram até agora em território britânico, devido ao novo coronavírus. Os últimos 29 pacientes que perderam a vida tinham idades compreendidas entre os 47 e os 96 anos e apresentavam patologias associadas.

Entretanto, duas das principais redes de supermercados britânicas começaram esta quinta-feira a racionar a compra de certos produtos devido ao pânico dos clientes.

15h20 - Forças Armadas com três casos confirmados

Nas Forças Armadas existem três casos confirmados de infeção por Covid-19.

Todos os casos apresentam bom prognóstico. O primeiro militar infetado pertence à Marinha, já teve alta hospitalar, mas mantem-se em isolamento social no domicílio. O segundo caso corresponde a um militar do Exército que está internado no Hospital das Forças Armadas e o terceiro caso diz respeito a um militar da Força Aérea que se encontra em isolamento social em casa.

15h08 - Igrejas angolanas querem suspender missas com mais de 200 fiéis.


15h06 – Portugueses retidos em Moçambique regressam no sábado e segunda-feira

Um grupo de portugueses e outros passageiros que ficaram retidos na quarta-feira em Maputo, após o cancelamento de um voo para Portugal devido à Covid-19, têm viagens de regresso no sábado e segunda-feira, disse à Lusa um dos elementos.

"Haverá 13 pessoas a voar no sábado e outras sete na segunda-feira", incluindo neste último voo um grupo de cidadãs espanholas, referiu José Fonseca, um dos passageiros.

Segundo explicou, os preços hoje oferecidos (entre 300 a 400 euros por pessoa) foi bastante inferior às cotações que tinham obtido anteriormente e que eram um dos obstáculos para que algumas famílias pudessem regressar.


15h03 – Alberto II, príncipe do Mónaco, testa positivo para Covid-19.


14h56 – Barcos de pesca nos Açores apenas podem acostar ou descarregar na sua ilha

O Governo dos Açores determinou que, a partir de sexta-feira, as embarcações de pesca apenas podem acostar ou descarregar o pescado capturado na ilha do seu porto de armazenamento, sendo proibida a descarga em qualquer outra ilha.

"Esta medida foi adotada tendo em conta a situação na Região Autónoma dos Açores relativa à pandemia de Covid-19", justifica a Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia num comunicado hoje divulgado.


14h54 – A Colômbia vai suspender a entrada de viajantes de outros países a partir de sábado.


14h52 – O Chade, país da África central, confirmou o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus. Trata-se de um homem marroquino que se deslocou ao Chade passando pela República dos Camarões.


14h48 – Organização Mundial da Alergia apela aos doentes para fazer a medicação

A Organização Mundial da Alergia (OMA) apelou às pessoas que têm alergias ou asma para continuarem a fazer a medicação, na sequência de informação que tem circulado de que tomar anti-histamínicos pode agravar a infeção por Covid-19.

"Uma das coisas que temos sentido nesta fase, em que há uma grande preocupação lícita em relação a esta infeção viral que está a afetar todo o mundo, é que tem havido muita desinformação", disse à agência Lusa o secretário-geral da OMA, Mário Morais de Almeida.

"Quando se ouve que não se pode fazer anti-histamínicos, anti-inflamatórios, as pessoas tendem a parar as medicações, tendem a duvidar, e daí o reforço que nós fazemos para que contactem os profissionais de saúde", disse o alergologista.

Neste momento, defendeu, a medicação tem que ser "uma coisa quase obsessiva. Tem que ser uma obrigação começar a controlar a rinite, controlar a asma, porque senão a evolução vai ser mais desfavorável" no caso de ficar infetado o novo coronavírus.

"Se um alérgico está mais suscetível, então, o efeito de uma infeção viral ainda vai ser pior porque associam-se dois agentes de agressão", alertou.


14h46 – Embaixada de Portugal na Guiné-Bissau e secção consular suspendem atendimento ao público.


14h45 – Ovar analisa situação de quem trabalha em áreas essenciais fora do concelho

O vice-presidente da Câmara de Ovar, onde foi decretada a situação de calamidade pública e imposta quarentena obrigatória, disse hoje estar a analisar a situação dos residentes que diariamente têm de trabalhar noutros concelhos, em atividades consideradas essenciais.

A cerca sanitária implementada nesse território de 147,7 quilómetros quadrados envolve cerca de 70 postos de controlo fronteiriço no concelho, mas parte da população reclama que a quarentena é uma "farsa" porque as forças policiais todos os dias autorizam a saída de munícipes que trabalham em atividades de primeira necessidade localizadas noutros concelhos.

No mesmo espírito, esses receios também se aplicam aos cidadãos que, vivendo noutros territórios, diariamente vão cumprir horário nos negócios ditos essenciais do município sob quarentena.

14h41 – As dúvidas dos portugueses: propagação, roupa e regresso de emigrantes

A RTP continua a colocar questões sobre o Covid-19 à Administração Regional de Saúde do Norte. Saiba aqui as respostas a algumas delas.


14h39 – Empresários da restauração da Guiné-Bissau preocupados com impacto económico de medidas

Na Guiné-Bissau foi ordenado o encerramento de todos os restaurantes, cafés, bares e discotecas.

"Esta decisão surpreendeu todos e está relacionada com a urgência das coisas por causa desta pandemia que está a alastrar-se pelo mundo inteiro. Achamos bem que tomem medidas, mas deviam consultar o setor principalmente no aspeto económico e saber qual será a melhor maneira no sentido de aconselhar quais as atitudes de higiene para o atendimento", afirmou o vice-presidente da Associação de Operadores Turísticos da Guiné-Bissau, Adnane Yahya.


14h38 – Porto com locais desertos

O jornalista Hélder Marques de Sousa passou por locais emblemáticos da cidade do Porto e constatou que muitos deles estão desertos, o que indicia que as pessoas estão a remeter-se ao isolamento.


14h34 – Vila Nova de Gaia vai ter o segundo centro de testes à Covid-19

A partir de sexta-feira, Vila Nova de Gaia terá a funcionar o segundo centro de testes à Covid-19. Este equipamento surge da parceria entre a câmara e um centro de diagnósticos clínicos.


14h33 – Alunos de Medicina já estão a ter aulas por vídeoconferência

Milhares de alunos estão a ter aulas por vídeoconferência. É o caso das faculdades de medicina, cujo encerramento afetou 12 mil estudantes.

No entanto, a realidade muda conforme o ano, uma vez que os 5.º e 6.º anos implicam contacto com os doentes.


14h30 – Cerca de 200 mil europeus repatriados desde início do surto, 100 mil aguardam

Cerca de 200 mil cidadãos da União Europeia foram repatriados desde o início do surto de Covid-19, estando agora perto de 100 mil a aguardar ações de repatriamento, incluindo em países africanos, informou hoje a Comissão Europeia.

"Neste momento, mais 100 mil homens, mulheres e crianças expressaram já o seu desejo em regressar o mais cedo possível. Estamos aqui para os ajudar a voltar a casa", afirma a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, num vídeo publicado na rede social Twitter.


Na publicação, a responsável nota que "muitos cidadãos europeus estão retidos no estrangeiro devido à crise do novo coronavírus", isto porque "os voos foram suspensos, as fronteiras foram encerradas e eles não sabem como é que a situação vai evoluir".

Fazendo um balanço sobre as ações já realizadas, a responsável observa que, "desde o arranque da crise [no início deste ano], já foram repatriados cerca de 200 mil cidadãos da UE, por exemplo do Japão e dos Estados Unidos".


14h16 - Conferência de imprensa do Concelho de Ministros para anunciar as medidas do estado de emergência marcada para as 17h00.


14h15 – Governo lança site com informação sobre as medidas excecionais de resposta à pandemia


14h14 – PR de Cabo Verde diz que preocupação maior é evitar entrada do vírus no país

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, disse que a maior preocupação neste momento é evitar a entrada do novo coronavírus no país e, caso entre, que todos estejam preparados para enfrentá-lo e combatê-lo.

"Há vários tipos de preocupações e desafios, mas o primeiro é o que tem a ver com a saúde. Isto é uma luta para evitar que o vírus entre e, entrando, que nós estejamos preparados, tenhamos condições para que se faça um combate com o mínimo de danos possível", disse.

"Como sempre, com determinação, com inteligência e com coesão a nível do país, todos juntos nós poderemos sair disto de uma forma ganhadora", prosseguiu, sublinhando que se trata de uma "situação muito complexa", em que todos esperam o melhor, mas devem estar preparados para a eventualidade de haver pessoas infetadas e de haver danos maiores.

Cabo Verde proibiu a partir hoje, e pelo menos até 9 de abril, as ligações aéreas oriundas de 26 países, incluindo Portugal e Brasil, e a atracagem em território nacional de navios de cruzeiro ou veleiros.


14h13 – Centeno saúda anúncio do BCE e diz que UE está à altura da ocasião

O presidente do Eurogrupo congratulou-se com o anúncio do Banco Central Europeu de um novo programa de compra de dívida, comentando que a UE está a mostrar-se à altura do desafio colocado pela pandemia de Covid-19.

"Saúdo a importante decisão anunciada pelo BCE na noite passada. A UE está a mostrar-se à altura da ocasião no combate a esta pandemia, com ação coordenada", escreveu hoje Mário Centeno na sua conta oficial na rede social Twitter, depois de o Banco Central Europeu ter anunciado na quarta-feira à noite um novo programa de compra de dívida no valor de 750.000 milhões de euros para aliviar a situação no mercado da dívida e o impacto económico do surto de Covid-19.

O ministro das Finanças português acrescenta que também os Estados-membros "estão a tomar ações duras" e aponta que estão a ser exploradas, a nível europeu, mais vias para "intensificar a resposta política conjunta da UE" à crise atual, que Centeno já comparou a "tempos de guerra".


14h08 – França vive terceiro dia de estado de emergência sanitária

O estado de emergência sanitária implica o confinamento obrigatório. A correspondente da RTP em França, Rosário Salgueiro, fala sobre as implicações que a presente situação está a ter na vida dos franceses.


14h04 – Sobe para 2.460 o número de casos de infeção na Holanda. Há ainda 18 novas mortes nas últimas 24 horas, elevando para 76 o número de vítimas mortais, que têm todas entre 63 e 95 anos.


13h58 – Preços de álcool, gel desinfetante e máscaras aumentaram

A DECO apela à denúncia imediata de qualquer violação do direito económico dos consumidores. Na maioria das farmácias o álcool e o gel desinfetante esgotaram e os preços dispararam.


13h57 – Tap e Ryanair reduzem operações

As companhias aéreas estão a reduzir a operação. A TAP e a Ryanair já tomaram a decisão. No caso da transportadora portuguesa, a partir do próximo dia 23, vai deixar de voar para 90 aeroportos e passa a assegurar ligações a apenas 15 destinos. A Ryanair só mantém os voos essenciais para o Reino Unido e a Irlanda.


13h53 – China sem novos casos de transmissão local


13h51 – Contágio terá de abrandar para evitar situação catastrófica na saúde

Na Grande Entrevista da RTP, o diretor do Serviço de Infecciologia do Hospital Curry Cabral, Fernando Maltez, defendeu que o isolamento social é a única forma de tentar evitar o colapso do sistema de saúde.


13h49 – Bruxelas garante ação contra vendedores online que se aproveitam de surto

A Comissão Europeia denunciou hoje um aumento de vendas online "desonestas" na União Europeia de produtos falsificados para prevenir ou curar a Covid-19, como máscaras, bonés ou desinfetantes, garantindo agir contra estes vendedores, que se "aproveitam" do surto.

A Comissão Europeia censura que "estes vendedores se estejam a aproveitar da situação atual para vender os seus produtos a preços muito elevados, dizendo, por exemplo, que estes materiais se estão a esgotar e assim enganando os consumidores da UE".

Para resolver esta questão, a Comissão Europeia e a rede de autoridades nacionais de defesa do consumidor a nível da UE lançaram ações conjuntas de controlo nas vendas online, um trabalho que foi iniciado pela entidade italiana deste setor.


13h47 – CM de Oliveira do Hospital vai comprar ventiladores para hospital

A Câmara de Oliveira do Hospital vai investir 250 mil euros na aquisição de ventiladores para o hospital da cidade. A autarquia quer que a unidade tenha capacidade de resposta, enquanto hospital de retaguarda.


13h45 – Multiplicam-se doações ao SNS de empresas e sociedade civil

Com vários hospitais sobre pressão, não param de aumentar as doações ao Serviço Nacional de Saúde. De autarquias a colégios, das Misericórdias a empresas e clínicas privadas. Entre as doações estão as de ventiladores, monitores cardíacos, máscaras e até bens alimentares.


13h44 – Teletrabalho é uma das medidas recomendadas pela DGS

Uma das recomendações da Direção-Geral da Saúde para prevenir o surto do novo coronavírus é o recurso ao teletrabalho obrigatório para todas as funções que possam ser prestadas dessa forma.

As estimativas da Organização Internacional do Trabalho sobre o impacto da Covid-19 em todo o mundo apontam, na melhor das hipóteses e se a resposta política for coordenada internacionalmente, para a eliminação de cinco milhões de empregos em todo o mundo.

Na pior das hipóteses, a OIT estima mais de 25 milhões de desempregados.


13h41 – Proibido o funcionamento de fábricas em Ovar

Foi alterado o despacho publicado em Diário da República e está agora proibido o funcionamento de fábricas em Ovar. A cerca sanitária mantém-se.

As autoridades garantem que a população está mais consciente das regras e que há menos pessoas nas ruas.


13h40 – Estado de emergência. O que pode mudar?

O Governo poderá adotar como medida o encerramento de toda a atividade comercial que implique presença física do cliente. A excepção serão as cadeias de bens essenciais como os setores de alimentação, combustíveis, serviços de saúde e farmácias, e respetivas redes de distribuição. Outra medida deverá passar pelo teletrabalho nos casos possíveis.

No caso da função pública, deverá manter em funcionamento apenas os serviços essenciais, para além dos serviços prestadores de cuidados de saúde e forças de segurança.

A área da restauração poderá manter-se em funcionamento, mas com restrições: só funcionará o serviço de entregas ao domicílio ou vendas para fora.

A cultura ficará em suspenso. A indicação deverá ser a de fechar todas as instituições culturais, bibliotecas, locais de atividades de lazer, incluindo cinemas, teatros, parques de diversões, academias, agremiações, clubes e bares.

Será ainda diminuída a lotação máxima permitida em todos os transportes públicos.

Vão manter-se também em funcionamento os órgãos de comunicação social, mas com medidas de distanciamento social.

Cada uma destas medidas poderá ser revista nos próximas dias em função da propagação no novo coronavírus.


13h35 – Associação hoteleira algarvia fala em "pesadelo" e pede mais apoio

A Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) qualificou hoje como um "pesadelo" a situação causada pela pandemia de Covid-19 e pediu ao Governo urgência, prazos mais alargados e ajustes nas medidas anunciadas para apoiar a economia.

Considerando que as medidas de apoio à atividade económica já aprovadas pelo Governo português "vão no sentido correto e respondem às necessidades das empresas", a AHETA advertiu que os hotéis e empreendimentos turísticos do Algarve estão "confrontados com uma crise sem precedentes" e "cujo fim não é previsível", e apelou ao executivo central para que "as medidas aprovadas sejam urgentemente implementadas".

A AHETA pede ao Governo que, "sem prejuízo de outras medidas que se venham a revelar imprescindíveis no curto/médio prazo", a "suspensão do pagamento de contribuições e impostos" seja "entendida por um período de seis meses" e que as "contribuições sociais, taxas e impostos" sejam "abolidas durante seis meses".


13h33 – Testes em massa em Portugal se mercado permitir e houver evidência cientifica

A prioridade na realização de testes de despiste de Covid-19 mantém-se para pessoas sintomáticas, mas Portugal poderá vir a adotar uma estratégia de testes em massa se as condições de mercado permitirem e houver evidência científica favorável.

A hipótese de uma mudança de estratégia, passando para testes em massa na população, como praticado noutros países, foi hoje admitida pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa em Lisboa, na qual disse que as autoridades têm essa estratégia "em mente".

No entanto, ressalvou que é preciso ter em conta as condições de mercado, percebendo se há os materiais necessários disponíveis para alargar os testes de forma generalizada, e se aquilo que se está a aprender com outros países aconselha a essa prática.

Para já, frisou Graça Freitas, a prioridade mantém-se nas pessoas sintomáticas.

"Sempre fará o teste aquele que mais necessite. Se pudermos alargar, alargaremos", desde que haja evidências de que uma triagem mais alargada tenha resultados.


13h29 – Linha SNS 24 reforçada com mais um call center no Algarve com 60 profissionais, a partir das 18h00 de hoje.


12h52 – Comissão Europeia cria reserva comum de equipamentos médicos

A Comissão Europeia decidiu criar uma reserva estratégica comum de equipamentos médicos, tais como ventiladores e máscaras de proteção, para ajudar os Estados-membros da União Europeia a fazer face à pandemia de Covid-19.

A primeira reserva europeia comum de sempre de equipamento de emergência médica - que será criado no quadro do «rescEU», o novo sistema europeu de resposta a desastres naturais - incluirá equipamento médico para cuidados intensivos tais como ventiladores, equipamento de proteção pessoal como máscaras reutilizáveis, vacinas e meios terapêuticos e material de laboratório, e visa ajudar a colmatar a falta de material com que muitos Estados-membros se debatem à medida que o novo coronavírus se propaga em solo europeu.

O executivo comunitário aponta que a reserva ficará depositada num ou mais Estados-Membros, ficando o concurso para a aquisição do equipamento a cargo de cada um desses Estados-Membros.

A Comissão financiará 90% do custo da reserva, atribuindo ao Centro Europeu de Coordenação de Resposta de Emergência a gestão da distribuição do equipamento, "de modo que este chegue onde seja mais necessário".


12h51 – Câmara de Faro vai levar bens básicos a casa com ajuda de taxistas.


12h50 – Operadoras de telecomunicações Nowo e Oni suspendem operações presenciais em Portugal para evitar riscos desnecessários de contágio do novo coronavírus.


12h49 – A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vai ser testada ao novo coronavírus, apesar de não apresentar sintomas, depois de o negociador-chefe da União Europeia para o Brexit, Michel Barnier, ter acusado positivo.


12h48 – Hospital de Leiria mede temperatura corporal de colaboradores, utentes e acompanhantes

O CHL informa que, caso a temperatura corporal seja igual ou superior a 38º C, os funcionários ou utentes serão encaminhados para a área de contingência pelo circuito exterior.

Já os acompanhantes e cuidadores ficarão com a visita suspensa e ser-lhes-á entregue um folheto informativo com indicações de como deverão proceder.


12h47 – Autoridades das Fiji anunciam primeiro caso de contágio e isolam a cidade de Lautoka, onde o paciente se encontra.


12h35 – Número de mortos ultrapassou os 9.000 em todo mundo.


12h25 - Apenas 15% dos infetados em Portugal estão internados em hospitais

Em conferência de imprensa, Graça Freitas salientou que, do total de pessoas infetadas em Portugal, apenas 89 estão internadas em hospitais, o que representa apenas cerca de 15 por cento.

“A maior parte das pessoas pode e deve ser seguida no seu domicílio” pois têm apenas sintomas ligeiros a moderados, explicou a diretora-geral de Saúde. “Vamos confiar neste mecanismo”, apelou, acrescentando que se alguma das pessoas com sintomas ligeiros vir a sua condição piorar passará, então, a ser transferida para uma unidade de saúde.
A diretora-geral da Saúde anunciou assim um "novo modelo de atendimento" no surto de Covid-19, com quem apresentar sintomas ligeiros ou moderados a ser seguido em casa.

Graça Freitas explicou que a maior parte das pessoas deve ligar para a linha SNS 24 (808 24 24 24) e assim ser seguida no seu domicílio.

Concretamente, a diretora-geral da Saúde explicou que os doentes serão acompanhados pelos seus médicos de família, enfermeiros ou outros profissionais de saúde.

Já o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, assinalou que “estamos de facto em estado de emergência” numa altura em que já há casos em todas as regiões de Portugal.


12h15 – Evolução dos casos confirmados em Portugal

O número de novos casos confirmados foi hoje menor do que ontem.





12h00 – Sobe para 785 o número de casos confirmados em Portugal, mais 143 do que ontem.

A última vítima mortal é de Coimbra.

Do total de infetados, apenas 89 estão internados em hospitais e 20 estão em Unidades de Cuidados Intensivos.

Até ao momento já três pessoas recuperaram da infeção.

São agora 381 os casos confirmados no norte do país, 86 no centro, 278 em Lisboa, dois no Alentejo, 25 no Algarve, três nos Açores e um na Madeira. Há ainda nove casos de portugueses no estrangeiro.

Em vigilância pelas autoridades de saúde estão neste momento 8.091 pessoas.

Existem 24 cadeias de transmissão ativas.

Dos casos importados, um veio da Alemanha/Áustria, outro de Andorra, um da Bélgica, 23 de Espanha, 16 de França, 17 de Itália, um do Irão, dois dos Países Baixos, um do Reino Unido e oito da Suíça.

A aguardar resultado laboratorial estão 488 pessoas.

Desde 1 de janeiro, Portugal já avaliou 6.061 casos suspeitos.


11h58 – Voos da SATA entre as ilhas açorianas suspensos

O Governo da Região Autónoma dos Açores determinou a suspensão das “ligações aéreas da SATA Air Açores entre todas as ilhas da Região, exceto os voos de transporte de carga ou casos de força maior, desde que devidamente autorizados pela Autoridade de Saúde Regional”.

Serão também suspensas todas as ligações aéreas do exterior para o arquipélago.


11h52 – NATO apela a mais investimento na defesa e realça papel dos militares

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) pediu aos aliados para investirem mais em defesa numa altura "de incerteza" devido ao surto do Covid-19, destacando o apoio militar no sistema de saúde e no controlo de fronteiras.

"A crise relacionada com o novo coronavírus vai ter severas consequências económicas a curto prazo e também vai ter implicações nos orçamentos dos Estados, mas a NATO e os seus aliados acordaram investir mais em segurança precisamente por vivermos num mundo de incertezas, com novas ameaças e novos desafios, e isso, infelizmente, não mudou", declarou o secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg.

Numa conferência de imprensa, por videoconferência, o responsável sublinhou que "a ação militar fornece capacidade extra para a sociedade civil lidar com crises como a do novo coronavírus".


11h50 – Mesquita Central de Lisboa encerrada durante estado de emergência

A Mesquita Central de Lisboa está encerrada por tempo indeterminado após o Presidente da República ter decretado o estado de emergência, revelou hoje o imã David Munir.

"Fechámos ontem à noite. A última oração foi às 20h00 e às 20h30 fechámos. Não abre mais", referiu o sheik Munir, em declarações à agência Lusa.


11h48 – Turquia diz ter enviado aos Estados Unidos 500 mil kits de teste ao novo coronavírus. O pedido terá sido feito pelos EUA.


11h35 – Número de mortes em Espanha subiu para 767, mais 209 do que no dia anterior. São já 17.147 os casos de infeção nesse país, um aumento de quase um quarto em relação à véspera.



11h32 – Perdas de receitas em apostas desportivas online perto de 100% a partir de abril.


11h31 – Macau nega discriminação nas novas medidas de controlo fronteiriço

O Governo de Macau disse hoje que a nova medida que proíbe a entrada de trabalhadores não residentes em Macau, à exceção dos oriundos de Taiwan, Hong Kong e da China continental, não é discriminatória.

"Não é uma medida discriminatória (...) o que nós queremos primeiramente é proteger os residentes de Macau", afirmou o diretor dos Serviços de Saúde de Macau, Lei Chin Ion.

O Conselheiro das Comunidades Portuguesas em Macau disse hoje à agência Lusa que o fecho das fronteiras no território está a ser discriminatório e também a afetar portugueses, que não conseguem entrar, colocando em risco a situação laboral.


11h30 – Banco central suíço prevê forte recuo no primeiro semestre

O banco central suíço (BNS) prevê um recuo "pronunciado" da atividade económica na Suíça no primeiro semestre devido à propagação da Covid-19 e considera provável que o PIB se contraia em 2020, foi hoje anunciado.

O BNS, que ainda apontava para um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) entre 1,5% e 2% em 2020, considerou hoje "extremamente difícil" avaliar as perspetivas económicas nas condições atuais, sublinhando que a velocidade à qual a economia mundial voltará a crescer "dependerá essencialmente do efeito conjugado das políticas sanitária, orçamental e monetária".

O BNS manteve hoje a taxa diretora, mas aumentou as intervenções no mercado de câmbios para estabilizar o franco suíço em plena pandemia da Covid-19 e afirmou que está a examinar a possibilidade de adotar medidas adicionais.


11h28 – Governo de Cabo Verde está a trabalhar medidas com o FMI

O vice-primeiro-ministro cabo-verdiano anunciou que o Governo está a trabalhar com o Fundo Monetário Internacional (FMI) nas medidas necessárias "para a salvaguarda das pessoas" e dos postos de trabalho, devido à pandemia da Covid-19.

Numa nota divulgada por Olavo Correia, que é também ministro das Finanças, o governante afirma que o país está perante "uma crise ainda imprevisível" e que "não há ainda noção do tempo que vai levar e dos valores que vão ser necessários mobilizar" para a ultrapassar.

Cabo Verde não registou até ao momento qualquer caso de Covid-19, provocada por um novo coronavírus, mas depende economicamente dos mais de 750 mil turistas que recebe anualmente.


11h24 – Linha Direta sobre o estado de emergência na RTP 3 hoje às 16h00

Portugal vive hoje o primeiro dia do estado de emergência. O Presidente da República diz que é uma medida de exceção indispensável para vencer a guerra contra o novo coronavírus.

No Linha Direta de hoje vai procurar-se esclarecer de que forma a vida os portugueses vai ficar condicionada nos próximos tempos.

O constitucionalista Jorge Bacelar Gouveia vai estar em estúdio para ajudar a responder às perguntas dos telespetadores.

Às 16h00 pode colocar as suas questões no especial Covid-19 - Linha Direta na RTP3. Para participar inscreva-se através do número 21 794 61 19 e depois é a RTP que liga para si.


11h21 – Fracos sistemas de saúde potenciam propagação em África

A agência de notação financeira Standard & Poor’s alertou hoje que os fracos sistemas de saúde em África vão facilitar a propagação do novo coronavírus, avisando também que o financiamento vai ser mais difícil.

"A transmissão da Covid-19 pode ser acelerada devido aos sistemas de saúde relativamente fracos em África", lê-se numa nota de análise.

No documento, que analisa o impacto da propagação do novo coronavírus no continente, os analistas desta agência de rating escrevem que "o impacto económico mais imediato virá principalmente da redução das exportações de matérias-primas, remessas, turismo, e um acesso mais restrito aos mercados de capitais e aos investidores".


11h19 - Estado de emergência: fecho do comércio e teletrabalho na agenda do Governo

Na sequência do decreto de estado de emergência que saiu ontem de Belém para encetar o combate à pandemia de covid-19, o Conselho de Ministros encontra-se esta manhã a discutir as medidas concretas que irão vigorar até pelo menos 2 de abril.

A reunião decorre no Palácio da ajuda, em Lisboa, sendo esperadas conclusões por volta da hora do almoço.

A possibilidade de imposição do recolher obrigatório ou confinamento compulsivo (no domicílio ou estabelecimento de saúde) é uma incógnita que terá uma resposta esta quinta-feira.



11h14 – Porto de Mós disponibiliza 80 camas para profissionais de saúde e de segurança

O Município de Porto de Mós, em parceria com a Movijovem e as Grutas de Mira de Aire, disponibilizou 80 camas no concelho para profissionais de saúde e de segurança.

Doze casas da Gruta de Mira de Aire e 15 quartos da Pousada da Juventude de Alvados estão à disposição de profissionais de saúde e forças de segurança, que assim o requisitem, permitindo assim ficar longe dos seus familiares e evitar um eventual contágio, informa a Câmara liderada por Jorge Vala.

Esta oferta representa um total de 80 camas disponíveis nestes dois espaços do concelho de Porto de Mós, no distrito de Leiria.


11h13 – Lourinhã com mais de uma centena de camas para eventuais infetados

O concelho da Lourinhã, no distrito de Lisboa, criou centros de acolhimento com 117 camas para responder a doentes não urgentes afetados pela pandemia do novo coronavírus, anunciou o município em comunicado.

As camas estão distribuídas pela Casa do Oeste, em Ribamar (45), pela Associação Cultural e Recreativa de Pregança (30) e pelo Hóquei Clube da Lourinhã (12 camas).

Estes centros de acolhimento foram criados em parceria com diversos agentes de Proteção Civil locais e outras instituições e vão ser geridos com o apoio da delegação da Lourinhã da Cruz Vermelha Portuguesa e profissionais de saúde voluntários.


11h00 – A Queima das Fitas de Coimbra, prevista para maio, foi adiada para outubro.


10h58 – Bélgica tem 309 novos casos de Covid-19, elevando para 1.795 o número total nesse país. O número de mortes subiu para 21.


10h55 – Metro de Lisboa gratuito oficialmente a partir de hoje

Em nome da segurança dos passageiros, o Metro de Lisboa deixa hoje oficialmente de cobrar bilhete.

Há alguns dias que as viagens são gratuitas, para evitar o contacto dos passes nos sensores das máquinas de entrada para o metropolitano, evitando assim o risco de contágio. Agora a medida é oficial.

As bilheteiras também ficam encerradas, para proteger os trabalhadores.

Foi o que testemunhou esta manhã, na estação do Oriente, no Parque das Nações, em Lisboa, a repórter Paula Machado.

A medida também já foi adotada no Metro do Porto.


10h54 – Macau volta a adiar aulas do ensino secundário

O Governo de Macau vai voltar a adiar o início das aulas do ensino secundário, encerradas desde 03 de fevereiro, numa altura em que o território registou sete casos importados da Covid-19 nos últimos quatro dias.

"Consoante o aparecimento de novos casos nos últimos dias tínhamos que considerar a segurança dos alunos" explicou o Governo de Macau, em conferência de imprensa.


10h48 – Negociador-chefe do Brexit, Michel Barnier, está infetado

O negociador-chefe da União Europeia para o Brexit e relações futuras com o Reino Unido, o francês Michel Barnier, anunciou hoje que acusou positivo numa análise ao novo coronavírus, encontrando-se a recuperar em casa.

Num vídeo publicado na sua conta oficial na rede social Twitter, e filmado em casa, Barnier, numa mensagem que assume ser "muito pouco habitual e muito pessoal", indica que na quarta-feira foi testado positivo por Covid-19, acrescentando que se sente "tão bem quanto possível, confinado estritamente" a sua casa.

"Neste momento, quero deixar uma palavra de solidariedade e de apoio a todas as famílias, muito, muito numerosas, afetadas por esta doença e por este vírus, em muitos casos de forma muito grave. Quero também deixar uma palavra de reconhecimento e de respeito para todos os prestadores de cuidados de saúde, que estão a fazer um trabalho formidável, como eu próprio pude testemunhar", afirma.


"Cada cidadão, cada um de nós tem um papel a desempenhar, por todos, para ganhar esta batalha coletiva, esta guerra contra o vírus", defendeu.

Barnier, de 69 anos, conduz do lado europeu as negociações com o Reino Unido sobre a parceria futura, depois de já ter sido o negociador-chefe da UE para o Brexit e Acordo de Saída, consumado em 31 de janeiro passado.


10h48 – Governo britânico pronto para tomar "decisões incrivelmente difíceis"

O governo britânico está pronto para tomar "decisões incrivelmente difíceis" necessárias para desacelerar a propagação do Covid-19, mas ainda não existem planos para impor o confinamento obrigatório, afirmou hoje o ministro da Educação.

"Tomaremos decisões incrivelmente difíceis que sejam necessárias para garantir a segurança da população", garantiu Gavin Williamson à BBC Radio 4 esta manhã.

Porém, acrescentou, "como disse o primeiro-ministro (na quarta-feira), não há planos para fazê-lo nesta altura".

Vários jornais antecipam hoje uma possível proclamação de isolamento parcial ou total em Londres, onde a pandemia está a sentir-se com maiores efeitos e onde as autoridades preveem que o número de casos dispare nas próximas semanas.

De acordo com os dados públicos disponíveis, 953 das 2.626 pessoas infetadas com o vírus foram diagnosticadas na capital britânica, onde se registaram também 34 das 104 mortes a nível nacional.


10h43 – Suspensão do Dia da Defesa Nacional prolongada até 30 de abril

O Ministério da Defesa decidiu prolongar a suspensão preventiva do Dia da Defesa Nacional, inicialmente fixada entre 10 e 23 de março, até 30 de abril.

“Durante este período, será reavaliada a necessidade de voltar a estender o prazo desta medida”, informa o Ministério em comunicado.

“O alargamento desta suspensão passa a abranger um total de 23.453 jovens”, acrescenta.


10h40 – Quem violar quarentena domiciliar em Angola será levado para centros

Angola obriga os cidadãos que estiveram no estrangeiro a cumprir quarentena domiciliar por 14 dias, para prevenir a Covid-19, avisando que quem desrespeitar as regras será levado pelas forças de segurança para centros de quarentena.

Segundo as recomendações da Direção Nacional de Saúde Pública, os cidadãos provenientes do exterior não poderão sair por nenhum motivo durante 14 dias, uma quarentena que se estende também aos restantes membros da família.

"Pessoas que não cumprem a quarentena podem pôr em perigo a saúde" dos outros, pelo que se houver suspeitas de violação das regras com que "voluntariamente" concordaram, serão imediatamente levadas "pelas entidades da ordem de segurança pública para os centros de quarentena" definidos.

A quarentena será seguida por uma equipa multidisciplinar da polícia e entidades sanitárias, sendo enviada também uma equipa de Resposta Rápida "para complementar a investigação epidemiológica e clínica".

Este serviço será responsável por verificar o bem-estar da pessoa e levar os bens pessoais e medicamentos de uso contínuo, adianta o documento.


10h35 – Ryanair suspende todas as viagens a partir de quarta-feira

A companhia aérea de baixo custo Ryanair anunciou que a partir da próxima quarta-feira irá suspender todas as viagens, na sequência das restrições impostas pelos governos para combater a pandemia de coronavírus.

As únicas exceções, refere a companhia aérea, serão um pequeno número de voos destinados a manter as ligações essenciais, principalmente entre o Reino Unido e a Irlanda.

Assim, conforme já tinha anunciado anteriormente, desde hoje até dia às 24h00 de 24 março, o grupo Ryanair reduzirá a programação de voos em mais de 80%.

A Ryanair indica ainda que todos os clientes afetados receberão um e-mail e serão informados sobre as suas opções, pedindo aos clientes que não utilizem os contactos telefónicos para pedidos de informação, uma vez que as linhas telefónicas estão sobrecarregadas com consultas de clientes.


10h31 – Tóquio2020 vai desvirtuar a verdade desportiva, considera COP

A realização dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 nas datas previstas, de 24 de julho a 9 de agosto, vão desvirtuar a verdade desportiva, dadas as diferentes condições de preparação, frisou o presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP).

“Há países limitados no uso de equipamentos desportivos ou na liberdade de circulação. Há atletas que estão sem treinar ou então fazem-no em condições de recurso. Quer os apurados quer os que estão ainda em fase de apuramento”, justificou José Manuel Constantino.

O cancelamento ou o adiamento por um ano dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 pode custar ao Comité Olímpico de Portugal (COP) até um milhão de euros, custo que será mais significativo quanto mais tarde surgir a decisão.

“A missão custa um milhão. Não tenho neste momento noção do valor que vamos ter de comprometer já. Uma parte já está comprometida, tivemos de sinalizar todas as reservas que fizemos, mas agora temos de as confirmar. Temos de tomar decisões a partir desse princípio (que há Jogos Olímpicos)”, explicou.

“Se a decisão for em sentido contrário, naturalmente terá consequências muito penalizantes para a economia dos comités olímpicos, em particular do COP”, assumiu José Manuel Constantino.


10h28 – Estado de calamidade em Ovar. População está a cumprir com medidas impostas

Em Ovar, onde foi decretado o estado de calamidade, mantém-se o controlo nas fronteiras do concelho. As autoridades no local contaram à RTP que as primeiras horas deste controlo foram de "adaptação" e "informação a toda a população" sobre a necessidade de conter a pandemia de Covid-19.

Ontem, foram várias as pessoas que ainda desconheciam os contornos das medidas e que se dirigiram aos postos de controlo, sendo depois obrigadas a voltarem para trás.

Esta quinta-feira, porém, foi visível um fluxo muito menor de trânsito, com "as pessoas mais consciencializadas de que esta é uma luta de todos", explicou um agente da PSP no local.


10h18 – Xangai pede a viajantes de mais oito países que fiquem em quarentena ao chegar à cidade. São agora 24 os países da lista a quem Xangai impõe esta quarentena.


10h15 – Portugueses não estão abandonados à sorte, diz MNE

O Governo garante estar a resolver a situação de centenas de portugueses que se encontram retidos em aeroportos de todo o mundo e que, com o encerramento do espaço aéreo, estão impossibilitados de apanhar um avião para voltar a casa.

Ouvido pela Antena 1, Augusto Santos Silva admite que esta situação obriga o Estado português a negociar com os outros países.

O ministro dos Negócios Estrangeiros adianta que estão a ser pedidas autorizações especiais para fazer voos de repatriamento destes cidadãos.

A situação mais complicada acontece no Peru, onde estão retidos centenas de cidadãos nacionais.


10h05 – Irão concede perdão a 10 mil prisioneiros

O Líder Supremo do Irão vai perdoar 10 mil prisioneiros, incluindo presos políticos, para assinalar o novo ano iraniano que se celebra na sexta-feira.

A medida foi anunciada na televisão estatal, dias depois de esse país ter libertado 85 mil detidos para evitar que as prisões sobrelotadas se tornem num foco do novo coronavírus.


O Irão é nesta altura um dos países mais afetados pela epidemia, tendo registado pelo menos 17 mil casos confirmados e mais de 1.200 mortes.


09h59 – As Filipinas vão proibir entrada de todos os estrangeiros no país, “sem excepções”, anunciou o ministro filipino dos Negócios Estrangeiros. Foi também suspensa a emissão de vistos a nível doméstico e nos postos internacionais. Há já 217 casos e 17 mortos nas Filipinas.


09h54 – Casos confirmados na Alemanha aumentaram um terço em 24 horas

Na Alemanha foram registados, nas últimas 24 horas, 2.801 novos casos de Covid-19, elevando para 10.999 o número total nesse país.

Até agora o novo coronavírus já fez 20 vítimas mortais na Alemanha.


09h47 – Fornos de Algodres ajuda produtores na comercialização de queijo Serra da Estrela

O município de Fornos de Algodres, na Guarda, tomou medidas para apoiar os produtores que este ano não comercializam queijo Serra da Estrela na feira local, que foi adiada devido ao Covid-19.

"A não realização deste evento prejudicou financeiramente os produtores locais que, diariamente, trabalham para fazerem o melhor queijo do mundo", refere a autarquia de Fornos de Algodres em comunicado enviado à agência Lusa.

Para "ajudar os produtores locais e valorizar, ainda mais, os seus produtos", a Câmara Municipal de Fornos de Algodres, através da plataforma online "O Bom Sabor da Serra" (www.obomsabordaserra.pt), lançou "um pacote de medidas promocionais" para incentivar a comercialização junto dos consumidores.


09h44 – O Egipto, onde há 210 casos e seis mortes por Covid-19, vai encerrar todos os cafés, centros comerciais e ginásios, entre outros, desde as 19h00 até às 06h00 (hora local) a partir de hoje até 31 de março. Os supermercados e farmácias permanecerão com o horário habitual.


09h41 – O Sri Lanka, onde há mais de 50 casos confirmados, adiou as eleições que estavam agendadas para 25 de abril.


09h40 – Metropolitano de Londres fecha cerca de 40 estações e reduz serviço

Cerca de 40 estações vão encerrar hoje no metropolitano de Londres e pelo menos uma linha vai ser suspensa a partir de sexta-feira devido ao impacto da pandemia de Covid-19.

A linha Waterloo & City, que serve o centro financeiro da capital britânica, vai encerrar na sexta-feira, e o serviço 24 horas disponível às sextas-feiras e sábados vai ser suspenso, enquanto a partir de segunda-feira a frequência do serviço será ainda mais reduzida.

Também a partir de segunda-feira, a rede de autocarros vai passar a operar um horário equivalente a um sábado, com menos frequência, e será feita uma avaliação sobre outras alterações.

O presidente da Câmara de Londres, Sadiq Khan, que é responsável pelos transportes públicos na região metropolitana, apelou aos londrinos para se deslocarem apenas se for mesmo necessário.

"As pessoas não devem viajar, por qualquer meio, a menos que realmente precisem. Os londrinos devem evitar a interação social, a menos que seja absolutamente necessário, e isso significa que devem evitar o uso da rede de transportes, a menos que seja absolutamente necessário", exortou.


09h28 – A Indonésia anunciou 82 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, o maior aumento diário desde o início do surto nesse país. O número de mortos aumentou para 25.


09h26 – EUA e Canadá em alerta máximo fecham fronteiras comuns

Os Estados Unidos e o Canadá decidiram, em conjunto, fechar a fronteira. Os militares e as autoridades de Proteção Civil estão em alerta máximo e foi mobilizado um navio-hospital americano para ajudar a lidar com o surto de Covid-19.


09h24 – Bolsas europeias em alta sustentadas pela intervenção do BCE

As principais bolsas europeias estavam hoje em alta, depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter anunciado um novo programa de compra de dívida na quarta-feira.

Cerca das 09h00 em Lisboa, o EuroStoxx 600 subia 1,24% para 283,13 pontos.

As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt subiam 0,55%, 3,28% e 1,59%, respetivamente, bem como as de Madrid e Milão que valorizavam-se 2,57% e 3,99%.

Depois de ter aberto em alta, a bolsa de Lisboa mantinha a tendência e, cerca das 09h00, o principal índice, o PSI20, subia 1,86% para 3.709,50 pontos.

O BCE anunciou na quarta-feira um novo programa de compra de dívida no valor de 750.000 milhões de euros para aliviar a situação no mercado da dívida e o impacto económico da pandemia do novo coronavírus.


09h17 – Lufthansa diz que aviação mundial vai depender de ajuda especial

O presidente da companhia aérea alemã Lufthansa defende que são necessárias ajudas públicas especiais que garantam a sobrevivência do setor da aviação a nível mundial caso a crise provocada pela pandemia de Covid-19 se prolongue.

Carsten Spohr alerta que mais de 90% dos aviões a nível mundial estão parados e por isso afirma que, "se a crise durar", o futuro da aviação vai depender das ajudas públicas.

O grupo Lufthansa mantém apenas 5% dos voos regulares escalados até ao dia 19 abril devido à pandemia e à queda na procura por parte dos passageiros, apesar de a empresa estar a oferecer voos especiais para ligações de retorno.

A Lufthansa informou hoje também que vai deixar em terra, temporariamente, 700 dos 763 aviões do grupo.


09h15 – Centenas de portugueses retidos no estrangeiro à espera de voos

Centenas de portugueses que vivem ou que estão de férias no estrangeiro não conseguem regressar a Portugal. Com o encerramento de fronteiras, muitos voos foram cancelados, provocando o caos nos aeroportos.


09h12 – Rússia regista primeira morte por Covid-19. Trata-se de uma mulher de 79 anos que possuía outros problemas de saúde.


09h10 – Líder do CDS-PP garante apoio para "medidas mais restritivas"

O líder do CDS-PP diz que este é o momento de todos rumarem para o mesmo lado. Francisco Rodrigues dos Santos avisa, no entanto, que haverá tempo para avaliar responsabilidades na gestão política desta crise.

09h06 – Itália vai prolongar quarentena obrigatória

O primeiro-ministro de Itália anunciou que esse país vai prolongar a quarentena obrigatória que deveria acabar no dia 3 de abril. O encerramento de escolas e universidades também vai ser prolongado, sendo que a nova data está ainda por definir.

São já mais de 35 mil as pessoas contagiadas pelo novo coronavírus em Itália e quase três mil as vítimas mortais.


08h56 - Procura de táxis caiu 65%

A procura de táxis por parte dos clientes está a cair cerca de 65 por cento.

Paula Machado, da Federação Portuguesa do Táxi, afirma que com o confinamento sanitário a procura por este tipo de serviço é agora muito menor.


08h52 - Há cada vez mais empresas a encerrarem os serviços

Com grande parte da população fechada em casa, são cada vez mais os grupos económicos a encerrar os serviços. Nas próximas horas, restaurantes, lojas de roupa e não só, vão suspender a atividade, até que a situação regresse ao normal.

08h47 - Diplomacia chinesa diz que filho de Jair Bolsonaro contraiu "vírus mental"

A embaixada da China no Brasil disse hoje que Eduardo Bolsonaro, filho do Presidente do Brasil, "contraiu um vírus mental", ao culpar a "ditadura chinesa" pela pandemia do novo coronavírus.

"As suas palavras são extremamente irresponsáveis e soam-nos familiares. Não deixam de ser uma imitação dos seus queridos amigos. Ao voltar de Miami [Estados Unidos], contraiu, infelizmente, o vírus mental, que está a infetar a amizade entre os nossos povos", escreveu a embaixada na conta oficial na rede social Twitter, em resposta ao filho de Jair Bolsonaro.

A embaixada escreveu ainda que Eduardo Bolsonaro é uma pessoa "sem visão internacional, nem senso comum" e aconselhou-o a não "ser o porta-voz dos Estados Unidos no Brasil, sob a pena de tropeçar feio".


08h45 - FNAC encerra lojas temporariamente

A FNAC anunciou que irá encerrar temporariamente, a partir das 00h00 de sexta-feira, todas as suas lojas.

“A FNAC irá garantir em serviços mínimos, para conseguir dar respostas a situações excecionais, o acesso restrito a 7 lojas, localizadas no Centro Colombo, Almada Fórum, CascaisShopping, NorteShopping, GaiaShopping, Fórum Coimbra e Fórum Algarve. Estas lojas, que permanecem excecionalmente abertas, passam a adotar um horário reduzido (das 11h às 20h)”, explica a empresa em comunicado.


08h41 - Novo teste a Jorge Jesus deu negativo

O novo teste realizado ao treinador do Flamengo, o português Jorge Jesus, deu negativo à doença Covid-19, anunciou o clube campeão brasileiro de futebol.

"O Clube de Regatas do Flamengo informa que o novo exame realizado pelo técnico Jorge Jesus atestou resultado negativo para a Covid-19. O clube agradece pelo apoio de toda a nação rubro-negra ao mister nos últimos dias", lê-se numa mensagem publicada na rede social Twitter.

A primeira análise efetuada a Jesus deu "resultado positivo fraco/inconclusivo", tal como a contra-análise, o que obrigou a que o treinador português, que está em quarentena, fizesse um terceiro teste.


08h39 - Por cada 100 casos em Itália, Portugal terá sete, diz estudo

Um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) estima que, em média, por cada 100 casos de Covid-19 em Itália, o país mais afetado na Europa, Portugal terá sete casos, apontando para um cenário grave em território nacional.

O estudo teve como base modelos matemáticos, que analisou dados dos outros países, que permitem prever o que se irá passar em Portugal, explicou à Antena 1 a investigadora e diretora da ENSP, Carla Nunes.

"Esta previsão é muito fiável a um curto espaço de tempo, cerca de três a cinco dias. Passado esse tempo é muito difícil prever com exatidão", afirmou a especialista em Epidemiologia e Estatística.

"Atualmente, a análise desses modelos diz-nos que todas as curvas, na fase em que nos encontramos e independentemente do país analisado, são exponenciais (ou similares), ou seja, têm uma evolução crescente acentuada. A curva portuguesa segue o mesmo trajeto, à sua escala, comparando com os períodos análogos dos outros países", sublinhou.

"Analisando, por exemplo, o 17.º dia de todas as curvas sabemos que, por cada 100 casos em Itália, esperamos sete em Portugal, por cada 100 no Reino Unido estimamos 130 e por cada 100 em Espanha esperamos 30 novos casos em Portugal", precisou.


08h30 - TAP reduz temporariamente a sua operação

A TAP decidiu reduzir temporariamente a sua operação, uma decisão que é tomada “após os sucessivos anúncios de restrições” combinados com “a acentuada queda da procura”, fatores que têm gerado “inúmeros e sucessivos cancelamentos de voos e suspensões de rotas”.

A TAP vai reduzir a sua operação a partir de segunda-feira e até 19 de abril, período durante o qual apenas prevê cumprir 15 dos cerca de 90 destinos que operava, revelou a empresa.

“Nas últimas 24 horas verificaram-se evoluções significativas das condicionantes acima referidas e, em consequência, a TAP vai reduzir de forma expressiva a operação e parquear grande parte da sua frota de aviões”, explica a companhia aérea em comunicado.

“A TAP assegurará os voos em todas as rotas em que os mesmos sejam possíveis, de modo a dar resposta à missão de transportar os seus clientes para junto das suas famílias”.

Os clientes afetados pelos cancelamentos de voos neste período poderão ir ao site refunds.flytap.com para obter o seu voucher no valor pago pela aquisição do bilhete.


08h26 - Conselho de Ministros define regras do estado de emergência

O Conselho de Ministros desta quinta-feira vai definir as regras que visam o cumprimento do estado de emergência no país até 2 de abril e realizar-se-á no Palácio da Ajuda. Esta é a primeira vez que o estado de emergência foi decretado após o 25 de abril de 1974.



08h22 - Peritos defendem que 5% dos infetados preocupam, 80% afetados de forma ligeira

Especialistas em pneumologia e infecciologia explicaram que o novo coronavírus afetará "de forma ligeira ou moderada" 80% das pessoas infetadas mas que há 5% preocupantes e mobilizadores de recursos.

Três especialistas discutiram, na Ordem dos Médicos, por videochamada, a situação decorrente da pandemia Covid-19, e defenderam que é fundamental impedir que a doença alastre sem controlo, como forma de os estabelecimentos de saúde terem tempo para conseguir apoiar todos os doentes.


08h18 - Macau regista mais dois casos importados

Macau registou mais dois novos casos importados de infeção pelo novo coronavírus, elevando para 17 o número de pessoas infetadas no território.

O 16.º caso é uma residente do território, de 19 anos, estudante no Reino Unido, que entrou na cidade na segunda-feira, através do posto fronteiriço da ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau.

O 17.º caso é uma criança, de 11 anos, filho da paciente do 14.º caso, trabalhadora não residente da Indonésia.


08h10 - China diz que já não tem novos casos originados internamente

A China anunciou hoje não ter registado novas infeções locais pela primeira vez desde o início da epidemia do novo coronavírus, mas as autoridades contaram 34 casos importados.

Este número de pessoas infetadas provenientes do estrangeiro é também um recorde diário, indicou o Ministério da Saúde da China. A maioria dos casos foi identificada em chineses que regressaram de países particularmente atingidos pela Covid-19.


08h07 - Austrália fecha fronteiras para não-cidadãos e não-residentes

O primeiro-ministro australiano anunciou a proibição a partir das 21h00 de sexta-feira (10h00 em Lisboa) de entrarem no país não-cidadãos e não-residentes e familiares diretas.

"Consideramos que é essencial dar passos adicionais para garantir que não deixamos entrar ninguém, a não ser que sejam cidadãos ou residentes ou familiares diretos, nos dois casos", anunciou Scott Morrison, em conferência de imprensa.


08h05 - Austrália apoia Timor-Leste no combate ao Covid-19

Em declaração escrita enviada à agência Lusa, a Embaixada da Austrália em Díli indicou estar a trabalhar "em proximidade" com as autoridades timorenses, em relação as medidas de prevenção e de resposta à pandemia da Covid-19, tendo já fornecido equipamento de proteção pessoal e outros bens médicos para funcionários do setor da saúde.

Também a China poderá apoiar Timor-Leste com equipamento e médicos para responder à Covid-19, mas é difícil, por enquanto, a instalação no país de um hospital temporário, segundo declarações do ministro timorense dos Negócios Estrangeiros à agência Lusa.


08h02 -Calamidade pública no Brasil

A Câmara dos Deputados do Brasil aprovou o pedido de reconhecimento de calamidade pública enviado pelo Governo para fazer face à pandemia do novo coronavírus.

A proposta, que segue agora para o Senado Federal, permite que o Executivo gaste mais do que o previsto e não cumpra as metas fiscais para custear ações de combate à pandemia.


08h00 – Portugal está em estado de emergência

A Assembleia da República aprovou ontem o decreto que estabelece o estado de emergência, submetido por Marcelo Rebelo de Sousa com o objetivo de combater a pandemia de Covid-19.

Em Portugal estão confirmados, até ao momento, 642 casos de infeção e duas mortes. O surto já atingiu, a nível global, quase 219 mil pessoas, das quais cerca de 9 mil morreram.