Reportagem
|

Covid-19. A situação do novo coronavírus ao minuto no país e no mundo

por RTP

Rafael Marchante, Reuters

Portugal tem nesta altura 245 casos confirmados, mas a ministra da Saúde admitia no sábado que o país irá entrar em "fase de crescimento exponencial da epidemia". As regiões autónomas da Madeira e Açores estão a impor quarentena a todos os recém-chegados. Na ilha Terceira, foi confirmado este domingo o primeiro caso do novo coronavírus. Este domingo, o primeiro-ministro António Costa irá reunir com o presidente do Governo espanhol por teleconferência para falar sobre a gestão da fronteira comum dos dois países, mas também para preparar a reunião de segunda-feira entre os ministros da Administração Interna e Saúde da União Europeia, que terá como propósito definir as medidas de controlo sanitário nas fronteiras do espaço comunitário. Acompanhe aqui em direto todos os desenvolvimentos.

Mais atualizações

20h15 - Presidente da República vai propor estado de emergência

Em mensagem divulgada pelo site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa confirmou a intenção, já conhecida, de convocar o Conselho de Estado para a próxima quarta feira, "para que se debruce também sobre a eventual declaração do estado de emergência". O presidente louvou o civismo e a solidariedade dos portugueses, em especial ao pessoal da saúde e às forças de segurança pelo seu empenhamento em enfrentar uma situação que irá durar meses. Agradeceu também o esforçode todos os que têm garantido que funcione a a prestação de serviços e a circulação de mercadorias. E apelou, enfim, ao sentido de responsabilida de detodos e cada um, para defender a sua própria saúde e a dos seus próximos.

19h31 - António Costa reconhece acatamento das medidas mas admite estado de emergência

O primeiro-ministro diz hoje que os portugueses têm cumprido as restrições que a pandemia impõe, mas acrescentou que, se o Presidente da República entender decretar o estado de emergência, o Governo não se oporá.

18h40 - Portugal e Espanha limitam circulação na fronteira terrestre comum

Segundo anunciou hoje o primeiro-ministro, António Costa, após videoconferência, esta tarde, com o homólogo espanhol, apenas poderão circular mercadorias e trabalhadores transfronteiriços. Os termos destas limitações serão definidos na segunda-feira, numa reunião dos ministros da Administração Interna dos dois países

18h20 - Rui Rio defende fecho das fronteiras e admite estado de emergência

O presidente do PSD, Rui Rio, defendeu o encerramento de fronteiras com Espanha como "muito urgente" e reiterou "todo o apoio ao Governo" para reforçar medidas de combate à pandemia, incluindo declarar o estado de emergência.

17h47 - Museus, monumentos e palácios nacionais estão encerrados

Todos os museus, monumentos e palácios nacionais estão encerrados, anunciou hoje a Direção-Geral do Património Cultural.

17h24 - Municípios algarvios pedem controlo de fronteiras

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve, António Miguel Pina, pediu hoje ao Governo que tome medidas "mais drásticas" de controlo nas fronteiras, que podem passar pela proibição de cidadãos estrangeiros em Portugal.

17h13 - Novo coronavírus já causou mais de 6.000 mortes

Segundo consta de uma avaliação aproximativa da agência AFP, pelo menos 6.036 pessoas morreram entre 159.844 casos de infeção em 139 países e territórios desde o início da epidemia.

A China continua a ser o país com o maior número de óbitos (3.199), mas o principal foco de contaminação está agora na Europa onde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o surto de Covid-19 está a alastrar rapidamente e já causou pelo menos 1.907 mortos.

16h34 - Ministro da Administração Interna responde ao Governo da Madeira

À exigência de  encerramento imediato dos aeroportos da da Madeira, formulada pelo Governo da Região Autónoma, respondeu hoje o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que "as matérias de fronteiras externas e de circulação em espaço nacional são competência estrita do Governo da República", disse Eduardo Cabrita numa conferência de imprensa no Ministério da Administração Interna, em Lisboa, para fazer um ponto de situação da aplicação das medidas para conter a pandemia.

16h30 - Há 50 médicos infetados e 150 em quarentena

Há em Portugal mais de 50 médicos infetados com o novo coronavírus e mais de 150 em quarentena, segundo o Sindicato Independente dos Médicos, que também apelou ao Governo para disponibilizar meios de proteção aos profissionais de saúde.

15h58 - Primeiro caso confirmado em Viana do Castelo

Um professor com cerca de 60 anos, na escola básica e secundária de Barroselas, está infetado com Covid-19. Segundo a diretora do agrupamento escolar, Teresa Almeida, em declarações à agência Lusa, professores e alunos que estiveram em contacto com o docente foram contactados para tomarem as medidas preventivas.

15h27  - Governo proíbe eventos com mais de cem pessoas e consumo de álcool na rua

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, anunciou a proibição do consumo de bebidas alcoólicas na via pública e de eventos com mais de cem pessoas. Apelou ainda para que ninguém faça deslocações "que não sejam absolutamente necessárias".


15h17 - Turquia isola 10.000 peregrinos regressados de Meca

Mais de 10.000 peregrinos turcos foram postos sob quarentena de 14 dias em residências universitárias, depois de um teste de coronavírus positivo a uma pessoa que esteve e Meca.

O ministro da Saúde turco, Fahrettin Koca, anunciou hoje na rede social Twitter que 10.330 pessoas foram instaladas durante a noite em dormitórios, nas cidades de Ancara e Konya.

14h03 - Alemanha fecha fronteiras com França, Áustria e Suíça

A medida agora anunciada deverá entrar em vigor às 8h da manhã de segunda feira e admite excepções para o tráfego de mercadorias e para o trânsito de dadores de sangue.

13h45 - Marrocos. Governo envia dois aviões da TAP para trazer portugueses retidos

O ministro dos Negócios Estrangeiros confirmou à agência Lusa que já estão em preparação dois voos da TAP para retirar dezenas de portugueses que estão retidos em Marrocos.

O país decidiu cortar as ligações aéreas com vários países, incluindo Portugal, no último sábado. Já este domingo, Marrocos suspendeu todos os voos internacionais.

A ajuda "está a ser organizada e nós temos neste momento em preparação dois voos da TAP fretados pelo MNE que se realizarão ainda hoje".

Os dois voos serão realizados a partir de Marraquexe para Lisboa, porque "a grande maioria dos portugueses que foram nestes dois dias pedindo apoio à embaixada de Portugal em Marrocos sinalizaram estar em Marraquexe".

O número de portugueses que já pediram apoio "excede a capacidade de um só avião, por isso é que estamos a organizar dois voos", sublinhou.

Ao início do dia, um dos portugueses retidos em Marrocos, António Borges da Costa, disse à agência Lusa que está em Marraquexe com mais cerca de 80 portugueses.

13h43 - Primeira morte na Hungria

O Governo húngaro confirmou este domingo a primeira vítima do novo coronavírus no país. O doente tinha 75 anos.

A Hungria tem nesta altura 32 casos confirmados de Covid-19.

13h06 - Número de mortos em Espanha chega aos 288

As autoridades espanholas confirmam a existência de 7.753 casos de Covid-19.

Morreram até agora 288 pessoas. Nesta altura, 382 doentes estão em unidades de cuidados intensivos. 

Nas últimas 24 horas, regista-se mais uma centena de vítimas mortais e mais 2.000 casos confirmados.

13h05 - Número de mortos nos Países Baixos passa de oito para 20 nas últimas 24 horas

12h29 - Administração Trump alicia empresa alemã para adquirir patente de vacina

A imprensa alemã noticia este domingo que a empresa alemã CureVac está a ser alvo de uma intensa campanha de aliciamento da Administração Trump, que pretende garantir direitos exclusivos sobre a investigação até aqui levada a cabo para desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus.


Se a pressão financeira da Administração Trump tivesse êxito, isso implicaria uma ruptura de compromissos da CureVac com o Estado alemão. A situação está a causar grande mal-estar nas relações entre os dois países.

12h04 - Portugal com 245 casos de infeção

Nas últimas 24 houve registo de 76 novos casos do novo coronavírus em Portugal. Há um total de 245 casos, sendo que nove se encontram internados nos cuidados intensivos (menos um doente que ontem).

Dos casos de infeção, há 139 doentes internados nos hospitais. Os restantes estão a recuperar em casa.

Desde o início da epidemia houve 2.271 casos suspeitos em Portugal, dos quais 281 aguardam resultado laboratorial.

O novo boletim da Direção-Geral da Saúde revela ainda que há 4.592 pessoas sob vigilância.

Entre os doentes infetados estão os casos de um menino com menos de 10 anos e de 25 jovens entre os 10 e os 19 anos.

Existem cinco casos de doentes infetados acima dos 80 anos e 17 entre os 70 e os 79.

É entre a população com idades entre os 30 e os 39 anos que se registam mais casos (55) de doentes infetados, segundo o boletim da DGS, que indica a existência de 53 casos entre os 40 e 49 anos e 43 casos entre os 50 e os 59 anos.

Há ainda registo de 28 casos entre os 20 e 29 anos e 18 entre os 60 e 69 anos.

Existem nesta altura 14 cadeias de transmissão ativas.

De acordo com a DGS, o número de casos é agora superior na zona de Lisboa e Vale do Tejo (116), seguindo-se a zona Norte, com 103 casos confirmados. Há ainda dez casos confirmados na zona Centro e outros dez no Algarve. 

Os Açores tiveram nas últimas horas confirmação de um primeiro caso na região autónoma. O Alentejo e a Madeira continuam sem casos de infeção confirmados.

No estrangeiro há cinco portugueses com testes positivos do novo coronavírus.

Destaque ainda para a existência de dois casos recuperados no território nacional.

12h00 - Grécia fecha fronteira à Albânia e Macedónia do Norte

O Governo grego confirmou este domingo que vai banir todas as ligações terrestres e por mar com a Albânia e a Macedónia do Norte.

Para além disso, a Grécia vai cortar com todas as ligações aéreas de e para Espanha de forma a conter o avanço do Covid-19 no país.

11h58 - Ex-benfiquista Garay é o primeiro caso positivo no futebol espanhol

O defesa argentino Ezequiel Garay, antigo jogador do Benfica e agora no Valência, tornou-se este domingo no primeiro caso positivo de Covid-19 no futebol profissional espanhol.

11h51 - PSD Lisboa apela ao controlo das entradas e saídas

Os social-democratas apelam, em comunicado endereçado ao Governo, que seja feito o controlo das entradas e saídas no aeroporto e porto de Lisboa, incluíndo também o controlo de transportes ferroviário e rodoviário.

11h14 - Morreu o arquiteto italiano Vittorio Gregotti, autor do CCB

O arquiteto, autor do Centro Cultural de Belém, morreu esta manhã em Milão. Tinha 92 anos.

De acordo com os jornais italianos, Vittorio Gregotti estava hospitalizado na clínica San Giuseppe, em Milão. A esposa continua internada no mesmo hospital.

11h10 - Medidas de contingência nos autocarros da Carris em Lisboa

A partir de hoje, 15 de março, a entrada e saída dos utentes deve ser feita apenas pelas portas traseiras dos autocarros de serviço urbano e interurbano.

As entradas deixam de ocorrer nas portas da frente, junto aos motoristas.

Vão igualmente deixar de ser efetuadas vendas a bordo, de forma a evitar o contacto com dinheiro nas operações de pagamento.

De igual forma, vão deixar de ser obrigatórias as validações dos bilhetes ou passes nos autocarros. No entanto, apela-se aos utilizadores que viagem com um título válido.

11h05 - DGS alerta para perigos para os idosos

A diretora-geral da Saúde alerta que os jovens podem representar um perigo letal para os avós se não tiverem cuidados acrescidos nos contactos sociais.

Graça Freitas sublinha os riscos que os mais velhos correm caso sejam contagiados pelas famílias.

10h41 - 724 mortos no Irão

O ministro iraniano da Saúde confirmou este domingo que houve mais 113 mortes no país, elevando o número total de vítimas mortais para 724. 

Nas últimas 24 horas há registo de 1.209 novos casos de Covid-19 naquele país, que é um dos mais afetados do mundo pela epidemia.

10h35 - Fechados os consulados portugueses em França

Os consulados portugueses espalhados pelo território francês vão estar fechados a partir desta segunda-feira e todas as marcações foram automaticamente anuladas e remarcadas para data posterior.

O anúncio foi feito por um comunicado da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

França passou ao nível 3 de epidemia e o Governo ordenou no sábado o fecho de todos os estabelecimentos não vitais para a vida do país.

10h25 - Áustria impõe fortes restrições de movimento

O gabinete do chanceler alemão, Sebastian Kurz, anunciou este domingo a implementação de grandes restrições de movimento em espaços públicos. Os austríacos devem auto-isolar-se e estão proibídos de ajuntamentos com mais de cinco pessoas.

O Governo pede aos austríacos para que mantenham contactos socias "apenas com as pessoas com quem vivem".

Foram ainda implementadas novas restrições a visitantes. Viajantes do Reino Unido, Países Baixos, Rússia e Ucrânia não estão autorizados a entrar no país, a menos que tenham estado sob quarentena durante duas semanas ou tragam um certificado de saúde.

10h07 - PSP encontrou vários bares abertos em Lisboa

Apesar das restrições, alguns bares de Lisboa ainda estavam abertos no sábado à noite depois das 21h00. A PSP fez uma ronda de sensibilização e garante que muitos ainda não tinham informação sobre a ordem governamental.

A maioria das esplanadas são de restaurantes que ainda não têm medidas restritivas quanto a horários, mas as forças policiais estão a sensibilizar os proprietários para também estes encerrarem mais cedo.

9h59 - Açores. "Vale a pena correr o risco de desobediência à legislação nacional"

No Telejornal Açores da RTP, o presidente do Governo Regional dos Açores disse que vale a pena correr o risco de desobediência à legislação nacional.

"Eu não quero de maneira nenhuma criar focos de tensão ou de conflito", acrescentou ainda.

Vasco Cordeiro solicitou ao primeiro-ministro a suspensão urgente das ligações aéreas do exterior, incluindo do território nacional.

O líder do Governo regional alega que só quer proteger a saúde dos açorianos.

No sábado, o gabinete do primeiro-ministro António Costa pediu às regiões autónomas que esperem por uma decisão europeia

O gabinete do primeiro-ministro respondeu aos pedidos dos Governos Regionais dos Açores e da Madeira remetendo para reunião a realizar por teleconferência na segunda-feira entre ministros europeus da Saúde e do Interior, que deverá adoptar coordenadamente as medidas referentes ao controlo sanitário de fronteiras internas e externas.

9h56 - Polícia de Madrid usa drones para esvaziar as ruas da capital

No sábado, a Polícia Municipal de Madrid utilizou drones para apelar aos cidadãos que permaneçam em casa.

As autoridades alegam que, assim, conseguem chegam a locais inacessíveis por automóvel.

Ao longo do dia, os agentes da polícia utilizaram também megafones para dar ordem de recolher.

No sábado, o Governo espanhol aprovou medidas “drásticas” para combater o novo coronavírus, que incluem a proibição a todos os cidadãos de andar na rua, a não ser que seja para irem trabalhar, comprar comida ou ir à farmácia.

9h47 - Portugueses à janela para homenagear profissionais de saúde

No sábado, às 22h00, houve um aplauso dedicado aos profissionais de saúde em várias cidades portuguesas.

Muitos foram os que aceitaram o desafio e foram para as janelas e varandas para bater palmas aos profissionais de saúde.

9h18 - Centeno garante que Eurogrupo vai tomar medidas sem precedentes

O anúncio foi feito no Twitter pelo ministro português das Finanças e do Eurogrupo.

Mário Centeno revelou que a reunião de segunda-feira do Eurogrupo, por videoconferência, vai ser dedicada ao Covid-19.

"Esta reunião do Eurogrupo vai ser um passo importante na contenção do vírus. (...) Vamos continuar unidos para ultrapassar o medo e restabelecer as nossas economias", acrescentou ainda. 
8h58 - Vaticano fecha Praça de São Pedro aos fiéis na semana da Páscoa

De forma a evitar a propagação do novo coronavírus, as celebrações litúrgicas da semana de Páscoa vão realizar-se se fiéis na Praça de São Pedro.

O Vaticano acrescenta ainda que as audiências gerais do papa Francisco e outras cerimónias serão transmitidas em direto pelos portais oficiais, pelo menos até 12 de abril.

8h55 - Austrália força isolamento a quem venha do exterior

A partir de segunda-feira, todos os visitantes que chegarem à Austrália do exterior terão de se isolar por 14 dias. 

O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, anunciou a medida este domingo, que entrará em vigor a partir da meia noite de segunda-feira.

"Vamos ter que nos acostumar com algumas mudanças na maneira como vivemos", disse o governante.

8h52 - Sindicato exige medidas excecionais à Autoeuropa

Num comunicado citado pela agência Lusa, o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul (SITE Sul) exige à Administração da Autoeuropa medidas excecionais de resposta ao surto do novo coronavírus.

"O sindicato recorda que, nos últimos dias, questionou a administração a propósito do seu plano de contingência e, até ao momento, não obteve qualquer resposta. Hoje o SITE Sul novamente questionou a administração da VW Autoeuropa sobre as medidas de prevenção", lê-se.

A nota acrescenta ainda que foi entretanto divulgado "que já existe plano de contingência genérico, mas não são conhecidas medidas objetivas que respondam perante o facto de existir na fábrica grande concentração de trabalhadores".

O sindicato sublinha que "o acesso ao refeitório continua a ser feito com as rotinas normais, o que é pouco compreensível, tal como sucede com os balneários" e que "milhares de trabalhadores deslocam-se todos os dias para a fábrica também com as mesmas rotinas de sempre, isto é, de autocarro".

A mesma entidade assinalou que "não pretende contribuir para qualquer ambiente de pânico e desnorte, mas sim acautelar a saúde dos trabalhadores e seus familiares, bem como de toda a comunidade", mas que espera por parte da "administração uma decisão sobre medidas e comportamentos preventivos mais adequados".

8h50 - Mais 76 casos na Coreia do Sul

Nas últimas 24 horas foram registados mais 76 casos, o menor aumento diário de novas infeções desde 21 de fevereiro.

Os números anunciados elevaram o total de infetados no país para 8.162.

O Centro de Controlo e Prevenção de Doenças adiantou igualmente que o número de mortos aumentou para 75, com mais três a serem registados no sábado.

8h47 - Primeiro caso na RCA

Foi confirmado no sábado o primeiro caso de uma pessoa infetada com o novo coronavírus diagnosticado na República Centro-Africana (RCA).

Trata-se de um cidadão italiano que chegou ao país a 8 de março. Apesar de não apresentar sintomas, o homem foi colocado de quarentena.

8h46 - Venezuela com mais oito casos

As autoridades venezuelanas anunciaram na sexta-feira oito novos casos confirmados, elevando para dez o número de infetados pelo surto de Covid-19.

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, declarou, na noite de sexta-feira, o "estado de alarme" no país para poder "ditar decisões drásticas" e combater a pandemia, quando o país regista dois casos confirmados de infeção.

8h43 - China com mais 20 casos e dez vítimas mortais

Nas últimas 24 horas, a China continental registou 20 novos casos do novo coronavírus e mais dez vítimas mortais.

Naquele país, o número total de mortos atingiu os 3.199, enquanto o número de infetados subiu para 80.844. Todas as mortes aconteceram na província de Hubei.

A Comissão Nacional de Saúde informou ainda que, nas últimas 24 horas, 1.370 pessoas receberam alta hospitalar.

Segundo dados oficiais, 66.911 pacientes receberam alta desde o início da epidemia.

8h36 - Metro de Lisboa desinfetado

As estações e as carruagens do metro de Lisboa começaram no sábado a ser desinfetadas. O processo deverá terminar na quarta-feira.

Em declarações aos jornalistas, o ministro do Ambiente, Matos Fernandes, confirmou que a desinfeção já começou nas linhas Verde e Vermelha. As linhas Azul e Amarela também deverão ser desinfetadas no início da próxima semana.

Também os comboios já começaram a ser desinfetados, garantiu o governante.

Matos Fernandes destaca que se trata de um produto "muito eficaz, um produto que mata todos os micro-organismos e, portanto, bactérias e vírus, e que consegue durante um mês essa mesma segurança".

As ações de desinfeção também vão chegar ao Metro do Porto a partir da próxima segunda-feira. Já os navios da Transtejo e Soflusa vão ser alvo de ações de desinfeção na próxima semana.

De acordo com uma nota do Metro de Lisboa, consultada pela agência Lusa, o produto utilizado nestas ações é o Microbe Shield Z-71, da marca Zoono, e revela "uma eficácia superior a 99,99% ao fim de cinco minutos".

O mesmo comunicado indica que o desinfetante "não contém álcool ou produtos químicos nocivos" e "revela-se mais eficaz do que os outros desinfetantes com uma ação duradoura e prolongada, mantendo-se ativo o efeito biocida até 30 dias".

O metro de Lisboa adianta ainda que esta ação de desinfeção deverá ser realizada durante um período de seis meses.

8h32 - Teste a Donald Trump deu negativo

O teste ao novo coronavírus feito pelo Presidente norte-americano deu negativo, de acordo com a informação de Donald Trump, mais especificamente Sean Conley, médico da Casa Branca.

O resultado do teste foi divulgado pouco depois de se ter sabido que Donald Trump tinha feito o teste, após ter recusado fazê-lo durante alguns dias.

Donald Trump, que tem sido acusado de minimizar o impacto da epidemia de Covid-19 e de ter sido lento na resposta sanitária, esteve em contacto, no fim de semana passado, na sua residência em Mar-a-Lago, na Florida, com uma delegação brasileira em que seguiam duas pessoas entretanto testadas positivamente para o coronavírus.

8h27 - Feiras fechadas em Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa decidiu suspender a realização das feiras do Relógio e Galinheiras, que se realizam semanalmente aos domingos durante a manhã.

Asuspensão vigora enquanto o país estiver em crise devido ao novo coronavírus de forma a evitar grandes ajuntamentos, explicou Manuel Grilo, vereador responsável pelo pelouro da Ação Social, em declarações à agência Lusa.

Como não houve tempo para avisar os comerciantes, que "vão ter produtos frescos à venda", a autarquia garante que a Câmara de Lisboa irá comprar esses mesmos frescos para distribuir por associações que apoiam os sem-abrigo ou outros fins sociais.

8h12 - Primeiro caso com teste positivo nos Açores

A Autoridade de Saúde dos Açores anunciou na madrugada deste domingo que foi detetado o primeiro caso de resultado positivo para infeção pelo novo coronavírus.

Num comunicado divulgado na página do Gabinete de Apoio à Comunicação Social (GACS), a autoridade de saúde regional adiantou que se trata de uma mulher de 29 anos de idade, residente na ilha Terceira, que terá estado em Amesterdão, na Holanda, e em Felgueiras, no continente português.

"Neste momento, apresenta situação clínica estável e está internada no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira", adianta-se na mesma nota informativa, acrescentando que "o resultado positivo aguarda contra-análise pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge".

A Autoridade de Saúde dos Açores referiu ainda que estão a decorrer os procedimentos definidos para "caso confirmado", nomeadamente, a vigilância dos contactos mais próximos, bem como dos passageiros do voo Ryanair FR6037 Porto/Terceira, no qual a doente viajou a 9 de março.

Além deste caso positivo - o primeiro registado em território açoriano - a autoridade de saúde regional recebeu também os resultados das análises laboratoriais de outros sete casos suspeitos, que tinham sido reportados no sábado, mas que deram todos negativo para infeção pelo novo coronavírus.

8h00 - Mulher de Pedro Sánchez com testes positivos

Begoña Gómez, a mulher do presidente do Governo espanhol, tem o novo coronavírus.

O Palácio da Moncloa, residência oficial do chefe de Governo, acrescenta que a mulher e Pedro Sánchez se encontram bem e que ambos estão a seguir as medidas de prevenção estabelecidas pelas autoridades.

O resultado positivo da mulher de Sánchez foi detetado na sequência de testes realizados nas últimas horas às pessoas mais próximas do chefe de Governo.

Em Espanha, há várias figuras políticas com testes positivos: é o caso da ministra da Igualdade, Irene Montero, e da ministra da Política Territorial, Carolina Darias.

Há até ao momento registo de 120 mortes e mais de 4.200 casos confirmados em Espanha.

7h50 - Paciente internado no Hospital de Matosinhos teve alta hospitalar

Um dos primeiros pacientes internado no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, infetado pelo novo coronavírus está curado.

Fonte da unidade de saúde adiantou à agência Lusa que o paciente já teve alta clínica depois de dois testes terem apresentado resultados negativos.

O doente, com cerca de 60 anos, estava no hospital desde o fim de semana passado. Esteve ligado ao evento Correntes D'Escritas, na Póvoa de Varzim, em que também participou o escritor chileno Luís Sepúlveda, também diagnosticado com o novo coronavírus.