Reportagem

Eleições francesas: o debate decisivo entre Macron e Le Pen

por RTP

Quarenta e sete milhões de franceses decidem este fim-de-semana quem será o seu próximo Presidente: Emmanuel Macron ou Marine Le Pen. O debate desta noite serviu para o eleitorado francês eliminar as últimas dúvidas.

Mais atualizações

22h20 - O resumo do debate pelo director de Informação Paulo Dentinho



21h59 - Marine Le Pen também é capaz da ironia: "De qualquer forma, a França será governada por uma mulher: ou eu ou a senhora Merkel".



21h51 - Sair do euro?

Regresso do franco?



21h42 - Um euro forte será bom para a França.

Emmanuel Macron diz desejar um euro forte e uma política que vá ao encontro dos interesses da França e acusa Le Pen de "manipular os medos das pessoas" em relação ao terrorismo como em relação ao euro.

21h38 - O euro e a soberania e moeda francesas.

Mudada a agulha do debate, Le Pen lembra a Macron o seu desejo por um governo federal, tendo defendido que o contrário implicaria a morte do euro em dez anos.



21h35 - E as medidas da União Europeia contra o terrorismo?

Macron acusa Le Pen de ter sido contra todas as reformas lançadas pela UE contra o terrorismo.



21h21 - Macron acusa Le Pen de incitar à divisão.

O candidato presidencial afirma que tem sido a Frente Nacional a espalhar a divisão entre os franceses "desde há dezenas" de anos.

Macron diz que Marine Le Pen "tenta provocar uma guerra civil no país".


21h20 - Leis que facilitam o islamismo.

Marine Le Pen acusa Macron de ser cúmplice do aligeiramento das leis contra a religião nas empresas ou nos clubes desportivos.

Pergunta ainda ao seu adversário se não se considera rersponsável por acicatar o ódio ao reconhecer na Argélia que a França cometeu crimes contra a humanidade.

21h08 - Macron ironiza.


Esses extremistas "vão morrer de medo de perder a nacionalidade. São homens que se suicidam, por que iriam temer essa hipótese de perder a nacionalidade francesa”.

21h02 - Soberania e segurança nacional.

Le Pen entra no seu dossier mais querido e resume tudo numa frase: "Temos de definir as nossas fronteiras".

De caminho, acusa Macron de ser "complacente em relação ao fundamentalismo islâmico". Por sua parte, promete expulsar da França as mais de 10 mil pessoas monitorizadas por ligação terrorista e retirar a nacionalidade francesa aos extremistas com dupla nacionalidade.

20h56 - "Senhora Le Pen, não diga disparates".

Entrados no dossier das questões fiscais, Emmanuel Macron acusa Le Pen de "só dizer asneiras" quando tem de falar de números.

O candidato diz à líder da extrema-direita que ela é muito generosa, mas que as suas medidas terão “um custo brutal”.

O mesmo argumento, em relação à idade de reforma de 60 anos proposta por Le Pen. Macron questiona-a de onde virá o dinheiro e lembra-a que não há financiamentos mágicos.

20h49 - Debate animado.

O frente-a-frente desta noite tem tido um pouco de tudo: acusações, picardias, desmentidos, reposições da verdade. Tem sido tudo menos entediante.


20h45 - As redes sociais preferem Le Pen.



20h41 - A senhora enganou-se.

Macron acusa Marine Le Pen de se manter no trilho da mentira e do engano: "A senhora está prestes a recorrer a uma ficha que não corresponde ao dossier que acaba de citar".




20h38 - Le Pen fala para Macron, o ministro.

"Senhor ministro da economia, o conselheiro de Hollande, o senhor não conseguiu a receita para combater o desemprego".


 
20h34 - Leitura das duas filosofias.

Marine Le Pen diz a Macron que ela é "a candidata do poder de compra" enquanto que ele é o candidato do poder de comprar", em que tudo está à venda na França.

20h32 - Restabelecer a verdade.

Macron diz a Le Pen que é importante repor a verdade e que a verdade é que o seu programa contempla medidas em que "todos ficam a ganhar em poder de compra".

20h29 - Estratega.

Le Pen insiste em implicar Macron nas "decisões falhadas" do governo onde se sentou como ministro.

20h23 - Macron diz que Le Pen brinca com a ira das pessoas.

Emmanuel Macron lembra o seu papel para salvar a Peugeot e diz a Le Pen que, ao contrário da opositora, defende os trabalhadores.

20h22 - Visão económica de Le Pen.

Marine Le Pen defende a tributação das empresas deslocalizadas.

20h11 - Macron responde a Le Pen.

O candidato acusa Le Pen ir pelo caminho da mentira e lembra que tem a intenção de baixar os impostos em seis pontos.

Macron acusa Le Pen de não ter medidas para combater o desemprego.

20h09 - Le Pen acusa Macron de ajudar os grandes grupos e ignorar as pequenas empresas.

20h01 - Le Pen começa ao ataque.

Marine Le Pen ataca Emmanuel Macron, acusando-o de ser o candidato defensor do capitalismo selvagem e de ser um testa-de-ferro do Presidente François Hollande.

Le Pen acusa Macron de fazer "escolhas cínicas e frias".

"O senhor é o candidato da globalização, da Uberização".

"Não diga asneiras", respondeu Macron.

19h59 - Le Pen, a subestimada.




19h49 - Macron e Le Pen já estão nos estúdios da France Television, em Saint-Denis.

A ordem dos temas do debate também já está definida: Economia (desemprego, poder de compra, dívida e impostos), Proteção Social (ajudas sociais e saúde), Europa e Mundo (diplomacia e defesa), Sociedade (eutanásia, educação e ecologia).

19h38 - A menos de meia hora do debate decisivo para os franceses.




19h30 - Nomes mais proeminentes do cinema francês cerram fileiras contra a Frente Nacional.



Macron contra a ameaça dos nacionalistas

Na noite que o lançou para a segunda volta das Presidenciais, Emmanuel Macron disse aos franceses que tinham “virado uma página da vida política francesa”.

“Os franceses expressaram o seu desejo de renovação”, constatava o ex-ministro de François Hollande, para deixar um aviso: “O nosso pensamento deve agora ser o de nos mantermos juntos. Até às legislativas”.

O candidato do Em Marcha! era o mais europeísta entre todos os que se apresentaram à primeira volta, com uma visão liberal da economia, tentando ao mesmo tempo fugir à dicotomia esquerda-direita.

Nessa noite que lhe deu um bilhete para disputar o Eliseu com a líder de extrema –direita Marine Le Pen dizia aos seus apoiantes: "Conheço as vossas expetativas e quero, dentro de duas semanas, ser o vosso Presidente. O Presidente de todos os franceses contra a ameaça dos nacionalistas".

Le Pen pela sobrevivência da França

A candidata da Frente Nacional está na segunda volta “em defesa do superior interesse do país".

Contados os votos da primeira volta, já havia um apelo de Marine Le Pen aos franceses, a quem pedia para defenderem "a unidade, a segurança, a cultura e a independência" da França. O primeiro a fazer era libertar o país da "elite arrogante".

Le Pen avisa que que a escolha de 7 de maio será feita entre "a continuação de uma desregulação total sem fronteiras, concorrência desleal e imigração em massa" e um partido que defende "a identidade nacional".

"Não é o herdeiro de Hollande que vai trazer a mudança", deixou, em relação a Emmmanuel Macron.