Eleições nos EUA. A situação ao minuto

por Alexandre Brito, Joana Raposo Santos - RTP

Reuters

Acompanhamos aqui, ao minuto, o desenrolar das eleições dos Estados Unidos da América.

Mais atualizações


01h45 – Fontes da campanha de Joe Biden tinham avançado à CNN que o candidato democrata poderia realizar um discurso de vitória ainda esta noite. No entanto, dado o atraso na contagem dos votos, o discurso de Biden – caso aconteça – será adaptado aos números atuais.

22h30 – Joe Biden ganha mais 2725 votos na Geórgia, passando a ter uma vantagem de mais de quatro mil votos em relação a Donald Trump.

21h45 – Contagem de votos no Arizona vai estender-se pelo fim de semana

No Arizona, onde falta contar entre 250 mil a 270 mil boletins de voto, essa contagem vai prolongar-se pelo fim de semana que se aproxima. Neste momento, é Biden quem vai à frente nesse Estado.

21h10 – Biden continua à frente em quatro dos seis Estados onde a contagem prossegue

O candidato democrata segue à frente do republicano em quatro Estados: Pensilvânia (com mais 0,2 por cento do que Trump), Nevada (mais 1,6 por cento), Arizona (mais 1,3 por cento) e Geórgia (com mais 1616 votos).

Já Donald Trump está em vantagem na Carolina do Norte (com mais 1,4 pontos percentuais do que o adversário) e no Alasca, que não é um dos Estados decisivos (mais 29,9 por cento).

19h56 – Comité Nacional Republicano quer angariar pelo menos 60 milhões de dólares para financiar os desafios legais de Trump no que diz respeito às eleições.

19h46 – Trump promete continuar luta legal

Donald Trump prometeu continuar com a sua luta legal, numa altura em que Joe Biden continua a somar votos que lhe poderão garantir a presidência.

“Vamos seguir com este processo em cada aspeto legal de modo a garantir que o povo americano pode confiar no nosso Governo. Nunca deixarei de lutar por vocês e pela nossa nação”, assegurou o Presidente num comunicado lançado pela Casa Branca.

18h20 – Autarca de Filadélfia rejeita acusações de Trump sobre fraude eleitoral

“Enquanto alguns, incluindo o Presidente, continuam a lançar acusações de fraude sem quaisquer fundamentos, o que vemos em Filadélfia é pura e simplesmente democracia”, defendeu o presidente de câmara dessa cidade.

18h03 – Com cerca de 40 mil votos ainda por contar em Filadélfia, os responsáveis eleitorais dessa cidade da Pensilvânia pediram paciência e disseram que a contagem pode demorar vários dias até estar completa.

17h55 – Joe Biden ganha mais 1732 votos na Pensilvânia. O candidato democrata tem agora uma vantagem de 9746 votos sobre Donald Trump.

17h31 – Correios da Pensilvânia e Carolina do Norte descobrem centenas de boletins postais que vão ser contados

Os serviços postais dos Estados Unidos encontraram centenas de boletins de voto nas suas instalações na Pensilvânia e Carolina do Norte na quinta-feira.

As leis eleitorais em ambos os Estados permitem que sejam contados os votos recebidos por correio depois do dia das eleições.

Assim sendo, a Pensilvânia tenciona contar os votos postais recebidos até três dias depois do dia das presidenciais, enquanto a Carolina do Norte vai contar aqueles recebidos até dia 12 de novembro, desde que tenham sido enviados até ao dia das eleições.

17h23 – Biden lidera em quatro dos seis Estados onde continua a contagem

Com a contagem de votos ainda por fechar em seis Estados, Joe Biden segue à frente em quatro deles: Pensilvânia (com mais 0,1 por cento do que Trump), Nevada (mais 1,7 por cento), Arizona (mais 1,4 por cento) e Geórgia (com mais 1585 votos).

17h11 – Nancy Pelosi: “Em breve poderemos chamar a Biden presidente eleito”

Nancy Pelosi afirmou, em conferência de imprensa, que “muito em breve poderemos retirar o hífen de ‘vice-presidente’ Joe Biden e passar a chamá-lo de presidente eleito Joe Biden”.

“É um dia feliz para o nosso país”, acrescentou a democrata e presidente da Câmara dos Representantes. “Joe Biden promove a união, está determinado em unir as pessoas. Porque respeita todos os pontos de vista”.

17h03 – Dois homens armados foram detidos na noite de quinta-feira junto a um local de contagem de votos em Filadélfia, revelou um porta-voz da polícia dessa cidade da Pensilvânia.

16h53 – Biden consegue mais 20 mil votos no Nevada, liderando agora com 49,7 por cento, contra os 48,1 de Trump.

16h26 - “Penso que vai haver uma transição pacífica de poder”, diz conselheiro de Trump

O conselheiro económico de topo de Donald Trump, Larry Kudlow, disse esta sexta-feira acreditar que irá “haver uma transição pacífica de poder”, quando questionado se tal será necessário para que a bolsa se mantenha estável.

“Este é um grande país, esta é a maior democracia do mundo, e guiamo-nos pela força da lei, e o mesmo se aplica ao presidente”, declarou.

15h55 – Com uma margem muito estreita entre os dois candidatos, “vai haver uma recontagem na Geórgia”, acaba de anunciar o secretário de Estado Brad Raffensperger.

15h50 – Falta contar apenas quatro mil votos na Geórgia. Neste momento, Biden segue à frente nesse Estado, mas por apenas dois mil votos de diferença. Tudo está em aberto.

15h45 – Joe Biden alarga a vantagem sobre Donald Trump na Pensilvânia

A contagem atualizada de votos aponta para 6737 votos de diferença entre os candidatos, com o democrata na liderança.

15h25 – Campanha de Biden reage a recusa de Trump em conceder a presidência

A campanha de Joe Biden já reagiu às notícias de que Donald Trump não pretende conceder a presidência.

“Tal como dissemos a 19 de julho, o povo americano é quem decide estas eleições. E o Governo dos Estados Unidos é perfeitamente capaz de de pôr os intrusos fora da Casa Branca”, garantiu o porta-voz Andrew Bates, em comunicado.

14h56 - Campanha de Trump garante que vai contestar o resultado das eleições

"Estas eleições não terminaram. As projeções falsas de Joe Biden como vencedor são baseadas em resultados em quatro Estados que estão longe do final", disse o responsável pela campanha de Trump, Matt Morgan, numa declaração divulgada há momentos.

14h47 - A diferença de votos entre Biden e Trump nos Estados agora decisivos é mínima

Esta imagem da CNN revela bem essa realidade.
14h31 - Ivanka Trump no Twitter

Filha de Donald Trump diz que todos os votos devem ser contados mas todos os votos ilegais não devem ser contados. "Isto não devia ser controverso". E acrescenta que "eleições livres e justas são os alicerces da nossa democracia".

14h24 - Republicanos começam a afastar-se de Trump

O senador Republicano Pat Toomey, da Pensilvânia, disse que o discurso de quinta-feira do Presidente foi "muito difícil de ver" e garante que as alegadas acusações de fraude "não têm substância".

14h16 - O New York Times escreve que os votos que estão a ser contados na Pensilvânia não incluem aqueles que chegaram depois do dia 3 de novembro

Nesta altura estão a contar votos do dia da Eleição.

14h11  - Espaço aéreo agora restrito sobre a casa de Joe Biden em Wilmington, Delaware

Medida aplicada depois dos últimos resultados que apontam para a vitória do candidato democrata nestas eleições.

O espaço aéreo também passa a estar controlado sobre o Chase Center, onde deve acontecer o discurso de vitória de Joe Biden.

13h59 - CNN avança que Trump terá dito a pessoas do círculo próximo que não pretende conceder a presidência

13h52 - Biden à frente também na Pensilvânia

As últimas atualização da contagem dos votos colocam o candidato Democrata à frente na Pensilvânia. A diferença é de apenas 5587.

Basta a Biden vencer a Pensilvânia para ser eleito presidente dos EUA. A verdade é que nesta altura o candidato democrata lidera também no Nevada, Arizona e Geórgia, pelo que a vitória pode ser bem mais folgada do que era expectável.

13h20 - Lider do Senado Mitch McDonnel escreve no twitter que todos os votos devem ser contados e que os tribunais é que decidem eventuais disputas.

13h19 - CNN diz que Serviços Secretos estão a enviar mais elementos para Delaware em antecipação a uma possível vitória de Joe Biden.

Em caso de vitória, os Serviços Secretos praticamente replicam os níveis de segurança do Presidente aos do Presidente eleito, explilca a CNN.

12h42 - Sem qualquer fundamento nas alegações de fraude nas eleições norte-americanas, a campanha de Trump criou uma linha telefónica para onde as pessoas podem ligar para denunciar situações de alegada fraude

12h31 - Esperados para breve mais resultados na Pennsylvania

12h29 - CNN diz que a equipa de Biden já está a montar uma estratégia para garantir apoios e aliados para validar a legitimidade das eleições

11h13 - Biden aumenta a vantagem na Geórgia

Mesmo assim, são apenas 1096 votos em relação a Donald Trump.

11h01 - Se Biden vencer na Geórgia será o primeiro presidente democrata a conseguir esse resultado desde 1992, com Bill Clinton

10h51 - Joe Biden recolhe fundos para o que espera ser uma longa e cara batalha nos tribunais lançada por Trump

10h29 - CNN diz que Biden devem também em breve liderar na Pennsylvania

Trump vai neste momento à frente.

10h28 - Contagem na Geórgia

Já foram contabilizados 98 por cento dos votos. Na ponta final Biden deu a volta e lidera neste Estado.

10h26 - Às três da manhã em Washington Trump escrevia que o Twitter estava fora de controlo

10h14 - O que precisa de saber nesta altura

Joe Biden lidera a contagem para o Colégio Eleitoral com 253 votos contra os 213 de Trump. Precisa de 270 para vencer as eleições.

Se vencer na Geórgia, Biden fica com 269 votos para o Colégio Eleitoral. Mas há outros dois Estados onde o candidato Democrata lidera a contagem nesta altura: Arizona e Nevada. E mesmo na Pennsylvania, onde ainda está atrás de Trump, os especialistas em eleições norte-americanas indicam que os votos que estão por contar vão aumentar a percentagem de Biden neste Estado.

09h49 - Joe Biden passa Donald Trump na contagem dos votos na Geórgia. Lidera neste momento com mais 917 votos. 

A Geórgia representa 16 votos para Colégio Eleitoral. A vitória de Biden aqui será a grande surpresa destas eleições, a par de uma possível vitória no Arizona. A última vez que os Democratas venceram na Geórgia foi em 1992. Trump em 2016 venceu com uma diferença superior a 200 mil votos.

Se Biden vencer aqui, terá apenas que garantir também a vitória ou no Nevada ou no Arizona para vencer as eleições.  

Terceiro dia após as eleições nos EUA e ainda não há confirmação do nome do próximo Presidente dos EUA. Mas isso deve acontecer hoje. A contagem continua. São quatro os Estados decisivos.