NATO arranca com exercícios em larga escala para proteger novo território nórdico

por Joana Raposo Santos - RTP
Segundo Helsínquia, o exercício batizado de Steadfast Defender 24 "será o mais substancial da NATO das últimas décadas". Ministério da Defesa do Reino Unido via Reuters

A NATO iniciou esta segunda-feira novos exercícios em larga escala no sentido de defender o seu recém-alargado território, que inclui agora a nórdica Suécia. São mais de 20 mil os soldados de 13 países que participam nestes exercícios, com duração de quase duas semanas. Para além da Suécia, os militares vão atuar também na Noruega e Finlândia.

“O exercício vai demonstrar a capacidade operacional, coesão e vontade da NATO de defender toda a área da Aliança”, escreveram num comunicado as forças militares finlandesas. “Pela primeira vez, a Finlândia vai participar como membro da NATO num exercício coletivo de defesa”, enviando quatro mil soldados, acrescentou.

Este país nórdico, que aderiu à Aliança Atlântica em abril de 2023, partilha uma fronteira de aproximadamente 1.340 quilómetros com a Rússia. Já a Suécia deverá entrar formalmente na organização já em março, depois de ter visto a sua adesão ratificada pela Hungria, após muita hesitação. Segundo Helsínquia, o exercício batizado de Steadfast Defender 24 “será o mais substancial da NATO das últimas décadas”.

Tanto a Suécia como a Finlândia desenvolveram laços apertados com a NATO depois da Guerra Fria, mas a adesão à Aliança apenas foi colocada seriamente em cima da mesa após a invasão russa da Ucrânia, iniciada em fevereiro de 2022. Os dois países vizinhos pediram a adesão conjunta em maio desse ano.

Para além destas duas nações, participam nos exercícios em larga escala a Alemanha, Bélgica, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Noruega, Países Baixos e Reino Unido.
“Mais importante do que nunca”
Cerca de metade das tropas envolvidas vão realizar exercícios terrestres, com as restantes a treinarem no mar – usando mais de 50 submarinos, fragatas, corvetas, porta-aviões e navios anfíbios – e no ar – com mais de 100 caças, aeronaves de transporte e de vigilância marítima e helicópteros, segundo as forças militares suecas.

“Precisamos de ser capazes de responder a ataques e de travar quem quer que tente desafiar as nossas fronteiras, valores e democracia”, vincou o brigadeiro Tron Strand, da Força Aérea norueguesa, em comunicado. “Com a atual situação de segurança na Europa, o exercício é extremamente relevante e mais importante do que nunca”.

No seu site, a NATO salienta que o norte da Europa “representa uma área importante e estrategicamente localizada” para a Aliança Atlântica e que os exercícios lá praticados “aumentam a prontidão e a capacidade nórdicas de conduzir operações conjuntas de larga escala em condições meteorológicas desafiantes”.

No dia 7 de março, o presidente finlandês, Alexander Stubb, e o primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Store, vão visitar o local dos exercícios no norte da Noruega.

c/ agências
pub