Ofensiva russa na Ucrânia. A evolução da guerra ao minuto

por Carlos Santos Neves - RTP

Heikki Saukkomaa - Reuters

Acompanhamos aqui todos os desenvolvimentos sobre a ofensiva militar desencadeada pela Rússia na Ucrânia.

Mais atualizações

23h00 - Dirigentes europeus felicitam Ucrânia por vitoria na Eurovisão

22h50 - Nem a ameaça de minas afasta ucranianos das praias de Odessa

22h40 - Mikholayv espera ataque massivo nas próximas horas

22h25 - Rússia prossegue combates no Donbass enquanto redefine estratégias

22h10 -Mais 1.2 milhões de ucranianos deportados para a Rússia
21h45 - Tropas ucranianas consolidam posições em Kharkiv

21h30 - Adesão à NATO põe fim a neutralidade histórica da Finlândia e da NATO
21h10 - Partido social-democrata da Suécia apoia adesão do país à NATO

20h50 - Mais de 70% dos finlandeses passaram a apoiar adesão à NATO

20h30 - Finlândia avança com pedido de adesão à NATO

20h10 - NATO acolhe adesão da Finlândia e da Suécia

17h45 - Adesão da Suécia à NATO no Parlamento segunda-feira

A primeira-ministra sueca Magdalena Adersson afirmou que vai ao Parlamento esta segunda-feira em busca de apoio para a adesão à NATO.

"Amanhã irei garantir que existe um apoio parlamentar alargado no Riksgad para uma candidatura sueca e depois disso estaremos prontos a tomar uma decisão governamental", afirmou em conferência de imprensa.

Anderssson pode estar confiante já que a candidatura tem um apoio esmagador no parlamento sueco.

17h20 - "Segurança da Suécia mais bem servida" com adesão à NATO

A primeira-ministra da Suécia reagiu à aprovação do seu partido do pedido de adesão à Aliança Atlântica sublinhando que a segurança do país fica mais garantida, após a invasão russa da Ucrânia.

"A melhor coisa para a segurança da Suécia e do povo sueco é aderir à NATO", afirmou Magdalena Adersson em conferência de imprensa. "Acreditamos que a Suécia necessita das garantias formais de segurança providenciadas por integrar a NATO".

17H10 - Senado dos EUA vota esta semana ajuda à Ucrânia

Um novo pacote de auxílio à Ucrânia no valor de 40 mil milhões de dólares deverá ser votado pelo Senado na próxima quarta-feira, anunciou o líder republicano do Senado Mitch McConnel.

A votação será precedida de um voto regimental amanhã.

"Esperamos invocar cloture - por uma margem significativa - na segunda-feira o que abriria caminho à provação do suplemento na quarta-feira", afirmou aos reporteres.

Mcconnel falava em Estocolmo depois de uma visita a Kiev no sábado e referia-se ao procedimento parlamentar que limita a 30 horas o debate de uma questão.

16h50 - Comportamento russo anula acordos com NATO diz Alemanha

A ministra alemã dos Negócios Estrangeiros afirmou esta tarde que o comportamento da Rússia significa que os antigos acordos de cooperação assinados em 1997 são agora letra-morta.

"O Governo russo tornou evidente que o Acordo de Base NATO-Rússia já náo vale nada a seus olhos. Por isso devemos agora reconhecer que este acordo básico foi igualmente terminado unilateralmente pela Rússia, não pela NATO", afirmou aos jornalistas Annalena Baerbock depois da reunião dos membros da Aliança em Berlim.

O acordo de 1997 destinava-se a fomentar a confiança e a limitar a presença armada de ambos na Europa de Leste. A NATO suspendeu a cooperação prática com a Rússia em 2014 após Moscovo anexar a Península da Crimeia.

A Rússia suspendeu a sua missão na NATO e encerrou os escritórios da Aliança em Moscovo no mês de outubro de 2021, em resposta à expulsão de diplomatas russos do grupo de contacto, sob acusação de espionagem.

16h35 - Social-democratas da Suécia aprovam adesão à NATO

O partido no poder na Suécia revelou em comunicado apoio total à adesão do país à NATO, abandonando décadas de oposição, após a invasão russa da Ucrânia e criando uma grande maioria parlamentar em favor da pertença à Aliança.

"O Conselho Diretivo do partido na sua reunião de 15 de maio, 2022, decidiu que o partido irá trabalhar para a Suécia apresentar a sua candidatura à NATO", referiu o comunicado da cúpula social-democrata.

A primeira-ministra Magdalena Andersson deverá apresentar a candidatura à NATO nos próximos dias.

Apesar da decisão subsistem vozes contrárias, que consideram que o país se está a precipitar para apresentar a candidatura em simultâneo com a Finlândia.

O partido Social-Democrata sueco precisou assim que se opõe ao estacionamento no território sueco de bases permanentes da NATO e de armas nucleares, algo que não é exigido para aderir à Aliança.

16h25 - NATO admite reforçar presença na Suécia e na Finlândia antes da adesão

O secretário-geral da NATO admitiu hoje que a Aliança poderá reforçar a sua presença na Suécia e na Finlândia para dar "garantias de segurança" aos dois países enquanto não se concretiza a sua adesão à organização.

"Haverá um período entre a candidatura e a adesão como membros de pleno direito. A adesão da Suécia e da Finlândia importa à NATO e procuraremos formas de dar garantias de segurança, incluindo aumentar a presença da NATO no Báltico e dentro e em redor da Suécia e da Finlândia, obviamente em consulta" com os dois países, disse Jens Stoltenberg em conferência de imprensa após uma reunião informal dos chefes da diplomacia da Aliança em Berlim.

O princípio "um por todos, todos por um", previsto no artigo 5.º, sobre solidariedade em caso de agressão, só se aplica quando estiver terminada a ratificação da adesão por todos os Estados-membros.

No caso do último país a aderir, a Macedónia do Norte, o processo demorou um ano.

"A Finlândia e a Suécia estão preocupadas com o período intermédio (...), vamos tentar acelerar esse processo", afirmou hoje Stoltenberg.

O secretário-geral da NATO mostrou-se ainda confiante de que será possível encontrar um consenso com a Turquia, que na sexta-feira classificou como um erro a eventual adesão da Suécia e da Finlândia, considerando que Ancara não tem intenção de bloquear a entrada dos dois países escandinavos.

"Estou confiante de que seremos capazes de encontrar um terreno comum, um consenso sobre a forma de avançar nas questões da adesão", disse.

(Agência Lusa)

16h10 - Países da NATO darão apoio militar enquanto Kiev precisar garante MNE alemã

Os Estados-membros da NATO estão dispostos a dar ajuda militar à Ucrânia enquanto for necessário, garantiu hoje a ministra alemã dos Negócios Estrangeiros, Annalena Baerbock, após uma reunião ministerial da Aliança em Berlim.

"Estamos de acordo em não abrandar os nossos esforços nacionais, em particular em matéria de assistência militar, e em não o fazer enquanto a Ucrânia precisar dessa assistência para garantir a defesa do seu país", disse a ministra.

Baerbock, anfitriã da reunião informal dos ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO, que hoje terminou em Berlim, disse também que a Aliança Atlântica espera a Suécia e a Finlândia "de braços abertos".

"Cumprem os padrões e participam em missões conjuntas", disse.

(Agência Lusa)

16h05 - Conversa com Putin foi "calma" e sem ameaças

Entrevistado pelo programa 'Estado da União' da norte-americana CNN, o primeiro-ministro finlandês levantou o véu sobre a sua conversa com o Presidente russo, Vladimir Putin, sobre o pedido de adesão à NATO decidido por Helsínquia.

O tom da conversa foi comedido e sem quaisquer ameaças, afirmou Sauli Ninisto.

"Ele confirmou que considera o pedido um erro. Não estamos a ameaçar-vos. Em geral, o debate foi muito, posso dizer, calmo e descontraído", revelou Ninisto.

16h00 - Blinken falou com homólogo turco e está confiante

O secretário de Estado dos Estados Unidos da América revelou que esteve em diálogo com o seu homólogo turco sobre as preocupações de Ancara quanto à adesão da Finlândia e da Suécia à NATO após a reunião este domingo dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos membros da organização.

Antony Blinken saiu otimista do encontro bilateral.

"Não pretendo caracterizar a conversa específica que tivemos com o ministro dos Negócios Estrangeiros ou durante as próprias sessões da NATO, mas posso adiantar isto: ouvi quase em todo o laod, um apoio muito grande à adesão [da Finlândia e da Suécia] à Aliança", afirmou aos reporteres em Berlim.

"Se for isso o que escolherem fazer, estou confiante de que teremos um consenso sobre isso", acrescentou Blinken.

15h30 - EUA apoiam "fortemente" as adesões da Finlândia e da Suécia diz Blinken

Os Estados Unidos apoiam "fortemente" os pedidos de adesão da Suécia e da Finlândia à NATO, assegurou hoje em Berlim o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken.

"Os Estados Unidos apoiarão fortemente a candidatura da Suécia ou da Finlândia à NATO quando optarem por submeter formalmente a candidatura para entrarem na Aliança", disse Blinken após uma reunião de ministros dos negócios estrangeiros da NATO.

A Finlândia anunciou hoje que pretende aderir à NATO, alargando assim a aliança militar ocidental que conta com 30 membros, numa resposta à invasão da Ucrânia pela Rússia.

14h54 - Stoltenberg diz que Kiev "pode ganhar" a guerra

O secretário-geral da NATO defende que a Ucrânia "pode ganhar" a guerra contra a Rússia e avisou que a candidatura da Finlândia e da Suécia à Aliança prova que "uma agressão não compensa".

Para Stoltenberg, a principal ofensiva russa, na região oriental do Donbass, "está em ponto morto" e a Rússia "não está a atingir os seus objetivos estratégicos".

Por isso, o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte mostrou-se confiante de que Kiev "pode ganhar" a guerra.

Sobre a candidatura anunciada da Finlândia e da Suécia à Aliança Atlântica, Stoltenberg disse que a entrada dos dois países seria "um momento histórico".

14h44 - Blinken sublinha união da NATO


Em sentido análogo, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, quis assinalar, em Berlim, o mento de união reforçada da Aliança Atlântica, face à invasão russa da Ucrânia.
O chefe da diplomacia dos Estados Unidos manifestou apoio quer às potenciais adesões de Finlândia e Suécia, quer ao sexto pacote de sanções da União Europeia contra Moscovo.

14h24 - Encerramento da reunião ministerial da NATO em Berlim

O secretário-geral da Aliança Atlântica e a ministra alemã dos Negócios Estrangeiros destacaram aquele que poderá ser um momento histórico para o Ocidente, com as potenciais adesões da Finlândia e da Suécia.

Sempre com a tónica na ideia de uma NATO mais forte, ambos expressaram a vontade de que o processo de alargamento decorra com rapidez, uma vez ultrapassadas as reticências da Turquia.
"Quando vocês estiverem prontos, nós estamos prontos", afirmou a governante alemã.

13h54 - Como uma família de Odessa viu a vitória da Ucrânia na Eurovisão

A vitória na Eurovisão foi recebida com alegria na Ucrânia e, por momentos, fez esquecer a guerra.
Os enviados especiais da RTP, Paulo Jerónimo e Marques de Almeida, acompanharam em Odessa a reação de uma família ucraniana que assistiu na televisão ao festival.

13h44 - RTP em Odessa. Sirenes não param de tocar


Multiplicam-se os avisos para que a população de Odessa não se aproxime das praias, constataram os enviados especiais da RTP a esta cidade do sul da Ucrânia.


13h42 - RTP em Kiev. Ataque com mísseis contra Lviv domina atenções


O ataque russo com quatro mísseis contra Lviv, no oeste da Ucrânia, perto da fronteira com a Polónia, pode ter uma leitura simbólica, como explicou a repórter da RTP Cândida Pinto.


13h24 - "Daqui para a frente, a relação com a Rússia vai ser diferente"

Os enviados da RTP à capital da Finlândia, José Manuel Rosendo e Jaime Guilherme, descreveram o ambiente naquele país nórdico, na sequência da oficialização da vontade aderir à NATO.


13h15 - O dia em que a Finlândia oficializou o caminho para a NATO

O anúncio oficial foi feito ao final da manhã deste domingo pelo presidente e pela primeira-ministra finlandeses.
Ambos falam de um dia histórico e esperam que todo o processo seja rápido e sem complicações.

12h47 - "Decisão histórica para futuras gerações"

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Finlândia recorreu ao Twitter para reforçar os argumentos a favor da candidatura do país à NATO, oficialmente lançada pelo presidente e pela primeira-ministra finlandeses.

A pertença à NATO, sustenta o Ministério, "oferece a maior segurança à Finlândia", dado facto de o ambiente de segurança "ter fundamentalmente mudado".


O ministro finlandês dos Negócios Estrangeiros, Pekka Haavisto, é citado no tweet: "Ao juntar-se à NATO, a Finlândia vai fortalecer a sua própria segurança e a de toda a Europa. Estamos a tomar esta decisão histórica para futuras gerações".

12h33 - Papa Fapela a líderes políticos para que sejam "protagonistas da paz"

O papa voltou este domingo a apelar ao diálogo e à paz e pediu aos líderes políticos que sejam "protagonistas da paz e não da guerra".

O sumo pontífice da Igreja Católica fez este apelo no início da oração Regina Caeli (Rainha do Céu), que coincidiu com a proclamação de dez novos santos, naquela que foi a primeira cerimónia de canonização realizada no Vaticano nos últimos três anos.

"Estes santos fomentaram o crescimento social e espiritual, enquanto, infelizmente, no mundo aumentam as tensões, as guerras e as distâncias. Que os novos santos inspirem o diálogo e sobretudo os corações e as mentes dos que têm cargos de responsabilidade e estão chamados a ser protagonistas da paz e não da guerra", afirmou Francisco.

12h00 - "Não temos indicação de quaisquer problemas na NATO"

A primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin, mostra-se convencida de que não haverá quaisquer reticências no seio da NATO às adesões da Finlândia e da Suécia - apesar de serem conhecidas as dúvidas da Turquia.

"Não temos qualquer indicação de quais problemas na NATO para a adesão da Finlândia ou da Suécia", disse Marin durante a conferência de imprensa partilhada com o presidente finlandês, Sauli Niinistö.
"Já estamos muito interligados e somos parceiros próximos da NATO. Vimos algumas declarações sobre aogumas questões, mas penso que é muito importante que tenhamos estas discussões com os países de uma forma muito calma", completou.

Por sua vez, o presidente da Finlândia disse ter falado já um mês com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, de quem obteve o apoio à adesão do país nórdico à NATO, pelo que se declara agora "confuso" face às notícias de reticências de Ancara.


11h31 - Finlândia oficializa intenção de aderir à NATO

A Finlândia acaba de anunciar, como era esperado, que tenciona aderir à NATO, em resposta ao que considera ser a ameaça militar acrescida da Rússia, na sequência da invasão da Ucrânia.

"Este é um dia histórico. Uma nova era começou", clamou o presidente finlandês, Sauli Niinistö, durante uma conferência de imprensa conjunta com a primeira-ministra do país, Sanna Marin.
O Parlamento finlandês deve aprovar esta decisão nos próximos dias. Uma vez cumprido este passo, o pedido formal de adesão à NATO será submetido à sede da organização em Bruxelas, o que poderá acontecer já durante a próxima semana.

11h12 - Reunião da NATO. "Rússia está a caminho de dura derrota estratégica"


Em Berlim, cidade anfritriã de uma reunião ministerial da NATO, o ministro português dos Negócios Estrangeiros sustentou este domingo que "a Rússia está a caminho de uma dura derrota estratégica", na sequência da invasão da Ucrânia. João Gomes Cravinho disse ainda haver uma "boa base para otimismo" face eventuais adesões da Suécia e da Finlândia à Aliança Atlântica, apesar do ceticismo turco.

"Tivemos também a oportunidade de começar a falar do futuro, isto é, que tipo de relação com a Rússia será possível ter uma vez terminada a guerra na Ucrânia, porque a Rússia é uma permanência da vida e é necessário estabelecer um diálogo com a Rússia", afirmou o governante.
"Contudo, esse diálogo não pode permitir absolutamente qualquer ganho de causa, qualquer tipo de expansão territorial, qualquer tipo de vantagem conquistada pela força. Quanto a isso há uma determinação absoluta por parte de todos os países da NATO", completou Gomes Cravinho.

Questionado sobre as dúvidas suscitadas pela Turquia, a propósito das potenciais adesões da Suécia e da Finlândia, o ministro dos Negócios Estrangeiros indicou que está em curso "um processo de diálogo para resolver as divergências".

Gomes Cravinho admitiu que a guerra possa prolongar-se durante anos, dadas as diferenças entre as estruturas militares da Rússia e da Ucrânia.

11h02 - Italianos denunciam ciberataques ao festival da Eurovisão

A polícia italiana afirma que conseguiu travar vários ciberataques, por parte de um grupo pró-russo, durante a votação e noutros momentos do Festival Eurovisão da Canção.

Os hackers do grupo Killnet e da filial Legion tentaram, segundo as autoridades italianas, infiltrar-se na noite de abertura e durante a final desta 66ª edição do festival.

Foi reforçada a colaboração com a RAI - Radiotelevisão Italiana "para garantir a segurança durante eventos internacionais".

10h50 - Política de "porta aberta"

A ministra britânica dos Negócios Estrangeiros, Liz Truss, defende que a NATO deve preservar uma política de "porta aberta", referindo-se às potenciais candidaturas da Suécia e da Finlândia.

"A política de porta aberta da NATO é essencial e, se Finlândida e Suécia decidirem candidatar-se para aderirem, é claro que isso reforçaria a aliança e a segurança da Europa como um todo", disse.

Os ministros reunidos na capital alemã, continuou Truss, concordaram em manter o apoio aos esforços da UcrÂnia para "empurrar a Rússia".

"Putin tem de sofrer uma derrota sustentada na Ucrânia. A Rússia deve ser contida e uma tal agressão não pode voltar a acontecer", reforçou a governante britânica.

"A segurança da Ucrânia deve resultar da sua capacidade para se defender. Os aliados devem apoiar a transição da Ucrânia para equipamento com o padrão da NATO, fornecendo imediatamente artilharia, treino e a especialização requerida".

10h40 - Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia em Berlim

O ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, adianta ter-se encontrado este com o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, em Berlim, onde decorre uma reunião ministerial da NATO.

Kuleba afirma ter recebido a promessa de "mais armas e outra ajuda" para a Ucrânia.


"Concordámos em tabalhar de perto para assegurar que as exportações de alimentos da Ucrânia cheguem a consumidors de África e da Ásia", acrescentou o governante ucraniano no Twitter.

10h18 - Vitória na Eurovisão recebida com "muito entusiasmo"

Os enviados especiais da RTP a Odessa, no sul da Ucrânia, deram conta da forma como os ucranianos estão a reagir à vitória no festival da Eurovisão.


10h02 - Geoana acredita em consenso na NATO

O vice-secretário-geral da NATO, Mircea Geoana, manifesta-se convicto quanto a um consenso para a adesão da Finlândia e da Suécia à Aliança Atlântica.
A convicção foi partilhada já esta manhã, em Berlim, no encontro dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos países-membros da organização.

9h43 - Mísseis russos destroem infraestrutura militar no oeste da Ucrânia

Quatro mísseis russos abateram-se, esta manhã, sobre uma infraestrutura militar em Yavoriv, no oeste da Ucrânia, já perto da fronteira da Polónia.

"O objeto está completamente destruído", adiantou no Telegram o governador regional, Maxim Kozistky.

9h38 - Ministra alemã dos Negócios Estrangeiros toma posição

A chefe da diplomacia alemã, Annalena Baerbock, afirma que Berlim deixou tudo preparado para um rápido processo de ratificação das potenciais candidaturas de suecos e finlandeses à NATO.

"Se decidirem juntar-se, podem juntar-se rapidamente", declarou a governante.

"Devemos assegurar que eles tenham garantias de segurança, não pode haver um período de transição, uma área cinzenta em que os seus estatutos sejam incertos", continuou.

O período de ratificação das adesões da Suécia e da Finlândida à NATO pode durar até um ano - durante este período, os dois países não estariam ainda protegidos pelo artigo 5, ao abrigo do qual um ataque a um aliado é um ataque a todos os países-membros da Aliança Atlântica.

9h05 - Líderes europeus e da NATO felicitam Ucrânia por vitória na Eurovisão

Responsáveis europeus e da Aliança Atlântica saíram a público para saudar a Ucrânia pela vitória no Festival Eurovisão da Canção, considerando que este resultado deixa patente o apoio público ao país invadido pela Rússia.

"Gostaria de dar os parabéns à Ucrânia por vencer o Festival da Eurovisão da canção. E isto é algo que não digo de forma ligeira porque ontem [sábado] vimos o enorme apoio público de toda a Europa e Austrália pela sua coragem", afirmou o vice-secretário-geral da NATO, Mircea Geoana.

Geoana, que falava no arranque do segundo dia de uma reunião informal dos ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO, em Berlim, precisou que a mensagem a enviar "é que os russos lançaram a guerra mais brutal e cínica desde a II Guerra Mundial".

Por sua vez, no Twitter, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, deu os parabéns aos vencedores, sublinhando o apoio de toda a União Europeia.

"Hoje [ontem] à noite a vossa música ganhou o nosso coração. Estamos a comemorar esta vitória em todo o mundo. A União Europeia está convosco", escreveu.

8h42 - Alargamento da NATO sobre a mesa de reunião ministerial em Berlim

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos países-membros da NATO estão reunidos este fim de semana em Berlim. A Suécia e a Finlândia são países convidados do encontro.
Está ser avaliada a possibilidade de um alargamento da Aliança Atlântica.

8h40 - Contexto de guerra. "Portugal é beneficiário líquido"

O presidente da República diz que Portugal é, neste momento, um "beneficiário líquido" da situação internacional.
Marcelo Rebelo de Sousa considera que a guerra na Ucrânia favorece o investimento e o turismo no país.

8h29 - A vitória da Ucrânia na Eurovisão

A votação esmagadora do público deu a vitória à banda ucraniana.
Eis aqui o resumo da noite da final do festival.

7h54 - Contraofensiva ucraniana a leste

A Reuters noticia que as tropas ucranianas estão a mover uma contraofensiva para tentar repelir as forças russas que ocupal Izium, no leste do país. Contudo, as tropas de Moscovo estarão a obter ganhos noutras zonas do Donbass.

7h22 - Ponto de situação


  • O Governo da Finlândia deverá oficializar este domingo a intenção de aderir à NATO, noticiam as agências internacionais. Na Suécia, o partido no poder entrega-se a uma reunião decisiva que pode abrir caminho a candidaturas conjuntas à Aliança Atlântica.

  • Caso estas candidaturas à NATO avancem, caem por terra políticas de neutralidade militar com mais de 75 anos, no caso da Finlândia, e mais de dois séculos, no caso da Suécia.

  • O presidente russo, Vladimir Putin, voltou a advertir nas últimas horas a Finlândia para as consequências da adesão à NATO: tal candidatura, afirmou o Kremlin em comuncado, vai "afetar negativamente as relações russo-finlandesas".

  • Milhões de pessoas morrerão à fome se a Rússia não permitir a exportação de cereais da UcrÂnia a partir de portos bloqueados, avisa o G7.

  • Uma grande coluna com centenas de automóveis transportou refugiados de Mariupol, no sul da Ucrânia, para Zaporizhia. Os refugiados chegaram a esta cidade na noite de sábado.

  • A Ucrânia venceu o festival Eurovisão com o tema "Stefania", interpretado pela Kaluch Orchestra. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, saudou esta conquista e manifestou a esperança de receber, um dia, uma final deste evento numa "livre e reconstruída" Mariupol.

  • O Governo ucraniano afirma que Moscovo pretende realizar "um referendo", que pode acontecer já este domingo, sobre a pertença de Mariupol à Rússia.

  • Volodymyr Zelensky aponta para "negociações muito dífíceis" tendo em vista a próxima fase da evacuação e Mariupol e, em concreto, do complexo siderúrgico Azovstal.

  • O embaixador russo nos Estados Unidos, Anatoly Antonov, afirma que os diplomatas do seu país em Washington estão a ser ameaçados de violência e assediados pelos serviços secretos norte-americanos.