Reportagem

Papa Francisco: a peregrinação a Fátima em direto

por RTP

Pela primeira vez, o Papa Francisco está em Portugal. O Sumo Pontífice aterrou em Monte Real às 16h09, tendo depois seguido para Fátima, onde rezou com os peregrinos. Regressou à noite para a benção das velas. As cerimónias são retomadas este sábado.

Mais atualizações


22h58: Termina a procissão das velas

Está terminada a procissão das velas em Fátima e o acompanhamento ao minuto das celebrações.  

Este sábado, o Papa Francisco regressa ao Santuário onde irá celebrar a eucaristia. As cerimónias podem ser acompanhadas em direto na RTP e no site da RTP a partir das 9h00.



22h25: Papa Francisco sai do recinto de Fátima

Depois do rosário e da benção das velas, o Sumo Pontífice sai do recinto do Santuário de Fátima para repousar na Casa de Nossa Senhora do Carmo. Começa a procissão das velas. 


21h42: Papa Francisco reza terço com os peregrinos

É dado início à oração do Rosário em Fátima. O Papa Francisco vai rezar o terço com os peregrinos que se encontram no Santuário de Fátima. 

21h20: O Papa Francisco reza atualmente junto à Capelinha das Aparições

O Papa Francisco regressou ao Santuário de Fátima por volta das 21h00. Está agora na Capelinha das Aparições para uma oração com os peregrinos.

21h00: Francisco regressa ao recinto do santuário

Após o jantar, Francisco volta a bordo do Papamóvel ao recinto do Santuário de Fátima para a bênção das velas. Acompanhe em direto na RTP.



20h47: Como é viajar com o Papa?

Fátima Campos Ferreira foi a única jornalista de televisão portuguesa a acompanhar o Papa Francisco no voo entre Roma e Monte Real. Esta tarde, a repórter explicou na RTP como foi a viagem a bordo do Airbus da Alitalia.



20h40: Pausa para jantar e descanso

O Papa Francisco continua na Casa de Nossa Senhora do Carmo numa pausa para descanso e jantar. Recuperamos aqueles que são os principais momentos deste dia. 


19h32: Francisco pede em Fátima "concórdia entre todos os povos"

O papa Francisco pediu "a concórdia entre todos os povos", na oração que fez na Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima, onde chegou esta tarde para as cerimónias que assinalam o Centenário das Aparições.

Repetindo as suas preocupações em relação aos conflitos que ocorrem em diversas partes do mundo, como "bispo vestido de branco", pediu a Nossa Senhora para, "no mais íntimo" do seu "Imaculado Coração", que veja "as dores da família humana que geme e chora neste vale de lágrimas".

O papa evocou, na ocasião, o exemplo dos beatos Francisco e Jacinta Marto, que no sábado serão canonizados no início da eucaristia no recinto do Santuário da Cova da Iria.

"Percorreremos, assim, todas as rotas, seremos peregrinos de todos os caminhos, derrubaremos todos os muros e venceremos todas as fronteiras, saindo em direção a todas as periferias, aí revelando a justiça e a paz de Deus", afirmou Francisco na sua oração, acrescentando: "Seremos, na alegria do Evangelho, a Igreja vestida de branco, da alvura branqueada no sangue do Cordeiro derramado ainda em todas as guerras que destroem o mundo em que vivemos".

Francisco fez esta oração depois de ter rezado perante a imagem de Nossa Senhora de Fátima durante perto de oito minutos, ao longo dos quais os milhares de peregrinos presentes no santuário, tal como o papa, se mantiveram em silêncio.

c/ Lusa

19h10: Papa regressa às 21h30

O Papa Francisco vai regressar ao Santuário de Fátima às 21h30 para a Procissão das Velas. A emissão especial continua na RTP1, com a participação de Fátima Campos Ferreira, a única jornalista de televisão portuguesa a viajar no avião que transportou Francisco até Monte Real. 

18h53: Papa Francisco regressa ao Papamóvel. 

O Papa Francisco dá mais uma volta pelo Santuário, para grande emoção dos peregrinos presentes no Santuário. Francisco ruma agora ao Casa de Nossa Senhora do Carmo para jantar e descansar antes da Procissão das Velas

18h50: Papa oferece Rosa de Ouro a Nossa Senhora de Fátima

O Sumo Pontífice ofereceu uma nova Rosa de Ouro ao Santuário de Fátima. É a terceira rosa que é oferecida pelo Vaticano.

18h45: Quase 800 peregrinos assistidos nos serviços de saúde no Santuário de Fátima

Perto de 800 peregrinos foram assistidos nos serviços de apoio à saúde em Fátima desde quinta-feira, tendo 16 deles sido transferidos para hospitais onde receberem cuidados mais diferenciados, segundo fonte da Proteção Civil.

Fonte da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) disse à agência Lusa que, até às 18:00 de hoje, foram assistidos 773 peregrinos nos postos do INEM, Cruz Vermelha Portuguesa e Bombeiros.

A quase totalidade dos casos foram resolvidos nos meios de saúde disponíveis no recinto, tendo 16 peregrinos sido transferidos para unidades hospitalares, adiantou a mesma fonte.

Estes dados referem-se aos atendimentos registados no âmbito da operação de proteção e socorro montada para a visita do Papa Francisco a Fátima.

18h30: Francisco reza oração escrita especialmente para esta peregrinação

O Papa Francisco terminou o seu momento de recolhimento junto da imagem de Nossa Senhora de Fátima. Segue-se uma oração comum escrita especialmente para este evento: uma "Salvé Rainha" dedicada a Nossa Senhora de Fátima.

18h26: Dois túneis de acesso ao Santuário encerrados por razões de segurança

Os dois túneis de acesso ao recinto do Santuário de Fátima estão encerrados desde as 17h15 de hoje por razões de segurança, medida que está a causar indignação dos peregrinos, que foram surpreendidos.

Os militares da GNR junto aos acessos dos túneis da ala norte e sul colocaram barreiras e estão a informar os peregrinos de que não podem entrar no recinto do santuário por estes dois locais, devendo dirigir-se a outras entradas, constatou a agência Lusa.

"Por razões de segurança não podem entrar por aqui", informou um militar da GNR a uma peregrina que estava no acesso ao túnel da ala norte

18h22: Papa Francisco na Capelinha das Aparições

O Sumo Pontífice está já junto da imagem de Nossa Senhora de Fátima na Capelinha das Aparições. Faz-se silêncio no Santuário para um momento de recolhimento e oração.

18h15: Papa Francisco entra no recinto

O Sumo Pontífice acaba de entrar no recinto do Santuário de Fátima. O Papa Francisco vai percorrer o eixo central rumo à Capelinha das Aparições.

18h10: Papa Francisco chega à Rotunda Sul



17h55: Caravana sai do Estádio

O papamóvel e restante caravana já está em andamento. A escolta da GNR acompanha o Papa nesta caminhada de cerca de três quilómetros até ao recinto do santuário.

17h44: Francisco aterra no Estádio de Fátima

Depois de ter contornado o Santuário, o helicóptero que transporta o Santo Padre aterrou no Estádio Municipal de Fátima. Francisco seguirá até ao recinto do Santuário no Papamóvel.



17h37: Helicóptero contorna Santuário

O helicóptero que transporta o Papa Francisco contornou o recinto do Santuário de Fátima a baixo altitude. Os peregrinos dão as boas-vindas ao Sumo Pontífice e cantam "Aleluia".

17h27: Papa abandona Monte Real

O Papa Francisco saiu da Base Aérea de Monte Real. Um helicóptero da Força Aérea transporta o Sumo Pontífice até ao Estádio Municipal de Fátima. Outros helicópteros transportam as restantes individualidades, nomeadamente o Presidente da República.



17h17: Biógrafa diz que a Francisco interessa a "manifestação da fé popular" em Fátima

A jornalista no Vaticano Elizabetta Piqué, autora de uma biografia sobre o papa, disse hoje à Lusa que o que mais interessa a Francisco sobre Fátima é a "manifestação de fé popular".

Elizabetta Piqué, autora do livro "Francisco: Vida e Revolução" (2013), que já foi adaptado a filme, é uma dos 69 jornalistas que viajam hoje a bordo do avião que leva Francisco de Roma até à base aérea de Monte Real, para o início da visita a Fátima, a que a repórter atribui "um significado muito importante".

"Para o papa, o importante é que se manifeste a fé popular. Se houve visões, segredos, quantos segredos, isso não é importante. O importante é que as pessoas vão [ao santuário] e o importante é esta manifestação de fé, esta devoção popular, que é um facto", afirmou a vaticanista, correspondente do jornal argentino La Nación.

Segundo Elizabetta Piqué, "se são ou não verdade as visões, isso não é importante" para o papa argentino.

c/ Lusa

17h08: O momento da aterragem

Recuperamos o momento da aterragem do avião que transportou o Papa Francisco até Monte Real e os primeiros cumprimentos oficiais.

17h04: Papa Francisco sai da Capela

Ouvem-se alguns cânticos junto da capela, que estão a ser entoados por um grupo coral. Francisco está acompanhado pelas mais altos representantes militares e religiosos nacionais e da base aérea de Monte Real. 

Ouvem-se já os helicópteros que transportarão a comitiva até ao Estádio Municipal de Fátima. O Papa volta a subir para o carrinho de golfe que transportará o Sumo Pontífice até junto dos helicópteros para abandonar a base aérea.

Alguns populares que se encontram no local despedem-se de Francisco com lenços brancos.

16h58: Papa reza na Capela da Base Aérea

O Papa Francisco encontra-se atualmente na Capela da Base Aérea para orar a Nossa Senhora do Ar, padroeira da Força Aérea. Encontram-se na capela vários militares e seus familiares.

16h50: Papa falou com jornalistas no avião

O papa Francisco afirmou hoje que a viagem a Fátima é "algo especial, de oração" e de "encontro com o Senhor e com a santa mãe de Deus".

"Esta viagem é algo especial, uma viagem de oração de encontro com o Senhor e com a santa mãe de Deus", disse Francisco aos 69 jornalistas que seguiram no voo papal em direção a Monte Real onde o papa aterrou às 16:10 e de onde partirá para Fátima de helicóptero.

A curta mensagem à imprensa foi feita menos de uma hora após a partida do aeroporto de Fiumicino pelas 14:10 locais (13:10 em Lisboa). "Obrigada pela companhia e o trabalho que ides fazer", afirmou, dirigindo-se aos jornalistas.

A terminar, reiterou o agradecimento: "Obrigada pela companhia e vamos em frente".

De seguida como é habitual nos voos papais, o líder da Igreja Católica cumprimentou, um a um, todos os jornalistas que seguiam a bordo, e acedeu aos pedidos para benzer e autografar fotografias ou terços e também para tirar fotografias. Nalguns casos, recebeu lembranças, mas também 'pedidos' especiais, como uma carta da mãe de um jornalista sul-americano.

O papa percorreu o avião rodeado de seguranças e funcionários da Santa Sé. A maior parte dos jornalistas presentes no voo são vaticanistas, com acreditação permanente junto da Santa Sé.

A viagem foi acompanhada pela jornalista da RTP Fátima Campos Ferreira. Acompanharam também a viagem outros seis jornalistas portugueses, da Rádio Renascença e da agência Ecclesia (acreditados no Vaticano), Jornal de Notícias, Diário de Notícias e Lusa.

Depois dos cumprimentos de Francisco, os jornalistas aproveitaram para se levantarem e conviver na zona do avião em que viajavam - a passagem para a frente do aparelho, onde seguia o papa e a sua comitiva, estava proibida.

A viagem, a bordo de um avião da Alitalia, durou cerca de três horas.

c/ Lusa


16h45: Termina o encontro entre o Papa e o Presidente

O encontro entre o Presidente da Republica e o Papa Francisco terminou às 16h45. Apenas cerca de um minuto deste encontro foi de acesso aos jornalistas. O Papa entregou um Mosaico de Nossa Senhora de Fátima a Marcelo e o Presidente beijou a mão do Sumo Pontífice.

O Papa Francisco segue agora num carrinho de golfe, acompanhado do Bispo das Forças Armadas, para a capela de Monte Real. O Papa terá contacto com alguns doentes e tempo para uma oração.

16h33: Papa Francisco está atualmente num encontro reservado com Marcelo Rebelo de Sousa.

O encontro entre o chefe da Igreja Católica e o Presidente da República decorre numa sala da Torre de Controlo. Não há imagens do interior da sala.

16h25: Prestadas honras militares ao Papa Francisco.

16h22: Papa Francisco sai do avião. 

O Papa Francisco saiu do avião às 16h22, tendo pisado solo português poucos segundos depois. O Sumo Pontífice cumprimentou já Marcelo Rebelo de Sousa, com quem caminha na Base Aérea de Monte Real. Vão ser prestadas honras militares dentro de momentos.

Em Fátima, a chegada foi acompanhada através dos ecrãs gigantes, onde se encontram milhares de peregrinos.

16h09: Papa Francisco aterra em Portugal.

O Airbus A321 da Alitalia aterrou na Base Aérea de Monte Real às 16h09. Foi de seguida colocadas as bandeiras de Portugal e do Vaticano junto da parte dianteira do avião.



16h08: Avião está já a poucos quilómetros de Monte Real. O Airbus A321 já se vê na Base Aérea de Monte Real. Acompanhe a aterragem em direto na RTP3.

15h55: Marcelo em Monte Real

O Papa Francisco aterra dentro de poucos minutos em Monte Real. O Presidente da República já está na base aérea para receber o Papa Francisco. A chegada de Marcelo Rebelo de Sousa foi registada há momentos pela Força Aérea Portuguesa.



15h44 : Entrou em Portugal.

O avião que transporta o Papa Francisco acaba de entrar em espaço aéreo português. O airbus A321 passa agora a ser escoltado por dois F16 da Força Aérea Portuguesa. O avião ruma agora à Base Aérea de Monte Real, no concelho de Leiria.

No momento em que o avião cruzou a fronteira, ouviu-se o hino português em Monte Real.



15h27: Dois F16 descolam da base aérea de Monte Real. Viaja até a fronteira, perto de Castelo Branco.
Começará a fazer escolta ao avião que transporta o Papa quando este entrar em espaço aéreo nacional.


15h24: Papa Francisco sobrevoa Espanha

O avião que transporta o Papa sobrevoa atualmente Espanha. Deverá aterrar em Monte Real por volta das 16h00. Em breve, os F16 que farão escolta ao avião papal irão sair da Base Aérea Nº5.



14h30 - Fiéis aguardam Papa em Fátima

São milhares os peregrinos que esperam por Francisco. Entre eles, um grupo de 80 pessoas que partiu de Viana do Castelo e que foi acompanhado pela RTP. O grupo chegou a Fátima esta quinta-feira. Veja as imagens:



14h20 - Tolerância de ponto nos serviços públicos

Esta sexta-feira é também dia de tolerância de ponto nos serviços públicos devido à visita do Papa. Escolas, centros de saúde, hospitais e todos os outros organismos do Estado estão encerrados. Muitos utentes foram apanhados de surpresa.



14h15 - A bordo do voo papal

A visita do Papa a Portugal está a ser acompanhada por jornalistas de todo o mundo. A bordo do Airbus seguem 69 jornalistas. A rede social Twitter serve para muitos desses profissionais irem desvendando um pouco do que se passa a bordo.

Ficamos a conhecer um outro pormenor: uma imagem de Nossa Senhora de Bonaria, que deu o nome a Buenos Aires, acompanha sempre o Papa no avião.


14h00 - Peregrinos marcam lugar no Santuário

Ao início da noite de quinta-feira já havia peregrinos a marcar lugar no recinto do Santuário para tentarem ver o Papa de perto. A chuva não ajudou, mas nem por isso desmobilizaram.



13h51 - Operação de segurança em Fátima "dentro da normalidade"

O porta-voz da GNR informou que, até ao momento, não foram registadas "ocorrências de relevo", nem qualquer incidente com peregrinos no acesso ao Santuário de Fátima.

Em relação ao trânsito, esta força de segurança garante que "não existem constrangimentos" nos principais acessos ao recinto, encontrando-se os parques de estacionamento mais próximos do santuário completos.

"Até ao momento, nas várias fases desta operação - e hoje entramos na terceira fase -, está tudo a decorrer com muita normalidade", afirmou aos jornalistas também a ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa.

13h45 - Segurança elevada em Fátima

A segurança em Fátima está já no nível dois numa escala de três. A Operação para a visita do Papa envolve quase mil operacionais da Protecção Civil. Quase setecentos estão já no terreno.



13h35 - Milhares de peregrinos aguardam Francisco em Fátima

No Santuário de Fátima, são muitos os peregrinos que aguardam a chegada do Papa, que deverá acontecer mais ao fim da tarde.



13h20 - Marcelo Rebelo de Sousa vai receber Papa na base aérea de Monte Real

O Presidente da República esteve esta manhã em Fátima, mas encaminhou-se depois para a base aérea de Monte Real, onde vai receber o Sumo Pontífice. À RTP, Marcelo diz que vê em Francisco um líder espiritual. Marcelo lembra que se trata de um papa com uma marca muito especial.


Na base aérea, tudo está pronto para receber Francisco. A hora de chegada foi antecipada em 20 minutos. O avião deverá aterrar às 16h00, quando inicialmente estava previsto que chegasse às 16h20.



13h12 – Papa Francisco já está a caminho de Portugal

Avião que transporta o papa Francisco para Portugal partiu de Roma às 14h12 locais (13:12, hora de Lisboa). Este é o momento em que o Papa entra no Airbus da Alitalia. A bordo do avião seguem também 69 jornalistas. Entre eles está Fátima Campos Ferreira, jornalista da RTP.


Portugal está em contagem decrescente para a chegada de Francisco, o quarto Papa a visitar Fátima. O Sumo Pontífice deve chegar à Base Aérea de Monte Real às 16h20, onde será recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Depois de uma curta viagem de helicóptero, o Papa Francisco dirige-se para o Santuário de Fátima. Às 18h15, visita a Capelinha das Aparições para um momento de oração.

Antes da partida de Roma para Portugal, Francisco deixou um apelo aos fiéis no Twitter: “Peço a todos que se juntem a mim como peregrino da esperança e da paz: que as vossas mãos em oração continuem a apoiar as minhas”.

Uma visita como peregrino, rodeada de fortes medidas de segurança. A complexa operação de segurança mobiliza, por dia, pelo menos seis mil operacionais de diferentes serviços. O controlo de fronteiras foi temporariamente reposto e as Forças Armadas foram chamadas à ação, com destaque para o reforço do policiamento aéreo, com a criação de zonas de exclusão e a instalação de um sistema anti-drones.

Uma explosão em Roma na manhã desta sexta-feira está a ser investigada pelas autoridades italianas, que por agora afastam a hipótese de atentado. No entanto, o fantasma do terrorismo ensombra a Europa por estes dias.

Em visita a Fátima, nas primeiras horas da manhã, o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa veio dizer que “não tem nenhum medo” no que toca a questões de segurança.



Na quarta-feira, o Papa deixou uma mensagem aos peregrinos portugueses. Francisco agradeceu o sacrifício e as orações do "querido povo português".