Reportagem

Sismo de magnitude 7.8 provoca mais de três mil mortos na Turquia e na Síria

por Inês Moreira Santos, Mariana Ribeiro Soares, Carlos Santos Neves, Inês Geraldo - RTP

Agência Ihlas via Reuters

Um sismo de magnitude 7.8 na escala aberta de Richter, ocorrido no sudeste da Turquia, causou mais de 3800 mortos e milhares de feridos na Turquia e na Síria. Acompanhamos aqui a situação ao minuto.

Mais atualizações

00h00 - Quase 4.000 mortos confirmados na Turquia e na Síria

É a maior catástrofe na Turquia em quase um século.

Há mais de 3.800 mortos confirmados, se incluirmos também a Síria. Mas os especialistas admitem que possam chegar aos 10 mil.

Na Turquia há mais de 2.200 vítimas mortais e na Síria o último balanço dá conta de mais de 1.440 mortes.

Há milhares de feridos e um número indeterminado de desaparecidos.

Pouco passava das quatro da manhã quando um terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter atingiu o sul da Turquia e o norte da Síria.

As autoridades turcas reportam centenas de réplicas desde o abalo principal, que aconteceu pouco depois das quatro da manhã a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia, onde mais de cinco mil edifícios ruíram.

As operações de socorro não param, numa corrida contra o tempo para tentar encontrar sobreviventes entre os escombros. O frio, a neve e o gelo dificultam os trabalhos.

23h15 - Sismo agrava ainda mais condições de vida de milhões de refugiados

Na Síria e na Turquia os sismos tornaram ainda mais difícil a vida de milhões de refugiados que já viviam em condições miseráveis.

22h50 - Síria promete à ONU entregar ajuda a "todos os sírios"

O embaixador sírio nas Nações Unidas garantiu ajuda "para todos os sírios em todo o território", mesmo o que não está sob controlo do governo.

Bassam Sabbbagh reuniu-se esta segunda-feira, em Nova Iorque, com o secretário-geral da ONU, António Guterres, para transmitir o pedido de ajuda expresso pelo seu governo, que se comprometeu a “facilitar todos os procedimentos necessários para que as organizações internacionais prestem ajuda humanitária” em resposta ao sismo que atingiu a Síria e a Turquia.

“Garantimos à ONU que estamos prontos para ajudar e coordenar a entrega de ajuda a todos os sírios em todo o território sírio”, disse o embaixador numa conferência, citado pela AFP.

22h00 - Confirmados 2.379 mortos e 14.483 feridos

O terramoto que abalou o sudeste da Turquia matou até ao momento 2.379 pessoas e feriu outras 14.483, de acordo com os números oficiais avançados pelo vice-presidente turco, Fuat Otkay.

Fuat Otkay apontava, mais de vinte horas após o primeiro abalo de 7.8 que total de 7.840 pessoas foram retiradas dos escombros e que 4.748 edifícios estão completamente arrasados.

21h08 - Tragédia na Turquia e Síria. Destruição registada em vários vídeos amadores

O primeiro abalo na Síria e Turquia apanhou todos de surpresa, mas a forte réplica já foi registada em dezenas de vídeos amadores. Muitos gravavam o rasto de destruição, quando acabaram por captar o novo sismo e vários edifícios a ruir.


21h01 - Grupo português de 52 pessoas pronto para ir para a Turquia

Portugal disponibilizou ajuda para a Turquia após o sismo desta segunda-feira. A RTP apurou que foi estabelecido um grupo de 52 operacionais, entre sapadores, proteção civil, INEM e GNR, incluindo seis cães de busca e socorro.


20h53 - Mais de três mil mortos e milhares de feridos

Dois terramotos sucessivos na Turquia provocaram destruição generalizada no país e na vizinha Síria. Os números provisórios apontam para mais de três mil mortos, com muitos mais por contabilizar.

Foram destruídas mais de 30 cidades, milhares de edifícios acabaram reduzidos a pó e enterraram famílias inteiras.

Os voluntários procuram sobreviventes, mas a vastidão da destruição, a neve, o frio, e sobretudo a falta de meios num território em guerra como a Síria, fazem prever o pior.

Os especialistas calculam que os sismos tenham feito mais de 12 mil mortos.


20h36 - Autoridade Palestiniana vai enviar equipas médicas e de resgate à Turquia e à Síria

Membros da defesa civil palestiniana e equipas médicas vão ser enviadas à Turquia e à Síria para ajudar nas operações de resgate após o terremoto que abalou a região, disse o primeiro-ministro da Autoridade Palestiniana, Muhammad Shtayyeh, num comunicado na segunda-feira.

"Foram tomadas as providências necessárias para a chegada de equipas de resgate com os países afetados para facilitar o acesso às áreas afetadas e prestar assistência às vítimas do terremoto", disse Shtayyeh.

20h07 - Número de mortos supera os 3000 na Turquia e na Síria

Segundo dados provisórios das autoridades turcas, morreram mais de 3000 pessoas na Turquia e na Síria, avança a AFP.

Na Turquia, o número provisório de vítimas mortais subiu na para 1.762 mortos, de acordo com o órgão público de gestão de catástrofes. Na Síria, o número de mortos já ultrapassou os 1.300

As equipas de resgate continuam a procurar sobreviventes e os desaparecidos, pelo que se espera que o número de mortos continue a crescer.

19h49 - UE ativa resposta à crise para coordenar apoio ao terremoto na Turquia e na Síria

A presidência sueca da União Europeia ativou a resposta integrada à crise política (IPCR) para coordenar as medidas de apoio da UE em resposta ao terremoto na Turquia e na Síria, anunciou o Conselho da UE em comunicado.

Os acordos IPCR reforçam a capacidade da UE para tomar decisões rápidas quando enfrenta grandes crises intersetoriais que requerem uma resposta a nível da UE. Através deste mecanismo, a presidência do Conselho coordena a resposta política à crise, reunindo instituições da UE, Estados-membros e outros atores-chave.

19h35 - Número de mortos na Turquia e na Síria sobe para pelo menos 2.724

O número de mortos na Turquia e na Síria aumentou para pelo menos 2.724 e o de feridos subiu para 13.580, segundo a imprensa internacional, citada pela CNN Internacional.

A Turquia regista, até agora, 11.119 feridos e a Síria 2.461.

O número total de mortos na Síria subiu para 1.073. A agência de notícias SANA indica que há 593 em áreas controladas pelo governo e o grupo "Capacetes Brancos", oficialmente conhecido como Defesa Civil da Síria, registou 480 mortes em áreas controladas pela oposição.

Já o número total de mortos na Turquia subiu para 1.651, de acordo com o vice-presidente da Turquia, Fuat Oktay.

19h24 - Emirados Árabes Unidos prometem 13 milhões de dólares em ajuda à Síria

Os Emirados Árabes Unidos prometeram, esta segunda-feira, uma ajuda de 13,6 milhões de dólares para a Síria, segundo a imprensa local, citada pela AFP.

O primeiro-ministro Sheikh Mohammed bin Rashid al-Maktoum "ordenou o envio de ajuda humanitária urgente aos afetados na Síria", informou a agência de notícias oficial WAM.

18h58 - Mais de seis mil pessoas resgatadas

O diretor da Autoridade de Emergência e Desastre da Turquia anunciou que cerca de 6445 pessoas foram resgatadas dos escombros após o sismo de 7.8 em Gaziantep.

Orhan Tatar explicou também que mais de cinco mil edifícios colapsaram.

18h44 - Portugal já tem contingente caso mecanismo europeu seja acionado

Portugal já tem uma força pronta no caso de ser acionada pelo mecanismo europeu.

São 52 elementos na área da busca e salvamento. Integra elementos da ANEPC, INEM, GNR, Regimento de Sapadores Bombeiros e seis k9 (cães).

18h38 - Castelo romano com mais de 2.000 anos colapsou após sismo

Situado no topo de uma colina, o Castelo de Gaziantep foi construído ao longo dos séculos II e III como torre de vigia.



18h22 - UNICEF mostra preocupação com crianças

A organização lembrou que o primeiro abalo foi sentido por volta das 4h00 da madrugada, numa altura em que a maioria das pessoas afetadas estavam a dormir.

"As imagens que estamos a ver da Síria e da Turquia são arrebatadoras. O facto de o primeiro sismo ter acontecido de madrugada, quando muitas crianças estavam a dormir profundamente, tornou-o ainda mais devastador, e os abalos que se seguiram também implicam perigos. Os nossos pensamentos estão com as crianças e famílias afectadas, especialmente aquelas que perderam entes queridos ou que ficaram feridas. A nossa prioridade imediata é assegurar que as crianças e as famílias afectadas recebam o apoio de que tanto necessitam.”

A UNICEF lembrou ainda os problemas que as crianças da Síria têm sentido nos últimos anos e que novas doenças, transmitidas através da água, podem vir a ser um problema no futuro.

18h12 - Turquia decreta uma semana de luto nacional

Recep Tayyip Erdogan anunciou esta segunda-feira que a Turquia estará de luto nos próximos sete dias, devido à tragédia que ainda se vive na sequência de um sismo de 7.8 na escala de Richter no sudeste do país.

"Devido aos sismos que tiveram lugar no nosso país, no dia 6 de fevereiro de 2023 foi declarado luto nacional durante sete dias. A nossa bandeira vai estar a meia-haste até ao pôr do sol do próximo domingo, dia 12 de fevereiro", escreveu Erdogan num tweet.

18h07 - Número de mortes na Síria sobe para 968

O número de mortes na Síria subiu para os 968. Juntamente com os 1651 mortos declarados na Turquia, o número total de vítimas mortais já ultrapassa os 2600.

17h28 - Número de mortes na Turquia sobre para os 1651

O ministério turco da Saúde anunciou que o número de mortes na Turquia subiu para os 1651. Há também mais de 11 mil feridos.

Com os números até agora registados na Síria, o número total de vítimas mortais ultrapassa os dois mil.

17h16 - Guterres pede solidariedade internacional para ajudar Turquia e Síria

António Guterres já lamentou esta tarde o sismo que abalou a Turquia e a Síria.

O secretário-geral da ONU revelou também que as Nações Unidas estão a mobilizar-se para ajudar na reposta de emergência que irá ser dadas às populações das regiões mais afetadas.

António Guterres diz ainda que é tempo da comunidade internacional ser solidária com uma região do mundo que tem sido martirizada pela guerra da Síria.

16h50 - Primeiro-minsitro grego falou com Erdogan

Kyriakos Mitsotakis telefonou a Tayyip Erdogan, apesar das relações tentas entre os dois países.

O primeiro-ministro grego expressou condolências e reiterou que a Grécia está preparada para mandar ajuda humanitária para a Turquia.


16h35 - António Guterres garantiu ajuda de emergência para a Turquia e a Síria

António Guterres garantiu esta segunda-feira que as Nações Unidas estão preparadas para uma resposta de emergência, na Turquia e na Síria, devido ao terramoto desta madrugada. Palavras do secretário-geral das Nações Unidas ouvidas durante a apresentação das prioridades da organização para o ano de 2023.


16h33 - Não há registo de vítimas portuguesas na Turquia e na Siria até ao momento

Uma informação prestada à RDP Internacional pelo secretário de Estado das Comunidades.

Ainda com números provisórios, já foram identicados turistas portugueses e 141 estudantes Erasmus na Turquia.O Governo vai continuar a acompanhar a situação, garante Paulo Cafôfo.

Para qualquer emergência poderá contactar a Embaixada de Portugal em Ancara através do número de telemóvel +90 532 605 13 57, ligado 24 horas por dia e também disponível em WhatsApp.

16h27 - França vai enviar ajuda para a Turquia

O ministro francês do Interior annciou que cerca de uma centena de operacionais especializados em resgates vão voar esta tarde para a Turquia para ajudar nas operações de
resgate no país.

Gerald Darmanin explicou, em publicação nas redes sociais, que a ajuda francesa acontece na sequência de um pedido de ajuda por parte da Turquia e do mecanismo europeu de solidariedade.

"A França mostra toda a sua solidariedade com a Turquia nestas circunstâncias terríveis", concluiu.

15h54 - Mais de 1500 pessoas mortas na Turquia

O vice-presidente da Turquia anunciou que o total de mortes no país aumentou para os 1541. Fuat Oktay anunciou que perto de dez mil pessoas ficaram feridas e que perto de 3500 edifícios colapsaram com a força do sismo.

15h07 - Turquia pede ajuda de emergência à NATO

A Turquia enviou um pedido formal à NATO e aos aliados para receber ajuda para responder às consequências do terramoto desta segunda-feira.

O país pediu assistência médica e equipamentos, várias unidades de busca e salvamento, bem como "hospitais de campanha totalmente equipados e à prova de fenómenos climáticos extremos".

14h52 - Guterres diz que ONU está pronta para prestar apoio

"Estou profundamente triste com as notícias dos terremotos devastadores na Turquia e na Síria e ofereço as minhas sinceras condolências às famílias das vítimas", escreveu o secretário-geral das Nações Unidas no Twitter.

António Guterres diz que a ONU "está pronta para apoiar os esforços de resposta de emergência".


14h36 - Número de mortos na Turquia e na Síria ultrapassa os 2000

O último balanço do governo turco aponta para 1498 o número de mortos no terramoto desta segunda-feira.

Com esta atualização, o número de mortos na Turquia e na Síria ultrapassa os 2000. Na última atualização, o governo sírio e equipas de resgate em áreas rebeldes apontam para pelo menos 783 vítimas.

14h26 - Turquia fecha as escolas até 13 de fevereiro

O ministro da Educação da Turquia anunciou que as escolas vão estar encerradas durante uma semana, até 13 de fevereiro, em consequência do terramoto desta segunda-feira.

14h06 - EUA disponibilizam ajuda à Turquia

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse estar "profundamente triste" com a tragédia na Turquia e na Síria e prometeu ajuda por parte de Washington.

“Instruí a minha equipa a continuar a monitorizar de perto a situação em coordenação com a Turquia e fornecer toda e qualquer ajuda necessária”, escreveu o presidente norte-americano no Twitter.


13h57 - Presidente do IPMA. "Sismo vai ter impacto enorme e durante muito tempo"

O físico Miguel Miranda explicou, no Jornal da Tarde, que não há "evidência histórica", na Turquia, de um sismo com a magnitude daquele que ocorreu" na madrugada desta segunda-feira e cujos efeitos se estenderam à Síria.


13h45 - Número de mortos ultrapassa os 1900

Os dados avançados pela Síria e pela Turquia apontam para pelo menos 1900 mortos em ambos os países em consequência do abalo desta segunda-feira.

De acordo com a agência pública de gestão de desastres da Turquia (AFAD), o número de mortos aumentou para 1121 naquele país e há ainda 7634 feridos. Orhan Tatar, chefe do departamento AFAD, avançou ainda que 2.834 edifícios foram destruídos no terremoto e foram registadas 120 réplicas.

Por sua vez, na Síria, o governo e equipas de resgate em áreas rebeldes apontam para pelo menos 783 vítimas.

13h36 - Países enviam equipas para ajudar vítimas de sismo na Turquia e Síria

Portugal está disponível para integrar o esforço europeu de ajuda à Turquia e à Síria, mas espera ainda a avaliação das necessidades no terreno.


13h32 - Vladimir Putin telefonou a Assad

De acordo com a presidência síria, o presidente da Rússia já entrou em contacto com Bashar Al Assad para expressar condolências e explicar que está disposto a enviar ajuda humanitária para o país.

13h30 - Testemunho sobre o sismo. Português a percorrer o mundo está na Turquia

André Sousa, um português que está a viajar de mota pelo mundo, chegou há quatro dias à Turquia. Está em Gaziantep, a apenas sete quilómetros da zona onde se registou o epicentro do sismo.


13h21 - As imagens da destruição causada por sismo na Turquia e na Síria

São inúmeros os vídeos que correm nas redes sociais do momento em que a terra tremeu na Turquia e na Síria. Um desses vídeos é o de um prédio de seis pisos que colapsa como se fosse um castelo de cartas.

Aconteceu na província de Sanlurfa, no sul da Turquia.

13h14 - Netanyahu revela que Síria pediu ajuda humanitária

De acordo com a Reuters, Benjamin Netanyahu revelou que teve um pedido de ajuda humanitária a partir da Síria, estado considerado inimigo de Israel.

Netanyahu disse que ordenou envio de ajuda para a Turquia e que um "diplomata" fez o mesmo pedido para a Síria.

"Também recebemos um pedido de ajuda semelhante para as muitas vítimas do sismo na Síria. Instruí que também fosse enviado ajuda humanitária para a Síria", explicou Netanyahu.

13h04 - Organização Mundial da Saúde prevê "salto" no número de mortes

De acordo com a Reuters, a Organização Mundial de Saúde disse que o número de mortes na Turquia e na Síria vai aumentar exponencialmente devido ao colapso de vários edifícios.

"Penso que é expectável que o número de mortes vai aumentar significativamente", disse Rick Brennan, diretor de emergência regional para o mediterrâneo oriente da OMS.

"Houve muitos colapsos de edifícios e esse número vai aumentar ao redor do epicentro do sismo".

Brennan explicou que a OMS está a aumentar o número de pessoas no sul da Turquia, especialmente em Gaziantep.

12h43 - Sismo sentido na Gronelândia

O Centro Geológico da Dinamarca e Gronelândia revelou que o sismo sentido na Turquia e Síria que já fez mais de 1000 vítimas mortais sentiu-se na Gronelândia e Dinamarca.

"Os sismos mais fortes na Turquia foram registados nos sismógrafos da Dinamarca e da Gronelândia", disse Tine Larsen, à AFP.

"As ondas do sismo chegaram ao sismógrafo da ilha de Bornholm, aproximadamente cinco minutos depois de o sismo ter começado. Oito minutos depois, o sismo chegou à costa da Gronelândia", acrescentou Larsen.

12h14 - China admite mandar ajuda humanitária

Um porta-voz da Agência de Desenvolvimento e Cooperação Internacional da China disse esta segunda-feira que o país está disposto a enviar ajuda humanitária para a Turquia e Síria.

A China também expressou condolências e preocupação pelo número de mortos e desaparecidos.

11h59 - União Europeia mobiliza equipas de resgate

Mais de dez equipas de resgate foram mobilizadas pela União Europeia para ajudar a Turquia, depois de o país ter sido atingido por um violento sismo.

A informação foi avançada esta segunda-feira de manhã pela Comissão Europeia.

"Foram mobilizadas de forma rápida equipas de resgate da Bulgária, Croácia, Chéquia, França, Grécia, Hungria, Malta, Países, Polónia e Roménia para irem para o palco de operações".

Itália, Portugal, Espanha e Eslováquia já ofereceram os seus préstimos para ajudar a Turquia. O sismo também afetou a Síria, havendo mais de 500 vítimas mortais no país.

11h25 - Número de mortos na Turquia e na Síria ultrapassa os 1500

Pelo menos 1504 pessoas foram mortas esta segunda-feira na Turquia e na Síria em consequência do sismo de magnitude 7.8.

Apenas na Síria, pelo menos 592 pessoas morreram e há mais de 1089 feridos.

Na Turquia, o último balanço aponta para 912 vítimas mortais e 5385 feridos.

11h20 - Portugal disponível para integrar equipa de resgate

O ministro da Administração Interna diz que Portugal disponibilizou ajuda em resgate e emergência médica ao mecanismo europeu de emergência e proteção civil ao sismo que ocorreu na Turquia, embora 11 países europeus já se mobilizaram para essa ajuda.
José Luís Carneiro adianta que neste momento a Autoridade Nacional Emergência e Proteção Civil está a avaliar as necessidades desse apoio.

11h00 - Ucrânia oferece-se para enviar "um grande número de equipas de resgate" à Turquia

A Ucrânia disse que está pronta para enviar um "grande número de equipas de resgate" à Turquia para ajudar nas operações de resgate após um forte terremoto que matou mais de 1000 pessoas neste país e na vizinha Síria.

"A Ucrânia está pronta para enviar um grande número de trabalhadores humanitários à Turquia para ajudar a lidar com a crise. Estamos a trabalhar em estreita colaboração com o lado turco para coordenar sua distribuição", disse o ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros, Dmytro, no Twitter.

10h52 - Novo sismo de magnitude 7.7 atinge centro da Turquia

Um segundo terramoto de magnitude 7.7 foi sentido na região central da Turquia, segundo informou o Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo (EMSC).

O terremoto ocorreu quatro quilómetros a sudeste da cidade turca de Ekinozu.

10h42 - Imagens mostram momento em que criança é resgatada dos escombros na Síria

Imagens mostram uma criança a ser retirada do meio dos escombros de um edificio que colapsou em Azaz, na Síria.
As equipas de resgate tentam salvar as vítimas que ainda estão subterradas. Contam-se já centenas de feridos.

10h35 - Marcelo Rebelo de Sousa enviou condolências ao presidente turco

O presidente da República enviou uma mensagem solidária a Recep Tayip Erdogan.

Segundo uma nota publicada na página da Presidência da República, neste momento não existem relatos de vítimas portuguesas na Turquia e na Síria.

10h32 - Imagens mostram prédios de seis andares a desabar

Um prédio de seis pisos colapsou na província de Sanliurfa, no sul da Turquia.

O edifício não aguentou o tremor de terra que chegou a 7,8 na escala de Richter.


10h17 - Número de mortos na Turquia sobe para 912

O número de mortos do terramoto desta segunda-feira aumentou para 912 e há pelo menos 5383 feridos, segundo dados divulgados pelo presidente turco.

Combinados, os números da Turquia e da Síria apontam para 1200 vítimas mortais.

Segundo Recep Tayip Erdogan, 2818 prédios desabaram, o que aumenta as probabilidade de o número de mortos ser muito superior.

De acordo com o presidente turco, 45 países ofereceram ajuda para os trabalhos de resgate.

9h55 - António Costa manifesta disponibilidade de Portugal para ajudar a Turquia e a Síria

Na rede social Twitter, o primeiro-ministro disse que "Portugal está solidário e disponível para ajudar" a Turquia e a Síria, "em coordenação com os nossos parceiros".


9h50 - Falta de qualidade das construções aumenta estragos e consequências

Os peritos não têm dúvidas que a falta de qualidade das construções vai fazer aumentar o número de vítimas. Ouvido pela jornalista Rosa Azevedo, o presidente da sociedade portuguesa de engenharia sísmica explica que a forma como alguns edifícios ruíram mostra que os prédios não foram construídos para aguentar os abalos sísmicos.

João Azevedo lembra que se trata de uma zona identificada como de elevado risco sísmico.


9h46 – Obra da central nuclear de Akkuyu sai ilesa

A empresa russa que está a construir a central nuclear turca de Akkuyu garante que o complexo não sofreu danos com o sismo.

“Foram sentidos aqui tremores de terra com uma magnitude de cerca de 3, mas os nossos especialistas não deram conta de quaisquer danos em estruturas de edifícios, gruas ou equipamento”, adiantou Anastasia Zoteeva, da estatal russa Rosatom, citada pela agência RIA.

“Em todo o caso, estamos a fazer extensas medições de diagnóstico para garantir que a construção e as operações de instalação possam continuar em segurança”, indicou a mesma responsável.

9h42 - ONU na Síria prepara coordenação de assistência nas áreas afetadas pelo sismo

O escritório das Nações Unidas na Síria anunciou que está a trabalhar para coordenar a assistência em todas as áreas nas províncias afetadas pelo sismo com epicentro na Turquia que matou mais de 600 pessoas em ambos os países.

"A ONU na Síria expressa as suas mais profundas condolências e solidariedade a todas as pessoas afetadas pelo terremoto desta manhã e já está a trabalhar para coordenar a assistência em todas as nossas áreas de alcance na Síria, nas províncias afetadas de Aleppo, Hama, Idlib e Latakia", divulgou o escritório da ONU na sua conta oficial no Twitter.

O Ministério da Saúde sírio confirmou mais 237 mortos e mais de 600 feridos nas províncias de Hama, Tartus, Latakia e nas partes de Aleppo que administra, enquanto os Capacetes Brancos, um grupo de socorristas que opera exclusivamente nas áreas da Síria nas mãos da oposição, indicou que há mais de 120 mortos nas províncias do noroeste de Idlib e Aleppo.

O Centro Nacional de Monitorização Sísmica da Síria disse que o terremoto, que ocorreu perto da fronteira da Turquia com a Síria, foi o "mais forte" registado pelos sistemas sírios desde que entraram em funcionamento, em 1995.

(agência Lusa)

9h33 - Números provisórios apontam para 386 mortos na Síria

O terramoto, com epicentro na Turquia, provocou pelo menos 386 mortos e 988 feridos no norte da Síria, de acordo com relatórios provisórios.

Segundo a televisão síria, 239 pessoas morreram na sequência do desabamento de casas e 648 ficaram feridas em várias cidades, incluindo Aleppo, a segunda maior cidade da Síria.

9h28 - Presidente do IPMA diz que números são uma "subavaliação da situação"

O presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) diz que os números de mortos anunciados até agora do sismo de magnitude 7.8 na Turquia "são seguramente subavaliação da situação".

Segundo Jorge Miranda, um sismo desta magnitude pode significar entre mil a dez mil fatalidades.


9h23 - Governo português expressa solidariedade

O Governo português exprime, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, total solidariedade para com as autoridades e o povo turcos, lamentando os efeitos do sismo.

“Estamos chocados com as notícias que chegaram da Turquia esta manhã sobre o terrível terramoto. O Governo Português manifesta a sua total solidariedade com o povo e o Governo da Turquia", escreve o Ministério dos Negócios Estrangeiros no Twitter.


9h10 - Exército turco cria corredor aéreo para equipas de busca e resgate

As forças armadas turcas criaram um corredor aéreo para permitir que equipas de busca e resgate cheguem à zona afetada pelo grande terremoto no sul da Turquia.

"Mobilizamos os nossos aviões para enviar equipas médicas, equipas de busca e resgate e seus veículos para a zona do terremoto", disse o ministro da Defesa, Hulusi Akar, em comunicado.

9h05 - Putin diz que Rússia está pronta para ajudar a Síria e a Turquia

O presidente russo, Vladimir Putin, ofereceu assistência à Turquia e à Síria após o terramento que vitimou mais de 600 pessoas.

"Por favor, aceite as minhas profundas condolências pelas numerosas perdas humanas e destruição em larga escala causada por um forte terremoto no seu país", disse Putin numa mensagem enviada a Erdogan, citado pela Reuters.

"Estamos prontos para prestar o auxílio necessário nesse sentido", acrescentou.

Numa mensagem endereçada ao presidente sírio, Putin também partilhou "a tristeza e a dor daqueles que perderam os seus entes queridos" e disse que a Rússia estava pronta para fornecer ajuda.

A Rússia, aliada do presidente sírio Basharal-Assad, mantém uma presença militar significativa naquele país. O Ministério da Defesa da Rússia já anunciou que as suas instalações militares na Síria não foram danificadas pelo terremoto.

Putin também tem um forte relacionamento com o presidente Tayyip Erdogan, da Turquia, que tem procurado mediar o conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

8h54 - França oferece ajuda de emergência à Turquia

"Imagens terríveis chegam até nós da Turquia e da Síria após um terremoto de força sem precedentes. A França está pronta para fornecer ajuda de emergência às populações no local. Os nossos pensamentos estão com as famílias enlutadas", escreveu o presidente francês, Emmanuel Macron, no Twitter.


8h48 - Número de mortos na Turquia e na Síria aumentou para 641

O último balanço provisório aponta para 641 mortos na Turquia e na Síria, sendo que as autoridades alertam que o número pode ser ainda mais grave devido ao grau de destruição.

Acredita-se ainda que centenas de pessoas estejam presas sob os escombros.

O tremor de terra, com uma magnitude de 7,8 na escala de Richter ocorreu na Turquia, atingindo a zona de fronteira entre os dois países encontrando-se no local as primeiras equipas de socorro.

Na cidade turca de Adana há registo de muitos edifícios destruídos e no lado sírio centenas de pessoas continuam incomunicáveis.

No norte da Síria estão concentrados mais de quatro milhões de refugiados de guerra.

Fontes médicas na cidade síria de Atmeth referem a chegada constante de feridos aos hospitais.

O abalo ocorreu às 04h17 (01h17 em Lisboa), a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia, a uma profundidade de 17,9 quilómetros.

c/Lusa

8h42 - UE aitivou o Mecanismo Europeu de Proteção Civil

A União Europeia enviou equipas de resgate para a Turquia, anunciou o comissário europeu para a gestão de crises, Janez Lenarcic.

"Após o terremoto na Turquia esta manhã, ativamos o Mecanismo de Proteção Civil da UE. Equipes da Holanda e da Roménia já estão a caminho", escreveu o comissário no Twitter.

Por seu turno, o Alto Representante para os Negócios Estrangeiros da UE, Josep Borrell, sublinhou que o bloco europeu está "pronto para ajudar" os países afetados após um "devastador" sismo, que "já ceifou a vida a centenas de pessoas e feriu muitas mais".

"As minhas profundas condolências às muitas famílias que perderam vidas e desejo uma rápida recuperação aos feridos. A UE está totalmente solidária com vocês", disse o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, também no Twitter.

Países como a Alemanha, Rússia, a Itália e o Azerbaijão já tinham anunciado a intenção de enviar equipas de resgate para ajudar nas buscas.  

8h33 - Castelo construído há mais de 2000 anos colapsou

O Castelo de Gaziantep, Património Mundial da UNESCO na Turquia, foi fortemente danificado após o terramoto.


O castelo foi construído pela primeira vez como uma torre de vigia no período romano nos séculos II-IV d.C. e expandido ao longo do tempo.

8h23 - Serviço Geológico dos EUA estima que número de mortos possa chegar aos dez mil

O número de mortos do terramoto que atingiu o sul da Turquia poderá chegar aos dez mil, segundo estimativas do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Segundo as estimativas do USGS, há 47% de probabilidade de o número de mortos atingir entre 1.000 a 10.000 pessoas, 27% de probabilidade de atingir entre 100 e 1.000 e 20% de probabilidade de atingir entre 10.000 e 100.000.

O relatório também estima que as perdas económicas possam chegar aos dez mil milhões de dólares.

8h15 - Vários países oferecem ajuda humanitária

Vários líderes mundiais já demonstraram a intenção de ajudar a Turquia e a Síria.

Já reagiram na rede social Twitter o presidente da Ucrânia, da Índia, do Paquistão e de Israel.

O presidente do Conselho Europeu falou em nome da União Europeia e escreveu que "a UE está em completa solidariedade com a turquia".

Os Países Baixos já anunciaram que vão enviar uma equipa de busca e salvamento para a Turquia.

Dos Estados Unidos, o conselheiro para Segurança Nacional diz que que já entrou em contacto com as autoridades turcas e que o país está preparado para "prestar toda a qualquer assistência necessária".

8h07 - "Esperamos ultrapassar este desastre juntos"

 
- No Twitter, o presidente turco deixa uma nota de solidariedade para com as vítimas do sismo: "Esperamos ultrapassar este desastre juntos o mais depressa possível e com os menores danos".


Recep Tayyip Erdogan sublinha que foram destacadas de imediato equipas de resgate para as áreas mais afetadas.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram prédios destruídos em várias cidades do sudeste da Turquia.
 
7h50 - Ponto de situação

  • O último balanço das autoridades turcas, ainda provisório, aponta para pelo menos 284 mortos e 2.323 feridos.

  • O abalo ocorreu durante a madrugada na província de Kahramanmaras, a uma profundidade de 17,9 quilómetros.

  • Pelo menos 237 pessoas perderam a vida e mais de 630 ficaram feridas em várias cidades da Síria, segundo os meios estatais de comunicação social. Quarenta e sete pessoas morreram em regiões controladas por rebeldes.

  • Citado pela Associated Press, Raed Salah, que chefia a ONG de defesa civil Capacetes Brancos, afirmou que há bairros inteiros colapsados.

  • O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, escreveu na rede social Twitter que "equipas de busca e resgate foram enviadas de imediato" para as áreas afetadas. "Esperamos superar esse desastre juntos o mais rápido possível e com o mínimo de danos", acrescentou.

  • De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, poucos minutos depois do primeiro sismo, ocorreu outro abalo de 6.7 graus na escala de Richter, a 9,9 quilómetros de profundidade.

  • Os abalos foram sentidos também no Líbano e em Chipre, segundo noticia a France Presse.

  • O território turco está situado numa das zonas sísmicas mais ativas do planeta. Em novembro, um sismo de magnitude 5.9 atingiu a província turca de Düzce, a 200 quilómetros a leste de Istambul. Pelo menos 68 pessoas ficaram então feridas.

  • O sismo teve lugar na mesma província onde um terramoto de magnitude 7.4 matou cerca de 17 mil pessoas em agosto de 1999 - mil em Istambul.