Violência na Georgia. UE pondera aplicar sanções a vistos diplomáticos

O ministro português dos Negócios Estrangeiros admite a aplicação de uma sanção em concreto aplicada apenas aos vistos de natureza diplomática. O diálogo com a Comissão Europeia está feito (até porque a proposta de sanções tem de partir da comissão), mas resta saber se há acordo entre os 27.

RTP /
Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27 estão reunidos em Bruxelas para decidirem medidas adicionais contra a Geórgia por causa da repressão contra os manifestantes pró-União Europeia.

Os protestos na Georgia continuam, no domingo houve novas concentrações em Tibilisi, a capital do país e grupos de adeptos de futebol juntaram-se aos protestos (entre eles, adeptos georgianos do Real Madrid e do Barcelona).

A presença de adeptos de futebol explica-se porque o novo Presidente da Geórgia é um ex-futebolista, o ultra-nacionalista e pró-Rússia, Mikheil Kavelashvili.

Ele foi eleito de forma indireta e com o apoio do governo, que os manifestantes não reconhecem alegando ter resultado de uma fraude nas eleições de outubro passado. Por essa razão, os manifestantes exigem novas eleições.

O que espoletou os grandes protestos foi a decisão governamental de suspender as conversações para a adesão da Geórgia à União Europeia.
PUB