Reportagem

Incêndios: Governo declara estado de calamidade a norte do Tejo

por RTP

As chamas que lavraram ao longo deste domingo em vários distritos do país provocaram seis mortos e mais de 20 feridos. Desde as 00h00 de domingo foram registados mais de 443 incêndios florestais. A Proteção Civil afirmou que “foi o pior dia do ano” em termos de fogos florestais. Todos os distritos estão em alerta vermelho até às 20h00 desta segunda-feira. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já manifestou a sua solidariedade às populações. E já de madrugada o primeiro-ministro disse que o Governo declarou estado de calamidade pública a norte do Tejo e reafirmou a sua confiança na ministra da Administração Pública.

Mais atualizações

Encerramos este artigo sobre o acompanhamento da situação dos incêndios em Portugal e iniciamos um novo artigo com a informação atualizada sobre o panorama dos incêndios em Portugal.

09h30 - Quatro mortos no concelho de Vouzela, diz autarca

Quatro pessoas morreram durante a madrugada de hoje no concelho de Vouzela, na sequência de um incêndio florestal que assolou a freguesia de Ventosa, disse à agência Lusa o presidente da Câmara, Rui Ladeira.

De acordo com o autarca, as quatro vítimas mortais são todas da aldeia de Ventosa, tendo três delas sido encontradas dentro de suas casas e uma delas na via pública.

"Para já, são quatro mortos, mas ainda estamos a fazer a avaliação. Também continuamos com frentes de fogo ativas", acrescentou.

Rui Ladeira revelou que Vouzela continua com uma frente de fogo fortíssima sobre a vila, tendo já ardido "cerca de 80% do concelho".

"As escolas do concelho vão estar abertas durante o dia de hoje", acrescentou.

09h23 - Proteção civil não alterou ainda contabilização de vítimas mortais

Vários órgãos de comunicação social apontam para um aumento do número de vítimas mortais relacionadas com os incêndios. No entanto, a Proteção Civil ainda analisa os daos que vão chegando e ainda não alterou o número oficial de mortos.

09hh20 - Lista de pontos de apoio à população - atualizada

VISEU

o Viseu - Quartel do Regimento de Infantaria
o Vouzela - Escola Preparatória
Freguesia Campia – Quinta da Capela
Freguesia de Cambra – Pavilhão Municipal de Vouzela
o Oliveira Frades – Pavilhão Gimnodesportivo
o Nelas – Igreja Senhorim, Pavilhão Municipal
o Santa Comba Dão – Centro Saúde e Centro Cultura
o Tondela – Pavilhão Gimnodesportivo
o Mangualde – Pavilhão Municipal

VIANA CASTELO

o Monção – Pavilhão Gimnodesportivo de Monção e Escola EB 2+3 de Monção

GUARDA
o Seia – 2 Pavilhões Gimnodesportivo de Seia
o Gouveia - Pavilhão Gimnodesportivo de Gouveia e no Seminário de Gouveia


COIMBRA

o Arganil - Centro Social e Paroquial de Coja
o Vila Nova de Poiares – Irmandade Nossa Senhora das Necessidades
o Lousã – Quartel dos Bombeiros da Lousã
o Penacova - Pavilhão Gimnodesportivo de Penacova
o Cantanhede /Mira - Quartel dos Bombeiros Voluntários

CASTELO BRANCO

o Oleiros - Residência de Estudantes e Santa casa da misericórdia de Oleiros

09h15 - Situação controlada em Monção - Bombeiros

O incêndio que deflagrou às 20:21 de sábado no concelho de Monção, distrito de Viana do Castelo, foi controlado às 08:20 de hoje, disse hoje à Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários.

Segundo José Passos, continuam no terreno 82 homens, envolvidos nas operações.

09h10 - Galiza: três mortos em incêndios

Na zona da Galiza, Espanha, há registo de três vítimas mortais na sequência dos incêndios florestais.

08h50 - Escolas e creches de Vagos encerradas hoje

As escolas e creches do concelho de Vagos vão estar hoje encerradas na sequência dos incêndios, anunciou a autarquia.

08h30 - Várias aldeias evacuadas em Viseu durante a madrugada

Aldeias do concelho de Viseu foram hoje de madrugada evacuadas na sequência dos vários incêndios que atingiram aquela região, anunciou a Câmara Municipal.

Numa publicação no Facebook, o município de Viseu diz que o "Sistema de Proteção Civil Municipal de Viseu alerta as populações atingidas pelos fogos do seguinte plano de evacuação".

As populações de Falorca de Silgueiros, Mosteiro e Póvoa Dão são retiradas para o Largo de Loureiro de Silgueiros, enquanto as de Outeiro de Farminhão são reencaminhadas para o Largo de Farminhão.

De Vila Chã de Sá, as populações são retiradas para o Largo da Igreja.

Alerta ainda a autarquia para cuidados com a condução de veículos, já que "fumos densos diminuem a visibilidade".

O Plano Municipal de Emergência foi ativado hoje, em Viseu, tendo sido abertos dois centros de acolhimento para assistir os afetados pelos fogos, anunciou a Câmara Municipal de Viseu.

08h20 - António Costa reafirma confiança na MAI

O primeiro-ministro António Costa esteve na última madrugada na sede da Autoridade Nacional de Proteção Civil, em Carnaxide, e admitiu que esta segunda-feira vai ser ainda um dia muito difícil.

Para já foi declarado o estado de calamidade pública em todos os distritos a norte do rio Tejo.



António Costa reafirmou a confiança na ministra da Administração Interna e revelou que não a demitirá.

08h05 - 65 fogos ativos em Portugal

Às 8h00, a página da Proteção Civil apresentava 127 fogos, com quase seis mil operacionais no terreno.

São 65 fogos em curso, com 4529 homens no terreno, apoiados por 1380 viaturas. Há 22 incêndios considerados como as ocorrências mais importantes.

08h00 - Trinta concelhos de sete distritos em risco máximo de incêndio

De acordo com o Instituto, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Monchique, Silves, Tavira e Alcoutim (Faro), Marvão, Nisa e Gavião (Portalegre), Vila Velha de Ródão, Penamacor e Vila de Rei (Castelo Branco), Mação (Santarém), Miranda do Corvo, Lousã, Penacova e Vila Nova de Poiares (Coimbra).


Em risco máximo de incêndio estão também os concelhos de Sabugal, Guarda, Manteigas, Seia, Gouveia, Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Trancoso, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda), Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta, Alfândega da Fé, Mogadouro e Vimioso (Bragança).

03h32 - Seis vítimas mortais dos incêndios


A Autoridade Nacional de Proteção Civil registou desde domingo a ocorrência de seis mortes na sequência dos incêndios florestais, disse hoje à Lusa a adjunta nacional de operações Patrícia Gaspar.

Duas pessoas morreram em Penacova (distrito de Coimbra), uma na Sertã (distrito de Castelo Branco) e duas em Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra (uma das quais foi atropelada mortalmente). Uma sexta vítima mortal foi registada em Nelas (distrito de Viseu), tratando-se uma pessoa que estava dada como desaparecida.


03h28 - Segurança Social informa que dispõe de locais onde disponibiliza apoio social direto, de emergência, às populações afetadas pelos incêndios.

É possível dirigirem-se aos seguintes postos de apoio:

Viana Castelo: Monção - no Pavilhão Gimnodesportivo de Monção e Escola EB 2+3 de Monção

Guarda: Seia - nos 2 Pavilhões Gimnodesportivo de Seia; Gouveia - no Pavilhão Gimnodesportivo de Gouveia e no Seminário de Gouveia

Coimbra: Vila Nova de Poiares - Irmandade Nossa Senhora das Necessidades; Lousã - Quartel dos Bombeiros da Lousã; Penacova - no Pavilhão Gimnodesportivo de Penacova; Cantanhede, Mira - Posto da GNR de Cantanhede; Oliveira do Hospital - Pavilhão Municipal.

Viseu: Vouzela, Campia - na Quinta da Capela; Vouzela, Cambra - Pavilhão Municipal de Vouzela; Oliveira de Frades - Pavilhão Gimnodesportivo; Nelas, Igreja de Senhorim - Pavilhão Municipal; Santa Comba Dão - Centro de Saúde; Tondela - Pavilhão Gimnodesportivo; Mangualde - Pavilhão Municipal

Lisboa: Mafra - Pavilhão Gimnodesportivo de Mafra; Ericeira - Pavilhão Gimnodesportivo

Castelo Branco: Oleiros - Residência de Estudantes e na Santa casa da Misericórdia de Oleiros

Poderá ainda ser contactada a Linha Nacional de Emergência Social (LNES), através do número 144, gratuito, para informação acerca destes locais onde está a ser prestado o apoio.

02H30 - Declarado estado de calamidade pública a norte do Tejo 

O primeiro-ministro revelou que foi declarado o estado de calamidade pública para todos os distritos a norte do Rio Tejo. António Costa recordou que o país viveu mais de uma década com poucos incêndios, o que gerou uma grande acumulação de material combustível. 

Segundo o primeiro-ministro, Portugal “está a atravessar pelo segundo ano consecutivo com uma seca severa, o que dá uma enorme secura em todo o material combustível”.

“Tivemos no dia de hoje temperaturas que não têm correspondência com o que é normal para esta época do ano e com ventos muito fortes. E isso gerou uma capacidade de propagação dos incêndios”, acrescentou.

António Costa confirmou que os incêndios deste domingo provocaram cinco mortos.

No final de uma reunião na sede da Proteção Civil, António Costa deixou uma palavra de agradecimento a todos os operacionais que durante o dia combateram as chamas nos vários incêndios florestais que deflagraram no país.

António Costa salientou que “este ano já foram identificadas mais pessoas” por suspeita de fogo posto.

Em relação às queixas de alguns autarcas de que faltam bombeiros o primeiro-ministro frisou que “quanto temos 523 fogos é evidente que não há bombeiros para ocorrer a todas as situações”.

“Este é o 22.º dia com maior número de ocorrências desde o princípio do século”, esclareceu.

Em relação à reforma da floresta, Costa recordou que “em 2011” alertou “que se estava a esgotar o tempo que se tinha ganho. Nós tínhamos passado de 200 mil hectares em média de área ardida até 2006, para uma década em que tivemos cerca de 70 mil hectares de área ardida”. 

O primeiro-ministro voltou a reafirmar total confiança política na ministra da Administração Interna.  


02h10 - Primeiro-ministro reunido na Proteção Civil


02H07 - Dominado fogo que mobilizou mais meios no concelho de Mafra

O fogo rural que deflagrou no domingo em Santa Isidoro, em Mafra, obrigando a mobilizar mais de 170 operacionais, foi dominado hoje de madrugada, segundo informação da Proteção Civil.

02H05 - Várias habitações e instalações fabris queimadas em Oliveira do Hospital

Várias habitações e outros edifícios em número ainda indeterminado foram destruídos pelo fogo em Oliveira do Hospital, disse hoje uma fonte autárquica à agência Lusa.

"Várias casas arderam" nas últimas horas na área urbana de Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, além de instalações comerciais e fabris, incluindo "uma grande parte da zona industrial", referiu a fonte da Câmara Municipal.

Não é possível de momento fazer uma contabilização dos edifícios queimados, mas "dezenas de habitações poderão ter sido destruídas", total ou parcialmente, tendo em conta que os incêndios atingiram também "várias povoações dispersas", acrescentou.

02H00 - Quase 3.700 operacionais combatem 26 incêndios importantes

Quase 3.700 operacionais, apoiados por 1.100 viaturas, estavam a combater, pelas 02h00 de hoje, 26 incêndios importantes, que lavram um pouco por todo o país, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

02H00 - Fogo em Santo Tirso obriga a retirar sete idosos de casas em Guimarei

Um incêndio em Lamelas, concelho de Santo Tirso, obrigou esta noite à retirada de sete idosos das duas habitações em Guimarei, disse à Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários, Joaquim Souto.

"Temos falta de meios. Tivemos que nos limitar à defesa das casas e das pessoas", admitiu o comandante segundo o qual, a proximidade do fogo de habitações obrigou a retirar cinco pessoas, por prevenção.

02H00 - Ativado Plano Municipal de Emergência em Aveiro

A Câmara Municipal de Aveiro ativou o Plano Municipal de Emergência, na sequência dos vários fogos que lavram no concelho, disse à Lusa o presidente da autarquia, Ribau Esteves.

"Temos o município de Aveiro a arder em muitos lados. Em Requeixo, Carregal, Mamodeiro, Quintãs, Costa do Valado. Isto é uma coisa inacreditável", afirmou Ribau Esteves.

"Andámos sempre a correr atrás das casas. Eu próprio andei a acartar baldes de água", referiu, adiantando que a situação mais grave aconteceu no Centro Logístico da Moviflor, na Zona Industrial de Mamodeiro, que "ardeu completamente".


01h56 - Dois desaparecidos em Nelas

Duas pessoas estão desaparecidas no concelho de Nelas, onde há "fogo por todo o lado", casas ardidas, centenas de pessoas deslocadas e faltam meios de combate, disse hoje à Lusa o comandante dos bombeiros locais.

De acordo com Filipe Guilherme, duas pessoas foram dadas como desaparecidas numa aldeia da freguesia de Senhorim, havendo ainda a registar um ferido naquele concelho do distrito de Viseu, "que conseguiu fugir do veículo onde seguia, que acabou consumido pelas chamas".

A zona do concelho de Nelas está, relatou o comandante dos bombeiros, "cercada pelas chamas, há fogo por todo o lado".

"Não temos meios. Estamos impotentes perante isto tudo", desabafou.

01H49 - Falhas no SIRESP

A a adjunta de operações da Autoridade Nacional de Operações de Socorro, Patrícia Gaspar, confirmou que a rede de comunicações de emergência SIRESP regista "falhas em Viseu, Aveiro e Leiria, que estão a ter impactos nas operações".

"Têm sido intermitências, as falhas não são generalizadas", especificou.

Perante as falhas, a Autoridade Nacional está a mobilizar duas estações de operações móveis, uma para Viseu e outra para Aveiro.

Questionada sobre um eventual reforço de meios nas próximas horas, Patrícia Gaspar esclareceu que "todos os meios disponíveis estão empenhados", que não se prevê até ao momento o reforço de mais meios e que apenas poderão ser mobilizados "meios de um fogo para outro".

01h36 - Carros retidos na Praia da Tocha começaram a ser libertados

A GNR deu autorização às 01h12 de hoje para que os 50 automóveis que estavam retidos na Praia da Tocha na sequência de um incêndio pudessem finalmente viajar, observou a agência Lusa no local.

Muitas destas pessoas estavam a aproveitar o domingo para passear na praia, mas acabaram por ficar retidas após o incêndio ter atingido aquela zona, depois de ter começado em Quiaios, no concelho vizinho da Figueira da Foz.

01h29 - Cinco vítimas mortais

Os incêndios deste domingo provocaram cinco mortos, dois em Penacova, distrito de Coimbra e um no concelho da Sertã, distrito de Castelo Branco. Em Oliveira do Hospital há também a registar uma vítima mortal. Na A25, uma mulher morreu num acidente automóvel quando tentava fugir das chamas.

01h23 - António Costa na sede da Proteção Civil

O primeiro-ministro está na Autoridade Nacional de Proteção Civil, em Carnaxide, Oeiras, para acompanhar a evolução do combate aos incêndios que continuam ativos em todo o país.

01h00 - Incêndios provocaram quatro mortos 

Os incêndios deste domingo provocaram quatro mortos, dois em Penacova, distrito de Coimbra e um no concelho da Sertã, distrito de Castelo Branco. Na A25, um condutor morreu num acidente automóvel quando tentava fugir das chamas. 
  
O comandante dos bombeiros de Oliveira de Frades confirmou à RTP que o acidente na A25 provocou a morte de um condutor. 

Na A25, que liga Aveiro a Vilar Formoso, vários condutores andaram em contramão quando tentavam fugir às chamas. No entanto, o fumo intenso não permitiu ter uma boa visibilidade, o que deu origem ao acidente.

O comandante dos bombeiros de Oliveira de Frades fala de “uma situação de calamidade” e pede “ajuda para combater as chamas. 


00h48- Uma casa ardeu em Braga e um hotel foi evacuado

Uma casa ardeu em Braga e um hotel situado "no acesso à Falperra" foi evacuado, confirmou à Lusa fonte da Proteção Civil de Braga, que salientou que "não há feridos a registar" e que os meios "estão bem colocados".

"Há confirmação de uma casa ardida em Braga, em Fraião, e já se procedeu ao realojamento dos dois idosos que nela habitavam. Foi também evacuado um hotel que fica no acesso à Falperra e foram feitas evacuações também nas freguesias de Nogueira, Fraião e Lamaçães", disse a referida fonte.

A mesma fonte salientou que "há casas situadas pelos locais por onde o fogo se está a propagar mas os meios estão bem colocados para as proteger".

00h45 - ANPC ativa linha de apoio - 800246246

Em face da situação de emergência que se vive em Portugal continental devida aos incêndios rurais, a Autoridade Nacional de Proteção Civil ativou a linha telefónica 800246246 para responder aos pedidos de informação das populações não diretamente relacionados com as operações de proteção e socorro em curso levadas a cabo pelos agentes de proteção civil que intervêm nos diversos teatros de operações por todo o país.

00h29 - Portugal Telecom com 600 técnicos no terreno

A Portugal Telecom tem no terreno 600 técnicos e 17 unidades móveis a trabalhar para restabelecer as comunicações afetadas devido aos incêndios que lavram no país, informou fonte da empresa.

"A PT Portugal tem neste momento cerca de 600 técnicos e todas as unidades móveis [17] a assegurar as comunicações e a trabalhar no seu restabelecimento em locais onde foram afetadas", confirmou à agência Lusa fonte da empresa.

00h24 - Fogo destrói casas e desaloja famílias em Gouveia

A zona urbana da cidade de Gouveia, na Serra da Estrela, foi atingida pelos incêndios e há registo de casas ardidas e de pessoas desalojadas.

Segundo o autarca Luís Tadeu, "o incêndio entrou na cidade de Gouveia, arderam casas e estão pessoas desalojadas".

Luís Tadeu adiantou que a Câmara Municipal de Gouveia já tratou "de realojar as pessoas", em número que não soube precisar.

O autarca queixou-se ainda à Lusa da falta de meios no terreno. "Não os vejo. Não há meios nenhuns", lamentou.

Segundo Luís Tadeu, na zona de Gouveia, na Serra da Estrela, "está tudo a arder".

"Há incêndios novos. Certamente é ação humana. Objetivamente é ação humana", disse, admitindo que na origem dos fogos possa estar mão criminosa.

00h18 - Fogo na zona de Óbidos
 
Bombeiros atacam duas frentes ativas em Óbidos. Bombeiros queixam-se da falta de meios.

As chamas andaram muito próximo das localidades de Cezareda e de Olho Marinho.

00h12 - Bombeiros de Gaia "material e humanamente indisponíveis"

Os vários incêndios que lavravam pelas 23h00 de domingo em Vila Nova de Gaia estavam "descontrolados", disse à Lusa fonte dos sapadores bombeiros, acrescentando que estes estão "materialmente e humanamente indisponíveis" para responder às muitas solicitações.

Segundo a mesma fonte, Avintes, Sandim, Valadares, Pedroso, Lever, Serzedo, Crestuma, Valadares e Canelas são algumas das freguesias com focos de incêndios, algumas com "habitações em perigo" e outras com "casas já queimadas".

00h10 - Sapador florestal sofre queimaduras em incêndio em Mafra

Um sapador florestal sofreu domingo queimaduras no incêndio na freguesia da Enxara/Gradil/Vila Franca do Rosário, concelho de Mafra, onde foi ativado o Plano Municipal da Proteção Civil, disse fonte oficial da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC).

A adjunta de operações da ANPC, Patrícia Gaspar, afirmou à agência Lusa que um sapador florestal sofreu queimaduras neste fogo, sem precisar a gravidade.

Também nesta zona, foram retiradas por precaução 80 pessoas de um casamento cuja festa decorria na Quinta do Casal Novo.

O incêndio está a ser combatido por 95 operacionais, apoiados por 27 veículos.

Outro incêndio lavra em Santo Isidoro e Encarnação, freguesias do mesmo concelho, donde foram retiradas meia dúzia de pessoas da localidade de Marvão para instalações cedidas pela junta de freguesia.

No combate ao fogo, estão 186 operacionais e 60 veículos.

Um terceiro fogo lavra em Jeromelo, freguesia do Milharado, com duas frentes ativas e com 102 operacionais e 28 veículos no local.

00h07 - Chamas atingem a zona de Mafra e Ericeira

Incêndio na zona de Mafra obrigou à evacuação de várias casas.

OS bombeiros no combate às chamas tentam evitar que as chamas atinjam as habitações.

00h05 - Fogo propaga-se para zonas onde há habitações em Braga

O vereador da Proteção Civil de Braga disse que há habitações "pelos locais por onde o fogo se está a propagar", nas freguesias de Lamaçães e Fraião, e que "há razões para preocupação".

Em declarações à Lusa, Firmino Marques salientou que "há meios de proteção a habitações" nos "locais problemáticos" e que o fogo que agora gera mais preocupações resultou de "projeções de um outro incêndio" que começou sábado de madrugada e que "já foi controlado", mas que consumiu mais de 200 hectares.

"Está a ser um dia terrível e há, de facto, muitas habitações polarizadas pelos locais onde o incêndio se está a propagar, mas temos meios de proteção às habitações instalados nos locais mais problemáticos", afirmou Firmino Marques.

00h04 - Marcelo está a acompanhar a situação

Uma nota divulgada no site da Presidência da República refere que “o Presidente da República manifesta a sua solidariedade às populações e aos autarcas por todo o Continente, agradece o seu sacrifício, bem como dos Bombeiros e demais estruturas da Proteção Civil no combate aos fogos e exprime o seu profundo pesar aos familiares das vítimas”.

23h58 - Duas localidades evacuadas "por precaução" em Tomar

Os habitantes de duas localidades no concelho de Tomar foram hoje "deslocados por precaução" devido ao "fumo muito intenso" do incêndio que lavra naquela zona desde as 16h00 de hoje, disse à Lusa a presidente da autarquia.

De acordo com a presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas (PS), em declarações à Lusa, os habitantes "dos lugares de Casalinho e Vale de Castanheira foram deslocados por precaução, devido ao fumo muito intenso".

Pelas 23h00, o fogo tinha três frentes ativas. A autarca adiantou que a previsão dos bombeiros é que "duas deverão estar dominadas nas próximas horas", sendo a terceira "mais preocupante".

Apesar disso, "não há nenhuma aldeia na linha de fogo", não sendo por isso previsível a necessidade de se deslocar mais habitantes.

O incêndio destruiu "casas devolutas e barracões" e provocou ferimentos ligeiros em dois bombeiros.

23h50 - Situação complicada na zona de Vila Nova de Poiares, como mostrou em direto na RTP 3 a jornalistas Rita Marrafa de Carvalho.


O vento está a dificultar o combate às chamas em Vila Nova de Poiares.

23h48 - Base Aérea de Monte Real aberta à população

A Base Aérea n.º 5, de Monte Real, concelho de Leiria, abriu hoje as portas à população da zona que queira, por motivos de precaução, fugir aos incêndios que lavram na zona, disse fonte da infraestrutura.

Para o local, já começaram a acorrer algumas pessoas das zonas afetadas, disse a mesma fonte.

O perímetro da estrutura militar, uma base integrada no dispositivo NATO, não está em causa, já que existem meios próprios de combate aos incêndios.

Para a entrada de Vieira de Leiria, na direção da Praia, os militares deslocaram meios para proteger uma zona comercial ali localizada, acrescentou a mesma fonte.

23h33 - "Situação complicada" em Gouveia

A zona suburbana da cidade de Gouveia, na Serra da Estrela, distrito da Guarda, vive esta noite uma "situação complicada" devido aos incêndios, disse à agência Lusa fonte autárquica.

Segundo o presidente da Junta de Freguesia de Gouveia, João Amaro, pelas 23h05 as chamas, provenientes da zona de Seia, atingiam os subúrbios da cidade e causavam grande preocupação.

"Numa parte da zona urbana [a situação] está um pouco complicada", mas "não há evacuação nenhuma", disse.

O autarca referiu que o fogo atingiu a zona da Calçada e da Mata dos Frades, onde terão ardido "várias casas devolutas".

João Amaro assegurou à Lusa que as habitações atingidas "não eram casas de primeira habitação", por isso garante que "ninguém ficou sem habitação".

O incêndio que atingiu Gouveia teve início no concelho de Seia.

23h31 - Ativado o Plano Municipal de Emergência em Mangualde

O Plano Municipal de Emergência de Mangualde foi ativado às 23h00, disse o presidente da autarquia, João Azevedo, a propósito do incêndio que atinge aquele concelho do distrito de Viseu.

Este autarca já tinha lamentado as falhas de energia elétrica que se fazem sentir no concelho desde o início da tarde, que "põem em causa o abastecimento de água e o combate aos incêndios".

"Lamento profundamente que neste momento haja corte de energia elétrica no concelho de Mangualde e noutros concelhos, que estejam a por em causa o abastecimento de água das populações e o próprio combate aos incêndios. Esta é uma responsabilidade que tem de ser assacada a quem fornece energia", sustentou.

Em declarações à agência Lusa, o autarca explicou que o concelho de Mangualde tem neste momento dois incêndios em curso, na Cunha Baixa e em Moimenta de Maceira Dão.

23h25 - Mais um lar evacuado em Monção

A vice-presidente da Câmara de Monção disse hoje à Lusa que foi decidida a evacuação do lar de idosos da freguesia de Merufe, onde teve início o incêndio que lavra desde as 20h21 de sábado".

"A situação está sempre a piorar. Já temos 11 freguesias afetadas pelo fogo. Já demos ordem para evacuar o lar de idosos de Merufe e, durante a madrugada vamos avaliar a evacuação do lar de Podame", afirmou Conceição Soares.

O concelho de Monção, no distrito de Viana do Castelo, é composto por 24 freguesias.

A responsável revelou que "o fogo continua descontrolado e há risco permanente para as habitações".

23h25 - Retomada circulação na Linha Ferroviária do Norte

A circulação na Linha Ferroviária do Norte foi retomada às 22h20, depois de ter sido cortada entre Aveiro e Oiã (Oliveira do Barro) devido a um incêndio, disse hoje a porta-voz da CP.

Ana Portela disse à agência Lusa que, na Linha do Norte, a circulação foi retomada às 22h20, mas mantém-se cortada na Linha da Beira Alta, entre Mortágua e Santa Comba Dão, devido a incêndios ativos no distrito de Viseu.

23h17 - Fogo ameaça casas em Mira

Um incêndio em Mira, distrito de Coimbra, está a ameaçar várias casas paralelas à estrada nacional 109, observou a agência Lusa no local.

Esta frente de fogo, com um quilómetro, arde numa mata junto a essas casas e está a ser combatida por populares.

Também em Seixo de Mira, na estrada para a praia, há uma frente de fogo, também combatida por populares.

A Câmara de Mira, distrito de Coimbra, pediu hoje aos populares das urbanizações Miroasis e Miravillas para de deslocarem calmamente para o centro da Praia da Mira.

22h30 - Três pessoas morreram

Os incêndios deste domingo provocaram três mortos, dois em Penacova, distrito de Coimbra e um no concelho da Sertã, distrito de Castelo Branco. As três vítimas são civis.

Em Penacova, as duas vítimas mortais estavam num barracão agrícola, na povoação de Vale Maior, freguesia de Friúmes e Paradela da Cortiça.


Na Sertã, uma pessoa foi apanhada pelas chamas na localidade de Vale do Louça. Na mesma localidade, também devido ao incêndio, registaram-se três feridos. O estado dos três feridos estava a ser avaliado no local pelas 23h00.

As mortes aconteceram já durante a noite.

A Proteção Civil atualizou também o número de feridos que subiu para 25.

22H00 - Mais de cem incêndios ativos às 22h00

Patrícia Gaspar, adjunta do comando nacional da Autoridade da Proteção Civil, revelou que às 22h00 ainda estavam ativos 108 fogos, combatidos por 5.397 operacionais, apoiados por 1.600 meios terrestres.

“Destas 108 ocorrências, 31 assumem uma importância elevada, pelo tempo de duração que já apresentam e pelos meios que concentram. Pela complexidade que temos neste momento no terreno”, explicou Patrícia Gaspar.

Estas 31 ocorrências concentram-se nos distritos de Aveiro, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo e Viseu.


Desde as 00h00 deste domingo foram registados 443 incêndios florestais.

“Os distritos mais afetados são os de Aveiro com 56, Braga com 38, Coimbra com 25, Porto com 120 incêndios e o distrito de Viseu com 36”, salientou Patrícia Gaspar.

Pelo menos três fogos ultrapassaram fronteiras municipais e distritais: o da Figueira da Foz (distrito de Coimbra) entrou em Mira (Aveiro), o da Lousã (Coimbra) passou para o distrito de Viseu e o de Seia está a lavrar já no concelho vizinho de Gouveia.

A responsável pela Proteção Civil deixou ainda um agradecimento aos cerca de seis mil operacionais que combatem as chamas.

A Proteção Civil decidiu, numa reunião que contou com a presença da ministra da Administração Interna, manter o “alerta vermelho até às 20h00 de segunda-feira. Porque as previsões apesar de indicarem que poderemos ter uma noite menos complexa, com mais humidade relativa e amanhã já alguma precipitação. Estes níveis poderão não ser expressivos”.

Foi também acionado o acordo bilateral com Marrocos, bem como o mecanismo europeu de Proteção Civil.

Em relação aos planos de emergência, Patrícia Gaspar esclareceu que “foi ativado um plano distrital de emergência, no distrito de Coimbra, e quatro planos municipais em Alcobaça, Monção, Mira e Mafra”.

Quanto às estradas cortadas, às 22h00 estavam cortados quatro itinerários principais, “a A1, entre a Mealhada e Aveiro Sul. A 17, entre Marinha das Ondas (zona de Coimbra) e Figueira da Foz. O IC3, entre Condeixa e o Zambujal. E a A13 no nó de Condeixa”, esclareceu.

21H45 - Primeiros condutores presos no IP3 começam a sair escoltados pela GNR

Os primeiros carros que estavam presos no Itinerário Principal 3 (IP3) começaram a deslocar-se no sentido Viseu - Coimbra, por volta das 21h40, disse um dos condutores.

À agência Lusa, esse condutor explicou que há milhares de pessoas ainda no local, na fronteira entre os distritos de Coimbra e Viseu.

"Há imensos autocarros e vamos começar agora o trajeto, escoltados pela GNR. Não consigo quantificar, mas são milhares de pessoas. Estamos a ser organizados em grupos de carros para começar a saída do local", explicou.

O IP3 foi cortado hoje na sequência de um incêndio que começou na Lousã, mas que já alastrou aos concelhos de Penacova e Mortágua.


21H35 - Detido presumível autor de fogo que deflagrou em Vale de Cambra

As autoridades detiveram em flagrante delito o presumível autor do incêndio florestal que deflagrou hoje de manhã em Vale de Cambra, disse o secretário de Estado da Administração Interna.

Segundo Jorge Gomes, que falava à RTP3 perto das 21h30, no posto de comando instalado no concelho vizinho de Arouca, o homem foi "entregue de imediato à Polícia Judiciária".

O responsável indicou que este incêndio, que deflagrou perto das 07h00, "já está bastante mais calmo", mas admitiu que o vento continua a dificultar as operações.

Jorge Gomes reiterou que há mão criminosa na origem do grande número de fogos que deflagraram hoje no país (mais de 300 após a meia-noite).

Este incêndio, no distrito de Aveiro, mantém duas frentes ativas hoje à noite, com 300 operacionais no combate às chamas, apoiados por 93 veículos.

21H25 - Fogo descontrolado em Óbidos ameaça três aldeias

Um incêndio descontrolado lavra em Óbidos e a centena de bombeiros no terreno está apenas a proteger habitações das aldeias de Casais Ladeira, Perna de Pau e Olho Marinho face à escassez de meios, disse o comandante dos bombeiros locais.

De acordo com o comandante dos bombeiros, o incêndio, com três frentes ativas, está a ameaçar habitações nas aldeias de Casais Ladeira, Perna de Pau e Olho Marinho.

21h25 - Incêndio na Ericeira fora de controlo

Um incêndio que lavra na Ericeira com duas frentes ativas obrigou à evacuação de uma população. O plano de emergência municipal já foi ativado.

21h25 - Lar em Bajanca, Vieira de Leiria, foi evacuado

O lar de idosos da Bajanca, na freguesia de Vieira da Leiria, do concelho de Marinha Grande, foi hoje evacuado por precaução na sequência de um incêndio.

21H20 - Linhas do Norte e da Beira Alta cortadas

A Linha Ferroviária do Norte está cortada entre Aveiro e Oiã (Oliveira do Bairro), enquanto a Linha da Beira Alta está cortada entre Mortágua e Santa Comba Dão devido a incêndios, disse hoje a porta-voz da CP.

Ana Portela disse à agência Lusa que os incêndios que estão a deflagrar no distrito de Aveiro estão a obrigar ao corte da Linha do Norte entre Aveiro e Oiã, já no concelho de Oliveira do Bairro.

Já a Linha da Beira Alta está cortada entre Mortágua e Santa Comba Dão, devido a incêndios ativos no distrito de Viseu.

21H20 - 'Resort' do Grupo Visabeira, em Mortágua, cercado pelas chamas

Uma unidade hoteleira do Grupo Visabeira, situada junto à Barragem da Aguieira, no concelho de Mortágua, encontrava-se cerca das 19h00 cercada por um incêndio, informou o diretor das Relações Públicas do Grupo Visabeira, José Arimateia.

"As últimas informações que temos é que estavam cercados pelo incêndio e que havia muito fumo. As pessoas refugiaram-se na zona do multiusos", referiu.

21H17 - Câmara de Mira aconselha evacuação de duas urbanizações

A Câmara de Mira, distrito de Coimbra, pediu hoje aos populares das urbanizações Miroasis e Miravillas para de deslocarem calmamente para o centro da Praia da Mira.

"Pede-se à população do Miroasis e Miravillas que, calmamente, comece a sair das suas casas em direção ao centro da Praia de Mira", lê-se uma publicação intitulada "Aviso muito importante".

21H15 - Parque de campismo da Praia da Vieira destruído pelas chamas

O parque de campismo da Praia da Vieira, na Marinha Grande, foi hoje consumido pelas chamas. Este incêndio, de acordo com o presidente da Câmara da Marinha Grande, no distrito de Leiria, está incontrolável.

"Está tudo muito complicado, está incontrolável. Peço desculpa mas não lhe posso dizer nada mais", sintetizou o autarca à agência Lusa.

21H15 - Oliveira do Hospital ativa Plano Municipal de Emergência

A Câmara de Oliveira do Hospital ativou ao fim da tarde de hoje o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido aos "vários fogos" que lavram no concelho, disse uma fonte da autarquia à agência Lusa.

"Isto está muito trágico", afirmou a fonte do gabinete do presidente da Câmara, José Carlos Alexandrino.

O concelho de Oliveira do Hospital, no interior do distrito de Coimbra, "está todo a arder", referiu.

21h10 - Câmara de Seia declara situação de alerta

A Câmara Municipal de Seia declarou hoje a situação de alerta no seu território devido aos incêndios que estão a originar uma situação "muito complicada", com aldeias em risco.

O presidente da autarquia de Seia, Carlos Filipe Camelo, disse à agência Lusa, que devido aos fogos rurais que atingem o território concelhio, localizado na área da Serra da Estrela, no distrito da Guarda, a situação "está muito complicada".

21H00 - Mais de 20 estradas cortadas, entre a quais as A1, A11 e A25

Mais de 20 estradas estão cortadas devido a incêndios, entre autoestradas (A1, A11 e A25), estradas nacionais, estradas municipais, itinerários principais (IP3 e IP6) e itinerários complementares, segundo a informação recolhida pela Lusa.

Pelas 18h30, fonte da Guarda Nacional Republicana já tinha avançado que existiam mais de 15 estradas cortadas, sobretudo, no norte e no centro do país, salientando que não excluía a existência de mais vias fechadas à circulação devido a incêndios.

Cruzando os dados disponibilizados pela GNR e os que constam no Portal das Estradas da Infraestruturas de Portugal, ao nível de autoestradas, além da A1, também há um corte total da A11 (em Figueiredo e Silvares, distrito de Braga) e da A25 (Aveiro).

20H30 - Incêndio de Vale de Cambra alastrou a Arouca

O incêndio que deflagrou esta manhã em Vale de Cambra alastrou ao concelho vizinho d Arouca e os bombeiros tentam combater as chamas na localidade de Vela em Escariz.

As chamas consumiram alguns anexos, máquinas agrícolas, uma vacaria e andaram muito perto de uma habitação.

Algumas estradas municipais continuam cortadas.


20H20 - “Incêndios não deflagram assim”, afirma ministra da Administração Interna

Constança Urbano de Sousa considera que os “infelizmente os incêndios não deflagram assim” e aponta o dedo a uma “inadequação dos comportamentos das pessoas”. A ministra acrescentou que que já foi acionado o “mecanismo europeu de proteção civil” e pedida a cooperação "a Espanha e a Marrocos".

“Apesar de todas as proibições, que foram prolongadas até ao final do mês, continuamos a assistir a muitas ignições que são provocadas pelas pessoas. As ignições não surgem do nada”.

Em relação aos meios no tereno a governante frisa que “estão os que são possíveis”. “O sistema foi todo reforçado e vai continuar reforçado até ao final deste mês. Mas também é preciso que as pessoas adequem os seus comportamentos à situação que estamos a viver”.

A ministra confirmou que as autoridades têm “indicação de alguns feridos ligeiros mas os dados estão a ser atualizados a todo o momento”.

Constança Urbano de Sousa reconheceu que além da “mão criminosa” poderá também haver falhas na prevenção e no combate aos incêndios.

“Com um número tão elevados de ocorrências não existe nenhum dispositivo à face da terra que possa fazer face a este número elevado”.

A ministra revelou ainda que “o Comandante Nacional da Proteção Civil será nomeado a seu tempo”.

Em relação aos relatórios dos incêndios de Pedrógão Grande que apontam para falta de coordenação entre os meios envolvidos no combate às chamas, a ministra afirmou que “a primeira responsabilidade é dar execução às grandes conclusões”.


20h00 - Incêndio na Lousã alastrou aos concelhos vizinhos

O incêndio que começou esta manhã no concelho da Lousã alastrou aos concelhos de Vila Nova de Poiares e Penacova. O combate às chamas, que lavram de forma descontrolada, continua a dar muito trabalho aos bombeiros.

O IP3 na zona de Penacova está cortado devido às chamas. Na localidade e Moinhos atingiram duas casas, uma desabitada e a outra habitada por uma família.

Em Serpins atingiu uma empresa de madeiras e uma serração.

Jaime Marta Soares, ex-presidente da câmara de Vila Nova de Poiares e presidente da Liga dos Bombeiros, afirmou à RTP que a situação “é dramática”.


19H45 - Praia da Vieira, Marinha Grande, evacuada

A localidade de Praia da Vieira, na Marinha Grande, está a ser evacuada, na sequência de ordem emitida pela GNR, disse à agência Lusa uma moradora da freguesia.

As pessoas apenas podem deslocar-se para a Praia do Pedrógão, já no concelho de Leiria, acrescentou a mesma moradora.

Na Praia do Pedrógão, há dezenas de carros estacionados.

O fogo, ainda de acordo com a fonte, está a "tocar a Praia da Vieira".

"A GNR está a evacuar a Praia da Vieira. As indicações são ir para a Praia do Pedrógão e é impossível ir para a Vieira de Leiria ou para a Marinha Grande", disse.

19H30 - Situação incontrolável em Arganil, várias aldeias evacuadas

A situação em Arganil, distrito de Coimbra, está incontrolável e já houve necessidade de evacuar várias aldeias na sequência de um incêndio que está a atingir aquele concelho, disse o presidente da Câmara.

Ricardo Alves disse à agência Lusa que os "meios são escassos" e que as populações estão a ajudar ao combate, mas temerosas.

"Há várias aldeias evacuadas. A situação está má. O fogo lavra com grande intensidade, em várias frentes", disse Ricardo Alves, adiantando não poder acrescentar muito mais.


19H15 - Estrada de S. Pedro de Moel para Marinha Grande fechada

A GNR de Leiria cortou hoje à tarde a estrada que liga a Marinha Grande a S. Pedro de Moel, na sequência de um incêndio, e apelou para que as pessoas não se dirijam para essa zona.

Fonte da GNR disse à agência Lusa que não é possível passar para a povoação de S. Pedro de Moel e que quem se encontra nesta localidade e quiser regressar à Marinha Grande ou Leiria terá de se dirigir para a Vieira de Leiria, freguesia do concelho da Marinha Grande.

"Apelamos às pessoas para que não se dirijam para S. Pedro de Moel", sublinhou fonte da GNR.

19H08 - Zona industrial da Praia da Tocha ameaçada

Uma zona industrial da Tocha, Cantanhede, está a ser ameaçada pelo incêndio que começou em Quiaios, Figueira da Foz, e que alastrou entretanto àquele concelho, disse a presidente da Câmara à agência Lusa.

As chamas que se dirigem para a vila da Tocha, de acordo com o que a Lusa observou no local, atingem uma altitude superior a 25 metros.

19H00 - Quinze estradas cortadas

Pelo menos 15 estradas estão cortadas devido a incêndios e, para além de várias nacionais e municipais, destaque para a Autoestrada do Norte (A1) que está fechada entre Albergaria e a Mealhada nos dois sentidos.

A informação foi avançada à Lusa pelas 18h30 por fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR), que não exclui a existência de mais vias fechadas à circulação devido a incêndios que lavram, sobretudo, no norte e centro do país.

19H00 - Ministra da Administração Interna preside à reunião extraordinária na ANPC

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, preside à reunião extraordinária do Centro de Cooperação Operacional Nacional (CCON), a decorrer hoje ao fim da tarde na Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Fonte do Ministério da Administração Interna (MAI) disse à agência Lusa que a reunião extraordinária foi convocada devido aos incêndios que estão a lavrar no país.

Fazem parte do CCON os agentes de proteção civil, como a GNR, PSP, Instituto Nacional de Emergência Médica e Instituto Português do Mar e da Atmosfera, além de outras entidades que cada ocorrência em concreto venha a justificar.

18H55 - Estrada Nacional 350 cortada na zona de Pedrógão Pequeno

A estrada nacional 350, entre os quilómetros 85 e 100, na zona de Pedrógão Pequeno, Sertã, estava hoje cortada ao trânsito na sequência de um incêndio que lavra naquela região, disse fonte da GNR.

Este incêndio, que já obrigou à evacuação de algumas ideias, teve início às 12h02 e tem obrigado à intervenção de praticamente 300 bombeiros.

18h50 - Três incêndios na região de Portalegre mobilizam cerca de 160 bombeiros

Cerca de 160 bombeiros auxiliados por 45 viaturas estão mobilizados para o combate a três incêndios florestais que deflagraram na tarde de hoje nos concelhos de Ponte de Sor e Castelo de Vide, no distrito de Portalegre.

Ainda no concelho de Ponte de Sor, na freguesia de Tramaga e Vale de Açor, encontra-se em fase de resolução um incêndio que consumiu mato, tendo o alerta para as chamas sido dado pelas 16h53. No local permanecem dez bombeiros auxiliados por quatro viaturas.

Em Santiago Maior, no concelho de Castelo de Vide está, por sua vez, em fase de conclusão, um incêndio de natureza agrícola que eclodiu às 16h00 e mobilizou 36 bombeiros auxiliados por nove viaturas.

18H50 - Câmara de Cantanhede fala em "situação tremenda"

A presidente da Câmara de Cantanhede, Helena Teodósio, caracterizou hoje de "tremendo" o incêndio que começou em Quiaios, Figueira da Foz, e que alastrou àquele concelho, obrigando à evacuação do parque de campismo da Praia da Tocha.

"A rapidez da propagação das chamas levou a que o incêndio aqui chegasse em 01h30. A situação é tremenda", disse.

A autarca explicou já ter falado com o secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, para procurar ter mais meios no combate a este fogo, mas que o governante, embora tenha demonstrado também essa intenção, reconheceu que as "dificuldades estão por todo o lado".

18h40 - Fogo continua incontrolável em Monção

O vento forte esta a dificultar o combate às chamas que se aproximam da vila de Monção.

José Passos, comandante dos bombeiros voluntários de Monção, afirma que está a "solicitar mais meios".


"A progressão derivado ao vento que se faz sentir e como está a progredir, torna-se difícil o combate às chamas".

18h35 - A1 cortada nos dois sentidos

A circulação na autoestrada do norte está cortada, entre a Mealhada e Albergaria nos dois sentidos devido a incêndio.

18h25 - Acionado o plano distrital de emergência em Vila Nova de Poiares

O plano distrital de emergência em Vila Nova de Poiares foi acionado devido à situação de incêndios que se vive no concelho. João Henrique, presidente da Câmara de Vila Nova de Poiares, afirma que "é uma situação dramática, com inúmeras frentes de fogo".

"Neste momento eu diria que o concelho está praticamente todo a arder. O fogo entrou nas zonas habitacionais, urbanas, na zona industrial", acrescentou.

"É uma situação que neste momento é muito complicada", sublinhou.

O incêndio em Vila Nova de Poiares destrui três casas, uma delas de primeira habitação.

18H15 - Secretário de Estado aponta origem criminosa

O secretário de Estado da Administração Interna considerou que os incêndios florestais registados hoje têm origem criminosa, uma vez que as áreas que estão a arder são aquelas onde há pastorícia.

"As áreas onde há pastorícia estão todas a arder. Isto não é por acaso", disse Jorge Gomes, que está em Arouca, onde está situado o posto de comando do incêndio de Vale de Cambra, no distrito de Aveiro, à agência Lusa.

Questionado se considerava que os incêndios de hoje tinham origem criminosa, o secretário de Estado respondeu: "Sim".

"Não se põe um país arder de um dia para outro só porque se anunciou que amanhã [segunda-feira] vai haver chuva. Como vai haver chuva, os pastos estão proibidos de fazer queimadas, foi prolongada a proibição até 31 de outubro, há gente que não resiste a isso, que olha para os seus interesses pessoais", sustentou.

Jorge Gomes disse também que hoje está a ser um "dia muito complicado", existindo "quase 19 grandes incêndios" e é o dia do ano em que se registam "em simultâneo" o maior número de fogos de grande dimensão.

18H00 - Evacuado parque de campismo da Praia da Tocha em Cantanhede

O parque de campismo da Praia da Tocha, Cantanhede, começou a ser evacuado, na sequência de um incêndio que começou em Quiaios, Figueira da Foz, disse fonte da GNR.

No local, presenciou a agência Lusa, há uma fila de automóveis a sair da Praia da Tocha em direção à Tocha e a GNR só permite passagem para a Praia a moradores.

Há meios de bombeiros posicionados na ligação à Praia.

17H45 - Chamas destruíram pavilhão de fábrica têxtil em Seia

O incêndio que lavra no concelho de Seia, no distrito da Guarda, destruiu hoje o pavilhão de uma fábrica têxtil na localidade de Vodra, disse o presidente da Câmara Municipal à agência Lusa.

Segundo o autarca Carlos Filipe Camelo, as chamas atingiram a antiga fábrica têxtil Vodratex e destruíram um pavilhão "dos mais antigos".

O presidente da autarquia de Seia admitiu que os danos causados pelo fogo não irão comprometer o funcionamento da unidade fabril.

17h30 – Proteção civil fala no pior dia do ano

Patrícia Gaspar, adjunta nacional de operações da Proteção Civil, considera que que estamos “hoje a viver o pior dia do ano em matéria de incêndios florestais. Temos todos os distritos do país em alerta vermelho, até às 20h00 de amanhã (segunda-feira)”.

Estão nesta altura 88 incêndios ativos. Este domingo chegaram a estar ativos 303 incêndios florestais.


“Temos neste momento todos os meios disponíveis no país empenhados nas operações de combate, rescaldo e vig