Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto
Reportagem
|

Covid-19. A situação do novo coronavírus no mundo e no país

por RTP

António Costa garantiu "tratamento igual" para trabalhadores do público e do privado que possam vir a ficar em quarentena. Foto: José Sena Goulão - Lusa

A ministra da Saúde e a DGS confirmaram a existência de dois casos positivos de infeção pelo novo coronavírus no Porto. O surto continua sem dar tréguas, tendo já infetado, a nível global, mais de 90 mil pessoas e morto mais de três mil. São cada vez mais os países a registarem primeiros casos. Do total de pessoas contagiadas, cerca de metade - mais de 45 mil - já conseguiu recuperar da infeção.

Mais atualizações

INFORMAÇÃO ATUALIZADA NUM NOVO ARTIGO AO MINUTO. CLIQUE AQUI

22h43 – Pfizer espera ter tratamento para novo coronavírus pronto este ano

A farmacêutica Pfizer diz ter completado a avaliação a determinados componentes antivirais que estavam em desenvolvimento e que travam a reprodução de coronavírus.

A multinacional norte-americana espera ter resultados sobre um possível tratamento para o novo coronavírus já no final de março e acredita que, se tudo correr bem, esse tratamento poderá começar a ser utilizado no final de 2020.

21h51 – Senado dos EUA quer investir milhões na resposta contra o Covid-19

O líder da maioria republicana do Senado dos Estados Unidos, Mitch McConnell, declarou esta segunda-feira a intenção de passar uma proposta de lei relativa ao novo coronavírus “dentro das próximas semanas”.

A proposta de lei terá como objetivo o investimento de milhares de milhões de dólares para dar resposta à epidemia, que já chegou aos Estados Unidos.

A Câmara dos Representantes deverá votar a proposta já na quarta-feira.

Os Estados Unidos têm, até ao momento, 100 casos confirmados.

22h00 - Caso suspeito em Cabo Verde esteve em Portugal

O caso suspeito do novo coronavírus em investigação na ilha de São Vicente é um cidadão cabo-verdiano que esteve num evento em Portugal com um caso de Covid-19 confirmado, disse hoje o ministro da Saúde de Cabo Verde.

Este anúncio surge pouco depois de o escritor cabo-verdiano Germano de Almeida ter confirmado à comunicação social local que, devido à sua participação num festival literário em Portugal juntamente com o escritor chileno Luís Sepúlveda, diagnosticado com o novo coronavírus, iniciou, na ilha de São Vicente, um período de quarenta, de forma voluntária.

O escritor cabo-verdiano, de 74 anos, vencedor em 2018 do Prémio Camões, regressou ao Mindelo no sábado, depois de ter participado no festival literário Correntes d’Escritas, realizado de 15 a 23 de fevereiro na Póvoa de Varzim.

Sem apontar nomes, o ministro cabo-verdiano da Saúde disse apenas que a pessoa já "está internada" e que foi, entretanto, sujeita a "uma bateria de exames".

21h51 – Primeiro caso confirmado em Marrocos

Marrocos registou esta segunda-feira o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus. Trata-se de um homem marroquino que vive em Itália e se deslocou até ao país de origem.

O homem encontra-se hospitalizado num hospital na cidade marroquina de Casablanca e a sua condição não é crítica, de acordo com o Ministério da Saúde desse país.

21h48 – Casos de Covid-19 em Espanha sem contacto com países mais afetados

O número de casos de infeção pelo novo coronavírus tem aumentado gradualmente em Espanha, mas são os contágios na região de Madrid, em Marbella e no País Basco que mais estão a preocupar as autoridades de saúde.

Nestas três zonas, os infetados não estiveram em países com casos de nova pneumonia viral, sinal de que a doença pode estar a tornar-se endémica.

Ainda assim, o estado de saúde da maioria dos doentes não é grave.

21h46 – Luis Sepúlveda continua internado em estado grave

O escritor chileno Luis Sepúlveda permanece internado em estado grave. As análises à sua mulher deram negativas para o novo coronavírus, mas o autor continua hospitalizado no Hospital das Astúrias.

Vários escritores portugueses que estiveram em contacto com Sepúlveda decidiram entrar em quarentena voluntária.

Francisco José Viegas e Hélia Correia, ambos escritores, são alguns dos que optaram pela quarentena.

A Porto Editora, responsável pela obra do escritor em Portugal, colocou também quatro funcionários em quarentena por precaução.

21h42 – Comissão Europeia promete resposta contra o novo coronavírus

Com o número de casos confirmados e de vítimas mortais a crescer todos os dias na União Europeia, a Comissão Europeia decidiu reunir uma força de intervenção para responder à escala continental a um problema que, ao que tudo indica, ainda vai piorar, antes de melhorar.


21h40 – Itália com 166 pacientes em estado crítico

As autoridades italianas de Saúde tinham já no domingo alertado para a existência de muitos doentes em estado crítico e hoje confirmaram que são 166 pacientes nessa condição, sendo que a maioria tem mais de 76 anos e doenças anteriores associadas.


21h38 – Conferência Episcopal recomenda comunhão na mão e omissão do gesto da paz nas missas

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) recomendou hoje que, face ao surto de Covid-19, os fiéis recebam a comunhão na mão e que se omita, enquanto continuar a situação de risco, o gesto da paz nas eucaristias.

Em comunicado hoje divulgado, o Conselho Permanente da CEP apelou "à serenidade e ao incremento da prevenção nos cuidados de higiene", defendendo que sejam seguidas "estritamente as indicações e normas da Direção-Geral da Saúde".

"Como em situações semelhantes e em sintonia com outras conferências episcopais e dioceses, e para evitar situações de risco, recomendamos algumas medidas de prudência nas celebrações e espaços litúrgicos, como, por exemplo, a comunhão na mão, a comunhão por intinção [molhar a hóstia no vinho consagrado] dos sacerdotes concelebrantes, a omissão do gesto da paz e o não uso da água nas pias batismais".

21h35 – Quarentena em Portugal será equiparada a "baixa médica por internamento"

A ausência de trabalhadores dos postos de trabalho que tenham de permanecer em quarentena devido à epidemia de Covid-19 vai ser equiparada a "baixa médica por internamento", para proteger os rendimentos, anunciou hoje o ministro da Economia.

"Posso anunciar que, nas próximas horas, vamos fazer sair um despacho (...) para equiparar os casos de trabalhadores que tenham que se ausentar do posto de trabalho em razão não de uma situação de doença, mas de uma situação de confinamento determinado pelas autoridades de saúde, equiparar isso a uma baixa médica por internamento", disse Pedro Siza Vieira.

O ministro português do Estado, da Economia e da Transição Digital realçou que a medida visa proteger os rendimentos dos trabalhadores e também "a situação das próprias empresas".

"Outras medidas que se possam equacionar serão avaliadas à medida que a situação o justificar", acrescentou Pedro Siza Vieira.

O ministro referiu também que "o impacto económico e na atividade das empresas [portuguesas] desta situação tem sido muito moderado" e que setores como o turismo "estão a sentir isto mais".

21h30 – Cabo Verde com um caso suspeito a aguardar resultado de análises

O ministro da Saúde de Cabo Verde, Arlindo do Rosário, anunciou que há um caso suspeito do novo coronavírus na ilha de São Vicente a aguardar confirmação através de exames entretanto realizados.

O anúncio foi feito pelo governante, numa declaração à imprensa ao início da noite de hoje, no Hospital Dr. Baptista de Sousa, no Mindelo, ilha de São Vicente, mas sem adiantar mais pormenores.

O governante disse apenas que a pessoa em causa, que viajou recentemente de uma zona - que não precisou - afetada pela epidemia de Covid-19 provocada por um novo coronavírus, já "está internada" e que foi, entretanto, sujeita a "uma bateria de exames".

"Vamos aguardar a evolução", disse o ministro da Saúde, numa declaração sem direito a perguntas e garantindo apenas que a prioridade do Governo de Cabo Verde é a deteção de casos suspeitos. "Contenção e resposta", acrescentou Arlindo do Rosário.

Preventivamente, o Governo cabo-verdiano já suspendeu, por um prazo de três semanas, até 20 de março, mas que pode ser prorrogado, todas as ligações aéreas de Itália, destino emissor de 30.000 turistas anuais para o arquipélago.

21h10 – Ministra da Saúde faz ponto de situação

A ministra da Saúde, Marta Temido, declarou ao Telejornal que a fase em que nos encontramos é ainda uma fase de contenção alargada. Procura-se "ganhar tempo" e incentiva-se a adoção de medidas para circunscrever os casos existentes e impedir a contaminação.

“A fase de combate ao surto em que estamos é ainda uma fase de contenção alargada. Significa que, neste momento, o nosso objetivo é ainda norteado pela deteção precoce de todos os casos, pelo tratamento dos casos que sejam positivos (…) e pelo rastreio dos seus contactos”.

“Com isso esperamos conseguir de facto ganhar tempo para que algumas coisas que estão no horizonte possam acontecer”, nomeadamente uma vacina ou uma época “mais amena” que possa levar ao abrandamento da epidemia.

Marta Temido garantiu ainda que as pessoas que estiveram em contacto com os dois infetados em Portugal estão a ter “um acompanhamento específico”, para que possam ser tomadas as medidas adequadas conforme o desenvolvimento de cada caso.

A ministra da Saúde relembrou a importância da adoção de medidas alargadas de prevenção, entre as quais a lavagem frequente das mãos.

Marta Temido explicou a utilização de máscara não é necessária até indicação em contrário e que, nos casos em que essa utilização é recomendada por profissionais da saúde, as instituições hospitalares terão máscaras suficientes para fornecer aos pacientes.

21h01 – Angola decretou quarentena por "debilidade" do setor da Saúde

O chefe da diplomacia angolana reconheceu que a "debilidade" do setor da Saúde obrigou a decretar quarentena para os cidadãos provenientes de países com surto de Covid-19, apontando Angola como um país de "risco".

"Em relação a um comunicado que o Governo de Angola fez há dois dias, sobre a necessidade de quarentena para os cidadãos que vêm de algumas proveniências, não estamos a fazer mais do que a cumprir as orientações da Organização Mundial de Saúde. Nesse particular, Angola, pela sua ampla cooperação com a China, é um país de risco nessa matéria", afirmou o ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto.

"Temos uma comunidade de mais de 50 mil cidadãos chineses que trabalham em Angola, além do movimento fruto do comércio entre os dois países. Estamos a tomar medidas preventivas porque será muito mais difícil para Angola se o surto epidémico se revelar, será muito mais difícil tomar medidas curativas porque reconhecemos a debilidade do nosso setor de saúde. Portanto, se pudermos, através de medidas preventivas, evitar ao máximo o risco de contágio, será melhor para todos nós", concluiu o governante.

Angola decretou quarentena obrigatória, a vigorar a partir de terça-feira, para todos os cidadãos que tenham estado em países com "casos autóctones" do surto de Covid-19.

Num outro despacho do Governo de Angola, cidadãos provenientes da China, Coreia do Sul, Itália, Irão, Nigéria, Egipto e Argélia estão proibidos, a partir de terça-feira, de entrar em território angolano, enquanto durar a epidemia do novo coronavírus.

20h57 – Atrações turísticas em Itália com pouco movimento

Em Itália, as principais atrações turísticas, entre as quais monumentos e museus, estão a registar uma quebra no número de visitas. Os turistas estão a tomar precauções extra por receio de contágio pelo novo coronavírus.


20h52 – Empresas portuguesas já sentem impacto do novo coronavírus

A indústria têxtil está a sentir uma redução da atividade com clientes italianos e a OCDE baixou em meio por cento a projeção para o crescimento económico mundial.


20h50 – Marcelo Rebelo de Sousa pediu para se evitarem os alarmismos

Marcelo Rebelo de Sousa disse hoje que seria estranho se não surgissem casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal.

O Presidente da República visitou a Feira Internacional de Alimentação e Bebidas, em Lisboa, e manteve a habitual proximidade, apesar das recomendações das autoridades de saúde.

Marcelo Rebelo de Sousa pediu que se evitem os alarmismos e disse que o Governo está preparado para tomar as medidas necessárias e proporcionais.


20h47 – As recomendações da DGS

A Direção-Geral da Saúde recomendou a lavagem frequente das mãos e a redução dos “afetos”, nomeadamente os contactos faciais.


20h40 – Salários garantidos para trabalhadores que possam vir a ficar em quarentena

O primeiro-ministro anunciou um mecanismo legal para garantir o pagamento dos salários dos trabalhadores que possam vir a ficar em casa por prudência. Essa situação será equiparada às baixas médicas e António Costa disse que haverá regras iguais para os setores público e privado.


20h36 – Chamadas para a linha SNS 24 deverão aumentar ainda mais

António Costa visitou esta segunda-feira o centro de contacto da linha SNS 24.

Há uma centena de enfermeiros preparados, do outro lado do telefone, para esclarecer qualquer dúvida sobre o novo coronavírus através da linha SNS 24. Domingo foi batido um recorde de chamadas: 7.300, número que deve ser ultrapassado nos próximos dias.

A linha de apoio ao médico já foi reforçada duas vezes por causa do aumento do número das chamadas e as escalas também já foram alvo de um reforço.


20h30 – O que se sabe sobre os dois casos confirmados em Portugal

Há dois casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus em Portugal. São homens, têm 60 e 33 anos e estão agora em isolamento nos hospitais de Santo António e de São João, no Porto.


20h09 – Organização da ModaLisboa admite que evento decorra "à porta fechada"

A organização da ModaLisboa, cuja 54.ª edição decorre entre quinta-feira e domingo, admitiu hoje a possibilidade de a iniciativa decorrer "à porta fechada", no caso de agravamento da propagação do surto de Covid-19 em Portugal.

"Esta decisão será tomada em última instância e em caso de necessidade ou indicação das autoridades locais e nacionais de saúde", sublinha a organização.

A 54.ª edição da ModaLisboa decorre nos Paços do Concelho e na zona do Campo de Santa Clara, no Mercado de Santa Clara e nas antigas Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento, e "será implementado um conjunto de medidas pré e durante o evento enquanto ‘Plano de Contingência perante o Covid-19’, por forma a assegurar as melhores condições de segurança e saúde, tanto para trabalhadores como para visitantes".

A lista de medidas inclui "a monitorização dos diferentes públicos-alvo, nomeadamente convidados e equipas internacionais, que tenham como país de origem áreas com transmissão comunitária ativa nos últimos 14 dias" e a "implementação de medidas de rastreio junto dos colaboradores e todos os parceiros em atividade no evento".

19h59 – França com quase duas centenas de casos confirmados

São já 191 os casos confirmados de pessoas infetadas pelo novo coronavírus em França. Ainda ontem o número fixava-se nos 130, o que significa que em menos de 24 horas surgiram 61 novos casos.

Até ao momento, três pessoas em França morreram na sequência da infeção.

19h55 – Paris vê cancelada a Feira Mundial de Turismo

A Feira Mundial de Turismo de Paris, marcada para os dias 12 a 15 de março, que esperava mais de 100 mil visitantes, foi cancelada devido à epidemia provocada pelo novo coronavírus, anunciou hoje a organização do evento.

A decisão foi tomada com o objetivo de "cumprir as instruções do poder público e após consulta com clientes e parceiros", indica a empresa Comexposium citada pela AFP.

"Não é com alegria que tomamos esta decisão, conscientes das consequências económicas para os nossos expositores profissionais do turismo neste período já complicado para o setor. No entanto, devemos respeitar as recomendações e precauções das autoridades, em nome da saúde e segurança pública", declarou a empresa organizadora.

O cancelamento da Feira Mundial do Turismo em Paris surge depois de o Governo francês ter anunciado no sábado que "todas as concentrações com mais de 5.000 pessoas" em espaços fechados e alguns eventos no exterior, devem ser canceladas devido à intensificação da epidemia.

19h14 – Quarentena com direitos iguais para trabalhadores do público e privado, diz Costa

O Governo vai publicar ainda hoje uma portaria do Ministério do Trabalho para garantir que os trabalhadores, do setor público e privado, que venham a estar de quarentena devido ao novo coronavírus tenham "tratamento igual", afirmou o primeiro-ministro.

"O tratamento será igual para todos", afirmou António Costa em declarações aos jornalistas, após uma visita ao centro de contacto Saúde24, em Lisboa, no dia em que foram confirmados os primeiros casos de infeção, em Portugal, com o novo coronavírus.

O chefe do Governo afirmou que, hoje à tarde, o ministro da Economia, Siza Vieira, está reunido com associações empresariais e que a ministra do Trabalho "tem uma portaria pronta" e que "aguarda o fim desta reunião" para a publicar.

"Aquilo que é garantindo a todos os profissionais, sejam do setor público sejam do setor privado, é que em caso de ser necessário" de uma pessoa "manter-se em casa", será "acionado um mecanismo corresponde ao das baixas, de forma a que todos possam ter os seus direitos garantidos", afirmou ainda.

18h54 – Omã proíbe entrada de pessoas vindas de países com casos confirmados

O Omã baniu a entrada de visitantes oriundos de países infetados pelo novo coronavírus.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Omã esclareceu que este é um procedimento de precaução numa altura em que esse país do Médio Oriente regista seis casos de pessoas infetadas.

A proibição imposta aos visitantes estrangeiros aplica-se em todos os portos, assim como nas fronteiras terrestres e aéreas.

18h30 – Boris Johnson acredita que vão surgir muitos mais casos no Reino Unido

Boris Johnson acredita que uma expansão “muito significativa” do número de infetados pelo novo coronavírus no Reino Unido é inevitável.

“O mais importante agora é que nos preparemos contra uma possível expansão muito significativa do novo coronavírus entre a população britânica, algo que claramente vai acontecer”, frisou o primeiro-ministro do Reino Unido.

Até ao momento existem no Reino Unido 40 casos confirmados de infeção.

17h42 – Mais 18 mortes em Itália

O número de vítimas mortais após infeção pelo novo coronavírus em Itália subiu de 34 para 52.

Os números significam que, num só dia, foram 18 as mortes registadas nesse país.

São já mais de duas mil as pessoas infetadas em Itália.

17h33 – Caso suspeito em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde informou que o caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal, relativo a uma mulher retirada do comboio que fazia a ligação Lisboa-Paris, teve resultado negativo nos testes.

“Informa-se que a cidadã sul-coreana que foi retirada do comboio que fazia a ligação Lisboa-Paris teve resultado negativo após realização de análises laboratoriais pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA, com duas amostras biológicas negativas”, lê-se em comunicado.


17h19 - Clubes lusos vão acatar jogos à porta fechada ou adiamento de jornadas

Os clubes da I e II Ligas de futebol vão acatar a realização de jogos à porta fechada ou o possível adiamento de jornadas, anunciou hoje a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) após reunião extraordinária.

A reunião da Comissão Permanente de Calendários da Liga decorreu hoje na sede daquele organismo, no Porto, com o foco no surto de coronavírus, definindo "os procedimentos a adotar em caso de agravamento da situação em Portugal", pode ler-se em comunicado.

"Caso seja decretada a realização de jogos à porta fechada, haverá acatamento nos jogos de competições profissionais por parte de todas as entidades envolvidas", lê-se numa lista de conclusões.

17h14 – Ordem dos Médicos cria Grupo de Acompanhamento do Covid-19

A Ordem dos Médicos criou um Grupo de Acompanhamento do Covid-19, composto por médicos de várias especialidades, para colocar ao serviço da comunidade médica a melhor e a mais correta avaliação face a eventuais incoerências e desinformação nas unidades de saúde.

“Temos de contrabalançar o alarmismo, o pânico e a desinformação. A DGS tem de estabelecer os procedimentos corretos para serem cumpridos nos hospitais e nos centros de saúde”, refere o presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM).

“Agora que já temos casos identificados, a DGS não pode ficar por intenções vagas e pouco precisas”.

“Face a esta emergência epidemiológica, não podemos ficar à espera das respostas mais adequadas durante muito tempo. Tudo se passa de forma dinâmica e muito rápida. O pior cenário, face a casos positivos de infeção com o novo coronavírus, serão as respostas desarticuladas e incoerentes. Queremos dar um contributo para evitar situações de vazio, dúvidas, e comportamentos alarmistas que poderão amplificar ainda mais o cenário preocupante que conhecemos”, assume Carlos Cortes.

16h59 – Ministros das Finanças do G7 vão debater impacto económico

Os ministros das Finanças do G7, grupo constituído pela Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, vão realizar uma conferência por telefone na terça-feira para discutir medidas que atenuem o impacto económico do novo coronavírus.

O surto está a provocar os impactos mais negativos na economia mundial desde a crise financeira global, alertou hoje a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, que instou os governos e os bancos centrais a lutarem para que seja evitada uma queda ainda maior.

16h53 – Primeiros casos no Senegal e na Letónia

O Ministério da Saúde do Senegal confirmou o primeiro caso de Covid-19 no país africano. Trata-se de um homem francês que vive no Senegal e que esteve recentemente em França.

Na Europa, foi a vez de a Letónia registar o primeiro caso.

16h48 – Dois novos casos nos Estados Unidos

Os Estados Unidos confirmaram mais dois casos de infeção pelo novo coronavírus. Um deles diz respeito a uma pessoa que se encontrava no navio de cruzeiro Diamond Princess.

Os Estados Unidos aguardam neste momento a confirmação dos testes realizados a outras 27 pessoas que representam casos suspeitos.

Os números do Centro norte-americano de Controlo e Prevenção de Doenças elevam para 16 o número total de casos confirmados.

16h40 – Ryanair reduz voos de e para Itália

A Ryanair anunciou que irá reduzir as suas rotas de e para a Itália em 25 por cento durante pelo menos três semanas, devido a uma significativa redução do número de reservas por parte dos viajantes.

"A Ryanair notificou hoje os passageiros de que estava a reduzir o seu programa de voos de curta distância (principalmente de e para a Itália) em até 25% por um período de três semanas, de terça-feira, 17 de março, a quarta-feira, 08 de abril, em resposta ao vírus Covid-19", lê-se num comunicado enviado pela companhia low-cost.

“A Ryanair não espera que estes cancelamentos tenham um impacto material no corrente ano, mas ainda é cedo para especular sobre o impacto do surto de Covid-19 nas contas da empresa”, informou a companhia aérea.

16h38 – Trump pede a farmacêuticas rapidez no desenvolvimento de vacina

A Administração de Donald Trump pediu às empresas farmacêuticas dos Estados Unidos que acelerem os trabalhos de desenvolvimento de uma vacina contra o novo coronavírus.

As autoridades norte-americanas de saúde já disseram que uma vacina poderá demorar ainda 18 meses a estar pronta a utilizar.

Entretanto, a Casa Branca vai reunir-se com os dirigentes de companhias aéreas e da indústria dos cruzeiros para debater medidas a tomar em relação à epidemia.

16h30 – OMS preocupada com Coreia do Sul, Itália, Irão e Japão

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou esta segunda-feira que a maior preocupação da entidade neste momento diz respeito à Coreia do Sul, Itália, Irão e Japão.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor da OMS, frisou que nas últimas 24 horas foram registados quase nove vezes mais casos fora da China do que dentro desse país, mas que a doença pode ser contida se forem adotadas as medidas certas.

A OMS relembrou ainda que, dos 62 países que possuem casos confirmados, 38 registaram dez ou menos casos de pessoas infetadas.

16h21 - Açores acompanham 50 pessoas que estiveram em países com vários casos

As delegações de saúde dos Açores estão a "acompanhar diariamente" cerca de 50 pessoas que, apesar de não apresentarem sintomas do novo coronavírus Covid-19, estiveram em países com muitos casos registados, como a Itália ou a China.

De acordo com o diretor regional da Saúde, Tiago Lopes, os açorianos oriundos dos países com casos do novo coronavírus "foram sinalizados", estando a proceder-se ao "acompanhamento diário dessas pessoas" para se verificar se "desenvolvem alguns sinais ou sintomas que possam ser suspeitos de um possível caso".

Tiago Lopes referiu, por outro lado, que os potenciais portadores do novo coronavírus Covid-19 nos Açores estão a ser transportados para o hospital da Terceira através de avião militar e com recurso aos meios do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

Face a um eventual caso suspeito, "com base num contacto não presencial, o cidadão contacta a Linha de Saúde Açores", sendo a informação fornecida ao médico regulador do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, que "entra em contacto com a linha de apoio médico da Direção-Geral da Saúde, validando-se, ou não, o caso", explicou.

Na eventualidade de se confirmar o caso suspeito, Tiago Lopes disse que o médico regulador, ativa o meio aéreo, um avião da Força Aérea Portuguesa devidamente equipado, sendo o cidadão conduzido à unidade hospitalar de referência.

16h17 – Primeiro caso na Arábia Saudita

A Arábia Saudita acaba de anunciar o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus no país.

Trata-se de uma pessoa que esteve recentemente no Irão. A informação foi avançada pelo Ministério saudita da Saúde.

16h04 – Museu do Louvre fechado pelo segundo dia

O Museu do Louvre volta a estar fechado esta segunda-feira, pelo segundo dia consecutivo. Os trabalhadores do museu decidiram interromper as suas funções por receio de que a sua saúde possa estar em risco devido ao surto do novo coronavírus.

A maioria dos 300 os trabalhadores do Louvre votaram a favor de interromper as suas funções temporariamente, a menos que os responsáveis pela gestão do museu passem a fornecer gel desinfetante e instalem barreiras de vidro entre os trabalhadores da receção e os visitantes.

“Iremos informar-vos assim que possível sobre a data de reabertura do museu”, lê-se à entrada do Louvre.

Numa altura em que França regista mais de uma centena de casos, outros locais turísticos, como a Disnayland Paris ou a Torre Eiffel, mantêm-se abertos ao público.

Ainda esta segunda-feira, França registou mais três mortes, elevando para cinco o número total.

15h51 – Quatro novos casos no Qatar

As autoridades de saúde pública do Qatar anunciaram mais quatro casos do novo coronavírus, relativos a dois nacionais desse país e os seus respetivos trabalhadores domésticos.

As quatro pessoas estiveram entre um grupo de cidadãos que viajou num avião privado do Irão para o Qatar a 27 de fevereiro, aeronave que na altura o Governo desse país mandou evacuar.

15h40 - Investigador avisa que epidemia vai acelerar protecionismo no mundo

O investigador de relações internacionais Carlos Gaspar considera que a epidemia de Covid-19 vai acelerar uma tendência de protecionismo regionalista iniciada na crise financeira de 2008 e acabar com a globalização da produção de bens.

"Aquilo que parece ser o mais provável é que a resposta das autoridades políticas, dos agentes económicos e das sociedades a esta epidemia seja a acelerar a inversão da tendência da globalização para dar entrada num ciclo de protecionismo regionalista", defendeu o investigador em declarações à agência Lusa.

Esse ciclo começou, segundo Carlos Gaspar, com a crise financeira de 2008, mas as respostas à epidemia Covid-19 é uma confirmação da tendência para um protecionismo regionalista.

Carlos Gaspar explicou, por exemplo, na União Europeia "vai haver uma tendência para fechar as fronteiras externas, como fizeram os Estados Unidos e a Rússia".
Para os consumidores e a cadeia de produção a que o mundo está habituado, a mudança será drástica.

"Aquelas cadeias de valor, aquela divisão internacional do trabalho que faz com que as coisas comecem a ser produzidas na China, na Índia ou no Bangladesh e acabem a ser finalizadas na Califórnia ou em Inglaterra ou na Alemanha", permitindo uma rentabilidade de custos, vão passar a representar riscos.

Por seu lado, "vão ser iniciadas políticas de reindustrialização no quadro da União Europeia, vão-se voltar a produzir na União Europeia muitas coisas que deixaram de se produzir", defendeu Carlos Gaspar.

15h35 – Países europeus apoiam financeiramente o Irão

O Reino Unido, a Alemanha e a França vão oferecer ao Irão um pacote de mais de cinco milhões de euros para ajudar esse país a combater o surto do novo coronavírus.

O grupo de países europeus vai fornecer esse apoio através da Organização Mundial da Saúde ou de outras agências da União Europeia, revelou o Ministério britânico dos Negócios Estrangeiros esta segunda-feira.

Os países vão ainda enviar material médico para o Irão, incluindo equipamento necessário para a realização de testes em laboratório, fatos e luvas protetoras.

15h30 – Portos e aeroportos dos Açores vão elaborar planos de contingência

O Governo dos Açores deu indicação aos portos e aeroportos da região para elaborarem planos de contingência para fazerem face ao surgimento de potenciais portadores do coronavírus Covid-19.

As ilhas são tocadas por várias dezenas de cruzeiros, com milhares de passageiros a bordo, existindo nove aeroportos cujas ligações aéreas são asseguradas pela SATA Air Açores, além das ligações operadas pela Azores Airlines com o exterior, oriundas de Boston (EUA) e Toronto (Canadá), a par de Lisboa, Porto e Canárias.

Tiago Lopes, diretor regional da Saúde, afirma que, numa antecipação às orientações do executivo açoriano, foram "contactadas algumas das entidades envolvidas para que, perante um eventual caso suspeito, houvesse articulação com a Direção Regional da Saúde, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e a Força Aérea Portuguesa".

No caso específico dos navios cruzeiros, o diretor regional da Saúde refere que "pode acontecer, e está previsto na norma regional, um possível caso suspeito dentro do porto, já com o navio atracado, ou mesmo até no mar", o que implicará o transporte do possível suspeito.

O responsável admite a hipótese, no caso dos cruzeiros, de, "havendo indícios de um número significativo de pessoas a bordo suspeitas, poder-se enveredar pelo procedimento desenvolvido relativamente ao navio de cruzeiros no Japão, colocando-se a própria embarcação em quarentena".

Os Açores registaram no domingo o segundo caso suspeito de infeção pelo novo coronavírus Covid-19, um homem de 24 anos, residente em São Miguel e que esteve em Itália entre os dias 19 e 25 de fevereiro, revelou hoje o Governo Regional.

15h25 – França regista mais uma morte

Autoridades francesas confirmaram mais um morto pelo novo coronavírus. França tem, neste momento, 107 escolas encerradas em várias localidades e continuam proibidos os mercados e manifestações culturais e desportivas nas províncias mais afetadas.

15h16 - Tunísia confirma primeiro caso

A Tunísia, por meio do seu ministro da Saúde, informou que foi confirmado o primeiro caso por infeção do novo coronavírus no país.

15h02 - Segundo caso em Portugal confirmado

Está confirmado o segundo caso do novo coranavírus em Portugal. O resultado da segunda análise feita a um paciente de 33 anos acabou de ser conhecida e foi positiva.

O outro caso é de um homem de 60 anos que já era conhecido desde o final da manhã. Os dois homens que estiveram recentemente em Itália e em Espanha e estão ambos internados em hospitais da cidade do Porto.

14h56 - Mais duas mortes em França

A RTP apurou que o autarca de uma cidade de Oise está a anunciar a morte de mais dois franceses no hospital de Compiègne-Noyon. Por este hospital passou o professor de 60 anos que morreu há uma semana.

As autoridades de saúde ainda não confirmaram estas duas mortes.

14h40 - Novo coronavírus em Portugal. Esforço deve visar "quebrar possíveis cadeias que tenham iniciado"

Em direto no Jornal da Tarde, Margarida Tavares, infeciologista do Hospital de São João, no Porto, onde está um dos doentes infetados com o novo coronavírus, afirmou que "é esperável" o aparecimento de mais casos em Portugal. O mais importante nesta altura, afirmou, é "quebrar todas as possíveis cadeias que tenham iniciado" com estes dois casos.
O trabalho, para já, relacionado com estes casos no Porto, deve estar focado na identificação dos contacto próximos do doentes. "Isto é uma doença contagiosa e portanto é sempre um cuidado dos médicos identificar esses contactos", disse à RTP Margarida Tavares. "Depois vamos ser ajudados de uma forma mais eficaz pelo colegas de saúde pública que têm essa hábito de fazer os inquérito epidemiológicos. Faremos o máximo para encontrar todos os contactos desses doentes".

Após essa identificação, todas as situações serão independentemente avaliadas. "Serão situações diferentes", disse a médica. "Vai depender da proximidade do contacto, se tem sintomas e outras características que podem ser avaliadas caso a caso para tentar quebrar todas as possíveis cadeias de transmissão que possam se iniciadas a partir de um caso".

"Neste momento o importante é dizer a todas as pessoas que estiveram com os casos positivos que estejam tranquilas, que há uma grande experiência na forma como se orientam essas situações", explicou Margarida Tavares.

Quanto ao que pode acontecer a partir de agora, a infeciologista do Hospital de São João afirmou que é "esperável" que o número de casos aumente no país.

"Aquilo que temos neste momento são dois casos importados, o que nos dá uma indicação que estamos a fazer o rastreio adequado. Ainda não temos evidência de infeção a ser transmitida livremente na comunidade. E isso é muito bom", disse.

"Não quer dizer que amanhã ou depois isso não venha a acontecer" afirmou Margarida Tavares. "O grande esforço vai ser quebrar todas as possíveis cadeias que tenham iniciado. Nem sempre vamos conseguir. E é preciso saber isso. Em breve, tal como noutros países, teremos pelo menos zonas em que vai começar a ocorrer transmissão na comunidade e isso não é nenhum drama. Queremos é atrasá-la e que seja o menos concentrado possível".


14h20 - Reino Unido confirma mais quatro casos

As autoridades de saúde do Reino Unido confirmaram esta segunda-feira mais quatro casos do novo coronavírus, aumentando o total de casos confirmados para 40.

A informação foi avançada por Chris Whitty que anunciou que os novos quatro pacientes estiveram recentemente em Itália.

14h12 - BMW coloca trabalhadores em quarentena

A BMW colocou cerca de 150 empregados em quarentena em Munique, depois de um dos trabalhadores ter testado positivo para o novo coronavírus.

Em comunicado oficial, a BMW confirmou um caso positivo de um dos empregados e anunciou a quarentena de uma centena e meia por motivos de segurança no trabalho.

"Podemos confirmar que um empregado do grupo BMW em Munique testou positivo para o coronavírus. O empregado está sob tratamento médico desde o fim-de-semana. Tendo em conta as circunstâncias, encontra-se estável".

"A saúde e segurança dos nossos trabalhadores é um prioridade. Tendo em conta os últimos desenvolvimentos, o grupo BMW iniciou de froma imediata a implementação de medidas para proteger os empregados".

"Por exemplo, foi pedido a todos os colegas que estiveram em contacto com o trabalhador infetado para entrar nos 14 dias recomendados de quarentena. As instalações em questão foram fechadas e desenfetadas".

Por último, o grupo garante estar em contacto com as autoridades médicas e que todos os que trabalham na empresa estão a ser atualizados sobre a situação.

13h55 - Novo coronavírus já fez mais de 3000 vítimas mortais

A epidemia está a provocar efeitos um pouco por todo o mundo. O Grande Prémio de motociclismo da Tailândia acaba de ser adiado. Na Alemanha registaram-se mais 21 infetados num só dia.


13h54 - Número de casos confirmados aumenta em Espanha

Em Espanha, o número de infectados aumentou para 120 nas últimas 24 horas. Há ainda uma dezena de casos graves hospitalizados. Por agora, as autoridades apostam na vigilância máxima.


13h52 - Milão tenta regressar à normalidade com menos turistas nas ruas

Em Milão, há uma tentativa de regresso a normalidade. Museus e a Catedral de Milão abriram as portas. Os turistas são poucos, numa altura em que o número de infectados continua a crescer. De sábado para domingo foram mais de 500 os novos contaminados.
A reportagem em Milão é dos enviados especiais da RTP a Itália, Rosário Salgueiro e Jaime Guilherme.

13h48 - Sud Express esteve parado no Entroncamento

Um caso validado como suspeito do novo coronavírus fez parar o comboio Sud Express no Entroncamento. Uma mulher sul-coreana acabou por ser transportada para o Hospital Curry Cabral.
O caso implicou uma paragem de três horas sem que qualquer mensagem interna explicasse aos passageiros o que estava a acontecer.

À RTP, autoridades da saúde e PSP dizem que o protocolo foi seguido, o que contradiz o relato de uma passageira que diz ter testemunhado uma desorganização nas chamadas do pessoal da CP para o INEM e para a Linha Saúde 24.

13h46 - Funcionários públicos em quarentena não terão cortes nos salários

Os funcionários públicos que ficarem em quarentena, por causa do novo coronavírus, não vão ter cortes no salário. A garantia é da Ministra da Administração Pública.
Alexandra Leitão assinou um despacho, que será publicado ainda esta segunda-feira em Diário da República, a definir um Plano Preventivo para os serviços públicos.

Estão previstos planos de contingência para o surto da nova pneumonia viral.

Para os casos suspeitos, a ministra admite igualmente o trabalho a partir de casa.

13h45 - Portugal com dois casos positivos de coronavírus

Há dois casos positivos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal. Um deles está já confirmado, o outro aguarda ainda o resultado da contra-análise.
Os casos confirmados são dois homens. Um tem 60 anos e regressou de férias em Itália. Está internado no Hospital de Santo António, no Porto.

O segundo caso que aguarda o resultado da contra-análise é um homem de 33 anos que regressou de Valência, em Espanha, e está em isolamento no Hospital de São João, no Porto.

13h38 - Boris Johnson quer Reino Unido preparado

O primeiro-ministro inglês disse esta segunda-feira que o pais precisa de estar preparado para um alastramento do novo coronavírus.

"Penso ser deveras importante realçar que isto é problema que se vai tornar ainda mais significativo para este país nos próximos dias e semanas", declarou Boris Johnson.

O Reino Unido regista, até agora, 36 casos confirmados do novo coronavírus. Johnson revelou que o governo vai anunciar as medidas principais para atacar o surto na próxima terça-feira.


13h23 - Ordem dos Médicos recomenda criação de linha de financiamento

A Ordem dos Médicos (OM) recomendou hoje a criação de uma linha de financiamento para o novo coronavírus de forma a permitir que as instituições de saúde atuem com "autonomia, adaptabilidade e rapidez" na resposta "a uma situação muito dinâmica".

A medida faz parte de um conjunto de oito recomendações feitas pela Ordem dos Médicos na sequência do "surto pelo novo coronavírus e perante o que se conhece até ao momento", refere a organização em comunicado.

As propostas visam contribuir de "forma positiva para um melhor acompanhamento do que está a acontecer no terreno, para capacitar as instituições de saúde no sentido de poderem responder de forma ágil às necessidades logísticas e de recursos humanos e para conter a transmissão de casos em Portugal".

13h10 - Japão confirma mais 19 casos de infeção pelo novo coronavírus

A agência de notícias Kyodo anunciou 19 novos casos dew infeção pelo novo coronavírus no Japão. Assim, são já 980 casos no total no país nipónico, incluindo casos no cruzeiro Diamond Princess.

Os casos foram reportados por todo o país, incluindo cinco na ilha de Hokkaido e outros cinco num lar de idosos em Kanagawa, perto de Tóquio.

12h41 - Primeiro-ministro apela à "calma e serenidade"

12h00 - "Não se deve entrar em alarmismos", diz o PR

Questionado esta manhã sobre os dois casos do novo coronavírus detetados em Portugal, o Presidente da República começou por afirmar que "estes dois que estão confirmados têm uma origem fora do território português o que é uma vantagem. Felizmente um e outro deram conta da sua situação e limitaram os efeitos de um enventual contágio na medida do possível".
Disse ainda o PR que "este processo continua a ser acompanhado com muita atenção, sempre com a preocupação de descobrir a causa".

Para logo acrescentar que "não se deve entrar em alarmismos. Isto era um fenómeno expectável. Passaram seis semanas e estranho era que havendo em todos os países vizinhos, próximos, para onde iam e de onde vinham compatriotas nossos, que não houvesse nenhum caso em Portugal".

"Vamos continuar a acompanhar serenamente a evolução, sabendo que este tipo de vírus com a subida da temperatura e a transição para o tempo quente tende a diminuir a sua virulência", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

11h30 - Irão. Número de infetados e mortos sobe

O ministro da Saúde do Irão anunciou que 66 pessoas já morreram no país devido à epidemia do novo coronavírus. O número de infetados subiu para os 1501.

O Irão é o país com mais infetados depois da China continental, Coreia do Sul e Itália.

"Os números mais recentes que temos apontam para 523 novos casos de infeção e 12 novas mortes. O número total dos que estão infetados é de 1501, equanto o número total de mortes é 66", comentou Alireza Raisi.

11h15 - União Europeia eleva o risco para "elevado"

A Comissão Europeia confirmou esta segunda-feira que o nível de risco em relação ao novo coronavírus vai passar de "moderado" para "elevado".


10h33 - Um caso confirmado e outro em contra-análise

Em conferência de imprensa, a ministra da Saúde confirmou um caso de infeção pelo novo coronavírus. Trata-se de um homem de 60 anos que se encontra estável. Apresentou ligações epidemiológicas ao norte de Itália e começou por ter sintomas a 29 de fevereiro. Está no Centro Hospitalar do Porto. 
Existe um segundo caso,  que deu positivo numa primeira análise, mas que está em contra-análise, faltando a validação por parte do Instituto Ricardo Jorge. Trata-se de um homem de 33 anos, que teve ligações à cidade Valência, em Espanha. Encontra-se no Hospital de São João.

Tal como o primeiro caso, este homem encontra-se estável, tendo apresentado os primeiros sintomas a 26 de fevereiro.

A ministra da Sáude Marta Temido anunciou também que as recomendações gerais para aqueles que regressam de zonas afetadas pela epidemia sejam de vigilância ativa e contactos com a linha SNS24.
A ministra declarou também que haverá um reforço da informação nos voos realizados entre Portugal e as zonas afetadas (China e Itália) e que serão feitos rastreios de contactos com todos os afetados.

Questionada sobre a atitude das autoridades em relação às pessoas que estiveram em contacto próximo com as duas pessoas em Portugal com coronavírus, a ministra da Saúde afirmou que serão colocadas em vigilância. 
"As autoridades regionais de saúde estão a trabalhar no sentido da sua identificação e avaliação do graus de risco e exposição. O que será feito é uma determinação de medidas proporcional àquilo que foi o grau de risco identificado".

Fernando de Almeida, do Instituto Ricardo Jorge explicou que a dinâmica dos mecanismos de resposta à evolução do vírus vai mudando perante a situação do momento. Foi explicado que para além do Instituto existem outros laboratórios preparados para análises a casos suspeitos.

Locais como os Hospitais de São João e Santo António, no Porto, vão poder realizar análises, todas elas em articulação com o Instituto Ricardo Jorge.

Graça Freitas, Diretora-geral de Saúde, declarou que não vai poder antecipar um pico do vírus em Portugal, porque ainda é desconhecido e não se sabem quais são as suas dinâmicas de propagação.

"Não  podemos antecipar o pico. Todos os coronavírus deste século tiveram comportamentos diferentes. Vamos tomar todas as medidas para contrariar o vírus  e a sua atividade", anunciou.

10h00 - Primeiros casos confirmados de infeção do novo coronavírus

Ao que a RTP apurou, foram confirmados os primeiros dois casos por infeção do novo coronavírus no Porto. Tratam-se de dois homens. O que foi testado positivo no Hospital de Santo António esteve em Itália.

Existe outro caso no Hospital de São João.

09h55 - Vinte habitantes de Póvoa de Varzim em quarentena domiciliária

São funcionários da Câmara e colaboradores da organização do festival literário Correntes d'Escritas que estiveram em contacto próximo com o escritor Luís Sepúlveda que participou no Festival e está agora internado com o novo coronavírus em Espanha.

Ainda assim, serviços camarários, escolas e comércio estão a funcionar dentro da normalidade.

09h28 - Andorra regista primeira caso do novo coronavírus

O país que se encontra entre França e Espanha anunciou que diagnosticou o primeiro caso confirmado do novo coronavírus.

Trata-se de um cidadão de 20 anos que viajou recentemente para Milão, de acordo com a porta-voz do governo.

09h23 - G7 e Eurogrupo vão coordenar respostas perante a epidemia

De acordo com o ministro das Finanças de França, o G7 e o Eurogrupo vão coordenar respostas perante a epidemia do novo coronavírus. A reunião será feita por telefone e vai realizar-se nos próximos dias.

“Vamos realizar, esta semana, uma reunião por telefone porque é preciso evitar a deslocação dos ministros do G7, para coordenarmos respostas”, disse Bruno Le Maire à France 2.