Reportagem
|

Covid-19. A situação ao minuto do novo coronavírus no país e no mundo

por RTP

Foto: Brendan McDermid - Reuters

A Direção-Geral da Saúde confirmou mais dois casos positivos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal, elevando para quatro o número total no país. Três dos pacientes estão hospitalizados no Porto e um em Lisboa. A nível global, são já quase 93 mil as pessoas contagiadas. Destas, mais de metade - cerca de 48 mil - já recuperaram da infeção. As mortes provocadas pelo surto são superiores a três mil.

Mais atualizações


21h10 – Irlanda confirma segundo caso de infeção pelo novo coronavírus. Trata-se de uma pessoa que viajou recentemente por Itália.

20h49 – Itália regista 79 mortes e 2.300 infetados

O elevado número de contágios levou as autoridades sanitárias a ponderar criar mais zonas vermelhas perto da cidade de Bergamo.

20h47 – Treze grupos cancelaram peregrinação a Fátima

O novo coronavírus está a ter implicações na deslocação de fiéis até aos locais religiosos. Os bispos portugueses estão preocupados e emitiram já diversas recomendações, incluindo que se evite beijar a cruz.

20h43 – COI reforça vontade de manter Jogos Olímpicos Tóquio2020 como planeado

O Comité Olímpico Internacional (COI) reforçou hoje a confiança e vontade de manter os Jogos Olímpicos Tóquio2020 nas datas de 24 de julho a 9 de agosto, considerando "não haver motivos para que não se realizem como previsto".

O porta-voz do organismo, Mark Adams, explicou que os conselhos que recebeu da ONU e da Organização Mundial de Saúde "são de tranquilidade".

"Gostava de dar-vos uma boa história, mas não há motivos para que os Jogos não comecem em 24 de julho, como está previsto", explicou aos jornalistas, em resposta a questões sobre o possível cancelamento do evento devido ao surto de Covid-19.

Mesmo quando foi questionado sobre um prazo para tomar uma decisão, já depois de um comunicado ter apontado para junho uma decisão final, Adams reiterou que a decisão "está tomada e é de que os Jogos seguem em frente".

"Tudo o resto é especulação", acrescentou.

20h40 – Esquerda exige esclarecimentos e garantia de direitos durante epidemia

Catarina Martins exigiu "indicações claras" aos serviços públicos e empresas sobre a forma de atuar face ao novo coronavírus.

Já Jerónimo de Sousa disse que os trabalhadores não podem ficar prejudicados se ficarem em quarentena e quer que lhes seja pago também o subsídio de alimentação.
20h37 – Esclarecimento sobre remuneração de trabalhadores surge a conta-gotas

O primeiro-ministro afirmou que se aplica o regime excecional previsto na lei para a tuberculose.

No Parlamento, a ministra da Administração Pública acrescentou que o pagamento a 100 por cento se estende no caso de serem os filhos a ficarem de quarentena, mas apenas se os pais estiverem saudáveis.

No caso de ficarem efetivamente doentes com Covid-19, passam para o regime de baixa por doença, ou seja, recebem 55 por cento até um mês de baixa.

20h32 – António Costa contactou à distância com um dos portugueses infetados

António Costa não exclui que a recuperação de doentes possa, no futuro, vir a ser feita em casa.

O primeiro-ministro visitou o Hospital de São João e contactou à distância um dos dois pacientes infetados pelo novo coronavírus em Portugal.

20h30 – O que se sabe sobre os dois novos casos em Portugal

20h19 – Lei de internamento compulsivo poderá "merecer reflexão"

A ministra da Saúde admitiu hoje que a lei sobre o internamento compulsivo, prevista apenas para casos de doença mental, poderá "merecer uma reflexão", caso se agrave o surto do novo coronavírus em Portugal.

"Há aqui provavelmente um quadro legal de direitos, liberdades e garantias que pode merecer uma reflexão", referiu Marta Temido, apesar de considerar que neste momento o Governo dispõe "dos mecanismos para uma proteção dos habitantes".

"O que me parece é que isso é algo que neste momento cabe designadamente a outros atores, sendo que o Ministério da Saúde está sobretudo focado na ação governativa de combate ao surto, mas também não temos dúvidas de que temos um quadro legal muito específico", disse Marta Temido.

Este quadro legal, adiantou, tem "uma origem histórica muito específica e é bastante protetor daquilo que são as composições, os equilíbrios necessários de quando constranger as liberdades e garantias".

O tema do internamento obrigatório de um doente infetado com um vírus contagioso está a ser discutido em vários países, incluindo Portugal, onde os especialistas se dividem na leitura jurídica das soluções.

19h17 – O Ministério da Saúde da Argentina acaba de confirmar o primeiro caso de infeção pelo novo coronavírus no país.

Trata-se de um homem de 43 anos que realizou uma viagem de duas semanas pelo norte de Itália, tendo regressado há apenas dois dias ao país de origem.

18h49 – Casos confirmados em França sobem para 212.

18h47 – Reuniões de abril do FMI e Banco Mundial ocorrerão em "formato virtual"

As reuniões de abril do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, que se realizam anualmente em Washington, vão ser feitas à distância, em "formato virtual", devido ao novo coronavírus, anunciaram hoje as instituições em comunicado.

"Tendo em conta as preocupações crescentes em matérias de saúde ligadas ao vírus [novo coronavírus], a direção do FMI e do Banco Mundial, bem como os seus Conselhos de Administração, concordaram em colocar em operação um plano conjunto para adaptar as reuniões de primavera de 2020 (...) a um formato virtual", disseram os líderes das duas instituições.

Kristalina Georgieva, diretora-geral do FMI, e David Malpass, presidente do Banco Mundial, sublinharam estar "profundamente preocupados pela evolução da situação do coronavírus e a tragédia humana que o rodeia".

"O nosso objetivo é de servir eficazmente os nossos membros, garantindo ao máximo a saúde e a segurança dos participantes e do pessoal das reuniões de primavera", comentaram igualmente os responsáveis.

18h27 – Os Emirados Árabes Unidos vão encerrar as escolas e estabelecimentos de ensino superior do país durante quatro semanas já a partir de domingo, para evitar a propagação da infeção pelo novo coronavírus. O país já tem mais de 20 casos confirmados.

18h27 – OMS explica que novo coronavírus é mais mortífero do que a gripe comum

Até ao momento, cerca de 3,4 por cento das pessoas que foram infetadas pelo novo coronavírus morreram. Já a comum gripe mata menos de um por cento das pessoas infetadas sazonalmente.

Os dados foram frisados pela Organização Mundial da Saúde, que realça, porém, que o novo coronavírus pode ser contido.

“O Covid-19 espalha-se de forma menos eficiente do que a gripe”, ou seja, atinge menos pessoas, mas “causa danos mais severos do que a gripe”, levando a que haja mais mortes entre os infetados.

Ainda em comparação entre o novo coronavírus e a gripe comum, é de ressalvar que existe uma vacina e medicamentos contra esta última, enquanto que não há ainda qualquer tratamento para o Covid-19, pelo que é natural que mais pessoas morram com a infeção.

18h18 – Costa garante que dinheiro "não é seguramente um problema"

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu hoje que dinheiro "não é seguramente um problema nem nunca seria um problema" no que diz respeito à gestão do surto provocado pelo novo coronavírus.

Questionado sobre se o Governo equaciona lançar alguma linha de financiamento própria para situações relacionadas com este surto, António Costa não quis desenvolver o tema, assegurando que essa é "seguramente a última preocupação atualmente".

O primeiro-ministro também foi questionado sobre se tem existido ou não eficácia da comunicação sobre esta matéria, tendo considerado que "os resultados mostram que sim".

"As pessoas têm, de forma mais ou menos generalizada, adotado boas práticas de prevenção: lavado as mãos, evitar contactos, alteramos os nossos hábitos de cumprimentos entre nós. As pessoas têm tido um enorme civismo (...). A procura da linha Saúde 24 tem aumentado muito. Há menos gente a vir diretamente às urgências", referiu.

18h14 - Passageiros vindos da China e de Itália recebem cartão que permite rastrear contatos

Os cerca de 21 mil passageiros que semanalmente chegam aos aeroportos portugueses provenientes da China e de Itália estão a receber um cartão que permite rastrear contactos mantidos, como medida de contenção do novo coronavírus.

Segundo Marta Temido, há já algumas semanas que está a ser partilhada informação com os passageiros que chegam em voos provenientes da China e "a aplicar um cartão que tem um conjunto de informação sobre o local onde a pessoa se encontra no avião, com quem esteve e onde vai estar para que se possa fazer uma rastreabilidade da pessoa".

"Desde ontem [segunda-feira] passamos a fazer isso nos voos provenientes de Itália. Estamos interessados em combater este vírus mais do que mostrar que o combatemos", disse a ministra.

Assim, salientou, "os cerca de 21 mil passageiros que por semana chegam a Portugal (provenientes da China e de Itália) em voos para o Porto, Lisboa e Faro têm neste momento não só informação disponível para efeitos de contacto, mas a partir de hoje têm essa aplicação do cartão que permite a rastreabilidade dos contactos".

Relativamente ao controlo da temperatura, a ministra explicou que de todos os 27 países da União Europeia só a Itália introduziu essa medida.

18h00 – Plano de Contingência da Assembleia da República

A Assembleia da República aprovou um Plano de Contingência “com o qual se pretende antecipar e gerir o impacto do atual surto de doença por coronavírus SARS-CoV-2 (agente causal da COVID-19) no Parlamento e, em particular, em todos os que o visitam ou nele exercem funções”.

“O principal objetivo do Plano de Contingência é, deste modo, preparar a Assembleia da República para uma melhor gestão do risco de infeção e, bem assim, enfrentar eventuais casos de doença, minimizando a sua transmissão e o seu impacto na atividade do Parlamento e na comunidade, assegurando, simultaneamente, o funcionamento dos seus órgãos e serviços e o cabal exercício das competências do órgão de soberania”, lê-se em comunicado.

O Plano de Contingência hoje aprovado pelo Presidente Eduardo Ferro Rodrigues foi preparado com base nas orientações da Direção-Geral da Saúde.

17h42 – Surto vai condicionar a atividade económica "durante algum tempo"

O presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos, Jerome Powell, considerou hoje inevitável que os efeitos do surto do novo coronavírus alastrem às economias mundiais e alterem o seu normal funcionamento "durante algum tempo".

"O surto está a alterar a atividade económica em muitos países e seguramente alastrará à atividade económica aqui [Estados Unidos] e no exterior durante algum tempo", disse Powell numa conferência de imprensa convocada para comentar a descida das taxas de juro em 50 pontos base decidida hoje.

Jerome Powell assinalou que se começa a constatar um abrandamento dos setores do turismo e das viagens, assim como uma preocupação das indústrias que dependem das cadeias de fornecimento globais.

"Ninguém sabe quanto tempo irá durar [o surto]", disse Powell, citado pela AFP, acrescentando que a Fed não crê ter "a resposta a todas as questões", mas acreditando que a baixa dos juros "irá dar uma chicotada significativa à economia".

17h40 – Governo espanhol impõe que Valência-Atalanta se dispute à porta fechada

O jogo Valência-Atalanta referente à segunda mão dos oitavos de final da Liga os Campeões Europeus de futebol disputar-se-á à porta fechada, anunciou hoje o ministro espanhol da Saúde, Consumo e Bem-estar Social, Salvador Illa.

A partida entre espanhóis e italianos está marcada para o próximo dia 10 de março, mas a epidemia do novo coronavírus no norte de Itália levou as autoridades espanholas a decidirem que o jogo decorresse sem público.

A equipa da Atalanta é da cidade de Bergamo, que faz parte da região da Lombardia, uma das mais afetadas pelo surto do coronavírus.

17h26 – OMS alerta para esgotamento rápido de reservas de equipamento de proteção

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou hoje para o esgotamento rápido das reservas de equipamento de proteção individual contra o novo coronavírus que causa a doença Covid-19.

"A Organização Mundial de Saúde enviou cerca de meio milhão de equipamentos de proteção individual para 27 países, mas os stocks esgotam-se rapidamente", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, numa conferência de imprensa, na sede da organização, em Genebra, na Suíça.

17h22 – Ministra da Saúde garante capacidade de resposta dos hospitais de S. João e Santo António

A ministra da Saúde, que está hoje a ser ouvida pelos deputados no Parlamento, esclareceu que os hospitais de São João e de Santo António, no Porto, continuam a funcionar e a garantir a capacidade de resposta em relação ao novo coronavírus.

As declarações surgem depois de ontem, em declarações à RTP, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, ter dito que a capacidade daqueles hospitais estava esgotada e que estavam outras unidades de saúde disponíveis.

Marta Temido assegura que as informações que davam conta da lotação dessas duas unidades, e que foram inclusivamente confirmadas pela Direção-Geral da Saúde, não são verdadeiras.

A confusão ter-se-á devido a uma sobrecarga da linha de apoio aos dois hospitais.

17h16 – PM garante que SNS tem capacidade de resposta para eventual "grande expansão"

O primeiro-ministro garantiu hoje que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem "capacidade de resposta" através da reorganização dos seus serviços para uma eventual "grande expansão" do surto provocado pelo novo coronavírus.

"Temos no conjunto do país 2.000 camas referenciadas como podendo estar reservadas a pessoas que sejam portadoras do coronavírus. Dessas 2.000, temos 300 para cuidados intensivos. O próprio Serviço Nacional de Saúde, na sua esfera hospitalar tem capacidade de expansão através da reorganização dos seus serviços", disse António Costa, que visitou ao Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto.

O primeiro-ministro explicou ainda que o sistema terá de ter "a flexibilidade necessária para no limite só estar no hospital quem necessariamente e estritamente necessita de estar no hospital, o que será uma percentagem menor dos casos que possam vir a registar-se".

17h08 – Mais dois casos confirmados em Portugal

A DGS confirmou que existem mais dois homens que testaram positivo para o novo coronavírus.

Um dos homens tem 60 anos e encontra-se no Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, e o outro, de 37 anos, está no Hospital Curry Cabral, em Lisboa.

O homem de 60 anos possui ligação ao primeiro homem infetado em Portugal, que também está hospitalizado no Porto.

Também o homem de 37 anos possui uma ligação com uma das primeiras pessoas infetadas.

“A DGS atualizará esta informação sempre que oportuno”, informou a Direção-Geral da Saúde em comunicado.

17h00 – Número de mortos em Itália sobe de 52 para 79.

16h15 – O Banco Mundial vai anunciar um pacote de apoio financeiro e técnico para lidar com o impacto na saúde e na economia causado pelo novo coronavírus a nível global.

16h10 – EUA não tencionam baixar tarifas aplicadas à China

Steven Mnuchin, secretário do Tesouro dos Estados Unidos, avançou que os EUA não estão a considerar baixar as tarifas aplicadas aos bens chineses apesar do impacto económico resultante do novo coronavírus.

“Não estamos a considerá-lo neste momento, mas conforme a situação progredir vamos olhar para todas as opções que possam ser importantes para ajudar pequenas e médias empresas e determinadas áreas da economia que estão a ser afetadas”, esclareceu Mnuchin.

16h01 – Mais nove casos confirmados na Suécia

As autoridades de Saúde da Suécia confirmaram a existência de mais nove casos de infeção pelo novo coronavírus, elevando para 24 o número de pessoas contagiadas.

Na maioria destes casos, os pacientes apresentaram ligações com a Itália.

Na segunda-feira, a Suécia elevou de “baixo” para “moderado” o risco de contágio, sendo a principal preocupação as pessoas que vêm de países estrangeiros, pelo que alguns voos de e para o norte de Itália se encontram suspensos.

15h47 - Meia Maratona de Lisboa adota medidas de prevenção

A organização da Meia Maratona de Lisboa, agendada para dia 22 de março, divulgou que vai adotar algumas medidas preventivas de forma a minimizar o risco de contágio pelo novo coronavírus.

Entre as medidas adotadas, e que foram aconselhadas pela World Athletics (associação internacional de atletismo), destacam-se a medição de temperatura corporal que será feita a todos os atletas no local, a obrigatoriedade de todos os participantes preencherem um formulário com informações sobre o local de residência durante a sua estadia em Portugal, a existência de desinfetante cirúrgico junto dos locais de maior concentração de pessoas e a presença de um epidemiologista junto da equipa médica que acompanhará a prova.

Carlos Móia, presidente do Maratona Clube de Portugal, promotor da prova, garante que "a segurança e saúde de todos os atletas e staff é a prioridade da organização" e, embora espere que não aconteça, não enjeita a possibilidade de a corrida ser adiada.

"Estamos conscientes de que esta é uma situação dinâmica e que não se sabe o que irá ocorrer nas próximas semanas. O que posso garantir é que todas as decisões serão tomadas com base na evolução real e de modo racional. Estamos em perfeita sintonia com as autoridades de saúde nacionais, mas não acredito que vá ser necessário adiar a prova", afirmou o presidente do Maratona.

15h20 - O ministério francês da Saúde anunciou esta terça-feira uma quarta morte no país, sendo que não foram dados detalhes sobre o paciente.

França já reportou 191 casos do novo coronavírus.

15h02 - Os ministros das Finanças do G7 concordaram em "tomar todas as medidas possíveis" para contrariar os efeitos do novo coronavírus.

Steve Mnuchin, dos Estados Unidos, disse que a administração Trump está a seguir de forma próxima a evolução do surto e os impactos na economia norte-americana.

14h56 - Estados Unidos confirmaram 106 casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, de acordo com o Centro de Prevenção e Controlo de Doenças.

48 são de pessoas repatriadas. Muitos dos testes deram positivo e estão à espera de uma contra-análise para saber se há validação.

14h50 - Carmo Rodeia, diretora de comunicação do Santuário de Fátima, informa que nas últimas horas foram cancelados 13 grupos de peregrinos - nomeadamente grupos provenientes da Coreia do Sul e de Itália - devido ao novo coronavírus.

A diretora de comunicação informa ainda que existe um plano de contingência e que foram adotadas algumas práticas para conter a epidemia de coronavírus, nomeadamente a suspensão do abraço da paz e a saudação entre praticantes.

14h48 - Em Itália há mais de dois mil casos de infecção. Existem portugueses que vivem e trabalham na chamada zona amarela - a zona mais próxima das 11 vilas e cidades que estão em quarentena.
14h46 - O Presidente da República considera que cabe ao Governo o dever de acompanhar as condições em que estão a funcionar as unidades de saúde que recebem os casos suspeitos de infeção pelo novo coronavírus.

Marcelo Rebelo admite que chegou a pensar em fazê-lo, mas não quis ser acusado de "ter um protagonismo excessivo" nesta matéria.

14h45 - Já começaram a ser distribuídos folhetos informativos da Direcção Geral da Saúde sobre o COVID 19, durante os voos provenientes de Itália. A curto prazo serão entregues formulários para localizar os passageiros, vindos do país europeu mais afectado pelo surto.

Esta manhã, chegaram a Lisboa dois voos de Itália. Nenhum dos passageiros foi sujeito a qualquer rastreio.

14h41 - O ministro da Economia garante que o governo tem capacidade orçamental para responder a uma eventual epidemia do novo coronavírus. Pedro Siza Vieira diz que estão pensadas soluções de tesouraria para apoiar as empresas, mas ressalva que esse cenário está longe de ser necessário.

14h39 - A ministra da Saúde admite invocar o regime de excepção para obrigar a quarentena todos os portugueses que cheguem da China nos próximos dias.

Marta Temido quer que o país mantenha a tranquilidade em relação ao novo coronavírus, mas diz que é preciso vigiar todos os casos suspeitos.

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que é necessária mais informação.

14h35 - Há um esclarecimento adicional feito esta terça-feira pelo Governo sobre as baixas por isolamento para pessoas suspeitas de terem contraído coronavírus: todas serão pagas a 100 por cento, seja no setor público ou no privado.
14h32 - Ao primeiro dia, esgotou a capacidade nos dois principais hospitais do Porto para acolherem doentes infetados e suspeitos de terem contraído o novo coronavírus. Até ao momento há dois casos confirmados em Portugal.

A Direcção Geral de Saúde decidiu alargar o número de hospitais de referência a norte para receberem doentes suspeitos e infectados.
14h28 - Até ao momento, a Direcção-geral da Saúde não atualizou o número de infectados em Portugal. São dois os casos confirmados, na cidade do Porto. Ambos estão estáveis.

14h13 - Um relatório de uma empresa canadiana revelou esta terça-feira que a China bloqueou e proibiu o uso de termos relacionados com o novo coronavírus e críticas à atuação do governo de Xi Jinping nas redes sociais.

Esta censura aconteceu durante os meses de dezembro de 2019 e fevereiro,
altura em que o vírus se alastrou pela China e para vários países pelo mundo.

De acordo com o relatório, as empresas chinesas receberam um guião oficial sobre como lidar com termos ligados ao novo coronavírus na primeira fase de evolução do vírus.

Alguns dos termos bloqueados incluíam palavras como "proibições de viagens" e "transmissão de pessoa para pessoa".

14h01 - O Comité Olímpico Internacional mantém-se confiante de que os Jogos Olímpicos se vão realizar em Tóquio, capital japonesa, depois de declarações da ministra dos Jogos Olímpicos, que afiançou que a prova pode ser adiada devido ao surto pelo novo coronavírus.

O presidente do organismo, Thomas Bach, instou todos os atletas já qualificados a continuarem a preparação, já que o Comité Olímpico está em conversações permanentes com a Direção Mundial de Saúde.

13h55 - Escola de Nova Iorque foi encerrada depois de um caso positivo de infeção pelo novo coronavírus ter sido detetado. A escola informou que se trata de uma medida de prevenção e que estava em contacto com o departamento de Saúde da cidade.

"Neste momento é importante manter a calma", pode ler-se no comunicado emitido pela escola, aconselhando várias medidas de prevenção a seguir.

13h49 - Vinte e três membros do parlamento iraniano encontram-se infetados pelo novo coronavírus, o que perfaz oito por cento de membros doentes.

A informação foi anunciada pelo porta-voz do Parlamento, Abdul Reza Misri, em informações prestadas à comunicção social, já depois de enviada uma carta aberta ao líder supremo do Irão, Ali Khamenei.

Foi pedido aos depitados que restrinjam contacto com o público de forma a prevenir o alastramento do vírus e o encerramento de sessões abertas no Parlamento.

O Irão é o segundo país do mundo com mais vítimas mortais, contabilizando até agora 77.

13h43 - O número casos confirmados no Reino Unido subiu para os 51. A informação foi avançada pelo secretário da Saúde, Matt Hancock.

"É provável que no futuro vejamos um alastramento mais rápido no país", disse Hancock. No entanto, o mesmo esclareceu que o Reino Unido está bem preparado para lutar contra o novo coronavírus.

13h31 - A DGS anunciou esta terça-feira que unidades de Saúde de Braga, Matosinhos, Tâmega e Sousa foram ativadas para dar resposta a problemas relacionados com o novo coronavírus.

Graça Freitas revelou que estas instalações vêm completar a oferta disponível para combater o surto que chegou ontem a Portugal, com dois casos confirmados no Porto. No entanto, a DGS garantiu que os hospitais de São João e Santo António mantêm a capacidade de resposta.

"Estas medidas têm como objetivo reforçar o acesso e a capacidade de resposta dos serviços de saúde", afirma a DGS numa nota divulgada ao fim da manhã.

13h18 - PR defendeu hoje que deve ser o Governo a ter a "primazia" na gestão da epidemia Covid-19, mas afirmou que, por sua vontade, "já lá estava", próximo dos portugueses infetados pelo novo coronavirus.

À margem da iniciativa "Artistas em Belém", o chefe de Estado foi questionado sobre uma visita que o primeiro-ministro, António Costa, irá fazer hoje ao Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, onde está internado um dos dois infetados confirmados em Portugal.

"Eu cheguei a pensar nessa deslocação, mas deve ser dada primazia ao Governo para que se não diga que o Presidente da República está a ter protagonismo excessivo numa questão que o primeiro-ministro chamou a ele mesmo a nível da coordenação, ao mais alto nível", afirmou.

Ainda assim, Marcelo Rebelo de Sousa promete que, sobre esta matéria, irá "falando com o primeiro-ministro e com o Governo e quando o Governo entender que é adequado o Presidente ir, o Presidente irá". (Lusa)

13h04 - Japão pode perder os Jogos Olímpicos de 2020 devido à epidemia de Covid-19, indicou hoje a ministra japonesa dos Jogos Olímpicos, precisando que maio será crucial para tomar uma decisão sobre a realização do evento.

"Se lermos o contrato, constatamos que o artigo 66 estipula que o Comité Olímpico Internacional tem o direito de anular os Jogos, no caso destes não serem organizados em 2020", assumiu Seiko Hashimoto numa intervenção no Parlamento japonês.

A ministra dos Jogos Olímpicos ressalvou, contudo, que este artigo pode significar que Tóquio2020 pode ser adiado para qualquer outra data durante este ano.

12h57 - As empresas públicas têm cinco dias úteis para elaborar planos de contingência para o surto de Covid-19 que assegurem o "normal funcionamento" dos serviços, "privilegiando o recurso ao teletrabalho", determina um despacho publicado em Diário da República.

12h36 - O ministro da Administração Interna convocou para o fim da tarde de hoje uma reunião extraordinária da Comissão Nacional de Proteção Civil para abordar as diferentes dimensões da coordenação estratégica relacionadas com o novo coronavírus.

12h19 - Responsável máximo pelos serviços de emergência médica do Irão infetado com o coronavírus.

11h55 - Em Wuhan, epicentro do coronavírus, as autoridades chinesas fecharam um dos 16 centros hospitalares criados para dar conta da epidemia. Um sinal de que a contenção estará a funcionar. O hospital fechou porque o último doente recuperou totalmente.

São notícias no mesmo dia em que há informação de que o número de casos na província de Hubei caiu significativamente.

"O aumento rápido dos casos de coronavírus em Wuhan está controlado", disse o porta-voz da Comissão Nacional de Saúde do país.

11h47 - Presidente da Coreia do Sul declara "guerra" ao novo coronavírus que está a atingir em força o país. Há mais 974 casos registados. No total há 5186 casos de infeção no país. 34 pessoas morreram.

O president Moon Jae-in ordenou que fiquem disponíveis mais camas nos hospitais e quer mais máscaras, pedindo desculpas pela falta deste equipamento de proteção.

11h45- Primeiro-ministro britânico diz que os militares estão preparados para apoiar a polícia na manutenção da ordem no cenário de pior caso relacionado com o novo coronavírus.

11h36 - São João e Santo António, no Porto, com capacidade de resposta ao Covid-19.

Em comunicado enviado às redações, o Ministério da Saúde informa que "os Hospitais de São João e Santo António mantêm a sua capacidade de resposta ao COVID-19, agora complementada através da ativação de outras unidades da Região Norte (Hospital de Braga, Unidade Local de Saúde de Matosinhos e Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa). Estas medidas têm como objetivo reforçar o acesso e a capacidade de resposta dos serviços de saúde".

De recordar que ontem, no Prós e Contras da RTP, a Diretora-Geral da Saúde tinha afirmado que estes dois hospitais já não tinham capacidade de resposta. Uma situação que, de acordo com estes novos dados, foi reposta.

11h34 - Irão anuncia que 77 pessoas morreram no país por causa do coronavírus. Há ainda 2336 pessoas infetadas.

O Irão tem o maior número de vítimas mortais fora da China.

11h30 - O ministro da Educação diz que a tutela continua a trabalhar para que as orientações da Direção-Geral de Saúde (DGS) sobre o novo coronavírus cheguem às escolas, sem especificar se estas têm autonomia para tomar medidas sobre eventuais casos. "Estamos a seguir todas as indicações DGS para apetrechar as escolas com a melhor informação", disse Tiago Brandão Rodrigues em declarações aos jornalistas no Porto.

O ministro referiu que "a DGS tem lançado indicações muito claras em relação ao que a população tem de fazer" e "as escolas não são exceção".

10h59 - NBA pediu aos jogadores para evitarem celebrar com um 'high five' (cumprimentos com a mão) aos adeptos e a estranhos, bem como autógrafos, devido ao surto de Covid-19. 

10h36 - O Ministério do Trabalho esclarece que, tal como os funcionários públicos, também os trabalhadores do sector privado vão ter direito ao pagamento do salário na totalidade, caso tenham de ficar de quarentena devido ao novo coronavírus.
10h32 - Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde diz, no Twitter, que o primeiro passo para derrotar o coronavírus é conhecer e perceber uma epidemia. Tedros Ghebreyesus acrescenta que nunca antes foi visto um patogéno respiratório capaz de se transmitir entre comunidades mas que possa ser contido com as medidas certas.

10h22- O PCP defende um reforço das medidas de prevenção no plano de saúde pública articuladas com a criação e meios de resposta clínica na sequência da confirmação de dois casos de infeção pelo novo coronavírus em Portugal.

09h21 - Alemanha com mais 31 casos de coronavírus. São agora 188 no total.

09h19 - Ucrânia com o primeiro caso confirmado de coronavírus. Trata-se de um homem que viajou da Itália para o país.

08h58 - Todas as pessoas que cheguem a Pequim com origem da Coreia do Sul, Japão, Irão e Itália vão ser colocadas em quarentena durante 14 dias.

08h36 - O Papa Francisco não está infectado com o novo coronavírus, adianta o jornal italiano Il Messagero. O Papa, de 83 anos, cancelou a agenda pública durante vários dias consecutivos, devido a uma gripe.

08h34  - Mercado de ações na Europa abre com sinal positivo em reação aos estímulos anunciados para a economia em resposta ao coronovírus.

Portugal tem dois casos confirmados de infeção como o novo coronavírus.
Um homem de 33 anos que está internado no Centro Hospitalar de São João, no Porto e que reportou os primeiros sintomas no dia 26 de fevereiro. Tem uma ligação epidemiológica a Valência, em Espanha. O outro caso é o de um homem de 60 anos que está internado no Hospital de Santo António, integrado no Centro Hospitalar Universitário do Porto. Reportou os primeiros sintomas no dia 29 de fevereiro, depois de ter estado no norte da Itália.

Na última noite, na RTP, a diretora-geral da Saúde afirmou que os hospitais de Santo António e de São João, no Porto, "esgotaram a capacidade". Por essa razão, mais quatro hospitais na região norte foram ativados na noite de segunda-feira devido à epidemia de Covid-19.
 
"Recebi um telefonema (...) que me disse que (os hospitais de) Santo António e São João esgotaram a capacidade", disse Graça Freitas durante o programa "Prós e Contras", na RTP1.

Questionado sobre as razões pelas quais os hospitais de Santo António e de São João esgotaram a capacidade, a responsável da Direção-Geral da Saúde (DGS) explicou que os quartos de pressão negativa nestas unidades de saúde "têm lá outros doentes internados", "os dois casos positivos" já conhecidos e também os casos "suspeitos que lá estão neste momento".

Também ontem, no Telejornal, a ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que a fase em que nos encontramos é ainda de contenção alargada. Procura-se "ganhar tempo" e incentiva-se a adopção de medidas para circunscrever os casos existentes e impedir a contaminação.
 Em todo o mundo, há o registo nesta altura de 90.937 casos, sendo que destes 48.054 já recuperaram. Há também a registar nesta altura 3117 mortes devido ao vírus.

Há 74 países com registo de infeção por coronovírus no país.