Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto
pulse-iconDireto

Incêndios: acompanhe a situação minuto a minuto

por RTP

Mais de uma centena de fogos, 12 deles de grandes dimensões, e 3.600 bombeiros no terreno - era este o quadro dos incêndios ao início da manhã desta quinta-feira em Portugal Continental. A situação mais delicada vive-se em Arouca, onde uma casa foi destruída.

Mais atualizações

A evolução dos incêndios pode continuar a ser acompanhada, minuto a minuto, neste artigo do site da RTP.

07h00 - Ponto de situação

Ao início desta quinta-feira estavam ativos 123 incêndios, 12 deles de grandes dimensões.

Arouca era a situação mais crítica e uma casa foi consumida pelas chamas.


O Hotel do Buçaco foi evacuado devido ao muito fumo na zona, que torna o ar irrespirável.

Aveiro, Viana do Castelo, Braga, Viseu, Leiria e Vila Real são os distritos onde há situações mais complicadas.

O incêndio na Calheta, Madeira, continua a alastrar, principalmente em zona de vegetação, mas não há pessoas, nem casas ameaçadas.

23h45 - chamas ameaçam Arouca

Em Arouca, o incêndio que lavra desde segunda-feira está descontrolado.

As chamas estão muito próximas do centro da vila.

A situação piorou ao início da noite e o fogo dirige-se para zonas onde há habitações. O vento tem sido a principal dificuldade no combate às chamas.

180 operacionais mantêm-se no terreno, mas são insuficientes para lidar com a situação.

 Os bombeiros passaram de "gestão de crise" para "gestão de catástrofe" focados na defesa da vida humana.

Pelo menos 10 localidades foram evacuadas. "Esperamos apoio aéreo" mas pode ser difícil devido ao fumo, afirma o comandante do comando operacional de Aveiro, referindo uma "situação dantesca".

Em Arouca a noite vai ser longa, com os habitantes em sobressalto ao ver as chamas numa única frente a cercar a vila. "Já chegou ao centro" diz uma testemunha, falando de uma grande velocidade da descida das chamas.

23h40 - Ponto da situação

São 176 os incêndios ativos no Continente a esta hora, mobilizando mais de 4 mil e 700 bombeiros.

São 14 as situações que mais preocupam as autoridades, nesta altura: cinco fogos lavram no distrito de Aveiro, sendo o de Águeda o que mais meios mobiliza.

Em Viana do Castelo, são quatro os fogos activos, a autarquia prolongado o plano de emergência municipal por mais 48 horas.

Viseu e Vieira do Minho, em Braga, também estão a ser fustigados pelas chamas, tal como Castanheira de Pêra, no distrito de Leiria, e Torre de Moncorvo e Montalegre, em Trás os Montes.

O governo português accionou o mecanismo europeu de Proteção Civil.

Itália já disponibilizou um avião Canadair que vai ajudar no combate aos incêndios já esta quinta-feira Esse aparelho tem chegada prevista à Base Aérea de Monte Real, à uma e meia da tarde.

Marrocos também disponibilizou dois aviões que se juntam a outros dois vindos de Espanha e aguarda-se, ainda, a chegada de meios aéreos da Rússia.

À RTP, a ministra da Administração Interna garante que ajuda vai chegar não só da Europa, mas também de outros países que se mostraram solidários. A prioridade é também o ordenamentodo território.


 23h15 - 150 casas ardidas na Madeira

O Governo Regional da Madeira informou hoje à noite que existem ainda três fogos ativos na ilha e que já estão contabilizadas mais de 150 habitações sem condições de habitabilidade.

No último balanço do dia à situação dos incêndios, a secretária da Inclusão e Assuntos Sociais, Rubina Leal, disse que 409 desalojados e deslocados ainda se encontram no Regimento de Guarnição 3.

23h00 - Fogo em Castelo de Paiva agrava-se

A situação em Castelo de Paiva piorou nos últimos minutos. Ao telefone com a RTP, o presidente da Câmara, Gonçalo Rocha, pediu auxílio "a quem esteja disponível" e mais meios para combater as chamas.

Há povoações em risco.

O incêndio em Castelo de Paiva já arde quase há 24 horas, tendo sido dado o alerta à meia noite desta quarta-feira. Estão no local perto de 100 bombeiros, auxiliados por 26 viaturas.
 
Já o incêndio de Anadia passou para a Mealhada e ameaça povoações, as autoridades tentam ainda que as chamas não cheguem à Mata do Buçaco.

22h50 - Incêndio junto ao estádio

Reacendeu-se o incêndio jutno ao estádio do Nacional da Madeira. Paulo Jardim, reporter da RTP, diz que em São João Latrão as chamas devoraram um raio de 10 Km e depois das 22h00 o incêndio reacendeu-se.

Os meios já estão no local. A vantagem é que agora o vento caiu e a temperatura baixou drasticamente.


 22h40 - Plano de emergência prolongado

O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC), José Maria Costa, anunciou hoje o prolongamento, por mais 48 horas, do Plano de Emergência Distrital (PED) do Alto Minho devido à previsão de agravamento das condições climatéricas.

Prevês-se "algum agravamento durante a noite" disse José Maria Costa no final de uma reunião de trabalho com a ministra da Administração Interna no Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

22h30 - A situação no país


22h17 - Duas aldeias evacuadas em Póvoa de Lanhoso

Sabe-se agora que foram evacuadas "por precaução" duas aldeias da freguesia de Sobradelo da Goma, face à aproximação de um incêndio que começou pelas 9:46 em Rossas, Vieira do Minho.

Trata-se das aldeias de Carreiras e Cabanelas, cujos habitantes foram realojados em casas de familiares e num edifício camarário: "Foi apenas uma medida de precaução, já que as casas não estão em risco", sublinhou o comandante operacional Vítor Azevedo.

22h11 - Atenção também se volta para os animais

Secretaria Regional de Agricultura e Pescas da Madeira providencia alimentação aos animais afetados pelos incêndios na região. A Confederação Agrícola de Portugal foi uma das contribuintes, tendo oferecido 15 toneladas de fardos transportados pela Empresa de Navegação Madeirense de forma gratuita para a Madeira.

Os proprietários afetados poderão utilizar a linha de emergência criada para o efeito: 291201798 / 291201790.


22h09 - Conta solidária (IBAN: PT50 0018 0003 4277 7599 0201 0)

Câmara do Funchal anuncia ter sido criada conta solidária para receber donativos destinados a apoiar as pessoas da região afetadas pelos incêndios: “Face à dramática situação provocada pelos incêndios de agosto de 2016 no concelho do Funchal, foi criada uma conta solidária para receber donativos que serão aplicados pelo município do Funchal no auxílio à população afetada".

Os donativos podem ser feitos através de uma conta aberta no Banco Santander com o nome "Funchal Solidário - Incêndio de agosto-2016":

Conta N.º 0003 42777599020

IBAN: PT50 0018 0003 4277 7599 0201 0


21h56 - A mensagem especial de Cristiano Ronaldo

"É com um aperto no coração que assisto ao que se passa na Madeira (e em outros pontos do país). Muita força para todos e um obrigado aos bombeiros que têm a coragem de arriscar as suas vidas para salvar tantas outras. Estou convosco!" escreveu o campeão na sua conta Facebook.

Cristiano falou esta tarde com o presidente do Governo Regional da Madeira e ofereceu auxílio financeiro à sua ilha natal.

21h42 - Meios aéreos para a Madeira?

Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira, anunciou que vai pedir um parecer técnico sobre a viabilidade da utilização de meios aéreos na região no combate aos incêndios florestais.

21:40 - Parque Ecológico da Madeira reduzido a metade

Paulo Cafôfo, presidente da Câmara do Funchal, revelou aos jornalistas que 50% da zona do Parque Ecológico da Madeira foi dizimada pelo fogo.



21h24 - Estradas: umas reabertas, outras ainda não

A Autoestrada 43, Radial de Gondomar, já foi reaberta ao trânsito, mas as autoestradas 25 e 28 e o IP5 permanecem encerradas devido aos incêndios no norte do país.

21h22 - Militares envolvidos no combate às chamas

Forças Armadas têm mais de 600 militares no apoio às operações de socorro, entre o Continente e a Madeira.

21h20 - Balanço até às sete e meia da tarde

Mais de 300 incêndios florestais e quase seis mil homens no terreno são o balanço do dia, com o norte do país a ser a zona mais atingida, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

21h07 - Marrocos envia dois aviões Canadair

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, anunciou que Marrocos vai ceder dois aviões Canadair para ajudar no combate aos incêndios em Portugal.

20h40 - O balanço trágico do dia


20h35 -
Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional da Madeira, rejeita qualquer acusação de que tenha havido um atraso nos pedidos de ajuda para combater os incêndios na ilha.


20h18 - Canal francês France 24 dá conta da situação na Madeira


19h55 - Marcelo já está na Madeira

Presidente da República chegou ao fim da tarde ao Funchal para "dar o abraço de Portugal à Madeira" e "agradecer a todos, que têm sido excecionais" no combate aos incêndios.

Marcelo Rebelo de Sousa aterrou na ilha com quase uma hora de atraso relativamente ao previsto, uma vez que o Falcon que o transportava teve que divergir para Porto Santo, de onde o chefe de Estado viajou de helicóptero da Força Aérea.

19h49 - Incêndios vão ser amanhã analisados no Parlamento

Os partidos com representação parlamentar e um representante do Governo vão reunir-se esta quinta-feira na AR para debater a situação dos incêndios. Segue-se depois uma visita ao comando operacional da Proteção Civil, em Carnaxide.

19h40 - Combate difícil agora em Águeda

Carlos Mouro, comandante dos Bombeiros de Ílhavo, diz que o incêndio florestal de Préstimo continua descontrolado e está a avançar perigosamente em direção à sede do concelho.

O fogo mantém quatro frentes ativas, "todas elas com combate difícil", explicou Carlos Mouro.

19h16 - Ronaldo solidário

O jogador português já comunicou ao presidente madeirense a intenção de ajudar financeiramente à reconstrução de estruturas afectadas pelas chamas.

19h13 - 38,2 graus Celsius

A temperatura desta terça-feira no Funchal foi de 38,2 graus. É o segundo valor mais alto em 40 anos.

19h11 - Atenção também se volta para os animais

Secretaria Regional de Agricultura e Pescas da Madeira providencia alimentação aos animais afetados pelos incêndios na região. A Confederação Agrícola de Portugal foi uma das contribuintes, tendo oferecido 15 toneladas de fardos transportados pela Empresa de Navegação Madeirense de forma gratuita para a Madeira.

Os proprietários afetados poderão utilizar a linha de emergência criada para o efeito: 291201798 / 291201790.

18h54 - Preventiva para presumível autor de fogo posto no Funchal

Jovem de 23 anos suspeito de ter provocado o incêndio na freguesia de São Roque ficou em prisão preventiva, após um primeiro interrogatório judicial. O suspeito detido pela PJ é natural da Madeira.

18h36 - Acionado Plano de Emergência em Anadia

Câmara de Anadia acionou o Plano Municipal de Emergência face às “situações difíceis e de descontrolo” após o incêndio que lavra desde a última madrugada com “diversas frentes ativas”.

18h34 - Prisão preventiva para presumível incendiário

Tribunal de Vila Verde determina prisão preventiva a um homem de 45 anos detido pela PJ por prática no domingo de um crime de incêndio florestal no concelho.

O detido, desempregado, já fora condenado em 2000 a pena de prisão efetiva por um crime da mesma natureza.

18h30 - Cercados pelas chamas em Arcos de Valdevez

Três homens, habitantes da aldeia de São Jorge, escaparam ilesos após terem ficado cercados pelo fogo durante mais de uma hora, quando ajudavam a combater um incêndio na região.

“Foi uma grande aflição. Estávamos rodeados de fogo por todo o lado. Não tivemos apoio nenhum e a única solução que tivemos foi atravessar uma coluna de fogo para sobrevivermos”. Disse já a salvo um desses homens.

18h15 - Chamas cortam estradas - conheça as alternativas

Autoestradas da Beira Litoral e Alta (A25), do Litoral Norte (A28) e Radial de Gondomar (A43), bem como as estradas nacionais (EN) 16, 230 e 336 estão condicionadas nos dois sentidos por causa dos incêndios.

A25 está condicionada entre os km 28 e 43. A GNR propõe como alternativa a EN333.

A A28 está condicionada entre os km 70 e 99. Uma opção é a EN13.

Devido ao trânsito perto da localidade de Sever de Vouga, na EN16, os automobilistas poderão optar pela EN328.

Como alternativa ao condicionamento na EN336, perto da localidade de Salgueiral, a GNR propõe A1 e EN234.

Quanto à EN230 e à A43, não há qualquer alternativa à circulação automóvel.

18h10 - Médicos de Gondomar disponíveis para assistir bombeiros

Nove médicos e outros tantos enfermeiros da Unidade de Saúde Familiar dos Sete Caminhos disponibilizaram-se para ajudar os bombeiros que combatem o incêndio em São Pedro da Cova.

18h08 - Fogos na Calheta ativos mas “não descontrolados”

O concelho da Calheta continua a ser afetado por vários focos de incêndios, sendo a freguesia do Estreito da Calheta a zona que implica a maior concentração de bombeiros.

O incêndio de maior dimensão ocorre na freguesia do Estreito da Calheta, perto do parque empresarial, na zona oeste da ilha da Madeira. Outro incêndio lavra na Zona do Pinheiro (Arco da Calheta).

18h05 - Fogos podem adiar arranque da Liga

Nacional pede à Liga de Clubes o adiamento do jogo de domingo, frente ao Desportivo de Chaves.

18h02 - Dinheiro dos foguetes vai para os bombeiros

Concelho de Paredes de Coura anuncia que não vai realizar este ano a habitual sessão de fogo-de-artifício nas festas do concelho.

Montante que gastaria no espetáculo pirotécnico vai ser doado à associação humanitária dos bombeiros locais.

17h36 - Cadeia de hipermercados apoia bombeiros

Os bombeiros das zonas fustigadas pelos incêndios podem abastecer-se gratuitamente de bens essenciais nos hipermercados Continente.

17h32 - Conta solidária (IBAN: PT50 0018 0003 4277 7599 0201 0)

Câmara do Funchal anuncia ter sido criada conta solidária para receber donativos destinados a apoiar as pessoas da região afetadas pelos incêndios: “Face à dramática situação provocada pelos incêndios de agosto de 2016 no concelho do Funchal, foi criada uma conta solidária para receber donativos que serão aplicados pelo município do Funchal no auxílio à população afetada".

Os donativos podem ser feitos através de uma conta aberta no Banco Santander com o nome "Funchal Solidário - Incêndio de agosto-2016":

Conta N.º 0003 42777599020

IBAN: PT50 0018 0003 4277 7599 0201 0


17h19 - Empresários do móvel dão bilheteira aos bombeiros

Associação Empresarial de Paços de Ferreira (AEPF) vai doar à Liga dos Bombeiros Portugueses metade das receitas da bilheteira da Capital do Móvel - Feira de Mobiliário e Decoração.

A AEPF diz que alguns empresários de Paços de Ferreira estão a organizar-se para doar mobiliário a quem "viu as suas casas destruídas" pelos incêndios.

17h17 - Ordem dos Engenheiros propõe colaboração

A Ordem dos Engenheiros manifestou disponibilidade para apoiar o Governo na prevenção e no combate aos fogos florestais.

17h11 - Ministra da Administração Interna deixa apelo

A ministra Constança Urbano de Sousa lançou um apelo veemente às populações para que evitem comportamentos que possam originar incêndios.


17h10 - Itália diz "presente"

O Governo acionou formalmente o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e já teve resposta de Itália.

16h58 - Automobilista detido em Portalegre julgado em processo sumário dia 18

O arguido de 60 anos foi detido pela GNR quando conduzia alcoolizado, com o pneu dianteiro direito rebentado e a jante quase derretida. Projetadas para a berma da estrada ao longo de 20 km, as faíscas originaram 30 focos de incêndio.

16h44 - Eurodeputados escrevem a Jean-Claude Juncker

Eurodeputados do PSD e PCP pedem à Comissão Europeia que ative o Mecanismo Europeu de Proteção Civil e Fundo de Solidariedade da União Europeia para fazer face aos incêndios que têm assolado a Madeira.

16h41 - Fogo mata turista alemão em Ferreira do Zêzere

Incêndio na zona de Dornes provocou a morte de um turista alemão que estava numa caravana.

De acordo com a Proteção Civil, o incêndio começou debaixo de um telheiro, onde estava estacionada a caravana, com um único ocupante, com cerca de 40 anos. Duas viaturas dos sapadores foram ainda consumidas pelas chamas.

16h37 - Aeroporto nunca esteve em perigo (ANA)

ANA faz saber que "as zonas flageladas pelos incêndios que lavram na área do Funchal distam cerca de 15 quilómetro do aeroporto pelo que, em nenhum momento, as infraestruturas aeroportuárias foram afetadas, estando todos os sistemas a operar sem restrições".

16h36 - Operação normalizada no Aeroporto da Madeira

A ANA - Aeroportos de Portugal indica que a operação no Aeroporto da Madeira está normalizada.

Nota da ANA: “A melhoria das condições meteorológicas permitiu a regularização da operação, pelo que o Aeroporto da Madeira já se encontra a operar normalmente”.

16h26 - Quaresma apoia bombeiros e população

Futebolista Ricardo Quaresma usa o Facebook para deixar uma mensagem de apoio aos madeirenses atingidos pelos incêndios e deixar uma homenagem aos bombeiros que estão no combate ao fogo.

Ricardo Quaresma: "Um grande abraço para os bombeiros que um pouco por todo o Portugal combatem os incêndios e ajudam as pessoas que estão a fugir das chamas que consomem o trabalho de uma vida. Um abraço em especial para a ilha da Madeira. Coragem, vocês são campeões do povo".


16H16 - Nova política de ordenamento e mais equipas no terreno

PCP pede nova política de ordenamento florestal que contrarie a "hegemonia do eucalipto". As verbas? Se for preciso, que se recorra ao dinheiro que tem sido canalizado para a banca, defendem os comunistas.

16h05 - Suspeito ouvido na Madeira

Jornal da Madeira noticia que suspeito de ter provocado intencionalmente um incêndio próximo da cidade do Funchal está neste momento a ser ouvido no Tribunal Judicial da Comarca da Madeira.

15h50 - Fogo que lavra em Gondomar tem três frentes ativas

O incêndio que reacendeu durante a noite em S. Pedro da Cova e alastrou à freguesia de Foz do Sousa, concelho de Gondomar, tem três frentes ativas e "ameaça várias habitações", descreveu fonte dos bombeiros.


15h40 - Passadiços do Paiva evacuados

A Câmara Municipal de Arouca está a retirar os cerca de 1500 visitantes que esta tarde circulavam pelos passadiços do Paiva para prevenir eventuais complicações devido ao "risco moderado" de essa estrutura ser ameaçada pelo incêndio nesse concelho.

Em declarações à Lusa, o presidente da autarquia justifica a medida com o facto de o incêndio combatido por mais de 200 bombeiros nas localidades de Janarde e Covelo de Paivó "ter galgado a margem direita do rio Paivó e estar agora no lado esquerdo", mais próximo do passadiço.

"O risco é apenas moderado, mas decidimos retirar as pessoas por uma questão de máxima precaução", afirma José Artur Neves. "Os técnicos dos nossos serviços e as forças de segurança já não deixam entrar mais ninguém e estão a retirar as pessoas que estão no passadiço, que serão umas 1500 nesta altura", acrescenta.

15h30 - Fogo "descontrolado" e casas em risco em Albergaria-a-Velha

Um incêndio no concelho de Albergaria-a-Velha, distrito de Aveiro, está "descontrolado" e a colocar "casas em risco" em Soutelo, Sernada e Foz do Rio Mau, sendo necessário um reforço de meios, revelou o comandante dos bombeiros.

"Está tudo muito descontrolado. Não há meios. Há casas em perigo", adiantou à Lusa José Valente, comandante dos bombeiros de Albergaria-a-Velha, responsável pela coordenação dos trabalhos relacionados com a reativação de um fogo na localidade de Foz.

15h20 - Ministra confirma pedido de apoio à União Europeia

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, está em Castanheira de Pera, onde confirmou o pedido de apoio à União Europeia e sublinhou que o “vento é a grande preocupação dos operacionais”.


“A situação está mais controlada, estamos a aguardar a evolução da situação meteorológica, sobretudo o vento, que é um inimigo enorme, um fator de imprevisibilidade no alastramento dos incêndios e na sua propagação”, afirmou.

A governante apelou aos cidadãos para que não façam fogueiras nem lancem foguetes.

15h10 - Chamas aproximam-se do complexo do Nacional, na Choupana

Os incêndios que estão a assolar a Madeira nas últimas 48 horas estiveram hoje muito próximo da Cidade Desportiva do Nacional, na Choupana.

Apesar de as chamas não terem ainda desaparecido, o perigo já não é tão iminente, mas os ventos mudam de direção constantemente, o que não tranquiliza em nada o emblema da I Liga portuguesa de futebol.

15h00 - PJ de Aveiro deteve suspeito de atear fogo num terreno privado que pretendia limpar

A Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro anunciou hoje a detenção de um homem, de 65 anos, suspeito de ter ateado um incêndio florestal na tarde do passado sábado, em Pampilhosa, no concelho de Mealhada.

Em comunicado, a PJ refere que o detido terá iniciado o fogo num terreno privado que pretendia limpar, apesar de no dia em causa o risco de incêndio se encontrar no nível mais elevado, com as temperaturas máximas a atingirem quase os 40 graus, sendo absolutamente proibido o uso do fogo.

14h55 - Incêndio de Santa Maria da Feira ameaça casa habitada

O distrito de Aveiro tem atualmente seis incêndios de grande dimensão. Um deles é em Santa Maria da Feira e ameaçou habitações ao longo da manhã.

Os reacendimentos são constantes e em várias localidades o vento dificulta o combate às chamas que progridem em três frentes. Os bombeiros estão no terreno desde a tarde de domingo.

Andreia Filipa Novo - RTP

Ao início da tarde, a RTP constatava que uma casa habitada estava já a ser consumida pelas chamas, bem como um edifício devoluto.

14h52 - Banco Alimentar do Porto vai distribuir ajuda a bombeiros do Norte

O Banco Alimentar Contra a Fome do Porto vai distribuir, na quinta-feira, alimentos e água aos bombeiros da região Norte, disse hoje o presidente da instituição distrital, sublinhando haver bombeiros sem comer há 24 horas.

14h40 - Embaixada do Reino Unido vai enviar funcionários para apoiar cidadãos britânicos que se encontram na Madeira, em particular os turistas

Dos mil desalojados pelos incêndios na Madeira, mais de trezentos turistas foram realojados no estádio dos Barreiros.

Filipe Gonçalves, Victor Aguiar, Luís David - RTP


A estrutura do Marítimo foi alterada para acolher os estrangeiros.

14h32 - Portugal já acionou mecanismo europeu de proteção civil

O Governo português já acionou formalmente o mecanismo europeu de proteção civil e já obteve a resposta positiva de um avião Canadair italiano que virá para Portugal ajudar no combate aos incêndios.

A Itália já disponibilizou um avião Canadair, aguardando-se respostas de outros Estados membros da União Europeia.

14h30 - Marcelo Rebelo de Sousa elogia dispositivo de combate

O Presidente da República, já com viagem marcada para a Madeira, afirmou que "nunca se tinha preparado tão bem este período como este ano".

Marcelo Rebelo de Sousa elogiou os bombeiros e disse que esta é altura certa para se fazer uma reordenação do território.

14h27- PJ deteve suspeito de atear fogo florestal em Famalicão

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 36 anos pela presumível autoria de um incêndio florestal registado na madrugada de terça-feira, em Fradelos, Vila Nova de Famalicão, informou hoje aquela força de investigação criminal.


14h23 - Governo regional vai pedir apoio financeiro ao Estado para cobrir prejuízos

O Executivo madeirense vai ativar um artigo da Lei das Finanças das Regiões Autónomas que prevê, entre outras situações, que o Estado pague as despesas ligadas a situações de catástrofes, quando a Região Autónoma não tiver capacidades para o fazer.

Em reunião extraordinária, o Governo Regional da Madeira decidiu oficialmente que a reconstrução é para avançar rapidamente.

Para já, vai ser feito um levantamento das necessidades na área de saúde e apoio social, a que se juntam as de habitação.

14h12 - Governo Regional desaconselha visitas turísticas às zonas altas da Madeira

O Jardim Botânico da Madeira "Engenheiro Rui Vieira" e os "Teleféricos da Madeira" encontram-se, nesta altura, encerrados, como medida de precaução.

14h05 - 60 desalojados na Calheta

Os incêndios na zona da Calheta, ilha da Madeira, provocaram 60 desalojados. Ao longo da manhã o fogo chegou a ter três frentes de fogo ativas.
Basília Pita - RTP

Uma das situações mais preocupantes é a proximidade com um engenho de produção de aguardente, onde estão armazenados 200 mil litros de álcool.

13h45 - Situação em Águeda descontrolada, meios aéreos pedidos com urgência

O incêndio florestal de Águeda, que voltou a estar ativo durante a madrugada devido ao vento forte que se faz sentir, está "descontrolado", tendo sido pedidos meios aéreos com urgência.

13h00 - Ponto de situação


Pelas 12h30, mais de 1.700 operacionais enfrentavam 13 grandes incêndios em zonas de floresta do território continental.

Na Madeira, os incêndios que lavram desde segunda-feira fizeram pelo menos três mortos no Funchal e centenas de desalojados. Acumulam-se os danos materiais. Dezenas de casas ficaram destruídas.

Emanuel Boavista, Virgílio Matos - RTP

Cerca de 135 efetivos - 115 de Lisboa e outros 30 dos Açores - foram destacados para a Região Autónoma, tendo em vista reforçar as equipas que combatem os incêndios.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai partir ainda esta quarta-feira para a Madeira. O primeiro-ministro, António Costa, fará o mesmo na quinta-feira.

No continente, a Autoridade Nacional de Proteção Civil classificava como "ocorrências importantes", ao início da tarde, sete incêndios rurais nos concelhos de Águeda, Gondomar, Arouca, com dois fogos ativos, Arcos de Valdevez, Viana do Castelo, Sabugal, Barcelos, Castelo de Paiva, Anadia, Santa Maria da Feira e Penafiel.

Há notícia de uma vítima mortal num incêndio rural na zona de Dornes, concelho de Ferreira do Zêzere. As chamas destruíram duas viaturas dos sapadores.