Morreu Freitas do Amaral

por RTP
Freitas do Amaral, de 78 anos, sofria de cancro nos ossos Nacho Doce - Reuters

Morreu esta quinta-feira, aos 78 anos, Diogo Freitas do Amaral. O fundador e antigo líder do CDS estava internado nos cuidados intermédios do Hospital de Cascais desde dia 16 de setembro.

Presidente do CDS nos primeiros anos da democracia, membro de vários governos, foi um dos líderes da Aliança Democrática, ao lado de Sá Carneiro, e candidato presidencial em 1986.Freitas do Amaral, de 78 anos, sofria de cancro nos ossos.


Em 1975 foi eleito deputado à Assembleia Constituinte e quatro anos depois formou, com o PSD de Francisco Sá Carneiro e o PPM de Gonçalo Ribeiro-Telles, a Aliança Democrática, que viria a vencer as eleições nesse ano, e no seguinte.

Foi vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros do VI Governo constitucional, liderado por Sá Carneiro.

A 4 de dezembro de 1980, foi Freitas do Amaral que anunciou ao país a queda do Cessna que vitimou Francisco Sá Carneiro em Camarate, assumido depois a liderança interina do Governo.

Em 1977 e 1978 foi o responsável pela pasta dos Negócios Estrangeiros no Governo e, entre 1981 e 1983, presidiu à Federação Europeia das Democracias Cristãs.

Entre janeiro de 1980 e janeiro de 1983 desempenhou cargos de ministro da Defesa Nacional e de vice-primeiro-ministro nos três Governos da Aliança Democrática (AD).
As presidenciais de 1986

Em 1986, candidata-se à Presidência da República, com o apoio do PPD/PSD e do CDS, atingindo 48,8 por cento dos votos na segunda volta, mas insuficientes para a vitória, que coube a Mário Soares. 

Além de Mário Soares e Freitas do Amaral, na primeira volta das eleições presidenciais de 1986 também correram a Belém Salgado Zenha e Maria de Lurdes Pintassilgo. Freitas encabeçou a candidatura “Pra Frente Portugal”.

Freitas do Amaral falha a eleição, mas o "senador" ganha peso na vida política portuguesa e os seus apoios passam a ser disputados pelas elites, sobretudo após a sua saída do CDS em 1992, em rutura com o caminho antifederalista do partido então liderado por Manuel Monteiro.

Em junho de 2019, quando já se encontrava doente, o próprio Freitas reconheceu, em entrevista à agência Lusa, que sofreu "um bocado" com a derrota nas presidenciais de 1986, embora tenha conseguido dar a volta com "uma carreira de um tipo diferente" e partir para "uma série de pequenas vitórias", embora não tão grandes.
Governação de José Sócrates

Mais tarde desempenhou também o lugar de presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas (o único português a ocupar o cargo), antes de ocupar a pasta dos Negócios Estrangeiros, num governo socialista de José Sócrates.

A entrada para o primeiro Governo de José Sócrates foi outro dos momentos marcantes do percurso político de Freitas do Amaral e que viria a selar o divórcio com a sua família política, à direita, em Portugal e na Europa, e a conduzir ao fim da sua carreira nos órgãos da administração.

Embora tenha permanecido menos de dois anos no Governo de Sócrates (2005-2006), o "casamento" com os socialistas levou à sua suspensão do Partido Popular Europeu (PPE).

Antes de a suspensão ser oficializada, em abril de 2005, Freitas saiu pelo próprio pé, não sem antes lembrar ao então líder da sua família europeia, Wilfred Martens, que "a colaboração de um democrata-cristão (independente) com um partido socialista nada tem de extraordinário".

E como "um dissabor nunca vem só", o CDS de Paulo Portas decidiu retirar o retrato do fundador da galeria de fotos reunida no átrio de entrada da sua sede nacional, no Largo Adelino Amaro da Costa (ou do Caldas, como é normalmente designado) e enviá-lo para o quartel-general do PS, no Largo do Rato.
Académico

Além de político de grande destaque, Freitas do Amaral foi professor universitário, jurisconsulto, político, divulgador histórico, romancista e dramaturgo.

Professor catedrático de Direito e antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, lançou, em junho de 2019, o seu terceiro livro de memórias políticas, intitulado “mas 35 anos de democracia – um percurso singular”, que abrange o período entre 1982 e 2017. 

Nessa ocasião, em que contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro líder do CDS e candidato nas presidenciais de 1986 recordou o seu “percurso singular” de intervenção política, afirmando que acentuou valores ora de direita ora de esquerda, face às conjunturas, mas sempre “no quadro amplo” da democracia-cristã.

Diogo Freitas do Amaral nasceu a 21 de junho de 2019, na Póvoa de Varzim. Finalizou os estudos secundários no Liceu Pedro Nunes, em Lisboa, e ingressou, aos 18 anos, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde em 1963 se licenciou em Direito.
Morte deixa a democracia de luto
O CDS já reagiu à morte do seu fundador. Numa nota enviada às redações, o CDS- PP considera que Freitas do Amaral foi fundamental na “na constituição e implantação da democracia” e acrescenta que a Democracia portuguesa está de “luto”.

A nota recorda o percurso político de Diogo Freitas do Amaral destacando o facto de ter sido o primeiro político português “a defender, logo a 19 de Julho de 1974, a integração de Portugal no projeto europeu”.

“Após o seu voto, em 1992, a favor do Tratado de Maastricht, Diogo Freitas do Amaral desfiliou-se do CDS. Não obstante, participou nas comemorações dos 40 anos do CDS”.

E recorda as palavras de Freitas do Amaral na altura: "Todos podemos, pois, olhar-nos, falar-nos e cumprimentar-nos uns aos outros sem qualquer embaraço ou desconfiança. Continuamos irmãos, embora separados”.

“Para o CDS, a casa que construiu, Diogo Freitas do Amaral, será sempre considerado um homem de Estado, um notável académico, e uma figura fundamental da democracia-cristã europeia”.
pub